Vous êtes sur la page 1sur 19

DESENHO TCNICO

INTRODUO
O desenho tcnico evoluiu gradualmente para uma eficiente forma internacional de comunicao. Instrues claras, inequvocas devem ser transmitidas pelos desenhos. No Brasil, a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) padroniza as condies gerais que devem ser observadas na execuo dos desenhos tcnicos. importante que o desenho tcnico consiga, em diferentes fases dos projetos, transmitir todas as informaes com muita objetividade e sem nenhuma ambigidade, garantindo o entendimento de todos os detalhes. Os desenhos tcnicos so preparados e desenvolvidos combinando-se e associando-se uma variedade de traos de formas geomtricas (ao qual o desenhista deve familiarizar-se) com todos os princpios da geometria plana e espacial. Para tal o desenhista tem a seu dispor uma gama de formatos padres de papel que podero ser utilizados para a representao em vrios tamanhos e/ou em vrias escalas. Esta disciplina apresentar aspectos da geometria plana, espaciais e tcnicas necessrias para possibilitar que o aluno atinja um razovel padro de competncia como desenhista. Para tanto sero utilizados tcnicas desenvolvidas tanto em prancheta como no AutoCAD, instrumento atualmente essencial para a confeco e modelagem de peas.

O DESENHO TCNICO
O desenho tcnico um tipo de representao grfica utilizada por profissionais de uma mesma rea, como por exemplo, na engenharia mecnica, civil, eltrica, hidrulica, etc. O desenho tcnico, ao contrrio do artstico, deve transmitir com exatido todas as caractersticas do objeto que representa. Para tal, os desenhos ou peas grficas so feitos por meio de figuras geomtricas, traos, smbolos, nmeros e indicaes escritas seguindo regras estabelecidas chamadas de normas tcnicas. No Brasil, a entidade responsvel pelas normas tcnicas a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), na qual sero seguidas nesta disciplina.

ETAPAS DE ELABORAO DO DESENHO TCNICO


A elaborao do desenho tcnico de obras civis ou de peas mecnicas pode ser complexa, envolvendo vrios tipos de profissionais de diversas especializaes. Por isso, o desenvolvimento do desenho tcnico passa naturalmente por algumas etapas. So elas: Esboo O esboo geralmente realizado pelo profissional que planeja uma pea, um projeto eltrico ou arquitetnico, observando a que necessidade o qual o projeto deve suprir, imaginando seu resultado prtico. uma soluo rpida e de baixo custo para explorar vrias solues de um mesmo problema. A representao, em geral, feita mo livre que servir de base para a prxima etapa, a fase preliminar. Entretanto, o
Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

esboo mo livre no significa desenho mal feito, pois deve existir uma preocupao com propores, clareza e espessuras corretas das linhas. Desenho Preliminar O desenho preliminar corresponde a uma etapa intermediria do processo de elaborao do projeto, que ainda pode sofrer alteraes. Por isso, no se deve utilizar um desenho preliminar para executar um projeto, pois pode ter sofrido alteraes e/ou ainda no ter todos os detalhes necessrios. Nesta fase de projeto o desenho j deve estar representado na prancheta ou no computador, utilizando um software adequado. Desenho Tcnico Definitivo O desenho tcnico definitivo corresponde soluo final do projeto e que ser aprovado e utilizado pelos tcnicos, arquitetos e engenheiros para executar o projeto. Nesta fase, o projeto deve conter todos os elementos necessrios sua compreenso, como detalhes e/ou cotas, alm de atender rigorosamente a todas as normas tcnicas que dispem sobre o assunto. Ao receber o desenho tcnico definitivo, o profissional dever conseguir ler e interpretar corretamente, fornecendo informaes suficientes para imaginar exatamente como ser o resultado final, antes mesmo de execut-lo.

O DESENHO TCNICO DEFINITIVO


O desenho tcnico definitivo, que corresponde soluo final do projeto, deve ser apresentado em um lay-out final de acordo com algumas regras normatizadas (NBR 10068 da ABNT). Esta padronizao consiste: Folhas As folhas utilizadas no nosso curso ser do formato da srie A: Designao Dimenses (mm) A0 A1 A2 A3 A4 841 X 1189 594 X 841 420 X 594 297 X 420 210 X 297 na escolha mais adequada da folha de desenho a ser utilizada; na escolha dos tipos e tamanhos de letras e numerais verticais; no tamanho da legenda; no espaamento das margens; na escolha do tipo, da cor e da espessura das linhas.

Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

Os formatos da srie A

Os formatos da srie A so geometricamente semelhantes

As folhas de desenho podem ser utilizadas tanto na posio horizontal como vertical. Letras e Numerais Verticais As propores de letras e numerais verticais so mostradas na figura abaixo. As setas numeradas indicam a ordem e a direo dos traos.

Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

Legenda A legenda deve ser posicionada no canto inferior direito da folha, tanto para as folhas na horizontal quanto na vertical. O comprimento da legenda depende do tamanho da folha. A legenda deve ter 178mm de comprimento nos formatos A4, A3 e A2 e 175 mm

Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

nos formatos A1 e A0 (NBR 10582). A altura livre e depende da quantidade de informaes que ela conter. As informaes que geralmente constam na legenda so: nome da empresa; nome do desenhista; local, data e assinatura; contedo do desenho; nmero do desenho; nmero da reviso; unidade utilizada; outras informaes essenciais ao desenho e/ou projeto.

exemplo de uma legenda Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

Margens As folhas de desenho devem possuir uma margem em seus quatro lados. A margem do lado esquerdo tem sempre a dimenso de 25mm. As margens direita, superior e inferior variam conforme o tamanho do papel.

As dimenses dos papis da srie A

Tipos de Linha As espessuras e tipos de linhas usadas so:

A ttulo de organizao na disciplina, as cores a serem utilizadas no AutoCAD, sendo referncia de espessura nas peas grficas a serem confeccionadas so:
Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

0,10 azul 0,15 lils 0,20 amarela 0,25 - cinza 0,30 vermelha

0,35 verde 0,40 marrom 0,50 preto 1,00 laranja

O DESENHO
O matemtico francs Gaspar Monge (1746 1818), criou um mtodo de dupla projeo ortogonal que emprega dois planos de projeo que permitia representar, com preciso os objetos que tem trs dimenses (comprimento, largura e altura), em superfcies planas, como por exemplo, uma folha de papel, que tem apenas duas dimenses (comprimento e largura) Esse mtodo que passou a ser conhecido como Mtodo Mongeano, usado na geometria descritiva e ser muito utilizado no curso.

Sistema Mongeano de representao

VISTAS ORTOGRFICAS As vistas ortogrficas so as projees de um objeto em uma pura* mongeana. Para obter estas projees, o objeto posicionado dentro de um paraleleppedo mnimo de forma que as faces fiquem paralelas aos quadros de projeo. Em seguida escolhe-se a face frontal do objeto quela que contm mais detalhes e/ou as maiores dimenses do objeto. Definida a vista frontal, ficam definidas as demais vistas.
* pura: representao, num plano, de qualquer figura tridimensional, mediante projees ortogonais de sua elevao, planta baixa e perfil

Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

Vistas frontal, superior, lateral direito e esquerdo.

O objeto pode estar situado em qualquer diedro. Os mais usuais posicionam no 1 e no 3 diedro. Quando o objeto colocado no 3 diedro, os quadros de projees localizam-se entre o observador e o objeto, e quando est no 1 diedro os quadros de projees esto depois do objeto. O sistema de 1 diedro utilizado nas normas DIN (Deutsche Industrie Normen) e o de 3 diedro pelas normas ASA (American Standard Association). No Brasil, as representaes podem ser feitas pelos dois sistemas, indicando o smbolo do diedro utilizado.

Projees no 1 e no 3 diedro

Para obter os quadros de projeo de um objeto, insere-se este objeto em um paraleleppedo. Cada face deste paraleleppedo ser um quadro de projeo, dependendo do diedro considerado. A pura obtida pelo desdobramento do paraleleppedo, conforme mostra a figura a seguir:

Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

Projees no 1 diedro

TIPOS DE LINHAS UTILIZADAS NAS VISTAS ORTOGRFICAS Para o desenho de vistas ortogrficas utiliza-se basicamente as linhas cheia e tracejada. De maneira geral, a linha cheia utilizada para representar contornos e arestas de objetos que so visveis a partir de um ponto de observao. J a linha tracejada utilizada para representar contornos e arestas de objetos que no so visveis (mas que existem) a partir de um ponto de observao.
Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

PERSPECTIVA O desenho de vistas ortogrficas possibilita, com bastante preciso, a representao de objetos complexos atravs de uma srie de vistas (frontal, posterior, lateral direita e esquerda, superior e inferior). Desenhos em perspectiva so muito utilizados para comunicar suas idias com rapidez, desenvolvendo seus prprios pensamentos, pois facilitam a visualizao e compreenso das formas de um objeto. Por isso, as perspectivas aparecem em catlogos, publicaes e trabalhos tcnicos. PERSPECTIVA ISOMTRICA A perspectiva isomtrica uma das maneiras de representar os objetos em perspectiva e a principal caracterstica o fato de que o tamanho das superfcies reduzido igualmente, mantendo sempre a proporo das faces. Para fazer uma perspectiva isomtrica de um objeto real necessrio imaginar um objeto inclinado. Nesta posio, uma aresta de canto aparecer na vertical e as arestas que retrocedem e as demais arestas paralelas a estas devero estar aproximadamente 30 com a horizontal. Em seguida esboce a caixa envolvente com traos leves fazendo com que AB, AC e AD sejam os eixos isomtricos com os comprimentos correspondentes do objeto. Esboce as linhas restantes. Se necessrio crie composies de slidos geomtricos, com arestas paralelas entre si. Escurea as linhas finais.

ELIPSES ISOMTRICAS Para desenhar elipses isomtricas, considere duas vistas de um bloco com um grande furo cilndrico. Com o bloco da perspectiva desenhado, construir um paralelogramo com as arestas paralelas ao bloco e de comprimento igual ao dimetro do furo. Desenhe as diagonais deste paralelogramo de modo que a interseco das mesmas represente o centro do furo. Os pontos A, B, C e D representam os pontos mdios das arestas do
Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

paralelogramo e a elipse ser tangente aos lados nesses pontos. Desenhe com linha suave o paralelogramo para elipse que fica no plano de trs do objeto, e desenhe a elipse da mesma forma com a elipse da frente.

PERSPECTIVA CAVALERA As projees oblquas fornecem um mtodo fcil de desenhar detalhes circulares que so paralelos ao plano de projeo. Na perspectiva cavaleira a vista frontal a mesma vista frontal das vistas ortogrficas. Por isso, figuras com muitos furos podem ser simplificadas com a perspectiva cavaleira. Assim, oriente o objeto de forma que a maioria ou todas as formas circulares estejam voltadas para a face frontal. Aps desenhar a face frontal, desenhe as linhas de profundidade que podem ser do tamanho real, trs quartos ou metade do tamanho real. Escurea as linhas finais.

Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

EXERCCIOS 1- Desenhar a mo livre as figuras a seguir, ampliando-as no espao disponvel:

Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

Dada a pea em perspectiva, fazer as trs projees sugeridas: a)

Representar todas as vistas de cada perspectiva a seguir: a) b)

c)

d)

Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

e)

f)

g)

Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

h)

Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

i)

Professor Willian Seigui Tamashiro

DESENHO TCNICO

j)

Professor Willian Seigui Tamashiro

Vous aimerez peut-être aussi