Vous êtes sur la page 1sur 9

FAMLIAS ADOTIVAS: IDENTIDADE E DIFERENA

Suzana Sofia Moeller Schettini Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas# Cristina Maria de Souza Brito Dias
RESUMO. O presente artigo trata das especificidades da paternidade adotiva ao apontar diferenas marcantes na constituio da identidade dos pais adotivos e demarcar elementos importantes para um trabalho preventivo. Na adoo, a criana chega famlia de forma diferente da usual, com uma histria pr-adotiva e dois casais parentais. Quando a parentalidade adotiva estabelecida a partir da impossibilidade de gerar o filho biolgico, lutos e perdas entram em cena e precisam ser elaborados. Fatores conscientes (a esterilidade, as cobranas da sociedade, a histria pr-adotiva da criana, os pais biolgicos, os preconceitos) e fatores inconscientes (medos, desejos, fantasias, as demandas de cada cnjuge) precisam ser considerados e trabalhados. indispensvel que os candidatos a pais compreendam a prpria dinmica psicolgica para que tenham condies de estabelecer os parmetros de uma relao saudvel com os futuros filhos.
Palavras-chave: adoo, identidade, diferena.
*

ADOPTIVE FAMILIES: IDENTITY AND DIFFERENCE


ABSTRACT. The present paper discusses the specificities of the adoptive parenthood, while pointing out remarkable differences on the constitution of adoptive parents identity, and when defining important elements for a preventive assistance. In the adoption process, the child is placed into a new family in a way, which is very different from a natural birth, that is, with a pre-adoptive life story and two couples of parents. When the adoptive parenthood is established, from the impossibility of generating a biological child, mourning and losses are brought to the scenery and, thus, need to be elaborated. Conscious factors (the sterility, the demands from society, the pre-adoptive life story, the biological parents, the prejudices) and unconscious factors (fears, desires, fantasies, each consorts demands) need to be considered and worked out. It is essential that candidates to parents can understand their own psychological dynamics, in order to be in condition of establishing the parameters for achieving a healthful relationship with their new child in the future.
Key words: Adoption, identity, difference.

FAMILIAS ADOPTIVAS: IDENTIDAD Y DIFERENCIA


RESUMEN. Este artculo trata de las especificidades de la paternidad adoptiva al sealar diferencias marcantes en la constitucin de la identidad de los padres adoptivos y demarcar elementos importantes para un trabajo preventivo. En la adopcin, el nio llega a la familia de forma diferente de la usual, con una historia preadoptiva y dos parejas parentales. Cuando la parentalidad adoptiva es establecida a partir de la imposibilidad de generar el hijo biolgico, lutos y prdidas entran en escena y necesitan ser elaborados. Factores conscientes (la esterilidad, las cobranzas de la sociedad, la historia preadoptiva del nio, los padres biolgicos, el prejuicio) y factores inconscientes (miedos, deseos, fantasas, las demandas de cada cnyuge) necesitan ser considerados y trabajados. Es indispensable que los candidatos a padres comprendan la propia dinmica psicolgica para que tengan condiciones de establecer los parmetros de una relacin saludable con los futuros hijos.
Palabras-clave: adopcin, identidad, diferencia.

*
#

Psicloga e terapeuta, mestranda em Psicologia Clnica pela Universidade Catlica de Pernambuco. Doutora. Professora e pesquisadora da Universidade Catlica de Pernambuco. Doutora. Professora e pesquisadora da Universidade Catlica de Pernambuco.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 285-293, mai./ago. 2006

286

Schettini e cols.

A sociedade contempornea tem ampliado gradativamente, e de forma muito abrangente, o debate a respeito das questes que tratam da filiao adotiva. Estudos e pesquisas nas universidades, congressos e eventos especficos, bibliografia recente, a mdia, as associaes e grupos de apoio adoo tm contribudo sistematicamente para a normalizao da famlia adotiva, consolidando a emergncia de uma nova cultura de adoo. Se outrora, a partir das crenas populares, a adoo era considerada um desvio da norma1 universal a qual seria a filiao gentica e consangnea (Ladvocat, 2002, p. 31), nos dias atuais, ela reconhecida como outra possibilidade, a de fundar uma famlia que, se no conta com os vnculos consangneos, est legitimamente fundamentada nos laos afetivos. A esse respeito, Silva (2000), diz:
Fixar uma determinada identidade como a norma uma das formas privilegiadas de hierarquizao das identidades e das diferenas. Normalizar significa eleger arbitrariamente uma identidade especfica como o parmetro em relao ao qual as outras identidades so avaliadas e hierarquizadas; significa atribuir a essa identidade todas as caractersticas positivas possveis, em relao s quais as outras identidades s podem ser avaliadas de forma negativa (p.83).

sangue. comum os pais adotivos alimentarem a fantasia de que seus filhos adotados, movidos pelo desejo de conhecer os pais biolgicos e impulsionados pela fora dos laos de sangue, os abandonem e partam em busca desses pais. O temor de que o poder dos laos sangneos v determinar a preferncia pelos pais biolgicos est muito presente nessas situaes. Desse modo, na adoo, h uma tendncia cultural a faz-la constituir-se como se fosse natural, no sentido biolgico.
A criana adotada trazida como no parto, elas so gestadas, elas nascem. So usadas vrias expresses como metforas de uma filiao biolgica. E a finalidade da adoo efetuar uma substituio completa da famlia biolgica pela adotiva. Tudo isto se elabora, em princpio, sobre uma negao de que a parentalidade e a filiao adotivas so diferentes, ou, pelo menos, se apresentam de maneira diferente (Braga, 2006, p. 48).

A identidade do filho adotivo sempre teve como referncia o filho biolgico (a norma), em relao ao qual sempre foi avaliada como problemtica. Uma das razes de se pensar dessa forma est relacionada com o fato de que a herana gentica desta criana diferente da dos pais que a adotam. Esse pensamento carrega o pressuposto de que o bom gen sempre o nosso; quanto ao do outro, todas as suspeitas so justas e cabveis. Em geral, as representaes de famlia presentes no imaginrio social fundamentam-se nos laos consangneos. A maioria das pessoas atribui a eles um grande poder, considerando-os indissolveis, por serem os verdadeiros laos naturais. A me biolgica definida como a verdadeira me ou a me de

A noo de norma universal tem por base a crena de que existiria um tipo de famlia ideal que deveria ser tomada como a norma, fora da qual todas as situaes poderiam ser danosas ao desenvolvimento do indivduo, prejudiciais constituio de sua identidade. Dentro dessas famlias ditas normais os indivduos constituiriam uma identidade que serviria de referncia para todas as outras identidades.

A dificuldade com o diferente conduz a uma tentativa de trazer aquilo que diferente para o campo da normalidade, uma vez que a prtica social leva a crer que h uma nica possibilidade de construir a diferena, e ela est necessariamente relacionada excluso. Woodward (2000) afirma que a diferena pode ser construda negativamente por meio da excluso ou da marginalizao daquelas pessoas que so definidas como outros ou forasteiros(p.50). A adoo sobreviveu, por um longo perodo de tempo, num contexto marginal, e o filho adotivo era visto como um verdadeiro forasteiro da cultura. Este cenrio tem se alterado favoravelmente nos ltimos anos. As famlias adotivas, aos poucos, vm adquirindo visibilidade, saindo da clandestinidade a que haviam sido relegadas, sufocadas que estavam pelo estigma dos mitos e preconceitos arraigados no imaginrio popular. Os esforos conjuntos da sociedade em geral e os muitos exemplos de adoes bem-sucedidas de que se tem notcia ultimamente tm contribudo neste sentido. Hoje, em virtude da grande metamorfose que est ocorrendo nas configuraes familiares, as possibilidades de adoo apresentam-se sob mltiplas formas e em diferentes contextos. Embora a maior demanda ainda seja oriunda de casais jovens com problemas de infertilidade, tambm casais com filhos biolgicos, casais na meia idade, casais homossexuais e pessoas solteiras tm manifestado interesse em constituir ou aumentar a sua famlia atravs da adoo.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 285-293, mai./ago. 2006

Identidade e diferena na adoo

287

Esta tendncia de reverso positiva no cenrio da adoo confirma o pensamento de Butler (citado por Silva, 2000):
A mesma repetibilidade que garante a eficcia dos atos performativos que reforam as identidades existentes, pode significar tambm a possibilidade da interrupo das identidades hegemnicas. A repetio pode ser interrompida. A repetio pode ser questionada e contestada. nessa interrupo que residem as possibilidades de instaurao de identidades que no representam simplesmente a reproduo das relaes de poder existentes (p.95).

Atualmente, a adoo j no vista como uma filiao de segunda categoria ou apenas como o ltimo recurso de que casais estreis lanam mo quando no podem ter filhos pelas vias biolgicas. A adoo hoje definida como uma outra possibilidade de se constituir famlia, a qual pode trazer resultados to satisfatrios quanto a filiao biolgica. Na verdade, como muito bem define Levinzon (2004) toda filiao , antes de tudo, uma adoo (p.25). A adoo a nica possibilidade de se constituir uma verdadeira parentalidade e a nica maneira de genitores tornaremse pais. No obstante, existem especificidades do contexto adotivo que no podem ser perdidas de vista. A adoo segue uma trajetria prpria e existem diferenas que precisam ser compreendidas, elaboradas, assumidas e integradas no processo como um todo. A maior parte delas decorre do fato de que a criana chegou famlia por um caminho diferente do usual. Alm disso, existem dois casais parentais, o que no o usual na nossa cultura, e, s vezes, difcil de entender pela criana (Levinzon, 2004, p. 25). Podemos afirmar que a adoo tem uma identidade especfica, mas, ainda assim, como toda identidade, ela fabricada pela marcao da diferena. Segundo Woodward (2000), essa marcao da diferena ocorre tanto por meio de sistemas simblicos de representao quanto por meio de formas de excluso social. A identidade, pois, no o oposto da diferena: a identidade depende da diferena (p.39). Para que as famlias adotivas possam construir dinmicas mais favorveis, importante que as especificidades do processo adotivo sejam trabalhadas de forma profiltica e preventiva. Os candidatos a pais precisam estar conscientes de que o filho a ser adotado ter outro casal como genitores e trar consigo uma histria pr-adotiva que no poder ser negada ou descartada, mas, para a sade psquica da

criana, precisar ser integrada sua histria de vida. Esta conscientizao, muitas vezes, dificultada por processos de negao vinculados a questes inconscientes dos adotantes. A experincia psicolgica da infertilidade caracteriza-se por um sofrimento acentuado, exigindo dos casais uma redefinio de sua identidade como indivduos e como parceiros. Existe uma dolorosa sensao de perda, associada a sentimentos de inadequao, tristeza, decepo e fracasso. imprescindvel que os futuros pais, antes de decidiremse pela adoo, possam trabalhar as suas questes inconscientes e assimilar as especificidades do processo adotivo em espaos adequados, onde as diferenas possam ser elaboradas e, assim, integradas na constituio de sua identidade parental. preciso, principalmente, que os pais adotivos compreendam que a diferena no um produto da natureza, ela socialmente construda e, como tal, estar sempre permeada por relaes de poder. Ela ser sempre valorada como boa ou ruim, normal ou anormal, e somos ns que atribumos esses valores. Somente desse modo ser possvel implic-los em um movimento de transformao da identidade social de pais adotivos.

OS ADOTANTES

Na maioria das vezes, a famlia adotiva estabelecida a partir do encontro de dois sofrimentos: a perda dos laos primrios de uma criana que passa a fazer parte de uma outra famlia, cujo papel ser ajudla a crescer como filho e como pessoa; e a desiluso de um casal diante de sua esterilidade biolgica que precisa abrir-se a uma parentalidade afetiva e acolher um filho nascido de outros. Nessa perspectiva, a adoo tem dupla finalidade: permitir que a criana encontre uma nova famlia e um ambiente satisfatrio para o seu desenvolvimento e possibilitar aos pais o exerccio da paternidade. As pessoas recorrem adoo pelos motivos mais diversos. Levinzon (2004) cita as seguintes razes, relatadas por pais, a partir de sua experincia clnica: a esterilidade de um ou ambos os pais; a morte anterior de um filho; o desejo de ter filhos quando j se passou da idade em que isto possvel biologicamente; as idias filantrpicas; o contato com uma criana que desperta o desejo da maternidade ou paternidade; o parentesco com os pais biolgicos que no possuem condies de cuidar da criana; o anseio de ser pais, por parte de homens e mulheres que no possuem um parceiro amoroso; o desejo de ter filhos sem ter de passar por um processo de gravidez, por medo deste

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 285-293, mai./ago. 2006

288

Schettini e cols.

processo ou at por razes estticas. Schettini (1998) acrescenta ainda o desejo de ter companhia na velhice; o medo da solido; o preenchimento de um vazio existencial; a tentativa de salvar um casamento; a possibilidade de escolher o sexo da criana. Para a maioria dos pais adotivos, entretanto, a idia da adoo nasce da necessidade de reparar um transtorno biolgico que impediu que os filhos desejados fossem gerados pelas vias naturais. Desta forma, a partir da frustrao na tentativa de ter filhos, comea-se a pensar na possibilidade de suprir a lacuna da maternidade-paternidade, valendo-se da capacidade de outras pessoas de procriar, a fim de, atravs da adoo, ter seus prprios filhos (Schettini, 1998). Hamad (2002) afirma ser imprescindvel cada cnjuge avaliar a sua posio com relao ao projeto de adoo, pois, muitas vezes, h uma diferena na demanda de criana entre a mulher e o homem. Algumas vezes, o homem concorda com a adoo por amor ou por bondade, sem estar pessoalmente investido desse desejo. Enquanto a mulher deseja dar a seu marido o filho que no pode ter biologicamente, o homem o aceita para evitar que a mulher sofra devido a esta impossibilidade. Segundo as formulaes psicanalticas, a dinmica inconsciente quanto ao desejo de filho diferente para homens e mulheres em virtude de suas diferentes posies no conflito edpico. Em relao mulher, a chegada do filho vem ocupar um lugar que estava vazio no seu imaginrio, vem preencher uma falta. Quando a mulher consegue tornar-se me, evidencia a realizao de um desejo infantil (Freud, 1933/1976). Mannoni (1985) refere que o desejo de filho remonta a um passado arcaico, em que o mesmo representa para a me uma oportunidade de recompensa, de reparao afetiva daquilo no vivido, ou tido como insuficiente na prpria infncia, ou ainda, uma possibilidade de reeditar, prolongar as vivncias boas de sua prpria infncia perdida. No caso dos homens, a sua virilidade confirmada pela fertilidade, ou seja, pela procriao. Culturalmente, a gravidez feminina confirma a potncia masculina, o que significa que o homem se sente cobrado socialmente a justificar a sua masculinidade. Neste sentido, a paternidade significa muito mais que a realizao de um desejo: a concretizao da virilidade e da potncia masculina. Por outro lado, o homem projeta no filho a sua continuao, a continuao da linhagem e do patrimnio gentico. O que ele prioriza se situa mais do lado da transmisso gentica (Hamad, 2002, p. 77). No entendimento de Hamad (2002), a acolhida de uma criana, filho biolgico ou no, tem uma

ressonncia diferente para a mulher e para o homem, mesmo que, intencionalmente, conscientemente, os dois assegurem que tm um projeto em comum. Ainda que consideremos essas interpretaes do desejo por um filho excessivamente carregadas de contedos deterministas relacionados a cada sexo, no h dvida de que, apesar de o casal comumente afirmar que pensa junto e quer o filho de igual forma, ambos so regidos pela dinmica de seu inconsciente. Cada parceiro tem a sua histria singular, seus desejos e fantasias em relao ao filho que esperado. No caso de casais com problemas de infertilidade, h a necessidade de trabalharem o luto do filho biolgico que no pode nascer. A elaborao desse luto diferente para cada um dos parceiros, de acordo com a singularidade de seus desejos. Em ambos os casos, assumir a infertilidade uma experincia potencialmente estressante, que origina uma sobrecarga psicolgica muito elevada para o casal, existindo casos em que pode mesmo haver a ruptura da relao. comum os casais infrteis sentirem-se discriminados socialmente por no poderem gerar filhos, percebendo-se diferentes daqueles que o conseguem. A necessidade de similitude inerente ao ser humano e compreensvel o desejo de neutralizar o desconforto da diferena. Entretanto, a opo pela adoo dever ser uma deciso pessoal refletida e amadurecida, que no tenha por objetivo satisfazer presses sociais e familiares. O desejo de ter uma criana deve ser em funo da necessidade natural de procriar, de se superar na vida e de poder manifestar o instinto maternal e paternal (Morales, 2004, p. 196). Morales (2004) refere ter encontrado vrios casos na sua prtica clnica, num comit de adoo, em que o casal procurava inconscientemente a adoo como mtodo de soluo para a infertilidade. Segundo o autor, esse tipo de casal no estaria apto para exercer a paternidade, pois ofereceria ao filho uma situao de inexistncia psquica. A criana seria unicamente desejada para resolver um problema psquico do casal, o que desembocaria, certamente, em dificuldades ao longo do seu processo educativo. Segundo DAndrea (2002), a aceitao da prpria incapacidade de procriar implica uma redefinio da identidade pessoal, da relao de casal, do projeto conjugal e das relaes com a famlia ampliada. De acordo com o autor, se assumir a diferena das especificidades do processo adotivo a primeira condio para configurar-se a opo pela adoo, o primeiro passo do percurso de um casal no caminho da adoo assumir a prpria diferena, ou seja, a condio de sua impossibilidade de procriar. Assumir

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 285-293, mai./ago. 2006

Identidade e diferena na adoo

289

essa diferena no significa atribuir a ela valores nem positivos nem negativos; no significa patologizar essa diferena, mas reconhec-la como um limite ao qual esto submetidos enquanto sujeitos. Trata-se, porm, de um limite que no os impossibilita de amar uma criana e cuidar dela como pais. Ao assumir a esterilidade, os candidatos a pais precisam renunciar ao filho natural e abandonar as fantasias que sobre ele projetaram, reconstruir um pacto afetivo com o seu parceiro, escolhendo voluntariamente cuidar de um filho nascido de outros. Por outro lado, necessrio envolver o sistema familiar ampliado na reorganizao da vida, reconstruindo um clima afetivo de acolhimento para a criana que ser adotada. Esses so alguns compromissos essenciais que permitiro ao casal transformar a falta, o vazio do luto pela esterilidade em desejo de realizar o trabalhoso projeto de uma procriao afetiva (DAndrea, 2002, p.238).

mesmos e no qual ns adotamos uma identidade (Woodward, 2000, p. 55).

Podemos definir identidade com base em diferentes vertentes epistemolgicas. Neste trabalho, tomaremos a noo de identidade defendida pela perspectiva dos estudos culturais. Silva (2000) afirma que
(...) a identidade uma construo, um efeito, um processo de produo, uma relao, um ato performativo. A identidade instvel, contraditria, fragmentada, inconsistente, inacabada. A identidade est ligada a estruturas discursivas e narrativas (...) est ligada a sistemas de representao (p.97-98).

O TEMPO DE ESPERA E A GESTAO PSICOLGICA

O perodo da gestao oferece uma oportunidade para os pais irem se constituindo na nova identidade: a de pai e a de me. A parentalidade a capacidade psicolgica de exercer a funo parental, ou seja, ter a competncia de ser pai ou me suficientemente bons para seus filhos (Morales, 2004, p. 195). Ser um pai ou uma me suficientemente bons construdo previamente ao ato de tornarmo-nos pais, por pressupostos culturais partilhados, em particular sobre o que se espera de um bom pai ou de uma boa me (Woodward, 2000). Na adoo, entretanto, a constituio da identidade parental demanda do casal um processo de identificao com os novos atributos atravs de uma gestao psicolgica. Nesse momento, o conceito de subjetividade nos ajuda a compreender todo esse processo, pois permite explorar os sentimentos que esto envolvidos na produo da identidade de pais adotivos e que levam o casal a fazer um investimento pessoal nessas posies especficas de sujeitos: pai e me.
Subjetividade sugere a compreenso que temos sobre o nosso eu. O termo envolve os pensamentos e as emoes conscientes e inconscientes que constituem nossas concepes sobre quem ns somos. A subjetividade envolve nossos sentimentos e pensamentos mais pessoais. Entretanto, ns vivemos nossa subjetividade em um contexto social no qual a linguagem e a cultura do significado experincia que temos de ns

Quando se trata da adoo, tornamo-nos agudamente conscientes das representaes sociais que constituem as identidades parentais aceitveis do ponto de vista social. Como um bom pai e uma boa me devem ser, comportar-se, sentir, tudo isso est muito claro, e o casal que se prope a adotar uma criana vai ser minuciosamente avaliado em cada um desses aspectos. Por outro lado, o prprio casal desejar corresponder a essas expectativas, e isso pode dificultar a construo do espao que esse filho vai ocupar em suas vidas (Woodward, 2000). DAndrea (2002) destaca que uma das primeiras dificuldades com as quais os casais adotantes se deparam a reconstruo do espao mental para o filho que vir, no momento em que se prefigura uma imagem dele. Isso um exerccio bastante difcil para esses casais, pois nada sabem desse filho, nem a respeito de suas caractersticas fsicas, nem de sua histria. Dar novamente vida s fantasias, ao desejo e s aspiraes, permite ao casal reconstruir aquele espao de intimidade, encontro e projeto de vida que o obstculo da esterilidade havia congelado (DAndrea, 2002, p. 238). Aos aspectos predominantemente psquicos, salientados pelo autor, juntam-se as dificuldades de ordem psicossocial. Porm, importante salientar que os fatores sociais podem explicar uma construo particular de parentalidade, em cada momento histrico, mas no explicam qual o investimento que os indivduos fazem em posies particulares e os apegos que eles desenvolvem por essas posies (Woodward, 2000). Para Dolto (1981) Um ser humano, desde a sua vida pr-natal, j est marcado pela maneira como esperado, pelo que representa, em seguida, pela sua existncia real diante das projees inconscientes dos pais (p.13). Isto tambm est presente na gestao

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 285-293, mai./ago. 2006

290

Schettini e cols.

psquica dos pais adotivos, no tempo de espera pelo filho a ser adotado. Tudo o que dito, sonhado e imaginado sobre o filho adotivo ser determinante na constituio de sua subjetividade. Os pais, adotivos ou no, so os que mais contribuem para a formao da identidade da criana. So eles que vo construir, junto com ela, uma infinidade de sentidos das experincias que vivero ao longo da vida. Esses sentidos so todos possveis dentro do contexto sociocultural que os circunda e sero usados na constituio de suas subjetividades. Os adotantes vivem a fase da espera com uma tenso carregada de expectativas, preocupaes e esperanas. A maneira como esses sentimentos sero vividos e enfrentados ser relevante para a construo de atitudes flexveis e acolhedoras, ou defensivas e de evitao, em relao escolha efetuada. A adoo, quando desejada por cada um dos elementos de um casal, pe no mesmo plano me e pai, pelo fato de que os dois esperam o filho da mesma forma, estando, assim, em igualdade de condies. O pai se sente mais participativo no processo, pois tambm pode gestar emocionalmente o seu filho. Essa gestao emocional tambm ocorre na gravidez biolgica, mas nesta, o fato de o filho ser gerado no corpo da me coloca a mulher numa situao privilegiada em relao ao homem no que diz respeito ao filho. de essencial importncia que os candidatos a pais tenham a oportunidade de receber suporte psicolgico ao longo de todo o tempo de espera do filho. Grvidos emocionalmente, necessitam ser tratados como tais, recebendo assessoria profissional que os oriente num processo claro e gradativo de enfrentamento dos medos e angstias vivenciados durante este perodo. O acompanhamento psicolgico tambm contribuir para que os futuros pais consigam distinguir as suas reais motivaes conscientes e inconscientes para a adoo, discernindo-as daquelas que poderiam ser consideradas inconsistentes e insuficientes, e constituir-se, no futuro, numa situao de risco. A prtica clnica demonstra que o trabalho de preparo com os candidatos adoo possibilita que eles flexibilizem as suas exigncias quanto s caractersticas da criana fantasiada como filho, para que elas sejam o mais maleveis possvel, permitindo uma superposio da criana real. Quanto mais os futuros pais estiverem conscientes da possibilidade de haver diferena na criana que esperam e dos desafios especficos apresentados pela adoo, mais estaro preparados para conviver com a criana de acordo com a sua especificidade (Levinzon,

2004). Quanto mais eles tiverem conscincia de que podem exercer um papel ativo na construo do lugar que desejam destinar a essa criana, no s na famlia, mas no mundo, melhores pais adotivos podero ser. Diniz (2001) salienta que se a deciso da adoo no houver sido assumida com profundidade e incondicionalmente, os adotantes, com freqncia, tendero a comparar o filho real com o filho que tinham imaginado e a considerar que os insucessos desse plano to altrusta que haviam construdo se devem s insuficincias, defeitos ou mesmo ingratido do filho adotado. Durante o tempo de espera, a participao em grupos de pais adotivos pode tambm ser muito enriquecedora e contribuir para a preveno de dificuldades e alvio da ansiedade, to comuns ao processo de adoo. Assim, os pais adotivos vo construindo uma identificao, ou seja, identificam-se nas suas dificuldades, trocam experincias entre si e compartilham conhecimentos. Conforme Hall (2000),
A identificao construda a partir do reconhecimento de alguma origem comum, ou de caractersticas que so partilhadas com outros grupos ou pessoas, ou ainda a partir de um mesmo ideal. em cima dessa fundao que ocorre o natural fechamento que forma a base da solidariedade e da fidelidade do grupo em questo (p.106).

Outro aspecto a ser considerado que a legislao determina a obrigatoriedade de os adotantes serem previamente avaliados, o que acontece durante o processo de habilitao para adoo, que levado a efeito junto s equipes das varas de famlia dos juizados da infncia. Paiva (2004) pondera que o fato de os pretendentes adoo sentirem-se inseridos num processo avaliativo pode propiciar ausncia de espontaneidade e tendncia a um discurso pautado nas convenes sociais ou em elementos que, segundo suas crenas, podero ser valorizadas no parecer judicial. A esse respeito, Jackie Kay, poetisa negra, citada por Woodward (2000), descreve, em um poema, sua experincia ao tentar adotar uma criana e as preparaes que realiza com a finalidade de se apresentar sob o ngulo mais favorvel possvel assistente social que a visitaria em sua casa, de modo a superar a ansiedade sobre a possibilidade de no ser vista como o tipo certo de me: Droga, eu tinha gasto toda a manh tentando fazer com que parecesse uma casa comum, uma casa adorvel para o beb... (p.56) Essa situao de temor e ansiedade pode se alterar, dependendo do vnculo que se estabelea entre o

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 285-293, mai./ago. 2006

Identidade e diferena na adoo

291

profissional de psicologia e os pretendentes, e ceder lugar a um contato mais franco e revelador dos significados conscientes e inconscientes. Segundo a autora, h, no processo de adoo, a possibilidade de uma interveno profiltica, se considerarmos que a filiao adotiva impe riscos quando no se levam em conta as singularidades dos pretendentes a pais. Com isso, no se estaria sugerindo a idia de um modelo ideal de pais adotivos, mas enfatizando que determinados contedos ou dinmicas de funcionamento psquico podem indicar que dificilmente alguns pretendentes se tornariam bons pais. Muitos casais vivenciam um processo penoso e lento para resolver o conflito da infertilidade, chegando ao extremo de no conseguirem resolv-lo de fato. Por outro lado, h casais que conseguem superar esta crise de forma saudvel, principalmente quando existe um verdadeiro e amadurecido desejo pela maternidade. No nosso entendimento, o fato de ser bons ou maus pais no depende da condio de ser pais biolgicos ou adotivos, mas da motivao subjacente ao desejo de paternidade e maternidade.
A ORIGEM BIOLGICA

O desejo de adotar um recm-nascido, na maioria das vezes, encerra a expectativa de que assim o filho se apegar mais facilmente, pois no ter uma histria prvia de eventuais sofrimentos, como freqentemente acontece nas adoes tardias (crianas maiores de dois anos de idade). A maioria dos candidatos a pais com os quais convivemos na clnica e em grupos de apoio adoo relutam em aceitar a adoo de crianas maiores, por temerem seus traumas anteriores, decorrentes de sua vivncia em instituies de acolhimento ou no contato com as famlias biolgicas. Eles receiam que essas crianas possam ter dificuldades de estabelecer vnculos com uma nova famlia e desligar-se da histria anterior. DAndrea (2002) pontua que o desejo de ter uma criana des-historificada, sem passado, muitas vezes esconde o medo do casal de se defrontar com a histria e o medo de que a famlia natural do filho influencie negativamente a relao futura. A adoo realizada em locais distantes pode ser vista pelo casal como uma espcie de atalho e uma soluo para exorcizar esse medo, na esperana de poder libertar-se do passado da criana atravs da distncia. A histria da vida passada da criana representa uma parte peculiar de sua identidade, que no pode ser anulada, mas que o filho adotado necessita que seja aceita e integrada sua nova ligao afetiva. Essa

redescoberta do passado parte do processo de construo da identidade (Woodward, 2000, p. 12). importante que o casal adotante consiga estabelecer uma convivncia imaginria com a famlia biolgica. Contudo, somente se puder fugir de uma lgica de oposio e competio (famlia boa x famlia m) ou de evitao e rejeio (medo do retorno, ameaas de reapropriao, sentimento de ter roubado o filho, etc.) ele saber aceitar serenamente a dupla filiao do filho (DAndrea, 2002). Dessa forma, os pais adotivos vivero seu projeto afetivo como integrado ao biolgico e, por outro lado, estaro em condies de acompanhar o filho no terreno do passado para recuperar cultura, lembranas e emoes que a ele pertencem. Uma das formas pelas quais as identidades estabelecem suas reinvindicaes por meio do apelo a antecedentes histricos (...) buscando-os no passado, embora, ao faz-lo, eles possam estar realmente produzindo novas identidades (Woodward, 2000, p.11). A construo da nova identidade se dar atravs de conflito, contestao e uma possvel crise. Cada criana que chega ao mundo carrega uma herana, e no se pode fazer dela tbula rasa; mas aquilo que vai ser buscado no passado e reafirmar a histria dessa criana pode nos dizer mais sobre a nova identidade de filho adotivo que ela vai assumir do que sobre esse suposto passado. Assim, a famlia biolgica precisa perder o significado de fantasma persecutrio e reconquistar aquele espao de visibilidade necessrio para ser integrada experincia adotiva. Calar ou desestimular a curiosidade do filho alimentar a construo de reas secretas. Tacitamente se estabelecero os temas a serem evitados e ser criado um contexto relacional colusivo e de evitao, que limitar os espaos da filiao recproca. Segundo DAndrea (2002), se prevalecer a dinmica competitiva, o filho ou a filha podero sentir-se no meio de duas famlias, como refns entre o biolgico e o afetivo, entre o passado e o presente. Se, ao contrrio, os pais adotivos, ao construrem um novo vnculo, ajudarem o prprio filho a integrar a famlia biolgica, reconhecendo o seu valor como parte inicial, indispensvel de sua vida, ento a filiao dupla poder ser vivida de maneira integrada. Uma relao com essas caractersticas no ver como um problema o fato de comunicar ao filho sua origem, porque a considerar uma etapa natural na construo do vnculo adotivo (DAndrea, 2002). na medida em que o luto da esterilidade elaborado que a adoo pode ser contada como qualquer histria de criana criada numa relao

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 285-293, mai./ago. 2006

292

Schettini e cols.

normal com seus pais. Desta forma, o que chamamos revelao da histria da criana no campo da adoo perde sua razo de ser. No h revelao; h uma histria que vivida, que construda, que se conta no dia-a-dia medida que acontece (DAndrea, 2002). Na situao oposta, caso os pais no tiverem elaborado o luto da gravidez biolgica, falar da origem do filho no s representar a explicitao de questes no resolvidas do casal, mas tambm colocar em dvida o seu posicionamento frente criana, identidade dela e ao seu prprio papel enquanto pais. A tendncia , com o passar do tempo, assumir cada vez mais o carter de revelao, carregando o evento de muita ansiedade e angstia, seja em relao ao fato de quando e como dever acontecer, seja por medo de que a criana deixe de gostar dos pais ao saber da verdade por outros (DAndrea, 2002). Outra dificuldade importante o medo que, mais ou menos explicitamente, nutre a maior parte dos adotantes, de que a criana possa ter uma hereditariedade patolgica. Toda famlia tem uma carga gentica e nela esto presentes, bons e maus genes. Essa preocupao exacerbada pode refletir a crena narcsica de que a sua hereditariedade melhor que a dos outros. Quando esse medo se remete ao estado de sade dos pais naturais, s suas condies de vida, entre outros aspectos, em certa medida, pode ser compreensvel; mas quando se manifesta de forma extrema, muitas vezes expressa a angstia do casal de no poder reconhecer no filho real aquilo que imaginaram e esperavam, tornando-se um estranho, uma espcie de objeto mau, com possvel ativao da rejeio (DAndrea, 2002, p. 241). A flexibilidade ou a rigidez com que os medos so enfrentados permitiro ao casal viver essa escolha ou como um elemento de renascimento e de vitalidade, ou como uma pseudoreparao.

CONSIDERAES FINAIS

Na ltima dcada, tem se evidenciado a tentativa de se consolidar um movimento em prol de uma nova cultura de adoo que priorize a criana e assegure o cumprimento dos regimentos do Estatuto da Criana e do Adolescente (Brasil, 1990), garantindo a todas as crianas institucionalizadas o direito convivncia familiar e comunitria. Nesse sentido, nosso entendimento ser de fundamental importncia o esclarecimento dos aspectos psicossociais que revestem o processo adotivo, especificamente em relao aos pais adotivos.

Ao finalizarmos estas reflexes, necessrio destacar que, certamente, no tivemos a pretenso de esgotar o assunto. Acreditamos que, sob as luzes de uma nova cultura de adoo, o novo paradigma dever ser apregoado com critrio e bom senso. H que se ter cautela para no escamotear as diferenas e no atropelar as especificidades do processo adotivo, que pode ser muito compensador, caso essas diferenas sejam trabalhadas adequadamente. Se a adoo um dos caminhos possveis para se constituir uma famlia, preciso que se d maior ateno aos candidatos a pais, pois neste ato esto implicadas vrias razes subjetivas que nem sempre acompanham as razes objetivas. A prtica da adoo de crianas no pode estar associada a um carter assistencial ou filantrpico, tampouco servir a fins egostas para suprir faltas subjetivas dos adotantes. necessrio interrogar sobre o lugar que a criana ocupar na economia psquica dos pais e que tipo de filiao ir se estabelecer. Este questionamento fundamental, pois, dependendo do lugar que se reserve criana, podero advir conseqncias desastrosas do ponto de vista psicolgico. A relao filial se organiza a partir da relao parental, e neste sentido, as atitudes e a compreenso dos pais em relao s suas dinmicas psicolgicas so de fundamental importncia. Se os pais adotivos conseguirem assimilar, integrar e elaborar as especificidades do processo adotivo, assumindo-se como verdadeiros pais, conseguiro desenvolver uma boa relao parental e um ambiente acolhedor para seus filhos. Assim, eles podero perceber-se aceitos e compreendidos incondicionalmente nas suas diferenas e peculiaridades. Uma das nossas preocupaes tem sido justamente o preparo psicolgico dos adotantes. A fase que antecede a adoo bastante ansiognica, pois os futuros pais tm que lidar com suas incertezas, fantasias, mitos e preconceitos e, ainda, elaborar os lutos e as perdas decorrentes da sua situao de esterilidade, em se tratando de casais com esta problemtica. Um acompanhamento psicoterpico individualizado seria a melhor opo nesta fase, mas se este no for possvel, a participao em grupos de apoio adoo tambm recomendvel. Por outro lado, h necessidade de preparar cada vez melhor os profissionais que lidam com os adotantes, no sentido de que disponibilizem um espao para a escuta sensvel e, ao mesmo tempo, sensata dos candidatos a pais. importante salientar que a adoo um processo e, assim, no devemos nos colocar diante dela como juzes nem como aqueles

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 285-293, mai./ago. 2006

Identidade e diferena na adoo

293

que tudo sabem. Diante de cada caso para adoo, o profissional que o acompanhar ter muito a aprender, e seu papel principal ser faz-lo ajudando os candidatos a pais a descobrir suas reais motivaes e desejos. No cabe ditar normas: este vai ser bom pai, aquele no. Cabe, sim, disponibilizar aos possveis pais os recursos de compreenso e de reelaborao de sua demanda. Acreditamos que um trabalho preventivo e profiltico bem cuidadoso, anterior adoo, possa facilitar todo o percurso das famlias adotivas e possibilitar um desenvolvimento mais saudvel dos filhos adotados.

XXII, pp.139-165). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado 1932/1933) Hall, S. (2000). Quem precisa da identidade? Em T.T. Silva (Org), Identidade e diferena: a perspectiva dos estudos culturais. (pp.103-131). Petrpolis: Vozes. Hamad, N. (2002). A criana adotiva e suas famlias. Rio de Janeiro: Cia de Freud. Ladvocat, C. (2002). Mitos e segredos sobre a origem da criana na famlia adotiva. Rio de Janeiro: Booklink . Mannoni, M. (1985). A criana retardada e a me. So Paulo: Martins Fontes. Levinzon, G.K. (2004). Adoo. (Coleo Psicanaltica). So Paulo: Casa do Psiclogo. Clnica

REFERNCIAS
Braga, M. G. R. (2006). Mulher e maternidade contemporneas: reflexes sobre a adoo. Em M.C.L.A. Amazonas, A.O. Lima & C.M.S.B Dias. Mulher e famlia: diversos dizeres. (pp. 43-62). So Paulo: Oficina do Livro. Brasil (1990). Estatuto da Criana e do Adolescente. Braslia. D`Andrea, A. (2002). O casal adotante. Em M. Andolfi (Org), A crise do casal uma perspectiva sistmico-relacional. (pp.233-247). Porto Alegre: Artmed. Diniz, J. S. (2001). A adoo como vivncia afetiva. Em F. Freire (Org), Abandono e adoo: contribuies para uma cultura de adoo III. (pp.67-76). Curitiba: Terra dos Homens. Dolto, F. (1981). Como orientar seu filho. Rio de Janeiro: Francisco Alves. Freud, S. (1976). Feminilidade: novas conferncias introdutrias sobre Psicanlise (J. Salomo, Trad.). Edio Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. (Vol.

Morales, A.T. (2004). Os predicados da parentalidade adotiva. Em M.C. Silva (Org), Ser pai, ser me, parentalidade: um desafio para o terceiro milnio. (pp.195-201). So Paulo: Casa do Psiclogo. Paiva, L.D. (2004). Adoo: significados e possibilidades. So Paulo: Casa do Psiclogo. Schettini, L. (1998). Compreendendo o filho adotivo. Recife: Bagao. Silva, T.T. (2000). A produo social da identidade e da diferena. Em T.T. Silva (Org), Identidade e diferena: a perspectiva dos estudos culturais. (pp.73-102). Petrpolis: Vozes. Woodward, K. (2000). Identidade e diferena: uma introduo terica e conceitual. Em T.T. Silva (Org), Identidade e diferena: a perspectiva dos estudos culturais. (pp.7-72). Petrpolis: Vozes.

Recebido em 16/01/2006 Aceito em 05/06/2006

Endereo para correspondncia: Suzana Sofia Moeller Schettini. Estrada das Ubaias, 419/1702, Casa Forte, CEP 52061-080, Recife-PE. E-mail: suavi@oi.com.br

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 285-293, mai./ago. 2006

Vous aimerez peut-être aussi