Vous êtes sur la page 1sur 20

29-03-2011

Gesto de Obras
Captulo 5

Sumrio
Descrever equipamentos
Classificao Seleco

Abordar aspectos relacionados com a gesto de equipamentos


Processos bsicos de gesto Atribuio de custos Rendimentos

Exemplos

29-03-2011

Objectivos alunos
Descrever mais detalhadamente um recurso (equipamentos); O que fazem? Como pesquisar? Alunos tero de ser capazes de fazer esquemas de equipamentos de memoria e descrever em 2 a 3 linhas que trabalhos fazem; Desenvolver aspectos de gesto de equipamentos ilustrando conceitos tericos anteriores. Saber associar equipamentos a trabalhos especficos (transporte em obra, fabrico de beto, transporte e bombagem beto). Fazer esquemas de equipamentos e instalaes a usar no estaleiro ligar a capitulo 6.

Apontamentos
Captulo 5 tudo Captulo 8 pginas 1 a 7 pontos 8.1 a 8.3

29-03-2011

Desmonte rocha: processos tecnolgicos e equipamentos


p e picareta Compressor, martelo e explosivos

Perfuradoras (jumbo, etc) Qumicos expansivos

Ver tb fichas A7 e A8

29-03-2011

Classificao de equipamentos
Classificao (19 classes)

Equipamentos mais usados

ID da ficha/Nome do equipamento Classe 1 - guas e esgotos Imagem (exemplo)

Grundfos MQ3-35
*Imagem e modelo obtidos por pesquisa usando marca referida na ficha

Caractersticas

Marcas comerciais

29-03-2011

Seleco de equipamentos
O leque de opes inclui:
equipamentos existentes equipamentos a adquirir equipamentos a alugar

O procedimento a adoptar o seguinte:


1 Fazer a seleco tecnolgica independentemente da soluo disponvel, ou seja, pensar no equipamento mais conveniente em termos tcnicos para a realizao do trabalho 2 Calcular o rendimento mnimo mdio do equipamento de modo a satisfazer os prazos disponveis 3 De entre as solues possveis estudar o respectivo custo e escolher a soluo mais econmica

Seleco econmica de equipamentos


0 P P1 equipamento A P1 P P2 equipamento B P2 P equipamento C Nota: Desta forma calcula-se Ct em funo da produo a atingir

Custo total deve ser calculado a partir da equao: Ct = Ct (T, P) Anlise deve incluir equipamentos de aluguer.

29-03-2011

Gesto de equipamentos
Processos bsicos de gerir o equipamento numa empresa:
a) o sistema de gesto pelo Director da obra; b) o sistema de gesto por um servio especializado de equipamentos; c) o sistema misto.

Pelo Director de Obra


A aquisio, manuteno, uso e aluguer esto exclusivamente a cargo do Director da obra. aplicvel em grandes empreendimentos e a nica soluo para Empresas de pequena dimenso.

29-03-2011

Vantagens
No h encargos com a explorao de um parque central de mquinas. A seleco do equipamento feita em funo das caractersticas especficas de cada obra a efectuar. O equipamento , em princpio, bem cuidado (condies de uso e manuteno) j que no fim da obra ter que ser avaliado (para recuperar parte do investimento feito) e h todo o interesse em obter um valor alto (logo uma depreciao mnima).

Inconvenientes
H desperdcios de economia de escala uma vez que no se considera a continuidade de trabalho e, portanto, no se aproveitam as informaes de um planeamento a longo prazo. Em princpio no h reservas para imprevistos (apenas se compra o indispensvel). Dado o nmero escasso de equipamentos torna-se economicamente invivel a montagem, em estaleiro, de uma oficina especializada pelo que difcil a manuteno e reparao dos equipamentos (em obras pequenas)

Por um servio especializado de equipamento


O equipamento utilizado por todas as obras de uma empresa gerido por um departamento central especializado (ex.: departamento de equipamentos).

29-03-2011

Vantagens
As que correspondem aos inconvenientes do sistema de gesto pelo Director da obra. Permite a realizao de estudos tcnico-econmicos cuidadosos (atravs de uma contabilidade de custos e controlo de resultados) sobre a utilizao de equipamentos em alternativa. Aquisio de equipamento especializado caso se preveja um grau de utilizao suficiente.

Inconvenientes
As que correspondem s vantagens de gesto pelo Director da obra Custos de transporte entre o parque central e cada uma das obras elevados.

Por um sistema misto


os equipamentos so geridos pelo Departamento Central sempre que no esto afectos a uma obra ou esto em reviso na sede. Os equipamentos so alugados pelo Servio Central s obras. Nas obras, o Director de Obra encarrega-se da sua manuteno e operao, recorrendo a servios externos ou ao Departamento Central da Empresa tendo em conta os melhores preos. este o modo usual de operao seguido pelas mdias e grandes empresas portuguesas.

29-03-2011

Por um sistema misto (conto)


Na ptica do Director de Obra, soluo permite escolher melhor soluo dentro ou fora do parque da empresa (ser sempre um custo para a sua obra: gesto cuidada) Departamento de equipamentos recolhe informao til para tomada de decises (Que equipamentos vale a pena adquirir? Em que situaes?...). Mantm uma BD de custos alargada e actualizada.

Vantagens e Inconvenientes
Dadas as caractersticas do sistema ele procura aproveitar as vantagens e minimizar os inconvenientes dos outros dois.

29-03-2011

Atribuio de custos
Atribuio aos custos directos Atribuio aos custos de estaleiro Atribuio dos custos fixos aos custos de estaleiro e dos variveis aos custos directos qualquer processo rigoroso de atribuio de custos de equipamentos tem custos de gesto muito elevados

Atribuio aos custos directos


Possvel desde que o equipamento esteja exclusiva e directamente associado execuo de trabalhos especficos Tem como inconveniente a necessidade de calcular os custos mdios por unidade de tempo para cada trabalho em que o equipamento intervm Ex: tarefa X
requer N horas de equipamento Y, custos devem reflectir esse consumo de recursos. Requer novo clculo se equipamento permanecer mais tempo em obra (preos contratados so difceis de alterar).

Se os equipamentos realizam trabalhos bem definidos ou se os custos variveis so os mais significativos deve fazer-se a atribuio de custos aos custos directo.

10

29-03-2011

Atribuio aos custos de estaleiro


Tem como inconveniente a difcil comparao de custos entre mtodos de produo com equipamentos alternativos, mas a vantagem de permitir calcular com facilidade a influncia do custo dos equipamentos no custo total da obra Se os custos fixos so dominantes ou os encargos com o equipamento so de valor pequeno em relao ao custo total do trabalho a realizar, deve atribuir-se o custo do equipamento aos custos de estaleiro Em geral em Portugal as empresas atribuem os custos de equipamentos que realizam mais de uma tarefa do oramento sempre ao estaleiro (gruas, centrais de beto, oficinas de cofragem e armaduras, elevadores de obra, andaimes, plataformas elevatrias, ).

Atribuio dos custos fixos aos custos de estaleiro e dos variveis aos custos directos
Dificulta a realizao imediata de estudos tcnico-econmicos comparativos mas prtico e mais preciso do que os anteriores Se os custos fixos e os variveis so da mesma ordem de grandeza ou o equipamento contribuir para a execuo simultnea de trabalhos de natureza muito diferente, devem atribuir-se os respectivos custos fixos aos custos de estaleiro e os variveis aos custos directos

11

29-03-2011

Rendimentos de equipamentos
rc rendimento de catlogo; rendimento terico; rendimento de ponta (ex: instantneo) rm rendimento mdio; rendimento que razovel esperar de uma mquina durante um perodo mais ou menos curto de utilizao (ex: uma hora, um dia) ro rendimento para oramento; rendimento que razovel esperar de uma mquina na realizao de um determinado trabalho numa dada obra (ex: um ms, um ano)

Mquinas em cadeia: determinar frota e elo mais fraco da cadeia (qual o equipamento que atrasa a tarefa causa desaproveitamento dos restantes)

12

29-03-2011

Exemplos
Central de beto Grua Torre Auto-grua Retroescavadora (ou conjunto industrial) Giratria P carregadora de rastos/pneus Camio Dumper Bulldozer Motoniveladora Scraper Cilindros

http://www.maxmechgroup.net/

13

29-03-2011

http://www.socilva.com

http://science.howstuffworks.com

14

29-03-2011

Liebherr

15

29-03-2011

http://www.hunttractor.com

16

29-03-2011

17

29-03-2011

http://topoequiposmedina.com

18

29-03-2011

http://www.archithings.com

http://img1.topmachinebiz.com

19

29-03-2011

http://www.dynapac.com

20

Vous aimerez peut-être aussi