Vous êtes sur la page 1sur 5

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

RELATRIO VISITA TCNICA METALURGICA SOUSA

Tubaro 20013

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CAMPUS REGIONAL SUL TUBARO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: ESTRUTURAS METALICAS PROFESSOR: WALTER OLIVIER ALVES ACADMICO: JACSON JEREMIAS

1 INTRODUO A Metalrgica Souza esta no mercado a 47 anos, durante este perodo ela atuou no mercado fabricando uma ampla gama de produtos. Atualmente a Metalrgica Souza tem como principal atividade a fabricao de equipamentos e maquinas para indstria cermica.Seu parque fabril atende a uma rea de 22.000 m, sendo que 15.000 m abrangem fabrica, fundio, administrao, rea de lazer, restaurante e vestirio. Durante a visita tcnica tivemos a oportunidade de apreciar vrios processos que vo de encontro com a grade curricular a ns apresentada, dentre eles podem ser citados: corte de chapas com sistema de plasma, Solda MIG e Eletrodo, Conformao de Chapas e Usinagem.

2 PROCESSOS O processo de corte com Plasma totalmente automatizado pelo sistema CNC (controle numrico computadorizado) que processa o corte de chapas de acordo com as informaes recebidas por um software cad/cam, proporcionando a execuo de servios de cortes regulares e precisos. Os desenhos so recebidos e revisados, depois transferidos para este sistema que otimiza todo o processo, garantindo um melhor aproveitamento de tempo e material. A mquina atualmente em atividade na Metalrgica Sousa tem capacidade de corte de at 20 mm. O processo de corte com Plasma totalmente automatizado pelo sistema CNC(controle numrico computadorizado) que processa o corte de chapas de acordo com as informaes recebidas por um software cad/cam, proporcionando a execuo de servios de cortes regulares e precisos. Os desenhos so recebidos e revisados, depois transferidos para este sistema que otimiza todo o processo, garantindo um melhor aproveitamento de tempo e material. A mquina atualmente em atividade na Metalrgica Sousa tem capacidade de corte de at 20 mm. Aps o processo de corte quando necessrio as chapas vo para o processo de conformao, onde o processo consiste em conformar uma chapa forma de uma matriz, pela aplicao de esforos transmitidos atravs de um puno. Na operao ocorrem alongamento e contrao das dimenses de todos os elementos de volume. A chapa, originalmente plana, adquire uma nova forma geomtrica. Com a forma geomtrica definida a chapa sofrer o processo de soldagem, atualmente so usados os sistemas de solda MIG e Eletrodo na Metalrgica Sousa. O processo de solda MIG apresenta elevada produtividade, pode ser automatizada, no gera escria, solda com alta resistncia, no entanto apresenta algumas desvantagens quando comparada com a solda por Eletrodo, como, no poder ser utilizada em locais com correntes de ar, no porttil e a manuteno mais trabalhosa. O setor de Usinagem tambm se destaca por se tratar de uma parte importante na cadeia de produo da Metalrgica Sousa, pois o setor onde so feitas as peas que sero usados nos equipamentos da linha de produo, que sero posteriormente montadas e mandadas para expedio.

2 CONCLUSO

A visita tcnica se mostrou bastante produtiva, pois proporcionou o cruzamento dos conhecimentos obtidos em sala de aula com o processo produtivo visualizado em campo.

Vous aimerez peut-être aussi