Vous êtes sur la page 1sur 7

Centro Universitrio So Camilo Esprito Santo

Curso: Direito Disciplina: Sociologia Geral e Jurdica Professor: Adilson Silva Santos

A Sociologia Durkheimiana

Alunos do 1 perodo A: - 206602, Amanda Cipriano Leal - 205998, Jssica Mantuan Tedoldi - 206388, Leandro Blunck de Souza -206319, Matheus Theodoro Mourad - 205843, Rodrigo Cypriano Amorim

Cachoeiro de Itapemirim ES 05/2013

INTRODUO

FERREIRA, Delson. Manual de Sociologia: Dos clssicos sociedade da informao. 2 ed 4 reimp. So Paulo: Atlas, 2006. Esse intelectual viveu entre 1858 e 1917, perodo que compreendeu o pice e a primeira grande crise interna do capitalismo monopolista europeu. (p.47) Em seu pas, a Frana, preocupou-se com o que ele chamou de vazio moral da III Repblica, com os conflitos entre o capital e o trabalho decorrente da Segunda Revoluo Industrial, com o impulso do iderio socialista e com os rumos ali tomados pelo capitalismo. (p.47) Durkheim compreendia o quadro perturbador colocado pela emergncia da questo social, mas discordava essencialmente do contedo de solues que comeava a ser proposto pelo pensamento socialista. Suas convices defendiam que os problemas sociais vividos pela sociedade europeia eram de natureza moral e no de fundo econmico, e que estes sobrevinham devido fragilidade decorrente de uma longa poca de transio. (p.47) Ele entendia que a sociedade predominaria sobre o individuo, uma vez que ela que importaria a ele o conjunto das normas de conduta social. Seu esforo foi voltado para a emancipao da sociologia em relao s filosofias sociais. (p.47) Os estudos de Durkheim ganharam relevncia para as cincias da sociedade, tornando-se parmetros para vrios ramos de pesquisa sociolgica at nossos dias. Para ele, a Sociologia deveria ser um instrumento cientfico da busca de soluo para os desvios da vida social (p. 48) O estado saudvel seria o de convivncia harmnica d a sociedade consigo mesma e com as demais sociedades, harmonia essa a ser obtida pelo exerccio imperativo do consenso social. O estado mrbido, doentio, seria caracterizado por fatos que colocassem em risco essa harmonia (p.48) Os fatos sociais. Esses fatos foram elevados por Durkheim categoria de objeto de estudo, e sua busca de compreenso deles direcionada para favorecimento da normalidade do curso de vida social, transformando-se, dessa maneira, em um tipo de tcnica de controle social voltada para a manuteno da ordem, estabelecida pelo sistema social vigente. (p.48) Delimitando e dando especificidade ao conceito, os fatos sociais possuiriam trs caractersticas fundamentais: a coero social seria o influxo exercido pelos fatos sobre os indivduos. (p.48) A exterioridade se definiria em funo de os fatos existirem antes e fora das pessoas, atuando de modo autnomo em relao a seus desejos ou apoio consciente. Durkheim elucida essa caracterstica citando os sistemas de moedas, os instrumentos de crdito, as prticas profissionais, que funcionariam

independentemente do uso que delas os indivduos fizessem. Por fim, a generalidade existiria devido ao fato repetir-se, pela imposio, na maioria ou em todos os membros da sociedade. (p.49) Para ele, o comportamento do cientista social deveria ser de distanciamento e sua posio, de neutralidade frente aos fatos sociais. Apenas essa atitude que garantiria a objetividade de sua anlise e, po rtanto, suas bases cientficas. (p.49) O interesse cientfico durkheimiano era inteiramente voltado para a compreenso do funcionamento das chamadas formas padronizadas de conduta e pensamento, definidas por ele como conscincia coletiva, que configurariam a moral adotada pela sociedade. (p.49) Sua publicao, consiste em uma demarcao terica do conceito de fato social que, ao mesmo tempo, delimita a especificidade do campo de estudo da Sociologia, distinguindo-se das preocupaes da Psicologia. Segundo Durkheim, esse mtodo define-se a partir de trs fundamentos principais: a independncia em relao a qualquer filosofia, a objetividade e a determinao exclusivamente sociolgica, todos a apontar que os fatos sociais so, antes de qualquer considerao analtica, coisas sociais. (p.50) Na concepo durkheimiana, a Sociologia deveria voltar-se tambm para outro objetivo fundamental: a comparao entre as diversas sociedades. Para isso, esse autor estabeleceu um novo campo de estudo, a morfologia social, que consistiria na classificao do que ele chamou de espcies sociais. (p.50) Fixou que o percurso de passagem da solidariedade mecnica para a solidariedade orgnica seria o motor da transformao histrica de toda e qualquer espcie de sociedade. (p.50) Ele acreditava que a cincia social poderia, por meio de suas investigaes, encontrar solues para os problemas fundamentais de sua poca ao largo desses conflitos. (p.50) Os cdigos de identificao social dos indivduos eram diretos e se davam por meio dos laos familiares, religiosos, de tradio e costumes, sendo completamente autnomos em relao ao problema da diviso social do trabalho, que no interferiria nos mecanismos de constituio da solidariedade. (p.51) Peculiar da sociedade capitalista moderna, em funo direta da diviso acelerada do trabalho, que nessa sociedade exerceria influncia decisiva em todos os setores da organizao social, levaria os indivduos a se tornarem interdependentes entre si. (p.51)

Se em Comte a Teoria da Histria pressupunha a passagem contnua das sociedades por etapas, ou estgios de desenvolvimento, que iriam do teolgico ao positivo, findando a mancha histrica da humanidade neste, em Durkheim a postura finalista quanto ao devir do processo histrico no muda, apenas sofistica-se (p.51)

CONCLUSO

REFERNCIA FERREIRA, Delson. Manual de Sociologia: Dos clssicos sociedade da informao. 2 ed 4 reimp. So Paulo: Atlas, 2006.

Vous aimerez peut-être aussi