Vous êtes sur la page 1sur 4

CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant: Acesso Justia. Porto Alegre: Editora Fabris, 1988.

1. EVOLUO DO CONCEITO TERICO DE ACESSO JUSTIA No primeiro captulo ele fala das transformaes que o conceito de acesso justia tem sofrido no que corresponde a mudana no estudo e ensino do processo civil. A teoria era de que, embora o acesso justia pudesse ser um direito natural, os direitos naturais no necessitam de uma ao do Estado para a sua proteo, pois esses direitos eram considerados anteriores ao Estado.

2. O SIGNIFICADO DE UM DIREITO AO ACESSO EFETIVO JUSTIA: OS OBSTCULOS A SEREM TRANSPOSTOS. Nesse segundo captulo o autor mostra a crescente aceitao do acesso justia como um direito social bsico nas modernas sociedades e relata obstculos impostos s pessoas de menos condio financeira de terem esse acesso justia. Neste captulo so postos a vista alguns pontos importantes sobre esse enfoque do acesso justia, com os custos judiciais, visto com base no Sistema Americano, que, no entanto tem um alto custo para as partes, e que no obriga o vencido a reembolsar ao vencedor os honorveis despendidos com seu advogado. Mostra tambm o princpio da Sucumbncia, nele a penalidade para o vencido aproximadamente duas vezes maior, pois ele pagar os custos de ambas as partes. Ele tambm retrata que as pequenas causas, as que envolvem somas relativamente pequenas so mais prejudicadas pela barreira dos custos, pois se o litgio tiver de ser decidido por processos judicirios formais, os custos podem exceder o montante esperado. Outro obstculo a ser alcanado a respeito do tempo na espera da deciso judicial que em muitos pases as partes precisam esperar dois ou trs anos, ou mais, por uma deciso. Os efeitos dessa demora, especialmente se considerarmos os ndices de inflao podem ser devastadores. Ela aumenta os custos para as partes e pressiona os economicamente fracos a abandonar suas causas, ou aceitar acordos por valores muito inferiores queles a que teriam direito. Temos tambm a relao dos recursos financeiros que para as pessoas ou organizaes que dotam desses recursos tm vantagens bvias ao propor ou defender demandas, elas podem em primeiro lugar, pagar para litigar, podem alm disso, suportar as demoras na deciso judicial.

CRTICA Para a eficincia dos sistemas judiciais existem outros enfoques que necessitam de reforma alm da assistncia judiciria: preciso que haja um grande nmero de conceituados advogados ainda que exceda a oferta, a disponibilidade destes profissionais para auxlio queles que no podem pagar por seus servios, grandes custos dos processos judiciais (problema bsico dos esquemas de assistncia judiciria) e ateno especial s pequenas causas. De acordo com os captulos vistos, vimos que os servios jurdicos de um profissional bem treinado tm um alto custo tanto para um cliente particular quanto para o Estado, problema esse que deixa a desejar um servio adequado para os pobres, assim os servios jurdicos tendem a ser pobres, pois o empenho de um advogado que se dispe a servi-los no ser to rigoroso.

UNUVERSIDADE FEDERAL DO PIAU BACHARELADO EM DIREITO INTRODUO AO DIREITO

RESENHA CRTICA DO LIVRO ACESSO JUSTIA

Trabalho apresentado disciplina de Introduo ao Direito, do curso de Bacharelado em Direito da Universidade Federal do Piau. Orientador: Prof. Sebastio Costa

TERESINA 2011

Vous aimerez peut-être aussi