Vous êtes sur la page 1sur 3

Situaes de Emergncia em Laboratrios Qumicos

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/situacoes_de_eme...

Situaes de Emergncia em Laboratrios Qumicos


NuBio

Regras Bsicas em Caso de Incndio no laboratrio:


- Quando o fogo irromper em um bquer ou balo de reao, basta tapar o frasco com uma rolha, toalha ou vidro de relgio, de modo a impedir a entrada de ar. - Manter sempre a calma - Quando o fogo atingir a roupa de uma pessoa, proceder da seguinte forma: a) lev-la para debaixo do chuveiro de emergncia ou b) se o acidentado correr, aumentando a combusto, neste caso, derrub-la e rol-la no cho at o fogo ser exterminado ou embrulh-lo rapidamente em um cobertor para este fim ou d) pode-se tambm usar o extintor de CO2, se este for o meio mais rpido.Comear o combate imediatamente com os extintores de CO2 (gs carbnico).

- Afastar os inflamveis de perto - Jamais usar gua para apagar o fogo, usar extintor de CO2 ou de p qumico - Quando houver em ensaios com sdio, potssio ou ltio. Usar extintor de p qumico (no usar o gs carbnico, CO2). T ambm pode-se usar os reagentes carbonato de sdio (Na2CO3) ou cloreto de sdio (NaCl- sal de cozinha) - A areia no funciona bem para Na, K e Li. A gua reage violentamente com estes metais. - Caso o incndio fugir ao controle, evacuar o laboratrio imediatamente - T ocar o alarme (uma caixa vermelha), quebrando o vidro para acion-lo - Evacuar o prdio - Desligar a chave geral de eletricidade - Chamar a equipe de segurana ou o Corpo de Bombeiros (T elefone: 193), dando a exata localizao do fogo. Informar que se trata de um laboratrio qumico e que no vo poder usar gua para combater incndio em substncia qumica. Solicitar um caminho com CO2 ou p qumico - Avisar ao chefe do laboratrio

Derramamento de produtos txicos (mais de 100 ml), inflamveis (mais de 1 litro) e corrosivos (mais de 1 litro):
- Chamar a equipe de segurana - Evacuar o laboratrio - Avisar as pessoas nos ambientes vizinhos - Isolar a rea e fechar as portas do ambiente - Remover fontes de ignio e desligar os equipamentos - Ligar a exausto para o exterior; e - Abrir as janelas.

Derramamento de cidos:
- No caso de cido sulfrico derramado sobre o cho ou bancada pode ser rapidamente neutralizado com carbonato ou bicarbonato de sdio em p. - No caso de cido Clordrico derramado neutralizar com amnia, que produzir cloreto de amnio, em forma de nvoa branca. - No caso de cido ntrico, tomar cuidado com lcool, pois reagem violentamente.

Derramamento de Compostos Volteis de Enxofre

1 de 3

23/07/2013 09:48

Situaes de Emergncia em Laboratrios Qumicos

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/situacoes_de_eme...

- Enxofre - tipo mercaptanas, resduos de reao com DMSO: so capturados em "trap" contendo soluo 10% de KMnO4 alcalino. - H2S: que desprende-se de reaes pode ser devidamente capturado em "trap" contendo soluo 2% de acetato de chumbo aquoso.

Derramamento de Compostos Txicos


- Manipular com cuidado, pois um grande nmero de compostos orgnicos e inorgnicos so txicos. Evitar a inalao ou contato direto.

A relao abaixo mostra alguns produtos qumicos txicos de uso comum em laboratrio: Compostos Altamente Txicos So aqueles que podem provocar rapidamente, graves leses ou at mesmo a morte. Compostos arsnicos Compostos de mercrio Selnio e seus complexos Monxido de carbono Lquidos Txicos e Irritantes aos Olhos e Sistema Respiratrio Cloreto de acetila Alquil e arilnitrilas Benzeno Brometo e cloreto de benzila cido fluorbrico Cloridrina etilnica Compostos Potencialmente Nocivos por Exposio Prolongada Brometos e cloretos de alquila: Bromometano, bromofrmio, tetracloreto de carbono, diclorometano, iodometano. Aminas alifticas e aromticas: anilinas substitudas ou no dimetilamina, trietilamina, diisopropilamina. Fenis e composto aromticos nitrados: Fenis substitudos ou no cresis, catecol, resorcinol, nitrobenzeno, nitrotolueno. Bromo Bromometano Dissulfito de Carbono Sulfato de metila Sulfato de dietila Acroleina Cianetos Inorgnicos cidos oxlico e seus sais Pentxido de vandio Cloro, Flor, Bromo, Iodo

Substncias Carcinognicas Muitos composto causam tumores cancerosos no ser humano. Deve-se ter todo o cuidado no manuseio de compostos suspeitos de causarem cncer, evitando-se a todo custo a inalao de vapores e o contato com a pele. Devem ser manipulados exclusivamente em capelas e com uso de luvas protetoras. Entre os grupos de compostos comuns em laboratrio incluem: Aminas aromticas e seus derivados: anilinas N-substitudas ou no. naftilaminas, benzidinas, 2-naftilamina e azoderivados. Compostos N-nitroso, nitrosoaminas (R-N(NO)-R) e nitrozoamidas. Agentes alquilantes: diazometano, sulfato de dimetila, iodeto de metila, propiolactona, xido de etileno. Hidrocarbonetos aromticos policclicos: benzopireno, dibenzoantraceno. Compostos que contm enxofre: tiocetamida, tiouria. Benzeno: um composto carcinognico cuja concentrao mnima tolervel inferior aquela normalmente percebida pelo olfato humano. Se voc sente cheiro de benzeno porque a sua concentrao no ambiente superior ao mnimo tolervel. Evite us-lo como solvente e sempre que possvel substitua por outro solvente semelhante e menos txico (por ex. tolueno). Amianto: A inalao por via respiratria de amianto pode conduzir a uma doena de pulmo, a asbesto, uma molstia dos pulmes que aleija e eventualmente mata. Em estgios mais adiantados geralmente se transforma em cncer dos pulmes.

Derramamento de produtos txicos ou inflamveis sobre o trabalhador:


- remover as roupas atingidas sob o chuveiro de emergncia - lavar a rea do corpo afetada com gua fria por 15 minutos ou enquanto persistir dor ou ardncia; e - lavar a rea afetada com sabo neutro e gua (no use loes, creme, solues neutralizantes, etc).

Olhos atingidos por produtos qumicos:


- lavar os olhos atingidos, por 15 minutos, com gua fria; - encaminhar a vtima ao atendimento mdico de emergncia; e - informar o produto qumico envolvido no acidente.

Derramamento de Mercrio:

2 de 3

23/07/2013 09:48

Situaes de Emergncia em Laboratrios Qumicos

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/situacoes_de_eme...

- no use aspirador de p; - recolha com cuidado as gotas maiores e cubra o local com soluo de polissulfeto de sdio, enxofre em p ou zinco em p, para amalgamar as gotas microscpicas; e - recolher o resduo e coloc-lo em recipiente seguro para descarte. Manter no laboratrio um kit de emergncia para derramamento acidental, consistindo de: - culos de proteo - sacos plsticos - etiquetas auto-adesivas - p de plastico - luvas resistentes - protetores de sapato - bentonita (absorvente) - balde de plstico

- soluo de bicarbonato de sdio - gluconato de clcio

Em caso de derramamento de produtos reativos lquidos, deve-se cobr-lo com o absorvente qumico (bentonita), recolher com a p, acondicion-lo em embalagem apropriada para disposio. Se o produto estiver na forma de p, limp-lo com um pano mido, contanto que o produto no venha a reagir com a gua. Quando o derramamento acidental de produto txico, inflamvel ou reativo for maior do que 1 litro, chame o pessoal do servio de segurana treinado para essas ocorrncias.

Referncias Bibliogrficas
Assumpo, J.C. Manipulao e estocagem de Produtos Qumicos e Materiais Radioativos. In: Oda, L.M. & Avila, S.M. (orgs.). Biossegurana em Laboratrios de Sade Pblica. Ed. M.S., 1998. p. 77-103. ISBN: 85-85471-11-5 Manual e Regras Bsicas de Segurana para Laboratrios. UFSC. Coordenadoria de Gesto Ambiental. Florianpolis, 1998.

3 de 3

23/07/2013 09:48

Vous aimerez peut-être aussi