Vous êtes sur la page 1sur 5

Exerccios de Classificao e Propriedades Peridicas

Prof.: Silvio Obs.: Para melhor avaliao de aprendizado, tente responder essas questes sem consultar a tabela peridica 1. Assinale a alternativa que indica corretamente a ordem crescente dos raios atmicos: a) Cs < Rb < K < Na < li. b) Cs < Li < Rb < Na < K. c) K < Rb < Na < Cs < Li. d) Li < Cs < Na < Rb < K. e) Li < Na < K < Rb < Cs. 2. (Cefet-PR) A tabela ao lado nos mostra algumas informaes Raio atmico Distribuio eletrnica de elementos qumicos hipotticos. Com essas informaes, pode- Elemento () (10-10m) 2 2 se afirmar que o raio atmico do elemento B deve ser: A 1s 2s 1,13 2 2 6 2 a) Menor que 1,13 e que A, B e C pertencem mesma B 1s 2s 2p 3s x 2 2 6 2 6 2 famlia da tabela peridica.. C 1s 2s 2p 3s 3p 4s 1,97 b) Menor que 1,13 e que A, B e C pertencem ao mesmo perodo da tabela peridica. c) Menor que 1,97 e que A, B e C pertencem ao mesmo perodo da tabela peridica. d) Maior que 1,13 e menor que 1,97 e que A, B e C pertencem mesma famlia da tabela peridica. a) Maior que 1,13 e menor que 1,97 e que A, B e C pertencem ao mesmo perodo da tabela peridica.

3. Considerando um grupo ou famlia na tabela peridica podemos afirmar em relao ao raio atmico: a) Aumenta com o aumento do nmero atmico, devido ao aumento do nmero de camadas. b) Aumenta medida que aumenta o nmero de eltrons no nvel L. c) No sofre influncia da variao do nmero atmico. d) Diminui medida que aumenta o nmero atmico, devido ao aumento da fora de atrao do ncleo. e) Diminui com aumento do nmero atmico, devido ao aumento do nmero de eltrons.

4. (Fesp-PE) Considerando um grupo ou famlia na tabela peridica, podemos afirmar, em relao ao raio atmico, que ele: a) Aumenta com o aumento do nmero atmico, devido ao aumento do nmero de camadas. b) Aumenta medida que aumenta a eletronegatividade. c) No sofre influncia da variao do nmero atmico. d) Diminui medida que aumenta o nmero atmico, devido ao aumento da fora de atrao do ncleo. e) Diminui com o aumento do nmero atmico, devido ao aumento do nmero de eltrons.

5. Em uma famlia ou perodo, quanto menor o tomo, mais ....... ser a retirada do eltron. Logo, devemos esperar um ....... valor para a energia de ionizao. O texto ser corretamente preenchido pela alternativa: a) b) c) d) e) fcil; maior. fcil; menor. difcil; maior. difcil; menor. rpida; baixo.

6. Para os elementos de um mesmo perodo, no sentido da esquerda para a direita e para elementos de um mesmo grupo, no sentido de cima para baixo, na tabela peridica, a energia de ionizao, respectivamente: a) Aumenta e aumenta b) Aumenta e diminui. c) Diminui e aumenta. d) Diminui e diminui. e) Aumenta e no varia.

7. Elementos que apresentam raio atmico grande e pequena energia de ionizao so provavelmente um: a) Metal. b) Ametal. c) Semimetal. d) Gs nobre. e) Halognio.

8. Considere as seguintes configuraes fundamentais do ltimo nvel de energia (nvel de valncia) dos tomos 1 2 5 neutros X e Y. tomo X .... 2s tomo Y .... 2s 2p . Com base nessas configuraes, possvel afirmar que: a) O tomo X maior que Y. b) O tomo X ganha eltrons mais facilmente. c) O tomo Y perde eltrons mais facilmente. d) Ambos so gases nobres. e) X e Y pertencem a perodos diferentes na classificao peridica.

9. (Covest-2005) As primeiras energias de ionizao de K (Z = 19), Ca (Z = 20) e S (Z = 16) so, respectivamente, 418,8 kj/mol, 589,8 kj/mol e 999,6 kj/mol. Alguns comentrios sobre estes nmeros podem ser feitos: I. O enxofre apresenta a menor energia de ionizao, pois o elemento de menor nmero atmico entre os trs. II. A energia de ionizao do potssio a menor, pois se trata de um elemento com apenas um eltron na ltima camada, o que facilita a sua remoo. III. A energia de ionizao do potssio menor do que a do clcio, pois este ltimo apresenta nmero atmico maior e dois eltrons de valncia, estando com o mesmo nmero de camadas eletrnicas. IV. As energias de ionizao do potssio e do clcio so mais prximas, pois so elementos vizinhos na tabela peridica. Est(ao) correto(s) apenas: a) b) c) d) e) I. II. III e IV. II e IV. II, III e IV.

10. Dados os tomos 31A, 14B, 19C e 9D, pergunta-se: Qual a ordem crescente dos potenciais de ionizao? a) B, A, C, D. b) C, A, B, D. c) A, B, C, D. d) C, A, D, B. e) A, B, D, C.

11. (UEPG-PR) Em relao s propriedades peridicas, incorreto afirmar que: a) Metais alcalinos apresentam os menores potenciais de ionizao. b) Halognios apresentam valores altos de eletronegatividades. c) A eletropositividade dos metais alcalinos aumenta com o nmero atmico. d) Num mesmo perodo, o raio atmico do halognio sempre maior que o do metal alcalino. e) Elementos de mesma famlia possuem propriedades semelhantes. 12. Os ametais so elementos eletronegativos por que: a) Tm a capacidade de receber eltrons. b) Tm a capacidade de doar eltrons. c) Tm a capacidade de doar e receber eltrons ao mesmo tempo. d) Possuem apenas um eltron no ltimo nvel energtico. 2 6 e) Tm configurao eletrnica externa ns np . 13. (CESGRANRIO) Considere as seguintes afirmaes, em relao s propriedades peridicas: I. O flor tem raio atmico maior que os demais halognios porque tem menor nmero atmico do grupo. II. Na famlia dos gases nobres, o potencial de ionizao nulo, porque os elementos no formam compostos. III. Num mesmo perodo, um elemento de nmero atmico Z tem sempre maior afinidade eletrnica que o de nmero atmico Z 1, desconsiderando gases nobres. A(s) afirmativa(s) correta(s) (so) somente: a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) Todas.

14. (IFET) Trs elementos X, Y e Z tem as seguintes estruturas eletrnicas nos seus tomos no estado fundamental: 2 2 6 2 6 5 1 X - 1s 2s 2p 3s 3p 3d 4s 2 2 6 2 5 Y - 1s 2s 2p 3s 3p 2 2 6 2 6 1 Z - 1s 2s 2p 3s 3p 4s Com relao aos trs elementos acima, Identifique a afirmao incorreta: a) X e metal de transio. b) Todos os elementos so slidos. c) Y e um halognio. d) Y apresenta maior eletronegatividade. e) X encontra-se no grupo 6 ou famlia 6 B.

15. As configuraes eletrnicas no estado fundamental dos tomos dos elementos E1, E2 e E3 so: E1: 1s2 2s2 2p6 3s1 E2: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 E3: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1 A alternativa correta : a) O elemento E2 tem maior raio atmico que o elemento E1. b) O elemento E1 tem maior potencial de ionizao que o elemento E 3. c) O elemento E3 tem maior afinidade eletrnica que o elemento E 2. d) Os elementos E1 e E2 so metais e o elemento E3 ametal. e) O elemento E3 um gs nobre.

16. (PUC-Minas) Considere as proposies a seguir: I. Para elementos da coluna 1A, os pontos de fuso aumentam de baixo para cima. II. Os elementos de potenciais de ionizao mais elevados so do grupo 17 III. Para os elementos de uma mesma coluna, o raio atmico cresce com o aumento do nmero de camadas. IV. O ction do metal alcalino tem mesma configurao eletrnica do gs nobre do mesmo perodo. V. Na coluna 6A, medida que aumenta o nmero atmico dos elementos, a eletroafinidade diminui. So proposies corretas: a) I, II e V. b) I, III e IV. c) I, III e V. d) II, III e V. e) III, IV e V 17. (Pucrs 2003) O rubdio utilizado nas clulas fotoeltricas e o silcio na fabricao de artefatos microeletrnicos. Comparando esses elementos, correto afirmar que a) O silcio possui maior raio atmico. b) O silcio apresenta maior afinidade eletrnica. c) O rubdio possui maior energia de ionizao. d) O silcio menos eletronegativo. e) O rubdio apresenta menor tendncia a perder eltrons.

18. (Ufla 2003) Dados de alguns elementos qumicos esto apresentados no quadro a seguir: Considere as afirmaes. N Atomico Massa Temperatura Elemento I. Os elementos alumnio e chumbo apresentam-se (Z) Atmica Fuso (C) no estado slido a uma temperatura de 300C. Berlio 4 9 1278 II. O elemento berlio apresenta 7 (sete) eltrons na Sdio 11 23 97,2 sua camada de valncia. Ltio 3 7 179 III. Os elementos ltio e sdio tm propriedades Chumbo 82 207 327,5 peridicas diferentes por estarem no 2 e 3 Alumnio 13 27 660 perodos, respectivamente. IV. Pode-se afirmar que o raio inico do Al3+ menor que o raio atmico do chumbo. Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas I, II e III so corretas. b) Somente as afirmativas I, III e IV so corretas. c) Somente as afirmativas II e III so corretas. d) Somente as afirmativas II e IV so corretas. e) Somente as afirmativas I e IV so corretas. 19. Com relao tabela peridica: I. Os elementos mais eletronegativos esto esquerda da tabela. II. Em um perodo, em geral, o tamanho do tomo aumenta da direita para a esquerda. III. Em um perodo, em geral, quanto mais prtons tem um tomo, maior ele . IV. Os metais ficam esquerda e os no-metais direita da tabela. V. Metais ganham eltrons mais facilmente que os no-metais. So corretas as afirmativas: a) I e III b) II e IV c) III e V d) I e II e) IV e V

Raio Atmico () 1,12 1,91 1,57 1,75 1,43

20. X, Y e Z representam trs elementos da tabela peridica que tm raios, em nanmetros (1nm=10 m). X = 0,0080nm, Y = 0,123nm e Z = 0,157nm. Estes elementos podem ser, respectivamente: a) Li, Be e Na. b) Li, Na e Be. c) Be, Na e Li. d) Na, Li e Be. e) Be, Li e Na. 21. (Unifor-CE) Do leite ao peixe, os minerais esto presentes em todos os alimentos. So fundamentais para o corpo humano, atuando como poderosos coadjuvantes da sade fsica e psquica ao manter bem ajustado um semnmero de funes. Pela sua importncia, so classificados: Macrominerais: Ca, Fe e P. Microminerais antioxidantes: Cu, Mg, Zn e Se. correto afirmar que: a) Na, Cu, Zn e Se pertencem ao mesmo perodo da classificao peridica. b) Fe (Z = 26), possui em seu estado fundamental o subnvel d incompleto. c) Mg, Ca e K so metais alcalino-terrosos e, portanto, apresentam as mesmas propriedades qumicas. d) Com relao a afinidade eletrnica, a ordem correta P > Se > Na > Cu. e) Ca e Mg so metais alcalinos.

-9

Gabarito
1-E; 2-D; 3-A; 4-A; 5-C; 6-B; 7-A; 8-E; 9-E; 10-C; 11-D; 12-A; 13-A; 14-B; 15-B; 16-D; 17-B; 18-E; 19-B; 20-E; 21-B

Vous aimerez peut-être aussi