Vous êtes sur la page 1sur 37

O LIVRO DE ATOS DOS APSTOLOS

1. INTRODUO A IGREJA PRIMITIVA O livro de Atos a nica histria da igreja crist em existncia, escrita antes do sculo III d.C.. Bastaria esse fato isolado para que se reconhecesse universalmente o valor deste livro e no encar-lo como mero documento histrico. No obstante, o livro de Atos no encerra uma histria completa de todo o movimento cristo do primeiro sculo de nossa era, porquanto cobre to somente um perodo de trs dcadas, isto , de cerca de 33 a cerca de 63 d.C: O titulo original do livro, Atos dos Apstolos, a continuao da narrao do levantamento e propagao do cristianismo, sendo que a primeira metade contada pelo evangelho de Lucas. Atos 1:1 a passagem que deixa pouqussima dvida de que esses dois volumes o evangelho de Lucas e o livro de Atos - resultam de um nico esforo literrio. perfeitamente possvel que os manuscritos originais dessas duas obras tivessem sido postos para circular juntos. Essas duas obras formam o mais completo registro histrico de como se desenvolveu a nova religio revelada, em torno da personalidade do Senhor Jesus Cristo. exatamente o desenvolvimento dessa nova f que o livro de Atos acompanha at cerca do ano 67 d.C., quando o maior heri dessa nova f se encontrava aprisionado em Roma. Embora o autor sagrado sem dvida alguma tenha vivido o bastante para ser testemunha do martrio do apstolo Paulo. O livro de Atos a pedra chave que vincula as duas pores principais do Novo Testamento, isto , o evangelho, conforme os primeiros cristos diziam... a nica ponte de que dispomos para atravessar o abismo aparentemente intransponvel que separa Jesus de Paulo, Cristo do cristianismo, o evangelho de Jesus e o evangelho sobre a pessoa de Jesus. ANOTAES: do sculo III d.C.; de 33 a 63 d.C.;

lho de Lucas; literrio; Atos formam o mais completo registro histrico da religio em torno de Jesus Cristo; cula as duas foras do Novo Testamento, a porta que une Jesus Cristo a Paulo.

2. AUTORIA Destaca-se acima de tudo a autoria comum e a unidade da obra Lucas Atos. Isso faz de Lucas o mais extensivo autor de todo o Novo Testamento, pois, somando-se esses dois volumes, temos nessas duas obras mais de um quarto do total do volume do N.T., a menos que consideremos paulina a epstola aos Hebreus. Os dois volumes constituem duas divises de uma mesma obra literria. O trecho de Atos 1:1 mostra que o autor sagrado tencionava que esses dois volumes fossem reputados uma unidade. Quase que o dobro de palavras peculiar ao livro de Atos e ao evangelho de Lucas quando comparados entre si, do que quando se confronta o livro de Atos com os evangelhos sinpticos. Tanto o evangelho de Lucas como o livro de Atos foram endereados a Tefilo. O trecho de Atos 1:1 esclarece-nos que ambos os livros foram escritos como duas partes de uma mesma obra literria, e a linguagem em que ambos esses volumes foram escritos, no que tange qualidade do grego koin, distingue Lucas dos autores dos outros evangelhos e de todos os demais livros do N.T.. Trata-se de excelente grego>koin<literrio, superior ao grego dos demais evangelhos e no mesmo nvel das melhores pores literrias dos demais livros do N.T.. O fato de que foram escritos pelo mesmo autor igualmente demonstrado pelo fato de que ambos enfatizam os mesmos temas, do princpio ao fim: a. A universalidade da religio crist, b. o Esprito Santo, c. Ambos esses livros demonstram uma marcante simpatia pelos pobres e pelos grupos desprezados da sociedade antiga, d. Ambos os volumes demonstram antipatia pelos ricos, e. H salincia sobre o dever e o uso apropriado das riquezas. ANOTAES: -se a autoria comum e a unidade da obra Lucas Atos; \4 do N.T.);

autor demonstrado pelo fato de ambos enfatizarem os mesmos temas do princpio ao fim;

3. DATA A data aproximada da dupla obra Lucas Atos pode ser melhor determinada mediante o exame mais do livro de Atos que mesmo do evangelho. A data mais recuada possvel de 60 d.C., por ser esse o tempo mais cedo em que Paulo poderia ter chegado a Roma. Supondo-se que Lucas escreveu esse livro imediatamente depois do encarceramento de Paulo, ento tal volume poderia ter sido escrito em cerca de 60 d. C.. Entretanto, Lucas foi companheiro de viagens missionrias de Paulo, pelo que tambm no podia ser homem de idade muito diferente da do apstolo. No muito provvel, pois, que ele tivesse vivido para alm do ano 100 d. C.. ANOTAES:

100 anos;

4. DESTINO O livro de Atos, tal como o evangelho de Lucas, foi escrito para um oficial romano de nome Tefilo (ver as notas expositivas sobre Atos 1:1). Por conseguinte, o livro foi enviado a um membro da aristocracia romana que mui provavelmente residia em Roma. Foi escrito esse livro como a finalidade de apresentar a esse oficial e a outras pessoas interessadas, uma defesa do cristianismo no se tratava de um ramo hertico do judasmo no era uma organizao poltica. Visava circular entre os lanamentos literrios da poca, para benefcio do publico leitor gentlico, visando os propsitos descritos acima. No por isso, contudo, que haveramos de eliminar o livro de Atos da lista das obras sagradas dirigidas a igreja crist universal, como se no tencionasse explicar aos cristos as origens e os primeiros desenvolvimentos do cristianismo, que emprestavam validade a sua misso de mbito universal. ANOTAES:

Tefilo. sivelmente residia em Roma; cristianismo; s cristos as origens e os princpios desenvolvimento do cristianismo.

5. PROPSITO Na discusso que se segue, teremos ocasio de nos referir regularmente a inteno ou propsito de Lucas ao escrever Atos. Deve ser enfatizado que sempre queremos dizer que o Esprito Santo esta por de trs da inteno de Lucas. Assim como devemos desenvolver a nossa salvao, Porm, Deus quem efetua em nos (Fp. 2:12-13). Assim, Lucas tinha certos interesses e empenhos ao escreves Lucas Atos. Por de trs de tudo isto, no entanto, conforme cremos, estava a obra do Esprito Santo que a tudo superintendia. Nosso interesse aqui, portanto, ajudar voc a ler e a estudar o livro de modo atento, ajudar voc a olhar o livro em termos dos interesses de Lucas e fazer alguns tipos novos de perguntas enquanto l. Se puder ser demonstrado que a inteno de Lucas em Atos era determinar um padro para a Igreja para todos os tempos, logo, tal padro decerto torna-se normativo, ou seja: o que Deus requer de todos os cristos em quaisquer condies. Mas se sua inteno foi outra, devemos pois postular as perguntas hermenuticas de maneira diferente. Descobrir a inteno de Lucas no entanto, especialmente difcil, parcialmente porque no sabemos quem era Tefilo, nem porque Lucas teria escrito para ele, e parcialmente porque Lucas parece ter tido vrios interesses diferentes. ANOTAES: Atos, ainda assim sabemos que tudo foi obra do Esprito Santo, que a tudo comandou.

os tempos? 6. RECOMENDAO Como de costume, a primeira coisa que fazemos ler, preferivelmente, o livro inteiro numa s assentada. E enquanto voc l, aprenda a fazer observaes e perguntas. O problema com fazer observaes e perguntas enquanto l Atos, naturalmente, que a narrativa prende tanto a ateno que freqente simplesmente, nos esquecermos de fazer as perguntas exegticas. Assim tambm, se fossemos lhe dar uma tarefa aqui, seria do seguinte tipo: chaves e lugares chaves, temas que voltam a ocorrer (o que realmente interessa a Lucas), divises naturais do livro. observaes anteriores.

Atos tm sido freqentemente dividido com base nos interesses de Lucas em Pedro (caps. 1 12) e em Paulo (13 28), ou na expanso geogrfica do Evangelho (1 7, Jerusalm: 8 10, Samaria e Judia: 11 28, at aos confins da terra). H outro indcio dado pelo prprio Lucas, que parece vincular tudo muito melhor. Enquanto voc l, note as breves declaraes de resumo em 6:7; 9:31; 12:24; 16:4; 19:20. Em cada caso, a narrativa parece fazer uma pausa por um momento antes de tomar algum tipo de direo nova. A partir deste indcio, Atos pode ser visto como sendo composto de seis sees, ou painis, que do narrativa um movimento para frente, a partir do seu mbito judaico baseado em Jerusalm, tendo Pedro como sua personagem de liderana, em direo a uma igreja predominante gentia; tendo Paulo como sua personagem de liderana, e com Roma, a capital do mundo gentio, como o alvo. Uma vez que Paulo chega a Roma, onde mais uma vez se volta para gentios, porque eles escutaro (28:28); a narrativa chega ao fim. Voc pode notar, portanto, enquanto l como cada seo contribui para este movimento. Nas suas prprias palavras, procure descrever cada painel, tanto no seu contedo quanto na sua contribuio ao movimento para frente. Qual parece ser a chave para cada novo movimento para frente. AQUI EST NOSSA PRPRIA TENTATIVA 1.1 6.7. Uma descrio da igreja primitiva em Jerusalm. O painel termina com uma narrativa que indica que uma diviso comeara entre os crentes de idioma grego e os de idioma aramaico. 6.8 9.31. Uma descrio da primeira expanso geogrfica, levada ao efeito pelos helenistas (cristos judaicos de idioma grego). Lucas tambm inclui a converso de Paulo, que era um helenista. O martrio de Estevo a chave a esta expanso inicial. 9.32 12.24. Uma descrio da primeira expanso aos gentios. A chave a converso de Cornlio, cuja histria contada duas vezes. 16.5. Uma descrio da primeira expanso geogrfica para dentro do mundo gentio, com Paulo na liderana. 16.6 19.20. Uma descrio da expanso adicional, sempre em direo ao ocidente, o mundo gentio agora entrando na Europa. Repetidas vezes os judeus rejeitam o Evangelho e os gentios lhes do as boas vindas. 19.21 28. 30. Uma descrio dos eventos que levam Paulo e o Evangelho para Roma, com muito interesse pelos julgamentos de Paulo. medida em que voc l, notar que nossa descrio do contedo omite um fator crucial alias, o fator crucial - a saber, o papel do Esprito Santo em tudo isto. Voc notar enquanto l que a cada conjuntura chave, em cada pessoa chave, o Esprito Santo desempenha o papel de liderana total. A totalidade deste movimento para a frente, no aconteceu pelo desgnio do homem, aconteceu porque foi da vontade de Deus e porque o Esprito Santo o levou a efeito.

7. VISO PANORMICA Enquanto o Evangelho segundo Lucas relata tudo que Jesus comeou, no s a fazer, mas a ensinar (1.1). Atos descreve o que Jesus continuou a fazer e a ensinar depois de sua ascenso, mediante o poder do Esprito Santo, operando em, e atravs dos seus discpulos e da igreja primitiva. Ao ascender ao cu (1.9 11), a ltima ordem de Jesus aos discpulos foi para que permanecessem em Jerusalm at que fossem batizados no Esprito Santo (1.4 5). O versculo chave de Atos (1.8) contm um resumo teolgico e geogrfico do livro: Jesus promete aos discpulos que recebero poder quando o Esprito Santo vier sobre eles; poder para serem suas testemunhas (1) em Jerusalm (1 7), (2), em toda a Judia e Samaria (8 12) e (3) at aos confins da terra (13 28). Nos captulos 1 12, o centro principal irradiador da igreja Jerusalm. Aqui, Pedro o mais destacado instrumento usado por Deus para pregar o evangelho. Nos captulos 13 28, o centro principal da irradiao passou a ser Antioquia da Sria, onde o instrumento de maior realce nas mos de Deus foi Paulo para levar o Evangelho aos gentios. O livro de Atos termina de modo repentino com Paulo em Roma aguardando julgamento perante Csar (28 31). ANOTAES: 11 Relata o que Jesus continua a fazer depois da ascenso. Mediante o poder do Esprito Santo, operando em e atravs dos discpulos e da Igreja. 5) A ltima ordem de Jesus aos discpulos para ficarem Jerusalm at que fossem revestidos de poder. Versculo chave que contm resumo teolgico e geogrfico do livro. Jesus promete que receberiam poder quando o Esprito Santo viesse sobre eles. 12) 28) 12 Centro principal irradiador da Igreja Jerusalm, e aqui, Pedro o mais destacado instrumento usado por Deus. 28 O centro principal da propagao do Evangelho Antioquia da Sria, onde Paulo o maior instrumento para levar o evangelho aos gentios. Termina de forma triunfante.

8. ESBOO GERAL Introduo (1.1 11) I. O Derramamento do Esprito Santo (1.12 2.41) A. A Preparao para a Promessa (1.12 26) B. O Dia do Pentecoste (2.1 41) II. Os Primeiros Dias da Igreja em Jerusalm (2.42 8, 1 a) A. Caractersticas da Igreja Apostlica em seguida ao Derramar do Esprito (2.42 47) B. Um Grande Milagre e seus Efeitos (3.1 4.31) C. A Comunidade de Bens dos Primeiros Cristos (4.32 5.11) D. Mais Curas e a Resistncia da Religio Oficial (5.12 42) E. A Escolha de Sete Diconos (6.1 7) F. Estevo: O Primeiro Mrtir do Cristianismo (6.8 8. 1 a) III. A Perseguio leva a Expanso (8.1 b 9.31) A. Os Crentes Dispersos na Judia e Samaria (8.1 b 4) B. Filipe: O Ministrio de um Evangelista (8.5 40) C. Saulo de Tarso: A Converso de um Perseguidor (9.1 31) IV. O Cristianismo propaga-se entre os Gentios (9.32 12.25) A. O Ministrio de Pedro em Lida e Jope (9.32 43) B. A Misso de Pedro aos Gentios em Cesaria (10.1 48) C. O Informe de Pedro Igreja de Jerusalm e a Aprovao de sua Deciso (11.1 18) D. Antioquia: A Primeira Igreja Gentia (11.19 30) E. Perseguio sob Herodes Agripa I (12.1 23) F. Resumo do Crescimento da Igreja (12.24,25) V. Primeira Viagem Missionria de Paulo (13.1 14.28) A. Paulo e Barnab so Comissionados pela Igreja Local de Antioquia (13.1 3) B. Incio da Evangelizao da Provncia da sia (13.4 14.28) VI. O Conclio de Jerusalm (15.1 35) VII. Segunda Viagem Missionria de Paulo (15.36 18.22) A. Divergncia entre Paulo e Barnab (15.36 18.22) B. Visita s Igrejas Fundadas (15.41 16.5) C. Novas Regies Evangelizadas na Provncia da sia (16.6 18.21) D. Regresso a Antioquia da Sria (18.22) VIII. Terceira Viagem Missionria de Paulo
7

A. A Caminho de feso (18.23 21.16) B. Parntese: O Ministrio de Apolo (18.24 28) C. Um Prolongado Ministrio em feso (19.1 41) D. Viagem Macednia, Grcia e volta a Macednia (20.1 5) E. Regresso a Jerusalm (20.6 21.16) IX. A Priso de Paulo e seu Ministrio enquanto preso (21.17 28.31) A. Em Jerusalm (21.17 23.35) B. Em Cesaria (24.1 26.32) C. A Caminho de Roma (27.1 28.15) D. Em Roma (28.16 31)

Por causa da sua importncia tratamos o livro de Atos mais pormenorizadamente. Pediremos agora ao estudante que aprenda o seguinte esboo de captulos para poder gravar bem na sua memria o contedo do livro:

9. ESBOO DOS CAPTULOS Poder Pentecoste Pedro e Joo Sacerdotes e orao Castigo Cristos pobres Estevo perseguido Felipe A converso de Paulo A viso de Paulo A explicao de Pedro A priso de Pedro A primeira viagem missionria de Paulo O regresso de Paulo Paulo em Jerusalm A segunda viagem de Paulo Paulo em Atenas Priscila e Aquila A terceira viagem de Paulo Paulo na Europa A priso de Paulo O discurso de Paulo na escada A fuga de Paulo Paulo perante Flix Paulo perante Festo Paulo perante Agripa Paulo num naufrgio Paulo em Roma (Extrado da Bblia de Estudo Pentecostal, Antigo e Novo Testamento Revista e Corrigida Edio 1995 CPAD). O livro de Atos dos Apstolos Pgina 11 de 39

10. CAPTULO 1: 1 26 COMENTRIO E ANLISE Os quarenta dias e depois (1:1 26). Comea o livro no ponto em que o Evangelho de Lucas terminou com o Senhor ressuscitado aparecendo aos discpulos, ordenando-lhes que esperem em Jerusalm at que recebam poder celestial, para depois agirem como Suas testemunhas naquela cidade, na Judia e Samaria, at aos confins da terra. J se tem dito que esta indicao geogrfica trplice (1:8) constitui-se uma espcie de ndice do esboo de Atos. As palavras de Cristo Sereis minhas testemunhas, so dignas de nota por serem citadas em Is. 43:10. A inferncia que essas palavras do grande profeta do Velho Testamento se cumprem nos discpulos de Jesus; eles foram o remanescente do antigo Israel e o ncleo do novo. Vem depois a narrativa da ascenso, aps o que os discpulos, em nmero de 120, aguardam em Jerusalm o cumprimento da promessa do Esprito Santo, e nesse nterim preenchem a vaga deixada no colgio dos doze com a desero de Judas. (Luc. 1:3). Tudo quanto Jesus comeou tanto a fazer como a ensinar (1). Visto como o assunto do terceiro Evangelho sumariado assim, a inferncia, que este novo volume vai tratar do que Jesus continuou a fazer e a ensinar aps Sua ascenso pelo Seu Esprito em Seus seguidores. Sendo visto por eles por espao de quarenta dias (2). Da vem que no calendrio cristo o dia da ascenso cai no quadragsimo dia depois da pscoa. Chegava agora ao fim com uma cena que os convenceu da glria celestial do seu Mestre. Vs sereis batizados com o Esprito Santo (5). A pregao de Joo Batista em Mar. 1:8. Assim vir. Possivelmente com referncia particular nuvem (9). ANOTAES:

Restaurar o Reino Mat. 21:43 e Rom. 11:25 27 Ascenso perodo de 40 dias. gloria celestial. Pedro fala em nome dos apstolos. Mateus eleito apstolo. QUESTIONRIO: 1. A qual escritura se refere o autor em 1:1? 2. Quando deu mandamentos aos apstolos por meio do Esprito? (v.2 comp. Mat. 28:16 20; Marcos 16:14 20; Lucas 24:44 53; Joo 20:19 23). 3. Que mandamento foi dado? O livro de Atos dos Apstolos Pgina 12 de 39

10

4. Quando o Pai prometeu o Esprito Santo? (Joel 2:28) 5. Jesus mencionou o dia exato quando o Esprito Santo seria derramado?(v.5) 6. Por que no? (comp. Marcos 13:37) 7. Que perguntas fizeram os discpulos nesta ocasio? (v.6) 8. O reino havia sido tirado de Israel? (Mat. 21:43) 9. Jesus respondeu diretamente aquela pergunta? 10. Que deve suceder antes desse acontecimento? 11. Onde devia comear e terminar o ministrio dos apstolos? (1:8) 12. Em que cidade comea o livro de Atos? 13. Que sucedeu depois de Jesus ter dado os Seus mandamentos aos apstolos? 14. De que montanha ascendeu Jesus? (v.12) 15. Em que montanha descer a Sua segunda vinda? (Zac. 14:4) 16. Quem falou em nome dos apstolos? (v.15) 17. Quantos discpulos se reuniram naquela ocasio? 11. CAPTULO 2: 1 47 PANORMICA Pentecostes. 30 ou 33 d.C. O aniversrio da igreja. 50 dias depois da crucificao de Jesus. 10 dias aps Sua ascenso. A morte e a ressurreio de Cristo e o derramamento do Esprito representam o cumprimento dos tipos de trs festas que se seguiram em sucesso uma a outra, a saber: a Pscoa (Lev. 23: 5), a Festa das Primcias (Lev. 23: 10 14), a Festa de Pentecoste (Lev. 23: 15 21). A Pscoa era simblica da morte expiatria de Cristo. Seguindo a Pscoa celebrava-se a Festa das Primcias, festa em que as primcias da colheita eram movidas diante do Senhor. Esta cerimnia era simblica da ressurreio de Cristo como as primcias dentre os mortos. A partir desta festa, contavam -se cinqenta dias, e no ltimo celebrava-se a Festa de Pentecoste (da o nome Pentecoste, que significa 50). O SERMO DE PEDRO O dialeto Galileu era to caracterstico e difcil de ser entendido pelos no galileus que o fato de os discpulos deixarem as peculiaridades de sua fala local e de sbito se capacitarem a falar em lnguas compreendidas pelas multides heterogneas, ento em Jerusalm, no pode escapar de ser notado. Quando as atenes ficaram presas desse modo, Pedro aproveitou a oportunidade para se levantar com os outros apstolos e dirigir a palavra a todos que estavam ao alcance de sua voz (14). Vale notar as palavras do seu discurso, porque mostram a forma regularmente adotada na pregao apostlica primitiva, ou o Kerygma, o modelo ou esboo que tambm pode ser traado como a estrutura original de nossa tradio evanglica. Esse modelo apresenta quatro principais aspectos: primeiro, uma narrao do ministrio publico e dos sofrimentos de Jesus; segundo, o atestado divino de Seu Ministrio messinico que a ressurreio oferece, da qual o orador afirma ser testemunha ocular; terceiro, testemunhos do Velho Testamento, provando ser Jesus o Messias; e por fim, exortao ao arrependimento e a f.

11

Estes aspectos podem ser observados bem claramente no discurso de Pedro. impressionante o uso que ele faz dos testemunhos do Velho Testamento. Por exemplo palavras do Salmo 16:10. To eficaz foi sua exortao que trs mil creram nas boas novas e foram batizados, formando assim a primeira igreja crist. ANOTAES: 47. Primcias e Festa das Colheitas: Pentecostes 30 ou 33 d.C. (Domingo). 50 dias depois da crucificao. 10 dias aps a ascenso. Primeiro dia da semana.

Apontam para as 3 festas que se seguiram uma em sucesso a outra. (A Pscoa Lev. 23:5) - Smbolo da morte expiatria de Cristo. (As Primcias Lev. 23:10 14) - Simblica da ressurreio de Cristo como dentre os mortos. (Pentecostes Lev. 23:15 21) - Contava-se 50 dias a partir das primcias e no ultimo dia celebrava-s e o Pentecostes.

Falavam em lnguas, mas eram atendidas por todas. 36). Pedro fala a todos quanto podem ouvi-lo. Aqui h um esboo que se assemelha ao nosso modelo de pregao. Narrao do ministrio pblico de Jesus. Atestado de ministrio que a ressurreio oferece, da qual ela testemunha ocular. Testemunhos do Velho Testamento provando ser Jesus o Messias. Exortao ao arrependimento e a f. Citao (livro do profeta Joel 2:28 32). Arrependimento e 3 mil almas salvas. QUESTIONRIO: 18. Ficou o povo cheio do Esprito antes da morte de Cristo?Nem sempre falam numa lngua conhecida, mas geralmente uma lngua desconhecida (comp. I Cor. Cap. 14). 19. Em que sentido os discpulos estavam embriagados? 20. Teve neste tempo a profecia de Joel o seu cumprimento total? 21. Que podemos dizer a respeito da unio entre os primitivos cristos?(v.44 47)
12

22. De quem desviou Pedro a vista do povo (3: 12)A quem dirigiu? (v.13) 23. O que foi feito, segundo Pedro, em Seu nome?(v.16)

13

12. CAPTULO 3: 1 26 CURA DE UM COXO No captulo 3 Lucas d um exemplo de prodgios e sinais (2: 43), narrando um deles que teve conseqncias interessantes. Os apstolos e os outros crentes continuaram a observar os costumes judeus, pelo que assistiam no templo regularmente. Uma tarde, quando Pedro e Joo para l se dirigiam, hora da oblao (cerca de 15 horas), ao passarem pela Porta formosa, chamada de Nicanor, que levava ao Ptio dos Gentios, para o das Mulheres, a ateno deles foi atrada por um coxo de nascena que ali se postava a pedir esmolas ao povo que passava pela porta. Pedro ordenou-lhe que levantasse e andasse, invocando a autoridade de Jesus, o Messias Nazareno. Ajudando-o a erguer-se sobre os ps, o coxo andou e ergueu a voz em louvor a Deus, saltando de modo que todo o povo por ali o observava. Naturalmente foi grande a sensao, visto como todos conheciam o coxo que h tanto tempo ali estava a esmolar.Aglomerando-se a multido na colunata de Salomo, Pedro aproveitou a ocasio para anunciar Jesus como Messias, rejeitado e crucificado pelos Judeus, porm agora levantado dentre os mortos a oferecer remisso dos pecados e o cumprimento das promessas profticas feitas a Israel. O Homem permaneceria ali ao lado, dando testemunho poderoso da verdade que Pedro dizia. Porque for a pelo poder do Nome de Jesus que obtivera cura. Sendo esse um sinal Messinico patente. E que todos podiam lembrar-se do que profetizara o profeta Isaias da era do Messias ... os coxos saltaro como cervos... (Is. 35: 6) ANOTAES:

QUESTIONRIO: 24. De quem desviou Pedro a vista do povo? 25. A quem a dirigiu? O livro de Atos dos Apstolos Pgina 15 de 39

14

13. CAPTULO 4:1 37 COMENTRIO E ANLISE COMEA A PERSEGUIO (4:1 22) Todavia tamanha agitao de modo algum agradou as autoridades do templo, que lanaram mo dos dois apstolos e os meteram na priso at o dia seguinte. O partido do sumo sacerdote, que predominava naquele tribunal, era em sua maioria constitudo de saduceus, sendo de notar que o ressentimento deles tinha como motivo os apstolos ensinarem o povo e anunciarem no caso de Jesus a ressurreio dos mortos. Contudo, no puderam achar culpa legal nos apstolos, especialmente na presena do ex coxo, cujo restabelecimento era forte testemunho na defesa deles. EXPANSO ININTERRUPTA Na fala de fundamento razovel para castigar Pedro e Joo, o Sindrio despediu-os, proibindo-lhes com ameaas se continuassem a falar no Nome de Jesus. Todavia, o que da resultou foi um maior aumento da Igreja, cujo numero agora se elevava a cinco mil homens, sem falar nas mulheres. ANOTAES:

37). QUESTIONRIO: 26. Qual foi o tema central das pregaes dos apstolos? 27. Por que isto entristeceu os saduceus? 28. A imagem de quem viram os sacerdotes em Pedro e Joo (v.13)?

15

14. CAPTULO 5:1 42 - COMENTRIO E ANLISE ANANNIAS E SAFIRA (5:1 16). O caso Ananias e Safira ilustra as tentaes a que se sujeitam membros da igreja menos espirituais. O pecado no consistiu em reservar parte do dinheiro, mas em dar a entender que a soma entregue era a importncia integral. A mentira dita a Igreja foi considerada como dirigida a Deus o Esprito Santo. Este fato trouxe grande temos aos seguidores. Temos ainda o relato de tamanho poder sobre a vida dos discpulos que muitos depositavam os enfermos no caminho por onde Pedro passaria para que a sua sombra os encobrisse e ento eles eram curados Os saduceus sentem inveja dos discpulos e levam eles presos. Durante a noite um anjo liberta os discpulos. Um detalhe importante que as cadeias continuam fechadas (v23). possvel que os discpulos tenham sido arrebatados em corpo. ANOTAES:

QUESTIONRIO: 29. O que provavelmente havia na origem do seu pecado (I Tim. 6:10) 30. Qual foi a pena de seu pecado. 31. Quem mostrou mais sabedoria do que os outros chefes (v. 34) 32. O seu conselho era prudente no tocante a sabedoria natural 15. CAPTULO 6: 1 15 VISO PANORMICA PRIMEIRAS DIFICULDADES DA IGREJA. O capitulo 6 registra a primeira dificuldade da Igreja e sua soluo. A murmurao dos gregos contra os hebreus porque as suas vivas estavam sendo esquecidas na distribuio diria de alimentos. Notem que esta dificuldade era inevitvel por no ter aumentado a organizao da igreja em proporo ao seu desenvolvimento (v.1). Notem tambm, que era sria por ameaar causar uma diviso da igreja entre aqueles judeus educados na Palestina (hebreus) e aqueles que tinham recebido educao grega, ou que viviam em pases onde se falava grego (gregos). Esta dificuldade foi resolvida no esprito de amor e cooperao e encontrou a soluo no aumento da organizao - a instituio de uma nova ordem no ministrio da Igreja (diconos).

16

DESIGNAO DOS SETE E A ATIVIDADE DE ESTEVO. Novo desvio da narrativa de Atos assinalado pela apresentao do nome de Estevo. Este aparece primeiro como um dos sete oficiais designados para supervisionar a distribuio das ofertas retiradas do fundo comum para membros mais pobres da comunidade. Logo no incio a Igreja atrara judeus helenistas (isto , judeus de fala grega, de fora da Palestina). significativo que os sete oficiais escolhidos pela comunidade e designados pelos apstolos para supervisionar essa atividade tivessem todos os nomes gregos, sendo provavelmente judeus helenistas. Dois dos sete, Estevo e Filipe estavam destinados a deixar vestgios dos seus servios a Igreja. Com isto ele deixou assinalado o caminho que Paulo mais tarde palmilhou e especialmente o escritor de Hebreus. ANOTAES:

QUESTIONRIO: 33. A que ministrio os apstolos desejavam dedicar-se (6:4) 34. Quais as 3 qualificaes para um dicono que se mencionam aqui (v.3) 35. Quem foi o mais notvel de todos estes diconos 16. CAPTULO 7 O MARTRIO DE ESTVO Estevo estava perante o mesmo Conclio que crucificou Jesus e que pouco antes proibira os Apstolos de falar em o nome de Jesus. Ali estavam os mesmos sacerdotes Ans e Caifs. Estevo exps o seu caso sob a forma de uma resenha histrica, como era costume entre os judeus. Os dois principais temas de seu discurso so primeiro, que a nao a partir dos dias de Abrao, nunca se preocupou em fixar-se num lugar da terra; uma tenda mvel, por conseguinte, servia mais de santurio do que um edifcio permanente. E segundo, que a nao, a partir do tempo de Moiss, sempre se rebelara contra Deus e se opusera aos Seus mensageiros, numa srie de atos que culminara em eles matarem o Justo. Enquanto falava o seu rosto brilhava o seu rosto brilhava como se fosse rosto de anjo. Lanaram-se contra ele como feras.Enquanto as pedras comearam a ser lanadas, Estvo olhava para o cru e via a glria de Deus e Jesus, que estava Sua direita. Morreu como morrera Cristo, sem vestgio de ressentimento contra seus assassinos desprezveis, orando. Senhor no lhes impute este pecado 7:60. As mesmas palavras de Jesus ao ser crucificado ( Estvo honrado como sendo o primeiro mrtir da Igreja.

17

UM JOVEM CHAMADO SAULO Aqui h um momento crucial do evangelho, ainda que as palavras de Estevo tenham incitado a Saulo ao incio de grande perseguio aos discpulos, certo que as mesmas tenham chegado a atingir o profundo do corao de Saulo e que tiveram seu efeito no caminho de Damasco. Podemos pensar que a vida de Estevo foi o preo pago pela alma de Saulo, que se tornaria aquele que estabeleceria o cristianismo no mundo ento conhecido. ANOTAES

-60 e Lucas 23:34-46). QUESTIONRIO: 36. Que viso teve Estevo? 37. Quais foram as duas ltimas frases de Estevo? (v. 59 e 60) 38. Quem disse palavras idnticas numa ocasio semelhante? (Lc. 23:34,46) 39. Quem mencionado nessa ocasio? 40. Foi respondida em Saulo a orao de Estevo pelos seus assassinos? (ITim. 1:13). 17. CAPTULO 8: 1 40 A PRIMEIRA PERSEGUIO. A DISPERSO DA IGREJA Esta foi a primeira perseguio que a Igreja sofreu. Na poca, a Igreja provavelmente contava com apenas um ou dois anos de existncia. A perseguio durou, provavelmente, uns poucos meses. Paulo era um lder dessa perseguio. Tinha dois parentes que j eram crentes (Rm 16:7). Esta perseguio foi muito severa. Saulo devastava a Igreja, aoitava e matava muitos crentes, perseguindo sobremaneira a Igreja (Gal 1: 13) Esta perseguio provocou a disperso da Igreja. Em Jerusalm a igreja j se tornara um movimento poderoso, avanando irresistivelmente. Agora pela providncia de Deus, esta perseguio lanou a obra missionria da Igreja. Os Apstolos, talvez isentos da perseguio por causa do apoio popular do qual gozavam, ainda permaneciam em Jerusalm para cuidar da Igreja central. Mais tarde, eles tambm fizeram suas viagens. Na sede, Filipe um dos sete, tomou iniciativa e partiu de Jerusalm para Samaria e ali passou a evangelizar e por meio dele o Senhor ia confirmando a palavra com grandes sinais. A obra de Filipe foi notvel de forma que sabendo os apstolos enviaram a Pedro e Joo. Nesta ocasio, Samaria havia recebido apenas o batismo nas guas, mas com a chegada de Pedro e Joo foram batizados com o Esprito Santo. O livro de Atos dos Apstolos Pgina 19 de 39

18

Uma vez estabelecido o trabalho em Samaria, Filipe foi orientado pelo Esprito Santo a entrar em contato com o tesoureiro de Candace. Rainha me dos Etopes (nbios). O eunuco lia com grande ansiedade o livro do profeta Isaias, o que deu ensejo a Filipe para falar de Jesus Cristo. Na seqncia eles chegam a um lugar onde havia gua. Ento o eunuco manifesta o desejo de se batizar. O ESPRITO ARREBATOU A FILIPE O que vem relatado logo aps o batismo do eunuco que Filipe arrebatado e vem a se achar em Azoto. Aqui temos um relato do chamado arrebatamento de corpo, ao do Esprito Santo que leva uma pessoa de um lugar para outro. O Apstolo Paulo menciona esta operao em uma de suas cartas. "Conheo um homem em Cristo que h catorze anos (se no corpo, no sei, se fora do corpo, no sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro cu." (II Corntios 12: 2) ANOTAES

40). QUESTIONRIO: 41. A que lugar Filipe recebeu ordem de ir? (8:26) 42. Por quem foi conduzido Filipe ? 43. Qual passagem da Escritura estava lendo o eunuco? 18. CAPTULO 9: 1 31. A CONVERSO DE SAULO. Era da tribo de Benjamim (Fp. 3:5), nativo de Tarso, terceiro centro universitrio do mundo, sendo superado em importncia naquela poca, apenas por Atenas e Alexandria. Tinha a cidadania romana como direito de nascena (At. 22:8), de famlia influencivel. Tinha, portanto, uma herana judaica, grega e romana. Resolvera destruir a Igreja. Esmagou e espalhou a Igreja de Jerusalm, e ento empreendeu viagem para Damasco para procurar os crentes que tinham fugido. No caminho, numa interveno celestial, o Senhor Se revelou a ele. Sua converso se narra trs vezes: aqui, 22:5 16 e 26:12 -18. Foi uma viso real, no um sonho, sua cegueira foi real (v.8,9 e 18). Os companheiros ouviram a voz (v.7). Doravante, com dedicao sem par na histria, serviu ao Cristo cuja Igreja procurara destruir. Quando refletimos nas implicaes desse fato, concordamos com essa opinio. Lucas percebeu a importncia da converso de Paulo, visto como apesar do espao limitado de que dispe, narra-a com alguns pormenores trs vezes, uma na terceira pessoa (cap. 9), e duas vezes contada pelo prprio apstolo (caps. 22 e 26). As palavras de Cristo mencionando-o como vaso escolhido, nunca mais saram da mente do Apstolo Paulo.
19

Anos mais tarde reconhecia ele que sem saber fora separado por Deus para a obra do evangelho mesmo antes de Nascer ( Gl 1: 15; Rom 1: 1). O Caminho era uma expresso idiomtica judeu-crist, pela qual se denominava o cristianismo (cfr. 19:9, 23, 22:4, 24:14, 22). Provavelmente iria prender ali os principais refugiados da Judia e no propriamente os crentes damascenos, como Ananias. Viu em viso (12). Podemos distinguir as trs primeiras vises de Paulo: na entrada de Damasco (4 e segs); na casa de Judas (12); e na sua volta a Jerusalm (22:17 e segs). Dos principais sacerdotes (14). Ver 4:6 acima. Todos os que invocam o teu nome (14); isto , os que invocam Jesus como Senhor (cfr. 2:21). Quanto lhe importa sofrer pelo meu nome (16). Fiques cheio do Esprito Santo (17). Tal plenitude era necessria para o exerccio do ministrio proftico descrito no versculo 15. Os versculos 20-22 deixam claro que a manifestao particular do Esprito em Saulo foi o poder sobrenatural de sua pregao missionria. Como que umas escamas (18), ou melhor, uma substncia escamosa (ou como flocos). Levantou-se e foi batizado (18). Provavelmente deve-se inferir da que (diferentemente dos samaritanos em 8:16) Saulo recebeu o Esprito Santo antes de ser batizado. ANOTAES:

olhido. -cristo - Cristianismo.

QUESTIONRIO: 44. Tinha diminudo o dio de Saulo contra os cristos? (9:1 4) 45. Onde estava quando viu o Senhor? 46. A quem disse Jesus que Saulo estava perseguindo? 47. Quem agora foi ordenado para ministrar a Saulo? 48. Qual foi a ocupao de Saulo durante os trs dias de sua cegueira?(v.11) 49. O que recebeu Saulo nesta ocasio 50. Qual era a atitude dos discpulos para com Paulo quando veio a Jerusalm?(v.26) 51. Onde foi enviado Paulo?

20

19. CAPTULO 9: 32 11: 30 A IGREJA DOS GENTIOS Ler Atos 9:32 11:30. O propsito de Lucas ao narrar a cura miraculosa de Enias e a ressurreio de Tabita (ou Dorcas), pelo ministrio de Pedro, foi comprovar que Deus estava presente com Pedro, durante o perodo mesmo em que aquele apstolo pregava aos gentios e os acolhia como partcipes da Igreja, aes essas que judeus cristos de viso estreita mais tarde censuraram. O fato que Pedro se hospedou na casa de um curtidor de nome Simo, mostra-nos que ele j se despira de alguns de seus escrpulos tipicamente judaicos, porquanto os curtidores eram tidos por cerimonialmente imundos, devido a seu contnuo contato com animais mortos, razo pela qual, sua companhia devia ser evitada. Foi necessria uma viso papa que Pedro se deixasse convencer de que era permissvel o contato com os gentios. Ele viu um lenol, talvez sugerido por um toldo, debaixo do qual Pedro dormia a sesta do meio dia, no ptio formado pelo telhado plano. Esse lenol estava repleto de criaturas cerimonialmente imundas. Ento, houve a ordem de Deus para que Pedro as matasse e comesse o que serviu de indicao de que as restries dietticas de Moiss e de fato, todas as demais restries cerimoniais mosaicas, agora estavam obsoletas. Finalmente persuadido, Pedro foi pregar a gentios, na casa de Cornlio, centurio romano e homem temente a Deus. Por conseguinte, Deus concedeu imediatamente do Seu Esprito a gentios, assim foi exercida a f, antes mesmo que Pedro terminasse a sua pregao e antes do batismo ou da imposio de das mos terem sido administrados. Foi dessa maneira dramtica que Deus demonstrou que aceitava nas Igrejas a crentes gentios, e sob condies iguais as que aceitaram os crentes judeus ou samaritanos. A EXTENSO DO EVANGELHO AOS GENTIOS Cornlio era primeiro cristo entre os gentios. Anteriormente, o Evangelho s tinha sido pregado para judeus, proslitos judeus e samaritanos, que observavam a Lei de Moiss. Foi preciso uma viso especial para induzir Pedro a se dirigir ao gentio Cornlio. E mesmo depois que os apstolos se convenceram, pela orientao direta do Esprito Santo, que deviam receber gentios na igreja como gentios, o assunto ainda ficou sendo alvo de muita controvrsia naquela gerao apostlica, porque de um modo geral, o preconceito judaico era bastante forte de ser completamente vencido pelo doutrinamento dos apstolos. CORNLIO O primeiro gentio escolhido por Deus, que recebeu a oferta do Evangelho. Era um oficial do exrcito romano em Cesaria. Era um homem bom e piedoso. Deve ter sabido algo sobre Deus dos judeus e dos cristos. Cesaria era cidade onde Filipe morava (8: 40; 21: 8). Mas apesar de Cornlio ter o costume de orar ao Deus dos judeus, assim mesmo era gentio. O livro de Atos dos Apstolos Pgina 22 de 39

21

Era da vontade divina que Cornlio fosse o primeiro gentio a passar pela porta do evangelho. O prprio Deus dirigiu os acontecimentos todos. Mandou Cornlio enviar um recado a Pedro (v.5). Uma viso celestial induziu Pedro a aceitar a chamada (v.9 23). Deus colocou Seu prprio selo de aprovao sobre a aceitao de Cornlio como membro da Igreja (v.44 48), sendo ele as primcias do mundo gentio. Foi de Jope (v.5) que Deus enviou o judeu Pedro, ao gentio Cornlio. Foi desta mesma cidade que Deus enviou Jonas para a cidade gentia de Nnive, 800 anos antes, com bastante fora persuasiva (Jn 1:3). Nota-se que Cornlio no tinha que deixar sua situao de oficial das Foras Armadas. Os ancios de Jerusalm aprovam (11:1 18). Foi a referncia de Pedro a evidente mo de Deus converso de Cornlio, que convenceu os ancios de Jerusalm de que os gentios deviam ser aceitos na Igreja sem exigir deles que se tornassem proslitos dos judeus. Houve, todavia, um partido forte em Jerusalm que relutou em aceitar a deciso apostlica (15:5). ANOTAES

homem temente a Deus, centurio (oficial do exrcito romano). ntio, no salvo (11:14). 30).

QUESTIONRIO: 52. Quais as trs coisas que se dizem a respeito do carter de Cornlio (10:2) 53. Qual era a sua posio 54. Era Cornlio um homem salvo (11:14) 55. Compreendeu Pedro nesse tempo o significado da viso (v.17) 56. Quando o entendeu (v.23) 57. O que aprendeu Pedro (v.34 e 35) 58. Que dom do Esprito se exercia neste tempo (v.28)

22

20. CAPTULO 12: 1 25 A MORTE DE TIAGO - A PRISO DE PEDRO O Herodes que figura nessa passagem foi Herodes Agripa I, neto de Herodes o Grande. Fingindo-se defensor mximo do judasmo, martirizou ele a Tiago, apstolo e irmo de Joo, alm de encarcerar Pedro. A morte de Herodes Agripa ocorreu em cerca de 44 D.C Tiago foi ento o primeiro dos doze a morrer. Tiago foi um dos trs na rotina ntima de Jesus. Pedro ento aqui prezo e um Anjo o liberta e forma maravilhosa. Pedro no sabia se era real o que acontecia, pois as cadeias se abriam enquanto o anjo ia a frente dele. ANOTAES primeiro dos doze a morrer. o anjo do Senhor. QUESTIONRIO: 59. O martrio de Tiago j estava indiretamente profetizado? (Mat. 20: 22,23) 60. Quem levou Paulo e Barnab de Jerusalm neste tempo? (12:25) 61. Que parentesco tinha ele com Barnab? (Col. 4:10) 21. CAPTULO 13 E 14 PRIMEIRA VIAGEM MISSIONRIA DE PAULO. Permanecendo ali em Antioquia, Paulo, Barnab e seu primo Marcos que tinha vindo com eles de Jerusalem, ministravam Igreja ali. Havia ainda mais alguns mestres profetas de talento naquela igreja: Lcio, Cirene, Simeo por sobrenome Niger (Negro), que possvel ser o Simo Cireneu de Lucas 23: 26 e tambm Mana, que fora criado com Herodes o tetrarca. Possivelmente por intermdio de um daqueles profetas o Esprito Santo lhes disse que separasse a Barnab e a Saulo. Consolidando o trabalho evanglico em Antioquia, a igreja local orientada pelo Esprito Santo, comissiona a Barnab e Paulo para pregao das Boas Novas ao mundo gentlico. Acompanha-os o jovem Joo Marcos. Chegando a Pafos h o encontro de Paulo com o mgico Barjesus, que pertencia roda ntima de Sergio Paulo, pro cnsul da provncia. No quer dizer que Elimas seja equivalente a Barjesus mas que Elimas sendo palavra semtica, significa encantador, ou mgico. Saulo, tambm chamado Paulo, a partir daqui chamado regularmente chamado pelo cognome Paulo em vez de Saulo seu nome hebraico de nascimento. No primeiro sbado aps chegarem a Antioquia da Pisdia, encaminharam-se sinagoga. Depois da leitura da lei (a lei era lida toda) e dos profetas, os chefes da sinagoga (estes incumbia de planejar o culto pblico e convidar membros idneos para da congregao para fazer a leitura e dirigir a palavra), convidaram os estranhos a dizer alguma palavra de exortao que tivessem para os presentes.

23

Paulo tomou a palavra. O resume do seu discurso um tanto extenso, mas ouvido com especial ateno pelos gentios que freqentavam o lugar. A expresso vares Israelitas e vos outros que temeis a Deus indica os dois elementos de que se compunham a congregao, judeus e gentios. Foram atrados sobremaneira pelo anncio que Paulo fez do perdo dos pecados mediante a Cristo, e pediram que lhes falasse novamente no sbado seguinte. Visto como lhes oferecia mediante Cristo os mesmos direitos que os crentes judeus tinham diante de Deus, sem necessidade de observarem a lei cerimonial judaica nem de se tornarem proslitos, houve grande adeso por parte dos gentios, o que naturalmente despertou a inveja dos judeus da disperso, os quais ressentiam de Paulo levar aps si os gentios cuja converso ao judasmo eles esperavam. Tal inveja subiu de ponto em Antioquia da Pisdia, visto como os tementes a Deus espalharam a notcia e no sbado seguinte quase toda a populao gentlica da colnia afluiu sinagoga. Quando os judeus manifestaram o seu aborrecimento, Paulo anunciou que, visto como eles se julgavam indignos da vida eterna que ele, ia agora dedicar-se aos gentios. Porm to grande oposio se levantara pelos judeus que Paulo e Barnab tiveram que deixar a cidade, todavia, no antes que numerosos tementes a Deus confessassem o Cristo, formando ali uma Igreja. Este fato tambm se repetiu em Icnio, onde grande nmero de judeus e gentios creu, mas no tardou em serem forados a deixar a cidade. Chegando a Listra e Derbe, cidades Licanicas onde logo um milagre efetuado por Paulo, provocou uma exploso de entusiasmo religioso no meio da populao nativa da Anatlia. Imaginando que a sua cidade fora outra vez favorecida com a visita do deus supremo e seu principal arauto, como constava na mitologia, prepararam-se para prestar honras divinas aos missionrios. Quando os apstolos descobriram o que iria acontecer, com muita dificuldade conseguiram dissuadi-los daquilo, e Paulo aproveitou a ocasio para instru-los na verdade do nico e verdadeiro criado. A visita a Listra foi inesperadamente interrompida por judeus de Antioquia da Pisdia e Icnio, os quais insuflaram um tumulto, no qual Paulo, que fazia pouco hacia sido aclamado como mensageiro dos imortais, foi tratado brutalmente e expulso da cidade como morto, Quando reviveu (isto narrado de TAM modo que sugere uma interveno miraculosa) 22. CAPTULO 15: 1 41 COMENTRIO E ANLISE O PROBLEMA DE ATOS 15 O rpido crescimento da Igreja gentlica devido misso de Paulo e Barnab puseram em foco um novo problema. Se os gentios se tornaram crentes em Jesus como o Messias, e se O aceitavam como Salvador e Senhor, em que proporo lhes deveria se exigida a observncia da Lei? O Senhor Jesus Cristo tinha Se colocado a si prprio e seus ensinamentos acima da lei e tinha declarado que era superior a Moiss e aos O livro de Atos dos Apstolos Pgina 25 de 39

24

profetas, como um filho superior aos servos da casa. A importncia destas palavras no foi imediatamente reconhecida, mas a lenta tendncia que se desenvolvia dentro do movimento cristo sob a direo do Esprito Santo tinhase ido afastando do legalismo e dirigido para a f. O debate de Pedro com os cristos judeus em Jerusalm, depois de seu trabalho em casa de Cornlio, foi um dos primeiros sintomas da tenso existente. S quando Pedro contou que o Esprito Santo havia descido sobre os gentios como tinha descido sobre os judeus crentes no Pentecostes que os cristos judaicos admitiram que os gentios podiam realmente ser salvos. (11: 18). Depois de Paulo e Barnab terem voltado a Antioquia e contado o sucesso da sua pregao ... alguns homens, descendo da Judia, ensinavam aos irmos: Se no vos circuncidardes segundo o rito de Moiss, no podereis ser salvos (15: 1). Este ensino deve ter sido um choque para os gentios. No tinham sido criados na Lei e a sua experincia espiritual desde a sua converso tinha-se provado inteiramente satisfatria sem observncia de qualquer cerimnia. Alm disso, eles tinham achado em Cristo a libertao do legalismo e do cerimonialismo das suas prprias religies. Por que que que deviam voltar eles agora a pr-se de novo debaixo doutra escravido? CARTA EXPEDIDA (15:1 29). Paulo e Barnab. No muito depois de ter deixado aquelas igrejas surgiu uma crise no meio delas, provocada pela atividade de judaizantes, que instavam sobre a necessidade de serem acrescentadas a circunciso e a observncia da lei cerimonial f em Cristo. Chegando a noticia desse fato aos ouvidos de Paulo em Antioquia, este escreveu-lhes uma carta urgente Admirame que estejais passando to depressa... para outro evangelho (Gl. 1:6). A epstola, escrita num estado de excitao, revela sua amorosa ansiedade e temor de que esses filhos recm nascidos sejam seduzidos e deixem a simplicidade de Cristo, bem como revela sua indignao contra aqueles que os perturbavam. A mesma questo tornou-se de real importncia em Antioquia tambm por essa poca. A misso gentlica, sediada em Antioquia, ia resultar predominantemente no estabelecimento de igrejas de igual modo gentlicas; e o partido judaico mais extremado de Jerusalm via que s tinha de agir, ento era preciso agir logo. E assim, organizaram uma campanha levada a efeito no s nas novas igrejas da provncia da Galcia, como tambm na prpria Antioquia, cidadela do Cristianismo gentlico, urgindo completa adoo da lei judaica por todos os cristos, como condio indispensvel de salvao e de comunho com os seus irmos judeus. O CONCLIO DE JERUSALM O que aconteceu em Antioquia vem descrito por Paulo em Gl. 2:11 e segs. Os judaizantes faziam valer seu ponto de vista com tamanho vigor que at Pedro, que estava em Antioquia nesse tempo e sabia perfeitamente o que havia de certo e de O livro de Atos dos Apstolos Pgina 26 de 39

25

errado naquele movimento, foi arrastado aparncia alarmante de uma dissimulao, como Paulo chama, visto como se retraa da companhia dos cristos gentios. Essa atitude, embora Pedro pudesse justific-la sobre o fundamento de ser conveniente, ia produzir efeito desastroso. At Barnab inclinou-se a seguir-lhe o exemplo. Paulo enfrentou a situao com energia, acusando francamente Pedro de dissimulao. Sua repreenso produziu salutar efeito; no Conclio de Jerusalm que se seguiu, Pedro apoiou intransigentemente a argumentao de Paulo. Mas o problema levantado pelos judaizantes tinha de ser discutido e resolvido para que a Igreja crist evitasse o risco de ser dividida, logo no seu inicio em dois corpos, um judaico e outro gentlico. Ento a igreja de Antioquia enviou delegados aos apstolos e ancios de Jerusalm, e ali o caso foi discutido amplamente por eles na reunio conhecida como Conclio de Jerusalm. Apesar dos argumentos do partido farisaico da igreja, o peso da influncia de Pedro, apoiada por Barnab e Paulo, que narraram as bnos de Deus sobre a misso gentlica, e por fim, o resumo judicioso de Tiago inclinou a mente do Conclio na direo liberal. Condio alguma se devia impor aos cristos gentios para a salvao, ou para a admisso deles plena fraternidade crist, salvo aquela que Deus mesmo aceitara como suficiente a f em Cristo. Uma vez estabelecido esse princpio, foi mais fcil tratar da questo prtica das relaes sociais. Seria manifestamente um ato de cortesia e virtude da parte dos cristos gentios respeitarem certos escrpulos judaicos; e a deciso da reunio foi, por conseguinte declarada numa carta que se escreveu a igreja de Antioquia e suas igrejas filhas. absurdo dizer, como alguns tm feito que Paulo jamais tenha aceitado tais condies para suas igrejas gentlicas. Quando princpios estavam em jogo, o apstolo era inflexvel; em caso contrrio, no havia quem contemporizasse mais do que ele, havendo vrios lugares em suas cartas onde insta com os seus convertidos e outros para que observem esse dever de se respeitar os escrpulos e a conscincia alheia (cfr. I Cor. 8:1 e. Rom. 14:1). Deve ser recordado que a separao entre os judeus e os gentios era tanto religiosa, como social. Os judeus tinham uma lei divina que sancionava o princpio e ordenava a prtica do isolamento nacional. O carter peculiar da religio dos judeus era tal que colocava obstculos insuperveis no caminho de uma unio social com outra gente. As suas observncias cerimoniais tornavam impossveis refeies comuns com os gentios. O paralelismo mais prximo que podemos encontrar para aquela barreira entre o judeu e o gentio a instituio das castas entre as populaes da ndia, que se apresenta aos nossos como um fato que causa perplexidade nos governos e aos nossos missionrios como grandes obstculos do cristianismo no Oriente. Um hindu no pode comer como um pria ou com um maometano e, entre os prprios hindus, os alimentos dos Brmanes so profanadas pela presena de um pria - apesar deles terem livre intercmbio em todas O livro de Atos dos Apstolos Pgina 27 de 39

26

as transaes comerciais comuns. Assim era tambm na poca patriarcal. Era uma abominao para os egpcios comer po com os hebreus (Gn. 43:32). A CARTA RECEBIDA (15: 30 16:5) A carta foi levada a Antioquia por dois cristos de Jerusalm, Judas e Silas, que acompanharam de volta os delegados daquela cidade. O recebimento da carta em Antioquia causou grande satisfao. Ento Paulo e Barnab concordaram em fazer nova visita s igrejas evangelizadas em sua primeira viagem, porm, discordaram a respeito de Marcos. Barnab recusou dispensar a companhia de seu primo; o desfecho da dissenso foi que, em vez de uma s excurso missionria, houve duas: Barnab e Marcos tinham ido a Chipre, enquanto Paulo tomou a Silas, que tinha a dupla vantagem de ser membro da igreja de Jerusalm e ser cidado romano e saiu com ele a percorrer cidades da sia menor visitadas na primeira viagem, entregando s igrejas, cpias do decreto apostlico. ANOTAES:

- Silas e Marcos.

QUESTIONRIO: 62. Qual igreja enviou Paulo e Barnab? 63. Por qual poder Paulo pronunciou o juzo sobre o feiticeiro? (13:9) 64. Quais eram os sentimentos dos judeus ao ver que a Palavra de Deus era pregada aos gentios? 65. Como recebeu os gentios o Evangelho? (v.48) 23. CAPTULO 15: 36 18: 22 SEGUNDA VIAGEM MISSIONRIA DE PAULO. A narrativa desta viagem encontra-se em Atos 15:36 a 18:22. Depois de aproximadamente trs anos de intervalo, durante os quais dois valorosos obreiros ficaram em Antioquia pregando e ensinando, com muitos outros, a palavra do Senhor, Paulo teve a inspirao do Alto para fazer uma segunda viagem missionria pela sia confirmando o trabalho realizado na primeira incurso evangelstica naquela rea. Certamente ele nem por sonho teria imaginado o alcance desta viagem no que diz respeito a penetrao do evangelho na Europa. As etapas desta viagem podem ser divididas em trs itinerrios: 1) O da sia na ida; 2) O da Europa; 3) O da sia na volta.

27

O ITINERRIO DA SIA NA IDA De Antioquia tomaram rumo norte, viajando por terra para Sria, Ciclia, Derbe e Listra, que foram os pontos finais da primeira viagem missionria. Em Listra juntou-se-lhes Timteo, a quem Paulo circuncidou para que fosse mais til na obra do evangelho. Aqui no vemos uma incoerncia de Paulo, pois este combatia a necessidade do cristo se circuncidar a fim de completar a Salvao; O caso que Timteo fora criado por sua me e sua av, que eram judias, para ser um judeu religioso m todo o sentido, exceto quanto circunciso. Para os gentios ele era, portanto, judeu, mas para os judeus, era gentio porque, sendo seu pai grego, no fora circuncidado. Por conseguinte, a fim de regularizar sua situao, Paulo o circuncidou; era melhor que ele fosse distintamente uma coisa ou outra, do que manter uma posio ambgua. Partindo dali, depois de confirmar na f os irmos, foram passando pelas regies da Frigia e da Galcia, talvez pretendendo visitar as igrejas de Icnio, Antioquia da Pisdia e outras, entretanto foram impedidos de alguma forma pelo esprito Santo que os encaminhou a Misia. Dali julgavam conveniente ir anunciar o evangelho no extremo norte, isto , provncia de Bitnia. Mas novamente o Esprito Santo lhes impediu o intento e desceram para a cidade martima da Misia, chamada: troas na costa do Egeu. Foi ali que Paulo teve uma viso de um homem da Macednia ( parte da Europa que fica defronte da Misia ) pedindo que passasse quela regio e ali anunciasse o evangelho. Assim os missionrios chegaram a conhecer a vontade de Deus e partiram para Europa, penetrando no Mundo Ocidental com a mensagem gloriosa de Salvao dos pecadores. O ITINERRIO DA EUROPA Passando por Samotrcia, Nepolis onde no se demoraram muito, logo chegaram a Filipos. FILIPOS 16: 11 40 Ponto inicial na evangelizao da Europa, onde os missionrios obtiveram magnficos resultados de sua pregao manifesta na converso de uma distinta senhora, chamada Ldia, possivelmente veio a funda a igreja nesta cidade. Filipos alm da primeira igreja a ser fundada por Paulo na Europa e tambm uma das mais fiis, a nica pelo que se sabe pela qual recebeu paga pelo seu trabalho. Neste ponto Lucas deixado ver 17:1 nota-se a expresso chegaram o qual tornou a juntar-se a eles seis anos depois ver 20:6 navegamos. Paulo cinco anos mais adiante escreveu a epstola aos Filipenses. Tambm ali houve a libertao de uma jovem adivinhadora o que resultou na primeira perseguio aos discpulos na Europa, e que culminou na priso de Paulo e Silas, mas mesmo encarcerados, Paulo e Silas oravam e a meia noite as cadeias se romperam. At mesmo esta situao proporcionou a converso do carcereiro e toda a sua famlia.

28

TESSALNICA 17: 1 9 A Maior cidade da macednia, muita gente se converteu ali e seus inimigos os acusaram de transtornar o mundo ATENAS 17: 15 34 Atenas era a importante capital da cultura grega. O discurso de Paulo no Arepago uma das obras primas de oratria de todos os tempos, e revela sua competncia no pensamento grego. Entretanto, os atenienses escarneceram da ressurreio, embora, alguns cressem. O discurso narrado por Lucas, seguiu uma orientao no diferente daquela do discurso proferido em Listra (14: 15-17). Comeando com uma referncia a um altar dedicado AO DEUS DESCONHECIDO (tipo de consagrao de altar em Atenas testificado por outros escritores), Paulo declarou que sua misso era fazer conhecido deles esse Deus desconhecido. E prosseguiu na obra divina da criao e da providncia, usando linguagem tomada de emprstimo a alguns dos poetas gregos, como Epimnides de Creta. Notem o encontro de Paulo com os membros de duas escolas de filosofia os epicureus e os esticos. (A filosofia o ramo do conhecimento que tem por objetivo descobrir a verdade concernente a Deus, ao homem e ao universo, tanto quanto essas verdades podem ser compreendidas pala razo humana). Os epicureus eram cticos, que rejeitavam todas as religies. Acreditavam que o mundo se formou casualmente, que a alma mortal e que o prazer o principal fim da vida. Os esticos eram pantestas, quer dizer, acreditavam que tudo parte de Deus. Criam que a virtude o fim principal da vida e que devia ser praticada como um fim em si mesmo. Examinemos a mensagem de Paulo. Demonstra a relao entre Deus e o universo (vers. 24 e 25). Logo, declara o governo moral de Deus para com o mundo. Este governo se manifestar perfeitamente no ultimo juzo (v.31). O auditrio escutou com bastante interesse at Paulo falar na ressurreio. Isto agora que no puderam suportar. A imortalidade da alma era um estado comum de suas diversas escolas filosfica, mas a ressurreio do corpo era para eles to absurda quanto indesejvel. Ainda hoje uma pedra de tropeo para muitos, tanto quanto o era para os atenienses, todavia parte integrante da f crist. CORINTO 18: 1 28 Metrpole comercial e poltica da Grcia naquele tempo, situada a 70 quilmetros de Atenas. Nesta cidade, que foi o ponto final da segunda viagem missionria na direo do ocidente, Paulo permaneceu 18 meses. Tambm foi ali que Paulo conheceu o consagrado casal Priscila e quila com os quais iniciou o trabalho em Corinto e depois tambm em feso. quila e Priscila. Hospedaram Paulo em Corinto (v.2,3). H inscries nas catacumbas que do a entender ter sido Priscila de famlia distinta, de categoria

29

elevada em Roma, a qual, todavia, se desclassificou por ter sido casada com um judeu. sempre mencionada primeira. Sem dvida, era mulher de talento excepcional. Quando ela e o marido se converteram a Cristo, em Corinto, pela influncia de Pedro, deram-se logo totalmente ao trabalho da igreja. Foram com Paulo a feso (18:18), onde mais tarde a casa deles foi lugar de reunio de uma igreja (Rm. 16:3-5). Alguns anos adiante estavam outra vez em feso (2 Tm. 4:19). Foram sempre amigos leais e devotados de Paulo. O ITINERRIO DA SIA NA VOLTA Na primavera de 52, Paulo deixou Corinto para fazer visita a Jerusalm, durante a Pscoa. De caminho passou em feso, porm, a desta vez no pode demorar, apesar do convite insistente da sinagoga. No entanto, prometeu voltar e cumpriu esta promessa no outono. Nesse nterim grande interesse foi despertado na sinagoga de feso por um judeu alexandrino, chamando Apolo, muito versado nas Escrituras do Velho Testamento e tambm histria de Jesus, a qual, sendo por ele cogitada com essas Escrituras, convenceu-o de que Jesus era de fato o Messias; e com sua argumentao poderosa expunha seu ensino na sinagoga. quila e Priscila, que acompanharam a Paulo de Corinto a feso, ouviram-no e como ele s conhecesse o batismo de Joo, ensinaram-lhe o caminho do Senhor com maior preciso, tirando assim proveito do ensino que eles mesmos receberam de Paulo. Procurando Apolo prosseguir viagem para a Grcia, os irmos recomendaram-no a igreja de Corinto. E to poderosa foi a assistncia por ele prestada aos cristos dali que Paulo lhe pode escrever depois Eu plantei, Apolo regou (I Cor. 3:6). Embora alguns corntios procurassem fazer dele um cabea de partido rival de Paulo, claro que no havia sentimento de oposio entre os dois (cfr. I Cor. 16:12 ). Tendo raspado a cabea em Ceneria, porque tinha voto (18), isto , Paulo tinha voto temporrio de nazireu. Saindo de Corinto, Paulo voltou para Jerusalm e Antioquia, e no caminho, visitou feso, visita que j h muito queria fazer. Na sua primeira viagem missionria, possvel que estava visando chegar a feso quando na Antioquia da Psdia, foi desviado de volta para o leste, por causa de seu espinho na carne (Gl. 4:13; 2Co 12:7). Assim ficou na rea da Galcia. Na sua segunda viagem missionria, estava procurando chegar a feso quando Deus o desviou para o norte, mandando-o a Trade e a Grcia (16:6,7). E, finalmente, na sua terceira viagem, a porta se abre para ir a feso.

30

ANOTAES: reencontro com Lucas. Igreja nesta cidade Ap. 2:18). que Paulo recebeu paga do seu trabalho. Chegaram, deixou Lucas. Atenas: Discurso de Paulo no Arepago. Duas escolas filosficas.

o acompanha at feso. 28). QUESTIONRIO: 66. Qual o acontecimento lamentvel que marcou o princpio da segunda viagem missionria? 67. Quem Paulo encontrou aqui? 68. Qual era a sua nacionalidade 69. Corinto: Quem Paulo encontrou nesta cidade? 70. Quem se uniu a ele neste lugar? 71. Qual era o efeito da sua pregao aos judeus? 72. feso: A quem deixou Paulo neste lugar? (18:19) 24. CAPTULO 18: 23 21: 16 TERCEIRA VIAGEM MISSIONRIA DE PAULO. CAPTULO 19: 21 41 O TUMULTO EM FESO A cena mais vibrante de quantas Lucas nos apresenta do ministrio de Paulo em feso, a assemblia tumultuosa no grande teatro da cidade, ao ar livre, ultimamente escavado, estimando-se que comportava 25.000 pessoas. A corporao local dos ourives, que auferia considervel lucro da venda de imagens de prata da grande deusa rtemis, colocadas em nichos igualmente de prata, ficou alarmada quanto ao futuro de sua arte, a vista de tanta gente que abraava o Cristianismo. Disfarando essa preocupao sob a capa de interesse pela honra da deusa, convocaram indignados, um comcio. A indignao deles propagou-se ao pblico em geral que acorreu ao teatro, onde encenaram um tumulto pr rtemis e anti-judaico (note-se o humorismo no versculo 32). Diana. Infelizmente este nome romano foi empregado pelos tradutores em lugar do nome grego rtemis, que era a grande deusa-me cultuada na sia Menor desde tempos imemoriais, cujo templo era uma das sete maravilhas da antiguidade. ANOTAES:

31

32

QUESTIONRIO: 73. Qual era o desejo sincero de Paulo para com todos os fiis? (19:2) 74. O que escreveu ele mais tarde aos fiis desta cidade? (Ef. 5:18) 25. CAPTULO 20: 1 38 ANLISE DETALHADA PAULO DESPEDE-SE DOS PREBTEROS DE FESO Paulo vai para a Sria pela Macednia e para em Trade onde ali depois de um discurso demorado um Jovem tomado de sono cai de uma janela e morre. Paulo ento ora pelo jovem que levantado vivo. O encontro do apstolo em Mileto com os presbteros da igreja de feso importante porque contm o nico registro de um discurso seu, frente a um auditrio de cristos. A autenticidade deste discurso fortemente apoiada por sua semelhana com a linguagem das epistolas de Paulo, e tanto mais porque no h provas de Lucas ter conhecido tais epistolas. O discurso lana luz sobre o curso dos acontecimentos ocorridos h pouco e sobre os pressentimentos do apostolo quanto ao futuro, embora nada o demova da determinao de levar a cabo a obra divinamente a ele destinada e de acabar sua carreira jubilosamente. QUESTIONRIO: 75. Em que dia a igreja costumava reunir-se para os seus cultos semanais? (20:7) 76. H algum outro versculo as Escritura que fala acerca disso? (I Cor. 16:1,2) 77. Mileto. Enquanto o navio se deteve aqui, Paulo chamou os ancios da igreja de feso e pronunciou uma mensagem de despedida. Nos versculos 17 a 21, Paulo d um resumo do seu ministrio entre eles. Que admoestao deu aos ancios de feso? 26. CAPTULO 21: 1 40 e 22: 1 - 30 PRISO DE PAULO O Profeta gabo profetiza o que aconteceria a Paulo em Jerusalm. Apesar dos discpulos aconselharem a no subir a Jerusalm, Paulo declara estar pronto para morrer. Paulo ento vai para Jerusalm e l bem recebido, mas eles temiam por sua segurana, por ter se espalhado rumores de que ele estivesse ensinando contra a lei de Moiss e que estivesse persuadindo os judeus a abandon-la. Por isso Paulo consentiu na observncia de uma cerimnia judaica. Ao fazer isso no comprometeu nenhuma questo fundamental, mas agiu de acordo com os seguintes princpios propostos por ele mesmo em seus escritos. Tornou-se judeu para com os judeus para poder ganhar os judeus, com a mesma vontade com que fez com que se fez gentio para ganhar os gentios (I Cor 9:20,21).

33

Chegando j o dia do cumprimento do voto, os judeus da sia o reconheceram e alvoroaram o povo contra ele e o pegaram e o arrastaram para fora do templo e quase o mataram. O Apstolo Paulo que era judeu, cidado romano e que falava o grego e o Hebraico se revela como tal no momento oportuno: Atos 21: 37 - Antes de ser levado para dentro da Fortaleza, ele fala em lngua grega com o soldado romano e isso lhe garante o direito de defesa. Atos 22: 2 Ao iniciar sua defesa (que na verdade era o seu testemunho de Cristo) fala em lngua Hebraica e isso atrai maior ateno do povo para ouvir. Atos 22: 3 Paulo fala de sua cidadania, onde nasceu e com quem foi instrudo. Ele soube usar isso muito bem, no momento oportuno para seguir pregando e testemunhando de Cristo. Paulo j poderia ter feito isso muito antes, mas isso lhe garantiu um pblico ainda mais seleto de pessoas de grande autoridade, os principais dos sacerdotes e todos do conselho. O resultado disso, uma multido de homens sbios e conhecedores da Lei, ouvindo o testemunho da ressurreio de Cristo. Vale ressaltar que ser cidado romano naquela poca era um privilgio muito grande. Muitas pessoas que eram ricas compravam esse direito para poderem ter o prestgio que um cidado romano tinha naqueles dias. (v28) Mas Paulo o tinha de nascimento. 27. CAPTULO 23: 1 10 - PAULO PERANTE O CONCLIO JUDAICO Em Jerusalm Paulo foi levado perante o conclio judaico e ali declarou sua inocncia. A ao injusta e cruel do Sumo Sacerdote ao mandar que o ferissem, fez com que os acusasse severamente. No calor da sua indignao, esqueceu-se do sumo sacerdote e viu nele somente um regente tirano, h quem diga que Paulo no sabia realmente que ele era o Sumo sacerdote, mas muito mais provvel que o tom tenha sido de ironia realmente. Paulo ento declara palavras profticas contra o sumo sacerdote, pois estas palavras vieram a se cumprir 15 anos mais tarde quando este teve morte violenta. Paulo vendo que o conselho se opunha a ele e no tendo esperana de receber justia, recorre a um estratagema. Sabia ele que os fariseus e saduceus estavam divididos sobre a doutrina da ressurreio e p isso, apelou para a seo farisaica do conclio por clemncia por causa de ser acusado de pregar uma doutrina que eles mesmos aceitavam. Este apelo dividiu o conclio ocasionou a fuga de Paulo e sua proteo pelos romanos.

34

28. CAPTULO 24: 1 27 PAULO PERANTE FLIX E ACUSAES Notaremos aqui as acusaes feitas contra Paulo e suas respostas. (24: 1- 21) A acusao era trplice: Sedio - um promovedor de sedio entre os judeus Heresia um chefe da seita dos nazarenos Sacrlego quem tambm tinha profanado o templo Flix o governador junto com sua esposa Drusila ouvem a respeito do evangelho de Cristo Jesus por intermdio do prprio Paulo. Temeroso pelas palavras dispensa Paulo esperando que em algum momento Paulo lhe desse algum dinheiro para libert-lo. Ao passarem dois anos Flix teve como sucessor a Festo e para agradar os judeus manteve Paulo Preso. 29. CAPTULO 25 e 26 PAULO PERANTE FESTO APELA PARA CSAR Paulo foi ento levado a Festo, o novo governador. Vendo Paulo que Festo era favorvel aos judeus, disps de seu direito de cidado romano e apelou para Csar. Atitude essa que tirou o caso das mos de Festo. Ainda assim, Festo precisava ter argumentos slidos para enviar Paulo a Csar. Sendo assim Festo leva Paulo presena do Rei Agripa. Herodes Agripa II era bisneto de Herodes o Grande e irmo de Drusila (esposa do ex-governador Flix) alm de ser rei da pequena regio prxima do Lbano. Sua irm mais jovem Berenice, vivia com ele em Cesaria de Filipe durante esse tempo. Festo tira proveito do conhecimento de Agripa acerca das questes judaicas para ter argumento a ser levado a Cesar. Paulo novamente relata sua experincia com Jesus e expe seu discurso de defesa. Paulo ento apela para Agripa o juiz convidado, observando que as questes relativas aos judeus, eram de conhecimento geral e indagando de Agripa se ele acreditava ou no nas profecias messinicas. Ao final Agripa no encontra motivos para manter Paulo preso, mas por ter ele apelado para Cesar, no podiam libert-lo e enviam Paulo a Roma.. 30. CAPTULO 27 VIAGEM DE PAULO A ROMA COMEA A VIAGEM A narrao da viagem e naufrgio de Paulo uma descrio vvida e pitoresca, como tantas outras na Bblia. Tem sido chamada um dos documentos mais instrutivos, que nos leva a conhecer a antiga arte de marinhagem. Acima de tudo tem seu valor por nos retratar o carter de Paulo, rodeado de circunstncias que com muita propriedade revelam em qualquer pessoa o que

35

realmente . J o temos visto em diferentes situaes, mas agora o temos como homem prtico numa emergncia difcil. Lucas, companheira de viagem de Paulo nesta ocasio, viu o mar com os olhos de um grego e nos conta o que presenciou. Juntamente com Lucas e Aristarco, Paulo navegou da Palestina sob o comando de um centurio por nome Jlio, membro do corpo de correios imperiais. TORMENTA E NAUFRGIO Antes, porm que tocassem no porto de Fenice, um tufo (Euro-aquilo) de vento caiu sobre eles arrastando-os para longe da costa da ilha. Durante 15 dias foram ziguezagueando para evitar serem jogados nos bancos de areia, Sendo assolados por todos esses dias todos perderam a esperana de se salvar menos Paulo, que se sobressaia a bordo sendo capaz de dominar a situao desesperadora e de inspirar coragem e nova esperana aos seus companheiros de viagem. O Anjo do Senhor aparece a Paulo e confirma a promessa feita anteriormente (23: 11) de que ele chegaria a Roma. Ao chegarem depois de muitos dias a uma enseada, decidem deixar o navio e partirem para a praia. Os soldados sugerem matar os presos para que nenhum deles fugisse, mas o centurio querendo poupar a Paulo lhes fruta o intento. Todos se salvam, um total de 276 pessoas. QUESTIONRIO: 78. Quais os companheiros de Paulo quando embarcou para Roma? 79. Qual foi o conselho dado ao comandante do navio quando ele ainda estava em bons portos? 80. Quanto tempo o navio foi aoitado pela tempestade antes de chegar a Ilha de Malta? 31. CAPTULO 28: 1 16 PAULO NA ILHA DE MALTA Logo ao chegarem ilha percebem que esto na ilha de Malta, nome fencio que apropriadamente se chama refgio. Os nativos da ilha acendem uma fogueira e Paulo ao jogar alguns galhos na fogueira mordido por uma vbora. De imediato os nativos pensam ser Paulo realmente um homicida a quem a justia no deixa viver, mas depois de algum tempo esperando e vendo que nada aconteceu, Lucas declara de certa forma irnica ser Paulo uma espcie de deus. Durante os trs meses que estiveram ali passando o inverno, Paulo e Lucas pareceram bastante teis aos que os receberam ali. Logo de imediato, Paulo curou de disenteria o Pai de Pblio principal da ilha e cuidou dos outros enfermos do lugar junto com Lucas.

36

PAULO EM ROMA (28: 17-31). A viagem para a Itlia chegou ao fim no princpio do ano 60 AD. Em outro navio Alexandrino do transporte de cereais, levava um emblema de Gmeos Celestes. Desembarcaram em Potoli, onde os cristos os acolheram por alguns dias. Da prosseguiram para Roma e quando ainda estavam a 64Km da cidade , foi encontr-los uma delegao de cristos romanos que andar aquela distncia para saudar o apstolo e acompanh-lo capital. A entrevista do apstolo com os judeus romanos recapitula um dos temas de Atos, a saber, a rejeio generalizada do evangelho por parte dos judeus. Paulo, como sempre, tem a ltima palavra aquela cita (Isaias 6: 9- 10). Que nosso Senhor Jesus igualmente usou nos dias de Sua vida terrena (Joo 12: 40). O outro e principal tema de Atos recapitulado nas palavras finais do livro, que apresenta Paulo passando dois anos no corao do Imprio. Recebendo a quantos iam visit-lo, anunciando o reino de Deus e ensinando a histria do Senhor Jesus sem impedimento. Eis que afinal, por caminhos misteriosos, seu desejo foi realizado. (Rom 1: 15) Deduz-se da tradio e de algumas referncias que Paulo foi posto em liberdade por mais ou menos dois anos (vide Fil. 1: 24-26; 2:24; Filemon 24; II Tim. 4:17). Que foi novamente preso e finalmente executado durante a perseguio dos cristos por Nero. Durante esse perodo de liberdade provavelmente escreveu as epstolas a Timteo e Tito. ANOTAES:

6:2,9).

-o da conspirao de morte (v.16).

QUESTIONRIO: 81. Quanto tempo Paulo permaneceu nesta ilha ?(28: 11) 82. O que Paulo fez em primeiro lugar quando chegou a Roma? 83. O que diz a tradio a respeito de como Paulo morreu?

37

Vous aimerez peut-être aussi