Vous êtes sur la page 1sur 1

TIPOS DE ARGUMENTAO: Deduo e Induo Tradicionalmente os argumentos so divididos em dois tipos: os dedutivos e os indutivos.

Sendo que a analogia constitui apenas uma forma de induo. a) Deduo Deduo vem do latim de-ducere, que significa "conduzir a partir de", sendo assim, em um argumento dedutivo correto a concluso inferida necessariamente das suas premissas. O que est dito na concluso extrado das premissas, pois j est implcito nelas, sem exceder o contedo das premissas, isto , a concluso no diz nada alm do que j dito antes, nas premissas. A matemtica usa predominantemente processos dedutivos de raciocnio. A proposio matemtica demonstrada quando a deduzimos de proposies j admitidas como verdadeiras, quando fazemos ver que a concluso decorre necessariamente das proposies colocadas anteriormente. Mas a deduo matemtica no se confunde com a deduo lgica, pois a matemtica manipula smbolos capazes de se transformarem uns nos outros, ou de se substiturem, revelando relaes sempre imprevistas, o que torna a deduo matemtica mais fecunda. O mesmo no acontece com a deduo lgica, chamada por Aristteles de silogismo, que significa "ligao": a ligao de dois termos por meio de um terceiro. Assim, quando dizemos: "Todos os homens so mortais / Scrates homem / Logo Scrates mortal.", a concluso necessria porque deriva das premissas. Podemos ainda dizer que o silogismo um raciocnio que parte de uma proposio geral e conclui outra proposio geral (que tambm pode ser particular). Uma proposio geral quando o sujeito da proposio tomado na sua totalidade. Por exemplo: "Toda baleia mamfero". preciso prestar ateno, pois s vezes usamos apenas o artigo definido (o, a) para indicar a totalidade: "O homem livre". Observe tambm que no importa se nos referimos a uma parte de outra totalidade; se na proposio tomamos todos os elementos que a constituem. Trata-se de uma proposio geral. Na proposio "Os paulistas so sul-americanos", no importa que os paulistas sejam uma parte dos brasileiros, mas que nesse caso estamos nos referindo totalidade dos paulistas.

Uma proposio particular quando o sujeito da proposio tomado em apenas uma parte indeterminada: "Alguns homens so injustos": "Certas pessoas so curiosas". Uma proposio particular pode ser singular quando o sujeito se refere a um individuo: "Esta flor bonita"; "So Paulo uma bela cidade"; "Mrio estudante". Nos exemplos a seguir, a primeira deduo tem concluso geral; e no segundo caso, a concluso particular: - Todo brasileiro sul-americano. - Todo paulista brasileiro. - Todo paulista sul-americano. - Todo brasileiro sul-americano. - Algum brasileiro ndio. - Algum ndio sul-americano. verdade que a deduo um modelo de rigor. Mas tambm estril, na medida em que no nos ensina nada de novo, apenas organiza o conhecimento j adquirido. Portanto, ela no inova, o que no significa que a deduo no tenha valor algum. Condillac, filsofo francs do sculo XVIII, compara a lgica aos parapeitos das pontes: "impedem-nos de cair, mas no nos fazem ir adiante". b) Induo Induo uma argumentao na qual, a partir de dados singulares suficientemente enumerados, chegamos a proposies universais, inferimos uma verdade universal. Enquanto na deduo a concluso deriva de verdades universais j conhecidas, partindo, portanto do plano do inteligvel, a induo, ao contrario, chega a uma concluso a partir da experincia sensvel, Dos dados particulares. Exemplos: Esta poro de gua ferve a cem graus, e esta outra, e esta outra...; logo, a gua ferve a cem graus. O cobre condutor de eletricidade, e o ouro, e o ferro, e o zinco, e a prata tambm...; logo, o metal (isto , todo metal) condutor de eletricidade. Diferentemente do argumento dedutivo, o contedo da concluso da induo excede o das premissas. Ou seja, enquanto a concluso da deduo est contida nas premissas, e retira da sua validade, a concluso da induo tem apenas probabilidade de ser correta. Portanto, segundo Wesley Salmon, "podemos afirmar que as premissas de um argumento indutivo correto sustentam ou atribuem certa verossimilhana sua concluso".

Apesar da aparente fragilidade da induo, que no possui o rigor do raciocnio dedutivo, trata-se de uma forma muito fecunda de pensar, sendo responsvel pela fundamentao de grande parte dos nossos conhecimentos na vida diria e de grande valia nas cincias experimentais. Alm disso, todas as previses que fazemos para o futuro tm base na induo, ou seja, no raciocnio que, baseado em alguns casos da experincia presente, nos faz inferir que o mesmo poder ocorrer mais tarde. Cabe ao lgico examinar as condies favorveis para considerar se a induo correta, isto , se pertence a um tipo de argumento em que a maioria das premissas so verdadeiras e tm condies de aumentar a probabilidade de acerto. H vrios tipos de induo, e aqui vamos examinar alguns. Existe induo completa quando h condies de ser examinado cada um dos elementos de um conjunto: A vista, o tato, o ouvido, o gosto, o olfato (que chamamos rgos dos sentidos) tm um rgo corpreo. Portanto, todo sentido tem um rgo corpreo. No entanto, o caso mais comum o da induo incompleta, ou induo por enumerao, em que so observados alguns elementos, do quais se conclui a totalidade. A generalizao indutiva precria quando se faz apressadamente e sem critrios. preciso examinar se a amostragem significativa e se existe um nmero suficiente de casos que permitam a passagem do particular para o geral. Ao fazer a prvia eleitoral, um instituto de pesquisa consulta amostras significativas dos diversos segmentos sociais, segundo metodologia cientfica. Ao considerar que dentre os eleitores da amostra 25% votar no candidato X, e 10% no Y, conclui-se que a totalidade dos eleitores votar segundo a mesma proporo. Outro tipo comum de raciocnio indutivo o chamado argumento de autoridade. Na vida diria fazemos inmeras indues baseadas nas afirmaes de pessoas que respeitamos. Se vamos ao mdico e atendemos s prescries feitas, porque partimos do pressuposto de que aquele profissional j deve ter realizado esses procedimentos inmeras vezes com sucesso e que, portanto no nosso caso tambm acertar o diagnstico. Quando consultamos um livro sobre determinado assunto, escolhemos um autor digno de confiana que em outras circunstncias j se manifestou satisfatoriamente sobre a questo.

Vous aimerez peut-être aussi