Vous êtes sur la page 1sur 17

APLICAO DE MTODOS HEURSTICOS DE PROGRAMAO DA PRODUO EM UMA CONFECO DE UNIFORMES

1. Introduo

A Programao da Produo uma rea do Planejamento e Controle da Produo que se adequa ao nvel de planejamento de itens particulares que, de acordo com Corra (2001), com base no Planejamento Mestre da Produo, define detalhadamente quais atividades sero concretizadas (ordens, instrues de trabalho, ou seja, tarefas), quando (momento de incio ou prioridade) e com quais recursos (mquinas). Programar e controlar toda a produo pode ser tarefas extremamente complicadas, dentre as atividades de Programao e Controle de Produo (PCP). A existncia de imprevistos e uma grande variedade de opes fazem com que a definio sobre o que e quando produzir seja um processo de suma importncia. Alm disso, deve-se buscar o equilbrio entre a demanda e a capacidade produtiva, ou seja, buscar o foco no cliente (NUNES; MELO; NEGRO, 2009). Dessa forma, a programao da produo pode ser definida como a alocao de recurso atravs do tempo para realizao de tarefas (MacCarthy; Liu Apud Varolo et al. 2010), para melhor satisfazer um grupo de critrios pr-definidos (Yang; Liao apud Varollo et al. 2010). Segundo Fernandes (2006), Scheduling vital para a competitividade das empresas. Uma boa programao das tarefas pode evitar desperdcio de tempo, estoque, mo de obra entre outros e assim permitir que o foco da empresa esteja a fim de atender efetivamente os seus objetivos de produo. A programao especifica a ordem em que as tarefas necessitam ser executadas a partir do sequenciamento da produo. H vrias regras para decidir prioridades no perodo do sequenciamento, tais como as apresentadas por Gaither e Frazier (2002):

- Primeiro a entrar, primeiro a ser atendido (FIFO first in first out): A tarefa seguinte a ser processada aquela que chegou primeiro entre as tarefas que esto espera; - Menor tempo de processamento (SPT): A tarefa seguinte a ser processada aquela com o menor tempo de processamento entre as tarefas espera; - Mais urgente data de vencimento: A tarefa seguinte a ser produzida aquela com a data de vencimento mais urgente entre as tarefas espera; - Menor folga (MST Minimum slack time): A tarefa seguinte a ser processada aquela com a menor folga (tempo at a data de vencimento menos tempo total de produo restante) entre as tarefas espera; - Razo crtica (CR Critical ratio): A tarefa seguinte a ser processada aquela com a menor razo crtica (tempo at a data de vencimento dividido pelo tempo total de produo restante) entre as tarefas espera; - Menor custo de preparao: As tarefas seguem logicamente umas s outras devido facilidade de preparao, a sequncia das tarefas espera determinada analisando-se o custo total de realizao de todas as preparaes de mquina entre as tarefas. O problema tratado constitui-se do sequenciamento de lotes de produo de uniformes em uma confeco, sendo que estes lotes variam em termos de quantidade e todos passam pelas mesmas mquinas e na mesma sequncia, constituindo assim um sistema de produo flow shop, classificado como permutacional. O makespan (durao total da programao) ser a medida de desempenho a ser otimizada com a aplicao de dois mtodos de soluo heursticos, o Algoritmo CDS (Campbell; Dudek; Smith, 1970) e o Algoritmo NEH (Nawaz; Enscore jr.; Ham, 1983). Assim, a programao destes algoritmos ser comparada com a atual programao adotada na empresa estudada para fins de comprovao da eficincia de tais mtodos.

Buscando destacar a importncia e a eficincia dos algoritmos heursticos de sequenciamento, evidencia-se a aplicabilidade desses conceitos em uma pequena empresa. O problema abordado denotado de acordo com a notao de trs campos da seguinte maneira: Fm||Cmax

Figura 1- Ilustrao de um Flow Shop (Fonte: FUCHIGAMI, 2013).

2. Referencial Terico

Rocha et al.(2010) ressaltam que os algoritmos heursticos so mais abrangentes que os chamados algoritmos timos, uma vez que os esforos computacionais exigidos por estes so muito menores, o que os tornam importantes ferramentas de programao sem dispor de grandes investimentos. Cauchick Miguel et al. (2010) apud Pereira; Costa (2012) , diz que o referencial terico tem a funo de demarcar os limites do que ser pesquisado, d suporte terico pesquisa, aponta o grau de evoluo do tema estudado, e ainda um indicativo de conhecimento acerca do assunto para o pesquisador. Dessa forma, segue referencial terico que aborda conceitos importantes sobre os temas considerados nesta pesquisa. Rocha et al.(2010) props a aplicao de heursticas em uma confeco txtil de mdio porte, flow shop, para a otimizao do tempo de processamento em uma clula gargalo. Atravs da aplicao de quatro algoritmos heursticos propostos (NEH, PALMER, GUPTA E CDS), programou-se em linguagem matlab, e apresentou-se as relevncias dessas implementaes frente ao processo atual da empresa.

2.1Flow Shop

Os problemas de programao de tarefas em sistemas de produo so, tradicionalmente, considerados e distribudos em funo do fluxo das operaes nas mquinas. O Flow Shop o problema em que todas as tarefas tm a mesma sequncia de processamento no conjunto de mquinas. NAGANO (2002). De acordo com Pinedo (2002, p.15) Apud Fernandes (2006), modelo de sequenciamento da produo Flow Shop define-se em: Existem m mquinas em srie. Cada trabalho tem que ser processado em cada uma destas mquinas. Todos os trabalhos tm que seguir o mesmo caminho (ex: todos tm que ser processados primeiro na mquina 1, depois na mquina 2...). Depois de ser concludo em uma mquina, um trabalho inserido na fila da prxima mquina.

2.2Makespan (Cmax)

O makespan uma medida de desempenho que corresponde a durao total da programao. (Fuchigami, 2013). A medida de desempenho da programao da produo Makespan definida de acordo com Lustosa et al. Apud Giacon (2010) como o tempo necessrio para a concluso de todas as ordens abertas, ou seja, o intervalo de tempo entre a liberao da primeira ordem e concluso da ltima operao da ltima ordem processada.

2.3 Algoritmo de Campbell, Dudek e Smith (CDS)

Os pesquisadores Cambpell, Dudek e Smith (1970 apud Fuchigami 2013) propuseram a determinao de algumas etapas e a gerao de (m-1) sequncias auxiliares. De forma que: utiliza o Algoritmo de Johnson de forma heurstica obtm m1 programaes viveis, escolhendo a melhor.

ETAPA 1 Aplique o Algoritmo de Johnson considerando somente a primeira e a ltima mquina (as demais so ignoradas). ETAPA 2 Aplique o Algoritmo de Johnson considerando a soma dos tempos de processamento da primeira e da segunda mquina e da ltima e a penltima mquina. ... ETAPA (m1) Aplique o Algoritmo de Johnson considerando a soma dos tempos de processamentos das (m1) primeiras mquinas e das (m1) ltimas mquinas. Aps as m1 etapas, considere a programao com o melhor makespan.

2.4 Algoritmo heurstico NEH

O algoritmo NEH, desenvolvido por Nawaz et al. (1983 apud Fuchigami 2013), prioriza tarefas ou operaes que demandam maior tempo de processamento em detrimento das que necessitam menos tempo. Para se chegar a soluo heurstica deve-se seguir os seguintes passos: PASSO 1 Ordene as tarefas pela regra LPT (considerando a soma dos tempos de processamento em todas as mquinas).

PASSO 2 Com as duas primeiras tarefas da ordenao obtida encontre a subsequncia (entre as duas possveis) com o melhor makespan. PASSO 3 Sem alterar as posies relativas das tarefas j alocadas, insira a prxima tarefa da ordenao obtida no Passo 1 em todas as posies possveis da subsequncia atual e considere a que fornece o melhor makespan. PASSO 4 Repita o Passo 3 at que todas tarefas estejam programadas. A programao encontrada ser a de menor makespan.

3. Estudo de Caso

A empresa analisada uma confeco de pequeno porte situada no sudeste do estado de Gois que produz diversos tipos de uniformes, sendo a nica confeco da regio que produz camisetas sublimadas. A sublimao um processo de tingimento do tecido, que diferentemente da serigrafia (mtodo que utiliza telas vazadas e que a pintura feita manualmente) no utiliza telas, mas sim uma impressora e uma prensa trmica. Em uma folha impressa a arte escolhida pelo cliente e essa tinta sublimtica impressa sobre o papel prensada sob alta temperatura sobre o tecido. Esse processo faz com que a tinta saia do estado slido para o gasoso e depois se solidifique novamente junto ao tecido. Analisaremos a produo de quatro produtos da confeco: uniformes esportivos, escolares, empresariais e promocionais. O processo produtivo se baseia em: o cliente define o seu pedido, a partir da corta-se o tecido escolhido e em seguida coloca-o na mquina chamada Overlock que corta o tecido de forma a deixa-lo no formato das partes das camisetas nos tamanhos especificados pelo cliente, divididos em pequeno, mdio, grande e extragrande. Esta mquina capaz de cortar at 100 camisetas em cada vez que ativada.

Em seguida, o tecido direcionado para a mquina denominada Galoneira, que faz confeco de bainhas, colaretes, golas, barras, aplicao de vis e debrum, rebatimento de elstico, etc. Imprime-se ento a arte computadorizada em um papel nos formatos da camiseta, levando em considerao que, para cada camiseta produzida necessria uma impresso. A partir da, essas peas so levadas para a prensa automtica para que o papel j impresso transfira a arte para o tecido. Aps esses passos, as peas ainda separadas (mas j customizadas) vo para a mquina de costura e assim daro forma camiseta. Apesar de tratar-se de um equipamento que necessite da substituio da tinta , adiciona-se o tempo de setup aos tempos de processamento dessa mquina por serem mnimos e no representarem diferena significativa no desenvolvimento do

sequenciamento. De acordo com o processo descrito acima, as mquinas e tarefas que sero sequenciadas tero as seguintes denominaes:

Mquinas M Cortadeira 1 M Overlock 2 M Galoneira 3 M Impressora 4 M 5 Mquina M de Costura 6


Tabela 1 Denominaes de mquinas e tarefas

Tarefas J Uniforme Escolar 1 Uniforme J Empresarial 2 Uniforme J Esportivo 3 Camiseta J Promocional 4

Prensa

A seguir tem-se o fluxograma do processo, bem como tabela com os tempos de processamento de cada tarefa em cada uma das mquinas.

Figura 2 - Fluxograma do processo de produo de camiseta

J1 PJ1 PJ2 20 5

J2 20 3

J3 20 3

J4 20 5

PJ3 PJ4 PJ5 PJ6

113 75 150 300

100 25 50 150

150 50 100 200

200 100 200 400

Tabela 2- Tempos de Processamento das 4 tarefas nas 6 mquinas em minutos

Os mtodos utilizados para sequenciar as tarefas so os Algoritmos NEH e CDS. 4. Anlise dos Resultados Desenvolvimento do Algoritmo NEH: J1 PJ1 PJ2 PJ3 PJ4 PJ5 PJ6 pjk 20 5 113 75 150 300 663 J2 20 3 100 25 50 150 348 J3 20 3 150 50 100 200 523 J4 20 5 200 100 200 400 925

LPT: J4 J1 J3 J2

1 Iterao J4 Cj1 Cj2 Cj3 Cj4 Cj5 Cj6 20 25 225 325 525 925 J1 40 45 338 413 675 1225 Cj1 Cj2 Cj3 Cj4 Cj5 Cj6 J1 20 25 138 213 363 663 J4 40 45 338 438 638 1063

2 Iterao

J1 Cj1 Cj2 Cj3 Cj4 Cj5 Cj6 20 25 138 213 363 663

J4 40 45 338 438 638 1063

J3 60 63 488 538 738 1263 Cj1 Cj2 Cj3 Cj4 Cj5 Cj6

J1 20 25 138 213 363 663

J3 40 43 288 338 463 863

J4 60 65 488 588 788 1263

J3 Cj1 Cj2 Cj3 Cj4 Cj5 Cj6 20 23 173 223 323 523

J1 40 45 286 361 511 823

J4 60 65 486 586 786 1223

3 Iterao J3 Cj1 Cj2 Cj3 Cj4 Cj5 Cj6 20 23 173 223 323 523 J1 40 45 286 361 511 823 J4 60 65 486 586 786 1223 J2 80 83 586 611 836 1373

J3 Cj1 Cj2 Cj3 20 23 173

J1 40 45 286

J2 60 63 386

J4 80 85 586

Cj4 Cj5 Cj6

223 323 523

361 511 823

411 561 973

686 886 1373

J3 Cj1 Cj2 Cj3 Cj4 Cj5 Cj6 20 23 173 223 323 523

J2 40 43 273 298 373 673

J1 60 65 386 461 611 973

J4 80 85 586 686 886 1373

J2 Cj1 Cj2 Cj3 Cj4 Cj5 Cj6 20 23 123 148 198 348

J3 40 43 273 323 423 623

J1 60 65 386 461 611 923

J4 80 85 586 686 886 1323

Portanto a soluo que minimiza o makespan J2 J3 J1 J4 com =1323.

Cmax

Figura 3- Resultado obtido pela programao com o algoritmo NEH atravs do software LEKIN

Desenvolvimento atravs do algoritmo CDS Etapa 1 J1 J2 J3 J4 Sequncia 1: J1-J2-J3-J4

PJ1 PJ6

20,00 300,00

20,00 150,00

20,00 200,00

20,00 400,00 Sequncia 2: J2-J3-J1-J4

Etapa 2 PJ1+PJ2 PJ5+PJ6

J1 25,00 450,00

J2 23,00 200,00

J3 23,00 300,00

J4 25,00 600,00

Etapa 3 PJ1+PJ2+PJ3 PJ4+PJ5+PJ6

J1 138,00 525,00

J2 123,00 225,00

J3 173,00 350,00

J4 225,00 700,00

Sequncia 3: J2-J1-J3-J4

Etapa 4 PJ1+PJ2+PJ3+PJ4 PJ2+PJ3+PJ4+PJ5

J1 213,00 638,00

J2 148,00 325,00

J3 223,00 500,00

J4 325,00 900,00

Sequncia 4: J2-J1-J3-J4

Etapa 5 PJ1+PJ2+PJ3+PJ4+PJ5 PJ2+PJ3+PJ4+PJ5+PJ6

J1 363,00 643,00

J2 198,00 328,00

J3 323,00 503,00

J4 525,00 905,00

Sequncia 5: J2-J3-J1-J4

Foi utilizado o software lekin para gerao dos grficos de Gantt e tambm do grfico de comparao entre os makespan das sequencias obtidas.

Figura 4 - Resultados obtidos pela programao com o algoritmo CDS atravs do software LEKIN

Figura 5 - Comparao dos resultados obtidos pela programao com o algoritmo CDS atravs do software LEKIN

A sequncia com o melhor makespan aquela que foi gerada a partir das etapas 2 e 5 de execuo do algoritmo, sendo assim, essa a sequncia final que ser considerada como resultado da aplicao do Algoritmo CDS: J2 J3 J1 J4 com Cmax =1323,

observando que esta foi a mesma sequncia obtida atravs da aplicao do Algoritmo NEH. Em entrevista ao gestor da empresa estudada, foi apresentado o problema de sequenciamento desta pesquisa e ento foi perguntada qual a sequncia ele adotaria e qual o embasamento que ele utiliza para determinar tal programao. Segundo ele esta uma programao emprica seguindo a premissa de que os primeiro pedidos tem fcil execuo do processo de corte em detrimento dos demais. Segue a programao que seria adotada pela empresa e tambm a sua comparao em relao ao sequenciamento obtido atravs dos algoritmos CDS e NEH. Programao Emprica: J1-J3-J2-J4

Figura 6 - Comparao dos resultados obtidos pelas programaes fornecidas pelos algoritmos NEH, CDS e o modo emprico atravs do software LEKIN

Figura 7 - Comparao dos resultados obtidos pelas programaes fornecidas pelos algoritmos NEH, CDS e o modo emprico atravs do software LEKIN

5. Concluso Atravs do estudo realizado pde-se certificar a efetividade da aplicao de mtodos cientficos para obteno de uma programao da produo que contribua para melhorar as medidas de desempenho da empresa. Conforme pode-se verificar atravs da anlise das comparaes entre as programaes obtidas pela aplicao de algoritmos e pelo mtodo emprico adotado pela empresa, fica evidenciado que os mtodos cientficos proporcionaram melhor resultado, possibilitando assim a diminuio do tempo total da programao, o makespan.

Dessa forma, vlido afirmar que o objetivo do presente trabalho foi atingido, pois este apresentou, atravs de um exemplo prtico, os bons resultados que podem ser obtidos atravs da adoo de mtodos que so de fcil acesso e aplicao, requisitando o conhecimento apenas de alguns conceitos inerentes a rea de programao da produo, bem como de detalhes sobre os tempos de processamento e setup do processo que se est analisando.

6. Referncias Bibliogrficas

CORRA, H. L., GIANESI, I. G. N. e CAON, M. Planejamento, programao e controle da produo: MRP II/ERP- conceitos, uso e implantao. 4 Edio - So Paulo. Gianesi Corra & Associados: Atlas, 2001. FERNANDES, R. O. P.; Estudo de Sequenciamento da Produo em uma Indstria de Meias, 2006. (EPD/UFJF, Graduao, Engenharia de Produo) Universidade Federal de Juiz de Fora, 2006. FUCHIGAMI, H.Y. Introduo ao Sequenciamento da Produo. Catalo: UFG, 2013. Material didtico. Verso 4.0. FUCHIGAMI, H. Y. ; MOCCELLIN, J. V. (2006), Estudo da influncia da programao do primeiro estgio em sistemas flow shop hbridos com tempos de setup independentes da sequncia de processamento das tarefas. Anais. Simpsio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 38. Goinia, GO. GAITHER, N.; FRAZIER G. Administrao da Produo e Operaes. 8 ed. So Paulo: Editora Thomson, 2002. GIACON, E., Implantao de sistemas de programao detalhada da produo: levantamento das prticas de programao da produo na indstria. So Paulo, 2010. 107

p. Dissertao (Mestrado). Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. Departamento de Engenharia de Produo. MORAIS, M. de F.; BOIKO, T. J. P.; MIYATA, H. H.; CANTIERE, P. C. Programao da produo em sistemas flow shop hbrido com consideraes de tempos de setup: uma anlise dos mtodos de soluo. XLII Simpsio Brasileiro de Pesquisa Operacional. Bento Gonalves, RS, 2010. NAGANO, S. M.; MOCCELLIN, J. V.; LORENA, L. A. N. Programao da produo flow shop permutacional com minimizao do tempo mdio de fluxo. [S.I.]: 2005. Disponvel em: <http://www.lac.inpe.br/~lorena/nagano/sbpo-nagano-mocellin-lorena.pdf>. Acesso

em: 05 agosto 2013. NUNES, D. M.; MELO, P. A. C. & NIGRO, I. S. C. Planejamento, Programao e Controle da Produo: O uso da Simulao do Preactor em uma Indstria de Alimentos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produo, XXIX ENEGEP, 2009, Salvador - BA. Anais... Salvador, 2009. PEREIRA, C.R. e COSTA, M. A. B. da, Um modelo de simulao de sistemas aplicado programao da produo de um frigorfico de peixe. Revista Produo Online, Florianpolis, SC, v.12, n. 4, p. 972-1001, out./dez. 2012. ROCHA, J.A., LEONARDI, F., Aplicao de heursticas em confeco txtil de mdio porte, Anais do 17 Simpsio de Engenharia de Produo, 2010. VAROLO, F.W.R; TSUJIGUCHI, L.T.A.; BOIKO, T.J.P, Classificao de sistemas de produo: uma abordagem de engenharia de produo. Anais... IV EPCT, 2009.

Vous aimerez peut-être aussi