Vous êtes sur la page 1sur 10

AS INTELIGNCIAS MLTIPLAS E SEUS ESTMULOS

1. O que inteligncia:

Em seu sentido mais amplo significa a capacidade cerebral pela qual conseguimos penetrar na compreenso das coisas escolhendo o melhor caminho.

2. A inteligncia pode aumentar?

possvel afirmar com evidncias cientficas ntidas, que a inteligncia humana pode ser aumentada especialmente nos primeiros anos de vida, mesmo admitindo que as regras desse aumento sejam estipuladas por restries genticas. A maior parte dos especialistas em estudos cerebrais admite entre 30 e 50% o valor das regras da hereditariedade sobre o grau de inteligncia que um indivduo pode alcanar com estmulos e esforos adequados.

3. A inteligncia envelhece?

O envelhecimento no ocorre com a mesma intensidade nos dois hemisfrios cerebrais. Ocorre muito mais por falta de estmulos o que seria o mesmo que dizer por falta de ginstica do que por razes de natureza biolgica. Cada inteligncia, das muitas que possumos, tem sua janela de oportunidades claramente definida e, embora essas janelas se abram e se fechem ao mesmo tempo para todas pessoas, sua abertura e seu fechamento dependem muito de cada inteligncia em especial. Algumas dessas janelas comeam se abrir ainda no ventre materno, a maioria quando do nascimento e outras nos primeiros anos de vida. Em geral, esto escancaradas entre os 2 e os 16 anos de idade, mas depois retraem-se um pouco e no mais fecham, a no ser aps os 70 anos de idade.

4. O que significa janela de oportunidades?

A massa enceflica de um beb guarda os neurnios de toda sua vida, mas as sinapses ainda no esto totalmente acabadas. por isso que o crebro de um recm-nascido cerca de 400 gramas menor do que o de um adulto e isso significa que as fibras nervosas capazes de ativar o crebro precisam ser construdas e o so pelos desafios e estmulos a que o ser humano submetido. Em um recm-nascido, os dois hemisfrios do crebro ainda no se especializaram. Isso ir acontecer lentamente at os 5 anos e rapidamente at os 16, mas de maneira desigual em cada hemisfrio e para cada inteligncia. Foi justamente constatando esses fatos que os neurobilogos comeam a estudar o que chamaram de janelas de

oportunidades, criando um mapa, ainda a ser aperfeioado. Nunca, porm, demais repetir que o fechamento da janela representa apenas uma dificuldade maior para aprender e no o impedimento da aprendizagem, que, manifesta1 se somente aps os 70 anos. A idia da janela positiva, pois, se ela est escancarada, temos um grande momento para seu estmulo, se est parcialmente fechada, o estmulo vlido, mas a aprendizagem ser um pouco mais difcil. Ver quadro em anexo.

5. O que so inteligncias mltiplas?

Segundo Howard Gardner seriam oito e, portanto, o ser humano seria proprietrio de oito pontos diferentes de seu crebro onde se abrigariam diferentes inteligncias. Ainda que esse cientista afirme que o nmero de oito relativamente subjetivo, so essas as inteligncias que caracterizam o que ele chama de inteligncias mltiplas. Seriam elas: a inteligncia lingstica ou verbal, a lgico-matemtica, a espacial, a musical, a cinestsica corporal, a naturalista e as inteligncias pessoais, isto , a intrapessoal e a interpessoal. A esse nmero, o professor brasileiro Nilson Machado acrescenta a nona, que seria a inteligncia pictrica. Como a localizao cerebral desses pontos neurais no constitui tarefa fcil, Gardner aponta oito sinais ou critrios que considera essenciais para que uma competncia possa ser includa como uma inteligncia. Afirma Gardner no incluir como tal conhecimentos que apresentam um ou dois sinais. Esses sinais seriam: Identificao da morada da inteligncia por dano cerebral. A existncia de indivduos excepcionais em reas especficas da soluo de problemas ou criano. Gatilho neural pronto para ser disparado em determinados tipos de informao interna ou externa. A suscetibilidade modificao da inteligncia por treinamento. Uma histria de plausibilidade evolutiva. Exames especficos por meio de tarefas psicolgicas experimentais. Apoio de exames psicomtricos. A criao de um sistema simblico especfico.

6. Como funcionam a memria e a capacidade de concentrao?

No existe uma inteligncia geral e sim mltipas inteligncias, o crebro humano tambm no abriga uma memria geral e sim formas de memorizao e competncias de concentrao subordinadas a cada uma das inteligncias. Freqentes esquecimentos, estados de permanente desateno, queda vertical no rendimento escolar ou no trabalho, muitas vezes, so sinais de distrbios que se situam alm desse limites e que podem ser tributados a duas causas: estresse ou um problema neurolgico conhecido como distrbio de dficit de ateno (DDA). Estima-se que de 5 a 8% das crianas em idade escolar apresentam esse problema, muito difcil de ser detectado por exames neurolgicos comuns, mas que ganha novas perspectivas com o Tavis-2, um sistema de testes computadorizados. Em termos de memorizao pode-se dizer que, se o que se aprende no ligado a algo que se conhece, essa aprendizagem permanecer no crebro apenas por algum tempo, que ser tanto menor quanto menos essa relao for repetida. Ao construir um conceito, a pessoa no o memoriza, apenas transforma esse conceito em instrumento de ao para elaborar conexes mais elevadas e, dessa forma, resolver problemas.

A seguir citamos algumas regras para o estmulo das memrias lingstica, espacial e lgico-matemtica, como um meio detonador de uma aprendizagem significativa: Motivar, fazer sentir a necessidade do querer, no fragmentar o texto e apenas repetir mecanicamente suas partes. Criar imagens mentais que associem as idias a serem memorizadas a conhecimentos anteriores, pois o novo se constri com base no anterior, seja para ampli-lo, neg-lo ou super-lo. Fazer associaes aparentemente grotescas que envolvam as idias-chave do contedo, uma vez que o conhecimento estabelecido no sujeito por sua ao sobre o objeto e essa ao ser tanto mais efetiva quanto mais perceptiva for e quanto mais eficientemente se produzir o movimento emprico=abstrato=concreto. Associar aos conceitos imagens grficas e pictricas, rabiscar com formas o todo em suas partes constituintes. Treinar com freqncia a elasticidade de suas diferentes memrias e imaginar que a mesma ao repetitiva que um exerccio fsico exerce para melhorar seu desempenho tambm ocorre com exerccios estimuladores de diferentes memrias.

A identificao de mltiplas memrias permite a aceitao de que no podemos ser timos em todas mas podemos melhorar nosso desempenho em cada uma delas e, mais ainda, que, to importante quanto memorizar alguns dados, tambm aprender a esquec-los quando necessrio.
O grande desafio de uma educao consciente consiste em selecionar o que deve ser lembrado, mas tambm o que deve ser esquecido. Uma memria colossal pode ser um fardo terrvel para o ser humano.

7. Qual a relao entre a inteligncia e a aprendizagem?

Percebe-se a importncia da associao da eficincia do ensino com a compreenso de como se processa a aprendizagem, e descobre-se que, sem a aprendizagem, o ensino no se consuma. Essa posio ressalta o valor da perspectiva construtivista da aprendizagem e redefine o papel do professor, no mais um informador que, detendo o conhecimento, transmite-o aos alunos, mas um efetivo colaborador desse aluno, que leva este ltimo a tomar conscincia das necessidades postas pelo social na construo de seus conhecimentos com base no que j conhece. Em sntese, o papel do novo professor o de usar a perspectiva de como se d a aprendizagem, para que, usando a ferramenta dos contedos postos pelo ambiente e pelo meio social, estimule as diferentes inteligncias de seus alunos e os leve a se tornarem aptos a resolver problemas ou, quem sabe, criar produtos vlidos para seu tempo e sua cultura.

2 O construtivismo um paradigma aberto para ajudar o sujeito a construir experincias que possam ajud-lo a resolver problemas. Sugere que o sujeito sempre o centro da produo da aprendizagem, que ele a constri por meio de mltiplas interaes. O uso de metforas tem a funo de transporte de relaes significativas entre um contexto antigo e um novo. a linha de integrao entre pensamentos, uma transao e uma cooperao entre idias e contextos. imprescindvel o uso de jogos como recurso pedaggico, pois o faz-de-conta inerente aos jogos contribui para a compreenso dos novos contedos que se pretende desenvolver.

8. O que significa construtivismo?

Essa construo se manifesta em trs momentos significativos: a sncrese (viso catica do todo), a anlise (abstraes que ordenam o caos) e a sntese (totalizao das relaes). nesse contexto que deve ser colocada a aprendizagem, desde a alfabetizao at o ensino universitrio. J dizia Paulo Freire que impossvel conceber a alfabetizao como a leitura da palavra sem admitir que ela , necessariamente, precedida de uma leitura de vida, do mundo ao redor. Em geral, a escola, e no somente a escola brasileira, sempre pareceu desejar apagar do crebro e do corpo da criana uma outra linguagem que a sua maneira de perceber a vida, o tempo e o mundo que a cercam. Esse desapego pelos contedos existenciais inerentes criana apresenta custos altos e, muitas vezes, irreversveis, pois significa desprezar a astcia, a criatividade espacial, a inventividade e os signos desenvolvidos pela infncia para se defender de um mundo adulto que, muitas vezes sem perceber, tudo faz para oprimi-la. O papel do professor trabalhar essas informaes e essa realidade para construir novas imagens. No processo de interao entre o aluno e o objeto a ser conhecido (contedos), so construdas representaes que se orientam para a lgica dos outros, faz sentido para o sujeito que dessa lgica se apropriou. Tanto por palavras quanto por sua ao pedaggica, o professor deve levar o aluno a descobrir que o erro no uma falta grave, uma limitao ou incapacidade, mas um momento legtimo inerente a toda aprendizagem. O erro, em sala de aula ou na execuo de uma tarefa escolar eqivale, mais ou menos, ao ato de, ao procurarmos alguma coisa, olharmos primeiro direita, em busca do objeto que, na verdade, estava colocado esquerda.

A prtica construtivista no estmulo da mltiplas inteligncias, portanto, requer que a escola se transforme em um espao de formao e de informaes em que a aprendizagem de contedos, a formao de conceitos, o desenvolvimento de habilidades e a avaliao das tarefas relevantes possam favorecer a interao do aluno na sociedade em que vive e onde necessita aprender a conviver.
Em sntese, a ao construtivista de um professor aproxima seu trabalho do de um poeta. As idias de Nilson Machado mostram essa aproximao: A sensibilidade e a competncia do professor em estabelecer tais pontes, levando em considerao a rede de significados preexistente no universo, aproxima seu trabalho efetivamente de uma dimenso potica, que sobrepuja os aspectos meramente tcnicos de seu fazer; se uma imagem vale mais do que mil palavras, justamente porque pode promover articulaes que somente muitas palavras podem lograr, uma proporo analgica, como um poema em ponto pequeno, pode articular inmeras imagens, inspirando conexes muitas vezes inesperadas.

9. A educao das inteligncias.


Ao mostrar que a inteligncia estimulvel, desde que se usem esquemas de aprendizagem eficientes e que limitaes genticas possam ser superadas por formas diversificadas de educao e, sobretudo, ao destacar que os meios para essa estimulao no dependem de drogas especficas e, menos ainda, de sistemas escolares privilegiados, essa identificao pode fazer de qualquer criana uma pessoa integral e de qualquer escola um centro de mltiplas estimulaes. Reiteramos o surpreendente descaso com que a maior parte das escolas atira no lixo tudo quanto constitui a experincia existencial com que a criana chega para o seu primeiro dia de aula. Essa criana, sobretudo a proveniente de meios pouco favorecidos, entra na escola com acentuada inteligncia espacial, imensa abertura verbal, curiosa percepo lgico-matemtica, aguda vivncia naturalista e curiosidade pictrica infinita, e descobre que tudo isso nada vale dentro da sala de aula, onde apenas o saber do professor precisa ser aceito. A sorte dessa criana que existem, algumas vezes, horas de recreio no muito monitoradas, durante as quais pode praticar, na vivncia interpessoal, a bagagem de suas inteligncias reprimidas.

Meios ou veculos: a estimulao das inteligncias incluem desde sistemas simblicos articulados, como as
disciplinas curriculares, at a diversidade crescente de meios, incluindo manuais, livros didticos, mapas, revistas e jornais, vdeos, computadores e at salas ambientes. imprescindvel analisar os meios disponveis para traar de forma adequada o programa de estimulao desejado.

Localizaes especficas: importante uma reflexo sobre o local onde a educao ocorre e os
momentos em que esse local est sendo utilizado para a educao. evidente que esse local pode ser a casa, o jardim, a praa, e tambm escolas, instituies especializadas na promoo da construo do conhecimento. Essa identificao de local e momento bem mais importante e objetiva do que, primeira vista, deixa transparecer.

Agentes: tradicionalmente esses agentes so professores, pais, avs, sacerdotes, instrutores, irmos mais
velhos e todos os outros que, de uma certa forma, assumem como sua misso a tarefa de se colocar como estimuladores das inteligncias mltiplas. To importantes como o papel desses agentes a reflexo das qualidades que devem construir em si mesmos. No acreditamos que existam professores prontos para desenvolver estmulos das mltiplas inteligncias e nem damos maior importncia ao eventual talento para essa misso. Preferimos os professores crticos e reflexivos que analisam alguns elementos bsicos essenciais a essa ao estimuladora e se acreditem pessoas em formao, que desenvolvam sua formao como uma conquista lenta, persistente e progressiva. Quais seriam os elementos bsicos dessa formao? Mentalidade aberta para aceitar, com humildade mas entusiasmo e ousadia, sua potencialidade para essa misso. Sensibilidade e prazer autntico em se relacionar com outras pessoas e em se acreditar disposto a ajudar o aluno a se construir. Postura investigativa e estudiosa e a certeza de que no existem limites para o aprender. J reiteramos que o oposto a essa presena aparece no professor prepotente, proprietrio irredutvel da verdade e crente fiel na propriedade de seus achismos. Elevado senso crtico associado segurana para aceitar limitaes, rever procedimentos e reformular-se com base em novas descobertas. Desprendimento intelectual ou ausncia de cime em tornar pblica suas descobertas e as estratgias dos bons resultados que colhe em seu trabalho com o aluno. Organicidade cientfica que o leve a anotar criteriosamente seus progressos e manter vivos e atualizados seus dirios de pesquisa nas atividades desenvolvidas com as classes. Serenidade para aceitar as limitaes materiais e at de credibilidade do ambiente. Certamente, todos quantos aceitam um novo desafio despertam inquietaes e precisam resistir ao desejo genrico de uma identidade com os medocres.

Papis para os educadores segundo Gardner: Especialistas em avaliao: tentar compreender, to sensvel e completamente quanto possvel, as
capacidades e interesses dos alunos, utilizando instrumentos justos para com a inteligncia. Agente do currculo para o aluno: ajudar a combinar os perfis, objetivos e interesses dos alunos a determinados currculos e determinados estilos de aprendizagem. (tecnologias interativas...) Agende da escola-comunidade: adequaria os alunos a oportunidades de aprendizagem na comunidade mais ampla. Encontrar situaes na comunidade, determinadas opes no disponveis na escola, para as crianas que apresentem perfis cognitivos incomuns. A preocupao com aquelas crianas que no brilham nos testes padronizados, onde esse agente

poderia identificar essas crianas e encontrar colocaes na comunidade que lhes dariam uma chance de brilhar. O professor-mestre: seriam liberados para fazer aquilo que devem fazer, que ensinar o assunto da sua matria, em seu estilo de ensino preferido. Sua tarefa seria bastante exigente, envolveria supervisionar e orientar os professores inexperientes, assegurar que a complexa equao alunoavaliao-currculo-comunidade estivesse adequadamente equilibrada.

Programas: a estimulao das inteligncia mltiplas necessita de um programa em que sejam definidos
objetivos gerais, especficos e imediatos, e em que se relacionem recursos disponveis, pessoal envolvido, cronogramas, fontes de pesquisa e orientao bibliogrfica, estratgias, polticas de interao com os pais e a comunidade, noes temporais e sistmicas, estratgias e outros pressupostos em direo s metas propugnadas. O planejamento na escola ideal do futuro baseia-se em duas suposies: nem todas as pessoas tm os mesmos interesses e habilidades, nem todos aprendem da mesma maneira; uma coisa que nos faz mal: a suposio de que, atualmente, ningum pode aprender tudo o que h para ser aprendido.

Sistema de avaliao: a adoo do sistema de avaliao em que seja percebido em relao aos progressos
que o aluno apresenta e no aos resultados que alcana. Devemos substiituir os boletins por portiflios pessoais, verdadeiras pastas individuais que contenham ampla e diversificada relao de produes do aluno, enfatizando bem mais sua evoluo no domnio das habilidades e na capacidade de fazer delas ferramentas para a soluo de problemas do que a eventual e muitas vezes desnecessria reteno de informaes.

10. O uso das inteligncias:

O homem limitado e restrito do incio do sc. XX gloriosamente substitudo pela cincia do nascer do sculo XXI por um novo homem, mltiplo, holstico, ilimitado na capacidade de expanso de seu crebro. Algum que, se quiser, tem muito pouco a perder e todo um futuro a ganhar.

O que se pretende com um programa de desenvolvimento das inteligncias mltiplas resgatar essa imensa quantidade de estratgias e mtodos presentes em diferentes culturas, e lev-los aos alunos convencionais, em escolas institucionalizadas, por meio da aceitao do paradigma construtivista de aprendizagem. Assim, essa linha de trabalhos talvez nada tenha de nova, pois essas estratgias so, aqui e ali, plena e eficazmente produzidas. Sua misso, entretanto, trazlas ao cotidiano para fazer de cada homem mil homens. Descobri-las como aventurar-se pelos desafios da mortalidade e limites do homem, dar uma olhada alm da fronteira da rotina.
O nosso mundo est cheio de problemas; para termos a chance de resolv-los, precisamos utilizar da melhor forma possvel as inteligncias que possumos. talvez um primeiro passo importante seja o de reconhecer a pluralidade das inteligncias e as muitas maneiras pelas quais os seres humanos podem apresent-las. CARACTERIZAO DAS INTELIGNCIAS MLTIPLAS
INTELIGNCIA DESCRIO RELAO COM OUTRAS EXEMPLOS PESSOAIS

Lingstica (hemisfrio esquerdo. Vocabulrio: lobo frontal, acima do lobo temporal. Linguagem: lobo temporal)

Capacidade mensagens.

de

processar

rapidamente

mensagens

Relaciona-se com todas as demais e, particularmente, com a lgico-matemtica e a cinestsica corporal.

Shakespeare,

Dante

Alighieri,

Cervante

Dostoivski, Guimares Rosa, Clarice Lispecto escritores, radialistas, advogados

lingsticas, de ordenar palavras e de dar sentido lcido s

Cartola, Adoniran Barbosa, Vinicius de Morae principalmente poetas.

Facilidade para o clculo e para a percepo da geometriaInteligncia Lgico-matemtica (Lobos frontais e parietais esquerdos)

lngstica,

espacial. Prazer especfico em resolver problemasespacial, cinestsica, corporal embutidos em palavras cruzadas, charadas ou problemase principalmente inteligncia lgicos como os do tangram, dos jogos de gamo e xadrezmusical

Euclides, Pitgoras, Newton, Bertrand Russe Einstein, engenheiros, fsicos, arquitetos mestres de obras

Capacidade de perceber formas e objetos mesmo quando apresentados em ngulos no usuais, capacidade de perceber o mundo visual compreciso, de efetuarCom Espacial (Hemisfrio direito) movimento ou deslocamento interno entre as partes demusical uma configurao, de recriar aspectos da experinciacorporal visual e de perceber as direes no espao concreto e abstrato. Facilidade para identificar sons diferentes, perceber Musical (Hemisfrio direito, lobo frontal) nuanas em sua intensidade e direcionalidade. Reconhecer sons naturais e, na msica, perceber a distino entre tom, melodia, ritmo, timbre e freqncia. Isolar sons em agrupamentos musicais. Mais intensamente com aBeethoven, Chopin, Brahns, todas e a as

demais,Ray Bradbury, Isaac Assimov, Karl Mar

transformaes sobre as percepes, de imaginarespecialmente a lingstica, aPicasso, Darwin, Dalton, Chico Buarque d

cinestsicaHolanda, escritores de fico, exploradore

gegrafos, marinheiros, artistas abstracionistas

Schuber

lgico-matemtica e com asTchaikvski, Carlos Gomes, Villa-Lobos, To inteligncias pictrica cinestsica corporal Viola, Compositores, poetas, naturalistas

eJobim, Cartola, Caetano Veloso, Paulinho d

Capacidade de usar o prprio corpo de maneira Cinestsica corporal (Hemisfrio esquerdo) diferenciada e hbil para propsitos expressivos.Principalmente Capacidade de trabalhar com objetos, tanto os queinteligncias envolvem motricidade especfica quanto os que exploramespacial epictrica. uso integral do corpo. com

asNijinsky, Nureyev, Pel, Garrincha, Mag concertistas, cirurgies e muitos outros.

lingstica,Johnson, mmicos, bailarinos, atletas e tamb

Capacidade de expresso por trao, desenho ou caricatura. Sensibilidade para dar movimento e beleza a desenhos Pictrica (Hemisfrio direito) e pinturas, autonomia para captar e retransmitir as cores da natureza, movimentar-se com facilidade em diferentes nveis de computao grfica

Inteligncia mas

lingstica,Giotto, Botticelli, Rafael, Leonardo da Vinc

espacial, cinestsica corporal,Michelngelo, Portinari, Tarsila do Amaral, B inteligncia musical. especialistas em computao grfica.

principalmenteAnderson, cartunistas, pintores, ilustradore

Atrao pelo mundo natural e sensibilidade em relao aCom presumivelmente)

todas

as

demais, com as lingstica,

Naturalista (Hemisfrio direito, ele, capacidade de indentificao da linguagem natural eespecificamente capacidade de xtase diante da paisagem humanizada ouinteligncias no. Interpessoal capacidade de perceber e compreender outras pessoas, descobrir as foras que as motivam e sentir Pessoais Inter e Intrapessoal (Lobos frontais) grande empatia pelo outro indistinto. Intrapessoal capacidade de auto-estima, automotivao, de formao de um modelo coerente e verdico de si mesmo e do uso desse modelo para operacionalizar a construo da felicidade pessoal e social musical e espacial As todas inteligncias as

Darwin, Hamboldt, La Condamine, Mende

Ruschi, Noel Nutels, Villas-Boas, Burle Mar

naturalistas, botmicos, gegrafos e paisagistas

pessoaisProust, Gandhi, Freud, Anne Sullivan, Adle

interagem e relacionam-se comJoana DArc, Martin Luther King, Antni particularmente, cinestsica corporal com acomo carismticas, polticos, e

demais,Conselheiro, Padre Ccero, pessoas reconhecid psicoterapeutas

lder

lingstica, a naturalista e areligiosos,

psiclogo

assistentes sociais

REFERNCIA BIBLIOGRFICA: ANTUNES, Celso. As inteligncias mltiplas e seus estmulos. So Paulo: Papirus, 1998. GARDNER, Howard. Inteligncias Mltiplas: a teoria na prtica. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA: ANTUNES, Celso. Manual de Tcnicas de Dinmica de Grupo de Sensibilizao de Ludopedagogia. Petrpolis: Vozes, 1994. GOLEMAN, Daniel. Inteligncia Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. GOTTMAN, John. Inteligncia Emocional: e a arte de educar nossos filhos. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997

Apresentamos a seguir um quadro que destaca os perodos de maior abertura de cada uma das janelas conhecidas:
INTELIGNCIAS ABERTURA DA JANELA dos 5 aos 10 anos O QUE ACONTECE NO CREBRO Regulao do sentido de Espacial (lado direito) lateralidade e direcionalidade. QUE GINSTICAS DESENVOLVER Exerccios fsicos e jogos operatrios que explorem a noo de direita, esquerda, em cima e em baixo. Natao, jud e

Aperfeioamento da coordenao alfabetizao cartogrfica.

motora e a percepo do corpo no espao. As crianas precisam ouvir muitas palavras novas, participar Lingstica ou verbal (lado esquerdo) do nascimento aos 10 anos Conexo dos circuitos que de conversas estimulantes, construir com palavras imagens uma lngua estrangeira. As reas do crebro ligadas aos Sonora ou musical (lado direito) movimentos dos dedos da mo dos 3 aos 10 anos esquerda so muito sensveis e facilitam a execuo de instrumentos de corda. Cinestsica corporal (lado esquerdo) do nascimento aos 5 ou 6 anos Associao entre olhar um objeto e agarr-lo, assim como passagem de objetos de uma mo para outra. Os circuitos dos sistema lmbico Pessoais (intra e interpessoal) do nascimento (lobo frontal) puberdade comeam a se conectar e se mostram muito sensveis a estmulos provocados por outras pessoas. O conhecimento matemtico deriva inicialmente das aes da Lgico-matemtica (lobos parietais esquerdos) de 1 a 10 anos Acompanhar com ateno a evoluo das funes simblicas criana sobre os objetos do mundo para as funes motoras. Exerccios com atividades sonoras (bero, chupeta, chocalho) e evolui que aprimorem o raciocnio lgico-matemtico. Estimular para suas expectativas sobre como desenhos e facilitar a descoberta das escalas presentes em esses objetos se comportaro em outras circunstncias. A expresso pictrica est associada funo visual e, nesse Estimular a identificao de cores. Usar figuras, associandoPictrica (lado direito) do nascimento aos 2 anos curto perodo de dois anos, ligam- as a palavras descobertas. Brincar de interpretao de se todos os circuitos entre a retina imagens. Fornecer figuras de revistas e estimular o uso das e a rea do crebro responsvel abstraes nas interpretaes. pela viso. todas as fotos e desenhos mostrados. Abraar a criana carinhosamente, brincar bastante. Compartilhar de sua admirao pelas descobertas. Mimos e estmulos na dosagem e na hora corretas so importantes. Cantar junto com a criana e brincar de aprender a ouvir a musicalidade dos sons naturais e das palavras so estmulos importantes, como tambm habituar-se a deixar um som de CD no aparelho de som, com msica suave, quando a criana estiver comendo, brincando ou mesmo dormindo. Desenvolver brincadeiras que estimulem o tato, o paladar e o olfato. Simular situaes de mmica e brincar com a interpretao dos movimentos. Promover jogos e atividades motoras diversas. transformam os sons em palavras. sobre composio com objetos, aprender, quando possvel,

Pessoalmente, no concordamos com Celso Antunes, pois observamos, atravs de outros especialistas que a partir dos 70 anos, a aprendizagem acontece e dependendo do estmulo, com muito mais intensidade. 2 Modelo, padro. Prof. Rosngela Menta Mello - Pedagoga Professora: Rosangela Menta Mello - Pedagoga Prof. Rosngela Menta Mello - Pedagoga Prof. Rosngela Menta Mello - Pedagoga

Vous aimerez peut-être aussi