Vous êtes sur la page 1sur 10

3 1 TEMA DA PESQUISA

A Smula 381 do Superior Tribunal de Justia (STJ) e a relao com os contratos bancrios.

4 2 PROBLEMA DE PESQUISA

Quais as consequncias da apreciao da Smula 381 do STJ com relao aos contratos bancrios e as disposies constantes no Cdigo de Defesa do Consumidor para os agentes envolvidos (consumidores e instituies financeiras)?5 3 HIPOTSE

Diante da edio da edio da Smula 381 do STJ vedou-se o conhecimento de ofcio pelo magistrado das clusulas abusivas em contratos bancrios. A medida adotada pelos ministros sofreu vrias crticas, principalmente no que tange proteo do consumidor. Desse modo, se faz necessrio propor alm do cancelamento da aludida Smula, contrria proteo consumerista, a fixao pelo magistrado de normas e princpios, como o da boa-f objetiva e funo social do contrato, para a resoluo dos demandas que envolvam a temtica das clusulas abusivas.

6 4 JUSTIFICATIVA

A anlise aqui proposta se justifica pelo grande volume de contratos bancrios que envolvem o consumidor, parte dita hipossuficiente, por no deter o mesmo conhecimento informacional, tcnico e jurdico das instituies financeiras. Notadamente, os contratos bancrios apresentam clusulas estabelecidas de maneira unilateral pelo fornecedor, impedindo, em tese, que o consumidor possa discutir ou modificar seu contedo. Nessa situao, a possibilidade da instituio financeira estabelecer clusulas abusivas elevada. O consumidor pode at demonstrar seu descontentamento com o contrato, demandando judicialmente, buscando discutir seus termos. Porm, mesmo com um auxlio de um advogado, em certas ocasies difcil demonstrar de maneira especfica a presena das clusulas abusivas, embora possa se constatar que o contrato deveras oneroso. Desse modo, necessrio tecer crticas vedao do conhecimento de ofcio das clusulas abusivas dos contratos bancrios, visto que reflete uma proteo excessiva s instituies financeiras, detentoras de grande poder no Mercado. Tambm se justifica a pesquisa ao se apontar caminhos para que o magistrado possa analisar os contratos, j que a smula, embora demonstre um entendimento majoritrio, no vinculante.

7 5 OBJETIVOS 5.1 Objetivo geral

A pesquisa ter como objetivo analisar as consequncias no ordenamento jurdico e em casos concretos da aplicao da Smula 381 do Superior Tribunal de Justia (STJ), que veda ao magistrado conhecer de ofcio as clusulas abusivas nos contratos bancrios. 5.2 Objetivos especficos

a) Analisar as motivaes que levaram os Ministros do STJ a editarem a Smula 381, que resultou em um conflito entre o Direito Material (reconhecimento de ofcio das clusulas abusivas) e o Direito Processual ( quantum devolutum quantum appellatum); b) Observar a possibilidade de o magistrado reconhecer a nulidade absoluta das clusulas abusivas fundado em outras normas e princpios, alm daqueles presentes no Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC); c) Propor solues para que o magistrado que se depare com a situao descrita na smula 381, haja vista que esta, embora no tenha efeito vinculante, indica o pensamento majoritrio do Tribunal da Cidadania (STJ).

8 6 METODOLOGIA

A pesquisa se desenvolver atravs de levantamentos bibliogrficos, na sua quase totalidade de artigos e outras publicaes na internet. Ressalte-se que sero utilizados procedimentos de natureza jurdico-terica, com a incluso de componentes histricos e argumentativos.

Promover-se- de maneira rpida um dilogo de fontes, com a aproximao do Direito do Consumidor e do Direito Civil ao Direito Constitucional, com vistas a um debate interdisciplinar. O mtodo comparativo tambm aparecer com destaque na pesquisa. 9 7 MARCO TERICO

As smulas editadas pelos tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justia (STJ) servem como orientao para as decises judiciais. Embora no tenham efeito vinculante, a lei 11.276/2006 introduziu no artigo 518 do Cdigo de Processo Civil o pargrafo 1, que informa: O juiz no receber o recurso de apelao quando a sentena estiver em conformidade com smula do Superior Tribunal de Justia ou do Supremo Tribunal Federal. Porm, a edio da smula 381 do STJ, publicada em 05 de maio de 2009, trouxe grande repercusso na doutrina e jurisprudncia: Nos contratos bancrios, vedado ao julgador conhecer, de ofcio, da abusividade das clusulas. Inicialmente, deve se ressaltar que o Cdigo de Defesa do Consumidor aplicvel s instituies bancrias, conforme a exegese do artigo 3 e o pargrafo 2 :
Art. 3 Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios. 2 Servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria , financeira, de crdito e securitria, salvo as decorrentes das relaes de carter trabalhista.

BRASIL. Lei n 11.276, de 07 de Fevereiro de 2006. Altera os arts. 504, 506, 515 e 518 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Cdigo de Processo Civil, relativamente forma de interposio de recursos, ao saneamento de nulidades processuais, ao recebimento de recurso de apelao e a outras questes. Publicada no Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF de 07.02.2006. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11276.htm#art1 >. Acesso em: 07 de abril de 2013.
1 2

BRASIL. Superior Tribunal de Justia. Smula n 381. Publicada no Dirio de Justia Eletrnico, Braslia, DF, de 05.05.2009. Disponvel em: <http://www.dji.com.br/normas_inferiores/regimento_interno_e_sumula_stj/stj__0381.htm>. Acesso em 08 de abril de 2013.

BRASIL. Lei n 8.078, de 11 de Setembro de 1990. Dispe sobre a proteo do consumidor e d outras providncias. Publicada no Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF de 11.09.1990. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm> . Acesso em 07 de abril de 2013. 10

um preceito de ordem pblica, que deve ser respeitado, visto ter grande repercusso social e ser tutelado pela Constituio, no que tange apreciao pelo poder judicirio da leso ou ameaa direito. No Cdigo Civil, h norma geral privada que menciona a obrigatoriedade do juiz conhecer de ofcio as nulidade absolutas, ou seja, o mandamento no se restringe esfera consumerista. respeito disso o civilista Flvio Tartuce afirma em seu artigo que,

[...] Em um dilogo entre as fontes na esteira das lies de Erik Jayme e Cludia Lima Marques -, a norma privada no s pode como deve ser aplicada de forma subsidiria s relaes de consumo ( dilogo de complementaridade). No se olvide, por outra via de aplicao, que as clusulas abusivas, descritas no art. 51 do CDC, geram a nulidade absoluta da previso contratual, mais uma vez com base na ordem pblica.4 (sem grifo no original)

Outro motivo para crtica da smula a obrigao do magistrado em se abster de analisar as clusulas abusivas, somente se restringindo aos pedidos das partes. Observa-se de maneira cabal a influncia das instituies financeiras nas instituies oficiais, de acordo com a observao de Juliana Spoli Col e Paulo Roberto de Souza:
A anlise semisica desse preceito normativo, buscando os elementos de influncia na construo do sentido de decises reiteradas que tenham resultado na smula em estudo, permite compreender o carter de excepcionalidade dado aos contratos bancrios. Tomando-se, novamente como hiptese a influncia e ingerncia de preceitos mercantis no Poder Judicirio e, tendo-se em vista, que os valores da nova lex mercatoria levam ao fim colimado pelo Mercado, qual seja, a garantia de lucro; e, ainda, considerando-se clusulas abusivas que coloquem o consumidor em desvantagem e, em contrapartida, maximizam lucros de instituies bancrias, parece irrefutvel que tal preceito enunciado pelo Poder Judicirio ratifica a hiptese tomada. 5

O princpio do quantum devolutum tantum appellatum, invocado como base para a edio da smula no deve ser aplicado de maneira irrestrita.

TARTUCE, Flvio. Smula 381 do STJ. Um equvoco a ser corrigido. So Paulo, dez. 2010. Disponvel em: < http://www.flaviotartuce.adv.br/artigos/tartuce_sumula381.doc> . Acesso em 06 de abril de 2013.

COL, Juliana Spoli; DE SOUZA, Paulo Roberto. Anlise Semitica da Smula 381 do STJ. Paran, out. 2009. Disponvel em: < http://www.cesumar.br/epcc2009/anais/juliana_sipoli_col.pdf> .

Acesso em 09 de abril de 2013. 11

Por mais que se deseje a obteno de segurana jurdica, devemos entender que o Direito Material deve prevalecer sobre o Direito Processual, ainda mais nesse caso, que trata da proteo aos consumidores. O magistrado no deve proferir uma deciso extra ou ultra petita, mas deve se ater no somente s normas processuais, mas aos ncleos principiolgicos contidos nos diversos ordenamentos. Nesse diapaso, conclui Pablo Stolze e Salomo Viana:

E, nessa perspectiva, o julgador deve, sim, aplicar, de ofcio, preceitos de ordem pblica, tais como os estabelecidos no Cdigo Civil e no Cdigo de Defesa do Consumidor para assegurar a funo social da propriedade e dos contratos, ou em observncia a outro princpio de matriz constitucional, desde que o faa nos estritos limites do julgamento da lide posta sob sua apreciao.6

Desse modo, cabe ressaltar que a smula 381 do STJ deveria ser cancelada e o magistrado, ao analisar as clusulas do contrato bancrio deve observar principalmente o respeito a funo social do contrato e a boa-f objetiva, relegando os princpios de ordem processual a um anlise posterior.

STOLZE, Pablo; VIANA, Salomo. Reflexes sobre a Smula 381 do STJ: Bahia, mai. 2009. Disponvel em: < http://www.bahianoticias.com.br/justica/artigo/3-reflexoes-sobre-asumula-381-do-stj.html> . Acesso em 10 de abril de 2013.

Vous aimerez peut-être aussi