Vous êtes sur la page 1sur 8

ASSOCIAO TERESINENSE DE ENSINO S/C LTDA - ATE FACULDADE SANTO AGOSTINHO FSA CURSO: BACHARELADO EM PSICOLOGIA FORMAO PSICLOGO

GO ESTGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL SUPERVISOR: PROF. ISLENE ARAJO

PLANO DE AO: SINE-PI / Sistema Nacional de Emprego

Nome dos alunos: Adelanna Pessoa Anna Patrcia Ribeiro Joane Nascimento Mota Rosa Maria Guedes de Miranda

TERESINA-PI NOVEMBRO/2012

Adelanna Pessoa Anna Patrcia Ribeiro Joane Nascimento Mota Rosa Maria Guedes de Miranda

PLANO DE AO: SINE-PI / Sistema Nacional de Emprego

Trabalho apresentado como avaliao parcial do estagio supervisionado de psicologia organizacional sob superviso e orientao da Prof Islene Arajo.

TERESINA-PI NOVEMBRO/2012

I. APRESENTAO

O Estgio Supervisionado em Psicologia Organizacional consiste em uma atividade de aprendizagem social, profissional e cultural, desenvolvida na realidade do campo de trabalho do profissional, capaz de proporcionar ao aluno uma real oportunidade de complementao do ensino e das atividades prticas por meio da sua participao em situaes reais de vida e trabalho. Sendo assim, tem como objetivo geral o desenvolvimento de conhecimentos a partir da integrao teoria-prtica, como tambm a aproximao da realidade que ser vivenciada no cotidiano profissional. Com este propsito, o estgio visa propiciar ao estudante complementao educacional e prtica profissional; permitir ao estudante o conhecimento da realidade de sua profisso; estimular nos estagirios o esprito de equipe e liderana participativa; relacionamentos interpessoais com chefias, funcionrios e clientes em instituies pblicas e privadas; inserir o futuro psiclogo em empresas de pequeno, mdio ou grande porte, das mais variadas reas de produo e servios, onde poder desenvolver atividades especficas dentre as atribuies que esse profissional pode realizar, conforme as caractersticas especficas de cada organizao. O psiclogo organizacional o profissional que dentro da instituio deve ser multidisciplinar e dispor de estratgias, procedimentos e instrumentos facilitadores de mudanas, para capacitar o gerenciamento de grupos, de indivduos e da promoo de qualidade de vida. Na condio de estagirio em psicologia organizacional, o mesmo deve desenvolver competncias bsicas como avaliar as relaes entre processos de produo e o comportamento do trabalhador; avaliar o papel das relaes entre os comportamentos das pessoas que constituem uma instituio, a cultura institucional, a sade institucional e a administrao de recursos humanos; avaliar as diferentes concepes sobre a administrao de recursos humanos e os objetivos da administrao em relao a esse fenmeno; especificar estratgias por meio das quais a administrao de recursos humanos pode contribuir para o desenvolvimento organizacional; especificar estratgias para a formao, preparao e participao do pessoal na organizao; planejar intervenes explicitando as etapas, aes, recursos humanos e materiais necessrios para modificar as referidas variveis (capacitao, mudanas de parmetros gerenciais, profissionais e comportamentais, administrao de conflitos, promoverem capital intelectual); avaliar continuamente a interveno de forma a garantir o melhor grau de sua eficcia; reestruturar a interveno se for o caso, a partir dos resultados da avaliao; realizar recrutamento, seleo de pessoal e levantamento de

necessidades ou treinamento; avaliar o desempenho do pessoal, considerando o perfil psicolgico, nvel de escolarizao e profissionalizao, condies de trabalho e relaes profissionais. Diante desta realidade, a elaborao de um plano de ao com prticas de interveno faz-se necessrio tendo como ponto de partida a familiarizao com a dinmica e a estrutura da instituio, o envolvimento e as relaes interpessoais dos colaboradores em sua prtica diria e a observao da atuao do psiclogo organizacional no SINE-PI - Sistema Nacional de Emprego que um programa do Ministrio do Trabalho e Emprego, coordenado a nvel nacional pela Secretaria de Polticas de Empregos e Salrio SPES e no Piau, administrado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo SETRE.

II. JUSTIFICATIVA

Com o decorrer dos anos, so perceptveis as mudanas nas prticas profissionais nas organizaes, do avano da tecnologia e da velocidade das informaes. Diante deste cenrio, as funes tradicionais de gesto de pessoas no se mostram mais suficientes para enfrentar os constantes desafios de uma realidade em transformao. Por isso, a capacitao de profissionais para atuarem no contexto do trabalho, levando em considerao o ser humano em toda sua complexidade, seus aspectos psicossociais faze-se extremamente necessria. Para Silva (2005), o trabalho do Psiclogo Organizacional no pode ser individualizado e descontextualizado do ambiente onde a organizao est inserida. Ele deve atuar como um profissional de Recursos Humanos, desenvolver atividades que supram as necessidades da organizao e as auxiliem a se tornarem competitivas e a sobreviverem nesse mercado globalizado, em que o capital humano e a qualidade total so os pontos-chave para o sucesso organizacional. O campo da Psicologia Organizacional tornou-se multidisciplinar, envolvendo vrios mbitos de anlise e interveno, e preparando profissionais para atuarem em organizaes. Segundo Dutra (2008) dentre as muitas atribuies do psiclogo dentro da empresa, ele deve ser aquele que promove a satisfao pessoal, procurando atravs de pesquisas de clima e intervenes compatveis, contribuir para que a organizao seja um ambiente propicio a satisfao das necessidades individuais, procurando colocar as pessoas em atividades que correspondam ao seu perfil e s suas expectativas. Com este o intuito, o psiclogo na instituio torna-se necessrio para que possa explorar, analisar e compreender como interagem as mltiplas dimenses que caracterizam a

vida das pessoas, dos grupos e das organizaes em um processo de crescentes e complexas transformaes, alm de possibilitar a construo de estratgias e procedimentos que possam promover, preservar e restabelecer a qualidade de vida e bem estar das pessoas no ambiente de trabalho.

III. DIAGNSTICO

Para o processo de diagnstico no SINE foi utilizado o mtodo de observao direta e entrevista no estruturada com a psicloga e colaboradores da instituio dos setores de psicologia, captao de vagas e gerncia de primeiro emprego, a fim de vivenciar a realidade da organizao e coletar informaes relevantes para a construo do plano de intervenes.

IV. CONSIDERAES

Por meio do processo de diagnstico foi possvel observar algumas demandas. So elas: Orientao para a elaborao de currculos e postura profissional; Triagem e seleo de currculos; Orientao aos jovens quanto ao aprimoramento de suas potencialidades tendo em vista o primeiro emprego; Intensificar a comunicao entre SINE e as empresas conveniadas e firmar convnios com aquelas ainda no cadastradas.

V. OBJETIVOS

Objetivo Geral

Desenvolver uma prtica voltada para estgio em Psicologia Organizacional, assegurando a formao e vivncia de situaes de aprendizagem, auto avaliao e a interveno onde necessrio para a promoo de mudanas dentro da instituio por meio do conhecimento da insero do trabalhador no mercado de trabalho e aperfeioamento do processo no que concerne o preenchimento de vagas de emprego.

Objetivos Especficos

Contribuir para o desenvolvimento de um ambiente harmonioso de trabalho e das relaes interpessoais; Estabelecer contato com as empresas conveniadas e no conveniadas para aumentar o fluxo de emprego para os participantes do SINE-PI, com objetivo de incentivar e viabilizar mais oportunidades de emprego;

Investigar como os funcionrios esto envolvidos com a funo que exercem e a relevncia que isso acarreta para a sua qualidade de vida dentro e fora da empresa; Possibilitar o acesso a informaes relevantes a jovens em busca do primeiro emprego atravs do incentivo e desenvolvimento de suas potencialidades; Vivenciar a rotina de trabalho do psiclogo organizacional.

VI. MTODO

1- Pesquisa de clima organizacional: a pesquisa de clima uma ferramenta que visa identificar e criar condies de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Para que a pesquisa seja realizada, ser elaborado um questionrio que abranger questes de mltipla escolha relacionadas a aspectos como os anseios profissionais, as melhorias necessrias, as relaes de trabalho, dentre outras. Aps esta primeira etapa, ser feita uma anlise em que ser possvel traar um perfil da situao e propor as mudanas necessrias. 2- Elaborao de um folder explicativo sobre a importncia do psiclogo organizacional e suas atribuies dentro do SINE: o folder tem como objetivo proporcionar o conhecimento da funo do psiclogo dentro da empresa e de suas competncias. Com este intuito, o folder ser um instrumento de informao para os colaboradores e usurios. 3- Oficinas/ Palestras para jovens em busca do primeiro emprego: as oficinas/palestras sero destinadas a jovens entre 16 e 24 anos estejam procura do primeiro emprego em que o foco ser abordar temas como a elaborao de currculo, entrevista de emprego, postura profissional, habilidade de comunicao, educao formal, maturidade emocional, habilidade interpessoal, desenvolvimento contnuo. As oficinas/palestras sero realizadas no auditrio do SINE atravs de apresentao de slides, apresentao de vdeo, dinmicas de grupo e grupos de discusso atravs de divulgao em cartaz na gerncia de primeiro emprego e ligao telefnica queles que j possuem currculo na instituio.

4- Divulgao externa dos servios oferecidos pelo SINE e locais de atendimento: a divulgao externa ser feita por meio de conta em rede social com informaes relevantes sobre vagas e servios prestados proporcionando uma maior visibilidade de suas aes e possibilitando ligao direta com usurios e empresas ainda no conveniadas a estarem disponibilizando suas vagas no SINE. 5- Renovao de cartazes motivacionais dentro da empresa: a utilizao de cartazes motivacionais dentro da empresa importante por ser um meio de ajudar a elevar a autoestima de colaboradores e usurios da instituio e de tornar o ambiente visualmente mais agradvel. 6- Firmar convnios com empresas no cadastradas e oportunizar um maior nmero no preenchimento de vagas em aberto no mercado de trabalho: ser feito a listagem das empresas ainda no conveniadas com o objetivo de oferecer os servios do SINE e seus benefcios. Aps este primeiro momento e a possvel adeso da empresa, sero selecionados junto ao banco de currculos perfis compatveis com a demanda identificada. Os currculos mais adequados vaga de emprego sero enviados empresa que selecionar aquele que melhor atender s suas necessidades. 7- Manter contato mais efetivo com as empresas j conveniadas ao SINE: a manuteno de um contato permanente com as empresas que j possuem cadastro com SINE proporcionar a troca de informaes a fim de potencializar os servios oferecidos e obter um feedback das empresas ao preenchimento e o surgimento de novas vagas. 8- Implantar o ba de sugestes para usurios e colaboradores: o ba de sugestes ser um meio de usurios e colaboradores expressarem opinies, pensamentos, reclamaes e sugestes a respeito dos servios oferecidos pelo SINE. O ba ser posicionado em ponto estratgico na instituio considerando o acesso a todas as pessoas. O ba de sugestes ser recolhido ao final da semana sob responsabilidade do setor de psicologia no intuito de viabilizar as mudanas possveis. 9- Desenvolver e potencializar habilidades sociais: o desenvolvimento de habilidades sociais ser implementado atravs de textos reflexivos e prticas de conduta profissional considerando aspectos inerentes a assertividade com o propsito de promover mudanas para um melhor desempenho das funes.

VII. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 2012 ATIVIDADE Observao e diagnstico para elaborao do plano de ao. Pesquisa de clima organizacional. OUT X X NOV DEZ

Elaborao de um folder explicativo sobre a importncia do psiclogo organizacional e suas atribuies dentro do SINE. Oficinas/ Palestras para jovens em busca do primeiro emprego. Divulgao externa dos servios oferecidos pelo SINE e locais de atendimento. Renovao de cartazes motivacionais dentro da empresa. Firmar convnios com empresas no cadastradas e oportunizar um maior nmero no preenchimento de vagas em aberto no mercado de trabalho. Manter contato mais efetivo com as empresas j conveniadas ao SINE. Implantar o ba de sugestes para usurios e colaboradores. Desenvolver e potencializar habilidades sociais VIII. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

X X X X X X X X X

X X X

X X X

NAGUEL, Marta & DENCK, Regina. Srie tcnica: manual de psicologia organizacional Curitiba : Unificado, 2007. SILVA, R. M. O papel do psiclogo organizacional na gesto da qualidade Total, 2005. Disponvel em: http://www.via6.com/topico/3241/o-papel-do-psicologo-organizacional-nagestao-da-qualidade-total-www-guiarh-com-br. Acesso em: 02 de novembro de 2012. PORRAS, J. P. L. O papel fundamental do psiclogo na gesto de recursos humanos das organizaes do sculo XXI. 2001. Disponvel em: http://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=a0111&area=d8&suba. Acesso em: 02 de novembro de 2012. DUTRA, D. Qual o papel do psiclogo nas organizaes? Disponvel em: http://www.institutomvc.com.br/costacurta/artdd04_Pscologo_Organizacao.htm. Acesso em: 02 de novembro de 2012. www.sine.pi.gov.br Acesso em: 30 de setembro de 2012.

Vous aimerez peut-être aussi