Vous êtes sur la page 1sur 4

Linguagem & Ensino, Vol. 7, No.

1, 2004 (193-196)

Resenha
LEITE, Yonne & CALLOU, Dinah. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, Srie Descobrindo o Brasil, 2002.

Resenhado por Luciene Bassols Brisolara (Universidade Catlica de Pelotas) Como falam os brasileiros, de Yonne Leite e Dinah Callou, tem por objetivo discutir a questo da variao lingstica. O livro se inicia com uma introduo geral sobre a linguagem, sua funo scio-comunicativa e os diversos falares existentes no Brasil. As autoras partem de Antenor Nascentes que, em 1953, classificou o falar brasileiro em seis subfalares: o amaznico, o nordestino, o baiano, o fluminense, o mineiro e o sulista. Alm de destacarem caractersticas dialetais oriundas de diferentes regies, tratam de outros fatores extralingsticos, como: faixa etria, sexo, escolaridade etc, para explicar que as variaes tambm so decorrentes de aspectos individuais. Dentre outros comentrios sobre diversidade, destacam que a variao lingstica, de acordo com Antonio Houaiss, proveniente do prprio processo de colonizao do pas, ou seja, dialetao horizontal por influxo indgena e diferenciao vertical entre a fala do luso e a fala do nascido e criado na terra.

RESENHA

O livro, com 73 pginas, est dividido em 15 tpicos alguns com 1 pgina e outros com 10: introduo, uma viso geral do Brasil: o mito de homogeneidade, assumindo a diversidade, o falar carioca no conjunto dos falares brasileiros, sexo, idade e variao lingstica, para uma caracterizao dos falares brasileiros, a fontica da fala culta, os sotaques sintticos da fala culta, normas, pluralismo, etc, traando linhas imaginrias, voltando ao comeo, cronologia, referncias e fontes, sugestes de leitura e, por fim, um item sobre as autoras. No item uma viso geral do Brasil: o mito da homogeneidade encontramos comentrios sobre a oposio entre a variante brasileira e a europia da lngua portuguesa, razes para o Brasil no apresentar um quadro lingstico homogneo e, tambm, dados sobre as lnguas indgenas faladas no Brasil antes e depois da colonizao do pas. As autoras encerram esse item, afirmando que, para existir uma educao democrtica e igualitria, preciso que reconheamos a diversidade e trabalhemos com ela, possibilitando, assim, a todos os falantes a aprendizagem de normas prestigiadas e o acesso s mesmas oportunidades. Em assumindo a diversidade so apresentados vrios Atlas Lingsticos, iniciados no Brasil, desde 1960, com destaque ao Atlas Lingstico do Brasil (ALIB), um atlas geral, que tem por objetivo fazer um retrato do Brasil, isto , dar conta da diversidade existente, ou melhor, da dialetao do portugus, a fim de tornar vivel a to complexa delimitao de reas prprias a cada fenmeno lingstico(Leite & Callou,2002: p.17). O falar carioca no conjunto dos falares brasileiros refere-se a pesquisas realizadas sobre o dialeto dos cario-

194

Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 1, p. 193-196, jan./jul. 2004

LINGUAGEM & ENSINO

cas, principalmente, a de Antenor Nascentes, nos anos 80, que faz uma monografia baseada no seu prprio falar. Este tpico foi includo na obra, pois, de acordo com as autoras, o Rio de Janeiro uma rea cuja linguagem culta tende a apresentar um menor nmero de marcas locais e regionais, com uma tendncia universalista, dentro do pas(p.10). Sexo, idade e variao lingstica abrange os fatores extralingsticos responsveis por caracterizar a fala de homens e mulheres, de diferentes faixas etrias e em diversos contextos. D-se maior nfase, nesse tema, questo de que a identidade homem/mulher no pode ser vista isoladamente e, sim, em conjunto com outros fatores como faixa etria, tipo de trabalho, ou outras identidades culturais. Os tpicos para uma caracterizao dos falares brasileiros, a fontica da fala culta, os sotaques sintticos da fala culta, normas, pluralismo, etc, traando linhas imaginrias citam exemplos da variao lingstica como: O artigo definido diante de nomes prprios e possessivos; Alternncia ns/ a gente. Vale destacar que todas as anlises apresentadas nestes itens so feitas com base no mesmo corpus: So Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, que fazem parte do Projeto NURC (Projeto de Estudo da Norma Lingstica Urbana Culta). Voltando ao comeo lembra a chegada de Cabral ao Brasil, deparando-se com povos, costumes e lnguas diversas. Tambm fala sobre a chegada dos jesutas com a misso de transformar os indgenas em cristos(p.60) e sobre diversas lnguas indgenas existentes no Brasil. Todos estes fatos histricos servem para mostrar a origem da diversidade lingstica.

Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 6, n. 2, p. 193-196, jul./dez. 2003

195

RESENHA

Ao final da obra, as autoras fazem referncia aos fatos exemplificados no livro e destacam suas fontes bibliogrficas. O livro como um todo proporciona uma leitura no s instrutiva como agradvel, desenvolvendo-se, de maneira geral, com simplicidade, clareza e objetividade. Conforme comentrio de Jorge Zahar, editor de Como falam os brasileiros [o] livro convida o leitor a desvendar os mistrios e sutilezas da diversidade e unidade dos falares brasileiros, apresentando um retrato sociolingstico do falar culto carioca, gacho, paulistano, baiano e pernambucano. Assim, Como falam os brasileiros ser til tanto para principiantes como para interessados que j tenham acumulado conhecimentos menos ou mais avanados da rea. importante ressaltar que um livro, com pouco mais de 70 pginas, e que trata de tantos tpicos, tem que necessariamente ser geral, mas, nem por isso, deixa de ser interessante e de trazer exemplos relevantes de variao lingstica.

196

Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 1, p. 193-196, jan./jul. 2004

Vous aimerez peut-être aussi