Vous êtes sur la page 1sur 11

NAO KETU

A IMPORTNCIA DOS MITOS NO CANDOMBL


O culto dos orixs remonta de muitos sculos, talvez sendo um dos mais antigos cultos religiosos de toda histria da humanidade. O objetivo principal deste culto o equilbrio entre o ser humano e a divindade a chamada de orix. A religio de orix tem por base ensinamentos que so passados de gerao a gerao de forma oral. Basicamente este culto est assim organizado:

1o Olorun - Senhor Supremo ou Deus Todo Poderoso ( Senhor do Orun) 2o Olodumare Senhor do Destino 3o Orunmil Divindade da Sabedoria (Senhor do Orculo de If e dos destinos) 4o Orix Divindade de Comunicao entre Olodumare e os homens, tambm chamado de elegun, onde a palavra elegun quer dizer "aquele que pode ser possudo pelo Orix" 5o Egungun Espritos dos Ancestrais Os mitos(itan) so muito importantes no culto dos orixs, pois atravs deles que encontramos explicaes plausveis para determinados ritos. Sem estas estrias, lendas ou tan seria difcil ter respostas a srios enigmas, como o envolvimento entre a vida do ser humano e do prprio orix.

O MITO DA CRIAO (Segundo a Tradio Yorub) Olodumar enviou Oxal para que criasse o mundo. A ele foi confiado um saco de areia, uma galinha com 5 (cinco) dedos e um camaleo. A areia deveria ser jogada no oceano e a galinha posta em cima para que ciscasse e fizesse aparecer a terra. Por ltimo, colocaria o camaleo para saber se a terra estava firme. Oxal foi avisado para fazer uma oferenda Exu antes de sair para cumprir sua misso. Por ser um orix funfun, Oxal se achava acima de todos e, sendo assim, negligenciou a oferenda Exu. Descontente, Exu resolveu vingar-se de Oxal, fazendo-

o sentir muita sede. No tendo outra alternativa, Oxal furou com seu opasoro o tronco de uma palmeira. Dela escorreu um lquido refrescante que era o vinho de Palma. Com o vinho, ele saciou sua sede, embriagou-se e acabou dormindo. Olodumar, vendo que Oxal no havia cumprido a sua tarefa, enviou Oduduwa para verificar o ocorrido. Ao retornar e avisar que Oxal estava embriagado, Oduduwa cumpriu sua tarefa e os outros orixs vieram se reunir a ele, descendo dos cus, graas a uma corrente que ainda se podia ver no Bosque de Olose. Apesar do erro cometido, uma nova chance foi dada Oxal: a honra de criar os homens. Entretanto, incorrigvel, embriagou-se novamente e comeou a fabricar anes, corcundas, albinos e toda espcie de monstros. Oduduwa interveio novamente. Acabou com os monstros gerados por Oxal e criou homens sadios e vigorosos, que foram insuflados com a vida por Olodumar. Esta situao provocou uma guerra entre Oduduwa e Oxal. O ltimo, Oxal, foi ento derrotado e Oduduwa tornou-se o primeiro Oba Oni If ou "O primeiro Rei de If".

O VERDADEIRO NOME DE ODUDUWA Como expliquei em outra ocasio, Oduduwa foi um personagem histrico do povo yorub. Oduduwa foi um temvel guerreiro invasor, vencedor dos gbs e fundador da cidade de If. Segundo historiadores, Oduduwa teria vivido entre 2000 1800 anos antes de Cristo. Oduduwa foi pai dos reis de diversas naes yorubs, tornando-se assim cultuado aps sua morte, devido ao costume yorub de cultuar-se os ancestrais. Segundo o historiador Eduardo Fonseca Jnior, Oduduwa chamava-se Nimrod, que desceu do Egito at Yarba onde fixou residncia. Ao longo do caminho at Yarba, Nimrod ou Oduduwa fundou diversos reinos. Diz ainda que Oduduwa teria ido para a frica a mando de Olodumare para redimir os descendentes de Caim que semelhana de seu ancestral, carregavam um sinal na testa. Segundo o historiador, Nimrod trocou de nome e passou-se a se chamar Oduduwa, "aquele que tem existncia prpria"; onde Ile-If aquele que cresce e se expande. Segundo o Professor Jos Beniste, Oduduwa assim chamado devido ao fato dele cultuar uma divindade chamada Odu, que na verdade chama-se Oduloboj, que a representao feminina, com o poder da gestao. Era o ancestral cultuado pelo heri aqui em questo, gerador de toda cultura yorub.

Como podemos observar, Oduduwa (o fundador de Il-If), segundo grandes pesquisadores como Pierre Verger, Jos Beniste, Eduardo Fonseca Jnior um personagem histrico.

OS ORIXS E SUAS ORIGENS Quando falamos de orix, falamos de uma fora pura, geradora de uma srie de fatores predominantes na vida de uma pessoa e tambm na natureza. Mas, como surgiram os orixs? Quais as suas origens? Quando Olorum, Senhor do Infinito, criou o Universo com o seu fu-ruf, mim, ou hlito sagrado, criou junto seres imateriais que povoaram o Universo. Esses seres seriam os orixs que foram dotados de grandes poderes sobre os elementos da natureza. Em verdade, os orixs so emanaes vindas de Olorum, com domnio sobre os 4 (quatro) elementos: fogo, gua, terra e ar e ainda dominando os reinos vegetal e animal, com representaes dos aspectos masculino e feminino, ou seja, para todos os fenmenos e acidentes naturais, existe um orix regente. Atravs do processo de constituio fsica e diante das leis de afinidades, cada ser humano possui 01 (um) ou mais orix, como protetores de sua vida, a eles sendo destinados formas diversas de culto. Um outro aspecto a ser analisado sobre a tradio de orix e sua origem seria a de que alguns orixs seriam, em princpio, ancestrais divinizados que em vida estabeleceram vnculos que lhes garantiam um controle sobre certas foras da natureza, como o trovo, o vento, as guas doces, ou salgadas, ou ento, assegurando-lhes a possibilidade de exercer certas atividades como a caa, o trabalho com metais, ou ainda, adquirindo o conhecimento das propriedades das plantas e de sua utilizao. O poder ax do ancestral-orix teria, aps a sua morte, a faculdade de encarnar-se momentaneamente em um de seus descendentes durante um fenmeno de possesso por ele provocada. A passagem da vida terrestre condio de orix aconteceu em momento de paixo como nos mostram as lendas dos orixs. Xang, por exemplo, tornou-se orix em um momento de contrariedade por se sentir abandonado, quando deixou Oy para retornar regio de Tap. Somente Oy, sua primeira mulher, o acompanha na fuga e, por sua vez, ela entrou debaixo da terra depois do desaparecimento de Xang. Suas duas outras mulheres Oxum e Ob tornaram-se rios que tem seus nomes, quando fugiram aterrorizadas pela fumegante clera do marido. Como relatei, esses antepassados no morreram de forma natural; e sim, sofreram uma transformao nos momentos de crise emocional provocada pela clera ou outros sentimentos.

A origem a prpria terra. E segundo a tradio yorub, alguns orixs foram seres humanos possuidores de um ax muito forte e de poderes excepcionais.

SAUDAES:
As saudaes so muito importantes, pois atravs delas que ns invocamos os orixs. Assim, vamos traduzir para vocs As saudaes dos Orixs e seus significados: Exu Ogun Oxossy Xang Oxum Yans ou Oy Omolu e Obaluay Yemanj Oxumar Nan Oxal Kb Lry Ptakor Ar Unse Kke Ode Kaw-Kbisil pri Atto ru y Arrum Bobo(termo Jeje) Slb Es Epa Bb aquele que muito falante exterminador ou cortador de ori ou cabea guardador do corpo e caador venham ver o Rei descer sobre a terra venha, meu servo silncio senhora do cavalo marinho senhor de guas supremas pantaneira (em aluso aos pntanos de Nan) voc faz, obrigado Pai

Or Y Y Ofydermn salve mezinha doce, muito doce

AX A palavra Ax de origem yorub e muito usada nas casas de Candombl. Ax significa "fora, poder, realizao" mas tambm empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - Eu estou muito bem. Outro responde: -Ax! Esse ax a dito equivaleria ao "Amm" do Catolicismo ("que Deus permita"). Mas, o Ax ainda pode significar a prpria casa de Candombl em toda a sua plenitude. Da, uma Yalorix tambm ser chamada de Yalax(Iylse), ou seja, Me do Ax ou a pessoa responsvel pelo zelo do Ax ou fora da casa de Orix. Ax tambm pode significar Vida. E tudo que tem vida tem origem. Chamar a vida chamar o Ax e as origens. Os Orixs so Ax, os Orixs so Vida.

Agora, o que seria Contra-Ax? O contra-ax so todas as estruturas de opresso e morte que destroem a vida das comunidades. O contra-ax ainda pode ser todas a quizils e ews dentro de uma casa de orix e tambm certos tabus que cercam o omo-orix. Na tradio dos orixs, ax tambm pode significar a "fora das guas, do fogo, da terra, das rvores, das pedras" enfim de tudo que tem vida. Pois, o Candombl um culto de celebrao vida e a toda a fora que dela advm, ou seja, o prprio culto, o prprio Ax.

O QUE SERIAM ORIXS-ANCESTRAIS? Para os povos africanos, em particular, para os yorubs, fons e bantos, a religio a base para sua existncia diria. Ainda pela manh, os yorubs, por exemplo, fazem uma srie de adrs e oriks, ou seja, rezas e invocaes para que o dia corra bem. Durante o dia ainda, vrios atos sero feitos lembrando sempre a tradio religiosa. Nas horas das refeies, enquanto a famlia estiver reunida tambm vrias saudaes sero feitas, agradecendo a Oldmar e aos Orixs-Ancestrais a graa da alimentao. Agora, por que estes povos se portam assim? Usamos o termo Oldmar por representar para o povo yorub, o criador de todas as coisas ou a divindade suprema acima dos Orixs-Ancestrais. Os povos de Ketu, Oy, Ijes, Ibadan e If no s prestam culto divindades naturais, mas tambm cultuam ancestralidade, pois para os yorubs a reencarnao existe (atun w), ou seja, a pessoa morre e renasce no mesmo seio familiar ao qual pertencia. A entra o orix-ancestral de cada famlia que por tradio ser o orixdominante de toda uma regio. Por exemplo, Xang em Oy, Ogun em Ir, Oxum em Ijex, Oxossy em Ketu e assim por diante. Como podemos observar, esses orixs so patronos e dominantes de cada regio, acreditando os yorubs serem eles ancestrais nestes lugares, isto , viveram ou construiram estas regies, como Xang ainda em exemplo teria sido o maior Alafin ou rei de Oy. Como podemos entender que l na Nigria os yorubs cultuam esses orixs como sendo seus antepassados, isto , o culto orix est ligado ao culto da ancestralidade.

OD

A palavra od vem da lngua yorub e significa destino. Portanto, od o destino de cada pessoa. O destino , na verdade, a regra determinada a cada pessoa por Olodumar para se cumprir no iy, o que muitos chamam de misso. Esta misso nada mais do que o od que j vem impresso no pnr de cada um, constitudo numa sucesso de fatos, enquanto durar a vida do emi-okn ou esprito encarnado na terra. Enquanto a criana ainda no nascer, ou seja, enquanto ela permanecer na barriga de sua me, o od ou destino desta criana ficar momentaneamente alojado na placenta e s se revelar no dia do nascimento da criana. Cada od ou destino est ligado a um ou mais orix. Este orix que rege o od de uma pessoa influenciar muito durante toda a vida dela. Mas, nem por isso ele ser obrigatoriamente o orix-ori, ou "o pai de cabea" daquela pessoa, ou seja, o orix-ori independe do od da pessoa. Vejamos um exemplo: um omon-orix de Yans que tenha no seu destino a regncia do od ofun (que ligado Oxal), essa pessoa ter todas as caractersticas dos filhos de Yans: independentes, autoritrios, audaciosos. Mas, sofrer as influncias diretas do od ofun, trazendo portanto para este filho de Yans, lentido em certos momentos da vida. Situao esta desagradvel para os filhos de Yans, que tem a rapidez como marca registrada. Os ods ou destinos so um segmento de tudo que predestinao que existe no universo, conseqentemente, de todas as pessoas. Os ods, alm de serem a individualidade de cada um, tambm so energias de inteligncias superiores que geraram o Grande Boom, a exploso acontecida a milhares de anos no espao que criou tudo. Dentro de um contexto especfico (pessoal ou social) em nosso planeta esses ods podem seguir um caminho evolutivo ou involutivo, por exemplo: existe um od denominado de odi. Foi Odi que em disfuno gerou as doenas venreas e outras doenas resultantes de excessos e deturpaes sexuais. Traz em sua trajetria involutiva a perverso sexual e ainda atravs desse lado involutivo de odi que acontece a perda da virgindade e a imoralidade. Porm, como expliquei, existe o lado evolutivo e o prprio od odi citado aqui em nosso exemplo possui caractersticas boas e marcantes como: carter forte e firme e tendncia a liderana. Na verdade, so os ods que governariam tudo que est ligado a vida em todos os sentidos. Abaixo, relaciono os 16 (dezesseis) principais ods e seus orixs correspondentes:

OD

ORIX

1.knrn 2.ji k 3.t gnd 4.rsn 5.s 6.br 7.d 8.j Onl 9.s 10.fn 11.wrn

Exu Ogun e Ibeji Obaluaiye e ainda Ogun Yemanj Oxum Xang, Oxossy, Yans e Logun-Ed Exu, Omolu, Oxossi e ainda Oxaguin Oxaguian Oya, Yemanj Oxal Yans, Exu e Ogun

12.jl Sebor Xang 13.j Olgbon Nan 14.ka 16.lfia Oxumar e Ossain Orunmil, Orixal, Odudua e Orixs Funfun 15.Ogbgnd Ob, Ewa, Oxumar e Omulu

O RITUAL DE PD NO CANDOMBL
A palavra pd significa encontro, reunio. Da contrao desta palavra surgiu o termo pad que ficou para determinar o "ritual do pad". Nessa ocasio, todos os membros da casa devem estar no barraco. No momento do pd ou pad os Exus, Ancestrais, Orixs e pessoas filhos do egb formam um conjunto muito importante. O pd no uma festa pblica, no podendo a nesse momento haver nenhuma conversa por parte dos participantes. Todos permanecem abaixados, ajoelhados em esteiras sem olhar o que se passa a sua volta. Este ato por causa de iyamin. Se uma pessoa levantar a cabea em hora indevida, as iyamins podem cegar esta pessoa naquele momento. No ato do pd, s a yamor pode entrar e sair do barraco, pois a ela foi conferido um objeto (cuia) que a proteje como escudo dos perigos das aj(iyamin). Na verdade, o pd uma obrigao feminina. No quero dizer com isso que homens no participem; apenas ressalto que quem controla o pd so as Iy M Aj ou As Grandes Mes Feiticeiras.

A IMPORTNCIA DAS PINTURAS

Trs elementos so utilizados nas casas de Candombl, para diversas finalidades e so essenciais pela ao de proteo que exercem: Osun, Efun e Waji. Osun e Waji so elementos vegetais e Efun mineral. Todos so transformados em p para preparar pintura, principalmente, a pintura do ori de iyawos, ou seja, das pessoas que se iniciam no Candombl. Osun, Efun e Waji servem a para proteo da cabea do iyawo, contra os efeitos negativos das aj da sociedade das iyami. Isso porque, os pssaros enviados pelas aj costumam pousar com as asas abertas sobre as cabeas das pessoas. Quando isso acontece, todo o mal fica nessas pessoas. Da o procedimento de se pintar o iyawo. Outra forma de se proteger das yamin passar a mo constantemente pela cabea, no intuito de impedir o pouso dos pssaros maus e que so denominados de eleye. Portanto, vale ressaltar a importncia da pintura de iyawo com esses elementos Osun, Efun e Waji, pois os mesmos neutralizam a clera das yamins.

O SIGNIFICADO DE PAN E KITANDA Durante os ritos de iniciao, a pessoa devidamente isolada mantendo contato somente com pessoas preparadas para cuid-la. Toda ateno lhe dedicada, sendo-lhe destinada uma me criadeira tambm denominada de ojbna, para lhe assistir em tempo integral. Um iyawo equivale a uma criana nova, recm-nascida e merecedora de todos os cuidados. Da o iyawo tambm ser chamado de omotun, que quer dizer criana nova. Embora adulta e talvez bem vivida, a pessoa ao entrar para se iniciar se transforma numa criana, pois um ser novo que nasce para a religio. Por esse motivo, aps o ritual do oruko, ou seja, do nome de iyawo, torna-se necessrio um novo ritual: o reaprendizado das coisas, que no Candombl de Ketu chama-se Pan e nos de Angola, Kitanda. A palavra pan em yorub significa fim do castigo, em referncia a quebra da rigidez exigida durante o comeo da iniciao (banhos, pintura, raspagem) e kitanda, em kimbundo, significa feira, mercado. Essa maior liberdade proporcionada pela presena de entidades chamadas no Ketu de ere. Estas entidades tm caractersticas infantis proporcionando ao iyawo um certo relaxamento e repouso. Estes rituais pan (no Ketu) e kitanda (no Angola) representam em verdade a quebra das kizilas em que o iyawo estava submetido durante o tempo de recolhimento. o reaprendizado dos gestos e aes do dia a dia. Por isso, so colocados objetos como: tesoura, lpis, linha, agulha, vassoura, copos, pratos e ainda colocam-se frutas para

serem vendidas. Enquanto os homens imitam trabalhos no campo, as mulheres representam tarefas caseiras. Mas tudo isso feito num clima de total alegria. Mas, o iyawo ainda sofrer alguns w durante algum tempo, tais como: no vai praia, no toma bebida alcolica, s se veste de branco e comporta-se de forma submissa diante dos mais velhos, alm de no receber a beno com a cabea coberta. Enfatizo que iyawo no toma beno com a cabea coberta. Adosu e Iyawo so denominaes nas casas de Ketu; Muzenza, nas casas de Angola e Vodunsi, nas de Jeje.

Kizila ou w
Tudo aquilo que provoca uma reao contrria ao ax, d-se o nome de kizila ou w, ou seja, so as energias contrrias a energia positiva do orix. Estas energias negativas podem estar em alimentos, cores, situaes, animais e at mesmo na prpria natureza. Como algumas kizilas ou w dos orixs, tem-se: *Exu - gua e mel em excesso *Ogun - quiabo *Oxossy - mel de abelha *Yans - abbora *Oxal - dend, vinho da palma O QUE SIGNIFICA ADR? A palavra adr do yorub e significa reza, prece ou orao. Estas adr ou oraes tem por finalidade invocar os orixs, e tambm, solicitar ajuda para os problemas do dia a dia. Porm, o que seria orki? Orki, na verdade, seria um aglutinado de palavras usadas pelos yorubs na hora de fazerem sacrifcios ou pedidos aos orixs. O orki, diferente da adr, seria a splica. isto! A adr a reza ou orao prpria do orix que no pode ser mexida. Enquanto o orki so palavras expressas de forma intimista com o orix, podendo ser modificado dependendo da ocasio em que for dito. Abaixo, uma Adr Od: Ode amoji elere Otiti ami il uo biojo Ari sokoto penpe guibon eni on ikir

Boba guibo ma da miran s Ode alaja pa amu ouem ob Baba m fiki fiki ekun ako oru Ma jeki owo son m Ode wa fun m, ni alafi Caador, pessoa forte que sacode a cidade Pessoa que veste bermuda nas estradas molhadas da cidade de Ikir Se forem rasgadas ele tem outras Caador que tem cachorros, que matam qualquer animal Meu Pai, o forte leopardo que no tem medo da madrugada No me deixa faltar dinheiro Caador, d-me a paz

AS GUAS E OS ORIXS FEMININOS A gua muito utilizada nas casa de Candombl. Em muitos ritos ela aparece tendo um significado muito importante, desde o rito do pd, quando ela utilizada para acalmar as aj, at o ritual das guas de Oxal, quando ela representa a limpeza lustral do egbe. Colocar gua sobre a terra significa no s fecund-la, mas tambm restituir-lhe seu sangue branco com o qual ela alimenta e propicia tudo que nasce e cresce em decorrncia, os pedidos e rituais a serem desenvolvidos. Deitar gua iniciar e propiciar um ciclo. Diria ainda que as guas de Oxal pelas quais comea o ano litrgico yorub tem precisamente este significado. comum ao se chegar a uma entrada de uma casa de Candombl vir uma filha da casa com uma quartinha com gua e despejar esta gua nos lados direito e esquerdo da entrada da casa. Este ato para acalmar Exu e tambm para despachar qualquer mal que por ventura possa estar acompanhando esta pessoa. Neste caso, a gua entra como um escudo contra o mal. Entre os eboras ou orixs femininos, destacamos aqui Nna que est associada terra, lama e tambm s guas. Nna ou Nna Burk ou Nna Buk, como chamada no antigo Dahom, foi considerada como o ancestre feminino dos povos fons. Outro orix feminino associado gua o orix sun. Oxum tem toda a sua histria ligada s guas pois, na Nigria, sun a divindade do rio que recebe o mesmo nome do orix. Oy ou Ynsn, divindade dos ventos e tempestades, tambm est ligada s guas, pois na Nigria Oy dona do rio Niger, tambm chamado pelos yorubs de Od Oy ou "Rio de Oya".

No diferente dos demais orixs femininos, Yemanj tambm est muito ligada s guas. o orix que em terra yorub patrona de dois rios: o rio Yemonja e o rio Ogun no confundir com o orix Ogun, Deus do ferro. Da Yemonja estar associada expresso Od Iy, ou seja, "Me dos Rios". Resumindo, a gua um elemento natural aos orixs femininos. No s dentro do culto de Candombl, mas como em toda a vida, ela de suma importncia pois, como dito, a gua o princpio da vida.

SENTIDO DAS PALAVRAS As palavras yorubs, ewes e as do dialeto kimbundo so as mais usadas nas casas de Candombl. Muitas dessas palavras sofreram modificaes nos seus sentidos reais, ou seja, muitas delas so empregadas de forma diferente do seu real sentido. isso que vamos entender agora: A palavra perdo em yorub af-riji. Mon em yorub significa certamente; sim. No confundir com a palavra mona da lngua kimbundo. Mulher em yorub obin-rin e em ewe, ion. A palavra licenaem yorub aiy-lujar. No Brasil, a palavra licena foi identificada com a palavra g, que na verdade em yorub yg, ou seja, g uma contrao da palavra yorub yg que na verdade significa abram caminho.

Vous aimerez peut-être aussi