Vous êtes sur la page 1sur 42

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA UFPA - ITEC FACULDADE DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL- FAESA

Sistema de Saneamento Ambiental


Poluio Ambiental: Poluio do ar

INTRODUO
Poluio: Processo de degradao do ambiente por um ou mais fatores prejudiciais sade deste. Ela pode ser causada pela liberao de matria, e tambm de energia (luz, calor, som): os chamados poluentes.
Considera-se poluente qualquer substncia presente no ar e que, pela sua concentrao, possa torn-lo imprprio, nocivo ou ofensivo sade, causando inconveniente ao bem estar pblico, danos aos materiais, fauna e flora ou prejudicial segurana, ao uso e gozo da propriedade e s atividades normais da comunidade.

CICLO HIDROLGICO

Poluio Atmosfrica
A resoluo n 3 de 28/06/1990 do CONAMA considera como poluente atmosfrico qualquer forma de matria ou energia com intensidade e em quantidade, concentrao, tempo ou caractersticas em desacordo com os nveis estabelecidos, e que torne ou possa tornar o ar imprprio, nocivo ou ofensivo sade, inconveniente ao bem estar pblico, danoso aos materiais, fauna, e flora, ou prejudicial segurana, ao uso e gozo da propriedade e s atividades normais da comunidade.
A poluio atmosfrica a que possui efeitos mais globais, devido a maior facilidade de disperso dos poluentes envolvidos neste tipo de poluio, j que em geral so emisses de gases e particulados a temperaturas da ordem de centenas de C a velocidades que podem atingir dezenas de quilmetros.

TIPOS DE POLUENTES
Poluentes naturais: A poluio natural originada por fenmenos

biolgicos e geoqumicos.
Poluentes artificiais: produzidos pelas atividades humanas.

MONTE PINATUBO FILIPINAS - 1991


20 megatons de dixido de

enxofre foram ejetados para a atmosfera vero do norte europeu cerca de 15 graus mais baixo 3 meses seguintes as temperaturas globais desceram aproximadamente 0,5C

LAGO NYOS CAMARES - 1986


Liberao de 240.000 toneladas de dixido de carbono

matou cerca de 1800 pessoas que viviam as suas margens.

FONTES ANTRPICAS DE POLUENTES


Queima de combustveis fsseis Veculos Queimadas Atividades industriais e agrcolas

PRINCIPAIS FONTES DE POLUIO DO AR E PRINCIPAIS POLUENTES

INVERSO TRMICA
Processo atmosfrico que ocorre quando o ar frio (mais denso) impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alterao na temperatura. A camada de ar fria fica retida nas regies prximas superfcie terrestre. A ausncia de movimentos convectivos na atmosfera ajuda na manuteno desse panorama.

INVERSO TRMICA
Em reas urbanas com uma grande concentrao de poluentes, a disperso destes fica extremamente prejudicada, formando uma camada de cor cinza, oriunda dos gases emitidos pelas indstrias, automveis,

Alta concentrao de material particulado no norte da ndia

DANOS AO MEIO AMBIENTE


NVOA FOTOQUIMICA
Sabe-se que a queima de combustveis automobilsticos emite no ar ,centenas de

substncias txicas, dentre elas, hidrocarbonetos e xidos de nitrognio no queimados que geram oxidantes fotoqumicos.
Esse

material reage na presena dos raios ultravioleta do Sol gerando o oznio, um dos poluentes que mais contribuem para os baixos ndices de qualidade do ar nos grandes centros urbanos. nvoa est frequentemente ligada ao trfego pesado, luz solar, alta temperatura e umidade e ventos calmos.

A principal ocorrncia da

DANOS AO MEIO AMBIENTE


DESTRUIO DA CAMADA DE OZNIO

DANOS AO MEIO AMBIENTE


DESTRUIO DA CAMADA DE OZNIO

1. 2. 3. 4. 5.

Ocorre a produo de CFC (clorofluorcarbono) usado como propelente em aerossis, isolante em equipamentos de refrigerao e para produzir materiais plsticos. CFC chega a estratosfera Atingido pela radiao UV ,o CFC se desintegra e produz Cloro O Cl destri o Oznio A partir da destruio do Oznio, maior ser a taxa de radiao UV a atingir a superfcie.

DANOS AO MEIO AMBIENTE


EFEITOESTUFA

Efeito estufa o processo responsvel pelo aquecimento da superfcie de um planeta ou lua devido presena de uma atmosfera contendo gases que absorvem e emitem radiao-infravermelha. Trata-se de um fenmeno natural que garante que a disperso da energia solar pelo planeta seja mais lenta que a absoro, mantendo a Terra aquecida e garantindo a vida no planeta.

DANOS AO MEIO AMBIENTE


EFEITOESTUFA
Dixido de Carbono (CO2): gs proveniente da queima de combustveis fsseis e

matria orgnica. ta.


O dixido de carbono capaz de absorver parte da radiao infravermelha emitida

pela superfcie da Terra, evitando que ela retorne ao espao


Fontes Naturais de CO2: Naturalmente atravs da respirao; Decomposio de

plantas e animais; Queimadas naturais de florestas.

DANOS AO MEIO AMBIENTE


EFEITOESTUFA
Dixido de Carbono (CO2):

Sua concentrao na atmosfera do planeta passou de 280 ppm no perodo pr-industrial para 380 ppm em 2005, sendo que sua permanncia na atmosfera de 50 e 200 anos - o chamado tempo de decaimento do gs. Atualmente, o dixido de carbono contribui com 60% do efeito estufa no planeta.

Variao da temperatura mdia da Terra, de 1860 aos nossos dias

MONITORAMENTO DE POLUENTES ATMOSFRICOS


Atravs da Portaria Normativa n 348 de 14/03/90 e da Resoluo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) n 003 de 28/06/90 o IBAMA estabelece os padres nacionais de qualidade do ar. No Brasil so estabelecidos dois tipos de padres de qualidade do ar: os primrios e os secundrios. Os Padres Primrios de Qualidade do Ar so as concentraes de poluentes que se ultrapassadas podero afetar a sade da populao. Podem ser entendidos como nveis mximos tolerveis de concentrao de poluentes atmosfricos, constituindo-se em meta de curto e mdio prazo. So Padres Secundrios de Qualidade do Ar as concentraes de poluentes atmosfricos abaixo das quais se prev o mnimo efeito adverso sobre o bem estar da populao, assim como o mnimo dano fauna, flora, materiais e ao meio ambiente em geral. Podem ser entendidos como nveis desejados de concentrao de poluentes, constituindo-se em meta de longo prazo.

MONITORAMENTO DE POLUENTES ATMOSFRICOS


PADRES NACIONAIS DE QUALIDADE DO AR

MONITORAMENTO DE POLUENTES ATMOSFRICOS


Para cada poluente (j citados anteriormente) calculado um ndice,o ndice de Qualidade do Ar - IQA. Atravs do ndice obtido ar recebe uma qualificao, que uma espcie de nota, feita conforme apresentado na tabela abaixo:

MONITORAMENTO DE POLUENTES ATMOSFRICOS


Esta qualificao do ar est associada com efeitos sobre sade, independentemente do poluente em questo, conforme tabela abaixo:

MONITORAMENTO DE POLUENTES ATMOSFRICOS


Programa de Controle da Poluio do Ar por Veculos Automotores Proconve
O Proncove um programa criado em 1986 pelo Conama cujo objetivo reduzir o nvel de poluentes emitidos por veculos novos. Essa reduo progressiva: a cada fase, a indstria automobilstica deve desenvolver tecnologias que cumpram os padres estabelecidos.

Resoluo 18 do Conama que instituiu o Proconve tem como objetivos a: Reduo da emisso de poluentes dos veculos automotores; Promoo do desenvolvimento tecnolgico nacional e a melhoria dos combustveis; Criao de programas de inspeo dos veculos em uso; Conscientizao da populao quanto poluio veicular; E estabelecimento de condies para avaliao dos resultados alcanados.

MONITORAMENTO DE POLUENTES ATMOSFRICOS


Pelo PROCONVE, os veculos automotores so divididos em: Veculos Leves(at3.856kgPBT):

Veculos Pesados(acimade3.856kgPBT);

Os procedimentos para medio da poluio dos veculos leves e pesados so diferentes; Consequentemente, os limites de emisses para veculos leves e pesados so diferentes.

MONITORAMENTO DE POLUENTES ATMOSFRICOS


Limites Emisses Veculos Leves

MONITORAMENTO DE POLUENTES ATMOSFRICOS


Limites Emisses Veculos Pesados

MONITORAMENTO DE POLUENTES ATMOSFRICOS


Tecnologias de Reduo das Emisses

CONTROLE DE EMISSES
CONAMA 382/2006 - Estabelece os limites mximos de emisso de poluentes atmosfricos para fontes fixas. De acordo com o artigo 1 do CONAMA 382/2006 os limites mximos de emisso so fixados por poluentes e por tipologia de fonte. A Resoluo no define ainda limites mximos de emisso por poluentes.

CONTROLE DE EMISSES
Limites mximos de emisso para processos de gerao de calor a partir da combusto externa de leo combustvel

Limites de emisso para processos de gerao de calor a partir da combusto de derivados da madeira

CONTROLE DA POLUIO DO AR

O tratamento de emisses atmosfricas realizado atravs de equipamentos de controle de poluio do ar.


Esses equipamentos trabalham normalmente com fenmenos fsicos e qumicos.

A escolha de um equipamento de controle depende do tipo e natureza dos poluentes, eficincia de controle desejada, condies locais e custo.

EQUIPAMENTOS DE CONTROLE DE MATERIAL PARTICULADO


Coletores secos de material particulado : - coletores gravitacionais -ciclone - filtro de manga - precipitador eletrosttico

Coletores midos de material particulado: - Lavadores de gs


Equipamentos de controle para gases e vapores -Lavadores de gs - Adsorvedores - Incinerao de gs com chama direta - Catalisadores

COLETORES SECOS DE MATERIAL PARTICULADO


Coletores Gravitacionais

Princpio de funcionamento: Utilizam a deposio gravitacional das partculas carregadas pelo fluxo gasoso.

COLETORES SECOS DE MATERIAL PARTICULADO


Ciclones

Princpio de funcionamento: O ciclone baseia-se na ao da fora centrifuga que age sobre as partculas carregadas pelo fluxo de gs, empurrando-as na direo das paredes, e retirando-as do fluxo gasoso.

COLETORES SECOS DE MATERIAL PARTICULADO


Filtros de Manga

Princpio de funcionamento: o fluxo gasoso forado atravs de um meio poroso (filtro) onde o material particulado retido.

COLETORES SECOS DE MATERIAL PARTICULADO


Precipitadores eletrostticos

Princpio de funcionamento: um precipitador eletrosttico consiste num gerador de carga eltrica negativa . O aparelho emite a carga em partculas poluentes e estas ficam carregadas negativamente. As paredes do precipitador tm carga positiva e atraem as partculas, estas ficam retidas. Este encontro deve-se atrao entre cargas opostas. As impurezas se acumulam nas laterais do precipitador eletrosttico, de onde so eliminadas .

CONTROLE DA POLUIO DO AR
Comparao entre os equipamentos de controle

COLETORES MIDOS DE MATERIAL PARTICULADO


Lavadores de Gs

Princpio de funcionamento: O gs forado atravs de uma asperso de gotas, que colidem com o material particulado, aglomerando as partculas e tornando a coleta facilitada.

EQUIPAMENTOS DE CONTROLE PARA GASES E VAPORES


Equipamentos de adsoro
Princpio de funcionamento: A Adsoro ocorre quando alguns gases so seletivamente capturados por superfcies ou poros de materiais slido. Os materiais mais utilizados so o carvo ativado (muito utilizado para compostos causadores de odor), silica gel e a alumina.

Os adsorvedores podem operar com sistema de regenerao ou o material adsorvente pode ser descartado aps a exausto. A regenerao conseguida em geral pela passagem em fluxo contrrio de vapor a baixa presso, o qual ser condensado, juntamente com o adsorbato (substncia adsorvida) num sistema de condensao adequado. Caso o adsorbato no seja de fcil condensao o mesmo dever ser incinerado ou controlado por outro meio.

EQUIPAMENTOS DE CONTROLE PARA GASES E VAPORES


Equipamentos de adsoro

EQUIPAMENTOS DE CONTROLE PARA GASES E VAPORES


Incinerao de gs com chama direta
Princpio de funcionamento: tratamento que utiliza a exposio direta do fluxo gasoso a uma chama. Na presena do oxignio, atravs da combusto, os compostos orgnicos so inativados na forma de cinzas. Tem uma eficincia prxima a 100% se operado corretamente e a queima dos gases pode ser usada como fonte de energia.

EQUIPAMENTOS DE CONTROLE PARA GASES E VAPORES


Catalisadores
Princpio de funcionamento: este equipamento basicamente uma cmara atravs da qual o poluente combustvel, gs ou vapor, forado a passara. O Catalisador uma substncia que aumenta a taxa de reao (ou combusto), sem participar do processo. A combusto cataltica ocorre no interior do catalisador sem chama e temperaturas relativamente baixas(300 400C). Usada principalmente para a remoo de compostos de carbono e NOx (NOxN2 + O2)

Vous aimerez peut-être aussi