Vous êtes sur la page 1sur 2

Exerccios:

1)Descreva, resumidamente, as origens dos solos e os fatores que controlam a sua formao.
R: Acontece um conjunto de processos qumicos e fsicos que originam pequenas e grandes fraturas nas rochas, provenientes do intemperismo de cada regio. O qual facilita a infiltrao de gua e organismos vivos em meio a essas rochas, que acabam transformando ao longo do tempo, rochas macias, em partes e partculas cada vez menores que acabam por formar o solo. Os fatores que controlam sua formao: Natureza da rocha matriz / Clima /Agente intemprico de transporte / Topografia da regio / Processos orgnicos.

2 ) Di s c u t a a c o mp o s i o d o s o l o n o c o n t e x t o d a c o n s t r u o c i v i l , a p o n t a n d o a significncia da presena ou ausncia de componentes notveis.


R: Para a rea de construo civil, o solo recebe nomenclaturas diferentes de acordo com acamada que se encontra. So elas: Camada superficial, solo residual, solo de alterao de rocha e rocha. Cada camada tem suas especificaes e particularidades. O solo superior fica com os gros mais grosseiros como areia e humus em quantidades variveis. Logo abaixo dele h uma acumulao dos materiais lixiviados da primeira c a m a d a e u m a u m e n t o d o t e o r d e a r g i l a . E ainda, abaixo desse j o permite or e c o n h e c i m e n t o d o m a t e r i a l d e o r i g e m e g e r a l m e n t e a p r e s e n t a m a n c h a s d e descolorao. Ar, gua, matria orgnica e minerais so as principais partes da composio do solo, os quais faro total diferena em uma construo civil pois grande parte das obras esta em contato com o solo ou depende dele. Estudar o solo saber se uma fundao est adequada a um dado solo argiloso que h uma maior plasticidade, ou se a construo de uma estrada est numa encosta de uma regio de muitas chuvas e pouca vegetao(muita permeabilidade e risco de deslizamento).

3) Descreva a natureza da estrutura dos minerais de argila e explique sua importncia na engenharia como constituintes do solo.
R: Esta classe mineral compreende os principais componentes das fraes finas do solo. A estrutura dos argilominerais pode ser descrita como a alternncia de dois tipos de estruturais bsicos: tetraedros de slica (SiO2) e octaedros de hidrxidos normalmente Al(OH)3 ou Mg(OH)2. As diferentes formas de combinao dos planos destas duas estruturas bsicas condicionam o comprimento de onda da luz refletida na camada basale , c o n s e q e n t e m e n t e , a s u a c l a s s i f i c a o . A s p r i n c i p a i s p r o p r i e d a d e s a s e r e m consideradas na engenharia so: rea de superfcie, carga e absoro da superfcie,c a p a c i d a d e d e m u d a n a d e b a s e , f l o c u l a o e d i s p e r s o , e x p a n s o e c o l a p s o , plasticidade e coeso. Afim de que se tenham resultados precisos.

4) Liste os minerais arglicos mais comuns propriedades no contexto da engenharia.

e suas

principais

R: Grupo da caulinita argilominerais constitudos pela alternncia de um plano de tetraedros e um de octaedros (estrutura denominada 1:1), comprimento de onda da luz refletida na camada basal de 7,2 , inclui os argilominerais caulita, haliosita e crisotila. Grupo da Montimorilonita alternncia de dois planos de tetraedros e um de octaedros, a estrutura de 2:1, reflexo na camada basal de 11,4 , inclui a ilita e amontmorilonita. Estes minerais costumam apresentar uma camada intermedirias entre as clulas bsicas, na ilita ela apresentar o on K e na montmorilonita apresente ons mais H2OGrupo da Clorita estrutura denominada 2:1:1 (ou 2:1 com camada de hidrxidos)composta por dois planos de tetraedros, um de octaedros e uma camada de hidrxidos)composta por dois planos de tetraedros, um de octaedros e uma camada de hidrxidos, comprimento de onda da reflexo basal de 14,7 , incluindo os minerais clorita, vermiculita e paligorsquita. Os minerais de argila so resultantes da alterao dos minerais do grupo do silicato, especialmente o feldspato. O qual o principal mineral da crosta.Com relao mineralogia das fraes mais finas de granulometria (frao argila)devido presena de argilominerais apresentam propriedades de expanso quando em contato com a gua que so muito importantes para a engenharia civil. Todos os argilominerais apresentam este fenmeno porm o ele mais intenso nos grupos 2:1 e2:1:1 podendo conferir alta plasticidade aos solos, diminuindo desta forma suaresistncia.

5) Faa um resumo dos tipos de problemas de engenharia associados com solos e discuta a natureza de possveis limitaes que possam ocorrer devido s propriedades do solo e seus efeitos nas decises de projeto e construo.
R: A variedade dos tipos de solos encontrados em problemas de engenharia quase ilimitada, variando de blocos de pedra, densa, grande a pedregulhos, areias, siltes, argilas at depsitos orgnicos compressveis e moles. Para aumento de complexidade, todos estes materiais encontram-se numa ampla variedade de densidades e contedos de gua. Existem lugares que, um nmero diferente de tipos de solos pode estar presente, e a composio pode variar de intervalos grandes a pequenos at poucos centmetros, dificultando assim a preciso de uma avalio. Para que se possa construir necessrio que o reconhecimento do solo seja feito, uma vez que isto influenciar diretamente no tempo, material e demanda de mo de obra dcada projeto. Muitos solos so argilosos, ricos em minerais que do uma plasticidade ao solo. Outros so arenosos, super permeveis gua por apresentarem grandes poros. Ento cada caso deve ser estudado em particularidade, para que erros sejam evitados. Como desmoronamento, eroses, trincas, permeabilizao etc.

Vous aimerez peut-être aussi