Vous êtes sur la page 1sur 17

FUNDAO FRANCISCO MASCARENHAS FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS PROGRAMA DE PS-GRADUAO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAO EM PSICOPEDAGOGIA CLNICA E INSTITUCIONAL

DIAGNOSTICANDO A INDISCIPLINA POR MEIO DA APRENDIZAGEM

NAYARA CARVALHO DUTRA

CAIC/RN 2012

NAYARA CARVALHO DUTRA

DIAGNOSTICANDO A INDISCIPLINA POR MEIO DA APRENDIZAGEM

Trabalho de Concluso de Curso - TCC Artigo Cientfico - apresentado Coordenao do Curso de Especializao em Psicopedagogia Clnica e Institucional, ministrado pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), em cumprimento s exigncias para a obteno do ttulo de Especialista. Orientador: Gisonaldo Arcanjo de Sousa Ms..

CAIC/RN 2012

NAYARA CARVALHO DUTRA

DIAGNOSTICANDO A INDISCIPLINA POR MEIO DA APRENDIZAGEM

Trabalho aprovado em:_________/___________/__________

Professor: Gisonaldo Arcanjo de Sousa, Ms.

CAIC/RN 2012

RESUMO

O presente artigo intitulado Diagnosticando a indisciplina por meio da aprendizagem, tem como objetivo apresentar o campo conceitual da indisciplina escolar a partir de reflexes sobre a diversidade de conceituaes encontrada na literatura especfica. Em seu desenvolvimento foi construdo o levantamento do conceito de indisciplina escolar a partir da viso de alguns autores, como Aquino (1999), Estrela (1992); Garcia (1999); Kakazu (2009), Carvalho (1996) que acreditam que uma forma para amenizar o ato da indisciplina buscar e pesquisar qual a melhor forma de administr-la, atravs de teorias que falem sobre o tema. A reflexo construda neste trabalho apresenta-se como sustentao terica do entendimento do que atualmente vem sendo conceituado como indisciplina escolar.

Palavras Chave: Indisciplina Aprendizagem - Conceitos.

ABSTRAC

The present intitled article Diagnosising the indiscipline by means of the learning , has as objective to present the conceptual field of the pertaining to school indiscipline from reflections on the diversity of conceptualizations found in specific literature. In its development the survey of the concept of pertaining to school indiscipline from the vision of some authors, as Aquino (1999), Estrela (1992); Garcia (1999); Kakazu (2009), Carvalho(1996) that they believe that a form to brighten up the act of the indiscipline is to search and to search which the best form to manage it, through theories that speak on the subject. The reflection constructed in this work is presented as theoretical sustentation of the agreement of what currently it comes being appraised as pertaining to school indiscipline.

Word Key: Indiscipline Learning - Concepts.

SUMRIO

1 INTRODUO................................................................................................. 2 CONCEITUANDO A INDISCIPLINA NO AMBIENTE DE SALA DE AULA.... 2.1 A indisciplina e as dificuldades de aprendizagem......................................... 2.2 Dificuldades de aprendizagem como condicionante da indisciplina............. 3 CONSIDERAES FINAIS.............................................................................. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS...................................................................

07 08 10 12 15 16

Quem se rende tentao do ninho, jamais aprende a voar: quem, no se aventura pelos mares, ver o casco de seu barco apodrecer em pleno cais; quem no ousar na vida profissional, ficar superado porque no foi capaz de dialogar com as mudanas que o tempo ofereceu...

PAULO FREIRE

1 INTRODUO

possvel perceber desde a metade da dcada de 90, que aumentou o nvel de angstias e cansaos emocionais entre os professores. Esse crescimento ocorre na proporo direta ao crescimento da chamada indisciplina nas escolas. Observase um verdadeiro embate entre as frustraes e descontentamentos no mbito escolar. O presente artigo tem por objetivo analisar a indisciplina como um elemento presente no ambiente escolar e suas implicaes. Diante dessa preocupao, de grande importncia discutir o assunto, tendo como aportes tericos, autores como Aquino (1999), Estrela (1992); Garcia (1999); Kakazu (2009), Carvalho (1996) que acreditam que uma forma para amenizar o ato da indisciplina buscar e pesquisar qual a melhor forma de administr-la, atravs de teorias que falem sobre o tema. Assim, o referido artigo permeia no seu desenvolvimento, questes como a conceituao da indisciplina, no qual se mostra uma tarefa complexa, pois difcil estabelecer um conceito de indisciplina escolar, visto esta no se caracterizar como um fenmeno esttico, que conserva suas caractersticas com o passar do tempo. Alm disso, destaca-se neste trabalho a indisciplina em face da no aprendizagem. Para isso, importante analisar conceitos e refletir sobre o momento em que os problemas de indisciplina se intensificaram at chegarem ao que se observa atualmente. A reflexo construda no decorrer deste trabalho apresenta-se como sustentao terica do entendimento do que atualmente vem sendo conceituado como indisciplina escolar.

2 CONCEITUANDO A INDISCIPLINA NO AMBIENTE DE SALA DE AULA Se h temas que hoje suscitem muitas polmicas no ambiente educacional, a indisciplina um deles. O nmero de casos em todo o pas atinge propores no mnimo inquietantes. Segundo o professor Aquino (1999, p. 43):
O conceito de indisciplina, como toda criao cultural, no esttico, uniforme, nem tampouco universal. Ele se relaciona com o conjunto de valores e expectativas que variam ao longo da histria, entre as diferentes culturas e numa mesma sociedade.

O conceito de indisciplina susceptvel de mltiplas interpretaes. O aluno indisciplinado , em princpio, algum que possui um comportamento desviante em relao a uma norma, explicita ou implcita, sancionada em termos escolares e sociais. Estes desvios so, todavia, denominados de forma diferente conforme se trate de alunos. O prprio conceito de indisciplina, como toda criao cultural, no esttico, uniforme, nem tampouco universal. Ele se relaciona com o conjunto de valores e expectativas que variam ao longo da histria, entre as diferentes culturas e numa mesma sociedade, nas diversas classes sociais, [...]. No plano individual, a palavra indisciplina pode ter diferentes sentidos que dependero das vivncias de cada sujeito e do contexto em que forem aplicadas. KAKAZU (2009, p. 12). O comportamento indisciplinado do indivduo depender de suas experincias, de suas histrias educativas e das caractersticas sociais em que est inserido. Ser indisciplinado no inato, esse comportamento resulta de influncias que o individuo recebe e vai internalizando ao longo de seu desenvolvimento. Segundo Kakazu (2009), pais e professores so fundamentais na constituio de filhos e alunos como cidados, mas torna-se difcil para pais e professores assumirem a responsabilidade na educao de filhos/alunos quando a sociedade se encontra carente de valores ticos e morais que norteiem a conduta do sujeito na sua constituio como ser. No meio educacional esta viso bastante difundida. Costuma-se compreender a indisciplina, como uma espcie de incapacidade do aluno (ou de um grupo) em se ajustar s normas e padres de comportamento esperados. A

disciplina parece ser vista como um pr-requisito para o bom aproveitamento do que oferecido na escola. Nesse sentido, a ao disciplinada frequentemente um saber-fazer e no um saber proposicional; um tipo de ao e no a posse de um discurso. Transferindo-se estas ideias para uma sala de aula, a disciplina no necessariamente precede de forma discursiva o trabalho, mas concretiza-se nele. , neste sentido, que alguns autores distinguem vrios nveis de indisciplina, tais como perturbao, conflitos e vandalismo, que possam a vir ser ocasionado pela falta de aprendizagem, da escrita e consequentemente da leitura. Para Lajonquire (1999, p. 38):
Um comportamento indisciplinado qualquer ato ou omisso que contraria alguns princpios do regulamento interno ou regras bsicas estabelecidas pela escola ou pelo professor ou pela comunidade. A indisciplina uma resposta autoridade do professor.

A perturbao ocasionada pela ineficincia de aprendizagem pode afetar o desenvolver das aulas e o prprio ambiente de sala de aula. Uma vez que os conflitos podem afetar, tambm, a relao professor aluno, colocando em causa a autoridade e o estatuto do professor.
A disciplina escolar um conjunto de regras que devem ser obedecidas tanto pelos professores quanto pelos alunos para que o aprendizado escolar tenha xito. Portanto, uma qualidade de relacionamento humano entre o corpo docente e os alunos em uma sala de aula e, consequentemente, na escola. (TIBA,1996, p.117).

A sala de aula como espao de socializao do conhecimento, por vezes altera-se pelo comportamento inadequado de alguns alunos. Na concepo de La Taille (1996, p. 22), a indisciplina em sala de aula no se deve essencialmente a falhas psicopedaggicas, pois est em jogo o lugar que a escola ocupa hoje na sociedade, o lugar que a criana e o jovem ocupam, o lugar que a moral ocupa. Ensinar no fcil e educar mais difcil ainda; mas no ensina e no educa, quem no define limites, quem no constri democraticamente as linhas do que e, do que no permitido. (ANTUNES, 2002). O aluno no cresce se no for desafiado, portanto o jovem precisa ser desafiado diariamente, lembrando sempre que os limites devem ser claros e estar internalizado no aluno.

10

2.1 A indisciplina e as dificuldades de aprendizagem Um comportamento indisciplinado qualquer ato ou omisso que contraria alguns princpios do regulamento interno ou regras bsicas estabelecidas pela escola ou pelo professor ou pela comunidade. Os motivos da indisciplina podem ser extrnsecos aula, tais como problemas familiares, insero social ou escolar, excessiva proteo dos pais, carncias sociais, forte influncia de dolos violentos. A demonstrao dos alunos e o desinteresse explcito por aquilo que se pretende ensinar ou qualquer outro comportamento inadequado, por vezes no so mais do que chamadas de ateno ao professor sobre os seus mtodos de ensino ou sobre as estratgias de relao na aula. O professor deve ser explcito e justo na negociao do contato que feito com os estudantes. A alterao das regras pode provocar indisciplina. Para tratar da questo da indisciplina nas escolas preciso primeiramente convencer os profissionais de educao que nelas atuam, de que a indisciplina um problema pertinente a escola, e que por tanto sempre vai existir, com maior ou menor intensidade de acordo com cada ambiente escolar. O grande impasse na verdade no de fato o ato de indisciplina, mais sim a forma com que so tratados estes casos. A indisciplina sempre esteve relacionada com os aspectos comportamentais. Todavia, se a escola se preocupa apenas com os problemas de comportamento estar longe de resolver a questo de indisciplina. Gentille (2002) confirma essa inferncia ao destacar que em geral, as escolas consideram a rebeldia s transgresses as normas e regras de coexistncia ou de no adequao considerado ideal, ou seja, o melhor aluno o que aprende rpido ou o que manifesta um comportamento sempre obediente. De acordo com Garcia (1999, p. 43):
Um entendimento suficientemente amplo do conceito de indisciplina escolar integra diversos aspectos, no estando, portanto restrito apenas dimenso comportamental. Podemos situ-lo no contexto das condutas dos alunos nas diversas atividades pedaggicas dentro e fora da sala de aula, sob a dimenso dos processos de socializao e relacionamentos que os alunos exercem na escola e ainda no contexto do desenvolvimento cognitivo dos alunos.

11

A escola deve e precisa assumir o papel de garantir as condies apropriadas ao processo ensino-aprendizagem, a partir da sua realidade, e, portanto das condies, das necessidades e do desenvolvimento dos alunos. Dessa forma, as expectativas da escola precisam estar no seio da comunidade escolar e no apenas pelos profissionais da educao. No entanto, para Freire (2001, p. 135), existe uma indisciplina especfica de carter pedaggico, nas quais as caractersticas do trabalho pedaggico, o estatuto e os papis do professor configuram aspectos centrais. Segundo Passos (1996, p. 23) a indisciplina escolar est relacionada a alguns significados como por exemplo, ousadia, criatividade, inconformismo ou resistncia. Isso no implica em desconsiderar a importncia da disciplina, mas apenas em coloc-la em um plano secundrio para que se fortalea o que est em um plano anterior ela, que a aprendizagem e o saber decorrente da relao com a mesma. Nesta perspectiva a indisciplina deve ser analisada e compreendida no contexto da relao pedaggica em que a mesma surge, ou seja, ela no pode ser vista como existindo em si mesma, ou como sendo inerente ao prprio comportamento do aluno, pois no apenas o aluno que praticou um ato indisciplinado que est implicado na relao, mas sim, todo um contexto psicopedaggico. O olhar e ao mediadora da Psicopedagogia, no sentido de analisar a (in)disciplina, todos esses entes e tramas e posteriormente propor interveno tendo em vista os processos de aprendizagem, poder se constituir a melhor opo no af de minimizar os atos e comportamentos e indisciplina no espao escolar. Essa interveno pode vir a ser a partir de uma soluo conjunta, congruente com a especificidade de cada esfera, escola/professor, famlias/pais, aluno/educando. Entende-se, que necessrio identificar, principalmente, os pressupostos subjacentes s explicaes geralmente manifestas pelos educadores, que acabam por revelar, ainda que de maneira implcita, determinadas vises sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem do indivduo e, como decorrncia, o papel desenvolvido pela escola. 2.2 Dificuldades de aprendizagem como condicionante da indisciplina

12

As dificuldades de aprendizagem configuram-se como um dos temas de discusses relevantes da atualidade. Toda a circunstncia evidenciada pela presena das dificuldades de aprendizagem pode configurar desde aes que evidenciam uma preocupao por parte dos docentes e da famlia, ou, em outro extremo, pelo descaso e desateno para com estas crianas; ou ainda pelas propostas educacionais que podem no estar dando conta, plenamente, de se apresentarem como meios realmente eficientes e adequados s necessidades e caractersticas de tais crianas. ZORZI (2003, p. 36). Sob o enfoque psicopedaggico, optou-se pela definio de dificuldades de aprendizagem, pois, no existe uma definio universalmente aceita para este campo devido heterogeneidade de sintomas. Adotamos o termo dificuldades, pois, o mesmo dinmico, aberto para a possibilidade de progresso e sucesso, (...) apontando para dificuldades que podem ser superadas,... desabilidades a serem transformadas em habilidades GUERRA (2002, p. 12). Sero questionados as causas destas problemticas. As dificuldades de aprendizagem mais comuns esto relacionadas aquisio da leitura e da escrita. Quando estas crianas no conseguem aprender, muitas vezes so rotuladas como, burras, lentas ou preguiosas e so constantemente cobradas em seu desempenho escolar, o que pode gerar, segundo Guerra (2002, p. 13) um dano psicolgico e se refletir no futuro. Portanto, problemas emocionais podem ser observados, como baixa autoestima, sentimento de fracasso e de incapacidade, retraimento, dificuldades relacionais, bem como outros desarranjos sociais como a delinquncia ou comportamentos inadequados. Sendo necessrio o acompanhamento pedaggico mais apurado, buscando solues que permitam criana uma transformao da realidade atravs da tomada de conscincia destas dificuldades, possibilitando sua integrao sociedade atravs de estratgias de superao ou amenizao daquelas. A relao da indisciplina com a dificuldade ou problema de aprendizagem se d no campo da aprendizagem, pois ai que tanto um como o outro prejudicado, os dois problemas ficam emperrados neste mesmo ponto, um por ter realmente uma dificuldade e outro por recusar-se a aprender por teimosia, motivo ftil ou mesmo por no se adequar ao mtodo empregado pelo docente ou escola.

13

Segundo Barcellos (1992, p, 76), a criana com dificuldade em aprender precisa se reconhecer como pessoa ativa, que tem potencial produtivo. Porm, acredita-se que as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos podem ser superadas. A desmotivao dos alunos e o desinteresse explicito por aquilo que se pretende ensinar ou qualquer outro comportamento inadequado, por vezes no so mais do que chamadas de ateno ao professor sobre os seus mtodos de ensino ou sobre as estratgias de relao na aula. O professor deve ser explcito e justo na negociao do contrato que feito com os alunos. A alterao das regras pode provocar indisciplina. Um aluno indisciplinado pode no ter insucesso. O aluno traz para a aula os valores e atitudes que foi apreendendo at aquele momento. A indisciplina pode ser um reflexo da ausncia de condies para uma adequada educao familiar. O foco da mediao psicopedaggica deve estar centrado no aluno, mas a partir de uma relao dialgica entre escola e famlia. A aprendizagem deve ser encarada como um processo construdo internamente, pelo individuo, mas que se desenvolve na relao com o meio e nas vivncias grupal, sobretudo no grupo familiar. Acreditamos, portanto que a famlia constitui elemento estruturante das relaes de aprendizagens e que ela fundamental na construo um dilogo em favor de minimizarmos a indisciplina. O trabalho com grupo envolvendo esses sujeitos poder favorecer a construo da identidade do grupo, da ressiginificao das relaes entre esses sujeitos e na construo e desconstruo do conceito de indisciplina. A indisciplina pode surgir como a alternativa ao seu insucesso escolar, procurando deste modo "valorizar" a sua relao com os outros. Este insucesso no se refere exclusivamente s classificaes nas disciplinas, mas tambm em certos valores, que ele pensa serem assumidos pela comunidade, e que o aluno no v refletido nele. O fato de o aluno apresentar dificuldade de aprendizagem no pode ser considerado um problema isolado, tendo em vista que o fracasso escolar interfere no desenvolvimento afetivo e compromete processos intrapsquicos, relacionados formao da personalidade da criana, acarretando tambm problemas afetivos. Por isso, necessrio proporcionar cuidados especiais a essa criana.

14

Muitas escolas preparam os alunos para o sucesso a custa de uma irrecupervel robotizao, mas tambm pelo modo em que se encara a questo da disciplina. Assim a escola se transforma em um local de discrdia, de conflito, mas tudo pode se transformar na medida que hajam intervenes educativas, que visam a formao integral da criana. Como possibilidade de superao da indisciplina aponta-se para prticas nas quais as regras so estabelecidas democraticamente entre diretores, professores e alunos: os canais de comunicao so normalizados, mostrando que o dialogo necessrio e a critica imprescindvel; criao de centrais de atendimento para ajudar alunos com dificuldades e pais que precisam de orientao, culminando em mudanas no projeto poltico pedaggico, aulas participativas e com efetivas prticas interdisciplinares.

15

3 CONSIDERAES FINAIS Seria errneo pensar em um nico fator responsvel pela temtica que envolve a indisciplina escolar, j que foram estudadas as interferncias sociais e familiares. de muita clareza que a maior tarefa que se atribui escola, como instituio socializadora do conhecimento, refere-se a uma educao de valores. Vrias podem ser as formas de trabalhar a indisciplina escolar, mas inevitvel levar em considerao que cada educando um caso particular, e no se pode adotar, em alguns casos, o mesmo procedimento para todos os casos, pois o mesmo pode no surtir efeito. As causas desses comportamentos indisciplinados como se viu anteriormente podem ser de diferentes origens, e a partir dessas origens que o psicopedagogo poder intervir para poder super-la. O psicopedagogo, que trabalha com as relaes de aprendizagem entre educadores e educando, legitima sua presena nas escolas atravs das relaes estabelecidas dentro dela, pois a escola sozinha no pode trabalhar e nem resolver de um dia para o outro o problema da indisciplina escolar. Ao buscar um amadurecimento, autonomia do educando, leva-se em considerao o respeito, a conscincia sobre a importncia da disciplina, facilitando o estabelecimento de regras em conjunto com os mesmos. Apesar das dificuldades para a elaborao deste trabalho, considera-se proveitosa, pois foi dada a oportunidade de se aprofundar mais sobre o tema em questo, influenciando de forma positiva a funo de educadora, contribuindo nos casos de indisciplina que podero surgir, proporcionando uma reflexo sobre realmente o que indisciplina escolar, atravs do olhar psicopedaggico. Consideramos proveitosa a realizao deste trabalho, pois nos foi dada a oportunidade de nos aprofundarmos mais sobre o tema em questo, influenciando de forma positiva a nossa funo de educadora, expandindo o olhar sobre a temtica e vislumbrando caminhos a serem desmistificados para alm do que o discurso oficial apresenta.

16

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANTUNES, Celso. Onde esta a indisciplina? Existem trs focos de incndio a apagar. Petrpolis/RJ: Editora Vozes, 2002. AQUINO, J. G. (org.). Indisciplina na escola. So Paulo: Summus, 1999. BARCELLOS, Lia Rejane Mendes. Cadernos de Leitura e Escrita . Rio de Janeiro: Enelivros, 1992. CARVALHO, Jos Srgio Fonseca de. Os Sentidos da (in) disciplina: Regras e mtodos como prticas sociais. In AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 1996. ESTRELA, M. T. Relao pedaggica, disciplina e indisciplina na aula . Porto: Ed. Porto: 2002. FREIRE, I. Percursos disciplinares e contextos escolares: dois estudos de caso. Lisboa, 2001. GARCIA, Joe. Indisciplina na Escola: Uma reflexo Sobre a Dimenso Preventiva. Artigo publicado na Revista Paranaense de Desenvolvimento, n. 95, Curitiba: 1999. _________. J. A gesto da indisciplina na escola . In: COLQUIO DA SECO PORTUGUESA DA AFIRSE/AIPELF. Lisboa. Atas. Lisboa: Estrela e Ferreira. 2002. GUERRA, Leila Boni. A criana com dificuldades de aprendizagem:

consideraes sobre a teoria modos de fazer . Rio de Janeiro: Enelivros, 2002. KAKAZU, Elena Harumi Watanabe. Indisciplina: carncia de limites e valores morais?, Disponvel em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/21778.pdf?PHPSESSID=2010012508181580, fevereiro, 2012.

17

LAJONQUIRE,

Leandro.

In:

Indisciplina

na

Escola.

criana,

"sua"

(in)disciplina e a psicanlise, So Paulo: MED, 1996. PASSOS, L. F. A indisciplina e o cotidiano escolar: novas abordagens, novos significados. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas tericas e prticas. 8. ed. So Paulo: Summus, 1996. TAILLE. De La Yves, In: Revista Aprende Brasil. Maio. 2004. ZORZI, Jaime Luiz. Aprendizagem e distrbios da linguagem escrita: questes clnicas e educacionais. Porto alegre: Artmed, 2003. TIBA, Iami, Disciplina, limite na medida certa. So Paulo, Martins,1996.

Vous aimerez peut-être aussi