Vous êtes sur la page 1sur 10

Captulo

Fundamentos: Sistema Financeiro Nacional, Conselho Monetrio Nacional, Banco Central e Moeda
1.1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (SFN) O SFN o conjunto de instituies que tem como objetivo manter o uxo de recursos entre os agentes superavitrios e decitrios, assim como a estrutura e conana da moeda. 1.1.1. Legislao Bsica A Legislao bancria sofreu algumas modicaes no decorrer do tempo, tais como: Lei no 4.595/1964: Reforna do SFN criao do CMN e do Bacen; Lei no 6.385/1976: criao da Comisso de Valores Mobilirios assumiu a regulamentao e scalizao do mercado de capitais; Lei no 6.404/1976: Lei das Sociedades Annimas. 1.1.2. Subdivises do SFN O SFN subdividido em dois subsistemas: o normativo e o de intermediao. O subsistema normativo composto de instituies que regulam o SFN, como o Bacen, a Susep, entre outros. Os bancos comerciais e de investimento, as sociedades de crdito, nanciamento e investimento fazem parte do subsistema de intermediao. 1.1.3. Cadastro de Clientes do SFN (CCS) Trata-se de um sistema informatizado, centralizado no Bacen, que permite indicar onde os clientes de instituies de instituies nanceiras mantm bens, direitos e valores, diretamente ou por seus representantes legais e procuradores. O CCS mantm tambm contas de depsito vista, de poupana e de investimento.

2
Srie Provas e Concursos

Mercado Financeiro Anderson Meneses e Fabrcio Mariano

ELSEVIER

De acordo com o Bacen, seu principal objetivo auxiliar nas investigaes nanceiras conduzidas pelas autoridades competentes, mediante requisio de informaes pelo Poder Judicirio ou por outras autoridades, quando devidamente legitimadas. O Superior Tribunal de Justia ter acesso aos mecanismos de consulta do CCS como forma de agilizar o exerccio da prestao jurisdicional. 1.1.4. Sociedade de Crdito Imobilirio (SCI) As SCIs so instituies nanceiras integrantes do Sistema Financeiro Nacional, especializadas em operaes de nanciamento imobilirio e constituda sob a forma de sociedade annima. Atividades de uma SCI letras imobilirias; letras hipotecrias; depsitos de poupana. Facultado a uma SCI Operar em todas as unidades administrativas nas normas relativas ao direcionamento dos recursos captados em depsitos de poupana. 1.2. CONSELHO MONETRIO NACIONAL (CMN) O CMN, criado pela Lei no 4.595, de 31/12/1964, tem poder deliberativo ou normativo do SFN, expedindo normas e diretrizes gerais para seu bom funcionamento. O CMN responsvel pela xao das diretrizes das polticas monetrias, creditcia e cambial do pas. Comisses que fazem parte do CMN Comisso de crdito rural. Comisso do endividamento pblico. Comisso de normas. Organizao do SFN. Composio do CMN O conselho monetrio Nacional constitudo pelos seguintes membros: Ministro de Estado da Fazenda (presidente do conselho). Ministro de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto. Presidente do Banco Central do Brasil.

CAMPUS

Captulo 1 Fundamentos: Sistema Financeiro Nacional, Conselho Monetrio Nacional, Banco Central e Moeda

3
Srie Provas e Concursos

Objetivos do CMN Adaptar o volume dos meios de pagamento a economia nacional. Regular o valor interno da moeda. Regular o valor externo da moeda e o equilbrio no balano de pagamento do pas. Orientar a aplicao dos recursos das instituies nanceiras, quer pblicas, quer privadas. Propiciar o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos nanceiros, com vistas maior ecincia do sistema de pagamentos e de mobilizao de recursos. Zelar pela liquidez e solvncia das instituies nanceiras. Coordenar as polticas monetria, creditcia, oramentria, scal e da dvida pblica, interna e externa. Autorizar emisses de papel moeda. Aprovar oramentos monetrios preparados pelo Banco Central do Brasil. 1.3. BANCO CENTRAL (BACEN) O Bacen consiste em uma autarquia federal, vinculada ao Ministrio da Fazenda que tem como premissa zelar pela estabilidade da moeda. 1.3.1. Funes Tpicas do Bacen O Bacen um rgo executor, ou seja, executa o que o conselho monetrio determina. Vejamos algumas funes tpicas do Bacen: Emissor de papel-moeda e controlador da liquidez O Bacen detm o monoplio de emisso de papel-moeda e de cunhagem de moeda metlica. Controla tambm a quantidade de papel-moeda em circulao, isto , o tamanho da base monetria. sua funo tambm inibir a criao de moeda pelos bancos comerciais controlando, assim, a liquidez da economia. Banqueiro dos bancos O Bacen responsvel pela compensao de cheques, pela realizao do transporte de cdulas e moedas metlicas aos bancos e pela manuteno de parte das reservas dos bancos. Entre outras atividades, h o auxlio ao sistema bancrio o Bacen deve socorrer os bancos comerciais e IFs em diculdade, concedendo liquidez aos mesmos atravs de emprstimos ou redesconto de ttulos.

4
Srie Provas e Concursos

Mercado Financeiro Anderson Meneses e Fabrcio Mariano

ELSEVIER

Regulador do SFN O Bacen regula bancos comerciais e IFs tais como bancos de investimento, supervisionando os negcios bancrios para proteger os depsitos dos clientes e para garantir a solvncia de cada banco, em particular de forma a impedir possveis riscos sistmicos. O Bacen pode exigir capital mnimo para instalao de um banco, bem como estabelecer limites para certas operaes com intuito de impedir que os bancos se exponham. Depsitos de reservas internacionais O Bacen pode deter grande parte das reservas internacionais do pas, bem como reter moeda estrangeira para atender a demanda daqueles que tm compromisso de saldar dvidas no exterior e evitar possveis situaes de escassez de divisas, que elevam a taxa de cmbio. Tambm controla a taxa de cmbio realizando operaes de compra e venda. Parte de suas reservas investida em ttulos do Tesouro americano. O Banco Central e o banco comercial podem criar meios de pagamento. A quantidade ofertada de base monetria estabelecida pelo Bacen. 1.3.2. O Bacen e a Constituio Federal de 1988 Art. 164 da Constituio Federal de 1988: Art. 164. A competncia da Unio para emitir moeda ser exercida exclusivamente pelo banco central. 1o vedado ao banco central conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer rgo ou entidade que no seja instituio financeira. 2o O banco central poder comprar e vender ttulos de emisso do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros. 3o As disponibilidades de caixa da Unio sero depositadas no banco central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e dos rgos ou entidades do Poder Pblico e das empresas por ele controladas, em instituies financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei. Dispositivos para Atuao do Bacen A Constituio de 1988 consagra dispositivos vitais para a atuao do Bacen, entre eles: Exerccio exclusivo da competncia da Unio para emitir moeda.

CAMPUS

Captulo 1 Fundamentos: Sistema Financeiro Nacional, Conselho Monetrio Nacional, Banco Central e Moeda

5
Srie Provas e Concursos

Necessidade de aprovao prvia pelo Senado dos designados pelo presidente da Repblica para os cargos de presidente e diretores. Vedao na concesso direta ou indireta de emprstimos ao Tesouro Nacional. O Bacen pode controlar diretamente a BM ou o multiplicador monetrio. Veremos como a porcentagem de depsitos vista recolhidos ao Bacen representativo de suas decises e de que modo os bancos administram seus ativos e passivos. 1.3.3. Manual de Normas e Intenes (Mini) O Mini consiste em um manual preparado pelo Bacen para estabelecer as normas operacionais de todas as IFs. 1.4. MOEDA A moeda de maneira geral pode ser denida como a luta pela riqueza em interao com os agentes nanceiros, sendo representada, assim, pelos ativos nanceiros M1, M2, M3 e M4 (ver tpico 1.4.3). A moeda tambm possui caractersticas e funo. 1.4.1. Caractersticas Fsicas da Moeda Divisvel deve ter mltiplos e submltiplos. Durvel deve ser de difcil deteriorizao. Difcil de falsicar aceitao generalizada. Manusevel e transportvel para que a funo meio de troca no seja prejudicada.

1.4.2. Funes da Moeda Meio de troca A moeda como meio de troca ou meio de pagamento sua representao concreta. Unidade de conta Podemos vericar que os contratos entre rmas, bancos e pagamentos se estabelece por uxo de mercadorias e/ou servios contra pagamento (em uma determinada data). Os contratos no poderiam existir sem uma unidade de conta que possibilite a determinao da quantidade de unidades monetrias que liquidariam suas obrigaes.

6
Srie Provas e Concursos

Mercado Financeiro Anderson Meneses e Fabrcio Mariano

ELSEVIER

Funo de reserva de valor Decorre da existncia de amplos mercados futuros e vista na economia. No momento em que um agente econmico recebe recursos na forma monetria, ele ganha direito de reter poder de compra, em tese, sem temer perdas. 1.4.3. Base Monetria o estoque lquido de papel-moeda emitido pelo Bacen ao longo do tempo. tambm denida como o total de moeda colocada em circulao (por vezes denominada estatstica M0). E representada, na verdade, por uma cesta de ativos nanceiros. Definio Matemtica de Base Monetria Base monetria (BM) = PMPP (Papel-moeda em Poder do Pblico no bancrio) + reservas (M1, M2, M3, M4) M1 = PMPP + DVBacen M2 = M1 + depsito a prazo + ttulos pblicos M3 = M2 + depsitos em poupana M4 = M3 + ttulos privados 1.4.4. Ativos na Economia Os ativos, segundo o economista John Hicks, so classicados em trs categorias de acordo com sua liquidez. 1) Ativos plenamente lquidos moeda manual e escritural; 2) Ativos lquidos ttulos pblicos, obra de arte (possuem planos de revenda); 3) Ativos ilquidos mquinas (ativos de capital) adquiridas pelas empresas e bens de durao demandada por seus consumidores. 1.5. CASA DA MOEDA A Casa da Moeda uma empresa pblica vinculada ao Ministrio da Fazenda. Sua funo produzir ou fabricar o papel-moeda que ser utilizado no pas. O Bacen dene a quantidade de moeda que ser colocada em circulao. Podemos dizer que emitir moeda o ato de o Bacen colocar moeda em circulao.

CAMPUS

Captulo 1 Fundamentos: Sistema Financeiro Nacional, Conselho Monetrio Nacional, Banco Central e Moeda

7
Srie Provas e Concursos

1.6. QUESTES COMENTADAS


1. (FCC/Banco do Brasil/2006) O Conselho Monetrio Nacional constitui a autoridade maior na estrutura do sistema nanceiro nacional. Dentre as suas competncias, correto armar que: a) concede autorizao s instituies nanceiras, a m de que possam funcionar no pas; b) efetua o controle dos capitais estrangeiros; c) regula a constituio, o funcionamento e a scalizao das instituies nanceiras; d) scaliza o mercado cambial; e) recebe os recolhimentos compulsrios das instituies nanceiras.

Comentrio: So competncias do CMN: Estabelecer as diretrizes gerais das polticas monetria, cambial e creditcia; Regular as condies de constituio, funcionamento e scalizao das instituies nanceiras; Disciplinar os instrumentos de poltica monetria e cambial. Gabarito: C.
2. (FCC/Banco do Brasil/2006) No se refere a uma competncia do Banco Central do Brasil: a) exercer a scalizao das instituies nanceiras; b) executar os servios do meio circulante; c) emitir moeda-papel e moeda metlica; d) receber os recolhimentos compulsrios; e) xar as diretrizes e normas da poltica cambial.

Comentrio: So algumas atribuies do Bacen: Emisso de papel-moeda; Recolhimento de compulsrio dos bancos comerciais; Execuo de servios do meio circulante; Emisso de ttulos de responsabilidade prpria; Estabelecimento da dinmica operacional das IFs; Observao da interferncia de empresas no mercado nanceiro; Controle do uxo de capitais estrangeiros, entre outros. No entanto, segundo a Constituio Federal (Cap. II, art 4o), funo do CMN xar as diretrizes e normas da poltica cambial. Gabarito: E.

8
Srie Provas e Concursos

Mercado Financeiro Anderson Meneses e Fabrcio Mariano

ELSEVIER

3.

(Cesgranrio/Banco do Brasil/2010) O Sistema Financeiro Nacional (SFN) constitudo por todas as instituies nanceiras pblicas ou privadas existentes no pas e seu rgo normativo mximo o(a): a) Banco Central do Brasil; b) Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social; c) Conselho Monetrio Nacional; d) Ministrio da Fazenda; e) Caixa Econmica Federal.

Comentrio: O CMN o rgo mximo do SFN e responsvel pela xao das diretrizes das polticas monetrias, creditcia e cambial do pas. Gabarito: C. 1.7. QUESTES PROPOSTAS
1. Uma a) b) c) d) e) Uma a) b) c) d) e) das caractersticas da moeda pode ser: meio de troca; reserva de valor; unidade de conta; indivisibilidade; durabilidade. das funes da moeda pode ser representada por: divisibilidade; indivisibilidade; durabilidade; transportvel; reserva de valor.

2.

3.

So caractersticas da base monetria (BM): I. Ttulos privados no fazem parte da base monetria. II. Ttulos pblicos fazem parte da base monetria. III. Depsito a prazo faz parte da base monetria. IV. A base monetria representada por ativos. Esto corretos os itens: a) I, II; b) I, II, III; c) II, III, IV; d) I, III; e) I, V.

CAMPUS

Captulo 1 Fundamentos: Sistema Financeiro Nacional, Conselho Monetrio Nacional, Banco Central e Moeda

9
Srie Provas e Concursos

4.

O papel-moeda em poder do pblico no bancrio (PMPP) em regra todo ativo que no pertence ao mercando interbancrio, pois este se encontra fora deste. Podemos ento caracterizar como PMPP: a) depsitos vista no banco; b) retirada de dinheiro no banco por um indivduo; c) aplicao em ttulos do governo; d) aplicao em aes; e) depsitos a prazo. O que compe os meios de pagamento? a) papel-moeda depsito vista depsito no exterior; b) papel-moeda depsitos a prazo depsitos em bancos comerciais; c) dlar moeda e papel-moeda; d) papel-moeda + depsitos vista + depsitos a prazo + depsitos na caderneta de poupana; e) papel-moeda + dlar + depsitos no exterior. Ao Bacen atribui-se a funo de: a) deliberar sobre a constituio das IFs; b) realizar operao de compra e venda de ttulos pblicos; c) xar diretrizes e normas da poltica cambial; d) disciplinar todos os tipos de crdito do mercado; e) autorizar a emisso da moeda. O Bacen estabelea normas operacionais de todas as IFs que operam no territrio brasileiro, denindo suas caractersticas e possibilidades de atuao. Com relao a essas normas atualmente vigentes, julgue os itens subsequentes: ( ) O objetivo principal do banco comercial proporcionar o suprimento oportuno e adequado de recursos necessrios para a concesso de nanciamento a curto e mdio prazos ao comrcio, indstria, s empresas prestadoras de servio e s pessoas fsicas. ( ) As sociedades de arrendamento mercantil nasceram do reconhecimento de que o lucro de uma atividade produtiva pode advir da simples utilizao do equipamento e no necessariamente da sua propriedade. ( ) Hoje o banco comercial proibido de operar no mercado de capitais; ele opera apenas no mercado de crdito. ( ) Podemos dizer que os bancos comercias captam depsitos vista repassando-os a tomadores sob forma de emprstimo de curto prazo (capital de giro) para empresas comerciais, industriais e consumidores. ( ) O mercado de crdito intermediado pelo banco comercial. J o mercado de capitais refere-se a operaes desintermediadas. O risco do crdito recai sobre o emprestador e no sobre a IF que apenas promove o encontro entre emprestadores e tomadores de recursos.

5.

6.

7.

10
Srie Provas e Concursos

Mercado Financeiro Anderson Meneses e Fabrcio Mariano

ELSEVIER

8.

de a) b) c) d) e)

responsabilidade do CMN: scalizar o Bacen; executar poltica monetria; controlar o uxo de moeda; aprovar oramentos monetrios preparados pelo Bacen; todas as funes descritas nas alternativas acima.

9.

A Lei no 4.595, de 31/12/1964, modernizou o modelo de intermediao nanceira no pas, criando: a) os bancos mltiplos; b) o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social); c) a CVM (Comisso de Valores Mobilirios); d) o SFN (Sistema Financeiro Nacional); e) todas as instituies descritas nas alternativas acima. Julgue os itens a seguir: O CMN a entidade superior do SFN, tendo por competncia: ( ) estabelecer as condies para exerccio de quaisquer cargos de direo nas IFs privadas; ( ) zelar pela liquidez e solvncia das IFs; ( ) adaptar o volume dos meios de pagamentos s reais necessidades da economia nacional e ao processo de desenvolvimento; ( ) regular o valor externo e interno da moeda; ( ) regular a execuo dos servios de compensao de cheques e outros papis.

10.

Gabarito: 1. E 2. E 3. C 4. D 5. D 6. B 7. C, C, C, C, C 8. D 9. D 10. E, C, C, C, E

Vous aimerez peut-être aussi