Vous êtes sur la page 1sur 15

MBA EM GESTO ESTRATGICA E ECONMICA DE PROJETOS

2013.1

FUNDAO GETULIO VARGAS


uma instituio de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de dezembro de 1944, com o objetivo de ser um centro voltado para o desenvolvimento intelectual do pas, reunindo escolas de excelncia e importantes centros de pesquisa e documentao focados na economia, na administrao pblica e privada e na histria do pas. A estrutura acadmica da FGV composta por Escolas e Institutos, com grande tradio e intensa produo intelectual: CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil Direito GV - Escola de Direito de So Paulo Direito Rio - Escola de Direito do Rio de Janeiro EAESP - Escola de Administrao de Empresas de So Paulo EBAPE - Escola Brasileira de Administrao Pblica e de Empresas EESP - Escola de Economia de So Paulo EMAp - Escola de Matemtica Aplicada EPGE - Escola de Ps-Graduao em Economia FGV Projetos Consultoria para organizaes pblicas e privadas IBRE - Instituto Brasileiro de Economia IDE Instituto de Desenvolvimento Educacional

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL


O IDE foi criado no final de 2003 com o objetivo de coordenar e gerenciar uma rede de distribuio nica para os produtos e servios educacionais produzidos pela FGV, atravs de suas Escolas e Institutos, distribudos por meio de Instituies Conveniadas. O Instituto composto pelo FGV Management, Programa de Ps-Graduao; pelo FGV Online, Programa de Ensino a Distncia; pelo FGV in company, Programa de Cursos Customizados; pela Central de Qualidade e Inteligncia de Negcios, responsvel pela manuteno da qualidade e padro de excelncia FGV, em qualquer lugar do pas onde os programas do IDE estejam sendo oferecidos; e pela Certificao de Qualidade, que compartilha a qualidade do

UNIDADE 9 DE JULHO | UNIDADE BERRINI | UNIDADE ITAPEVA | UNIDADE PAULISTA 0800 772 2778 | www.fgv.br/mba-sp

conhecimento e do ensino produzidos na FGV com os cursos de graduao em Administrao e Economia de outras instituies do pas. Por intermdio de parcerias com diversas universidades da Europa, sia e dos Estados Unidos, os alunos dos cursos administrados pelo IDE tm a possibilidade de participar de programas de curta, mdia ou longa durao em universidades estrangeiras. Os programas do FGV Management So Paulo so oferecidos nas seguintes unidades: Unidade Paulista: Av. Paulista, 548 andar intermedirio mbapaulista@fgv.br Unidade Berrini: Av. Naes Unidas, 12.495 - anexo 1 mbaberrini@fgv.br Unidade 9 de Julho: Rua Itapeva, 432 mbapaulista@fgv.br 0800 772 2778 | 3799 3455 O curso de Gesto Estratgica e Econmica de Projetos certificado pela Escola de Economia de So Paulo.

ESCOLA DE ECONOMIA DE SO PAULO - EESP


A Escola foi credenciada pelo Ministrio da Educao pela Portaria no 707, de 15 de abril de 2003, para oferecer curso de graduao em economia, cursos de ps-graduao acadmica e profissional, de educao continuada e de especializao, em economia, um centro de excelncia na gerao e transmisso do saber econmico, criado pela FGV, preocupa-se em desenvolver um ambiente de aprendizagem e de debate pblico que contribua para a evoluo econmica e social do Pas.

UNIDADE 9 DE JULHO | UNIDADE BERRINI | UNIDADE ITAPEVA | UNIDADE PAULISTA 0800 772 2778 | www.fgv.br/mba-sp

SOBRE O MBA
Com a abertura dos mercados e o enorme aumento da competitividade, o cenrio internacional fica muito mais instvel, em um ambiente de grandes mudanas. Neste ambiente, fundamental a existncia de uma forma estruturada de implementao de mudanas, de forma a garantir o seu sucesso. A nica forma de se implementar mudanas, de qualquer porte, segmento de negcio ou natureza, atravs de projetos. Em sua organizao, tudo que tiver a palavra novo, obrigatoriamente ter que ser feito atravs de um projeto. Isto cria a necessidade de novas competncias e atitudes, e a funo de Gerncia de Projetos passa a se tornar mandatria nas organizaes de todos os segmentos. As exigncias de elevados nveis de desempenho, efetividade de custos e competitividade, so caractersticas dos diversos ambientes de negcios. Neste cenrio, gerentes e profissionais das organizaes necessitam estar capacitados a implementar projetos em um ambiente altamente complexo, orquestrando equipes multidisciplinares e controlando oramentos limitados. Para tal, os profissionais necessitam de conhecimentos e habilidades para o perfeito desempenho de suas funes como Agentes de Mudana nas organizaes, nos aspectos gerais de gesto organizacional e mais especificamente no gerenciamento de projetos.

METODOLOGIA
Os mdulos presenciais so conduzidos atravs de aulas expositivas dos aspectos tericos e calcados em exemplos prticos, exerccios, discusso dirigida e apresentao de casos. O MBA de Gerncia de Projetos conta com o apoio do PMI Project Management Institute, que a maior organizao internacional de metodologia, suporte e certificao da carreira de Gerente de Projetos e do IIL -

International Institute for Learning, empresa lder mundial em treinamento e consultoria em Gerncia de Projetos,
Teoria das Restries e Seis Sigma. Alm disto, o MBA chancelado pelo PMI internacional como PMI-REP (Registred Education Provider).

UNIDADE 9 DE JULHO | UNIDADE BERRINI | UNIDADE ITAPEVA | UNIDADE PAULISTA 0800 772 2778 | www.fgv.br/mba-sp

AVALIAO DE APRENDIZAGEM
Os participantes sero avaliados em cada disciplina atravs de provas individuais e trabalhos em grupo, sendo exigida a nota final mnima 7,0 (sete) em cada disciplina para sua aprovao e formatura. Ser exigida tambm uma presena mnima obrigatria de 75% no curso como um todo e de 75% em cada disciplina. Cada aluno dever fazer um trabalho de concluso de curso TCC, apropriado aos objetivos do programa.

OBJETIVO
O MBA em Gesto Estratgica e Econmica de Projetos (GEEP) tem por objetivo desenvolver nos participantes o conhecimento, a capacidade e a habilidade para atuarem como gerentes de projetos de qualquer natureza, porte ou complexidade, liderando equipes multidisciplinares, gerenciando recursos, tempo, oramentos e riscos e implementando-os com sucesso.

PBLICO ALVO
Profissionais, lderes, gerentes e executivos que lidem com projetos de qualquer segmento de negcio ou rea de atuao ou que tenham responsabilidade por implementao de mudanas nas organizaes. Profissionais, lderes, gerentes e executivos cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos nveis de formao acadmica. Profissionais que sintam necessidade de reciclagem. Profissionais, lderes e gerentes que aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem alm de experincia profissional, slidos conhecimentos de projetos. Profissionais que tenham no mnimo 04 anos de experincia profissional relevante.

PROGRAMA

PROGRAMA 1. 2. 3. 4. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento do Escopo em Projetos Gerenciamento da Qualidade em Projetos Gerenciamento do Tempo em Projetos 24 24 12 24

UNIDADE 9 DE JULHO | UNIDADE BERRINI | UNIDADE ITAPEVA | UNIDADE PAULISTA 0800 772 2778 | www.fgv.br/mba-sp

5. 6. 7. 8. 9.

Gerenciamento de Custos em Projetos Gerenciamento de Pessoas em Projetos Gerenciamento da Comunicao em Projetos Gerenciamento de Stakeholders em Projetos Gerenciamento de Aquisies em Projetos

24 12 12 12 24 24 24 24 12 12 24 12 12 12 12 12 12 12 12 72 456

10. Gerenciamento de Riscos em Projetos 11. Negociao e Administrao de Conflitos 12. Anlise de Viabilidade de Projetos 13. Comunicao Interpessoal 14. Economia Empresarial 15. Estratgia de Empresas 16. Gerenciamento da Integrao em Projetos 17. Gerenciamento de Portflio e PMO 18. Gesto Econmico-Financeira 19. Liderana e Trabalho em Equipe 20. Macroeconomia 21. Marketing de Projetos 22. Matemtica Financeira 23. Metodologia Cientfica 24. Concorrncia de Projetos (on-line)

Carga Horria Total (horas/aula)

EMENTAS

Fundamentos do Gerenciamento de Projetos Histrico e conceituao de projeto. Gerenciamento de programa, portflio e projetos. Relao entre estratgia e projetos. Caracterizao do ciclo de vida e dos grupos de processos de gerenciamento de projetos. reas de conhecimento segundo o PMBOK - PMI (Project Management Institute). Integrao entre reas de conhecimento e processos. Diferena entre fase de um projeto e grupo de processos de gerenciamento. Plano de gerenciamento do projeto. Lies aprendidas. Estruturas organizacionais para

UNIDADE 9 DE JULHO | UNIDADE BERRINI | UNIDADE ITAPEVA | UNIDADE PAULISTA 0800 772 2778 | www.fgv.br/mba-sp

gerenciamento de projetos. O papel do gerente de projeto e suas principais competncias. Outros padres e instituies que disseminam melhores prticas em gerenciamento de projetos.

Gerenciamento do Escopo em Projetos Definio de escopo: do produto e do projeto. Processos do gerenciamento de escopo segundo o PMBOK. Modelos de documentos: Declarao de Escopo, EAP, Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos.

Gerenciamento da Qualidade em Projetos Gerenciamento da qualidade abordagens proprietrias e no proprietrias. Conceitos e definies de qualidade em projetos. Processos do gerenciamento da qualidade segundo o PMBOK. Modelo de plano de gerenciamento da qualidade.

Gerenciamento do Tempo em Projetos Contexto e importncia do gerenciamento do tempo em projetos. Processos do gerenciamento do tempo segundo o PMBOK. Caminho crtico. Desempenho do projeto. Relatrio de status e aes corretivas.

Gerenciamento de Custos em Projetos Tipologia de custos em projetos. Processos de gerenciamento de custos em projetos segundo o PMBOK. Gerenciamento do valor agregado (GVA).

Gerenciamento de Pessoas em Projetos Processos de gerenciamento de pessoas em projetos segundo o PMBOK.

UNIDADE 9 DE JULHO | UNIDADE BERRINI | UNIDADE ITAPEVA | UNIDADE PAULISTA 0800 772 2778 | www.fgv.br/mba-sp

Gerenciamento da Comunicao em Projetos Dimenses e modelos de comunicao. Habilidades de comunicao para o gerenciamento de projetos. Processos de gerenciamento das comunicaes em projetos segundo o PMBOK. Definio e importncia da identificao dos stakeholders no projeto.

Gerenciamento de Stakeholders em Projetos Definio e importncia da identificao dos stakeholders no projeto. Aspectos comportamentais. Identificao, classificao e anlise dos stakeholders do projeto. Processos de gerenciamento dos stakeholders. Processo de mudana.

Gerenciamento de Aquisies em Projetos Conceituao de aquisies/contratao. Processos de gerenciamento das aquisies em projetos segundo o PMBOK. Tipos de contratos e Licitaes.

Gerenciamento de Riscos em Projetos Riscos definio, conceitos e histrico. Processos do gerenciamento de riscos segundo o PMBOK.

Negociao e Administrao de Conflitos Importncia da negociao. Conceitos fundamentais de negociao. O objeto da negociao. O conflito na empresa e a negociao gerencial. Comunicao interpessoal como componente primordial para o processo de negociao. Linguagem corporal na negociao. Assertividade. Estratgias e estilos de negociao. Teoria de estilos a sua argumentao. Negociao com pessoas de diferentes estilos. O perfil do gestor como negociador. O processo da negociao: elementos e fases. Principais modelos de negociao. Negociao em diferentes culturas.

UNIDADE 9 DE JULHO | UNIDADE BERRINI | UNIDADE ITAPEVA | UNIDADE PAULISTA 0800 772 2778 | www.fgv.br/mba-sp

Anlise de Viabilidade de Projetos Fundamentos de finanas para projetos. Mtodos e regras para deciso de aceitao (investir) ou rejeio (no investir) de projetos em oramento de capital. Custo de capital prprio e custo mdio ponderado de capital. Anlise do risco econmico-financeiro em projetos.

Comunicao Interpessoal Princpios de Comunicao. O processo da comunicao - comunicao verbal e no verbal, comunicao interpessoal e intrapessoal. Barreiras comunicao eficaz. O processo de comunicao em grupo. A importncia da inteligncia emocional no processo da comunicao.

Economia Empresarial Ambiente econmico e o sistema financeiro nacional. O comportamento do consumidor. Entendendo a demanda. O preo de reserva e o excedente do consumidor. Elasticidades e discriminao de preos. Custos e escala de produo. O princpio da dualidade: a ligao entre tecnologia e custo. A funo lucro. As restries de mercado. Estruturas de mercado.

Estratgia de Empresas Estratgia: Conceitos, escolas e processos. Identidade Empresarial. Anlise do Macroambiente. Planejamento Estratgico: Matrizes e Modelos para Anlise do Ambiente Externo: Matriz PEST, Modelo das Foras de Porter. Matrizes e Modelos para Anlise do Ambiente Interno: Competncias e Capacidades, Foras e Fraquezas, Fatores Crticos de Sucesso; Diagnstico SWOT. Formulao Estratgica: Matriz de Ansoff, Estratgias genricas, Cadeia de Valor, Sistema de Atividades, Estratgias Funcionais. Metodologia para Desenvolvimento de Estratgia de Negcios, Implementao e Controle Estratgico: O Balanced Scorecard. Objetivos e plano de ao: Caractersticas e ferramentas.

UNIDADE 9 DE JULHO | UNIDADE BERRINI | UNIDADE ITAPEVA | UNIDADE PAULISTA 0800 772 2778 | www.fgv.br/mba-sp

Gerenciamento da Integrao em Projetos Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto. Gerenciar o trabalho do projeto. Controlar o trabalho do projeto. Executar o controle integrado de mudanas. Encerrar o projeto ou fases do projeto (objetivos). Ferramentas de integrao.

Gerenciamento de Portflio e PMO Definies sobre gerncia de portflio, ligao do portflio com a estratgia e com a operao da empresa, definio de mtricas, identificao, alinhamento, avaliao, priorizao, categorizao e autorizao de projetos e programas. Seleo e balanceamento de portflio de projetos. Stakeholders ligados ao gerenciamento de portflio. Implementando gerncia de portflio atravs do Escritrio de Projetos. Conceito de PMO. Modelos de Maturidade x PMO. Tipos de modelos de PMO. Estratgias de implantao. Funes e papis do Escritrio de Projetos. Vendendo a soluo de PMO. Mtricas e pontos crticos de sucesso.

Gesto Econmico-Financeira Conceitos bsicos de gesto econmico-financeira. Princpios bsicos de contabilidade. Custeio e investimento. Remunerao do investimento. Anlise de Balanos.

Liderana e Trabalho em Equipe Liderana e equipes. Caractersticas dos lderes. Estilos de liderana. Liderana situacional. Poder e conflito nas organizaes. Motivao. Liderana compartilhada. Flexibilidade e adaptabilidade. Estgios de evoluo de equipes. Times de trabalho autodirigidos.

Macroeconomia Conceitos econmicos. Mensurao da atividade econmica. Demanda e Oferta Agregadas. Inflao e ndices de Preos. Comparaes Internacionais. Fluxos de comrcio, servios e de capitais financeiros. Reservas Internacionais. Regime Cambial. Modelo de Crescimento e Desenvolvimento. Poltica Econmica: monetria e fiscal.

UNIDADE 9 DE JULHO | UNIDADE BERRINI | UNIDADE ITAPEVA | UNIDADE PAULISTA 0800 772 2778 | www.fgv.br/mba-sp

Marketing de Projetos O marketing nas organizaes. A histria do marketing e conceitos bsicos. O composto de marketing e os impactos no desenvolvimento de projetos. Segmentao Targeting Posicionamento o planejamento da ao. As vendas de projetos.

Matemtica Financeira Juros simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes). Descontos simples e compostos. Amortizao de emprstimos. Conceitos de equivalncia e fluxo de caixa. Valor Presente Lquido, Taxa Interna de Retorno, Pay-Back (simples e descontado). Taxa de atratividade (custo de oportunidade).

Metodologia Cientfica O trabalho de concluso de curso (TCC) do MBA em Gerenciamento de Projetos (Objetivo). Os elementos que envolvem a elaborao, a estruturao e a redao do TCC, conforme as diretrizes da Fundao Getulio Vargas. O conhecimento das normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) para trabalhos acadmicos. Os procedimentos de orientao e entrega do TCC.

Concorrncia de Projetos (on-line) Simulao de ambiente competitivo de projetos onde os alunos, em grupos, representaro empresas que competiro, aplicando os conceitos apresentados durante o MBA.

COORDENAO
Prof. Edmarson Bacelar Mota, Mestre
Doutorando em administrao. Mestre em engenharia (PUC-RJ). Engenheiro eletrnico (PUC-RJ). Como executivo, atuou em funes diversas: projetos, planejamento, marketing, comercial e qualidade.

UNIDADE 9 DE JULHO | UNIDADE BERRINI | UNIDADE ITAPEVA | UNIDADE PAULISTA 0800 772 2778 | www.fgv.br/mba-sp

Atividades docentes em Universidades h 30 anos. Professor e Consultor em diversos programas da FGV. Coordenador acadmico em MBAs da FGV e Programas de Desenvolvimento Gerencial. Palestrante. Dedica-se exclusivamente a atividades Docentes e Consultoria, com nfase em Desenvolvimento Humano e Gerencial, com nfase em Projetos. Usualmente, atua nas seguintes reas do saber e prticas: Elaborao e Gerenciamento de Projetos, Planejamento Estratgico, Comunicao Interpessoal, Liderana, Equipes e Desenvolvimento Humano. Co-autor do livro Gesto da Qualidade, publicado pela Editora FGV.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS
Os programas internacionais oferecidos como extenso aos cursos de MBA Executivo so realizados em parceria com instituies internacionais de renome da Europa, sia e Estados Unidos e que conferem aos participantes uma certificao de MBA Executivo Internacional. Os principais objetivos desses cursos so: ganhar a viso internacionalizada de negcios, fazer um networking com alunos da FGV e representantes de empresas nacionais e multinacionais de todo o Brasil, assim como troca de informaes com os docentes, executivos americanos ou europeus, adquirindo, com isso, uma formao acadmica internacional, alm do aculturamento pessoal.

UNIDADE 9 DE JULHO | UNIDADE BERRINI | UNIDADE ITAPEVA | UNIDADE PAULISTA 0800 772 2778 | www.fgv.br/mba-sp

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo compreende anlise curricular e entrevista. E o processo somente ter incio mediante o preenchimento da ficha de inscrio e o envio do currculo.

DATA DE INCIO
Local de Realizao Paulista Data de Incio 01/04/2013 13/04/2013 15/04/2013 Berrini 20/04/2013 Horrio de Aulas 2as e 3as feiras das 19h s 23h15 Aos sbados (quinzenalmente) das 8h30 s 18h 2as e 3as feiras das 19h s 23h15 Aos sbados (quinzenalmente) das 8h30 s 18h

As aulas inaugurais e eventuais aulas de reposio, provas substitutivas, palestras temticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horrio que no os definidos para a aula.

FORMA DE PAGAMENTO
Boleto bancrio: O primeiro pagamento dever ser realizado em trs dias corridos aps a entrega da documentao, com a emisso do boleto pela FGV. Para emisso de uma 2 via, por atraso, implicar em acrscimo de 2% (dois por cento), a ttulo de clusula penal no compensatria, e juros de 1% (um por cento) ao ms, sobre o valor devido na data de sua quitao. Os prximos vencimentos sero todo dia 10, a partir do ms de incio do curso. No caso de pagamento efetivado pela Empresa (Pessoa Jurdica), o candidato dever trazer uma carta de autorizao da mesma para tal procedimento.

UNIDADE 9 DE JULHO | UNIDADE BERRINI | UNIDADE ITAPEVA | UNIDADE PAULISTA 0800 772 2778 | www.fgv.br/mba-sp

VALOR DO INVESTIMENTO DO CURSO MBA EM GESTO ESTRATGICA E ECONMICA DE PROJETOS

Formas de pagamento Vista 5 Parcelas 10 Parcelas 18 Parcelas 20 Parcelas 25 Parcelas R$ R$ R$ R$ R$ R$

Planos vlidos para matrculas efetivadas at: 27/12/12 28.800,00 5.875,00 3.011,00 1.739,00 1.580,00 1.295,00 R$ R$ R$ R$ R$ R$ 31/01/13 29.808,00 6.081,00 3.116,00 1.800,00 1.635,00 1.340,00 R$ R$ R$ R$ R$ R$ Incio do curso 30.816,00 6.286,00 3.221,00 1.861,00 1.691,00 1.385,00

Os planos de investimentos sero vlidos para as matrculas efetivadas at as datas apresentadas acima. O processo de matrcula compreende entrega da documentao, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1% a.m. Outras formas de pagamento sob consulta.

MATRCULA
A aprovao no processo seletivo no garante a vaga ao candidato. A matrcula somente efetivada mediante a entrega de toda documentao exigida, pagamento do boleto e assinatura do contrato. Obs: Matrculas simultneas de funcionrios da mesma empresa tm desconto de 5%. Documentao: A matrcula poder ser efetuada por procurador habilitado, mediante instrumento pblico ou particular de procurao, com firma reconhecida, onde devero ser outorgados poderes para matricular e para assinar o Contrato. No caso de documentos originais em lngua estrangeira, ser obrigatria a apresentao de traduo juramentada, por ocasio da entrega da referida documentao. Documentos obrigatrios para matrcula: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Diploma de nvel superior ou, na falta deste, certificado de concluso do curso de graduao; (*) Histrico escolar do curso de graduao com a carga horria total do curso (mnima de 1.600 horas-aula); (*) Cdula de identidade e CPF; (**) Comprovante de residncia; (**) Uma foto 3x4, recente e em cores; Alunos estrangeiros: o diploma e o histrico devero ser apresentados com traduo juramentada;

UNIDADE 9 DE JULHO | UNIDADE BERRINI | UNIDADE ITAPEVA | UNIDADE PAULISTA 0800 772 2778 | www.fgv.br/mba-sp

7.

Ex-alunos: certificado de concluso de curso realizado na FGV. (***)

(*) somente cpias autenticadas ou cpias simples junto com documentos originais para autenticao no ato da matrcula. Sendo que o certificado vlido apenas para a matrcula, o diploma dever ser entregue at o final do curso. (**) cpia simples e documentos originais. (***) ex-alunos da FGV tm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que ser informado no ato da matrcula mediante apresentao da documentao exigida. Os descontos no so cumulativos.

Interrupes de matrcula: De acordo com o regulamento dos cursos, o trancamento de disciplinas tem finalidade unicamente acadmica (notas e faltas), e se for efetuado permanecem vlidos todos os compromissos financeiros assumidos pelo aluno em relao ao curso. Na falta de qurum na turma escolhida, o candidato poder participar do processo de seleo para outros cursos disponveis de seu interesse (que tenham vaga) ou optar pela restituio integral do valor pago, que ser feita no prazo de 15 dias teis, sem correo. Para cancelamentos antes do incio do curso adotaremos os seguintes critrios: At 30 dias antes da data de incio: devoluo de 100% do valor pago; At 15 dias antes da data de incio: ser descontado 50% do valor de 1 parcela do plano mximo oferecido; Inferior a 14 dias antes da data de incio: ser descontada 1 parcela do plano mximo oferecido.

CRITRIOS DE PROVAS
Turmas com aulas semanais: Provas de 1 chamada (P1): so realizadas nos mesmos dias de aula, s 19h; Provas de 2 chamada (P2): so realizadas nos mesmos dias de aula, s 19h; (*) Provas de verificao suplementar (P3): so realizadas s 6as feiras, s 19h30. (*) Algumas provas de 2 chamada podem ser agendadas s 6as feiras, s 19h30, em funo do calendrio de aulas.

Turmas com aulas aos sbados: Provas de 1 e 2 chamada (P1 e P2) e de verificao suplementar (P3): so realizadas s 6 as feiras, s 19h30.

INFORMAES FGV
Fone: (11) 3799 3455 | Fax: (11) 3799 3889 Atendimento: de 2 a 6 feira das 8h s 21h30

UNIDADE 9 DE JULHO | UNIDADE BERRINI | UNIDADE ITAPEVA | UNIDADE PAULISTA 0800 772 2778 | www.fgv.br/mba-sp

Vous aimerez peut-être aussi