Vous êtes sur la page 1sur 12

Paradoxos de Zeno

Zeno! Cruel Zeno! Zeno de Eleia! Atravessaste-me com essa flecha alada Que vibra, voa, e que no voa! O som me faz nascer e a flecha me mata! (Valry)

Pensa-se que Zeno tenha nascido cerca de 490-485 a. C., e desafiou os conceitos de movimento e de tempo atravs de quatro paradoxos que criaram uma certa agitao, ainda hoje visvel. As teorias do movimento esto intimamente relacionadas com as teorias sobre a natureza do espao e do tempo. Na Antiguidade, foram defendidas duas perspectivas opostas: a hiptese do Uno, defendida por Parmnides (n. 515-510 a.C.), e a dos seus adversrios, que defendiam o pluralismo. Zeno era discpulo de Parmnides e tentou fazer com que os seus adversrios cassem em contradio. De facto, Zeno mostrou que examinando a questo a fundo se obtm consequncias mais absurdas partindo da hiptese da pluralidade do que da hiptese do Uno. As hipteses contra as quais Zeno dirigiu o seu talento destrutivo foram principalmente a da pluralidade e a do movimento, que eram indiscutivelmente aceites por todos, salvo pelos prprios Eleatas.

Argumentos contra a pluralidade:

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/cantor/paradzenao.htm (1 of 3)15-11-2006 14:46:44

Paradoxos de Zeno

Se a pluralidade existe, as coisas sero igualmente grandes e pequenas; to grandes que sero infinitas em tamanho, to pequenas que no tero qualquer tamanho. Se o que existe no tivesse tamanho, nem sequer seria. Pois se fosse acrescentado a qualquer outra coisa, no a faria maior; pois no tendo tamanho algum, no podia, ao ser acrescentado, causar qualquer aumento em tamanho. E assim, o que fosse acrescentado seria evidentemente nada. E tambm se, ao ser tirado, a outra coisa no fica menor, tal como, quando acrescentada, no aumenta, bvio que o que foi juntado ou tirado era nada. Mas, se existe, cada coisa deve ter um certo tamanho e espessura; e uma parte dela tem de estar a certa distncia de outra parte; e o mesmo argumento vale para a parte que est diante dela - que tambm ter algum tamanho, e alguma parte dela estar frente. E a mesma coisa dizer isto uma vez e continuar a diz-lo indefinidamente; pois nenhuma parte dela ser a ltima, nem haver nunca uma parte sem relao a outra. Assim, se h uma pluralidade, as coisas tm de ser igualmente grandes e pequenas; to pequenas que nem tero tamanho, to grandes que sero infinitas. (Kirk e Raven,1979, p. 295)

Argumentos contra o movimento:

O paradoxo do estdio Aquiles e a tartaruga A seta voadora As fileiras em movimento

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/cantor/paradzenao.htm (2 of 3)15-11-2006 14:46:44

Paradoxos de Zeno

A questo central dos paradoxos de Zeno reside na impossibilidade de considerar segmentos de espao e de tempo como sendo formados por uma infinidade de elementos individuais e, no obstante, separados uns dos outros, isto , descontnuos. Zeno sabia, evidentemente, que Aquiles podia apanhar a tartaruga, que um corredor pode percorrer o estdio, e que uma seta em voo se move. Pretendia simplesmente demonstrar as consequncias paradoxais de encarar o tempo e o espao como constitudos por uma sucesso infinita de pontos e instantes individuais consecutivos como as contas de um colar.

A soluo destes paradoxos exige uma teoria como a Cantoriana, que combina a nossa noo intuitiva de pontos e acontecimentos individuais com uma teoria sistemtica de conjuntos infinitos. o que Russell reconhece no seu livro Our Knowledge of the External World, ao defender que os paradoxos de Zeno apenas obtiveram uma resposta efectiva quando Georg Cantor desenvolveu a teoria dos conjuntos infinitos, visto que ela permite tratar conjuntos infinitos de pontos no espao, assim como acontecimentos no tempo, como todos completos, e no simplesmente como coleces de pontos ou sucesses de instantes individuais.

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/cantor/paradzenao.htm (3 of 3)15-11-2006 14:46:44

O Estdio

O primeiro argumento que Zeno apresenta contra o movimento o seguinte:

impossvel atravessar o estdio; porque, antes de se atingir a meta, deve primeiro alcanar-se o ponto intermdio da distncia a percorrer; antes de atingir esse ponto, deve atingir-se o ponto que est a meio caminho desse ponto; e assim ad infinitum. (Kirk e Raven, 1979, p. 300-301)

Por outras palavras, se admitirmos que o espao infinitamente divisvel e que, portanto, qualquer distncia finita contm um nmero infinito de pontos, chegamos concluso de que impossvel alcanar o fim de uma srie infinita num tempo finito.

Comentrios
Todos sabemos que possvel atravessar um estdio, ou percorrer qualquer distncia finita num determinado perodo de tempo. O argumento de Zeno est correctamente formulado, mas com base num pressuposto errado: o de que impossvel transpor parcelas infinitas de espao num tempo infinito. De facto, uma coisa no pode, num tempo finito, entrar em contacto com coisas quantitativamente infinitas. No entanto, pode entrar em contacto com coisas infinitas no que diz respeito divisibilidade porque, neste sentido, o prprio tempo tambm infinito: o contacto com os infinitos feito por meio de momentos infinitos em nmero.

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/cantor/estadio.htm (1 of 2)15-11-2006 14:47:07

O Estdio

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/cantor/estadio.htm (2 of 2)15-11-2006 14:47:07

Aquiles e a Tartaruga

Neste paradoxo, Zeno considera a questo do movimento relativo de dois corpos. Desta vez o argumento o seguinte:

Aquiles nunca pode alcanar a tartaruga; porque na altura em que atinge o ponto donde a tartaruga partiu, ela ter-se- deslocado para outro ponto; na altura em que alcana esse segundo ponto, ela ter-se- deslocado de novo; e assim sucessivamente, ad infinitum. (Kirk e Raven, 1979, p. 301-302)

Deste modo, numa corrida, o perseguidor nunca poderia atingir o perseguido, mesmo que fosse mais rpido que este. A teoria do espao que est aqui implcita a que o supe infinitamente divisvel.

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/cantor/aquilestartaruga.htm (1 of 3)15-11-2006 14:47:49

Aquiles e a Tartaruga

Este paradoxo, em conjunto com o do estdio, visa a desacreditao do movimento "contnuo".

Comentrios
A demonstrao de Cantor de que a totalidade de um conjunto infinito (tal como o nmero de pontos do percurso) no tem de ser maior do que as suas partes (tal como os segmentos do percurso) clarifica este aspecto do paradoxo de Aquiles e a Tartaruga: Aquiles no tem de percorrer mais pontos do que a Tartaruga. Ele tem de percorrer exactamente os mesmos: um nmero infinito de pontos. A questo acerca da forma como os corredores podem percorrer um nmero infinito de pontos numa poro finita de tempo (ou tempo dividido num nmero infinito de instantes) resolvida em parte pela teoria dos irracionais de Cantor, que mostra que a soma de uma srie infinita de nmeros racionais pode ser um nmero finito, e em parte pela teoria da unificao do espao-tempo de Einstein.

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/cantor/aquilestartaruga.htm (2 of 3)15-11-2006 14:47:49

Aquiles e a Tartaruga

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/cantor/aquilestartaruga.htm (3 of 3)15-11-2006 14:47:49

A Seta Voadora

O terceiro argumento apresentado por Zeno o seguinte:

Um objecto est em repouso quando ocupa um lugar igual s suas prprias dimenses. Uma seta em voo ocupa, em qualquer momento dado, um espao igual s suas prprias dimenses. Por conseguinte, uma seta em voo est em repouso. (Kirk e Raven, 1979, p. 302)

O objectivo deste argumento provar que a seta voadora est em repouso, resultado de se admitir a hiptese de que o tempo composto de momentos; se no admitirmos esta hiptese, a concluso no tem viabilidade.

Comentrios
fcil de ver que este argumento, ao contrrio dos dois que o precederam, trata igualmente o espao e o tempo como algo composto de mnimos indivisveis.

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/cantor/setavoadora.htm15-11-2006 14:48:28

As Fileiras em Movimento

dddd

< dddd dddd >


O quarto argumento o que diz respeito a duas filas de corpos, sendo cada fileira constituda por igual nmero de corpos do mesmo tamanho, passando uma pela outra numa pista de corridas, medida que avanam, com igual velocidade, em direces opostas; uma das fileiras ocupa inicialmente o espao entre a meta e o ponto mdio da pista e a outra o espao entre o ponto mdio e a posio de partida. (Kirk e Raven, 1979, p. 302-303)

Ilustrao da situao:

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/cantor/fileiras.htm (1 of 3)15-11-2006 14:54:42

As Fileiras em Movimento

Legenda:
A = corpos estacionrios B = corpos que se movem de para E

= corpos que se movem de E para = ponto de partida


E = meta

Quando a fileira dos B's e dos 's passam uma pela outra, o primeiro B alcana o momento, o primeiro passou todos os B's, enquanto que o primeiro B passou apenas metade dos A's e, por consequncia, gastou apenas metade do tempo dispendido pelo primeiro , uma vez que cada um dos dois leva mesmo tempo a passar por cada corpo. De acordo com o exposto, Zeno afirma que isto: (...) implica a concluso que metade de um dado tempo igual ao dobro desse tempo. (Kirk e Raven, 1979, p. 302-303) ltimo no mesmo momento em que o primeiro alcana o ltimo B. Neste

Comentrios
O nico erro do raciocnio est, uma vez mais, em considerar um pressuposto de base errado: a hiptese de que um corpo leva o mesmo tempo a passar, com igual
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/cantor/fileiras.htm (2 of 3)15-11-2006 14:54:42

As Fileiras em Movimento

velocidade, por um corpo que est em movimento e por um corpo do mesmo tamanho que est em repouso.

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/cantor/fileiras.htm (3 of 3)15-11-2006 14:54:42

Vous aimerez peut-être aussi