Vous êtes sur la page 1sur 10

RESEN H RES E NA HA R E V IR EEV IW EW

224

APRESENTAO

1 1
O DEUS DE DAWKINS: GENES, MEMES E O SENTIDO DA VIDA, DE ALISTER MCGRATH

Thiago Fernando Diniz


Graduado em Cincias da Religio pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). E-mail: tfd_83@yahoo.com.br
O DEUS DE DAWKINS, p. 225-233 Thiago Fernando Diniz

225

O B R A R E S E N H A DA
MCGRATH, A. O deus de Dawkins: genes, memes e o sentido da vida. So Paulo: Sheed Publicaes, 2008. 215 p. sta resenha, apesar de referir-se obra O deus de Dawkins, est alicerada em dois tericos: o bilogo Richard Dawkins e o telogo Alister McGrath. Ressalva-se que se no fossem as obras de Dawkins, a obra resenhada aqui e, consequentemente, esta resenha no seriam possveis, pois para McGrath escrever esse livro se respaldou nas obras de Dawkins de 1976 a 2003. O livro no trata apenas de uma refutao ao atesmo, nem da sofisticada biologia evolucionista do bilogo, mas prope-se a debater as supraconcluses que Dawkins extrai da teoria evolucionista, mais especificamente as relativas religio e historia intelectual (MCGRATH, 2008, p. 18). O livro expe dois lados antagnicos de Dawkins: o bilogo e o ateu. McGrath, de incio, mostra a sua admirao pelo trabalho cientfico do bilogo, mas tambm as fragilidades de seu atesmo supostamente cientfico:
Dawkins escreve com sofisticao e erudio sobre assuntos de biologia evolucionista, dominando claramente as complexidades desse campo e de sua vasta literatura de pesquisa. No entanto,

226

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE v. 11 n. 1 2013

quando pretende tratar de qualquer coisa referente a Deus, parece-nos que entra num outro universo. o universo de um colegial que quer debater sobre a sociedade baseado em calorosos e apaixonados exageros (MCGRATH, 2008, p. 16).

M C G R AT H , O T E L O G O
Alister McGrath um dos telogos mais lidos do planeta. Sua extensa obra possui mais de 40 publicaes nas ltimas trs dcadas, dentre elas, 15 j foram publicadas no Brasil, todas de cunho teolgico, pois o mesmo doutor em teologia pela Universidade de Oxford. Seus livros com a temtica teolgica vo de imensos tratados histrico-teolgico, como a obra Teologia sistemtica, histrica e filosfica (Sheed, 2005), ao simples Teologia para amadores (Mundo Cristo, 2008); neste so abordados sucintamente os temas mais basilares da teologia crist em apenas 68 pginas, com uma linguagem voltada para o pblico leigo. A obra resenhada aqui a primeira dentre dois livros-respostas a Dawkins, respaldada em quase 30 anos de produo cientfica do bilogo, distribuda em cinco captulos. Escrita em 2005, veio a ser publicada somente em 2008 no Brasil, quando McGrath h havia escrito a segunda obra refutando o bilogo, sendo esta (MCGRATH, 2007) uma crtica a apenas um dos livros de Richard Dawkins, o best-seller Deus, um delrio (Companhia das Letras, 2006). J a obra resenhada aqui se respalda em quase 30 anos de produo cientfica do bilogo distribuda em cinco captulos.

M C G R AT H : O E S C R U T I N A D O R D E D AW K I N S
Apesar de a obra resenhada ser uma refutao a Dawkins, McGrath um profundo admirador da rica contribuio cientfica do bilogo para as cincias biolgicas e do modo como Richard explana o seu conhecimento cientfico:
O DEUS DE DAWKINS, p. 225-233 Thiago Fernando Diniz

227

Eu admirava o modo incrvel de Dawkins lidar com as palavras e sua habilidade em explicar com tamanha certeza as cruciais-apesar de frequentemente difceis ideias cientficas. Tratava-se de um texto de divulgao cientfica em sua melhor forma. No houve nenhuma surpresa, portanto, quando o New York Times comentou que era o tipo de texto de popularizao da cincia que fazia o leitor se sentir um gnio (MCGRATH, 2008, p. 6).

Sendo, hoje, um apologista cristo e da religio, o autor j jogou no time atesta de Dawkins nos anos 1960. Alister enxergava como um axioma a hiptese de que as cincias haviam desbancado Deus, fazendo da crena religiosa uma relquia bastante insensata de uma era passada (MCGRATH, 2008, p. 8). Parte do fundamentalismo ateu disseminado por Dawkins hoje, convergia com o pensamento de McGrath. Dados estatsticos e exemplos cotidianos mostram que o trnsito religioso existe em todas as direes. Do atesmo ao agnosticismo religio (em sua pluralidade de manifestaes), muitas pessoas que se sentiam seguras por anos a uma tradio tambm reveem suas posies, e assim aconteceu com o autor aqui resenhado no incio dos anos 1970, quando o mesmo passou a
[...] perceber que a justificativa intelectual para o atesmo era muito menos substancial do que supunha. Longe de ser uma verdade auto-evidente, parecia descansar em bases bastante frgeis (MCGRATH, 2008, p. 12).

O evolucionismo, que Alister entendia como irrestritamente atesta, passou a ser interpretado com olhos testas. A teoria da Darwin, que era vista como um escudo antirreligioso, comeou a ser vista de forma mais flexvel por McGrath, mas, na contramo de Alister, a teoria era expandida a direes inimaginveis por Richard, que
[...] fizera mais do que tornar a evoluo inteligvel. Dawkins estava disposto a expandir sua implicaes a todos os aspectos da vida, propondo, na verdade, o darwinismo como uma filosofia universal de vida (MCGRATH, 2008, p. 13).

228

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE v. 11 n. 1 2013

O Darwinismo, que outrora era considerado uma teoria cientfica, era para Dawkins uma viso de mundo capaz de ser aplicada a todo o universo (MCGRATH, 2008, p. 54). Convicto do imenso poder do Darwinismo em explicar tudo o que existe, o bilogo extrapola o alcance dessa teoria e o usa em outros campos de conhecimento, completamente distantes da biologia. Richard
[...] concebe o darwinismo como viso de mundo, em vez de uma teoria biolgica, no hesita de forma alguma em levar mais adiante seus argumentos, para alm dos limites puramente biolgicos (MCGRATH, 2008, p. 67).

esse o principal ponto da obra resenhada, que McGrath expe o quanto Dawkins no possui propriedades para adentrar no campo metafsico. Em vez de mostrar um atesmo eruditamente revigorado, Alister enxergou a mesma retrica pesada e os velhos clichs surrados que bem conheci em meus dias de estudante (MCGRATH, 2008, p. 17). O bilogo ampliara o evolucionismo e dele extraiu o seu atesmo, que o tornou conhecido fora dos crculos acadmicos e no mundo inteiro. O ponto problemtico que, segundo McGrath (2008, p. 17), os pilares do atesmo de Richard com certeza repousavam, no final das contas, fora das cincias, e no dentro delas. McGrath (2008, p. 67) mostra que, em vez de concluses cientficas, Dawkins escancara ideias pessoais no corroboradas pela maioria dos cientistas contemporneos. Dentre essas ideias, a de que a teoria da evoluo nos impele ao atesmo. A evoluo no apenas solapa o poder explicativo de Deus, ela elimina Deus completamente. O mtodo cientfico est alheio ao sobrenaturalismo metafsico, porm Dawkins, ao longo dos anos e de seus livros, tenta entrelaar ambos. Um exemplo claro a citao inserida no livro aqui resenhado, em que Stephen Jay Gould parece j no ter mais pacincia em refutar a ideia de que o evolucionismo implica em atesmo, e de forma incisiva coloca:
Preciso dizer isto para todos os meus colegas de trabalho e pela milionsima vez (desde os bate-papos na faculdade at os mais doutos tratados): a cincia simplesmente no pode (atravs de
O DEUS DE DAWKINS, p. 225-233 Thiago Fernando Diniz

229

seus legtimos mtodos) decidir a respeito da questo da possvel ingerncia de Deus sobre a natureza. Ns nem podemos afirmar nem negar isso: como cientistas, simplesmente no podemos comentar sobre a matria (MCGRATH, 2008, p. 71).

Tal afirmao de Gould mostra o quanto alguns ateus buscam enxergar nas cincias naturais, e principalmente no evolucionismo, argumentos a favor da inexistncia de Deus. Alm de no encontrar evidncia alguma, no notam que esto se desviando do caminho reto e justo do mtodo cientfico e vo acabar nos ermos filosficos (MCGRATH, 2008, p. 71). Ao se embrenhar no labirinto filosfico, perdem completamente o contato com a alada real do mtodo cientfico.

D AW K I N S E A R E L I G I O : C A M P O S D I S TA N T E S E D I S T I N T O S
Desde o incio de sua carreira cientfica, Dawkins passou a explanar acerca do fenmeno religioso. Em 1976, definiu a f como uma confiana cega, na ausncia de evidncias, ou mesmo diante delas (MCGRATH, 2008, p. 71). Em 1989, a qualificou como um tipo de doena mental (MCGRATH, 2008, p. 107.) Em 1996, afirmou ser a f um dos grandes males do mundo, comparvel ao vrus da varola, mas mais difcil de erradicar (MCGRATH, 2008, p. 109). Essas trs opinies parecem ser de ateus distintos, sendo um mais agressivo que o outro, mas todas so de Dawkins. So esteretipos distintos um do outro, e, quanto mais o tempo passa, mais Richard aumenta a sua hostilidade em relao ao universo religioso. E possvel se extrair alguma cientificidade dessas trs opinies de Dawkins a respeito da f? De forma alguma. Alister, ao longo do livro, mostra como todas as concluses do bilogo, no s a respeito da f, mas do universo que abrange o fenmeno religioso, superficial e inexato, muitas vezes equivalendo a pouco mais que uma disputa de pontos (MCGRATH, 2008, p. 106). O bilogo, j acostumado a fugir da biologia, se distancia ainda mais de seu campo quanto tenta encarcerar a hiptese da existncia de Deus em probabilidades matemticas:
230
CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE v. 11 n. 1 2013

A hiptese alternativa, de que tudo comeou com um criador sobrenatural, no somente suprflua, tambm altamente improvvel. Ela conflita com o prprio argumento que foi originalmente lanado em seu favor. assim, porque qualquer Deus digno do nome deveria ter sido um ser de inteligncia colossal, uma supermente, uma entidade de probabilidade extremamente baixa na verdade, um ser muito improvvel (MCGRATH, 2008, p. 114).

Tal argumentao, vaga e imprecisa, implicam em clculos exatos que o bilogo no fornece, e especificamente no h nenhum dado matemtico que se refira probabilidade baixa ou improbabilidade. O embarao realizado por Dawkins ao falar da f e de Deus expe o quanto o bilogo alheio ao campo. Em suas obras, apenas esporadicamente citado algum terico. Richard parece desconhecer Eliade, Otto, Durkheim, Weber e outros. Talvez o mesmo esteja to ocupado escrevendo livros contra a religio que no tenha tempo de ler as obras da religio (MCGRATH, 2008, p. 124).

M E M E : O H I P OT T I C O G E N E C U LT U R A L
Desde o incio de suas explanaes cientficas nos anos 1970, Richard especula sobre um possvel paralelo entre a informao gentica e cultural. A busca pela teoria final, que enche os olhos de tantos cientistas renomados, parece ter alcanado o seu pice com o evolucionismo. Ao supor a existncia de um replicador cultural, o hipottico meme, o bilogo entrelaa a biologia evolutiva e a cultura humana, e, mesmo sem ter uma clara inteno disso, podemos ver as aleatrias pinceladas antropolgicas do bilogo ao afirmar que
[...] da mesma maneira que os genes se propagam no conjunto de genes saltando de corpo em corpo via esperma, tambm os memes se propagam no conjunto de memes saltando de crebro em crebro (MCGRATH, 2008, p. 154).
O DEUS DE DAWKINS, p. 225-233 Thiago Fernando Diniz

231

O inverificvel e insondvel meme justificado por uma analogia entre a hereditariedade gentica e cultural. Richard afirma que parte
[...] dos maiores avanos na cincia ocorreram porque algum inteligente descobriu uma analogia entre um assunto que j era compreendido e outro assunto ainda misterioso (MCGRATH, 2008, p. 65).

Um exemplo prtico, que sacia as inquietaes de Dawkins, o maior de todos os memes o meme-Deus ou vrus-Deus (MCGRATH, 2008, p. 156). A crena em Deus, para o bilogo, vem da descendncia cultural. Tal hiptese levantada mostra um confuso entrelaamento entre ideias antropolgicas, biolgicas e mesmo filosficas. Poucos cientistas olham com seriedade a cincia memtica de Dawkins, pois a sua suposta existncia foge ao mtodo emprico-cientfico. McGrath (2008, p. 161) faz uma analogia sobre o bilogo que, ao
[...] falar sobre os memes Dawkins como os crentes que falam sobre Deus um postulado invisvel, inverificvel, que ajuda a explicar algumas coisas sobre a experincia, mas, no final das contas, encontra-se alm da investigao cientfica.

CO N C LU S E S
Na contramo de best-sellers com proselitismo atesta, cuja maioria enreda o contedo fundamentalista similar aos fundamentalismos religiosos mundiais e desprovidos de qualquer conhecimento relevante e anlise sria do complexo fenmeno religioso, McGrath responde altura ao maior militante ateu da atualidade, mostrando as deficincias do neoatesmo Dawkinsiano: a ausncia de embasamento cientfico que respalde o seu agressivo atesmo, as extenses universais que o bilogo prope ao evolucionismo adentrando em outros campos de conhecimento, inclusive das cincias humanas e as hipteses levantadas que so insondveis ao escrutnio cientfico, como no caso do gene cultural.
232
CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE v. 11 n. 1 2013

REFERNCIA
MCGRATH, A. O delrio de Dawkins: uma resposta ao fundamentalismo atesta de Richard Dawkins. So Paulo: Mundo Cristo, 2007.

O DEUS DE DAWKINS, p. 225-233 Thiago Fernando Diniz

233

Vous aimerez peut-être aussi