Vous êtes sur la page 1sur 4

A resposta mais democracia

12/06/2013 Por Saul Leblon No enxergar o elo entre as ruas e o ciclo histrico costuma ser fatal s lideranas de uma poca. Acreditar que o elo, no caso dos recentes protestos em So Paulo, est no aumento de 20 centavos sobre uma tarifa de transporte congelada desde janeiro de 2011, ingenuidade. Supor que a ordenao entre uma coisa e outra poder ser restabelecida base de cassetetes e pedradas o passaporte para o desastre. Desastre progressista, bem entendido. A lgica conservadora nunca alimentou dvidas existenciais ou polticas quanto a melhor forma de manter o caos nos eixos. Esse um apangio do seu repertrio histrico. O colapso do trnsito, inclua-se nesse desmanche o custo e o tempo despendidos nos deslocamentos, apenas o termmetro mais evidente de um metabolismo urbano comatoso. Cerca de 1/3 dos paulistanos, aqueles mais pobres, residentes nas periferias distantes, levam mais de uma, a at mais de duas horas no trajeto da casa ao trabalho. Os tempos indicados so referentes ida; no consideram o gasto no retorno. Os dados so de pesquisa recente do Ibope. No se produz uma irracionalidade desse calibre sem um acmulo deliberado. Estudos do Ipea reiteram a piora nas condies de transporte urbano das principais reas metropolitanas do pas desde 1992. O Brasil tem a taxa de urbanizao mais alta em uma Amrica Latina que lidera o ranking mundial nesse indicador, diz a ONU. O pas concluiu a transio rural/urbana em trs dcadas, aoitado pela poltica de modernizao conservadora do campo. Isso se fez sob a chibata de uma ditadura militar . E no poderia ter sido feito exceto assim. A virulncia do Estado ditatorial fez em um tero do tempo aquilo que as naes ricas levaram um sculo para realizar.

A coagulao da insensatez na atual imobilidade urbana reflete o saldo de perdas e danos dessa marcha batida da histria. O crescimento populacional desordenado das grandes cidades, agudizado pelas referidas migraes um dos alicerces da runa. Ancorada na omisso pblica de dcadas, a expanso irracional e especulativa da mancha urbana ganhou vida prpria. Com os desdobramentos logsticos sabidos: aumento das taxas de deslocamento e motorizao; exploso dos congestionamentos e do custo do transporte. Na vida da cidade e no bolso de cada cidado. No figura de retrica dizer que esses ingredientes acionam o pino de cada bomba de gs lacrimognio e fascam o pavio de cada enfrentamento irrefletido nas batalhas campais registradas na cidade de So Paulo em menos de uma semana. Repita-se: o conservadorismo tem certezas esfricas quanto a melhor forma de lidar com a nitroglicerina social contida nas cpsulas de concreto que ergueu no pas nas ltimas dcadas. Suas escolhas no podem ser as mesmas das foras progressistas. O nivelamento regressivo acontecer caso a inrcia poltica ceda o comando dos acontecimentos lgica da violncia. No caso dos protestos em So Paulo, a responsabilidade da autoridade municipal superlativa. Cabe-lhe reafirmar o divisor entre a gesto progressista de uma sociedade e a viso conservadora sobre os seus conflitos. Carta Maior saudou a vitria de Fernando Haddad em 2012 por entender, como entende, que ele representa o resgate do cimento da democracia na reconstruo de So Paulo. Mais que isso. Por entender que a sorte de So Paulo sob a liderana da nova administrao marcar o destino da agenda progressista brasileira no perodo em curso. A maior metrpole latino-americana constitui um gigantesco laboratrio de desafios e recursos. Tem a escala necessria para gerar contracorrentes vigorosas, a ponto de sacudir e renovar a agenda da esquerda brasileira, aps mais de uma dcada no comando do pas. A deriva em que se encontram os servios e espaos pblicos da cidade obra meticulosa e secular de elites predadoras.

Ao longo de dcadas, a Prefeitura consolidou-se aos olhos da populao como um anexo dessa lgica expropriatria, quando deveria funcionar como um escudo do interesse coletivo. Incapaz de se contrapor tragdia estrutural que marca a luta pela vida em So Paulo, tornou-se uma ferramenta irrelevante aos olhos da cidadania. A tragdia se completa com o descrdito da populao em relao ao seu prprio peso na ordenao institucional da cidade. Da para acender uma espiral de enfrentamentos bastam 20 centavos de diferena na tarifa. Sim, h outras nuances e interesses entrelaados ao destaque esquizofrnico com que a mdia convoca e, depois, alardeia o caos a cada protesto. Tais motivaes so as mesmas que fizeram do tomate um astro olmpico na modalidade descontrole dos preos, h menos de um ms. As mesmas que hoje alardeiam a exploso do dlar e, ontem, denunciavam o populismo cambial e os malefcios, verdadeiros, do Real sobrevalorizado. Essas motivaes exercitam sua sofreguido cotidianamente na mesmice de uma mdia que se esboroa sob o peso de sua prpria irrelevncia jornalstica. A resposta da Prefeitura de So Paulo aos protestos no deve se pautar pelos uivos do jogral conservador. No se trata, tampouco, de conciliar com a violncia gratuita. Mas, sim, de encarar as manifestaes como um mirante privilegiado para fixar uma nova referncia na vida da cidade. Qual seja, a de calafetar o abismo conservador que predominou secularmente na relao entre a Prefeitura e os moradores da metrpole, sobretudo a sua parcela mais pobre. O trunfo do prefeito Fernando Haddad ter sido eleito para isso. Ele tem legitimidade para subtrair espaos engrenagem opressora e devolve-los a uma cidadania h muito alijada das decises referentes ao seu destino e ao destino do seu lugar. Um salto de qualidade e intensidade na participao democrtica na gesto da cidade; essa a resposta para a fornalha da insatisfao. Da qual os incidentes de agora podem representar apenas um prenncio pedaggico. So Paulo o produto mais representativo do capitalismo brasileiro.

Um labirinto de contradies, uma geringona que emperra e se arrasta, desperdia energia e cospe gente enquanto tritura e refaz o seu concreto de desigualdade. No h soluo administrativa ou oramentria imediata para o caos deliberadamente construdo aqui. A resposta lgica que sequestrou a cidade dos seus cidados devolv-la a eles fortalecendo os canais existentes e abrindo outros novos, que dilatem o seu discernimento e a capacidade de erguer linhas de passagem entre o presente e o futuro. A alternativa a anomia, eventualmente sacudida de gs lacrimognio e pedradas. (*) NR: a meno ao uso de coquetis molotov nas manifestaes foi suprimida do texto por se tratar de informao divulgada pelo aparato policial, sem comprovao at o momento (12/06/2013; 23h51) Postado por Saul Leblon s 17:37

Vous aimerez peut-être aussi