Vous êtes sur la page 1sur 31

Estudando com a Bblia

Livro do Professor

Barueri, SP

Criao
TEMA O tema do Livro 1 Criao. Ele apresenta a criao do mundo e do ser humano. importante para a criana, na idade em que ela comea a descobrir o mundo ao seu redor e a tomar conscincia de sua individualidade e da individualidade do ser humano, que ela tenha em alto conceito o mundo que a rodeia e aos seus amiguinhos. A partir das histrias bblicas, a criana ir aprender a admirar e a cuidar do mundo em que vive, dos animais e da natureza. Alm disso, ela ver que, da mesma forma que Deus amou as pessoas, ela tambm deve desenvolver um relacionamento de amor com o seu semelhante. Observao: As ilustraes foram todas feitas em preto e branco, permitindo que as crianas as pintem. CONTEDO 1. Deus fez a luz Gnesis 1.1-5 2. Deus fez as plantas Gnesis 1.6-13 3. O sol, a lua e as estrelas Gnesis 1.14-19 4. Deus criou os animais Gnesis 1.20-25 5. Deus criou todas as pessoas Gnesis 1.26-31 6. Ado e Eva desobedecem a Deus Gnesis 2.8-9,16-17; 3.1-19 7. A barca de No Gnesis 69 8. Deus d comida para o seu povo xodo 16.1-3,11-15,31 9. A morte de Jesus Lucas 23.34-46; Joo 19.28-30 10. Jesus vive! Mateus 28.1-10 11. Jesus e o cego Marcos 8.22-26 12. Jesus ensina as pessoas Marcos 6.30-34 13. Jesus e o homem que no podia andar Lucas 5.17-26 14. Crianas louvam Jesus Mateus 21.14-16 15. Os amigos Davi e Jnatas 1Samuel 18.1,3-4; 19.1-7 16. Jonas em Nnive Jonas 3.1-10 17. Jesus perdoa Zaqueu Lucas 19.1-10 18. Pedro anda em cima da gua Mateus 14.22-33 19. Jos levado para o Egito Gnesis 37.11-35 20. Ajudando quem precisa Lucas 10.25-37 21. Agradecer sempre a Deus Lucas 17.11-19 22. Marta e Maria Lucas 10.38-42 23. Daniel na cova dos lees Daniel 6.1-28 24. Rute cuida de Noemi Rute 2.2-6,8-12,17-21 25. Ana pede um filho para Deus 1Samuel 1.9-19 26. Salomo constri um Templo para Deus 1Reis 5.1-8,10; 6.7,11-14,38 27. Os discpulos falam de Jesus Atos 5.17-35,38-42 28. Jesus entra em Jerusalm Lucas 19.28-38 OBJETIVOS GERAIS Reconhecer a natureza e as pessoas como obra do amor de Deus. Apreciar a natureza, gostar e respeitar as pessoas e amar a Deus o Criador de tudo. Desenvolver prticas de amor no cuidado com a natureza e com as pessoas.

Livro 1

Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Estudando com a Bblia

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 1 - Deus fez a luz


Gnesis 1.1-5
1. Objetivos Compreender que Deus criou a luz. Reconhecer a importncia da luz no dia a dia das pessoas. Sentir que Jesus a luz na vida das pessoas e saber que ele quem ensina o caminho por onde andar. 2. Compreenso do texto Num perodo de seis dias, Deus criou o Universo e a raa humana, como est registrado em Gnesis 1. Nos primeiros quatro dias, criou o Universo (vs. 3-19); no quinto dia, Deus criou as aves e os seres marinhos (vs. 20-23); e, no sexto dia, criou os animais terrestres e a raa humana (vs. 24-31). No stimo dia, Deus descansou e abenoou aquele dia como um dia sagrado (2.2-3). No hebraico, o verbo usado para dizer que Deus criou o mundo tem sempre Deus como sujeito. Em outras palavras, criar algo que somente Deus faz. Alm disso, a criao foi feita a partir do nada. A luz, que tornou a vida possvel, comeou a existir antes da criao dos astros no quarto dia (vs. 14-19). A escurido j existia e continuou existindo, mas agora havia separao entre escurido e luz. 3. Principais ensinamentos Deus criou a luz para que possamos nos guiar e saber por onde andar. Jesus tambm luz para ns, pois ele nos ensina o caminho por onde devemos andar. Ele nos ensina esse caminho atravs de sua palavra que est escrita na Bblia. Devemos sempre andar na luz de Jesus, que nos ensina o caminho correto por onde seguir. 4. Sugestes didticas Cobrir os olhos das crianas com os pedaos de pano e pedir para que andem e identifiquem objetos e lugares. Exemplo: pedir para uma criana ir at o lugar em que se encontra um colega. Aps esta atividade, questionar os alunos sobre o que sentiram e o que acontece quando est escuro. Pedir que as crianas faam um desenho sobre o tema o que posso fazer com a luz que Deus criou e promover uma discusso dos desenhos. Distinguir a claridade (claro) e a escurido (escuro), relacionar com outras disciplinas e analisar o que se pode fazer quando est claro e quando est escuro. 5. Resoluo da atividade 1. Resposta pessoal.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 2 - Deus fez as plantas


Gnesis 1.6-13
1. Objetivos Reconhecer que Deus o Criador de todas as coisas. Agradecer a Deus que nos d a terra para dela tirarmos os alimentos. Despertar o senso de preservao do mundo criado por Deus. 2. Compreenso do texto Deus continuou sua obra de criao com a separao das guas (segundo dia) e com o ajuntamento das guas, fazendo surgir a terra seca (terceiro dia). Na terra seca, Deus fez surgir a flora, com sua diversidade de plantas. 3. Principais ensinamentos Deus criou a natureza para que pudssemos desfrutar dela. Deus criou a terra seca para que o homem pudesse plantar e da terra tirar o seu sustento e embelezar o nosso mundo. Devemos cuidar deste lindo presente que Deus nos deu preservando o meio ambiente. 4. Sugestes didticas Trabalhar as partes da planta, o crescimento das plantas, relacionando com o ensino de cincias. Plantar diferentes sementes (girassol, alpiste, feijo) e observar o seu desenvolvimento. Aps alguns dias, discutir com os alunos sobre o crescimento da semente que foi plantada, como se desenvolveu, o que precisou ser feito para que ela crescesse. Pesquisar figuras das coisas criadas por Deus nessa lio e fazer um cartaz. Fazer uma lista, registrando o nome de todas as coisas. 5. Resoluo da atividade 1. Resposta pessoal.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 3 - O sol, a lua e as estrelas


Gnesis 1.14-19
1. Objetivos Reconhecer que Deus o criador de todas as coisas. Conhecer a importncia do Sol, da Lua e das estrelas para as vidas das pessoas. Perceber que Deus nos deu o dia para trabalhar (estudar) e a noite para descansar. Dedicar um tempo do dia para estudar a Palavra de Deus e louv-lo. 2. Compreenso do texto A luz j havia sido criada no primeiro dia (lio 1). No quarto dia da criao, Deus criou o Sol, a Lua e as estrelas para marcarem os dias, os anos e as estaes e tambm para iluminarem a Terra. Ele no os criou para serem adorados, embora muitos povos os adorem como divindades. 3. Principais ensinamentos Deus criou o Sol, a Lua e as estrelas. Devemos aproveitar muito bem o tempo que Deus nos deu, distribuindo todas as nossas tarefas do dia a dia. importante separar tempo para estudar a Palavra de Deus. Devemos dedicar uma parte do nosso dia para estudar as suas histrias, saber mais sobre Jesus e conhecer melhor a sua Palavra. 4. Sugestes didticas Trazer para a aula uma bssola e um relgio e perguntar para que servem esses objetos. Conduzir a discusso e explicar que a bssola e o relgio nos indicam a direo e o tempo (como medi-lo). Questionar as crianas sobre o que se faz quando dia e o que se faz quando noite. Comparar os perodos do dia (manh, tarde e noite) com o tempo de estudo, tempo de brincadeira, tempo de dormir. Propor a confeco de uma maquete dentro de uma caixa de sapato com cenas do que se faz durante o dia e durante a noite. Dividir a caixa em dois cenrios, cobrindo um com papel escuro e outro com papel claro, onde as crianas devero colar o Sol, a Lua e as estrelas. Com sucatas e massa de modelar, demonstrar o que se faz noite e durante o dia. 5. Resoluo da atividade

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 4 - Deus criou os animais


Gnesis 1.20-25
1. Objetivos Reconhecer que Deus o criador de todas as coisas. Despertar sentimento de preservao pela criao de Deus. Distinguir os animais que foram criados para viver na gua, no ar e na terra. 2. Compreenso do texto Deus continuou sua obra da criao fazendo todos os animais: os animais que vivem nas guas e os animais que voam no ar, no quinto dia, e todos os animais terrestres, incluindo o ser humano, no sexto dia. 3. Principais ensinamentos Deus criou os animais para ajudar o homem em seu trabalho e sustento na terra. Deus incumbiu o homem de cuidar dos animais. Devemos cuidar dos animais e do ambiente em que vivem. 4. Sugestes didticas Conversar com os alunos sobre os animais de estimao que eles possuem em casa: o que eles fazem, qual som que emitem. Pedir que imitem os animais citados. Mostrar diversas gravuras de animais e pedir para que os alunos os identifiquem. Propor uma pesquisa sobre animais em extino e a importncia da sua preservao. Dividir a turma em grupos. Pedir que procurem figuras de animais e que faam um cartaz separando animais que vivem na gua, no ar e na terra. 5. Resoluo da atividade 1. Resposta pessoal.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 5 - Deus criou todas as pessoas


Gnesis 1.26-31
1. Objetivos Reconhecer que Deus criou o homem e a mulher parecidos com ele mesmo. Aprender a se cuidar e a se valorizar enquanto parte da criao de Deus. 2. Compreenso do texto Ainda no sexto dia, Deus criou o ser humano, homem e mulher. O ser humano a principal obra da criao e foi criado parecido com Deus (Gn 1.26-27). a nica criatura assim caracterizada, o que quer dizer que ele pode manter um relacionamento pessoal com Deus, da mesma maneira que pais e filhos se relacionam. Alm disso, o ser humano foi criado perfeito, o que significa sem defeito e sem pecado. O ser humano recebeu poder sobre todas as outras criaturas, poder esse que deve ser usado para seu benefcio e para benefcio de toda a criao de Deus. 3. Principais ensinamentos Deus criou o homem e a mulher perfeitos, parecidos com ele. Deus incumbiu o homem de cuidar de toda a sua criao. Hoje ns tambm devemos cuidar do que Deus nos d: do nosso corpo, dos nossos bens e de toda a natureza, usando tudo para fazer coisas boas. 4. Sugestes didticas Estudar as partes do corpo humano, descrevendo para que serve cada parte. Fazer uma lista de coisas que podemos fazer para cuidar bem do nosso corpo. Procurar figuras de diferentes pessoas e observar semelhanas e diferenas. Fazer um cartaz de coisas que podemos fazer para cuidar do nosso corpo. 5. Resoluo da atividade 1. Resposta pessoal.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 6 - Ado e Eva desobedecem a Deus


Gnesis 2.8-9,16-17; 3.1-19
1. Objetivos Reconhecer que Ado e Eva desobedeceram a Deus e que foram expulsos do jardim do den. Compreender que o pecado separa as pessoas de Deus. Confiar que, por causa do grande amor de Deus, nossos pecados so perdoados, atravs de Jesus. 2. Compreenso do texto O primeiro casal, Ado e Eva, vivia no jardim do den, onde havia rvores e plantas de todos os tipos. Dentre as rvores, havia uma chamada de rvore que d o conhecimento do bem e do mal (Gn 2.9). Ado e Eva foram expressamente proibidos de comer das frutas daquela rvore. Mas eles foram tentados por Satans e pecaram. Seu pecado foi a desobedincia proibio de Deus. Deixaram-se levar pela falsa promessa de serem iguais a Deus. Como consequncia, foram castigados com a expulso do jardim do den e passaram a viver uma vida cheia de sofrimentos, at a morte fsica. Apesar do castigo, Deus fez uma promessa: a primeira promessa que h na Bblia sobre o envio do Salvador, que viria para derrotar o diabo, vencer a morte e trazer o perdo dos pecados. Conforme o Dicionrio da NTLH, pecado : falta de conformidade com a lei de Deus, em estado, disposio ou conduta. Para indicar isso, a Bblia usa vrios termos, tais como pecado, desobedincia, mal, maldade, perversidade, engano, injustia, erro, falta, cobia, imoralidade, imoralidade sexual. O pecado atinge toda a raa humana, a partir de Ado e Eva. O castigo do pecado a morte fsica, espiritual e eterna. 3. Principais ensinamentos Deus criou Ado e Eva sem pecado ( sua imagem). Ado e Eva desobedeceram (pecaram) a Deus e foram por ele castigados. O pecado afetou o nosso mundo e o nosso corpo. As guerras, injustias, maldades, doenas so consequncias do primeiro pecado. Deus prometeu enviar um Salvador. E nos enviou Jesus Cristo. Por causa do grande amor de Jesus, podemos ter certeza de que, quando nos arrependemos de nossos erros, temos o seu perdo. 4. Sugestes didticas Conversar e discutir com os alunos sobre coisas erradas que fazemos: brigar com nossos irmos e amigos, agredir as pessoas com palavras, mentir... (explicar o que pecado). Questionar sobre o que acontece quando agimos de forma errada e relacionar com a lio: assim como somos castigados quando fazemos algo errado, Deus tambm castigou Ado e Eva. Desenvolver algum projeto de ajuda para uma instituio de auxlio a pessoas carentes. Visitar alguma instituio e mostrar resultados do projeto para as crianas. 5. Resoluo da atividade 1. Resposta pessoal.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 7 - A barca de No
Gnesis 69
1. Objetivos Reconhecer que Deus castiga o pecado e salva as pessoas que confiam nele. Confiar que Deus protege as pessoas que o amam. 2. Compreenso do texto A histria de No marcou o incio de um novo captulo na histria da humanidade. As pessoas ficaram to ms que Deus resolveu acabar no somente com os seres humanos, mas tambm com todos os animais e aves. Isso seria feito por meio de um dilvio, uma chuva que durou quarenta dias e quarenta noites. Dentre toda a humanidade, somente No e sua famlia foram poupados. Deus deu a No a tarefa de construir uma barca em que pudesse colocar um casal de cada animal, para que fossem salvos do dilvio. A histria da barca de No e do dilvio mostra como Deus lida com a humanidade pecadora. Por outro lado, mostra o amor de Deus, pois No e sua famlia foram salvos e toda a criao teve um reincio. 3. Principais ensinamentos Deus, assim como os nossos pais, sempre cuida de ns e nos indica qual o caminho a seguir. Por causa do pecado, muitas vezes no obedecemos a Deus e no escutamos os seus conselhos. Assim tambm o povo de Deus no o escutou e foi castigado com o dilvio. Deus cuidou, com todo o seu amor, das pessoas que confiaram nele e lhes deu toda a proteo necessria. Ns tambm somos guardados no amor de Deus, pois somos seus filhos queridos. 4. Sugestes didticas Fazer um cartaz em forma de barco. Pedir que as crianas desenhem ou recortem desenhos de animais de revistas e col-los dentro do barco. Ensinar a dobradura de um barco e pedir que coloquem animais e pessoas dentro dele ou que colem a dobradura numa folha e que completem com detalhes da lio. 5. Resoluo da atividade

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 8 - Deus d comida para o seu povo


xodo 16.1-3,11-15,31
1. Objetivos Reconhecer que Deus no abandonou o seu povo mesmo quando este passou por dificuldades. Confiar que Deus cuida de ns em todas as situaes. 2. Compreenso do texto O povo de Deus tinha sado do Egito, onde era escravo. O povo estava viajando pelo deserto e passando por dificuldades. A gua era pouca e a comida tambm. Por isso, as pessoas reclamaram a Deus. Chegaram a dizer que teria sido melhor se tivessem ficado no Egito, pois, apesar de serem escravos, tinham o que comer e beber. Deus, em seu grandioso amor, mostrou ao seu povo que ele sempre cuida e sustenta ao seu povo. Dando-lhes o man e as codornas, Deus procura ensinar ao seu povo que este precisa confiar nele, e ele lhes dar comida. 3. Principais ensinamentos Deus cuida de seu povo. Deus tambm cuida de ns. Quando passamos por dificuldades ou sentimos medo de algo, Deus sempre est ao nosso lado para cuidar de ns. Muitas vezes reclamamos que Deus no nos d o que precisamos, mas Deus sempre nos d o que precisamos na hora certa. 4. Sugestes didticas Solicitar que faam um desenho mostrando Deus os protegendo de perigos. Fazer uma histria em quadrinhos que mostre algum perigo e Deus protegendo (a histria poder ser escrita em conjunto na sala de aula e depois os alunos a desenham). Fazer um cartaz com coisas que Deus nos d para viver. 5. Resoluo da atividade

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 9 - A morte de Jesus


Lucas 23.34-46; Joo 19.28-30
1. Objetivos Saber que Jesus, o Filho de Deus, o nosso Salvador, que sofreu e morreu numa cruz para nos salvar de nossos erros. Confiar e testemunhar que Jesus perdoa todos os pecados daqueles que se arrependem e pedem perdo a ele. 2. Compreenso do texto O texto de Lucas relata a crucificao e morte de Jesus. Tanto a crucificao quanto a morte fazem parte do plano de Deus para salvar a humanidade. Embora parecesse uma derrota, a morte de Jesus foi necessria para pagar os pecados da humanidade. E Jesus foi ressuscitado, vencendo tambm a morte e o diabo. Jesus foi levado para um lugar fora da cidade. O nome do lugar era a Caveira (ou Calvrio) e talvez fosse um lugar elevado ou um monte que parecia uma caveira. Ali Jesus foi crucificado, tendo ao seu lado dois criminosos. O texto mostra que, mesmo nessa situao, Jesus pediu ao Pai que perdoasse aqueles que o crucificavam (Lc 23.34); ainda antes de morrer, anunciou o perdo ao criminoso arrependido (Lc 23.43). O texto de Joo mostra os momentos finais, em que Jesus toma o vinho que lhe oferecido e morre. Neste texto, como em todo o relato da crucificao e morte de Jesus, os evangelistas enfatizam que tudo aconteceu para que se cumprisse o que dizem as Escrituras Sagradas, ou seja, era o plano de Deus se realizando. 3. Principais ensinamentos Jesus morreu para que todas as pessoas recebam o perdo de Deus. Jesus foi o cumprimento do plano que Deus tinha desde que Ado e Eva comeram o fruto proibido no jardim do den. Deus prometeu que no abandonaria o seu povo e mandou o seu prprio filho Jesus Cristo para que morresse, sem ter cometido nenhum erro, para que ns pudssemos ser purificados de todos os nossos pecados. Quando fazemos algo de errado e nos arrependemos, Deus nos perdoa. 4. Sugestes didticas Contar a ilustrao a seguir: uma pessoa tinha uma dvida muito grande e no tinha como pagar. Um dia, ao verificar quanto devia, viu que sua dvida tinha sido paga. Ao investigar o que tinha acontecido, ficou sabendo que algum pagou por ela e que agora no devia mais nada. Fazer a relao com a obra de Jesus, que com sua morte e ressurreio pagou a dvida da humanidade com Deus. Fazer uma caixa em forma de cruz e deixar uma abertura. Pedir que cada criana escreva ou desenhe num papel algo errado que fez e que coloque o papel dentro da cruz. Explicar que atravs de Jesus temos o perdo dos nossos pecados. 5. Resoluo da atividade 1. Jesus morreu por mim.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 10 - Jesus vive!


Mateus 28.1-10
1. Objetivos Reconhecer que Jesus ressuscitou e que ns tambm vamos ressuscitar e viver no cu. Anunciar a todos que Jesus morreu por ns, venceu a morte, voltou a viver e um dia estar conosco no cu. 2. Compreenso do texto Maria Madalena e a outra Maria estavam tristes, pois achavam que nunca mais veriam Jesus. No domingo (o primeiro dia da semana) de manh foram visitar o tmulo de Jesus. Quando chegaram ao local, encontraram o tmulo aberto, mas no encontraram o corpo de Jesus. Um anjo lhes disse que Jesus tinha ressuscitado e estava vivo. Assim como acontece conosco quando temos uma novidade, elas foram correndo contar a boa notcia de que Jesus tinha voltado a viver para as outras pessoas. Estavam, ao mesmo tempo, com medo e alegres. A ressurreio de Jesus o acontecimento central da f crist (1Co 15.12-20). Ningum viu Jesus ressuscitar. A descoberta do tmulo aberto e vazio e, especialmente, as manifestaes do Senhor ressuscitado provam que ele est vivo. Aquelas mesmas mulheres encontraram o prprio Jesus quando voltavam para contar aos discpulos o que havia acontecido. 3. Principais ensinamentos Jesus venceu a morte para nos salvar e nos dar a vida eterna. Isso significa que ns tambm iremos ressuscitar (voltar a viver) e morar com ele no cu. Morar com Jesus no cu motivo de grande alegria para ns; por isso, devemos contar esta histria para todas as pessoas que conhecemos: Jesus morreu, mas voltou a viver, e aqueles que acreditam nele iro morar com ele no cu. 4. Sugestes didticas Solicitar que as crianas faam um carto anunciando a ressurreio de Jesus e que o entreguem para outra pessoa, como forma de testemunhar sobre a obra de Jesus. Fazer uma comparao entre a Pscoa dos cristos, a Pscoa do Antigo Testamento e a Pscoa comemorada pelas pessoas. Pode-se solicitar que as crianas entrevistem algumas pessoas sobre sua forma de comemorar a Pscoa e qual o significado dessa festa para elas; depois fazer uma comparao das respostas na sala de aula. 5. Resoluo da atividade 1. Resposta pessoal.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 11 - Jesus e o cego


Marcos 8.22-26
1. Objetivos Reconhecer que Jesus tem poder para fazer milagres e para perdoar as pessoas. Agradecer a Deus pela viso e pelas coisas que podemos apreciar com esse sentido. Encontrar maneiras de auxiliar pessoas com deficincia visual ou outras dificuldades. 2. Compreenso do texto A cura aconteceu em Betsaida, um povoado que ficava no lado nordeste do lago da Galileia isto , fora da terra de Israel. Jesus curou um cego. O cego foi isolado da multido e curado com a aplicao de saliva e o toque da mo (a saliva era empregada algumas vezes nas curas). O que chama a ateno neste milagre que a cura aconteceu em duas etapas. O homem recobrou a viso, mas inicialmente via as pessoas como rvores. Jesus tocou-lhe novamente e, assim, o homem passou a enxergar perfeitamente. Pode-se comparar essa cura situao dos discpulos, que, naquele momento, eram semelhantes ao cego na primeira fase de cura. Quando receberam o Esprito Santo, eles finalmente passaram a ver tudo claramente. 3. Principais ensinamentos As doenas comearam a existir depois do pecado e ainda hoje sofremos as consequncias. Mas Jesus no nos abandonou: ele est ao nosso lado e ajuda-nos em nossas doenas. Jesus curou o cego para mostrar o seu poder e mostrar tambm que ele era o Salvador que Deus prometeu quando Ado e Eva pecaram. 4. Sugestes didticas Confeccionar culos em que esteja gravada a mensagem: Posso ver as maravilhas que Deus fez ou o versculo da lio. Brincar de cabra-cega (uma criana tem os olhos vendados e tenta pegar os outros). O que for pego se torna o pegador e assim por diante. Depois, conversar sobre a experincia de tentar pegar o colega sem conseguir ver. Fazer uma lista de como podemos ajudar pessoas com deficincia visual ou outras deficincias. 5. Resoluo da atividade 1. Resposta pessoal.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 12 - Jesus ensina as pessoas


Marcos 6.30-34
1. Objetivos Alegrar-se em ouvir as histrias que Jesus nos conta atravs da sua Palavra. Aprender com as histrias de Jesus a respeito da vontade de Deus. Ouvir, praticar e testemunhar sobre a mensagem de Jesus. 2. Compreenso do texto Este texto precede a primeira multiplicao dos pes, um milagre em que Jesus alimentou um grande nmero de pessoas (eram cinco mil homens, sem contar as mulheres e as crianas). Os discpulos estavam voltando da misso dada por Jesus (Mc 6.7-13) e Jesus procurava um lugar para descansar um pouco. Mas uma grande multido o seguiu e Jesus teve pena das pessoas, porque pareciam ovelhas sem pastor. Por causa disto, ele no hesitou em lhes dar alimento material e espiritual. 3. Principais ensinamentos Jesus era um grande professor. Ele ensinava as pessoas atravs das histrias que contava e tambm atravs das curas que realizava. Os ensinamentos de Jesus nos mostram o que correto e o que no . As suas histrias esto escritas no livro chamado Bblia. L, ns podemos encontrar as suas histrias e aprender com elas. 4. Sugestes didticas Criar uma histria ou reescrever uma histria bblica com as crianas. Elas falam e o professor vai anotando as sugestes na lousa ou em folhas de papel. O professor pode tirar cpias da histria e entreg-las para as crianas colarem em seu caderno de atividades. Junto histria escrita, as crianas devero fazer desenhos para ilustr-la. Fazer um cartaz enumerando as lies que podemos tirar das histrias bblicas e afix-lo na parede. Este cartaz poder ser utilizado at o final do ano. A cada nova histria, enumera-se mais uma lio aprendida. 5. Resoluo da atividade

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 13 - Jesus e o homem que no podia andar


Lucas 5.17-26
1. Objetivos Reconhecer que Jesus tem poder para fazer milagres e para perdoar as pessoas. Agradecer a Deus pelas bnos que recebemos dele. Compreender que as doenas so consequncia dos nossos pecados e que, por causa da f que as pessoas tinham em Jesus, ele as curava e perdoava os seus pecados. 2. Compreenso do texto Na cura deste paraltico, fica claro que a misso de Jesus no curar somente o corpo da pessoa, mas, principalmente, curar o seu esprito pelo perdo dos pecados. O texto afirma que o poder do Senhor estava com Jesus, e esse poder era a manifestao do Esprito Santo, do qual Jesus est cheio. Neste caso, foi a iniciativa e a f dos amigos que possibilitaram a cura daquele homem. Jesus estava dentro de uma casa lotada de gente. Por causa disso, os amigos do paraltico no conseguiram entrar na casa, e resolveram lev-lo numa cama. A casa devia ter uma escada externa que levava ao teto (horizontal) em forma de terrao, que era uma rea extra usada para vrios fins. Esse teto era revestido de telhas ou ripas de madeira cobertas de barro, no sendo difcil a sua remoo. A ao de Jesus demonstrou o seu poder no campo fsico e espiritual. Quando ele falou, o homem foi perdoado. Quando ele pronunciou a palavra, o homem foi curado. Em ambos os casos algo realmente aconteceu. Quando Jesus anunciou o perdo, os fariseus e os mestres da Lei consideraram aquilo uma blasfmia. Jesus leu os pensamentos daqueles que o questionavam e, alm do perdo, lhe deu a cura de sua paralisia. Todos os que viram o que aconteceu reconheceram que o milagre era obra de Deus. 3. Principais ensinamentos Jesus curava as pessoas porque as amava e para mostrar que ele o Salvador que Deus prometeu. As doenas existem por causa do pecado e ainda hoje temos o pecado ao nosso lado. Mas Deus no abandona as pessoas doentes. Ele nos deu os mdicos para ajudar a curar as doenas e pessoas que nos ajudam. Os amigos levaram o homem que no podia andar at Jesus. Ns tambm devemos ajudar todas as pessoas e lev-las at Jesus. 4. Sugestes didticas Contar a histria com fantoches. O cenrio pode ser feito com uma caixa de sapato cortada ao meio (que ser a casa) para que as crianas visualizem a situao da histria. Montar pernas de lata para as crianas, com duas latas de leite em p vazias e do mesmo tamanho, cordo, pregos e martelo. Nas latas colar um rtulo com o versculo bblico da lio. 5. Resoluo da atividade 1. Resposta pessoal.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 14 - Crianas louvam Jesus


Mateus 21.14-16
1. Objetivos Expressar alegria de conhecer Jesus atravs de msica. Crer que as crianas so muito importantes para Deus e que ele as valoriza. 2. Compreenso do texto O texto de Mateus 21.14-16 no aparece em outros Evangelhos. Os cegos e coxos (que, de acordo com 2Samuel 5.8, no podiam entrar no Templo) foram aceitos e curados por Jesus. E as crianas, repetindo o refro que a multido havia cantado na entrada triunfal, reconheceram aquilo que as autoridades religiosas no conseguiam enxergar: que Jesus era o Filho de Davi, o Messias prometido por Deus. 3. Principais ensinamentos As crianas do tempo de Jesus presenciaram muitos acontecimentos; por isso, louvaram Deus pelas maravilhas que viram e contavam os milagres de Jesus para todas as pessoas. Ns tambm devemos falar do que Deus faz por ns. Ele curou muitas pessoas e continua a cuidar de todos ns como vemos em nessas histrias. Devemos falar de Jesus para todas as pessoas que conhecemos. 4. Sugestes didticas Ouvir e cantar msicas (corinhos e msicas bblicas) com as crianas. Preparar uma msica para cantar para os pais e/ou outra turma de crianas. Conversar sobre coisas que as crianas gostam de fazer e que as alegram. Fazer uma lista com coisas boas que deixam as crianas alegres. 5. Resoluo da atividade 1. Menino: LOUVADO SEJA DEUS Menina: EU LOUVAREI A DEUS

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 15 - Os amigos Davi e Jnatas


1Samuel 18.1,3-4; 19.1-7
1. Objetivos Confiar no melhor amigo, que Jesus. Valorizar os amigos, expressando bons sentimentos por seus amigos. Relacionar atitudes de um amigo verdadeiro e descobrir que os amigos verdadeiros esto sempre presentes. 2. Compreenso do texto Um amigo uma pessoa de quem a gente gosta muito e faz muitas coisas para ajud-lo. Jnatas e Davi tambm se gostavam muito e ajudavam sempre um ao outro. Jnatas tambm deu alguns presentes para Davi: ele deu a sua capa (proteo), sua tnica militar (a segurana para lutar), sua espada (a eficincia), seu arco (poder) e o seu cinto (amizade) como prova de sua amizade. Mas o mais importante que ele foi fiel ao seu amigo e o protegeu da morte. O pai de Jnatas era o rei Saul. Ele queria matar Davi, mas Jnatas convenceu-o de que Davi era bom e que no deveria ser morto. Isto exemplo de amizade verdadeira, pois quando gostamos de algum sempre queremos proteger e ajudar. Jesus o nosso melhor amigo. Ele gosta tanto de ns que morreu em uma cruz por nossa causa. Ele sempre est preocupado em nos ajudar e auxiliar em nossas dificuldades. 3. Principais ensinamentos Deus nos d amigos que nos ajudam e nos apoiam. O nosso melhor amigo Jesus, que deu a sua vida por ns e est sempre pronto para nos ajudar. 4. Sugestes didticas Cada criana poder apresentar atravs das fotos ou de um desenho o seu melhor amigo e falar das atividades que faz com ele e das suas atitudes com ele. O professor tambm poder falar sobre seus amigos. Relacionar com a lio da amizade entre Davi e Jnatas. Fazer um desenho com o seu amigo destacando o que fazem juntos. Fazer um cartaz com o tema Jesus o nosso melhor amigo. Ilustrar com coisas que temos atravs de Jesus. 5. Resoluo da atividade 1. Resposta pessoal.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 16 - Jonas em Nnive


Jonas 3.1-10
1. Objetivos Confiar no perdo de Deus para os nossos pecados. Buscar fazer a vontade de Deus. Aprender com os erros que cometemos e procurar no faz-los mais. 2. Compreenso do texto As pessoas da cidade de Nnive estavam fazendo muitas coisas erradas e de que Deus no gostava. Por isso, a cidade de Nnive iria receber um castigo de Deus: seria destruda, a menos que o povo se arrependesse do que estava fazendo. Jonas foi o profeta enviado por Deus para avisar aos ninivitas que eles estavam errados. O povo acolheu a mensagem de Jonas e se arrependeu das maldades que estava praticando. Com isso, Deus perdoou os moradores da cidade. Arrepender-se sentir tristeza por uma atitude tomada e mudar de atitude. Por isso, quando pecamos e nos arrependemos, precisamos pedir desculpas e prometer nunca mais cometer o mesmo erro. 3. Principais ensinamentos Agimos de maneira contrria vontade de Deus. Deus o nosso querido Pai e sempre nos perdoa quando nos arrependemos verdadeiramente. Por causa dos nossos erros, Deus mandou seu filho Jesus para que morresse na cruz. Por isso, podemos crer que, quando nos arrependemos, ns temos garantido o perdo de Cristo. 4. Sugestes didticas Fazer uma lista de coisas que precisam ser melhoradas na convivncia em sala de aula e pensar coletivamente em sugestes prticas de como realiz-las. Deus espera que falemos dele para o nosso prximo. Discutir maneiras de testemunhar e escolher uma delas para colocar em prtica. Conversar na aula seguinte sobre a experincia. 5. Resoluo da atividade

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 17 - Jesus perdoa Zaqueu


Lucas 19.1-10
1. Objetivos Reconhecer a importncia do perdo de Deus para o ser humano. Confiar que Jesus est pronto para perdoar todos os que buscam o seu perdo. 2. Compreenso do texto O encontro entre Jesus e Zaqueu, registrado apenas por Lucas, mostra o valor que Jesus d s pessoas que eram desprezadas pelas autoridades religiosas. De certa forma, este acontecimento resume toda a atividade pblica de Jesus. Zaqueu morava em Jeric, um importante centro comercial. Como chefe dos cobradores de impostos, Zaqueu facilmente podia ficar rico ali. Os cobradores de impostos eram desprezados por trabalharem para um dominador estrangeiro (no caso, os romanos) e por serem geralmente desonestos (costumavam cobrar a mais, guardando esse extra para si). Quando Zaqueu soube que Jesus iria estar na sua cidade, fez de tudo para conhecer Jesus. Como era um homem de baixa estatura, subiu numa rvore, uma figueira brava (uma rvore baixa com galhos grossos, na qual algum facilmente podia subir). Quando Jesus o viu, pediu que Zaqueu descesse da rvore e anunciou que ficaria na casa dele. As pessoas criticaram Jesus por isso, mas esse encontro mudou a vida de Zaqueu. Zaqueu se arrependeu dos seus erros e Jesus o perdoou. Alm disso, Zaqueu prometeu devolver tudo o que tivesse roubado das pessoas. 3. Principais ensinamentos Jesus nos perdoa por causa do grande amor que tem por ns. Ns tambm devemos perdoar ao nosso prximo seguindo o exemplo de Jesus. Jesus aceita todas as pessoas e est sempre pronto para perdoar. 4. Sugestes didticas Conversar sobre a atitude deles quando algum comete algum erro. Comparar as respostas conduzindo para a atitude de Jesus em relao aos pecadores arrependidos. Fazer um cartaz com os dizeres Jesus aceita todas as pessoas e colar figuras de revista de pessoas de diferentes idades e raas. 5. Resoluo da atividade 1. Resposta pessoal.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 18 - Pedro anda em cima da gua


Mateus 14.22-33
1. Objetivos Reconhecer o poder de Jesus. Confiar que Deus est sempre pronto para proteger e a amparar os seus filhos, mesmo quando eles esto com medo e sem esperanas. 2. Compreenso do texto Os discpulos estavam no barco, atravessando o lago em direo a Cafarnaum. No caminho, um temporal atingiu o barco. O barco estava no meio do lago, quando os discpulos visualizaram Jesus andando por sobre as guas; primeiro, ficaram com medo e pensaram que seria um fantasma. Jesus se identificou e os acalmou. Pedro tambm quis andar sobre as guas para ver se era Jesus mesmo quem estava l, e Jesus mandou que viesse at ele. Mas, no meio do caminho, Pedro sentiu medo e no confiou que Jesus iria cuidar dele. Jesus estendeu a mo para segurar e proteger Pedro. Quando eles subiram no barco, a tempestade se acalmou, e os discpulos confessaram que Jesus o Filho de Deus. O texto mostra que o ser humano sente medo e fica com dvidas. Por outro lado, Jesus estende a sua mo, oferecendo cuidado, proteo e paz. 3. Principais ensinamentos Jesus tem poder sobre toda a criao e, por isso, pode realizar muitos milagres, inclusive andar sobre as guas. Jesus cuida de ns em todos os momentos e est sempre pronto para nos proteger. Quando temos algum problema e pedimos para que Jesus nos ajude, podemos confiar que ele nos proteger de todos os perigos e precisamos nos lembrar de ser gratos por isso. 4. Sugestes didticas Trazer alguns objetos e uma bacia com gua. Discutir com os alunos quais os objetos que eles acham que iro afundar e quais no. Fazer a experincia e em seguida perguntar se uma pessoa pode andar sobre a gua sem afundar e assim introduzir a histria bblica. Fazer uma lista de situaes em que Jesus nos d proteo no nosso dia a dia. Registrar as sugestes das crianas em lousa ou num papel grande. Aps a lio, comparar a lista com a proteo que Jesus deu a Pedro. 5. Resoluo da atividade 1. Resposta pessoal.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 19 - Jos levado para o Egito


Gnesis 37.11-35
1. Objetivos Reconhecer que Deus protege os seus filhos em todas as situaes. Reconhecer que devemos sempre falar a verdade, pois esta a vontade de Deus. 2. Compreenso do texto A partir de Gnesis 37 at o fim do Livro de Gnesis, o foco da ateno Jos, um homem de f e de carter. Deus cuida dele e, no fim, ele se torna o salvador de sua famlia. Gnesis 37.3 explica que Jac j era velho quando Jos nasceu e por isso ele o amava mais do que a todos os seus outros filhos. Jos era o filho preferido de Jac, e isso o tornava alvo da inveja de seus irmos. O captulo 37 ainda conta ainda alguns relatos que fizeram essa inveja aumentar: a tnica que Jos ganhou de seu pai e os sonhos que Jos teve, em que os pais e os irmos se encurvavam diante dele. Movidos por inveja e dio, os irmos de Jos planejaram mat-lo. Rben intercedeu pelo irmo, e Jos foi jogado num poo (o plano de Rben era salvar Jos). Quando avistaram uma caravana de comerciantes que passava por ali, os irmos decidiram vender Jos como escravo, e ele foi levado para o Egito. Depois, os irmos enganaram o velho pai, levando-o a acreditar que o seu filho querido tinha sido morto. No Egito, Jos passa por muitas situaes adversas, mas sempre permanece fiel a Deus, sabendo que Deus nunca o abandonaria. 3. Principais ensinamentos Deus protege seus filhos em todas as situaes. Deus espera que falemos sempre a verdade, mesmo quando a verdade trouxer dificuldades para ns. 4. Sugestes didticas Contextualizar a lio, relatando o que aconteceu antes com Jos, explicando porque os irmos tinham inveja dele e o que aconteceu com Jos no Egito (Gn 37, 3950). Os irmos de Jos mentiram para o seu pai. Conversar sobre a mentira e as consequncias que ela pode trazer, enfatizando que devemos sempre dizer a verdade. 5. Resoluo da atividade 1. EGITO

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 20 - Ajudando quem precisa


Lucas 10.25-37
1. Objetivos Reconhecer que devemos amar ao nosso prximo como a ns mesmos. Identificar quem o nosso prximo. 2. Compreenso do texto Apenas o Evangelho de Lucas traz a famosa histria do bom samaritano. Jesus deu uma resposta clssica pergunta do intrprete da lei sobre a vida eterna. Envergonhado e tentando salvar as aparncias, ele fez outra pergunta. Em vez de responder diretamente, Jesus contou uma parbola. Havia uma longa histria de dio entre judeus e samaritanos, por mais que os samaritanos, como os judeus, considerassem a lei sagrada. Os judeus consideravam os samaritanos a escria; no se podia tocar neles. Porm Jesus apresentou esse inimigo como algum que cumpre a lei, enquanto os patrcios judeus daquele homem ferido at mesmo os lderes religiosos falharam. O verdadeiro prximo aquele que demonstra amor quando isto se faz necessrio, pouco importando onde e quando, e independentemente da inimizade ou do antagonismo mais profundo que possa existir. 3. Principais ensinamentos Devemos amar a Deus e ao nosso prximo. Esse amor se manifesta com situaes concretas, ou seja, se amamos, ajudamos e apoiamos todas as pessoas, mesmo aquelas que no conhecemos. 4. Sugestes didticas Fazer uma lista de maneiras de como podemos ajudar as pessoas. Fazer a dramatizao da histria com os alunos. O professor pode narrar enquanto alguns alunos previamente escolhidos representam conforme a narrao. Propor aos alunos uma campanha de arrecadao de mantimentos, brinquedos, livros, que podero ser doados a alguma instituio prxima. 5. Resoluo da atividade 1. Resposta pessoal.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 21 - Agradecer sempre a Deus


Lucas 17.11-19
1. Objetivos Reconhecer que Jesus tem poder para fazer milagres e para perdoar os nossos pecados. Aprender a agradecer a Deus por tudo o que temos e pelas pessoas que nos ajudam e cuidam de ns. 2. Compreenso do texto Jesus estava na regio da Samaria e Galileia. Ao entrar num povoado, dez leprosos clamaram por sua misericrdia. Eles no se aproximaram, pois a Lei de Moiss mandava que os leprosos ficassem longe das outras pessoas (Lv 13.46). A lepra uma doena caracterizada pela brancura (x 4.6) e por inchaes, tumores ou manchas que desfiguram a pele. O termo lepra abrangia outras doenas da pele, alm da lepra conhecida hoje. Os leprosos eram forados a morar longe das outras pessoas. A cura realizada por Jesus consistiu em enviar os homens aos sacerdotes, que poderiam atestar que os homens eram puros, conforme a Lei (Lv 13). A ordem de Jesus subentendia uma promessa de purificao, e os homens demonstraram sua f ao obedecer ordem. Jesus expressou todo o seu desapontamento com os nove que tomaram sua cura como algo que tinha de ser, mas recompensou com uma bno adicional o nico que voltou agradecido. O texto enfatiza que o homem era estrangeiro, provavelmente um samaritano. 3. Principais ensinamentos Jesus auxiliou os leprosos que pediram a sua ajuda, pois ele sempre atende quando pedimos com f. Apenas um homem voltou e agradeceu. Devemos sempre nos lembrar de agradecer a Deus por tudo. Deus espera que as pessoas sejam agradecidas e reconheam o seu amor. 4. Sugestes didticas Levar para cada criana uma bala ou um bombom, como forma de introduzir a lio. Observar quantos agradecem e discutir a reao esperada, ou seja, agradecer quando ganhamos algo. Fazer uma lista de motivos (pessoas, coisas, acontecimentos) pelos quais devemos agradecer a Deus. Solicitar que as crianas faam um carto de agradecimento para dar para uma pessoa que as auxilia. 5. Resoluo da atividade 1. Resposta pessoal.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 22 - Marta e Maria


Lucas 10.38-42
1. Objetivos Reconhecer a importncia de ouvir a Palavra de Deus. Aprender atitudes de um filho de Deus com o estudo da Bblia. 2. Compreenso do texto Apenas o Evangelho de Lucas conta esta histria. As duas irms e seu irmo Lzaro viviam em Betnia, perto de Jerusalm. Marta entrou em pnico, esmerando-se na preparao de vrios pratos. Teria sido melhor se ela tivesse escolhido um cardpio simples, reservando tempo para ouvir Jesus, como Maria fez. Por mais importante que seja aquilo que o discpulo de Jesus tem a fazer, nada pode tomar o lugar daquilo que mais necessrio: ouvir a palavra de Jesus. 3. Principais ensinamentos Devemos aproveitar os momentos que temos para aprender sobre Deus e separar um tempo para isso. Devemos valorizar os momentos que temos para ouvir e aprender sobre a Palavra de Deus. 4. Sugestes didticas Retomar as lies bblicas estudadas e o que foi aprendido em cada uma, procurando valorizar os ensinamentos recebidos e assim compreender porque a atitude de Maria foi valorizada. Fazer a dramatizao da histria com os alunos. O professor pode narrar enquanto alguns alunos previamente escolhidos representam conforme a narrao. Fazer uma lista das oportunidades para aprender sobre a Palavra de Deus. 5. Resoluo da atividade

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 23 - Daniel na cova dos lees


Daniel 6.1-28
1. Objetivos Reconhecer que sempre devemos colocar Deus em primeiro lugar. Reconhecer que o filho de Deus deve orar e ter a confiana de ser atendido em suas oraes. 2. Compreenso do texto Com Daniel aconteceu o mesmo que havia acontecido com os seus trs amigos (Dn 3): ele no obedeceu ordem do rei e por isso foi condenado morte. Ao longo de toda a sua vida, Daniel havia sido um homem de Deus. Seus inimigos nunca conseguiam incrimin-lo e s poderiam acus-lo de algo que tivesse a ver com a religio dele. Por isso, conseguiram que o rei aprovasse uma lei que Daniel no teria como cumprir: ningum poderia fazer pedidos a qualquer deus ou homem, mas somente ao rei. Fiel aos princpios que seguia desde a sua infncia, Daniel no estava disposto a fazer concesses. Continuou orando a Deus e foi assim que seus inimigos o apanharam. O rei percebeu que havia sido enganado pelos inimigos de Daniel, mas era obrigado a fazer cumprir a lei. Daniel foi jogado aos lees. Deus, porm, enviou um anjo e a vida de Daniel foi protegida. O rei ficou aliviado e alegre com isso e mandou que os acusadores de Daniel fossem jogados na cova dos lees. Por fim, a lei foi mudada: era o Deus de Daniel quem devia ser honrado. 3. Principais ensinamentos Devemos permanecer fiis a Deus em todos os momentos, pois s ele nos d segurana e conforto para a nossa vida. Deus espera que seus filhos o busquem em orao e que confiem que Deus sempre responde as oraes. 4. Sugestes didticas Fazer a lista dos personagens da histria e pedir que as crianas os desenhem e coloquem os seus nomes. Solicitar que as crianas faam os personagens da histria usando sucata (caixas, rolinho de papel higinico, potes de iogurte etc.) e depois representem a histria usando os personagens. Fazer uma lista de coisas pelas quais podemos orar a Deus. 5. Resoluo da atividade 1. DEUS CUIDA DE VOC

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 24 - Rute cuida de Noemi


Rute 2.2-6,8-12,17-21
1. Objetivos Confiar na promessa de que Deus cuida dos seus filhos em todos os momentos. Buscar ser leal a Deus e s pessoas com as quais convivemos. 2. Compreenso do texto A histria de Rute se passa no tempo em que o povo de Israel era governado por juzes. Elimeleque, um israelita de Belm de Jud, foi com Noemi, a sua esposa, e os dois filhos, Malom e Quiliom, para a terra de Moabe, onde os filhos casaram com jovens moabitas. Elimeleque e os filhos morreram, deixando trs vivas. Noemi decidiu voltar para Belm, e Rute, viva de Malom, foi com ela, demonstrando grande estima por ela e profunda devoo ao Deus de Israel. Depois de algum tempo, Rute casou de novo, desta vez com um parente chegado de Malom. Dessa unio nasceu um filho, Obede, que foi o av paterno do rei Davi. Vivas no tinham muitas opes de ganhar a vida, e Rute e Noemi eram pobres. Mas a Lei (Lv 19.9-10) determinava que os pobres podiam rebuscar espigas, isto , ir atrs dos trabalhadores e catar as espigas de trigo que fossem caindo. Assim, Rute foi apanhar as espigas no campo que pertencia a Boaz, parente de Elimeleque. A generosidade de Boaz foi alm do que a lei prescrevia e Rute colhia o cereal de que precisava para o sustento dela e da sogra. 3. Principais ensinamentos Deus nunca abandona as pessoas que confiam nele. Deus d muitas maneiras para garantir o nosso sustento: capacidade para trabalhar, pessoas que nos ajudam quando precisamos. Devemos ser leais a Deus e estar sempre prontos para ajudar as outras pessoas. 4. Sugestes didticas Propor que as crianas dramatizem a histria. Escolher os personagens e pedir que representem enquanto o professor narra a histria. Isso pode ser feito mais de uma vez, trocando os atores. Pedir que as crianas faam um desenho da parte que mais gostaram da histria. Fazer uma lista das maneiras pelas quais podemos ajudar o nosso prximo e procurar colocar um ou mais itens da lista em prtica. 5. Resoluo da atividade

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 25 - Ana pede um filho para Deus


1Samuel 1.9-19
1. Objetivos Reconhecer que os filhos de Deus devem orar e ter a confiana de que Deus atender as oraes. 2. Compreenso do texto Ana era esposa de Elcana, mas era estril. No antigo Israel, a esterilidade da mulher era considerada um castigo de Deus e um motivo de desonra para a mulher que no podia ter filhos. Elcana tinha outra esposa, Penina, que tinha filhos e, por isso, provocava e humilhava Ana. Todos os anos, Elcana ia a Sil, cidade em que ficavam a Tenda Sagrada e a arca da aliana naquela poca. Numa dessas vezes, Ana foi Tenda Sagrada e orou a Deus. Ana orou com insistncia a Deus para que ele lhe desse um filho, prometendo dedic-lo a Deus por toda a vida; ele seria nazireu (veja Nm 6). Era comum orar em voz alta, mas Ana orou em voz baixa. O sacerdote Eli conseguia ver apenas o exterior; nada sabia do que se passava no corao de Ana. Ento Eli tirou a concluso errada, pensando que Ana estivesse embriagada. Deus atendeu a orao de Ana. Ela teve um menino e, depois que ele estava desmamado, Ana o levou para morar com Eli. O menino era Samuel (o nome significa Deus ouve), e dele vida foi dedicada a Deus, sendo um dos grandes lderes de Israel. Foi ele quem ungiu o rei Saul e, depois, o rei Davi. 3. Principais ensinamentos Deus quer que falemos com ele atravs da orao. Atravs da orao conversamos com Deus nosso pai e lhe pedimos tudo. Deus sabe o momento exato de nos dar o que pedimos e, muitas vezes, ele no nos atende, pois o que pedimos no bom para ns. Deus espera que oremos sempre a ele. O filho de Deus sempre deve estar prximo de Deus em suas dificuldades e alegrias atravs da orao. 4. Sugestes didticas Fazer um levantamento de meios de comunicao que podemos usar quando queremos falar com outra pessoa: telefone, celular, e-mails etc., para introduzir a lio. A partir da, perguntar como podemos falar com Deus e falar sobre a orao. Propor a confeco de um cartaz dividido em duas partes: Eu agradeo a Deus por... e Eu peo a Deus.... Pedir que as crianas em grupo escrevam e ilustrem as duas frases. 5. Resoluo da atividade 1. Resposta pessoal.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 26 - Salomo constri um Templo para Deus


1Reis 5.1-8,10; 6.7,11-14,38
1. Objetivos Reconhecer que devemos usar os nossos dons para o engrandecimento do reino de Deus. Reconhecer que Deus deu o trabalho ao homem para o seu sustento. 2. Compreenso do texto O Templo foi a maior obra do rei Salomo. O Templo tomaria o lugar da Tenda da Presena de Deus, que tinha sido construda por Moiss depois que os israelitas chegaram ao p do monte Sinai. No Templo, Deus habitaria com o seu povo e seria adorado por eles. O Templo passou a ser o sinal visvel da aliana entre Deus e o povo de Israel. A construo do Templo aconteceu em um momento de paz para Israel e levou sete anos (1Rs 6.38). Atravs de acordos comerciais, o rei Hiro, de Tiro, supriria a matria prima para a construo do Templo em troca de alimentos. Milhares de pessoas foram envolvidas: 30 mil pessoas para trazer os cedros do Lbano (1Rs 5.13); 80 mil pessoas para cortar pedras e 70 mil pessoas para carreg-las (1Rs 5.15), alm das pessoas que fizeram a construo e o acabamento, como o artfice Hur, especialista em trabalho com bronze (1Rs 7.13). 3. Principais ensinamentos Salomo construiu um Templo para Deus e, para isso, ele contratou muitos trabalhadores de diferentes capacidades e dons. O trabalho muito importante para todos os seres humanos. O trabalho serve para o nosso sustento. Cada um importante no que faz. Deus deu a cada um habilidades para trabalhar. Deus tambm trabalhou muito quando criou o mundo em que vivemos e ainda trabalha cuidando de ns e nos protegendo. 4. Sugestes didticas Solicitar que faam uma pesquisa sobre a profisso de seus pais e de outras pessoas com as quais convivem. Fazer uma lista com as informaes pesquisadas. Relacionar que, numa construo como a do Templo, Salomo precisou de trabalhadores de diferentes especialidades e que todas as profisses so importantes. Fazer uma lista de atividades possveis de serem realizadas pelas crianas. Pedir que cada um escolha uma tarefa para auxiliar em casa e na aula seguinte pedir que comentem a experincia. 5. Resoluo da atividade 1. Resposta pessoal.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 27 - Os discpulos falam de Jesus


Atos 5.17-35,38-42
1. Objetivos Reconhecer que Deus espera que seus filhos testemunhem dele para as outras pessoas. Motivar as crianas a falar de Jesus para as outras pessoas. 2. Compreenso do texto O Conselho Superior procurou fazer com que os apstolos parassem de falar em pblico a respeito de Jesus e estava disposto a mat-los. Mas Deus os protegeu, e eles continuaram a dar o seu testemunho. O Conselho aceitou, ento, a opinio do fariseu Gamaliel, e, depois de chicoteados e advertidos, os apstolos foram soltos. Eles saram do Conselho muito alegres porque Deus os havia achado dignos de serem insultados por serem seguidores de Jesus (v. 41). Diante das perseguies e das ameaas, Pedro afirmou que o que importa obedecer a Deus, e no s pessoas. Por isso, os discpulos continuaram a anunciar a mensagem de Jesus. 3. Principais ensinamentos Jesus, enquanto estava aqui na Terra, deu a seguinte ordem aos seus discpulos: Portanto, vo a todos os povos do mundo e faam com que sejam meus seguidores. (Mt 28.19). Esta ordem no foi dada apenas para os discpulos e apstolos: ela tambm foi dada a todos os que so filhos de Deus. Devemos usar todas as oportunidades para passar a mensagem de Deus adiante. 4. Sugestes didticas Trazer alguns folhetos bblicos e discutir com a turma sobre a finalidade desse material. Confeccionar um folheto bblico com as crianas ou aproveitar folhetos prontos e incentiv-las e entregar os folhetos para outras pessoas. Na aula seguinte retomar a atividade e conversar sobre a experincia. Ressaltar a importncia do testemunho pessoal na divulgao da Palavra de Deus. A atividade proposta no livro do aluno mostra como pessoas que ouviram a Palavra de Deus passaram essa mensagem adiante e como o testemunho dos cristos de todos os tempos fez com que a mensagem de Deus chegasse at ns. Discutir o papel de cada um para levar essa mensagem para as prximas geraes. 5. Resoluo da atividade 1. Resposta pessoal.

Estudando com a Bblia


Distribuio gratuita para professores cadastrados no site da SBB. Reproduo permitida exclusivamente para fins didticos/pedaggicos. Proibido qualquer tipo de comercializao.

Lio 28 - Jesus entra em Jerusalm


Lucas 19.28-38
1. Objetivos Demonstrar a verdadeira adorao ao Filho de Deus. Render graas a Deus por ele ser o nosso Salvador e Pai. 2. Compreenso do texto Esse texto comea a ltima seo de Lucas, que registra as atividades de Jesus em Jerusalm, com durao de mais ou menos uma semana. Calcula-se que Jesus entrou na cidade no domingo; na sexta-feira, ele foi crucificado. Jesus entrou na cidade montado num jumento, e no num cavalo pronto para a batalha. Ele viera em misso de paz. Quando Jesus estava chegando perto de Jerusalm, os seus seguidores o receberam com festa, afirmando que ele Rei. Estender as capas pelo caminho era uma maneira festiva de receber reis e outras pessoas importantes. Assim como Jesus, muitas pessoas estavam em Jerusalm para comemorar a Pscoa. Para saudar Jesus, foram usadas as palavras do Salmo 118.25-26. Nos versculos seguintes, Lucas mostra o lamento de Jesus pela cidade. E a narrativa bblica mostra que, naquela mesma semana, Jesus foi crucificado. Num dia, Jesus aclamado como rei. No outro dia, ele rejeitado e condenado morte. 3. Principais ensinamentos Jesus o nosso querido Salvador. Ele se entregou morte para nos perdoar de todos os nossos pecados. somente ao Deus verdadeiro que devemos adorar. Deus espera que o seu povo o louve com msicas, palavras e com toda a vida. 4. Sugestes didticas Trazer msicas e corinhos e cantar com as crianas. Conversar sobre a importncia do povo de Deus cantar. Confeccionar com as crianas um marcador de pginas em forma de folha de palmeira com o versculo da lio e incentiv-las a memoriz-lo. 5. Resoluo da atividade

Sociedade Bblica do Brasil


SEDE Av. Ceci 706 Tambor Barueri - SP 06460-120 Cx. Postal 330 06453-970 Fone: (11) 4195-9590 Fax: (11) 4195-9591 Ligue grtis: 0800-727-8888 Visite o nosso site na Internet: www.sbb.org.br
Belm - PA Av. Assis de Vasconcelos 356 Campina Belm - PA 66010-010 Fone: (91) 3202-1350 Fax: (91) 3202-1362 Braslia - DF SGAN 603E Edifcio da Bblia Braslia - DF 70830-030 Fone: (61) 3218-1948 Fax: (61) 3218-1907 Curitiba - PR Av. Marechal Floriano Peixoto 2.952 Parolin Curitiba - PR 80220-000 Fone: (41) 3021-8400 Fax: (41) 3021-8380 Recife - PE R. Cruz Cabug 481 Santo Amaro Recife - PE 50040-000 Fone: (81) 3092-1900 Fax: (81) 3092-1901 Rio de Janeiro - RJ Av. Brasil 12.133 Braz de Pina Rio de Janeiro - RJ 21012-351 Fone: (21) 2101-1300 Fax: (21) 2101-1301 So Paulo - SP Av. Tiradentes 1.441 Ponte Pequena So Paulo - SP 01102-010 Fone: (11) 3245-8999 Fax: (11) 3245-8998 Centro de distribuio de Belo Horizonte R. Caldas da Rainha 2.070 Pampulha Belo Horizonte - MG 31255-180 Fone: (31) 3343-9100 Centro de distribuio de Porto Alegre R. Ernesto Alves 91 Floresta Porto Alegre - RS 90220-190 Fone: (51) 3272-9000 Fax: (51) 3272-9010 Centro Cultural da Bblia R. Buenos Aires 135 Centro Rio de Janeiro - RJ 20070-020 Fone: (21) 2221-9883 / 2221-9773 Fax: (21) 2224-3096 Museu da Bblia Av. Pastor Sebastio Davino dos Reis 672 Vila Porto Barueri - SP 06414-007 Fone: (11) 4168-6225 / 4168-5849

Sociedade Bblica de Portugal


Rua Jos Estvo, 4-B - 1150-202 LISBOA Apartado 1616 - 1016-001 LISBOA Tel 213 545 534 - Fax 213 527 793 info@sociedade-biblica.pt www.sociedade-biblica.pt

Sociedade Bblica de Moambique


Av. Emlia Dausse, 527 - MAPUTO Tel 21-427291 - Fax 21-301644 sbmoz@tvcabo.co.mz

Sociedade Bblica em Angola


Av. Comandante Valdia, 114-A - LUANDA Tel: 00244 222 44 47 17 - Fax: 00244 222 44 33 21 sba.execusecret@netcabo.co.ao

Vous aimerez peut-être aussi