Vous êtes sur la page 1sur 8

[AUBR-83] BIM na Prtica: Implementao de Revit em Escritrios de Arquitetura e Engenharia

Paulo Henrique Giungi Galvo Revenda TECGRAF Consultor tcnico Revit da Revenda TECGRAF

AUBR-83 Dicas e Truques


Essa demonstrao foi desenvolvida para oferecer solues profissionais, eficientes e inteligentes para dia-a-dia nas reas de Arquitetura e Engenharia com base em casos reais de clientes. O principal objetivo ter uma viso geral das solues REVIT para as disciplinas AEC e entender quais os desafios existentes na implementao desse produto Autodesk, permitindo um melhor aproveitamento na melhoria da coordenao e concepo do cenrio BIM, minimizando erros e aumentando a produtividade da equipe tcnica com foco no Design 3D e documentao. Os produtos utilizados sero o Revit Architecture, Revit MEP e Revit Structure. Na palestra ser demonstrado a Implementao do Revit em caso reais das seguintes reas: - Engenharia de Pr-Fabricados. - Engenharia Hidrulica. - Engenharia Eltrica. - Engenharia Civil.

Objetivos:
- Viso geral de como Implementar o Revit. - Quais os desafios e como enfrent-los. - Viso geral da necessidade de customizar o Revit.

About the Speaker:


Professor Universitrio de Comunicao Digital e um dos especialistas certificados da Autodesk na rea de Arquitetura, Engenharia e Construo. Paulo Galvo profissional na rea desde 1995 e coordena um centro de treinamentos da revenda autorizada Tecgraf, certificada para ministrar cursos dos softwares da Autodesk e comercializar seus produtos no interior do estado de So Paulo. Nesses 15 anos de experincia, j atendeu grandes empresas de multimdia e construtoras e, atualmente trabalha no foco de Implementao do Revit em escritrios de engenharia. criador do site www.paulogalvao.com, cujo objetivo auxiliar usurios de computao grfica permitindo que eles exponham seus trabalhos e troquem experincias profissionais.

Contato:
Email Revenda Tecgraf: paulo@tecgraf.com.br Website TECGRAF: http://www.tecgraf.com.br Email pessoal: contato@paulogalvao.com Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/paulo-galvo Website: www.paulogalvao.com

BIM na Prtica: Implementao de Revit em Escritrios de Arquitetura e Engenharia

Esse documento tem como principal objetivo auxiliar escritrios de arquitetura e engenharia em como superar os principais desafios que enfrentaro na implementao do REVIT durante o fluxo de trabalho e a necessidade de adaptar os produtos Autodesk REVIT ARCHITECTURE, STRUCTURE e MEP para a realidade da empresa no dia a dia.

Mudana do fluxo de trabalho de CAD para BIM


Nesse tpico discutiremos rapidamente a mudana do fluxo de trabalho de CAD para BIM, como est se comportando o mercado de Arquitetura e Engenharia e qual o principal desafio que teremos que enfrentar para nos adaptar a essa nova realidade.

BIM
O tema BIM j vem sendo discutido a alguns anos de como esse conceito pode nos propor benefcios e vantagens. Para nossa proposta de implementao, precisaremos entender e resgatar alguns pontos importantes: 1. BIM um modelo 3D inteligente baseado no processo da informao. 2. De acordo com o site da Autodesk quando se diz respeito sobre o BIM : ...a modelagem de informaes da construo est derrubando as barreiras e estabelecendo a comunicao entre as equipes ampliadas de projeto e construo, oferecendo informaes coerentes e confiveis para todo o escopo do empreendimento. 3. Bim um processo integrado que amplia consideravelmente a compreenso do empreendimento e viabiliza a visibilidade dos resultados. Ainda podemos concluir que todo esse processo pode-se dividir da seguinte maneira:

BIM na Prtica: Implementao de Revit em Escritrios de Arquitetura e Engenharia

Imagem cedida pela prpria Autodesk

DESIGN: Liberdade para criar e desenvolver qualquer projeto arquitetnico e no limitado a comandos de softwares. O mais importante que cada item composto nessa forma geomtrica tanto tridimensional ou bidimensional, possui um identificador de informaes e composies, por exemplo, uma parede que composta de tijolos, argamassa, revestimento, posio ou qualquer item que desejar cadastrar nesse elemento arquitetnico.

DOCUMENTAO: a gerao automtica das vistas em duas dimenses, obtendo a quantificao do projeto por visualizaes de tabelas, gerenciamento e atualizaes das vistas e por fim, a impresso das folhas/documentaes para construo/Fabricao de uma edificao.

GERENCIAMENTO: A principal funo do gerenciamento a compatibilizao da obra envolvendo todas as disciplinas que compem a edificao, principalmente a arquitetura, estruturas e sistemas. Alm disso, temos o resultando final da quantificao e do oramento do projeto, em outras palavras, o controle do empreendimento virtualmente com todas as propriedades das informaes da obra.

CONSTRUO: Monitora o andamento das metas para cumprir ou superar os requisitos prdeterminados pelo Design, Documentao e Gerenciamento da obra, por exemplo, a execuo da

BIM na Prtica: Implementao de Revit em Escritrios de Arquitetura e Engenharia

construo controlada pelo cronograma pr-estabelecido pelo gerenciamento e a coordenao da fabricao de peas projetadas pela documentao.

Na prtica, todos ns que estamos trabalhando a alguns anos com a tecnologia Autodesk, j sabemos que o BIM uma realidade ao nosso alcance, por isso importante questionar:

Essa a principal pergunta que deveremos responder: COMO IMPLEMENTAR O BIM (ou REVIT)? Podemos concluir que o mercado j sabe o que o BIM, sabe que necessita dele, mas ainda no sabe como implement-lo. Para nosso estudo trabalharemos com o plano de implementao, focado somente no DESIGN 3D e DOCUMENTAO, utilizando produtos da Autodesk: REVIT Architecture, REVIT Structure e o REVIT MEP.

BIM na Prtica: Implementao de Revit em Escritrios de Arquitetura e Engenharia

Usar o REVIT Corretamente


muito comum utilizar o Revit como modelador Arquitetnico ou como Maquete Eletrnica, mas isso um erro, pois o produto oferece muito mais do que gerao de slidos tridimensionais. Abaixo temos algumas descries e vantagens sobre o produto REVIT. O Revit, ao contrrio de outros programas para arquitetura, armazena toda a informao de um projeto num nico arquivo. Trata-se de um banco de dados relacional paramtrico 3D totalmente integrado, que representa o edifcio em todos os seus aspectos. No Revit as plantas, cortes, elevaes, perspectivas, tabelas de quantificao, so simplesmente fceis de serem desenhadas e inseridas no projeto sendo tudo absolutamente bi-direcional. Quando se tem um projeto modelado no Revit, voc ter todo o memorial de construo, com as especificaes de materiais e as quantificaes.

Objetivos da Implementao do REVIT


A grande finalidade de utilizar o Revit atender a dois pontos que fazem parte do ciclo BIM, que so: o Design 3D e a Documentao, em outras palavras, fazer projetos rpidos e inteligentes com a documentao pronta para obra.

BIM na Prtica: Implementao de Revit em Escritrios de Arquitetura e Engenharia

Para atingir tal finalidade proposta acima, precisamos que o REVIT atenda aos seguintes requisitos: Amoldar o Software para a realidade do Cliente. Adequar s Normas Brasileiras. Adaptar a Documentao. Estabelecer transferncia de Dados/Informaes com outras disciplinas de engenharia, clientes ou parceiros. Preparar a equipe tcnica para a mudana no fluxo de trabalho.

Implementar o REVIT utilizando um Plano de Implementao


Esse plano foi criado com o objetivo de auxiliar os escritrios de Arquitetura, Engenharia Estrutural, Engenharia de Pr-moldados e Engenharia de Sistemas na implementao do conceito BIM (Building Information Modeling) em sua atividade profissional, com a utilizao dos produtos Autodesk, sendo dividido da seguinte maneira:

1. Anlise das necessidades Nesta fase feito um Briefing dos objetivos da empresa com relao ao uso da tecnologia BIM e a criao de um plano de ao com as etapas a serem desenvolvidas.

2. Planejamentos das Atividades O planejamento feito com a participao dos usurios, de forma a assimilarem o processo e que tenham autonomia para dar continuidade na implementao. Dentre os principais objetivos esto: projetos em 3D, criao de templates, criao de famlias para adequar o projeto, padronizao de folhas, vistas e levantamento de quantitativos.

3. Treinamento Personalizado O treinamento muito importante, pois o momento em que os profissionais vo conhecer a tecnologia que ser aplicada no fluxo de trabalho em sua empresa. Este um treinamento

BIM na Prtica: Implementao de Revit em Escritrios de Arquitetura e Engenharia

direcionado s atividades prticas do cliente, ministrados por professores qualificados e experientes.

4. Customizao Precisa ser uma equipe especializada e certificada pela Autodesk, que possuem a capacidade de desenvolver uma completa metodologia, execuo e customizao das tarefas do dia a dia nos escritrios de engenharia, personalizando atividades e comandos a serem executados atravs dos softwares REVIT ARCHITECTURE/ STRUCTURE/ MEP.

5. Projeto Piloto a execuo do processo completo pela primeira vez em uma atividade prtica do cliente.

BIM na Prtica: Implementao de Revit em Escritrios de Arquitetura e Engenharia

Concluso
O plano de ao de Implementao do Revit nos escritrios de Arquitetura e Engenharia ajuda a entrarmos nessa nova ERA BIM, nos auxiliando a dar os primeiros passos e adaptando os nossos projetos para que sejam compatveis a esse processo, tanto no design quanto na documentao. sempre importante ressaltar a necessidade de usar e moldar o software corretamente para o dia a dia das empresas de Arquitetura e Engenharia.

Vous aimerez peut-être aussi