Vous êtes sur la page 1sur 2

"Nmero de Deus" resolve cubo mgico em 20 movimentos

Um grupo de pesquisadores americanos concluiu que possvel resolver qualquer combinao do quebra-cabeas conhecido como "cubo mgico" em apenas 20 movimentos ou menos. O chamado "nmero de Deus" o mais baixo desde que a busca pela soluo mais rpida para o colorido enigma comeou, h 30 anos. Em 1981, o matemtico Morwen Thistlethwaite chegou a um algoritmo capaz de resolver qualquer posio do cubo mgico em 52 movimentos. Desde ento, o nmero vem sendo reduzido - a ltima vez, em 2008, para 22. "Sabemos ao certo que o nmero mgico 20", disse BBC o matemtico da Kent State University, Morley Davidson. Ele disse, entretanto, que a maioria das posies requer entre 15 e 19 movimentos. Segundo ele, das cerca de 43 bilhes de combinaes possveis com o cubo, 100 milhes podem ser resolvidas com exatos 20 movimentos. O restante, com menos. "Levou 15 anos aps a introduo do cubo para encontrar a primeira combinao que provavelmente requeria apenas 20 movimentos para ser solucionada", disseram os pesquisadores, no site em que os resultados foram divulgados. " apropriado que, 15 anos mais tarde, provemos que 20 movimentos so necessrios para qualquer combinao."

Equao divina
Tambm conhecido como cubo de Rubik, o cubo mgico foi inventando em 1974 pelo arquiteto hngaro Erno Rubik. Licenciado como brinquedo, o quebra-cabeas j vendeu desde ento mais de 400 milhes de unidades no mundo, tornando-se um dos passatempos mais vendidos em escala global. As equaes para resolver os enigmas no menor nmero de movimentos so demasiado complexas para serem memorizadas por um mortal comum. Em geral, so necessrios computadores e at supercomputadores. As pesquisas para definir o algoritmo da equao "divina" usaram um arsenal de capacidade informtica providenciada pela gigante de tecnologia Google - que no divulga detalhes dos sistemas de computao oferecidos para a pesquisa, concluda em semanas.

Nmero de Deus
Os pesquisadores dividiram todas as possibilidades em 2,2 bilhes de grupos, cada um contendo 20 bilhes de posies. Para facilitar a conta, eles eliminaram combinaes duplicadas e usaram simetria para identificar outras combinaes similares. Assim, o nmero de grupos de 20 bilhes de combinaes caiu para 56 milhes. Para processar todos os dados que a pesquisa requeria, seriam necessrios 35 anos de trabalho de um computador normal, disse Davidson. "Para mim, achar o 'nmero de Deus' como um crculo", disse Davidson. "O cubo mgico um clssico dos anos 1980, poca em que eu cresci, e uma das razes por que entrei na matemtica." Ele disse que, agora, a equipe pode continuar estudando problemas matemticos com o cubo mgico, talvez em sua verso 4 x 4 x 4. " a popularidade universal do quebra-cabea", justificou. " provavelmente o quebra-cabeas mais popular da histria humana."

Curiosidades
* O cubo de Rubik (ou cubo mgico) possui 43.252.003.274.489.856.000 (43 quintilhes) de combinaes possveis diferentes. * Se algum pudesse realizar todas as combinaes possveis a uma velocidade de 10 por segundo, demoraria 136.000 anos, supondo que nunca repetisse a mesma combinao. * Ern Rubik, inventor deste quebra-cabea, demorou um ms a resolver o cubo pela primeira vez.

Aprenda a montar o cubo mgico


http://www.cinoto.com.br/website/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id= 8&Itemid=96

Retirado e adaptado de: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=numero-dedeus&id=020175100812

Vous aimerez peut-être aussi