Vous êtes sur la page 1sur 9

O Papel do professor

ndice

Autoridade do professor A autoridade


(enviado a 2002-02-20)

No estudo A autoridade do professor o que pensam alunos, pais e professores, Maria Jos Maia comea por se debruar sobre o conceito de autoridade. Este estudo teve como objectivo, compreender de que modo alunos, pais e professores representam a autoridade destes ltimos. O significado etimolgico de autoridade aponta para o servio que quem a detm presta em termos sociais. O timo latino de autoridade autoritas, que significa realizao, garantia, confiana, respeito, exemplo. Ela a qualidade do autor, o que faz crescer, o fundador de alguma coisa, o que tem poder para fazer ou por cuja influncia ou ordem de alguma coisa se faz. Autor provm do verbo augere, que significa fazer crescer, aumentar, produzir, originar, ser o promotor e o responsvel por alguma coisa. A autoridade caracterizada como a capacidade de algum influir noutro que lhe reconhece alguma superioridade, seja porque essa pessoa desempenha um cargo que lhe d um determinado estatuto na hierarquia social, seja pelas suas qualidades prprias, caso em que falamos de uma autoridade pessoal (Cabral, 1992). A autoridade , assim, referida como pertencente a um quadro mais vasto, o da influncia social, que existe sempre que as aces de uma pessoa condicionam as aces de outra (Garcia-Marques, 1993). Mas o que distingue a autoridade de outras reas de influncia social, tais como o conformismo ou a inovao, o reconhecimento necessrio de algum qualitativamente superior aos outros em algum aspecto, o que legitima que este se torne o referente do comportamento daqueles. Maia, Maria Jos; A Autoridade do Professor O que pensam Alunos, Pais e Professores, Texto Editora, 2000. (Adaptado)

A competncia cientfica
(enviado a 2002-02-20)

A base para o reconhecimento do professor como autoridade na sua rea especfica (como autoridade epistmica) a exigncia de um diploma universitrio. A formao permanente do professor, relacionada com a actualizao e aprofundamento da sua formao inicial, cada vez mais imprescindvel numa sociedade em que os conhecimentos so rapidamente substitudos por outros e em que a comunicao social os coloca ao alcance de todos de uma forma fcil e agradvel. Hoje, qualquer jovem pode conhecer a ltima descoberta cientfica, o que obriga o professor a uma reciclagem permanente se no desejar ver contestado o seu saber. Esta realidade vem alterar a relao do professor com o seu conhecimento: o aspecto provisrio do saber impe-se de tal maneira no quotidiano, que no possvel outra atitude seno a da humildade proveniente da conscincia dos limites do conhecimento actual e das suas prprias limitaes pessoais. Esta situao vem ainda alterar a relao do professor com os seus alunos, sendo hoje mais real a sua aprendizagem com eles. A competncia cientfica do professor no se manifesta em arrogar-se a posse dos conhecimentos existentes no nosso tempo, mas em saber onde e como procurar a informao que necessita. O

professor deve, neste mbito, possuir uma estrutura bsica de conhecimento, a nvel histrico e temtico, de modo a integrar facilmente novos saberes, em ter capacidade para relacionar vrios domnios que se tocam e em ter uma viso global sobre as implicaes desses conhecimentos para a sociedade, nomeadamente a nvel tico. Confrontados com as acusaes de serem demasiado exigentes face massa de alunos que cumpre a escolaridade obrigatria, ou de permitirem que jovens analfabetos saiam do sistema de ensino, os professores devem encontrar um equilbrio. Este equilbrio dever permitir responder de forma favorvel s necessidades de formao dos jovens e da sociedade que pretendemos construir. Maia, Maria Jos; A Autoridade do Professor O que pensam Alunos, Pais e Professores, Texto Editora, 2000. (Adaptado)

A competncia pedaggica
(enviado a 2002-02-20)

Em termos pedaggicos, a autoridade do professor vem-lhe da sua capacidade para motivar os alunos que reconhecem nele, no s o poder derivado do cargo que ocupa, como ainda qualidades prprias para o desempenho do seu papel de educador (Santos, 1992). Embora observando aqui as duas vertentes da autoridade, a que advm de uma posio de hierarquia de um sistema social e a que advm de qualidades pessoais, reala-se a segunda, uma vez que a capacidade dos professor para motivar os alunos e criar condies que lhe confere autoridade. Na realidade, quando nas escolas se fala de um professor com autoridade refere-se aquele que possui um conjunto de qualidades pessoais que lhe permite impor-se aos outros. Pelo contrrio, um professor sem autoridade aquele que, embora no possuindo o mesmo estatuto do anterior, no possui qualidades que o faam ser reconhecido pelos alunos. Nos ltimos anos, verificou-se em vrios pases, entre os quais Portugal, uma maior importncia dada formao pedaggica. Quanto mais conscientes os professores estiverem das vantagens e inconvenientes de cada mtodo, melhor sabero gerir a aula e motivar os alunos. Assim, esta formao no pode ser dada de modo puramente terico, para surtir algum efeito. Os professores tm de conhecer e experimentar vrios mtodos para poder adapt-los s diversas disciplinas e s diferentes situaes. A competncia pedaggica no pode estar apenas relacionada com um modo mais aliciante de apresentar a matria est intimamente dependente da capacidade de relao interpessoal do professor, uma vez que decorre no seio desta relao. Maia, Maria Jos; A Autoridade do Professor O que pensam Alunos, Pais e Professores, Texto Editora, 2000. (Adaptado)

A relao interpessoal
(enviado a 2002-02-20)

atravs desta relao que se pode criar um clima positivo na sala de aula, favorecendo o sucesso em termos acadmicos, promovendo a auto-estima de cada jovem e possibilitando o desenvolvimento de formas de relacionamento saudvel entre pares e com os professores. Ao proporcionar um clima de confiana, a melhoria das relaes pessoais do professor com os seus alunos, permite reduzir as tenses, as angstias e os

problemas disciplinares dos jovens. Tambm diminui a tenso dos professores, parcialmente proveniente do estabelecimento de uma relao afectiva pobre com os alunos. O professor, como adulto e como educador, o primeiro responsvel pelo estabelecimento de uma boa relao interpessoal. Precisa de ter conscincia de si prprio, uma vez que o modo como cada indivduo v os outros se relaciona com o modo como ele se v a si prprio. Essa conscincia engloba o seu comportamento verbal e no verbal, este ltimo to ou mais importante do que o primeiro, pois refora-o quando h coerncia entre os dois, retirando-lhe credibilidade quando as afirmaes produzidas soam a falso. A capacidade de comunicar fundamental nas relaes interpessoais. Exige ateno ao outro e um feedback positivo, que confirme o seu comportamento ou que o ajude a estruturar respostas alternativas adequadas s circunstncias. Para isso, o professor tem, antes de mais, de apresentarse como uma pessoa real, sem disfarces, que expressa os seus sentimentos quando for conveniente faz-lo; depois, o professor tem de aceitar os jovens e confiar neles como pessoas, o que no significa validar positivamente todos os seus comportamentos; o professor tem ainda de desenvolver uma compreenso emptica, que lhe permita perceber as situaes do ponto de vista das outras pessoas (Rogers, 1983). As relaes interpessoais so imprescindveis no acto educativo. Todavia, a sua importncia varia ao longo da escolaridade. Assim, os alunos comeam por privilegiar no professor as suas competncias interpessoais para, gradualmente, valorizarem mais a competncia profissional (Amado, 1989). Maia, Maria Jos; A Autoridade do Professor O que pensam Alunos, Pais e Professores, Texto Editora, 2000. (Adaptado)

A disciplina
(enviado a 2002-02-20)

No fcil definir o que se entende por disciplina, uma vez que esta noo varia consoante os contextos situacionais, grupais, sociais e histricos (Estrela, 1983). Mas, genericamente, pode-se dizer que ela constituda pelas regras de um qualquer grupo ou instituio que assegura a eficincia da actividade desse grupo com vista aos respectivos fins (Caetano, 1992). Derivada de discpulo o que aprende o conceito de disciplina passou a abranger o conjunto de normas e atitudes necessrias aprendizagem (Monteiro, 1992). Analisando a sua definio, verificamos que a disciplina tem um carcter de controlo exterior muito acentuado. Mas, mais importante do que isso, disciplinar desenvolver o controlo interno de cada sujeito. a relao entre estes dois aspectos da disciplina que deve ser clarificada, sob pena de se perder uma destas vertentes, imprescindveis para a adaptao do indivduo sociedade e para o seu prprio desenvolvimento. Hoje em dia, pensa-se que o comportamento do aluno mais afectado pelo clima da escola do que pelas suas caractersticas de personalidade. Com base em diversos estudos nos Estados Unidos e no Canad, concluiu-se que possvel reduzir os problemas da indisciplina se forem melhoradas as seguintes reas: o o o o o o a o modo como as pessoas trabalham em conjunto para resolver problemas e tomar decises; modo como o poder est distribudo; grau de pertena que os estudantes sentem relativamente escola; modo como as regras so definidas, compreendidas e reforadas; currculo formal e os estilos pedaggicos; modo como os intervenientes lidam com os problemas pessoais que surgem; relao com os encarregados de educao e com a comunidade em geral; e aspecto, a organizao e a utilizao dos edifcios e ptios escolares (Wayson & Pinnell, 1994).

Relacionada com a disciplina est a punio, como uma das forma de a manter. Podem apontar-se punio trs funes principais: (a) uma funo preventivo-exemplar, em que o professor no permite comportamentos infractores para no perder a legitimidade de impor futuramente as regras; (b) uma funo reorganizadora, em que o castigo visa restabelecer as condies adequadas ao funcionamento da sala de aula; e (c) uma funo simblica, em que o professor lembra ao aluno que o seu estatuto de autoridade no pode ser contestado (Amado, 1989). Maia, Maria Jos; A Autoridade do Professor O que pensam Alunos, Pais e Professores, Texto Editora, 2000. (Adaptado)

As representaes sociais no mbito educativo O papel do professor


(enviado a 2002-02-20)

Aps o 25 de Abril de 1974, a pluralidade e o sentimento da capacidade de interveno, a que os professores no estavam habituados, gerou a desorientao, desequilbrio e insegurana (a par da confiana e da esperana de muitos na possibilidade de mudar para melhor) caractersticas da escola portuguesa nos primeiros anos que se seguiram ao 25 de Abril. A democratizao do ensino traduziu-se no sbito aumento do nmero de alunos a nvel do 2. e 3. Ciclos do Ensino Bsico e do Ensino Secundrio. Neste contexto, foi necessrio, de um momento para o outro, aumentar significativamente o nmero de escolas e de professores. De modo a colmatar as carncias detectadas, as escolas existentes ficaram superlotadas, puseramse a funcionar outras em locais inadequados e construram-se pavilhes provisrios (que duraram mais tempo do que o inicialmente previsto). No que diz respeito aos professores, esta conjuntura levou a que se permitisse a entrada como docentes a alunos dos primeiros anos da universidade, ou at a alunos que, tendo apenas o Ensino Secundrio, se tornaram professores do ciclo. Estes professores, porque no tinham formao especfica adequada para leccionarem uma dada disciplina, podiam ensinar qualquer uma. A dificuldade em gerir a falta de escolas e de professores levou a que, durante vrios anos, o ano lectivo se iniciasse mais tarde do que o previsto e com problemas de diversa ordem. Tudo isto, sendo frequentemente noticiado pelos meios de comunicao social, contribuiu para que a sociedade construsse uma imagem degradada da escola e do sistema de ensino, tal como contribuiu para acentuar o desprestgio da profisso docente, especialmente a partir do 2. Ciclo do Ensino Bsico. Ao longo dos anos, e apesar de diversas reformas no sistema educativo, em Portugal, tal como em Frana, o modelo tradicional e hierrquico de ensino que tem predominado (Estrela, 1983; Gilly, 1989). As representaes tradicionais dos professores sobre a escola e a sua prpria prtica permanecem como modelo dominante e integrador das reformas e alteraes ao sistema que vo surgindo. Os professores e a sociedade em geral devero alterar as suas representaes sobre o ensino e a escola, para que estes se possam transformar. Maia, Maria Jos; A Autoridade do Professor O que pensam Alunos, Pais e Professores, Texto Editora, 2000. (Adaptado)

Os alunos Algumas caractersticas dos alunos adolescentes


(enviado a 2002-02-20)

Com os pais ausentes de casa, cedo o adolescente tem a chave em seu poder, bem como a responsabilidade de gerir o seu tempo de estudo e divertimento e de decidir sozinho quem so os seus amigos. Por outro lado, sem independncia econmica, o adolescente tem de se sujeitar, em muitos aspectos, ao poder dos pais, que se sentem no direito de interferir nas suas relaes afectivas, nos seus gastos e nos seus horrios de sadas. Estas contradies, entre os diversos papis que o adolescente chamado a desempenhar, continuam a outros nveis: em termos fisiolgicos, o adolescente adquire a sua maturidade sexual mais cedo do que no incio do sculo; legalmente atinge a maioridade mais cedo do que h poucos anos atrs, com a consequente responsabilidade que lhe d o direito de votar; e cada vez mais solicitado como consumidor jovem. O prolongamento dos estudos, obriga a uma dependncia econmica dos pais por um perodo mais longo. A entrada mais tardia no mercado de trabalho tambm o impede de assumir integralmente, e de modo autnomo, compromissos no campo afectivo. Este jogo de papis contraditrios gera grandes ambivalncias e conflitos, quer interiores quer exteriores, numa batalha para superar as diversas dificuldades que encontra, definindo e estruturando a sua identidade pessoal para se tornar adulto. Entre os problemas tpicos da sua idade, destaca-se a dificuldade de escolha e perturbaes emocionais, tais como a timidez, a hiperemotividade, as oscilaes de humor, a insegurana, o sentimento de inferioridade e de revolta (Avanzini, 1980). A timidez, o sentimento de inferioridade e a hiperemotividade, que se traduzem em instabilidade, medo ou ansiedade, tm como pano de fundo comum a insegurana, provocando uma sensao de desconforto, mal-estar e inibies sociais. A insegurana relativamente ao grupo de pares ou a rejeio destes pode provocar o isolamento social, dificultando ao adolescente a aquisio de comportamentos sociais adequados. Estes s so possveis se houver dilogo, partilha de informao e projectos em comum. A revolta pode ser exteriorizada de diversas formas: atravs do esprito de contradio, da insolncia, da evaso (atravs do sonho, da droga ou da fuga real), da delinquncia e, de modo mais radical, do suicdio, que afecta cada vez mais jovens. Em Frana, o suicdio apontado como a segunda causa de morte nos jovens entre os 15 e os 24 anos, logo a seguir aos acidentes; em Portugal, a morte por suicdio tambm ocupa o mesmo lugar nesta faixa etria, tendo sido registados 983 suicdios em 1985 (Sampaio, 1991). A partir do 15 anos - altura em que o adolescente, segundo Piaget, atinge o raciocnio formal - est to apto a raciocinar como o prprio adulto, sendo, tal como ele, capaz de raciocnio abstracto, embora com menos conhecimentos, menos experincia e uma menor maturidade psicolgica. Em termos sociais, o adolescente depende do adulto, o que lhe d um estatuto inferior ao deste. A disparidade dos nveis intelectual e social do adolescente potencia os conflitos. Nas aulas, o adolescente exercita a sua capacidade intelectual questionando o professor, quer sobre o contedo da disciplina quer sobre a organizao do trabalho, deliciando-se com a sua prpria argumentao lgica, ainda que muitas vezes insuficientemente fundamentada. Conseguir deixar o professor sem resposta afirmar-se por mrito prprio ao mesmo nvel do adulto, pelo que sai valorizado da contenda verbal, reforada pelo facto de conseguir uma vitria frente ao seu grupo de colegas. Tomar uma posio pessoal afirmar-se diferente dos outros. simultaneamente procurar definir-

se, testando a solidez das suas perspectivas. A escola, ao impor um modelo de ensino quase nico, que valoriza as capacidades intelectuais (e nem todas, pois o pensamento divergente tem sido pouco estimulado) tende a marginalizar os que no correspondem ao seu modelo, contribuindo para a formao de uma auto-estima negativa. Estes alunos tendem a desinteressar-se dos estudos, revelando absentismo e, muitas vezes, abandonam totalmente a escola. Com o aumento da escolaridade obrigatria, h um maior percurso para vencer... ou o acumular de fracassos repetidos. Estes podem iniciar um processo em que os adolescentes se julgam to fortemente situados sob o signo do infortnio, que organizam os seus prprios insucessos, encontrando na sua frequncia a confirmao de um destino adverso (Avanzini, 1978, p. 85). A nvel dos afectos, e de acordo com a perspectiva psicanaltica, a capacidade de escolher como objecto de amor outra pessoa que no o pai do sexo oposto depende da resoluo do complexo de dipo. Isto implica que o adolescente seja capaz de fazer o luto dos imagos parentais, percebendo que a sua segurana e afecto no dependem em absoluto da relao com os pais, que j no constituem a coluna dorsal que sustenta a construo do seu mundo. O adolescente deixa de se ver exclusivamente como o objecto do amor dos outros, cujo modelo a relao infantil com os pais, mas capaz e tem prazer em retribuir esse amor, estabelecendo as relaes de reciprocidade caractersticas de um estado adulto. Maia, Maria Jos; A Autoridade do Professor O que pensam Alunos, Pais e Professores, Texto Editora, 2000. (Adaptado)

Concluso Reflexes sobre os resultados obtidos


(enviado a 2002-02-20)

Os dados da pesquisa recolhidos, quer atravs das entrevistas, quer da associao livre de palavras foram cruzados. Entre as vrias reflexes sobre os resultados obtidos destacam-se algumas. Pais e professores concordam em que antigamente havia mais professores autoritrios, que o ensino era mais rgido, que actualmente mais difcil os professores terem autoridade e que se passou de um extremo para o outro Relativamente atitude para com esta evoluo aparecem posies tendencialmente diferentes: a dos pais vai do moderadamente negativo ao moderadamente positivo, considerando que antes era melhor ou que a evoluo no foi totalmente negativa, ou ainda que o ensino era mais rgido, mas as pessoas saam melhor preparadas. A posio dos professores vai do moderadamente positivo ao francamente positivo, considerando que hoje melhor porque h mais respeito pelos alunos, ou que h muito bons professores que no precisam do antigo modelo de autoridade. Os resultados obtidos apontam para uma valorizao da escola como preparao para o futuro por parte dos pais, enquanto os professores valorizam mais o seu comportamento em termos de uma maior proximidade com a corrente pedaggica da no directividade que marcou a sua formao. Pais e professores explicam o enfraquecimento da autoridade dos professores referindo a falta de educao e de acompanhamento dos filhos pelos pais, a degradao social, a heterogeneidade dos alunos com a massificao do ensino, a desmotivao dos docentes, a deteriorao da imagem social do professor e do sistema educativo. Tambm a perspectiva da falta de empregos desmotiva os alunos e desvaloriza o papel que se espera da escola, o que apontado por um pai. Pais, professores e alunos distinguem a autoridade do autoritarismo. Este ltimo apresentado de modo negativo, como um abuso da autoridade, o ser rgido, agressivo, repressivo, ou prepotente.

Para alm de aparecer ligado ao poder de mandar e de obrigar os subordinados a obedecer, sob pena de castigo (Lane & Stenlund, 1984), o autoritarismo aparece sobretudo associado personalidade do professor (rgida ou violenta), no coincidindo completamente com o estilo de liderana autoritrio, que se define pela imposio de processos de deciso por parte de quem tem o estatuto e o poder para o fazer (Jesuno, 1993). Ligado ao autoritarismo, h, nas entrevistas, algumas referncias ao medo que ele cria nos alunos e que o grupo destes menciona nas associaes de palavras. Todavia, importante discriminar diversos tipos de medo dos alunos. Este pode ser apenas o receio do castigo pelo dever no cumprido, e que uma aluna considera normal, comparando-o ao do filho que desobedece face reaco da me; mas o medo pode tambm ser fruto de uma imposio exagerada por parte do professor, que coarcta o modo de ser e de estar dos alunos. S este ltimo gerado pelo autoritarismo. A permissividade do professor tambm apresentada de modo negativo por todos os grupos, sendo afirmado que os alunos preferem o autoritarismo permissividade, que no instaura condies favorveis sua aprendizagem. interessante salientar que, reconhecendo que pior ser um professor permissivo do que autoritrio, este ltimo caracterizado com mais adjectivos negativos do que o primeiro. Quanto aos professores, muitos dos quais tiveram como modelo pedaggico o das pedagogias no directivas, tambm atribuem adjectivos mais negativos ao professor autoritrio do que ao permissivo que, mesmo no cumprindo o objectivo de ensinar, se encontra mais prximo daquelas pedagogias em termos de comportamento. Relativamente ao modo como cada um dos grupos representa a autoridade do professor, verifica-se que todos a representam sob a dupla faceta da disciplina e do respeito, ao servio do objectivo de ensinar. Subentendida a necessidade da competncia cientfica do professor, os informantes pem a tnica na criao de condies por parte do professor para a aprendizagem dos alunos, estabelecendo regras e zelando pelo seu cumprimento, e no reconhecimento e aceitao do professor, que estabelece uma relao interpessoal fundada no respeito, explicitamente referido como respeito mtuo por elementos dos trs grupos. A conscincia que os alunos tambm merecem respeito parece ser o elemento novo que a autoridade ganhou nos anos 70, o que no significa perder o respeito pelos professores, como assinalaram alguns dos respondentes. Na relao entre respeito e disciplina, interessante notar que, na maioria das entrevistas, a autoridade caracterizada primeiramente como o respeito e depois como o manter a disciplina, enquanto na associao de palavras esta ordem aparece invertida, particularmente no grupo dos alunos e no dos professores, destacando-se neste ltimo de forma muito significativa. Isso talvez se deva ao facto da imposio da disciplina ser o aspecto mais imediatamente visvel da autoridade do professor, sendo o que mais incomoda e perturba a aprendizagem. Nas associaes de palavras, aparece tambm referido por todos os grupos como factor de autoridade, o ajudar. Os grupos de pais e professores ainda falam de amizade e, nas entrevistas, do dilogo, da compreenso e da importncia do exemplo. Assim, a autoridade do professor no se reduz a saber manter a disciplina, conotada com a manuteno das regras, ainda que esta seja uma sua componente importante. Maia, Maria Jos; A Autoridade do Professor O que pensam Alunos, Pais e Professores, Texto Editora, 2000. (Adaptado)

Vous aimerez peut-être aussi