Vous êtes sur la page 1sur 9

Direito e defesa do consumidor - colunas

Page 1 of 9

Bolsa do ProUni
Vestibulares.br/Prouni A Anhanguera Possui Convnio Com o ProUni. Faa sua Inscrio! rea Cultural rea Tcnica

Cincia e Tecnologia - Colunistas - Cultura e Lazer Aviao Comercial - Chat - Downloads - Economia Educao - Esportes - Geografia - Servios ao Medicina e Sade - Mulher - Poltica - Reportagens Usurio Pgina Principal

- Direito & Defesa do Consumidor - Dezembro / 2002 Nota da redao: Todas as matrias publicadas so de propriedade de seus respectivos autores, aqui reproduzidas na ntegra gratuitamente e de carter meramente informativo.

Dezembro/2002, 2quinzena - A tica nas funes de Estado (22.12.2002)

Marco Aurlio Mendes de Farias Mello (Presidente do Supremo Tribunal Federal.) Ser uma boa nova o retorno velha discusso sobre a tica na gesto pblica? Os otimistas decerto respondero que sim, vendo a questo como sinal do despertar da conscincia cvica nacional ou, mais ainda, como prova viva do amadurecimento poltico do Pas. Os mais pessimistas, j descrentes, enxergaro, sem dvida, os escndalos por trs da notcia, os abusos e desmandos que serviram de mote volta do assunto s pginas dos jornais. Qualquer que seja a vertente escolhida, porm, o fato que, a cada dia, a populao parece mais intransigente e vigilante em relao ao comportamento dos agentes pblicos. Da a grande repercusso das manchetes em se tratando de desvios de conduta, sempre ganhando vulto, temerariamente, at um mero indcio sobre uma mnima possibilidade de corrupo. Lenta, mas solidamente, vai-se incutindo na sociedade brasileira a exata noo acerca da importncia da transparncia nos atos de administrao pblica, do combate eficaz corrupo, da cobrana diria no tocante responsabilidade dos agentes pblicos.

Hoje em dia, no parece se mostrarem suficientes, aos olhos do povo, eventuais bons resultados da ao estatal, mensurados no mbito da eficincia e eficcia e estampados em relatrios recheados de cifras e ndices alentadores. Exige-se daqueles que personificam o Estado postura compatvel com o mnus pblico. H de se cumprir e respeitar as leis, sim, mas luz da tica como norte fundamental nas relaes interpessoais.

E o que vem a ser a tica, palavra que, originando-se do grego ethiqu ou ethos e do latim ethica, ethicos, tem a ver com costume, uso, carter, comportamento? Passando ao largo da seara rida das definies acadmicas, pode-se assentar, como o fez o professor Miguel Reale, revelar-se a tica como a cincia normativa da conduta, ou como um conjunto de valores e regras de comportamento, um cdigo de conduta que as coletividades todas adotam. Na verdade, a preocupao com a tica como princpio de conduta humana to antiga quanto a prpria humanidade, j que, de acordo com o antroplogo francs Claude Levi-Strauss, a passagem do reino animal para o humano, isto , a transio da natureza para a cultura, s aconteceu quando, em face da proibio do incesto, instaurou-se a lei,

http://www.portalbrasil.net/direito_colunas_dezembro2002.htm

25/1/2013

Direito e defesa do consumidor - colunas

Page 2 of 9

estabelecendo-se, desse modo, as relaes de parentesco, de grupo e, conseqentemente, de alianas sobre as quais se soergueu a organizao social humana. Portanto, de se afirmar que no existe um povo sem um conjunto de regras morais, imprescindveis para garantir a convivncia entre os homens, cujo trabalho coletivo alicerou-se na concordncia entre os partcipes, garantindo, assim, com o domnio das foras da natureza, a sobrevivncia da espcie.

Longe estou da pretenso de discorrer sobre o pensamento de Aristteles para quem a felicidade, o fim ltimo da vida, s poderia ser alcanada por meio das virtudes intelectuais e morais , ou de endossar a teoria de Thomas Hobbes que, na obra Leviat, concluiu ser necessria a presena de um Estado forte para reprimir a inerente maldade humana. Tampouco defenderei o Contrato Social de Jean-Jacques Rousseau, segundo o qual os homens, bons por natureza, corrompem-se pela vida em sociedade, mostrando-se os desvios ticos como consectrios naturais dos desajustes sociais. A discusso sobre os desvos tericos da tica na histria humana demandaria incurses vasta obra de Kant que, desprezando os efeitos, entendeu ser a motivao tica o substrato para se julgar a moralidade de determinado ato , ou de Spinoza, cuja tese assenta-se na premissa de que a noo do bem e do mal deve ser delineada luz das necessidades e interesses dos homens. Cumpriria tambm lembrar Nietzche, o irrequieto filsofo alemo que, numa crtica feroz moral, sustentou ser bom tudo o que fortifica no homem o sentimento e a vontade de potncia, e mau tudo o que provm da fraqueza, de maneira que a moral seria, ento, a arma dos fracos vista da natural auto-realizao dos mais fortes. Em contraposio, caberia aludir s lies de Bertrand Russel, consoante as quais a humanidade imprescinde da organizao moral, pelo que os homens s so completos se participam plenamente da vida em comunidade.

Claro est que o tema afigura-se inesgotvel. A sociedade brasileira h muito j intuiu a serventia desses valores, pelo que, de uma maneira cada vez mais direta e atenta, vem reclamando dos dirigentes e autoridades uma conduta compatvel com o mister de bem servir coletividade. O raciocnio simples; a equao, descomplicada: maior transparncia conduz forosamente ao aumento de credibilidade na gesto de recursos pblicos, o que resulta no fortalecimento das instituies e da economia do Pas, de modo a permitir, quem sabe, um oramento tico nas sempre pertinentes palavras do ex-Governador e, j agora, para gudio dos brasilienses e dos brasileiros em geral, Senador da Repblica Cristovam Buarque , e, assim, a diminuio das desigualdades sociais, atvica mazela que nos expe diariamente ao oprbrio do mundo.

Mais do que justificada, portanto, desponta a necessidade de se fortalecer, aprimorar e divulgar amplamente os padres ticos que devem reger a prestao do servio pblico, com o objetivo tanto de coibir infraes como de difundir uma mentalidade que, de to absorvida, torne-se arraigada, um modo de proceder to usual como a mais rotineira tarefa. O ideal seria a introjeo completa desses princpios ticos como uma forma inequvoca de proporcionar benefcio comum nao, tanto quanto todos aceitam ser indispensvel a obedincia s leis de trnsito como nica possibilidade de ter-se veculos e pedestres pelas ruas. No se trata de uma utopia. questo de prioridade e determinao, para a qual inescusvel vem a ser o empenho frreo, diligente, diuturno do Estado no intuito de estabelecer e difundir normas e procedimentos simples, claros e de fcil compreenso com vistas a firmar um padro tico de conduta efetivo que v ao encontro das expectativas da sociedade, atualmente eivada de crescente desconfiana em relao aos agentes pblicos. A tarefa mostra-se herclea e demanda, alm de tempo, investimentos macios em educao pilar central da cidadania , porquanto a ningum escapa ser rdua a misso de eliminar vcios culturais enraizados, decorrentes de prticas administrativas obsoletas e autoritrias, esteadas na abominvel tradio coronelista de se confundir o patrimnio pblico com o domnio privado.

To tradicionais quanto esprias so essas relaes na rotina administrativa brasileira, com o compadrio predominando, quer em benefcio prprio, quer no alheio. Disso exemplo o preenchimento dos chamados cargos de confiana, com

http://www.portalbrasil.net/direito_colunas_dezembro2002.htm

25/1/2013

Direito e defesa do consumidor - colunas

Page 3 of 9

desprezo ao nico critrio valioso, ao mrito do cidado.

A preocupao com a conduta tica no servio pblico constante. A Constituio brasileira abriga as balizas norteadoras da administrao pblica. O Diploma Mximo em vigor explicita detalhadamente os princpios que a regem, quais sejam: o da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficincia. Alm desses, ressalta a probidade administrativa, sem a qual o exerccio de atividade pblica resulta em severas punies que incluem desde a suspenso de direitos polticos at a perda da funo pblica, com a conseqente indisponibilidade de bens e o ressarcimento ao errio. No se h de esquecer tambm, como integrante desse caudaloso rol de princpios, a exigncia de licitao para a aquisio de bens e servios. No plano infraconstitucional, inmeras leis contribuem para a regulamentao e consolidao desse padro de conduta almejado, ainda que quase todos os preceitos constitucionais reveladores de tais princpios sejam auto-aplicveis.

De maneira alguma por falta de previso legal que se padece dos males ligados falta de tica no servio pblico, entre os quais se destacam:

a) enriquecimento ilcito no exerccio da funo;

b) trfico de influncia;

c) utilizao indevida de cargo pblico;

d) mau uso de informao privilegiada;

e) emprego de recursos pblicos e servidores em atividades particulares;

f) assessoria ao setor privado;

g) recebimento de presentes.

Tambm muitos so os rgos encarregados de controlar, fiscalizar, capacitar, treinar e punir os agentes pblicos para alcanar esse padro desejado, a exemplo da Corregedoria-Geral da Unio, Secretaria Federal de Controle, Tribunal de Contas da Unio e Ministrio Pblico Federal, alm de toda a estrutura do Judicirio para julgar e punir as transgresses porventura notadas pelas auditorias, inspees e fiscalizaes realizadas por rgos de controle interno e externo para aferir a legalidade, legitimidade e economicidade da gesto dos administradores pblicos. Entrementes, a pea-chave de toda essa mquina, o verdadeiro boto de partida de todo o sistema chama-se cidado, a quem dado, inclusive, em verdadeiro reconhecimento a este poder-dever, o direito de ajuizar a ao popular, com o objetivo de anular ato prejudicial ao patrimnio pblico, bem como de provocar o Ministrio Pblico para a propositura de ao civil pblica.

Se contamos com os meios legais e a infra-estrutura pertinente, por que tantos problemas de conduta so percebidos no servio pblico?

Infelizmente, a questo mais cultural que de estrutura. Como bem assinalou o Poeta Maior, Carlos Drummond de Andrade, a grande falha da Repblica suprimir a corte, mantendo os cortesos. Ao contrrio do que aconteceu na Amrica do Norte, cujos cidados construram o pas, no Brasil nascemos feitos pela Metrpole e por mais de trs longos sculos vimo-nos impedidos de fazermo-nos. As capitanias hereditrias eram verdadeiras possesses de

http://www.portalbrasil.net/direito_colunas_dezembro2002.htm

25/1/2013

Direito e defesa do consumidor - colunas

Page 4 of 9

desmandos e, sem contar com um mnimo degrau de liberdade, foi realmente penoso construirmos qualquer anteparo de cidadania. Esbarramos nos comezinhos obstculos da falta de educao formal, da pfia construo de valores sociais. Talvez em face mesmo desse incio de Histria, do bero enviesado em que nasceu nossa ptria, o pblico, paradoxalmente, sempre nos pareceu pertencer a ningum, ao invs de ser de todos, e, como tal, nunca mereceu considerao maior. Da o lixo jogado na rua, a garrafa vazia arremessada do automvel em trnsito, dada a incorreta percepo, grande maioria dos brasileiros, de que pouco importa o que no se situa no mbito da prpria morada. Desafortunadamente, por estas paragens sempre vingou a mentalidade segundo a qual, se no meu, no me diz respeito nem demanda de mim cuidado algum. Assim que o descaso com a coisa pblica vicejou, soberano, grassando a ineficincia, apesar desse to forte aparato institucional voltado ao controle e fiscalizao dos atos pblicos.

Pode-se afirmar com segurana que ainda hoje grande parte das normas de conduta so desconhecidas pelos agentes pblicos e por isso relegadas a segundo plano, quando no acintosamente descumpridas. Mesmo diante do esforo de modernizao da mquina administrativa, com o precpuo objetivo de alcanar a mxima eficincia e eficcia, em atendimento ao af de se obter urgentes e notrios resultados, em raras ocasies houve preocupao com a promoo e divulgao desse almejado padro de comportamento no tocante aos quadros pblicos, de modo a, coerentemente, incluir a questo tica como instrumento da gesto governamental. Cuida-se, aqui, de um modo padronizado de lidar com a coisa pblica, em relao ao qual o servidor, alm de consciente da importncia da atividade que desenvolve, saiba naturalmente de suas limitaes, quer morais, quer administrativas. Acima de tudo, os agentes polticos, os agentes pblicos ho de estar conscientizados de que so servidores, impondo-se a constante prestao de contas aos contribuintes.

Digo-lhes que a falha parece haver residido no prprio sistema institucional. Do contrrio, por que pareceria autoincriminadora qualquer consulta de um agente sobre determinado procedimento? Ademais, diante do lento, ineficaz e burocrtico processo investigativo sobre desvios funcionais, risvel sempre se afigurou, maioria, a possibilidade de uma punio severa.

Rompido o substrato tico, o estrago, mostra-se irremedivel. Os efeitos da corrupo se propagam nas mais diversas reas, atingindo amplamente a imagem interna e externa da administrao pblica. Grosso modo, pode-se apontar as conseqncias mais aparentes desse autntico malefcio social como sendo:

a) aumento dos custos de operao;

b) majorao do endividamento externo e interno do Pas;

c) maior dificuldade na captao de recursos para investimento;

d) diminuio da qualidade e alcance das aes do governo;

e) reduo da produtividade do setor pblico;

f) desvio de recursos destinados a reas sociais para setores ligados a construo e infra-estrutura (esfera mais propcia ao favorecimento indevido);

g) por conseguinte, agravamento da desigualdade social, com acentuao dos sacrifcios impostos populao mais

http://www.portalbrasil.net/direito_colunas_dezembro2002.htm

25/1/2013

Direito e defesa do consumidor - colunas

Page 5 of 9

carente;

h) descrdito no funcionamento e eficcia das instituies e servios pblicos;

i) diminuio da auto-estima da populao;

j) visvel perturbao no moral da nao;

k) deteriorao do nvel de confiana na economia brasileira, desestimulando a vinda de capital produtivo estrangeiro e incentivando a fuga de capitais;

l) prejuzo formao dos valores na camada mais jovem da populao, dada a divulgao de pssimos exemplos do que deveria ser a elite intelectual e moral brasileira.

S recentemente, em meio sucesso de escndalos a envolver altos dirigentes, acompanhados incansavelmente por uma imprensa cada vez mais independente e gil, e com a inegvel mobilizao da sociedade brasileira, o assunto reaparece como prato do dia, bastando uma rpida olhada nas eleies deste ano para se constatar que no vingam mais, por aqui, atitudes consideradas pouco ticas, como o louvor ao oportunismo que, anos atrs, deu margem at a um anncio publicitrio com o qual se divulgou a esperteza como um jeito de se dar bem na vida. Quem no se lembra da infelizmente famosa Lei do Gerson?

Como otimista que sou por convico e natureza, enxergo no horizonte tempos alvissareiros. Seno, que dizer da Comisso de tica Pblica, cujos resultados j se entremostram, apesar da tenra idade do rgo? Importantssimo e digno de aplausos parece-nos o Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal, aprovado com o intuito de angariar a confiana da sociedade na conduta dos agentes pblicos, a partir do exemplo dado pelos ocupantes dos mais altos cargos comissionados do Executivo Federal. Esse Cdigo torna claro o dever dos servidores de revelarem seus interesses particulares que venham a conflitar com o exerccio da funo pblica. Delineia tambm os limites de atividades profissionais e de gesto patrimonial e financeira.

Disso tudo deflui que, em se almejando um Estado eticamente forte, faz-se mister um mecanismo eficaz para dizer aos agentes pblicos das suas inerentes responsabilidades e, assim, alcanar resultados visveis, ou seja, fomentar uma atmosfera capaz de fazer transparecer a conduta tica como padro. Parece ser acertada a busca pela consolidao de uma cultura na qual se efetue eficaz e rotineiramente a preveno contra a corrupo. Para tanto, a vigilncia do cidado comum de fundamental importncia, tornando-se antdoto contra abusos de poder. Nesse processo de assepsia cultural, no se afigura mera coincidncia que a transparncia caminha pari passu com o desenvolvimento da cidadania. evidente que, quanto mais democracia, quanto maior a liberdade de imprensa e de opinio, mais contundente o compromisso dos agentes pblicos com a tica. O resultado disso tudo ser um Estado eficiente na promoo do bemestar social, bem distante daquilo de que falava Montesquieu, ao advertir: quando num governo popular as leis no mais so executadas, e como isso s pode ser conseqncia da corrupo da repblica, o Estado j est perdido.

H quem aponte a necessidade de medidas prticas de grande repercusso. De minha parte, defendo, sim:

a) a diminuio da burocracia como mtodo eficaz para aumentar a transparncia, eliminando-se os indesejveis interpostos canais, a famosa zona cinzenta na qual dificilmente o interesse pblico dissocia-se do privado.

http://www.portalbrasil.net/direito_colunas_dezembro2002.htm

25/1/2013

Direito e defesa do consumidor - colunas

Page 6 of 9

b) uma equao mais ajustada, mais realista, entre a responsabilidade exigida pelos cargos e as remuneraes percebidas pelos agentes. Se certo, como afirmava Machado de Assis, que a ocasio faz o furto, pois o ladro j nasce feito, h de se concordar que determinadas circunstncias funcionam como autnticos chamarizes, incentivando o desvio de conduta, mormente numa poca de apelo fcil ao consumismo desenfreado e mitigao de valores morais. Com salrios compatveis, menor o risco da corrupo. Ningum haver de expor um bem precioso como um bom emprego, principalmente nessa quadra de vacas magras, se a possibilidade de ganho ou impunidade no se sobrepuser, com vantagens, a uma eventual perda, sobretudo se grande a sano.

c) a capacitao profissional de agentes como condio sine qua non para uma boa administrao, no mais amplo sentido. Parece ser consenso que os holofotes devem estar voltados, a par do aprimoramento tcnico, formao humanstica dos servidores, o que envolve, necessariamente, a lapidao de valores ticos e morais.

d) uma maior eficcia na aplicao das leis, buscando-se, com a necessria celeridade, mas sem o prejuzo do exerccio do direito de defesa, glosar, com todo o rigor cabvel, desvios de conduta.

Por derradeiro, para sacudir o ltimo resduo de descrena dos derrotistas, aponto a campanha presidencial deste ano como a mais iluminada vitrine de que em curso est o processo de aperfeioamento tico por que passa toda a sociedade brasileira. Vivemos, sim, uma poca em que desponta o valor solidariedade entre a nossa gente, a incluir tambm o empresariado nacional, haja vista o notvel crescimento do chamado Terceiro Setor, formado por entidades privadas que se unem ao Estado com o objetivo de alcanar um pas melhor e mais justo. Essa conscincia cidad das elites ptrias vem da tardia constatao de que os problemas sociais no so da responsabilidade exclusiva do Estado, mas incubem sociedade, de modo a se conseguir mais facilmente o bem de todos e a felicidade geral da nao, como profetizou D. Pedro I. Iniludivelmente, tal resultado diz com a prevalncia da atitude, do ato tico, o qual, nas sbias palavras de Sua Santidade o Dalai Lama, vem a ser, exatamente, aquele que no prejudica a experincia ou a expectativa de felicidade das outras pessoas. Oxal assim seja, a fim de que, num futuro bem prximo, o jeitinho brasileiro perca de vez a conotao pejorativa para ganhar somente as texturas da alegria e criatividade da gente morena daqui.
Matria de domnio pblico, publicada no jornal Correio Braziliense, encarte Direito & Justia, em 16.12.2002.

Dezembro/2002, 1quinzena - Execuo da contribuio previdenciria (14.12.2002) Mrcio Ribeiro do Valle (Juiz Vice-Presidente do TRT de Minas Gerais e Professor de Direito Processual do Trabalho no Curso de Ps-Graduao em Direito da Empresa da PUC-MG) Tendo por base a determinante inserida na Emenda Constitucional n 20, de 15 de dezembro de 1998, que elasteceu a competncia da Justia do Trabalho, remeteu o Governo Federal mensagem ao Poder Legislativo, acompanhada de projeto de lei, o qual, aps ser aprovado, foi sancionado e se transformou na Lei n 10.035, de 25 de outubro de 2000, a qual, com a regulamentao que estampa, disciplina a cobrana, pela Justia do Trabalho, das contribuies previdencirias emergentes de suas prprias decises em favor da Previdncia Social.

Antes do advento da Emenda Constitucional referida, a atuao do Juiz do Trabalho, quanto ao dbito da contribuio previdenciria, se no quitada espontaneamente, cingia-se remessa de informaes Previdncia Social. O INSS, aps receber da Justia do Trabalho as citadas informaes, procedia na forma do disposto na Ordem de Servio

http://www.portalbrasil.net/direito_colunas_dezembro2002.htm

25/1/2013

Direito e defesa do consumidor - colunas

Page 7 of 9

Conjunta DAF/DSS n 66, de 10 de outubro de 1997. Analisava se existiam parcelas sujeitas incidncia de contribuio previdenciria, fixando prazo para o recolhimento das devidas, se fosse o caso. Por fim, lavrava a Notificao Fiscal de Lanamento de Dbito (NFLD), quando esgotadas as gestes para o recolhimento e o prazo eventualmente concedido, tudo para que no fim fosse o dbito inscrito em dvida ativa, possibilitando sua execuo em favor da Previdncia perante a Justia Federal.

Com o advento, porm, da citada Emenda Constitucional n 20, foi criado um 3 ao artigo 114 da vigente Carta Magna, elastecendo, como dito, a competncia ali prevista, isto ao dispor textualmente que: Compete ainda Justia do Trabalho executar, de ofcio, as contribuies sociais previstas no art. 195, I, a, e II, e seus acrscimos legais, decorrentes das sentenas que proferir.

Substituiu-se, ento, a partir da, a simples remessa de informaes em nvel administrativo, que anteriormente se fazia, pela efetiva execuo das contribuies devidas, a ser processada, a teor do disposto no texto constitucional, de ofcio isto , impulsionada pelo Juiz do Trabalho sem provocao do rgo previdencirio interessado, sendo o processo do trabalho bastante sua efetivao.

As normas consolidadas, com a nova redao que lhes foi dada pelo diploma legal em comento (Lei n 10.035/2000), passaram a possibilitar que todos os rgos desta Justia Especializada procedam de igual modo quando da execuo das contribuies previdencirias decorrentes das suas sentenas. At ento, os Tribunais Regionais Trabalhistas, carecendo de uma regulamentao de amplitude nacional, por entenderem auto-aplicvel a norma da Emenda Constitucional n 20/98, vinham adotando normas de procedimento segundo seus prprios entendimentos, editando Provimentos que pretendiam regulamentar as cobranas devidas nos respectivos mbitos de suas jurisdies, cada um a sua maneira.

COMISSES DE CONCILIAO

Doutro tanto, tem-se, no estudo da soluo alternativa extrajudicial dos conflitos trabalhistas, que o Poder Executivo, adotando idia oriunda do Tribunal Superior do Trabalho, remeteu ao Poder Legislativo mensagem com projeto de lei, o qual, aps emendas, veio a tornar-se na Lei n 9958, de 12 de janeiro de 2000, acrescendo um Ttulo novo (VI-A) na Consolidao das Leis do Trabalho, disciplinando as chamadas comisses de conciliao prvia.

Tais comisses, extrajudiciais, em suma, ficaram facultadas, pois no so obrigatrias, ao nvel de empresa e intersindical, sempre com composio paritria, ou seja, com representantes dos empregados e dos empregadores e com atribuio especfica de tentar conciliar os conflitos individuais de trabalho, como dito, extrajudicialmente.

Ao nvel de empresa, as comisses devem ter, segundo a lei, no mnimo dois e no mximo dez membros, metade indicada pelo empregador e metade eleita, em escrutnio secreto, pelos empregados, com fiscalizao do sindicato da categoria profissional, havendo tantos suplentes quantos sejam os membros efetivos, com mandato de um ano, permitida uma reconduo.

Deu-se estabilidade provisria aos representantes dos empregados, durante o exerccio e at um ano aps findo o mandato, devendo ocorrer, normalmente, prestao laborativa pelo trabalhador, havendo de sua parte afastamento, apenas, quando convocado o eleito para atuar na Comisso de Conciliao Prvia. J a constituio e funcionamento da Comisso em nvel intersindical so definidos por meio de conveno ou acordo coletivo de trabalho, ou seja, com a interveno dos sindicatos.

http://www.portalbrasil.net/direito_colunas_dezembro2002.htm

25/1/2013

Direito e defesa do consumidor - colunas

Page 8 of 9

Importante fixar que se disciplinou, como exigncia imperativa, que toda demanda de natureza trabalhista deve, obrigatoriamente, ser submetida, primeiramente, ao crivo da Comisso de Conciliao Prvia, desde que existente, em nvel de empresa ou intersindical (ao empregado se faculta a opo por uma delas para submeter sua demanda a exame conciliatrio), na localidade da prestao de servios. Alis, apenas em no prosperando a conciliao que se fornece ao interessado declarao neste sentido, a qual deve ser juntada na hiptese de eventual reclamao trabalhista, levando sua ausncia, em existindo comisso, extino do processo por falta de pressuposto processual objetivo extrnseco, sem julgamento do mrito.

Aceita, todavia, a conciliao, lavra-se termo a respeito, assinado por todos, o qual ttulo executivo extrajudicial para, em no sendo cumprido pelo devedor, ser executado perante a Justia do Trabalho, mais especificamente pela Vara do Trabalho que seria competente para conhecer de eventual reclamatria. Importante realar, na matria, que a conciliao obtida perante as citadas comisses tem eficcia liberatria geral quanto a qualquer direito trabalhista do empregado, exceto no que se refere s parcelas expressamente ressalvadas no termo conciliatrio.

AJUSTE E EXECUO

Como antes aclarado, celebrado, perante as Comisses de Conciliao Prvia, acordo entre empregado e empregador, lavra-se o termo correspondente, assinado por todos, o qual ttulo executivo, de natureza extrajudicial para, em no sendo cumprido, ser perante a Justia do Trabalho executado, isto na Vara do Trabalho que, originariamente, seria a competente para conhecer e julgar eventual reclamatria trabalhista.

Mas, se tal tanto real no que se refere ao crdito obreiro, o mesmo no se pode dizer quanto s contribuies previdencirias emergentes do mesmo ajuste, eis que a Lei n 9958/2000, ao tipificar como ttulo executivo extrajudicial o crdito laboral decorrente da conciliao perante as citadas Comisses, que tambm so extrajudiciais, no estendeu a mencionada executividade (e nem poderia) ao crdito previdencirio atinente s contribuies previdencirias da decorrentes.

Na verdade, como j elucidado, no havia como a citada lei isso fazer, porquanto, se o fizesse, incorreria em manifesta inconstitucionalidade, j que a Emenda Constitucional n 20/98, ao acrescer um pargrafo (3) ao art. 114 da Constituio Federal, para elastecer a competncia jurisdicional trabalhista execuo da contribuio previdenciria, foi restritiva, isto para outorgar tal competncia apenas quanto s contribuies decorrentes das sentenas que proferisse, no de qualquer outra contribuio.

DUPLA COMPETNCIA

Conseqentemente, face o explicitado no antecedente pargrafo, cumpre patentear-se a existncia, hoje, de duas competncias judiciais concorrentes para a execuo de dbitos previdencirios.

A primeira decorrente de levantamentos fiscais, administrativos, quando os dbitos, inscritos em dvida ativa, permitiro a execuo, pela Procuradoria Fiscal da Previdncia Social, perante a Justia Federal. A segunda, diferentemente, a execuo, de ofcio, pela Justia do Trabalho, das contribuies previdencirias decorrentes de suas prprias decises (aqui enfeixadas tambm as conciliaes judiciais trabalhistas, que tm a mesma natureza pargrafo nico do art. 831 da CLT), conforme os termos da EC n 20/98 e da Lei n 10.035/2000.

http://www.portalbrasil.net/direito_colunas_dezembro2002.htm

25/1/2013

Direito e defesa do consumidor - colunas

Page 9 of 9

Obviamente, no se h incluir, jamais, o crdito previdencirio decorrente de acordos celebrados perante as chamadas Comisses de Conciliao Prvia, que so extrajudiciais (Lei n 9.958/2000), porquanto no se ter a, incontestemente, contribuio emergente de deciso da Justia do Trabalho. O INSS, pois, se quiser receber tais contribuies (do ajuste celebrado perante Comisso de Conciliao Prvia), ter que analisar se existem parcelas conciliadas de cunho salarial, estas ento sujeitas incidncia previdenciria, fixando, administrativamente, prazo para o recolhimento devido, inclusive, se necessrio, com a lavratura da NFLD (Notificao Fiscal de Levantamento de Dbito), tudo a possibilitar, quando ausente a quitao, aps os procedimentos mencionados, a inscrio do dbito em dvida ativa e sua execuo forada, atravs de sua Procuradoria Fiscal, perante a Justia Federal, no porm a Trabalhista.
Matria de domnio pblico, publicada no jornal Correio Braziliense, encarte Direito & Justia, em 09.12.2002.

PARA LER MATRIAS DE OUTROS PERODOS ===> CLIQUE AQUI

FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI

http://www.portalbrasil.net/direito_colunas_dezembro2002.htm

25/1/2013

Vous aimerez peut-être aussi