Vous êtes sur la page 1sur 26

A fragilizao dos princpios ambientais pela retrica da sustentabilidade: meio ambiente...

1
A fragilizao dos princpios ambientais pela retrica da sustentabilidade: meio ambiente e conferncias do clima The weakening of the principles by the rhetoric of environmental sustainability: environment and climate conference
AFONSO MARIA DAS CHAGAS
Mestre em Direito Pblico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos; especialista em Direito Processual Civil, pela Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul; advogado. E-mail para contato: afonso4@gmail.com.

RESUMO No presente trabalho, objetiva-se fazer uma anlise dos conceitos de desenvolvimento sustentvel e princpio da precauo. A partir da construo histrica destes conceitos, da sua caracterizao, partiuse para a problematizao da ideia de sustentabilidade e precauo diante das estratgias do desenvolvimento econmico e sua trajetria nestes tempos de globalizao econmica. Analisou-se, ainda, comparativamente a aplicao ou no aplicao de tais ideias no quadro das conferncias sobre o clima e, tambm, a forma como, com o passar do tempo, tais conceitos foram sendo redefinidos em forma de ajuste s demandas econmicas, tcnicas e comerciais. Buscou-se, outrossim, problematizar tais conceitos tendo em vista os sucessivos desafios, incertezas e riscos sentidos nas ltimas dcadas.

Revista USCS Direito ano XI - n. 23 jul./dez. 2012

Reconheceu-se, enfim, a superao de tais ideias e uma revisitao aos conceitos de responsabilidade como princpio e o cuidado como uma nova tica, que podero emergir de um novo consenso mnimo. Palavras-chave: desenvolvimento sustentvel; precauo; economia; responsabilidade.

ABSTRACT The present paper is to make an analysis of the concepts of sustainable development and the precautionary principle. From the historical construction of these concepts, their characterization, in part to discuss the idea of sustainability and precaution, due to the strategies of economic development and its course in these times of economic globalization. It also analyzes comparatively the application or non application of such ideas within the framework of the conferences on climate and also the way that, over time, such concepts have been redefined in order to adjust to the economic demands and technical support. The aim is also to problematize these concepts forward to successive challenges, risks and uncertainties felt for decades. Recognizes finally, the overcoming of such ideas and revisiting the concepts of responsibility as a principle and the care as a new ethic, which could emerge from a new minimum consensus. Keywords: sustainable development; caution; economics; responsibility.

SUMRIO: 1. Introduo; 2. Um mundo em mudana; 3. Entre a preveno e a precauo; 4. As implicaes do princpio da precauo; 5. Precauo contra o desenvolvimento sustentvel?; 6. Da COP15 OMC; 7. A difcil releitura da realidade; 8. Uma nova condio humana; 9. As contradies da sustentabilidade; 10. A aporia da precauo; 11. Consideraes finais; Referncias.

A fragilizao dos princpios ambientais pela retrica da sustentabilidade: meio ambiente...

Voc poderia me dizer, por favor, por qual caminho devo seguir agora?, perguntou ela. Isso depende muito de aonde quer ir, respondeu o gato.
Lewis Carroll (in Alice no Pas das maravilhas)

1. INTRODUO Da Rio-92 at a Rio +20, em 2012, no Rio de Janeiro, um incrvel cenrio de mudanas tem ditado as escolhas polticas e os marcos jurdicos no que tange ao meio ambiente. Neste cenrio, as naes e/ou governos se veem, muitas vezes, diante de uma encruzilhada de decises, sobretudo em circunstncias onde o poltico parece estar sendo insistentemente colonizado pelo econmico. Qual o caminho a seguir? A que interesses dar prerrogativa? Este o tema do presente texto, que retrata, em certos aspectos, um desencontro da humanidade com o seu futuro, mas, tambm, pode significar rupturas e possibilidades efetivas de uma alterao de rota. Desde que passaram a figurar na agenda das grandes discusses ambientais e econmicas, as ideias da precauo e da sustentabilidade trouxeram tambm um componente incmodo que interpelava lideranas e intelectuais sobre uma sinistra radiografia e um diagnstico estarrecedor em forma de questionamento: o que o ser humano est fazendo com o planeta em que vive? A esta preocupao somaram-se outras: at que ponto o conhecimento tcnico tem passe livre? H limites para a economia de mercado? Que tipos de riscos realmente as pessoas correm? No bastassem estas incertezas, nas ltimas dcadas todos foram expostos a sucessivos medos e perigos, desconhecidos uns, invisibilizados outros. A crise da vaca louca e o risco da alimentao modificada (transgnica), o aquecimento global e seus efeitos, a proliferao das armas de destruio em massa, as ameaas terroristas e as medidas de combate no menos aterrorizantes, os desastres com reatores nucleares, as alteraes climticas e os refugiados ambientais. Em meio a este contexto, passou-se a discutir sobre desenvolvimento sustentvel (Relatrio de BRUNDTLAND, 1987) e sobre a ideia da precauo (Conferncia Rio-92). Mas no se avanou muito. As conferncias climticas mostraram isso (KYOTO, 1997, e COPENHAGUE, 2009, como exemplo). Neste percurso, houve, na verdade, uma (re)apropriao dos conceitos de sustentabilidade e

Revista USCS Direito ano XI - n. 23 jul./dez. 2012

precauo. Mais do que isso, ambos foram (re)concebidos numa lgica que se ajustasse ideia irretocvel de desenvolvimento econmico. Para oportunos projetos, boas intenes. E, assim, tais ideias diluram-se numa retrica de ajustes, em que as pendncias do livre mercado sempre primaram sobre os riscos do meio ambiente e da vida humana. Sustentabilidade virou moda, clich, inclusive para premiaes. A precauo foi repaginada pelas ideias de custos proporcionais e riscos aceitveis. No presente trabalho, pretende-se trilhar este caminho, onde a necessidade de garantir as condies de vida presente e futura e o desejo sem medidas do livre mercado se enfrentam. Desejo este de explorar a qualquer preo, produzir sobre qualquer risco e consumir a qualquer custo. A precauo como atitude, inclusive dos Estados, ainda no fundamentou seu status como princpio. H dvidas de que o ser. Portanto, partir-se-, antes de qualquer coisa, da identificao do que seja o tal princpio da precauo e sua diferenciao do princpio da preveno. luz de alguns autores europeus (Hunyadi, Mongin), tentar-se- entender os contornos deste debate na Europa e nos Estados Unidos, tendo como contraponto as Conferncias do Clima. Aportar-se-, enfim, em Ulrich Beck, ao tratar da dimenso do risco e dos contornos de uma nova conditio humana. Percebe-se tambm, neste debate, uma aproximao de tais assuntos com a teoria da responsabilidade de Hans Jonas. E, por fim, chegar-se- aporia do desenvolvimento sustentvel e da ideia de precauo, com toda a sua problemtica. 2. UM MUNDO EM MUDANA As transformaes ocorridas nos ltimos 20 anos na histria da humanidade levou muita gente a indagar se a populao mundial est vivendo uma poca de mudanas ou se realmente configura-se uma mudana de poca. A virada da dcada de 1980 para 1990 sepultou muitas crenas, mas tambm induziu muitas dvidas. Seria o fim da histria (Francis Fukuyama)? Poderia uma terceira via nascer de algum consenso (Tony Blair)? As respostas indicaram a emerso de um tempo no s de destruir muros antigos, mas de criar muros novos, em torno do individualismo econmico, comercial e concorrencial, movido pela paixo do lucro. Passagem aberta para reoxigenar as teorias de Adam Smith e o culto ao mercado livre e ao consumo pressuposto e imposto. A (omni)presena e (omni)potncia do capital, tal qual a religio, cobraria logo seus sacrifcios: gera-se riqueza, mas, conditio sine qua non, aumentam-se

A fragilizao dos princpios ambientais pela retrica da sustentabilidade: meio ambiente...

as desigualdades, a explorao de recursos naturais e a destruio do planeta numa busca desenfreada por produo e explorao de commodities. Urgem ento novos medos, do futuro, do destino, do imprevisto, como se todos fossem navegantes de uma nau sem rumo e sem comando. No incio do sculo XXI (setembro de 2001), um novo abalo, desta vez no corao do sistema internacional. O cone da destruio das torres do World Trade Center aprofundou ainda mais os medos de uma civilizao aturdida. O medo do terrorismo e, por convenincia, o medo do diferente desnuda a fragilidade da ordem e a imbecilidade de uma era que cartografou a vida humana somente em torno da geografia econmica, ignorando a histria e subvertendo a sociologia. Assim, outras concesses paz e ao bom senso sero possibilitadas j que preciso reorientar a guerra ao terror, preciso inclusive invent-lo caso no exista. H lucros na morte. A insacivel fome de mercado segue o seu curso, transformando cidados em consumidores, desigualdades em estatsticas. Este mercado tambm (omnis)ciente, conhece todos e tudo, domina saberes, domina o conhecimento. Por isso, impe a informao e condiciona desejos para alm das necessidades, estas esquecidas. Frutos deste tempo, novos medos surgem enquanto outros ressurgem. Os novos, frutos de uma receita econmica insacivel, que, embalada pelo consumo, aposta em produo sem escalas. Os reflexos assombram, mas no sensibilizam o suficiente. Aquecimento global em razo da emisso desenfreada de carbono na atmosfera, uso abusivo de agrotxicos, acidentes e contaminao nucleares etc. Os antigos medos so verbalizados em aumento da xenofobia, intervencionismos de cunho imperialista, commoditizao desmedida dos recursos naturais no renovveis e desastres climticos de efeitos coletivos. Para alm dos riscos, fato que, nas ltimas dcadas, as resistncias tm sido muito maiores do que o compromisso com as iniciativas de regulao, controle, limites. O princpio regulatrio sempre apresentado como uma ameaa ao desenvolvimento e modernidade. Isto tudo tem a ver com o princpio da precauo. 3. ENTRE A PREVENO E A PRECAUO Entende-se ser preciso diferenciar neste momento, a partir da doutrina, a preveno e a precauo, muito embora ainda haja muitos doutrinadores que as vejam como sinnimos (Celso Antnio Pacheco Fiorillo e dis Milar, dentre outros). Assim, para Marcelo Abelha Rodrigues:

10

Revista USCS Direito ano XI - n. 23 jul./dez. 2012

No nosso sentir, o princpio da precauo no a mesma coisa que o princpio da preveno. Se a diferena semntica no parece ser muito clara, o mesmo no se d quando a comparao recai na natureza e teleologia desses princpios. H uma diferena fundamental entre o que se pretende por intermdio da precauo e o que se quer pela preveno.

E o mesmo autor prosseguiu, dizendo que:


Mais do que um jogo de palavras, a assertiva norteada por uma poltica diversa da preveno porque privilegia a inteno de no se correr riscos, at porque a precauo tomada mesmo sem saber se existem os riscos. Se j so conhecidos, trata-se de preveni-los1.

Ao que parece, possvel diferenciar tais princpios a partir da finalidade. Na preveno, j se sabe antecipadamente dos danos (uma mineradora, por exemplo) e, na precauo, ainda no se sabe, h uma incerteza cientfica do dano potencial, do risco futuro (utilizao de organismos geneticamente modificados, por exemplo). Numa primeira viso, resta claro que, no princpio da preveno, tem-se a certeza cientfica sobre determinado dano e, de tal forma, alguma obra ou algum projeto ser realizado, mas sero tomadas medidas que evitem ou reduzam os danos previstos. No princpio da precauo, ocorre uma incerteza cientfica sobre o dano e, assim, o evento, a obra ou o projeto no sero realizados (in dubio pro meio ambiente ou in dubio contra projectum). Fica patente, pois, que, no futuro, diante de alguma ocorrncia de dano, determinada conduta deveria ter sido impedida. Frise-se bem que aqui no se admite a negociao de riscos, no h meio-termo entre as alternativas. Isto incide diretamente na questo jurdica, pois se passa de um direito de danos, onde a preocupao era apenas reparar ou ressarcir, para um direito de riscos, pretendendo assim, na antecipao (precauo), evitar um dano maior de propores para alm do indivduo.

RODRIGUES, Marcelo Abelha apud CORRADI, Daniel Marotti. Princpio da precauo x princpio da preveno. Artigonal, 9 de fevereiro de 2012. Disponvel em: <http://www.artigonal.com/doutrinaartigos/principio-da-precaucao-x-principio-da-prevencao-1840601.html>. Acesso em: 18 de julho de 2011.

A fragilizao dos princpios ambientais pela retrica da sustentabilidade: meio ambiente...

11

4. AS IMPLICAES DO PRINCPIO DA PRECAUO O princpio da precauo pretende justificar, mediante as incertezas, uma interveno regulamentadora, a fim de que as decises acerca dos processos industriais e produtos perigosos sejam assumidos no incio, na fase de testes destes processos. Isto parte no s da ideia da incerteza quanto ao uso de produtos e de tcnicas, mas tambm da ignorncia das pessoas diante do problema e do fato da sua indeterminabilidade. Quanto a isso, posicionaram-se Lia Giraldo da Silva Augusto e Carlos Machado de Freitas ao dizerem:
Nas incertezas conhecemos o que ainda no conhecemos. A ignorncia, por definio, refere-se ao que escapa ao reconhecimento, sendo ela endmica ao conhecimento cientfico, o qual tem de reduzir a estrutura do saber ao que mais adequado para os mtodos e modelos de anlise2.

O princpio da precauo apareceu na Cpula da Terra, Rio de Janeiro, em junho de 1992. Jos Roberto Goldim comentou sobre a natureza e o alcance do princpio ao dizer:
O princpio da precauo a garantia contra os riscos potenciais que, de acordo com o estado atual do conhecimento, no podem ser ainda identificados. Este princpio afirma que a ausncia da certeza cientfica formal, a existncia de um risco de um dano srio ou irreversvel requer a implementao de medidas que possam prever este dano3.

Assim, em 1992, a Conferncia sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como Rio/924, criou a Agenda 21 e instituiu, atravs do Princpio 15, o princpio da precauo:
Com o fim de proteger o meio ambiente, o PRINCPIO DA PRECAUO dever ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com suas capacidades.

AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva & MACHADO, Carlos de Freitas. O princpio da precauo no uso de indicadores de riscos qumicos ambientais em sade do trabalhador. Cincia & Sade Coletiva, v. 3, n. 2, p. 85-95, Rio de Janeiro, 1998. Disponvel em: <http://redalyc.uaemex.mx/pdf/630/ 63013484008.pdf>. Acesso em: 17 de julho de 2011. 3 GOLDIM, Jos Roberto. O princpio da precauo? Portal de Biotica, Porto Alegre, s/d. Disponvel em: <http://www.ufrgs.br/bioetica/precau.htm>. Acesso em: 13 de julho de 21011. 4 Conhecida como a Cpula ou Cimeira da Terra, a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Cnumad), consagrou o conceito de desenvolvimento sustentvel e ampliou o processo de conscientizao sobre os impactos e danos ao meio ambiente, provocados principalmente pelos processos industriais dos pases desenvolvidos. O principal documento da Rio/92 foi a Agenda 21, um programa de ao em vista de um novo padro de desenvolvimento ambientalmente racional, buscando equacionar meio ambiente com justia social e eficincia econmica.

12

Revista USCS Direito ano XI - n. 23 jul./dez. 2012

Quando houver ameaa de danos graves ou irreversveis, a ausncia de certeza cientfica absoluta no ser utilizada como razo para o adiamento de medidas economicamente viveis para prevenir a degradao ambiental.

No mesmo sentido e ampliando o significado da precauo dentro do princpio, a Declarao de Wingspread, esclareceu e definiu:
[...] Portanto, faz-se necessrio implantar o PRINCPIO DE PRECAUO quando uma atividade representa ameaas de danos sade humana ou ao meio ambiente, medidas de precauo devem ser tomadas, mesmo se as relaes de causa e efeito no forem plenamente estabelecidas cientificamente. Neste contexto, ao proponente de uma atividade, e no ao pblico, deve caber o nus da prova5.

Nota-se, ento, que, muito embora nas convenes internacionais seja reafirmada, em forma de princpios gerais, a soberania dos Estados sobre os seus recursos, o fato da incerteza cientfica e da ameaa do dano estabelece-se como um princpio limitador das aes dos Estados, e aqui se vislumbra um entre tantos conflitos estabelecidos pelo princpio da precauo. Um passo simblico importante foi a constatao de que a ideia de precauo transpunha as fronteiras do meio ambiente. Ser tambm aplicado na rea da sade, na rea da segurana alimentar e na rea da engenharia gentica. Tal conceito, assim detalhado, comea a se libertar das amarras dos discursos polticos manipulados sobre o assunto. Veja-se o objetivo do protocolo firmado por ocasio do tratado comercial internacional regulamentando o comrcio internacional de organismos vivos geneticamente modificados OGM6, De acordo com a abordagem de precauo contida no Princpio 15 da Declarao do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, o objetivo do presente protocolo contribuir para assegurar um nvel adequado de proteo no campo da transferncia, da manipulao e do uso seguros dos organismos vivos modificados resultantes da biotecnologia moderna que possam ter efeitos adversos na conservao e no uso sustentvel da diversidade biolgica, levando em conta os riscos para a sade humana, e enfocando especificamente os movimentos transfronteirios6.
5

Reunio acontecida em Wingspread, Estados Unidos (Precautionary Principle Conference), em 1998, com cientistas, legisladores, advogados e ambientalistas com o propsito de buscar uma definio para o princpio da precauo. 6 O Protocolo de Cartagena um tratado sobre biossegurana assinado durante a Conveno sobre Diversidade Biolgica, em janeiro de 2000, em Cartagena, Colmbia, em vigor desde 2003 (no Brasil, em 2004), que disciplina questes vinculadas a transporte de organismos geneticamente modificados entre os pases tratantes.

A fragilizao dos princpios ambientais pela retrica da sustentabilidade: meio ambiente...

13

Alm deste aspecto de abrangncia, parece estar claro que a falta de certeza cientfica quanto concretizao do risco no deve ser pretexto para adiar medidas com o propsito de limitar ou eliminar tal risco, por isso sugere uma ao efetiva, mais do que uma simples omisso mediante presuno ou dvida. Outra questo a ser considerada que, com o passar dos anos, algumas legislaes nacionais passaram a incorporar o princpio da precauo, fazendo referncia aos custos econmicos envolvidos. Tome-se como exemplo a Lei Barnier, de 1995, na Frana, que inseriu no Cdigo Rural francs o seguinte dispositivo:
A ausncia de certeza, levando em conta os conhecimentos cientficos e tcnicos do momento, no deve retardar a adoo de medidas efetivas e proporcionais, visando a prevenir o risco de danos graves e irreversveis ao meio ambiente, a um custo economicamente aceitvel7.

Tem-se aqui outro elemento, a referncia a custos econmicos (custobenefcio), reintroduzindo uma questo econmica questo da precauo, sem falar que coloca como nica exigncia evitar a degradao excessiva do meio ambiente. Se levada ao limite, tal ao estar sujeita ou limitada aos seus custos e, havendo um custo inaceitvel, resultar na no aplicao da ao ou da medida8. No entanto, no se pode prescindir de que o princpio, na verdade, busca cobrir o impacto coletivo das grandes atividades, experimentos etc. O risco da empresa est subordinado aos riscos que afetam a coletividade. Isto trar profundas mudanas, inclusive nos textos jurdicos internacionais relativos ao assunto do desenvolvimento da sociedade, uma vez que se pretende limitar a racionalidade tcnica instrumental, a ver tambm com o domnio tcnico da natureza e do prprio homem. Dizer que o desenvolvimento tem um limite mediante a possibilidade de pr em risco a vida das geraes futuras romper com toda uma lgica instrumental tcnico-cientfica e poltico-desenvolvimentista, ou com a lei de mercado livre e concorrencial. Entra em cena a ideia de desenvolvimento sustentvel, ligando a dimenso pretendida do desenvolvimento sem que tal dimenso no comprometa as condies de vida das geraes presentes e futuras. Tal conceito de desenvolvimento sustentvel foi inicialmente trabalhado no documento conhecido como Relatrio

7 Lei Barnier. Frana, 1995. 8 HUNYADI, Mark. La logique du raisonnement de prcaution. Revue Europenne des Sciences Sociales

[on-line], v. XLII, n. 130, p. 9-33, 2004, on-line since 03 November 2009. Disponvel em: <http:/ /ress.revues.org/341>. Acesso em: 18 de julho de 2011.

14

Revista USCS Direito ano XI - n. 23 jul./dez. 2012

de Brundtland (1987)9. Em tese, para tal relatrio, havia uma incompatibilidade entre o desenvolvimento e os padres de produo e de consumo, o que no s interpelava as teses do desenvolvimento, como tambm clamava por um novo redimensionamento na relao entre o ser humano e o meio ambiente. Mediante tais proposies, surgem novas questes: o princpio da precauo um princpio de ao ou de absteno? Seria tal princpio indutor, mediante as dvidas e os riscos presumidos, do atraso, paralisando qualquer iniciativa inovadora? Apesar de este ser um libi argumentativo dos adversrios do princpio da precauo, o que se tem que, na verdade, tal princpio age, ao contrrio, como um impulsionador ao conhecimento cientfico, uma vez que incentiva a explorar solues alternativas para aquelas consideradas arriscadas, diante de certos caminhos, conforme evidenciam seus defensores. No entanto, aqui se entra no caminho das diferentes interpretaes das escolas de precauo. Hunyadi10 relacionou trs escolas ao princpio da precauo, considerando, sobretudo, a decorrncia normativa do princpio e a sua natureza cautelar: (1) escola catastrfica, que direciona o princpio da precauo ao risco mximo possvel, isto , em relao destruio da humanidade (Hans Jonas, Pierre Dupuy); (2) escola prudencial, que vincula a prudncia precauo diante de qualquer ao proposta (Philippe Kourilsky, Genevive Viney); e (3) escola dialgica, considerando a precauo um conceito ampliado de democracia decisria, dos procedimentos de comunicao, tendo em vista a gesto da incerteza e, assim, chegar a consensos (Michel Callon, Pierre Lascoumes, Yannick Barthe). 5. PRECAUO CONTRA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL? Philippe Mongin, em esclarecedor artigo (2003)11, abordou todas as dificuldades de insero do princpio da precauo no s nos pases da Comunidade Econmica Europeia, mas em mbito geral, diante da dinmica da economia de
9 O Relatrio Brundtland, tambm conhecido como Nosso futuro comum, o documento final da

Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1987, promovida pela ONU e chefiada pela ento primeira-ministra da Noruega, Gro Harlen Brndtland. Estabeleceu um novo olhar sobre o desenvolvimento, definindo-o como processo que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das geraes futuras de suprir suas prprias necessidades, emergindo da a ideia de desenvolvimento sustentvel. 10 HUNYADI, Mark. Op. cit. 11 MONGIN, Philippe. Le dveloppement durable contre le prncipe de precaution. Esprit, n. 8-9, p. 163-171, Lyon, aot/septembre, 2003. Disponvel em: <https://studies2.hec.fr/jahia/webdav/site/ hec/shared/sites/mongin/acces_anonyme/page%20internet/MonginEsprit0803.pdf>. Acesso em: 10 de julho de 2011.

A fragilizao dos princpios ambientais pela retrica da sustentabilidade: meio ambiente...

15

mercado e seu meio de circulao (globalizao). Ele demonstrou com clareza uma tendncia em deslocar (marginalizar) a abrangncia deste princpio ante os apelos do mercado por acelerao da produo industrial e a explorao da natureza frente s demandas por matria-prima (commodities). Na Cimeira de Johanesburgo (Rio +10), em agosto de 2002, muito embora tenha sido dada nfase a temas como a erradicao da pobreza, vnculo da questo social e ambiental com o desenvolvimento econmico, pouca coisa se concretizou, reduzindo os sonhos a algumas possibilidades. O que se processou, na verdade, foi um tangenciamento diante dos impulsos da economia de mercado, em que as concesses foram mais evidenciadas que uma responsabilidade de consenso. Assim, atravs da recusa por implementao de projetos de energia renovvel, controle do desmatamento e desertificao e, ainda, de aplicao do princpio da precauo em virtude dos produtos qumicos e organismos geneticamente modificados, revelaram-se quais os interesses em questo. Entretanto, na mesma Cimeira, parece ter ficado clara a ideia de responsabilidades comuns, no entanto diferenciadas, dos pases, tendo em vista a ideia de precauo. A concepo de desenvolvimento sustentvel (termo usado no Relatrio de Brundtland, em 1987) vinculava inicialmente o desenvolvimento s condies e necessidades do presente e do futuro. Porm, tal conceito se ampliou para abranger fatores, como educao, democracia e meio ambiente, alm de elementos como superao das privaes das liberdades considerando-se a implementao das liberdades substantivas: oportunidades, educao e bem-estar (SEN, 2000). Em outra direo, diante de situaes de risco, caberia a implementao de polticas de controle e de cautela, por parte dos Estados, diante dos avanos tcnicos, industriais, de sua aplicao, sobretudo, em decorrncia de incertezas das consequncias. Era para ser essa a essncia da precauo. Ou seja: mais do que voltada a riscos hipotticos, aplicar-se-ia a toda situao de incerteza, caracterizandose assim por uma validade prtica em sua aplicao. Desta forma, no haveria desculpas para postergar medidas proporcionais na iminncia de riscos incertos. O que se viu, no entanto, foi que, mediante as sensveis transformaes econmicas ocorridas nas ltimas duas dcadas, este princpio perdeu sua influncia efetiva em razo dos padres insustentveis de produo e consumo. Ajustou-se muito mais maquiagem do princpio do poluidor-pagador para equacionar a dinmica do mercado com medidas de um protecionismo ressurgido e rejeio a qualquer tipo de barreira para as exportaes. Assim, os pases industrializados e as grandes empresas transnacionais do ramo dos agroqumicos e dos modificados (Monsanto, Bunge, Cargill) viram-se blindados dentro deste status de exceo.

16

Revista USCS Direito ano XI - n. 23 jul./dez. 2012

Neste cenrio, preferiu-se fortalecer a ideia de sano-reparao, deixando de se aprofundar a compreenso de uma responsabilidade conjunta e efetiva para com o planeta. Isolou-se o princpio da precauo por incompatibilidade com o mandamento mximo da lei desenvolvimentista do livre mercado. Com efeito, o desenvolvimento sustentvel mais parece uma figura retrica do que portadora de um carter inovador, englobando a ideia da precauo como um novo significado na relao do homem com a natureza. E, por isso, o princpio perdeu sua fora de recepo numa lgica econmica que busca cada vez e de forma mais rpida realocar a busca tanto por matrias-primas quanto por novos mercados consumidores. Os gestores polticos, por sua vez, esto mais alinhados a estes interesses do que com aquele. Esperava-se que, nas Conferncias sobre o Clima, especialmente na COP3 (Kyoto, Japo, 1997), o bom senso determinasse um novo consenso, mas no foi o que houve. Apesar do amplo acordo firmado, conhecido como Protocolo de Kyoto, cuja pauta apontava para a reduo de emisses de gases de efeito estufa, causado pela poluio industrial, queima de carvo mineral e queimadas das florestas, os interesses econmicos novamente se reeditaram. A Comunidade Econmica Europeia e os Estados Unidos, maior poluidor do mundo, no ratificaram o acordo. 6. DA COP15 OMC Por ocasio da 15 Conferncia das Naes Unidas sobre o clima (COP15), em 2009 (Copenhague, Dinamarca), as expectativas eram grandes no sentido de, sob a gide do princpio da precauo, adotarem-se medidas postergadas desde a Conferncia de Johanesburgo. As pesquisas, os relatrios e os dados indicavam esta orientao. A diminuio dos gases de efeito estufa deveria ento implicar modificaes profundas do modelo de desenvolvimento econmico e social de cada pas, com a opo por matrizes energticas mais limpas e renovveis, o fim do desmatamento e da devastao florestal e a mudana de hbitos de consumo e estilos de vida por parte da populao mundial. O que saiu de Copenhague foi uma carta de intenes, com 12 pargrafos, e ainda sem consenso e sem efeito vinculante, como pfio resultado de dois anos de preparao e duas semanas de encontro que o antecedeu. Esperava-se o compromisso dos pases na reduo das emisses, que as naes industrializadas as reduzissem de 20% a 40% at 2020 e que as naes no industrializadas deveriam adotar aes consistentes para frear suas emisses. Fato que, tambm, nem da 16 Conferncia, em dezembro de 2010 (Cancn, Mxico), pelo modesto acordo firmado, notou-se compromisso com medidas concretas.

A fragilizao dos princpios ambientais pela retrica da sustentabilidade: meio ambiente...

17

Tal acordo voltou-se mais para criao de um Fundo Verde do que medidas de reduo efetivas. Um acordo climtico global tem sempre esbarrado em impasses provocados por Estados Unidos, China e Japo, dentre outros pases, configurando assim um claro conflito de interesses econmicos por trs de tais recusas. Como se percebe, o princpio da precauo no tem passado nos testes. Algumas das suposies dos crticos ao princpio so de que o mesmo tem efeitos paralisadores do desenvolvimento, impedidor de mudanas, retraindo os avanos tecnolgicos. Seria mais um princpio de absteno que de ao. No entanto, o princpio da precauo configura-se como um agir no campo das incertezas, conforme asseverou Jos Roque Junges, que concluiu:
Significa agir submetendo as aes a sempre novos critrios de avaliao. Nesse sentido, o princpio pode ser um motor de conhecimento cientfico porque incita a explorar solues alternativas quelas julgadas de muito risco. Por isso, o princpio de precauo mais um gerador do que um inibidor de conhecimento e um produtor de diversidade tecnolgica12.

A crtica jurdica, por seu turno, v a questo da instabilidade das normas, sendo que no h um padro final na aplicao do princpio da precauo. Porm, aqui, cabe a mesma reflexo anterior, j que a instabilidade ser condio de processamento de uma definio, o que passaria da instabilidade para a estabilidade e a segurana jurdica. H duas condies constitutivas como chave de compreenso do princpio da precauo segundo Mongin (2003). A primeira, a ignorncia diante da impossibilidade de avaliar a gravidade do fenmeno, e a segunda, a irreversibilidade, denotando a ambiguidade possvel quanto s medidas de conteno, de reparao e, mesmo, de escolhas. Assim, escapa de uma racionalidade hermtica ou de uma aplicao processual casustica e, ainda, de arbitrarismos judiciais na resoluo e aplicao concretas. Talvez seja tal postura que irrita o dogma do livre-comrcio e circulao de mercadorias ainda que paralelo livre circulao de riscos vida e sade das populaes. No obstante esse quadro, a ideia da precauo diante dos riscos imprime, em muitos casos, um carter vinculativo precauo e que podem encontrar plenamente guarida em decises judicirias, como a questo da sade pblica e suas implicncias em relao a produtos de risco.

12 JUNGES,

Jos Roque. Transgnicos: limites e questionamentos (apresentao em Power Point). In: II CONGRESSO DE BIOTICA DO PARAN. Anais... So Leopoldo: Sociedade Brasileira de Biotica, 2011.

18

Revista USCS Direito ano XI - n. 23 jul./dez. 2012

Assim, ao que parece, esta hostilizao a um direito internacional do meio ambiente, nos termos do princpio da precauo, seguir sempre impondo sua lgica, j que os espaos da gesto poltica esto cada vez mais colonizados por gestores da economia e do mercado. Nada a espantar, ento, o fato de que, agora, o meio ambiente figure na agenda da Organizao Mundial do Comrcio OMC. Embora em sua documentao oficial a OMC refira-se ao meio ambiente como tema secundrio, sabe-se que, na prtica, tem sido diferente. Os contedos relacionados ao tema, assim como questes de sade e inovaes tecnolgicas, cada vez ocupam mais o espao dos tratados e convenes da livre circulao de mercadorias, aquilo que comumente se define como lex mercatoria13. Mesmo reconhecendo a pertinncia do dilogo, o que se teme, no caso, a redutibilidade cada vez maior do assunto a decises vinculadas a um rgo concebido para gerir o comrcio. Por sua vez, a proposta de fundo da OMC assegurar o livre trnsito do comrcio e circulao das mercadorias, sendo que o controle ou a influncia sobre o assunto ultrapassa o instrumento de dilogo ou de debate sobre questes maiores. Para tanto, a insero dos assuntos ambientais, ao lado de temas vinculados sade, como os novos experimentos, produo, utilizao e circulao dos organismos modificados, revela-se um espao em disputa. O carter colonizador do mercado e as suas dinmicas de transferncia esbravejam contra qualquer ideia de controle ou de regulao a priori. Toda lgica dos riscos e das incertezas cientficas vinculadas urgncia do princpio da precauo encontram aqui um sentido, mas tambm um vazio. Por isso, as sucessivas recusas de pases industrializados e poluidores, assim como consumidores de matrias-primas, em ratificar acordos e protocolos de reduo da emisso de gases do aquecimento (Johanesburgo, Kyoto, Copenhague e Cancn). Neste sentido, parece que a apropriao e a domesticao da ideia de desenvolvimento sustentvel cria uma blindagem ao mpeto deslocador do mercado. Por outro lado, interdita qualquer possibilidade de compromissos maiores e responsabilidades comuns, emanados do princpio da precauo. Permite-se at discutir se caminhes devem circular ou no na regio dos Alpes, se deve ser

13

Conforme salientou Marcelo Huck (Sentena estrangeira e lex mercatoria: horizontes do comrcio internacional. So Paulo: Saraiva, 1994), trata-se de um sistema de regras gerais e costumeiras aplicadas para o comrcio internacional. Alguns autores defendem a ideia de regras do jogo do comrcio; outros, como princpios jurdicos relacionados a transaes comerciais. A sua natureza tem sido a comercial e, ainda, de certo enfrentamento ou autonomia diante do direito pblico ou estatal. Fundamento essencial para a lex mercatoria a fora instrumental de seus contratos privados.

A fragilizao dos princpios ambientais pela retrica da sustentabilidade: meio ambiente...

19

fortalecido ou no o crdito a um fundo de desmatamento amaznico, mas no se verifica o estabelecimento de um consenso de viso e ao de controle da destruio do planeta. Bem se v que a estratgia de (re)apropriar o conceito de sustentabilidade, de (re)enunciar os paradigmas de desenvolvimento e (re)direcionar para a Organizao Mundial do Comrcio a discusso e a implementao de mecanismos de regulao e controle pode ser, e parece ser, um empreendimento de nocauteamento do princpio da precauo. Sendo assim, ao se pautarem intervenes cientficas ou tcnicas como dogmas, destituindo uma proposta de dilogo democrtico (escola dialgica) sobre tais questes, torna-se to nefasto quanto direcionar a economistas e gestores do mercado as decises a serem tomadas acerca da sade e do meio ambiente. No se trata de uma aproximao, mas aqui de uma apropriao de um elemento estratgico fundamental aos destinos da Terra e da humanidade. 7. A DIFCIL RELEITURA DA REALIDADE A globalizao carrega consigo um efeito dinmico de aproximao de distncias, de circularizao de ideias e produtos, de acessibilidade a bens e toda essa mobilidade que, na realidade ou na virtualidade, se complementam. Isto factvel. Mas a globalizao tambm, celebrada por romper muros e superar interditos, carrega consigo a contradio de novos muros, justificados muitas vezes, invisibilizados outras. Por isso, a releitura da realidade indica interpelaes diante da velocidade dos processos de mudana assim como a imposio de um discurso uniformista, revestido de ideias universalizantes. H quem analise hoje a humanidade imersa numa crise civilizacional, em apuros para corrigir rotas e rearranjar destinos. ordem econmica global, representada na circularidade do comrcio internacional, supe-se outra realidade, de caos, de riscos e de medos. A dinmica das relaes econmicas determinam as condies de possibilidades aos Estados em suas dimenses internas: econmicas, sociais e ambientais. por isso que ordem e caos podem ser coexistentes, sem que tal condio, retoricamente, tornese um problema ao modelo. Tem-se, por exemplo, o Brasil, como a sexta maior potncia industrial de produo no mundo; entretanto, apresenta 45 milhes de pessoas em situao de pobreza (dados governamentais). Assim, conforme estabeleceu o Pnud, o Brasil est entre os sete pases mais desiguais do planeta. De tal forma, o desenvolvimento econmico, por si s, no resolve as desigualdades sociais, e muito simples esta lgica, pelo fato de que crescimento

20

Revista USCS Direito ano XI - n. 23 jul./dez. 2012

ou desenvolvimento econmico tem tido como suposto a desigualdade. Mas o crescimento econmico tambm, no cenrio global, supe a destruio do meio ambiente, pois a destruio tem feito parte de um processo global de expanso da produo. Neste sentido, Cristine Derani ponderou:
As naes industrializadas s podem garantir o seu bem-estar com a manuteno da des-industrializao do mundo menos industrializado. por isso que se pode dizer que o fracasso da estratgia de recuperao industrial (nachholender industrialisierung) do terceiro mundo nas ltimas dcadas tem um aspecto ecolgico. A sociedade industrial capitalista tende, com uma alta taxa de crescimento da produtividade do trabalho, a ampliar a apropriao dos recursos naturais14.

Tudo isso confirmado pela massiva transferncia de alimento e matriaprima de pases da frica e da Amrica Latina para os pases ricos da Terra (DERANI, 2008: 107). O dado frio desta realidade que, em tal proposta de desenvolvimento, padece-se de fome no por escassez de alimentos, mas por falta de dinheiro para acess-los. E este aspecto do sistema de produo unifica o mundo global numa trama incerta. Na lgica de uma economia fundada na reproduo do capital, so os pases menos desenvolvidos (menos inseridos) que arcam com as maiores consequncias. Contudo, o mundo global como um todo padece, ainda que de forma desigual, dos mesmos efeitos. As indstrias vo circulando pelo planeta, e este deslocamento, ignorando os meios naturais e culturais, vo se tornando padro neste mercado competitivo. Neste processo, as indstrias sujas, poluentes, de baixa tecnologia, produtos qumicos para agricultura (proibidos em seus pases de origem), vo invadindo (colonizando) as naes menos desenvolvidas. Soma-se a isso a explorao da mo de obra barata e, s vezes, escrava, alm da deteriorao ou vulnerabilizao da dignidade dos trabalhadores. neste sentido que entra em xeque a factibilidade do desenvolvimento sustentvel. Neste sentido, tambm, ratifica-se a anlise de que se vive uma crise civilizacional, pelo fato de que a civilizao do desenvolvimento econmico atual recria outra concepo de mundo, de histria e do prprio ser humano. Como se, numa nova ontognese, pudesse ser refeita a relao do indivduo com o planeta, com o outro e consigo. O sentido de vida modulado como padro de vida; o outro, estabelecido como concorrente (inimigo); e a natureza como inimiga a ser vencida, explorada. Agora, ela instrumento econmico. Na relao consigo, a dignidade
14

DERANI, Cristiane. Direito ambiental econmico. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2008. p. 106.

A fragilizao dos princpios ambientais pela retrica da sustentabilidade: meio ambiente...

21

de pessoa de cada sujeito ser medida pela sua capacidade de consumo, impondo assim outra racionalidade (Consumo, logo existo). O bem-estar ser o ter bastante e, sobretudo, ser moderno, assim todos sero conhecidos e, reconhecidos, sero valorizados valorizados. No h limites que no sejam superados nem formas que no sejam recriadas. No entanto, deflagra-se uma crise entre a condio ambiental do planeta e a questo tecnolgica, entre a demografia e os sistemas dos biomas (refugiados ambientais), entre qualidade de vida (baseada em padres de consumo) e vida saudvel (bem-estar fsico, emocional e espiritual). Toda essa problemtica (e sua patognese) questiona a civilizao contempornea, como questiona tambm os processos econmicos e tecnolgicos, assujeitados pela lgica do mercado. A simbiose pacfica, dialgica e construtiva do ser humano com o seu meio (ambiente) foi se convertendo em uma simbiose conflitiva e desconstrutiva, exigindo outros imperativos. Diante de tal conflito, nesta intrnseca relao entre homem e natureza, denunciou Castoriadis:
A natureza habita o homem, assim como ele a habita, o que comprovado pela sua nova patologia somtica e psquica, individual e coletiva. (...) E passa a ser banal remarcar que o poder tcnico exercido sobre as coisas, se chegou a degradar em grande escala e talvez irreversivelmente o meio natural, no diminuiu em nada a impotncia dos homens face aos (sic) problemas de sua organizao coletiva, o esfacelamento da sociedade nacional e mundial, a misria fsica dos dois teros da humanidade e psquica do tero restante15.

Esta crise ecolgica (oikos = casa, famlia humana + logos = sentido, razo) vincula-se a outra oikos, a economia, questionando novas dimenses relacionais, nova concepo de Estado, incorporando outros valores, exigindo outros compromissos. Por isso, a difcil, porm urgente tarefa de fazer a releitura da realidade para alm do fundamentalismo mercantil, como conditio sine qua non no s para descontruir as retricas do desespero, mas para edificar novos parmetros civilizacionais, numa humanidade em crise consigo. 8. UMA NOVA CONDIO HUMANA Hoje em dia, cada vez mais a segurana parece ser o amuleto da humanidade. Terrorismo, mudanas climticas, crise financeira. So inimigos reais, porm no

15

CASTORIADIS, Cornelius apud DERANI, Cristiane. Direito ambiental econmico. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2008. p. 126.

22

Revista USCS Direito ano XI - n. 23 jul./dez. 2012

tm rosto. Inseguranas tambm no trabalho, nas relaes afetivas16, como se fosse retirada alguma superfcie por debaixo dos ps de cada um. Fala-se em outra condio humana gerada na ps-modernidade, assim como se fala tambm num ps-humanismo. Nesta nova condio humana, coexistem novos medos em decorrncia de novos perigos, suscitando sadas de emergncia e estados de exceo. Nesta nova condio humana, aceita-se reduzir as liberdades em nome de uma ideia de segurana. Mediante as incertezas fabricadas, por sua vez, o Estado finge ter conhecimento e controle dos riscos, sobre a base de uma segurana mais ou menos admitida17. Assim, cr esta sociedade na capacidade de tomar decises sobre o euro, sobre o dlar, sobre a guerra ou sobre a paz. Ulrich Beck definiu o que viver nesta sociedade de risco ao dizer:
Vivemos numa sociedade mundial do risco, no s no sentido de que tudo se transforma em decises cujas consequncias se tornam imprevisveis, ou no sentido das sociedades de gesto do risco, ou naquele das sociedades do discurso sobre o risco. Sociedade do risco significa, precisamente, uma constelao na qual a ideia que guia a modernidade, isto , a ideia da controlabilidade dos efeitos colaterais e dos perigos produzidos pelas decises tornou-se problemtica, uma constelao na qual o novo saber serve para transformar os riscos imprevisveis em riscos calculveis, mas deste modo produz, por sua vez, novas imprevisibilidades, o que constringe a reflexo sobre os riscos. Atravs desta reflexividade da incerteza, a indeterminabilidade do risco no presente se torna, pela primeira vez, fundamental para toda a sociedade, de modo que devemos redefinir nossa concepo da sociedade e nossos conceitos sociolgicos18.

As inovaes tecnolgicas e as respostas nelas encontradas confirmam as incertezas fabricadas, um contexto em que h ainda muita ignorncia entre o que a tecnologia afirma e os resultados possveis. Esta a nova paisagem do risco
16

Hoje, at amizade est sendo oferecida no mercado de consumo. Como vem sendo anunciado, a novidade como um produto inovador essencial, o personal amigo, est cada vez mais sendo buscado. O sujeito paga por 50 minutos ou uma hora para no se sentir s, para ser ouvido. O diferencial que o produto (o personal amigo) vai aonde o cliente est. 17 STAGLIAN, Riccardo. A sociedade do risco e o ano que vir (entrevista com o socilogo alemo Ulrich Beck, publicada originalmente em 2008, no jornal La Repubblica). Traduo de Moiss Sbardelotto. So Leopoldo, Instituto Humanitas Unisinos, 2009. Disponvel em: <http:// www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/19117-a-sociedade-do-risco-e-o-ano-que-vira>. Acesso em: 20 de julho de 2011. 18 BECK, Ulrich. Uma sociedade mundial do risco. Traduo de Benno Dischinger. In: BECK, Ulrich. Conditio humana. Il rischio nellet globale. Roma: Laterza, 2008. Disponvel em: <http:// www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/17023-uma-sociedade-mundial-do-risco>. Acesso em: 23 de julho de 2011.

A fragilizao dos princpios ambientais pela retrica da sustentabilidade: meio ambiente...

23

global. Desta forma, quer seja pelo Estado, quer pela mdia ou pelos discursos, vive-se tentando tornar previsvel o imprevisvel. Para Beck (apud STAGLIAN, 2008), j no so mais as tragdias que criam a sociedade de risco, e sim a crescente percepo de que se vive em um mundo interligado e que est se descontrolando. Como resultado destas incertezas, v-se o colapso das instituies de controle, do Estado e, inclusive, da mdia nesse processo de emolduramento destas incertezas fabricadas. Tanto a institucionalidade quanto a racionalidade desse sistema fundamentam tal crise. O contraponto desta realidade (por muitos negada) vai alm da responsabilidade moral diante da manipulao dos inventos cientficos pelo homem diz respeito tambm ao perigo que isso incorre para a prpria espcie. Neste sentido, Barretto falou das razes que implicam a limitao da liberdade:
Essa responsabilidade moral implica na (sic) prpria limitao da liberdade individual ou, ainda, a autocensura da cincia sob o peso da responsabilidade. Esse imperativo orienta as aes do ser humano para o futuro, o futuro onde no mais nos ser possvel reparar os danos hoje causados ou, ainda, sermos punidos pelos delitos que possamos cometer e tenham seus resultados perpetuados. o perigo que o homem de hoje representa para o homem do futuro19.

No contexto da globalizao, os conflitos que se entrelaam indicam uma crise ecolgica (meios de produo e consumo), uma crise financeira global (controle do capital financeiro especulativo) e o medo do perigo terrorista (desde setembro de 2001). So estes conflitos ou a gesto deles que definem prioridades e o poder. Nesta sociedade de risco, justamente o poder (legal e intelectual) que determina o que risco, como se d a causa do risco e quem paga o preo pelos riscos. Isso leva concluso de que no pelo fato de o mundo estar interconectado que os riscos so homogeneizados. Os riscos globais so desigualmente distribudos (BECK apud STAGLIAN, 2008). A condio perifrica dos pases define com que grau de percepo e consequncia eles sero afetados pelos riscos globais, tendo presente que so as decises dos pases de centro que comandam os rumos dos destinos dos pases perifricos. No entanto, esses elementos da realidade ps-moderna desestabilizam a ordem constituda e podem, mesmo assim, abrir possibilidades de constituio de
19

BARRETTO, Vicente de Paulo. Biotica, liberdade e a heurstica do medo. In: STRECK, Lnio Luiz & MORAIS, Jos Luiz de Bolzan (Orgs.). Constituio, sistemas sociais e hermenutica: Anurio do Programa de Ps-Graduao em Direito da Unisinos, n. 6. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010. p. 233-248.

24

Revista USCS Direito ano XI - n. 23 jul./dez. 2012

novas instituies, de uma nova integrao, de uma nova racionalidade, para alm da histeria produzida e das irresponsabilidades organizadas (BECK apud STAGLIAN, 2008). Esta a oportunidade pelas brechas da crise. Nesta realidade que desafia a construo de outros consensos, de uma nova viso de mundo, das relaes e, sobretudo, do direito. Um novo ethos precisa ser institudo neste mundo de incertezas. Neste sentido, ensinou Canotilho:
O efeito irradiante dos atos ou procedimentos das autoridades nas sociedades de risco ganha, por isso, uma dose relevante de atratividade na teoria do direito pblico. Em vrios domnios, mas, sobretudo, no direito do ambiente, no direito urbanstico, no direito dos consumidores, patente que algumas das tradicionais construes jurdicas se veem hoje em srias dificuldades para captar satisfatoriamente a complexidade subjacente imbricao dos vrios interesses convergentes, concorrentes ou contrapostos20.

por isso que se fala em um estado de transio da humanidade; fala-se ainda da construo de um estado do ambiente, de repolitizao da sociedade e da radicalizao da cidadania individual e coletiva, em vista de uma transformao global de mentes e atitudes, de novas formas de sociabilidades, para alm deste padro de relao imposto e sentido no paradigma moderno21. O Estado de Direito Ambiental, assim concebido, significa conceber conjuntamente o Estado Democrtico e o Estado Social. 9. AS CONTRADIES DA SUSTENTABILIDADE Pelo aqui afirmado at ento, numa constatao crtica, a teoria do desenvolvimento sustentvel refaz-se como uma nova utopia de um mundo perfeito, bom para a lgica econmica (o marketing da sustentabilidade faz ganhar prmios e dinheiro), fazendo o mundo mais feliz. Eis a nova retrica. Assim, o conceito de desenvolvimento sustentvel foi apropriado pelo Estado, pelos poderes pblicos, e passou a compor a poltica oficial dos Estados membros da ONU. Um conceito que tem sido usado igualmente por todas as grandes empresas multinacionais, sobretudo as poluentes, desenhando assim a retrica desta farsa, tanto moral quanto poltica e legal.
20

CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes apud LEITE, Jos Ruben Morato & AYALA, Patryck de Arajo. Dano ambiental: do individual ao coletivo extrapatrimonial teoria e prtica. 3. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2010. p. 27. 21 Vrios autores trabalham esta temtica, como Boaventura de Souza Santos, Jos Manuel Pureza, Jos Joaquim Gomes Canotilho, Jos Rubens Morato Leite e Patrick de Arajo Ayala, dentre outros.

A fragilizao dos princpios ambientais pela retrica da sustentabilidade: meio ambiente...

25

Em princpio, ao incorporar-se a ideia do desenvolvimento sustentvel ao argumento do desenvolvimento econmico, probe-se qualquer alcance poltico ou questionamento sobre a verdadeira causa do que destri a vida e/ou o meio ambiente. Em outras palavras, o desenvolvimento sustentvel passa a ter um fundamento econmico, ou seja, preciso crescer, abordando as preocupaes ambientais desde, no entanto, que isso no comprometa o crescimento em questo. H um paradoxo entre os termos desenvolvimento e sustentvel, uma vez que o crescimento econmico tem um status (poltico e jurdico) intocvel. Assim como, na mesma premissa, parece ser contraditrio falar em desenvolvimento econmico e sade pblica. Hoje, o mundo j sabe (e se assombra com ela) da correlao entre o cncer e a agricultura com base no uso dos agroqumicos. No entanto, tenta-se a todo custo e a qualquer preo normalizar esse modelo de produo de alimentos, isolando qualquer possibilidade de ajuda aos agricultores orgnicos ao que parece. A maquiagem da sustentabilidade torna-se cultura ou, como ensinou Vandana Shiva (2003), uma monocultura da mente. No h nada de sustentvel em (bio)combustveis, constitudos de plantas geneticamente modificadas que exterminam a diversidade em vastos territrios na lgica dos monocultivos. Entretanto, oficialmente, sempre sugerido que so produes ambientalmente sustentveis. Os negcios da sade ganham primazia sobre a sade dos indivduos. Coisa que a armadilha da judicializao da sade no consegue enxergar (ou enxerga bem). a poltica de sade pblica relegada a benefcio privado, isto , particularizado. No contraponto da sustentabilidade, at o direito de poluir tornase mercadoria atravs dos crditos de carbono, tamanho o alcance da proposta. Por vezes, as palavras revelam; por outras, encobrem porm sempre justificam. Na Declarao de Brundtland (1988), a formulao dizia que Desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento que satisfaz as necessidades das geraes presentes (...). Aqui, a ao foi reduzida para a satisfao, desmontando o sentido do princpio da responsabilidade22 (JONAS, 2000). Na Declarao da Rio-92, mesmo com a recomendao da adoo de medidas eficazes

22

Nos anos 1980, Hans Jonas caracterizou o princpio da responsabilidade. Nas suas obras, primeiro realizou uma importante reflexo sobre o valor do conceito de risco e da necessidade de a comunidade cientfica lev-lo em conta de forma responsvel. Depois, em sua obra O princpio da responsabilidade (originalmente publicada em 1979), como resultado de suas pesquisas, ampliou o conceito da responsabilidade, principalmente em virtude dos novos desafios da tecnologia e a concepo de futuro diante dos desafios do progresso, definindo-o como um tratado de tica tecnolgica, donde emerge o princpio da responsabilidade como mais que uma atitude, uma nova essncia contra os abusos de poder da prpria liberdade humana.

26

Revista USCS Direito ano XI - n. 23 jul./dez. 2012

de proteo e insero dos seres humanos no centro das preocupaes do desenvolvimento sustentvel, formulaes como produtividade (Princpio 1), explorao e desenvolvimento (Princpio 2), direito de desenvolvimento (Princpios 3 e 4) e custos (Princpio 15) do a medida exata dos rumos do desenvolvimento sustentvel ou do que se define por ele. L tambm se incorporou o tema das futuras geraes (Princpio 3) e o meio ambiente (Princpio 4), mas so dimenses bem demarcadas sob o domnio do paradigma econmico (Princpio 12): promover um sistema econmico internacional favorvel e aberto (funo dos Estados). Supe-se que, tendo em vista as decises para a adoo de medidas de proteo ou restrio diante dos riscos, o desenvolvimento econmico pr-requisito. Por isso, esse dado de esquizofrenia do conceito de desenvolvimento sustentvel, por meio do qual as pessoas (falaciosamente) so levadas a acreditar que a ideia possa promover alguma sano ao desenvolvimento econmico. Neste sentido, a ideia de precauo obedece a uma lgica econmica. Podem-se at tomar medidas contra essa lgica econmica desde que no a impeam. o mesmo que admitir que o desenvolvimento econmico no s pode ser a causa dos problemas, como ainda capaz de resolv-los. 10. A APORIA DA PRECAUO O princpio da precauo voltado para as questes ambientais e a sade pblica direciona-se realidade dos riscos tecnolgicos, tentando integrar seus efeitos adversos pelo monoplio do pensamento e da ao poltica. Busca, assim, justificar, pela ideia de responsabilidade dos governos ou pela gesto de garantia do fabricante, ou ainda por processos sociopolticos e democrticos, o respeito e a proteo sade e ao meio ambiente. A plataforma do debate justifica-se pelo raciocnio da incerteza cientfica, pretendendo assim ter resolvido o problema das ameaas desconhecidas (apocalpticas) ao mesmo tempo que, tranquilizando a sociedade liberal, fecha os olhos para o debate sobre o problema do desenvolvimento ocidental, as questes de reequilbrio Norte-Sul e as condies de sobrevivncia indefinida na Terra. Por isso que tal viso acaba se refletindo em aberraes polticas, como em Kyoto (1997) e Copenhague (2009). O princpio da precauo transformou-se numa expresso cannica, em que a ideia de responsabilidade com a natureza e com as geraes futuras (JONAS, 2000) justaps-se aos elementos de custo economicamente aceitvel e proporcionalidade, entre as medidas e os critrios de proteo.

A fragilizao dos princpios ambientais pela retrica da sustentabilidade: meio ambiente...

27

Na Declarao da Rio-92, como se viu, no Princpio 15, a ideia de certeza/ incerteza cientfica e a questo dos custos direcionaram o princpio para uma questo de racionalidade instrumental, baseada em clculo de consequncias. Nota-se que no h um pensamento real da natureza, mas um clculo da razo. Este instrumentalismo (consequencialista), como uma mera ferramenta para gesto de problemas, serve tambm para que os usurios sintam-se bem, alm de libi para a irresponsabilidade poltica e social nos processos de decises. O princpio, ao invs de uma ideia de moral pblica agindo sobre os riscos da propriedade tcnico-cientfica sobre o mundo vivo, torna-se uma pea de publicidade, ignorando o valor do mundo e os valores da humanidade. Assim, na sociedade ps-moderna, o pensamento sobre a realidade motivando as decises polticas transferido para a utilizao pragmtica do cientista, que vai decidir, sob o clculo racionalista, sobre as probabilidades das consequncias. Ao que parece, aqui no haveria distino entre precauo e preveno. Em tese, assim considerada, a precauo est mais voltada para impedir o risco do desenvolvimento do que da vida humana e do planeta. Por isso, a grande insistncia em reduzir o risco a danos aceitveis, a custos proporcionais. Desta forma ajustado, o desenvolvimento passa a tomar formas de sustentabilidade e pode se falar em civilizar o capitalismo ou o mercado, ainda que o mundo tornese um grande laboratrio e onde vidas transformem-se cobaias. Dois exemplos ilustram esta realidade. O primeiro, o da agricultura qumica, que praticamente j no se configura mais como uma questo de uma apreciao cientfica, mas de uma gesto poltica. Quanto produo, circulao e ao consumo de tais produtos, cabe aos gestores polticos a adoo de medidas para prevenir ou mitigar os problemas com a biodiversidade, mas isto na medida do possvel. So fatores assim que levam ao estratgico discurso de que a precauo to somente uma atitude, uma restrio formal, uma declarao vaga. Outros o tm como um princpio de baixa razoabilidade ou de possibilidade, segundo o qual tudo pode ser vlido desde uma combinao aceitvel, como o dano aceitvel, imposto por consenso, at a ideia de possibilidade de comercializao temporria. O segundo exemplo foi o caso da doena da vaca louca, sendo que o critrio que orientou e justificou a ao dos governos visava, sobretudo no sentido da justificativa, confiana dos consumidores. Este era o problema. Assim, para evitar o fenmeno da fuga ou do boicote dos consumidores, a sada foi exterminar rebanhos inteiros, ainda que apenas um animal estivesse contaminado. A monstruosidade no seria a vaca louca, mas a reao dos consumidores.

28

Revista USCS Direito ano XI - n. 23 jul./dez. 2012

Ento, v-se o desgaste da ideia da precauo, desfigurada pelos ajustes das questes do desenvolvimento econmico. Os riscos tero agora de ser modulados pela ideia do custo econmico e pela aceitao social, atravs dos processos de negociao (fruns hbridos), deixando de ter, obviamente, a estatura de um princpio moral prtico para tornar-se um modelo hipottico, que pode ser revisado a cada novo caso. Deixa de ser um princpio definido a priori, passando a ser uma ao processual. A responsabilidade d lugar a remdios coletivos, fundos de compensao e solues de seguro. No havendo mais responsabilidades, tambm no haver culpados, apenas gerentes que pagaro pelos riscos causados. Esta foi e tem sido a trajetria do princpio da precauo e de seus ajustes ao pensamento neoliberal, como justificativa moral aceitvel aos padres de desenvolvimento econmico ocidental. 11. CONSIDERAES FINAIS Do Relatrio de Brundtland (1987), passando pela 16 Conferncia do Clima em Cancn (2010) e chegando Rio +20 (2012), parece que a populao mundial pouco se moveu em termos de responsabilidade com a casa comum de todas as pessoas, o planeta Terra. Vive-se, no entanto, um tempo de acelerado processo de mudanas de toda sorte. Diante das incertezas e dos riscos nestas duas ltimas dcadas, os conceitos de sustentabilidade e precauo parece que retrocederam. O econmico parece ter suplantado o sustentvel. A percepo e a sensao do perigo e da ameaa cederam lugar a expectativas de felicidade a curto prazo, realizadas pela tcnica e celebradas na histeria esquizofrnica da economia de mercado. Este breve trabalho procurou problematizar esta questo sem a pretenso de ser conclusivo ou acenar respostas. Por outro vis, buscou analisar como tais conceitos (precauo, sustentabilidade, riscos) foram (re)apropriados, (re)concebidos ou domesticados dentro de uma lgica conveniente ao desenvolvimentismo. As incompatibilidades que se demonstraram no so latentes, so explcitas. Do acidente de Chernobyl (1986) ao acidente de Fukushima (2011), causou impacto o preo da irresponsabilidade humana. Os reatores nucleares do Japo foram construdos com a orientao tcnica dos Estados Unidos em reas ssmicas perigosas. Em Chernobyl, as normas de segurana no foram utilizadas pelos tcnicos. A estes somam-se outros riscos que vo da contaminao do solo por uso de agroqumicos s emisses de CO2 com o componente do aquecimento global. Dos refugiados ambientais ao terrorismo globalizado, enfim.

A fragilizao dos princpios ambientais pela retrica da sustentabilidade: meio ambiente...

29

Ao que parece, o desenvolvimento econmico tendo o lucro como fim e o consumo como condio parece no conhecer nem respeitar limites ou regulao. O Estado tambm foi (re)apropriado por tais interesses. A responsabilidade convocada por Hans Jonas (2000) e a mais recente formulao de uma tica fundada na dimenso do cuidado so propostas ou pistas que, a partir desta exigncia de um novo consenso mnimo entre os humanos, traduzem a urgente necessidade de um novo posicionamento. Por outro lado, reduzem-se as alternativas: ou mudamos ou morremos (BOFF, 2007). A inadimplncia humana diante do destino do planeta requer por isso outras posturas, requer controles. Afinal, a cada escolha que, enquanto humanidade, cada indivduo faz, vai antecipando aquilo que se julgava ser para o futuro. REFERNCIAS AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva & MACHADO, Carlos de Freitas. O princpio da precauo no uso de indicadores de riscos qumicos ambientais em sade do trabalhador. Cincia & Sade Coletiva, v. 3, n. 2, p. 85-95, Rio de Janeiro, 1998. Disponvel em: <http://redalyc.uaemex.mx/pdf/630/63013484008.pdf>. Acesso em: 17 de julho de 2001. BARRETTO, Vicente de Paulo. Biotica, liberdade e a heurstica do medo. In: STRECK, Lnio Luiz & MORAIS, Jos Luiz de Bolzan (Orgs.). Constituio, sistemas sociais e hermenutica: Anurio do Programa de Ps-Graduao em Direito da UNISINOS, n. 6. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010. p. 233-248. BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. Traduo de Sebastio Nascimento. So Paulo: Editora 34, 2010. 368p. ______. Uma sociedade mundial do risco. Traduo de Benno Dischinger. In: BECK, Ulrich. Conditio humana. Il rischio nellet globale. Roma: Laterza, 2008. Disponvel em: <http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/17023-umasociedade-mundial-do-risco>. Acesso em: 23 de julho de 2011. BOFF, Leonardo. Ou mudamos ou morremos. Home page do autor. Publicao digital, 2007. Disponvel em: <http://www.leonardoboff.com/site/vista/outros/oumudamos.htm>. Acesso em: 20 de julho de 2011. CORRADI, Daniel Marotti. Princpio da precauo x princpio da preveno. Artigonal, 9 de fevereiro de 2012. Disponvel em: <http://www.artigonal.com/ doutrina-artigos/principio-da-precaucao-x-principio-da-prevencao-1840601.html>. Acesso em: 18 de julho de 2011.

30

Revista USCS Direito ano XI - n. 23 jul./dez. 2012

DERANI, Cristiane. Direito ambiental econmico. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2008. 320p. GOLDIM, Jos Roberto. O princpio da precauo? Portal de Biotica, Porto Alegre, s/d. Disponvel em: <http://www.ufrgs.br/bioetica/precau.htm>. Acesso em: 13 de julho de 2011. HUCK, Marcelo. Sentena estrangeira e lex mercatoria: horizontes do comrcio internacional. So Paulo: Saraiva, 1994. 140p. HUNYADI, Mark. La logique du raisonnement de prcaution. Revue Europenne des Sciences Sociales [on-line], v. XLII, n. 130, p. 9-33, 2004, on-line since 03 November 2009. Disponvel em: <http://ress.revues.org/341>. Acesso em: 18 de julho de 2011. ______. Pourquoi avons-nous besoin du raisonnement de prcaution? Esprit, n. 8-9, p. 139-162, Lyon, aot-septembre, 2003. JONAS, Hans. O princpio responsabilidade: ensaio de uma tica para a civilizao tecnolgica. Traduo de Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto/ PUC-Rio, 2006. 354p. JUNGES, Jos Roque. Transgnicos: limites e questionamentos (apresentao em Power Point). In: II CONGRESSO DE BIOTICA DO PARAN. Anais... So Leopoldo: Sociedade Brasileira de Biotica, 2011. LASCOUMES, Pierre. Le principe de prcaution. In: ENCYCLOPDIA UNIVERSALIS. Paris: Encyclopdia Britannica, 2003. CD-ROM, version 8. LEITE, Jos Ruben Morato & AYALA, Patryck de Arajo. Dano ambiental: do individual ao coletivo extrapatrimonial teoria e prtica. 3. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2010. 400p. MONGIN, Philippe. Le dveloppement durable contre le principe de precaution. Esprit, n. 8-9, p. 163-171, Lyon, aot/septembre, 2003. Disponvel em: <https:// studies2.hec.fr/jahia/webdav/site/hec/shared/sites/mongin/acces_anonyme/ page%20internet/MonginEsprit0803.pdf>. Acesso em: 10 de julho de 2011. SEN, Amartya Kumar. Desenvolvimento como liberdade. Traduo de Laura Teixeira Motta. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. 400p. SHIVA, Vandana. Monoculturas da mente. So Paulo: Gaia, 2003. 240p. STAGLIAN, Riccardo. A sociedade do risco e o ano que vir (entrevista com o socilogo alemo Ulrich Beck, publicada originalmente em 2008, no jornal La Repubblica). Traduo de Moiss Sbardelotto. So Leopoldo, Instituto Humanitas Unisinos, 2009. Disponvel em: <http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/19117-asociedade-do-risco-e-o-ano-que-vira>. Acesso em: 20 de julho de 2011.

Vous aimerez peut-être aussi