Vous êtes sur la page 1sur 2

Teoria Matemtica 1- A Teoria Matemtica e aplicada aos problemas administrativos mais conhecida como Pesquisa Operacional.

. Os temas mais tratados pela Administrao das Operaes so operaes, servios, qualidades, estratgias de operaes e tecnologia. O trabalho clssico sobre teoria dos jogos de Von Neumann e Morgenstern (1947) e de Wald (1954) para a teoria estatstica da deciso; O estudo do Processo Decisrio Hebert Simon e o surgimento da Teoria das Decises; A existncia de decises programveis; Desenvolvimento de tcnicas a partir do computador; A Pesquisa Organizacional (PO) que aconteceu no decorrer da 2 Guerra Mundial influenciou muito no surgimento da Teoria Matemtica. O processo decisrio constitudo o estudo da Teoria da Deciso (considerada um desdobramento da Teoria Matemtica) que baseia se em duas perspectivas: processo e do problema. Segundo a Teoria da Deciso existem dois tipos extremos de deciso, as decises programadas e as no programadas: Decises Programadas: Dados adequados, Dados repetitivos, Condies estticas, Certeza e Previsibilidade. A Teoria Matemtica busca construir modelos matemticos capazes de simular situaes reais em empresa. Modelos matemticos focalizam-se principalmente em resoluo de problemas de tomada de deciso. O modelo proporiam representaes da realidade, simulaes futuras e podem ser classificadas em dos grandes grupos: Problemas estruturados e problemas no estruturados. A teoria Matemtica preocupa-se em competies tpicas de jogos, baseando nas seguintes estratgias: Compreenso do comportamento competitivo; equilbrio de movimentos estratgicos. Investimentos em recursos em longo prazo. Riscos e lucros previstos e a disposio para agir.

Uma das maiores contribuies dos autores matemticos foi os indicadores (financeiros, qualitativos, de avaliao do desempenho organizacional, etc.) que se baseiam nos seguintes fatores: - Por que medir? -O que medir? - Six-Sigma (Sigma = medida de variao estatstica) -Balanced Scorecard (medidas e indicadores influenciam o comportamento das pessoas);

2- A Teoria Matemtica desloca a nfase na ao para a nfase na deciso. O processo decisrio o seu fundamento bsico e a tomada de deciso o ponto principal dessa abordagem mais quantitativa que pode ser estudado sob duas perspectivas: a do processo e a do problema. A perspectiva do processo foca-se na escolha dentre as possveis alternativas de soluo daquela que produza melhor eficincia. uma abordagem criticada por se preocupa com o procedimento e no com o contedo da deciso. Na perspectiva do problema, o tomador de deciso aplica mtodos quantitativos para tornar o processo decisrio o mais racional possvel concentrando-se na definio e no equacionamento do problema a ser resolvido. Preocupa-se com a eficcia da deciso A Teoria Matemtica procura construir modelos matemticos capazes de simular situaes reais na empresa que focalizam a resoluo de problemas de tomada de deciso.

Vous aimerez peut-être aussi