Vous êtes sur la page 1sur 22

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

Informaes Gerais
Introduo
As atividades propostas para a parte prtica da Disciplina Qumica Inorgnica Experimental I visam proporcionar ao aluno a oportunidade para trabalhar com autonomia e segurana em um laboratrio de qumica. Procurar-se-, para isto, no apenas desenvolver a habilidade no manuseio de reagentes e aparelhagens, mas tambm criar condies para uma avaliao crtica dos experimentos realizados.

-1-

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

Qumica Inorgnica Experimental I


As atividades das aulas prticas esto estruturadas maneira seqencial tal que, aps uma etapa inicial onde o trabalho desenvolvido em grupo, o aluno se encontra apto a realizar experincias individualmente, com a superviso do tutor. A dinmica das aulas requer o cumprimento das seguintes etapas: leitura com antecedncia, pelos alunos, do assunto a ser abordado na aula; discusso inicial, com o tutor, dos aspectos tericos e prticos relevantes; execuo pelos alunos dos experimentos utilizando guias prticos; interpretao e discusso dos resultados juntamente com o tutor; apresentao dos resultados de cada experimento em forma de relatrio. Naturalmente, o aproveitamento em uma aula prtica depende de maneira geral do cumprimento destas etapas. Como trabalho complementar, os alunos so estimulados a responder aos exerccios referentes a cada um dos assuntos estudados, visando sedimentar os conhecimentos adquiridos.

Programa
Unidade 1 : Propriedades e transformaes da matria. Unidade 2 : Snteses Inorgnicas. Preparao de alguns compostos em estados fsicos diferentes. Nessa etapa, os alunos recebem roteiros detalhados para obter e caracterizar cada composto. Unidade 3 : Projeto de Sntese Inorgnica. Essa uma atividade destinada a aplicar e avaliar as informaes e as habilidades adquiridas no decorrer das unidades anteriores, atravs da execuo de uma tarefa especfica: a sntese e caracterizao de um composto inorgnico. Tendo em mos a referncia bibliogrfica mais adequada para a obteno do composto, deve-se preparar um plano de trabalho, executar a sntese no laboratrio e elaborar um relatrio detalhado da experincia.

-2-

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

Funcionamento do Laboratrio
Considerando a estruturao das atividades, visando propiciar ao aluno autonomia e independncia em um laboratrio de qumica, os alunos no encontraro as bancadas prontas para os experimentos, sendo estimulados a conhecer os estoques de materiais e selecion-los segundo a especificidade de cada experimento.

Recomendaes Gerais aos Alunos


1. O uso do material didtico desta disciplina imprescindvel a partir da primeira aula. 2. O aluno dever tomar conhecimento, a partir da primeira aula, das instalaes do laboratrio, bem como de suas normas de funcionamento. 3. obrigatrio , por razes de segurana, o uso de avental durante as aulas. 4. O material do laboratrio deve ser usado sempre de maneira adequada. Usar somente aqueles reagentes e solues especificadas. 5. No permitido fumar, comer ou beber nos laboratrios. 6. Todo o material usado deve ser lavado ao final de cada aula e organizado no local apropriado (mesas, bancadas ou armrios). 7. A bancada de trabalho deve ser limpa ao final de cada atividade. 8. Aps o uso, deixar os reagentes nos devidos lugares. 9. Devem ser evitadas conversas em voz alta, e sobre assuntos alheios aula. 10. As normas de segurana relacionadas no texto "Segurana no Laboratrio" devem ser lidas e seguidas atentamente.

-3-

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

Modelo de Relatrio
Os relatrios devem ser redigidos pelos alunos considerando que outras pessoas, alm do tutor, esto interessadas em obter e analisar as informaes sobre os fatos observados. Estes leitores no conhecem a priori o procedimento e os resultados previstos de cada experincia e precisam, portanto, serem instrudos e convencidos da validade dos resultados e concluses obtidos. Desta forma, importante que todas as etapas do experimento sejam descritas e discutidas de modo claro e conciso. O relatrio deve conter : Ttulo da aula. Identificao do aluno, especificando-se tambm a turma, a data e o tutor. Introduo. Apresentao do assunto, procurando demonstrar sua importncia e interesse. Aqui tambm devem ser includas as consideraes gerais sobre as condies que os experimentos e anlises tericas devem ser seguidas. Objetivo. Descrio sucinta dos objetivos da experincia. Parte Experimental. Nesta etapa, o importante organizar os eventos ocorridos durante a aula, descrevendo-se de modo resumido os procedimentos executados e as observaes feitas. Os reagentes devem ser relacionados, colocando-se a marca e a concentrao. Os materiais devem tambm ser listados, indicando-se o tipo e a capacidade de cada um, alm da quantidade necessria para o experimento. Este item pode, por razes de clareza, ser dividido em duas partes : (a) Reagentes e Materiais e (b) Procedimentos. Resultados. Tratamento dos dados obtidos, apresentados, sempre que conveniente, atravs de tabelas e/ou grficos. A maneira como os clculos foram realizados devem estar claramente indicados. No caso das snteses dos compostos, por exemplo, preciso colocar sempre os resultados referentes aos rendimentos calculados e experimentais. As mudanas macroscpicas observadas (mudana de cor, evolao de gs e/ou formao de precipitado) devem ser relatadas. As reaes qumicas devem ser descritas na forma de equaes qumicas balanceadas, onde figurem os estados fsicos dos reagentes e dos produtos.
-4-

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

Discusso dos resultados. Os resultados quantitativos devem ser analisados tanto em relao preciso quanto exatido (peculiaridades do sistema estudado, limitaes do mtodo empregado, erros operacionais, qualidade dos aparelhos de medida, concordncia com os valores tericos ou esperados, etc.). Os resultados qualitativos devem ser explicados baseando-se nos conhecimentos tericos (leis, propriedades fsicas e qumicas, equaes qumicas, etc.). Concluso. A concluso deve ser uma apreciao global dos experimentos, avaliando se os objetivos propostos foram alcanados. Bibliografia. Relao de todas as fontes (artigos, livros, apostilas, etc.) consultadas para escrever o relatrio.

-5-

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

Segurana no Laboratrio
muito importante que todas as pessoas que lidam em um laboratrio tenham uma noo bastante clara dos riscos existentes e de como diminu-los. Nunca demais repetir que o melhor combate aos acidentes a sua preveno. O descuido de uma nica pessoa pode por em risco todos os demais no laboratrio. Por esta razo, as normas de segurana descritas abaixo tero seu cumprimento exigido. Acima de tudo, espera-se, porm, que todos tomem conscincia da importncia de se trabalhar em segurana, do que s resultaro benefcios para todos. 1. Ser exigido de todos os estudantes e tutores o uso de avental ou guarda-p no laboratrio. A no observncia desta norma gera roupas furadas por agentes corrosivos, queimaduras, etc. 2. Os alunos no devem tentar nenhuma reao no especificada pelo tutor. Reaes desconhecidas podem causar resultados desagradveis. 3. terminantemente proibido fumar em qualquer laboratrio. Quem no puder esperar at o fim do horrio deve sair para o corredor. 4. proibido trazer comida ou bebida para o laboratrio, por razes bvias. Da mesma forma, no se deve provar qualquer substncia do laboratrio, mesmo que aparentemente inofensiva. 5. No se deve cheirar um reagente diretamente. Os vapores devem ser abanados em direo ao nariz, enquanto se segura o frasco com a outra mo. 6. No usar sandlias no laboratrio. Usar sempre algum tipo de calado que cubra todo o p. 7. Nunca acender um bico de gs quando algum no laboratrio estiver usando algum solvente orgnico. Os vapores de solventes volteis, como ter etlico, podem se deslocar atravs de longas distncias e se inflamar facilmente. 8. No deixar livros, blusas, etc., jogadas nas bancadas. Ao contrrio, coloc-los longe de onde se executam as operaes. 9. Nunca despejar gua num cido ou base, mas sim o cido ou base sobre a gua. Alm disso, o cido ou base deve ser adicionado lentamente, com agitao constante. Discutir a razo desta norma com o tutor. 10. Comunicar imediatamente ao tutor qualquer acidente ocorrido. 11. Identifique a localizao e aprenda a utilizar o extintor de incndio existente no corredor.
-6-

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

12. Certas iniciativas, em caso de pequenos acidentes, podem ser teis. Exemplos :
queimaduras por agentes corrosivos como cidos ou lcalis : lavar a rea atingida repetidas vezes com bastante gua de torneira e depois com soluo de bicarbonato de sdio (para neutralizar cidos) ou cido actico (para neutralizar bases). Esta ltima etapa deve ser suprimida se a queimadura for muito severa, pois o calor da reao resultante poder piorar a situao. Neste caso, usar apenas gua e chamar o tutor. Sugere-se aos portadores de lentes de contato que no as usem no laboratrio, devido ao perigo de, num acidente, ocorrer a reteno de lquido corrosivo entre a lente e a crnea; todas as vezes em que ocorrer um acidente com algum aparelho eltrico (centrfuga, por exemplo), puxar imediatamente o pino da tomada; ao cortar um tubo de vidro ou tentar inseri-lo numa rolha de borracha, enrolar ambos num pedao de pano a fim de evitar cortes; cuidado com mercrio entornado (de termmetros quebrados, por exemplo). O mercrio, alm de corrosivo, muito txico. Deve-se colet-lo ou cobri-lo com enxofre ou zinco em p; procurar conhecer a toxidez dos vrios reagentes usados e trat-los com a devida seriedade lembrar que em caso de incndio, na ausncia de um extintor, um avental pode servir como um cobertor para abafar as chamas.

13. Finalmente, a ateno adequada ao trabalho evita a grande maioria dos acidentes. muito importante ter a certeza de que se sabe perfeitamente bem o que se est fazendo.

-7-

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

Unidade 1:
PROPRIEDADES E TRANSFORMAES DA MATRIA
OBJETIVOS DESTA UNIDADE observar os fenmenos relacionados com as mudanas do estado de agregao; ilustrar reaes de xido-reduo, precipitao, complexao, evolao de gs e de decomposio; ilustrar fenmenos de eflorescncia, deliqescncia, oxidao de sais, absoro de dixido de carbono e decomposio fotoqumica de sais.

-8-

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

Aula 1
Identificao de Ctions e nions : Via mida
Introduo
A identificao qumica de uma substncia (A) consiste, em geral, na sua transformao em outra substncia (B) com propriedades caractersticas conhecidas, por intermdio de um composto conhecido (R), chamado de reagente: A + R B A identificao da substncia pode ser feita : por via mida: as reaes so feitas com substncias em soluo; por via seca: ensaios de chama, espectromtrico, espectrofotomtrico, etc.

Para as reaes de identificao em soluo so utilizadas em geral reaes que produzem um efeito macroscpico (mudana de cor, formao de precipitado, evolao de gs), facilmente visvel ou que afetam o sentido do olfato.

-9-

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

Parte Experimental
Objetivos Realizar a identificao de ctions e nions em soluo atravs de reagentes qumicos. 10) Soluo 0,10 mol.L-1 de CoCl2; 11) Soluo 0,10 mol.L-1 de FeCl3; 12) Soluo 0,10 mol.L-1 de K2CrO4; 13) Soluo 0,10 mol.L-1 de KI; 14) Soluo 0,10 mol.L-1 de K4[Fe(CN)6]; 15) Soluo 0,10 mol.L-1 de K3[Fe(CN)6]; 16) Soluo 0,10 mol.L-1 de CuSO4; 17) Soluo 0,10 mol.L-1 de FeSO4; 18) Soluo 0,10 mol.L-1 de KMnO4; 19) Soluo 0,10 mol.L-1 de NaNO2; 20) Soluo 0,10 mol.L-1 de Pb(NO3)2; 21) Soluo 0,10 mol.L-1 de Hg(NO3)2; 22) Soluo 0,10 mol.L-1 de KNO3; 23) Soluo 0,10 mol.L-1 de AgNO3; 24) Soluo 0,10 mol.L-1 de Na2C2O4; 25) Soluo 0,10 mol.L-1 de Na2HPO4; 26) Soluo 0,10 mol.L-1 de NH4SCN; 27) Soluo alcolica de NH4SCN; 28) Soluo alcolica de dimetilglioxima 29) Soluo de Amido recm preparada.

Materiais 1) Basto de vidro; 2) Centrfuga; 3) Conta-gotas; 4) Pisseta; 5) Suporte para tubo de ensaio; 6) Tubos de ensaio. Reagentes e indicadores 1) 2) Cu eletrollico em limalha; H2SO4 concentrado (d = 1,84 g/mL; 98% em massa ou 18 mol.L-1); 3) NH4OH concentrado (d = 0,91 g.mL-1, conc. = 25-28 % em massa ou mol.L-1); 4) 5) 6) 7) 8) 9) Soluo 0,10 mol.L-1 de H2SO4; Soluo 6,0 mol.L-1 de HCl; Soluo 3 mol.L-1 de HNO3; Soluo 0,10 mol.L-1 de Na2CO3; Soluo 0,10 mol.L-1 de BaCl2; Soluo 0,10 mol.L-1 de CaCl2; 15

Procedimento 1) Colocar, em um tubo de ensaio, 5 gotas de soluo de Pb2+(aq) (soluo de Pb(NO3)2) e adicionar 5 gotas de soluo de CrO42-(aq) (soluo de K2CrO4) como indicado no Quadro I. 2) Observar e anotar as alteraes macroscpicas ocorridas no sistema e escrever a(s) frmula(s) qumica(s) do(s) produto(s), preenchendo os espaos correspondentes no Quadro I .
- 10 -

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

3) Proceder de maneira semelhante para os demais ctions do Quadro I e para os nions do Quadro II. 4) Descartar o material dos tubos de ensaio nos frascos coletores apropriados. NO DESCARTAR NA PA. QUADRO I - REAES CARACTERSTICAS DE ALGUNS CTIONS
SOLUO CTIONS PRESENTES REAGENTES Tubo de ensaio 1: Pb(NO3)2 Pb
2+ (aq)

ALTERAES OBSERVADAS

PRODUTOS SUGERIDOS

Adicionar 5 gotas de CrO4 2-(aq) Tubo de ensaio 2: Adicionar 5 gotas de HPO42-(aq) Tubo de ensaio 3: Adicionar 1 gota de I- (aq) . Observar e anotar. Colocar I-(aq) em excesso. Observar e anotar. Adicionar 5 gotas de NH4OH conc. Tubo de ensaio 4: Adicionar 5 gotas de NH4OH conc. Tubo de ensaio 5: Adicionar 5 gotas de [Fe(CN)6] 4-(aq) Tubo de ensaio 6: Adicionar 5 gotas de NH4SCN Tubo de ensaio 7:

Hg(NO3)2

Hg2+ (aq)

FeCl3

Fe3+ (aq)

FeSO4

Fe2+ (aq)

Adicionar 5 gotas de Na2CO3 Tubo de ensaio 8: Adicionar 5 gotas de [Fe(CN)6]3-(aq) Tubo de ensaio 9: Escorrer lentamente pela parede do tubo 5

CoCl2

Co

2+ (aq)

gotas de NH4SCN (alcolico) Tubo de ensaio 10: Adicionar 5 gotas de HPO42Tubo de ensaio 11: Adicionar cinco gotas de I-(aq) e centrifugar

CuSO4

Cu2+ (aq)

Tubo de ensaio 12: Adicionar 1 gota de NH4OH conc. Adicionar excesso de NH4OH conc.

- 11 -

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

SOLUO

CTIONS PRESENTES

REAGENTES Tubo de ensaio 13: Adicionar 1 gota de NH4OH conc.

ALTERAES OBSERVADAS

PRODUTOS SUGERIDOS

NiCl2

Ni2+ (aq)

Colocar excesso de NH4OH conc. Tubo de ensaio 14: Adicionar 5 gotas de dmg (dimetilglioxima alcolica)

QUADRO II - REAES CARACTERSTICAS DE ALGUNS NIONS


SOLUO NIONS PRESENTES REAGENTES Tubo de ensaio 15: Na2CO3 CO32- (aq) Adicionar 5 gotas de HCl 6,0 mol.L-1 Tubo de ensaio 16: Adicionar 5 gotas de de Ba2+(aq) Tubo de ensaio 17: Adicionar 1 gota de KMnO4(aq) e Na2C2O4 C2O42- (aq) 2 gotas de H2SO4 (concentrado) Tubo de ensaio 18: Adicionar 5 gotas de Ca2+(aq) Tubo de ensaio 19: Adicionar 2 gotas de Fe3+ (aq) NH4SCN SCN- (aq) Tubo de ensaio 20: Adicionar 1 gota d Cu2+(aq) Adicionar excesso de Cu2+(aq) Tubo de ensaio 21: H2SO4 SO42-(aq) Adicionar 5 gotas de Ba2+(aq) Tubo de ensaio 22: Adicionar 5 gotas de Pb2+(aq) Tubo de ensaio 23: Adicionar cinco gotas de Ag+(aq) Tubo de ensaio 24: CaCl2 Cl--(aq) Adicionar 10 gotas de H2SO4 conc. e 5 gotas de MnO4- . Colocar sobre a boca do tubo de ensaio um papel de filtro contendo uma gota de amido e uma gota de I-. Aquecer suavemente o tubo de ensaio.
- 12 -

ALTERAES OBSERVADAS

PRODUTOS SUGERIDOS

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

SOLUO

NIONS PRESENTES

REAGENTES Tubo de ensaio 25: Colocar no tubo de ensaio 20 gotas de H2SO4 concentrado e resfriar. Escorrer 1 mL de FeSO4(aq) (recentemente preparado) pelas

ALTERAES OBSERVADAS

PRODUTOS SUGERIDOS

KNO3

NO3- (aq)

paredes do tubo, lentamente, e sem agitar. Tubo de ensaio 26: Adicionar 10 gotas de H2SO4 conc. e algumas limalhas de Cu. Cobrir a boca o tubo de ensaio com papel de filtro e aquecer levemente o tubo contendo a mistura. Tubo de ensaio 27: Colocar no tubo de ensaio 5 gotas de MnO4- e

NaNO2

NO2- (aq)

10 gotas de H2SO4 conc. Tubo de ensaio 28: Adicionar 5 gotas de H2SO4 0,10 mol.L-1 e 5 gotas de I-.

De posse da bibliografia indicada, escrever e balancear todas as equaes qumicas, das reaes realizadas dos Quadros I e II e comparar o produto que voc sugeriu com o produto da reao. Quadro I Equaes Qumicas das Reaes dos Ctions
Tubo no 01 02 Reagentes __ Pb2+(aq) + __ CrO42-(aq) __ Pb2+(aq) + __ HPO42-(aq) __ Hg2+(aq) + __ I(aq) 03 __ Hg2+(aq) + __ I(aq)(exc) _____________ + NH4OHconc 04 05 __ Hg2+(aq) + __ NH4OHconc __ Fe3+(aq) + __ [Fe(CN)6]4-(aq) Produto(s) Observaes

- 13 -

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

Tubo no 06 07 08 09 10 11

Reagentes __ Fe3+(aq) + __ NH4SCN(aq)

Produto(s)

Observaes

__ Fe2+(aq) + __ Na2CO3(aq) __ Fe2+(aq) + __ [Fe(CN)6]3-(aq) __ Co2+(aq) + __ NH4SCN(alc) __ Co2+(aq) + __ HPO42-(aq) __ Cu2+(aq) + __ I(aq) __ Cu2+(aq) + __ NH4OHconc

12 __ Cu2+(aq) + __ NH4OHconc (exc) __ Ni2+(aq) + __ NH4OHconc 13 __ Ni2+(aq) + __ NH4OHconc (exc) 14 __ Ni2+(aq) + __ dmg(alc)

Quadro II Equaes Qumicas das Reaes dos nions


Tubo no 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Reagentes Produto(s) Observaes

- 14 -

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

Tubo no 24 25 26 27 28

Reagentes

Produto(s)

Observaes

Bibliografia
1) ALEXEYEV, V. Qualitative Analysis. Moscou, Mir, 1970 2) VOGEL, A. I. Qumica Analtica Qualitativa. So Paulo, Mestre Jou, 1981.

Exerccios
1. Balancear as equaes qumicas e classificar as reaes indicadas de acordo com a mudana macroscpica observada (mudana de cor, formao de precipitado, evolao de gs, etc.) a) Pb2+ (aq) + CrO42-(aq) b) Fe3+ (aq) + SCN (aq) c) CaCO3(s) + H+(aq) d) S - (aq) + 2 H +(aq) e) Cu2+(aq) + 4 NH3(aq) 2. Explicar porque o precipitado formado pela reao entre Hg2+ adiciona excesso de iodeto. 3. Explicar, usando uma equao qumica, o desaparecimento da cor violeta na reao entre os ons oxalato e permanganato.
(aq)

eI

(aq)

desaparece quando se

- 15 -

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

Aula 2
PROPRIEDADES E TRANSFORMAES DA MATRIA
Introduo
O aquecimento de um determinado composto durante a realizao de um experimento deve ser feito com cuidado para evitar a decomposio do mesmo. Na primeira parte da experincia sobre propriedades e transformaes da matria, ser realizado inicialmente um aquecimento brando de um sal e posteriormente um aquecimento mais intenso. Ao final de cada aquecimento ser feito teste por via mida para verificar se houve alguma modificao com o nion presente no sal. Outras transformaes sero realizadas neste experimento, envolvendo processos de decomposio, desidratao, oxidao e absoro de dixido de carbono. Podemos verificar que sob a ao de fenmenos fsicos ou qumicos, os compostos podem sofrer transformaes fsicas - no primeiro caso - de estado de agregao da matria, como tambm transformaes - no segundo caso - que provocam modificaes mais bruscas na composio qumica das espcies presentes em um determinado processo e que denominado de reaes qumicas. Em ambos os casos, ocorrem quebra e formao de ligaes, sendo que nas transformaes fsicas no h modificao qumica das espcies presentes, enquanto que nas qumicas h modificaes e as mesmas podem ser descritas atravs de equaes qumicas apropriadas. Outro aspecto que gostaramos de abordar neste experimento, diz respeito aos cuidados que se deve ter no armazenamento de determinadas substncias. comum, em um
- 16 -

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

laboratrio, ao se abrir um frasco de um determinado reagente, verificar que o slido armazenado se apresenta muito mido e em alguns casos no se ter mais um slido e sim uma soluo do mesmo. Substncias que retiram umidade da atmosfera so denominadas de higroscpicas e podem ser utilizadas como secante, por exemplo, em um dessecador. As que absorvem umidade e chegam a perder a prpria consistncia, formando uma soluo ou fase lquida so denominadas de deliqescentes (do lat. deliquescente, tornar-se lquido). Portanto, todos os compostos deliqescentes so higroscpicos, mas existem muitas substncias higroscpicas que absorvem vapor dgua sem serem deliqescentes. O fenmeno inverso, ou seja, quando uma sustncia perde gua ao ser exposta atmosfera denominado de eflorescncia (do lat. florescere: florescer). Isto pode ocorrer com compostos que apresentam molculas de gua na sua estrutura cristalina. Alm dos fenmenos provocados pela perda ou absoro de gua, outros fatores (tais como o oxignio do ar, calor, dixido de carbono, luz e etc.) podem provocar alteraes nas propriedades de determinadas substncias como poderemos comprovar com a realizao de alguns experimentos. Devido suscetibilidade apresentada por muitos compostos frente a agentes fsicos e qumicos, os quais atuam quase sempre em conjunto, imprescindvel que cuidados especiais sejam tomados no armazenamento destes compostos para preservar a integridade dos mesmos.

Parte Experimental
Objetivos Observar os fenmenos relacionados com as mudanas do estado de agregao de alguns compostos. Estudar/Realizar reaes de xido-reduo, precipitao, evolao de gs, decomposio e de desidratao. Estudar os fenmenos de eflorescncia, deliqescncia, oxidao de sais, absoro de dixido de carbono e decomposio fotoqumica de sais.

- 17 -

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

Materiais Bquer de 40 mL; Canudo plstico; Centrfuga; Pisseta; Suporte para tubo de ensaio; Tubos de ensaio; Vidros de relgio; Reagentes gua de barita Soluo saturada de Ba(OH)2; Soluo 6,0 mol.L-1 de HCl; Soluo 3,0 mol.L-1 de HNO3; Soluo 0,1 mol.L-1 de H2SO4; Soluo 0,1 mol.L-1 de CaCl2;

Soluo 0,1 mol.L-1 de AgNO3; Soluo 0,1 mol.L-1 de KMnO4; Soluo 0,1 mol.L-1 de FeSO4; Soluo 0,1 mol.L-1 de NH4SCN; CaCl2 slido; CuSO4.5H2O slido; FeSO4.7H2O slido; ZnSO4.7H2O slido; NH4Cl slido; NaCl slido; NiCl2.6H2O slido; NaHCO3 slido; NaOH slido; KNO3 slido; (NH4)2Fe(SO4)6.6H2O sal de Mohr; Na2S2O3.5H2O slido.

Procedimento
1. Eflorescncia, Deliqescncia, Oxidao de Sais, Absoro de Dixido de Carbono e Decomposio Fotoqumica de Sais. 1.1 - Decomposio fotoqumica de sais a) Em dois tubos de ensaio adicione a 5 gotas de soluo de AgNO 3 5 gotas de soluo de CaCl2 e agite; b) observe e anote o resultado; c) deixe um dos tubos em repouso em presena de luz e o outro em repouso na ausncia de luz; d) observe e anote os resultados; e) explique o ocorrido.

- 10 -

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

1.2 - Absoro de dixido de carbono 1.2.1 - Hidrxido de sdio a) Coloque, no centro de um vidro de relgio, duas pastilhas de hidrxido de sdio; b) deixe exposto ao ar at o final da aula; c) na borda do vidro de relgio, pingar uma gota de soluo de cido clordrico 6,0 mol L-1, deixar escorrer at tocar o composto; d) verifique o que ocorre. Justifique.

1.2.2 - gua de barita Ba(OH)2 a) Coloque 10 mL de gua de barita em um bquer; b) com o auxlio de um canudo plstico, borbulhe ar dentro do lquido, durante algum tempo; c) observe o ocorrido; d) transfira parte do contedo do bquer para um tubo de ensaio e centrifugue; e) despreze o sobrenadante; f) ao resduo acrescente cinco gotas de soluo de cido ntrico 3,0 mol L-1; g) explique o que ocorre.

1.3 - Deliqescncia de sais a. Coloque, em um vidro de relgio, uma pequena quantidade de cloreto de clcio anidro e deixe sobre a bancada at o final da aula. Se no ocorrer mudana perceptvel at o final da aula, deixe at a prxima aula e observe o ocorrido.

1.4 - Oxidao de sais

a) Coloque, em um vidro de relgio, uma pequena quantidade de sulfato de ferro(II) e observe a cor do
mesmo. Deixe at a prxima aula (de preferncia em atmosfera mida) e observe o que

ocorre. Depois faa os seguintes testes:


b) coloque em tubos de ensaio diferentes, quantidades iguais do sulfato de ferro(II) exposto ao ar e do sal no exposto,
- 19 -

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

c) dissolva com gua, adicione 10 gotas da soluo de tiocianato de amnio 0,10 mol L-1, d) observe o que ocorre.

e) Explique o ocorrido.

1.5 - Eflorescncia de sais hidratados

a) Sobre um vidro de relgio, coloque uma massa conhecida (aproximadamente 0,5g) de alguns cristais dos seguintes sais hidratados: sulfato de cobre(II) pentaidratado, sulfato de zinco heptaidratado e tiossulfato de sdio pentaidratado. Deixe at a prxima aula e observe o que ocorre. Medir a massa dos compostos e compar-las com a massa original. Justifique.

2.

Mudanas de Estado de uma Substncia 2.1 - Fuso do nitrato de potssio a) Coloque, em um tubo de ensaio seco, uma pequena quantidade de nitrato de potssio e aquea, suavemente, utilizando um bico de gs, at a sua fuso completa. Retire o tubo de ensaio da chama e observe as mudanas no aspecto do seu contedo. b) Deixe esfriar e acrescente um pouco de gua destilada ao tubo de ensaio para a dissoluo do resduo (se necessrio aquea ligeiramente para facilitar a dissoluo). c) Acidule a soluo contida no tubo com soluo de cido sulfrico 0,10 mol/L e adicione uma gota de soluo de permanganato de potssio 0,10 mol L-1. Observe e a note o resultado. d) Verifique no manual Handbook of Chemistry and Physics o ponto de fuso do nitrato de potssio.

3.

Ensaios por Via Seca e mida 3.1 - Decomposio do Nitrato de Potssio

a) Coloque, em um tubo de ensaio seco, uma pequena quantidade de nitrato de potssio e aquea, fortemente. Continue aquecendo mesmo depois que o sal fundir. b) Deixe esfriar e acrescente um pouco de gua destilada no tubo de ensaio para a dissoluo do resduo (se necessrio aquea ligeiramente para facilitar a dissoluo).
- 20 -

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

c) Transfira um pouco da soluo para um tubo de ensaio e realize o seguinte ensaio para identificao do on nitrito. d) Acidule com soluo de cido sulfrico 0,10 mol L-1 a soluo contida no tubo de ensaio e depois adicione uma gota de soluo de permanganato de potssio 0,10 mol L-1. Observe e a note o resultado. e) Verifique no manual Handbook of Chemistry and Physics o ponto de fuso do nitrito de
potssio.

f) Compare os resultados obtidos com os realizados no item 2.1.


3.2 - Aparente Sublimao

a) Coloque em um tubo de ensaio seco, uma pequena quantidade de cloreto de amnio, aquea e
observe a aparente sublimao desse composto. 3.3 - Desidratao de Sais

a) Coloque em um tubo de ensaio seco, uma pequena quantidade de sulfato de cobre(II)


pentahidratado, aquea suavemente e observe o que ocorre. Aps o resfriamento, adicione uma gota de gua e observe novamente.

b) Coloque em um tubo de ensaio seco, uma pequena quantidade de cloreto de nquel(II)


hexaidratado, aquea suavemente e observe o que ocorre. Aps o resfriamento, guarde parte do resduo e ao restante adicione uma gota de gua e observe novamente.

c) Verifique no manual Handbook of Chemistry and Physics o ponto de fuso do sulfato de


cobre(II) pentaidratado. 3.4 - Decomposio do Hidrogenocarbonato de Sdio

a) Coloque em um tubo de ensaio seco, uma pequena quantidade de bicarbonato de sdio,


aquea e observe o que ocorre. Aps o resfriamento, adicione algumas gotas de soluo de cido clordrico 6,0 mol/L e observe novamente.

b) Verifique no manual Handbook of Chemistry and Physics o ponto de fuso do bicarbonato


de sdio.

- 21 -

QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL I 2011

3.5 - Crepitao

a) Coloque em um tubo de ensaio seco, uma pequena quantidade de cloreto de sdio, aquea
cuidadosamente. Observe o fenmeno da crepitao.

b) Verifique no manual Handbook of Chemistry and Physics o ponto de fuso do cloreto de


sdio.

Bibliografia
GIESBRECHT, E.(coord.) Experincias de qumica: tcnicas e conceitos bsicos: PEQ-Projetos de Ensino de Qumica. So Paulo: Ed. Moderna, USP, 1979. VOGEL, A. I. Qumica Orgnica: Anlise Orgnica Qualitativa; 1 ed.; Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico S.A, vol. 1, 1977.

VOGEL, A. I. Qumica Analtica Qualitativa. Trad. A. Gimero. So Paulo, Mestre Jou, 1981.

Exerccios
1. Que diferena h entre substncias deliqescentes e substncias higroscpicas? Utilizando suas propriedades, que aplicaes teriam tais substncias? 2. 3. 4. 5. Que so substncias eflorescentes? Explique o fenmeno da crepitao O que ocorre com o sulfato de ferro(II) exposto ao ar? Explique a mudana de cor ocorrida com o sulfato de cobre pentaidratado e cloreto de nquel hexaidratado aps o aquecimento. 6. O que ocorre ao se borbulhar, com auxlio de um canudo de plstico, durante algum tempo gua de cal Ca(OH)2? Escreva a equao qumica balanceada que descreve este processo. 7. Explique a diferena entre gua de cristalizao, hidratao e coordenao.

- 22 -

Vous aimerez peut-être aussi