Vous êtes sur la page 1sur 88

METODOLOGIA CIENTFICA

Professor: Manoel Bessa Manoel.bessa@gmail.com Bessaonline.blogspot.com

CONCEITOS
O QUE CIENCIA ?

Atividade que prope a aquisio sistemtica de conhecimentos com a finalidade de melhoria da qualidade de vida intelectual ou material.

Meios de aquisio de conhecimento


INTUIO: Eu acho que 4 EXPERIMENTAO: Romper corpos de prova de concreto. RACIONALIZAO: Se f(x) = y ento 4

Meios de aquisio de conhecimento


INTUIO: funo especial da mente humana que age pelo pensamento independente da formao cientfica. EMPIRISMO: o conhecimento tirado da experimentao; RACIONALIZAO: Ao contrario dos empiristas, os racionalistas afirmam que nossos sentidos nos enganam.

PROCEDIMENTOS DIDTICOS
O ato de estudar Leitura Anlise do texto; Fases da leitura; Problema; Hipteses; Pesquisa.

O ato de estudar
O que significa estudar estudar realizar experincias submetidas anlise crtica e reflexo, com o objetivo de apreender informaes que sejam teis resoluo de problemas. Para realizar essas experincias, o estudante necessita estar atento a dois aspectos: recorrer a procedimentos adequados para buscar as informaes, bem como estabelecer uma organizao para seus estudos.

O ato de estudar
utilizao do tempo: Planeje seu tempo essa a forma correta de ganhar tempo para o estudo. Programe a utilizao de perodos vazios em sua atividade. Substitua o horrio de uma ou mais atividades no-essenciais para obter tempo de estudo. Reserve ao menos um perodo mnimo para estudar todos os dias. No estabelea perodos muito longos de estudo sem pausas para descanso. Ao se estabelecer um cronograma de estudos, deve-se escolher um horrio em que o estudioso apresente um melhor rendimento; deixar as atividades de leitura e reflexo para o fim do dia, por exemplo, pode levar a um aproveitamento nulo.

Tcnicas de leitura
Para fazer o reconhecimento de um livro, algumas questes devero ser feitas: De que trata o livro? Quem o autor? Que informaes o autor fornece sobre o livro? Quais os temas abordados? Quando o livro foi publicado pela primeira vez?

Estrutura do Pargrafo Acelerao da Aprendizagem ....................................................................................................................................... Uma proposta pedaggica de acelerao da aprendizagem necessita resgatar teorias educacionais bem-sucedidas e conjug-las na prtica pedaggica em favor dos alunos. No se trata, portanto, de dogmatismos tericos e, sim, de ecletismo responsvel e consequente. Destaca-se, nesse conjunto de princpios referenciais, o fortalecimento da autoestima dos alunos, para acelerar a aprendizagem daqueles que apresentam defasagem idade-srie. O trabalho voltado para o fortalecimento da autoestima comea por aquele olhar novo, vivificador, estimulador de todos os agentes da escola sobre os alunos, sobre todos os alunos. Mas, efetivamente, deve configurar-se em aes concretas, consistentes e coerentes, no sentido de desmontar qualquer sentimento de inferioridade em termos de aprendizagem, pela construo de uma prtica de sucessos constantes.

Assim essa autoestima ser reconstruda pela prpria via da aprendizagem. Isso significa que, no contexto do prprio processo pedaggico de desenvolvimento dos contedos escolares, o aluno pode elevar seu autoconceito, sentido-se cada vez mais seguro para participar, questionar, refutar, argumentar, analisar, decidir.

No 1o pargrafo, observa-se a ideia principal apresentao das caractersticas de uma proposta pedaggica especfica. No 2o e 3o pargrafos constata-se o desenvolvimento da ideia principal: 2o pargrafo exposio de um dos princpios que fundamentam a proposta: fortalecimento da autoestima; 3o pargrafo detalhamento do que significa o fortalecimento da autoestima. No 4o pargrafo, tem-se a concluso da ideia principal autoestima elevada propicia segurana no processo de ensino-aprendizagem. Da mesma forma que o texto, o pargrafo tambm se estrutura em ideia principal, desenvolvimento e concluso. O pargrafo, em escala menor, distribui as partes pelos perodos que o compem. Segundo Othon M. Garcia, o pargrafo constitui-se por um ou mais perodos, em que se desenvolve determinada ideia central ou principal ou nuclear ou tpico frasal, a que se agregam outras secundrias, relacionadas pelo sentido e decorrentes dela.

Parfrase Parfrase consiste em reescrever com suas palavras as ideias centrais de um texto. Consiste em um excelente exerccio de redao, uma vez que desenvolve o poder de sntese, clareza e preciso vocabular. A parfrase mantm o sentido do texto original. Parfrase representa uma reescritura do texto original com novas palavras sem que o sentido do mesmo seja modificado. Assim, a parfrase uma reproduo da idia do autor com as palavras do discente (aluno), utilizando-se de sinnimos, inverses de perodos, etc. Trata-se de reescrever o texto original com as palavras do aluno, mas sem alterar o sentido. O autor da parfrase deve demonstrar que entendeu claramente a idia do texto.

Como proceder ao encontrar as idias principais? Como destac-las no texto? Observe a seguir as principais tcnicas para tal: sublinhar, esquematizar e resumir. Sublinhar sinnimo de pr em relevo, destacar ou salientar. um procedimento muito usado pelos leitores. No entanto, exige cuidados para que possa ser til. A primeira recomendao a ser feita no sublinhar durante a primeira leitura. A tcnica de esquematizar O esquema uma representao sinttica do texto por meio de grficos, cdigos e palavras. Deve ser organizado segundo uma seqncia lgica no qual aparecem as idias principais, aquelas a elas subordinadas e o inter-relacionamento de fatos e idias. A tcnica de resumir O resumo uma condensao do texto. Apresenta as idias essenciais e pode tambm trazer a interpretao do leitor, desde que este o faa separadamente. Para elaborar o resumo devem ser usados os mesmos procedimentos indicados para sublinhar e para elaborar esquemas.

Mapa mental.

A Leitura Analtica
Anlise textual A primeira leitura o contato inicial com a unidade de leitura. Nela se adquire uma viso de conjunto do pensamento e do estilo do autor. Nesta leitura nada se sublinha, mas devem-se assinalar, nas margens, os pontos que exigem esclarecimentos para compreenso do texto: informaes sobre o autor, sentido das palavras desconhecidas, fatos histricos, outros autores citados etc. a anlise textual.

A Leitura Analtica
Anlise temtica feita com o objetivo de levar o leitor a uma compreenso da mensagem veiculada pelo autor na unidade de leitura. Nessa etapa procura-se apreender o pensamento do autor sem nele intervir. Este procedimento facilitado fazendo-se uma srie de perguntas: De que trata o texto? Como est problematizado? Qual a dificuldade a ser resolvida? Qual a posio do autor sobre o problema? Que idia defende? (a resposta a esta questo revela a idia principal, a tese do autor). Qual a argumentao, o raciocnio do autor para demonstrar a tese? Existem subtemas ou temas paralelos na unidade de leitura?

A Leitura Analtica
Anlise interpretativa Interpretar tomar uma posio prpria a respeito das idias enunciadas, superar a estrita mensagem do texto, ler nas entrelinhas, forar o autor a um dilogo, explorar toda a fecundidade das idias expostas, cotej-las com outras, enfim, dialogar com o autor. Diferentemente das anlises textual e temtica, nas quais o leitor ouve o autor mas no interfere, no assume uma posio pessoal perante o texto em estudo, na anlise interpretativa o leitor assume uma posio prpria.

A Documentao Pessoal
O que deve ser documentado? Tudo que for do interesse e que oferecer importncia e utilidade na rea acadmica ou profissional do estudante pode ser documentado: leituras, idias pessoais, debates, palestras.

A Documentao Pessoal
a) Ficha de citaes Neste tipo de ficha so reproduzidas frases e pargrafos inteiros ou parte deles. O sinal [...] indica a supresso de partes do texto.

Exemplo de ficha ficha de citaes


MATTAR, Fauze N. Pesquisa de marketing. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2000.
A pesquisa de marketing a investigao sistemtica, controlada, emprica e crtica de dados, com o objetivo de descobrir e (ou) descrever fatos e (ou) de verificar a existncia de relaes presumidas entre fatos (ou variveis) referentes ao marketing de bens, servios e idias, e ao marketing como rea de conhecimento e administrao. [...] As etapas, as fases e os passos da pesquisa so apresentados de forma seqencial por uma questo meramente didtica. Em realidade, o processo de pesquisa circular, ou seja, o acmulo de conhecimentos advindos com o desenvolvimento da pesquisa pode implicar a reformulao de etapas anteriores [...] ( MATTAR, 2000, p.15, grifo nosso). Marketing

FICHAS
As fichas permitem:
Identificar obras Conhecer seu contedo Fazer citaes Analisar material Elaborar crticas Cabealho Corpo do texto Indicao/local Referncia bibliogrfica

As fichas devem ter

Exemplo de ficha Ficha resumo (de contedo)


Marketing MATTAR, Fauze N. Pesquisa de marketing. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2000. p.15-45. No captulo 1 da obra, Conceito e tipos de pesquisas, o autor define pesquisa de marketing, e divide o processo de pesquisa em quatro etapas apresentadas de maneira seqencial apenas por questes didticas. Classifica as pesquisas em trs tipos, em funo do objetivo e do grau em que o problema a ser investigado est cristalizado. Prossegue analisando o primeiro tipo, isto , a pesquisa exploratria e os procedimentos que utiliza, dividindoos em levantamentos em fontes secundrias, levantamentos de experincias, estudo de casos selecionados e observao informal.Continua apresentando o segundo tipo de pesquisa, a pesquisa descritiva, cujos procedimentos consistem em entrevistas pessoais, entrevistas por telefone, questionrios pelo correio, questionrios pessoais e observao. O terceiro tipo apresentado pelo autor a pesquisa conclusiva causal. Segundo ele h trs critrios para inferir a causalidade: variao concomitante, ordem de ocorrncia das variveis no tempo e eliminao de outros fatores. Explica que para se obter confiabilidade em relao evidncia da causalidade recomendvel realizar experimentos de laboratrio e de campo . Detalha trs tipos de projetos experimentais: projeto antes-depois sem grupo de controle; projeto apenas depois com um grupo de controle; e projeto antes-depois com um grupo de controle. Explica que em conseqncia de problemas de baixa validade dos projetos experimentais, so desenvolvidos projetos chamados quase experimentais, que se caracterizam por no serem experimentos verdadeiros. Finaliza o captulo tratando do teste de marketing.

Exemplo de ficha Ficha analtica (de comentrio ou crtica)


Marketing

MATTAR, Fauze N. Pesquisa de marketing. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2000. O autor apresenta de maneira bastante objetiva a metodologia para a conduo de uma pesquisa, compreendendo o planejamento, a execuo e a comunicao dos resultados da investigao. Temas complexos, como amostras, medidas, instrumentos de coleta de dados e tratamentos estatsticos so abordados atravs de uma linguagem tcnica, mas clara e acessvel. Isto permite que leitores, mesmo pouco familiarizados com a estatstica, possam entender e aplicar os conceitos e metodologias apresentados na obra. Um dos principais mritos da obra oferecer aos leitores, de forma compacta, o contedo do livro Pesquisa de Marketing, originalmente editado em dois volumes. Sob o ponto de vista de formatao, a bibliografia recomendada carece de ser revista para atender NBR 6023, de agosto de 2002, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT).

Concepes e Formas de Conhecimento


emprico ou popular; cientfico; filosfico; teolgico.

Concepes e Formas de Conhecimento


O conhecimento emprico Tambm chamado vulgar, obtido ao acaso, baseado na experincia da vida cotidiana. Pode resultar de experincias repetidas, casuais, sem observao metdica ou de simples transmisso de gerao em gerao. Apresenta as seguintes caractersticas: superficial, conforma-se com a aparncia, no chegando essncia das coisas; sensitivo, refere-se a vivncias, a emoes da vida cotidiana; subjetivo, isto , o prprio sujeito organiza suas experincias; assistemtico, no se pretende uma organizao das idias; acrtico, no h a preocupao de anlise, de chegar verdade. Apesar dessas restries, o conhecimento vulgar, o senso comum, no deve ser menosprezado; constitui a base do saber e bastante anterior ao aparecimento da cincia.

Concepes e Formas de Conhecimento


O conhecimento cientfico A revoluo cientfica, propriamente dita, ocorreu nos sculos XVI e XVII com Coprnico, Bacon, Galileu, Descartes e outros estudiosos. Da para c o desenvolvimento da cincia foi-se acelerando continuamente e hoje, com sua metodologia objetiva e rigorosa, abrange pesquisas em todas as reas do mundo fsico e humano. um conhecimento real, lida com fatos. Difere do conhecimento filosfico porque suas proposies ou hipteses so testadas pela experimentao, no s pela razo. sistemtico, um saber ordenado logicamente, formando teorias. verificvel, as hipteses no comprovadas no constituem conhecimento cientfico, e falvel, uma vez que no um conhecimento definitivo; novas pesquisas e proposies podem rever a teoria existente.

Concepes e Formas de Conhecimento


O conhecimento filosfico Difere do cientfico pelo objeto de investigao e pela metodologia. Como vimos, o objeto da cincia so os dados prximos, perceptveis pelos sentidos ou por instrumentos, e verificveis pela experimentao. Quanto ao objeto da filosofia, constitudo de realidades mediatas, no perceptveis pelos sentidos e que, por serem de ordem supra-sensvel, ultrapassam a experincia. O conhecimento filosfico valorativo, pois parte de hipteses no verificveis; racional porque seus enunciados so logicamente relacionados; e sistemtico, pois suas hipteses constituem uma representao coerente da realidade. Procura compreender a realidade no contexto mais universal e o sentido de tudo que envolve o homem. A filosofia questiona os conhecimentos cientficos e tcnicos, os fatos e problemas que envolvem o homem concreto: o progresso tcnico beneficia a humanidade? O que valor, hoje?

Concepes e Formas de Conhecimento


O conhecimento teolgico um conjunto de verdades aceitas pelos homens a partir da revelao divina. o resultado da f humana na existncia de uma ou mais divindades. Apresenta respostas a questes no respondidas pelas outras modalidades do conhecimento. Apia-se em doutrinas cujas proposies so sagradas por terem sido reveladas pelo sobrenatural; so verdades infalveis, evidncias nunca postas em dvida nem verificveis. Marconi e Lakatos (2003, p. 79) exemplificam a abordagem dos telogos em contraposio dos cientistas frente evoluo das espcies, da seguinte maneira: de um lado, as posies dos telogos fundamentam-se nos ensinamentos de textos sagrados; de outro, os cientistas buscam, em suas pesquisas, fatos concretos capazes de comprovar (ou refutar) suas hipteses.

PESQUISA BIBLIOGRFICA
FASES DA PESQUISA BIBLIOGRFICA; FICHAS; RESUMOS.

FASES DA PESQUISA BIBLIOGRFICA


Escolha do tema
Compatvel com formao; Disponibilidade de tempo; Delimitar assunto
Distinguir sujeito e objeto Limitar em funo do tempo, regio, etc.

Elaborar plano de trabalho


Cronograma

Identificao
Procura de catlogos e obras

Localizao e compilao
Livros, artigos, etc.

Fichas/anlise e redao

FASES DA PESQUISA BIBLIOGRFICA


ANO ATIVIDADE MS Preparao da Matriz Analtica Preparao do Pr-projeto de pesquisa Reformulao do Pr-projeto e entrega Levantamento e seleo da bibliografia Leitura da bibliografia Fichamento da bibliografia Anlise crtica da bibliografia Realizao da pesquisa qualitativa Realizao da pesquisa quantitativa Elaborao dos textos Tabulao dos dados Elaborao dos resumos e anexos Reviso Entrega do TCC Out X X X X X X X X X X X X X X Nov Dez Jan Fev Mar 2010 2011

RESUMOS
Diferem das fichas por tratarem da obra completa. a apresentao concisa e seletiva do texto. Tipos
Descritivo
Utiliza frases curtas; descreve apenas a natureza, forma e propsito.

Analtico
Dispensa a leitura do texto. mais amplo que o descritivo.

Crtico
Quando formula julgamento sobre o texto.

Metodo

Pesquisa Cientfica
o que pesquisa?
Pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemtico que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que so propostos. A pesquisa requerida quando no se dispe de informao suficiente para responder ao problema, ou ento quando a informao disponvel se encontra em tal estado de desordem que no possa ser adequadamente relacionada ao problema. A pesquisa desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponveis e a utilizao cuidadosa de mtodos, tcnicas e outros procedimentos cientficos. Na realidade, a pesquisa desenvolve-se ao longo de um processo que envolve inmeras fases, desde a adequada formulao do problema at a satisfatria apresentao dos resultados (GIL, 2002, p. 17).

Pesquisa Cientfica
A pesquisa tem diferentes objetivos.
A pesquisa pura aquela realizada por questes de ordem intelectual; A pesquisa aplicada realizada por questes imediatas, de cunho prtico; busca solues para problemas concretos.

Pesquisa Cientfica
Mtodos e tcnicas na pesquisa cientfica
Tcnicas so procedimentos cientficos empregados por uma cincia determinada.

Mtodos so tcnicas suficientemente gerais para se tornarem procedimentos comuns a uma rea das cincias ou a todas as cincias.

Pesquisa Cientfica
Mtodos e tcnicas na pesquisa cientfica
Tcnicas so procedimentos cientficos empregados por uma cincia determinada.

Mtodos so tcnicas suficientemente gerais para se tornarem procedimentos comuns a uma rea das cincias ou a todas as cincias.

Pesquisa Cientfica
Procedimentos utilizados em quase todas as pesquisas:
a) formular questes ou propor problemas e levantar hipteses; b) efetuar observaes e medidas; c) registrar to cuidadosamente quanto possvel os dados observados com o intuito de responder s perguntas formuladas ou comprovar a hiptese levantada; d) elaborar explicaes ou rever concluses, idias ou opinies que estejam em desacordo com as observaes ou com as respostas resultantes; e) generalizar, isto , estender as concluses obtidas a todos os casos que envolvem condies similares; a generalizao tarefa do processo chamado induo; f) prever ou predizer, isto , antecipar que, dadas certas condies, de se esperar que surjam certas relaes.

Pesquisa Cientfica
Modalidades ou tipos de pesquisa Pesquisa bibliogrfica; Pesquisa exploratria; Pesquisa descritiva. a) estudos descritivos ocupam-se do estudo e descrio das propriedades ou relaes existentes na realidade pesquisada; assim, como os estudos exploratrios, auxiliam a formulao clara de um problema e de hipteses, em pesquisas mais amplas; b) pesquisa de opinio abrange uma ampla gama de investigaes visando descobrir tendncias, interesses, procedimentos etc. com o objetivo de tomada de decises; c) pesquisa de motivao procura as razes ocultas que determinam a preferncia por determinado produto, certas atitudes etc.; d) estudo de caso pesquisa sobre determinado indivduo, grupo ou comunidade com o objetivo de investigar vrios aspectos da vida cotidiana do investigado; e) pesquisa documental estuda a realidade atual, sendo, portanto, diferente da pesquisa histrica; investiga documentos com o objetivo de descrever e comparar diferentes tendncias, usos e costumes etc.

Pesquisa Cientfica
Modalidades ou tipos de pesquisa Pesquisa bibliogrfica; Pesquisa exploratria; Pesquisa descritiva. a) estudos descritivos ocupam-se do estudo e descrio das propriedades ou relaes existentes na realidade pesquisada; assim, como os estudos exploratrios, auxiliam a formulao clara de um problema e de hipteses, em pesquisas mais amplas; b) pesquisa de opinio abrange uma ampla gama de investigaes visando descobrir tendncias, interesses, procedimentos etc. com o objetivo de tomada de decises; c) pesquisa de motivao procura as razes ocultas que determinam a preferncia por determinado produto, certas atitudes etc.; d) estudo de caso pesquisa sobre determinado indivduo, grupo ou comunidade com o objetivo de investigar vrios aspectos da vida cotidiana do investigado; e) pesquisa documental estuda a realidade atual, sendo, portanto, diferente da pesquisa histrica; investiga documentos com o objetivo de descrever e comparar diferentes tendncias, usos e costumes etc. Pesquisa experimental

Pesquisa Cientfica
A Lgica da Concepo do Projeto de Pesquisa Escolha do tema ( original , importante e vivel)
Sistema de identificao automtica de equipamentos ferrovirios utilizando RFID; Problematizao a necessidade de automatizar tarefas durante o processo de identificao e controle de equipamentos ferrovirios. objetivo da pesquisa aprofundar o conhecimento sobre a tecnologia RFID atravs do desenvolvimento de um prottipo de sistema para identificao e rastreamento automtico de equipamentos ferrovirios. Pressupostos tericos

Pesquisa Cientfica
Matriz analtica para montagem e avaliao de projetos

Pesquisa Cientfica
A construo do projeto de pesquisa
1. Capa - contendo nome da instituio, do autor, ttulo, cidade e ano. 2. Folha de rosto - contendo dados de identificao do projeto. 3. Sumrio - enumerao das principais divises e sees do projeto. 4. Introduo - onde, de forma dissertativa, apresentado o tema, sua delimitao, a origem do problema, como o pesquisador chegou a ele, a justificativa, os pressupostos tericos e o objetivo que pretende alcanar. 5. Hipteses ou questes a investigar - de maneira clara e objetiva, explicitar hipteses, ou ento, questes a serem pesquisadas. 6. Procedimentos/Metodologia - aqui, tambm de forma dissertativa, o autor anuncia o tipo de pesquisa, os mtodos de raciocnio (facultativo) e as tcnicas a serem empregadas (procedimentos mais restritos). 7. Cronograma de execuo - formulrio onde so registradas as etapas e atividades da execuo da pesquisa segundo o tempo previsto. 8. Oramento - detalhamento dos recursos humanos (pessoal), materiais e financeiros necessrios. 9. Referncias - listagem das fontes utilizadas no planejamento e elaborao do projeto. 10. Apndice - onde consta texto ou documento elaborado por voc, considerado necessrio. 11. Anexo - onde consta texto ou documento no elaborado por voc, mas que considere necessrio.

Os trabalhos acadmicos realizados em nossos cursos superiores de graduao e psgraduao foram objeto da NBR 14724 (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2002c) que trata da apresentao desses trabalhos monogrficos. Acompanhe a definio que a norma atribui a esses trabalhos: 1 - Trabalho de Concluso de Curso (TCC), Trabalho de Graduao Interdisciplinar (TGI) e outros Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, mdulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenao de um orientador. 2 - Dissertao Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico retrospectivo, de tema nico (grifo nosso) e bem delimitado em sua extenso, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informaes. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematizao do candidato. feito sob a coordenao de um orientador (doutor), visando a obteno do ttulo de mestre. 3 - Tese Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico de tema nico (grifo nosso) e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigao original , constituindo-se em real contribuio para a especialidade em questo. feito sob a coordenao de um orientador (doutor) e visa a obteno do ttulo de doutor, ou similar.

Estrutura de Trabalhos Acadmicos segundo a ABNT Elementos integrantes Capa (obrigatrio) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatrio) Errata (opcional) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria(s) (opcional) Agradecimento(s) (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo na lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) Sumrio (obrigatrio) Introduo Desenvolvimento Concluso Referncias (obrigatrio) Glossrio (opcional) Apndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional) ndice(s) (opcional)

Partes

Pr-textuais

Texto

Ps-textuais

METODOLOGIA

MTODO

ETAPAS DO MTODO
Descobrimento do problema Colocao precisa do problema Procura de conhecimentos ou instrumentos relevantes ao problema Tentativa de soluo do problema com auxlio dos meios identificados Inveno de novas idias ou produo de novos dados empricos Obteno de uma soluo Investigao das consequncias da soluo obtida Prova da soluo Correo das hipteses , teorias , procedimentos ou dados empregados na obteno da soluo incorreta.

MTODO CIENTFICO
INDUTIVO
Partindo-se de dados particulares infere-se uma verdade universal FASES Observao dos fenmenos Descoberta da relao entre eles Generalizao da relao

DEDUTIVO
Se todas as premissas so verdadeiras, a concluso verdadeira Toda informao j estava implcita na premissa.

Amostras tendenciosas

MTODO CIENTFICO
MTODO HIPOTTICO-DEDUTIVO
O problema surge de conflitos Soluo proposta consiste numa conjectura (nova teoria) Testes de falseamento

Problema

ORIGENS DOS PROBLEMAS


Reconhecimento de um problema existente.
Exemplo:
Efeitos do lixo txico Por que a venda de aptos cresceu este ano?

Melhorar status da empresa


O uso da grua melhora a produtividade?

Planejar o crescimento Curiosidade

O PROBLEMA DA INVESTIGAO
Colocar o problema em forma de pergunta. Dirigir a pergunta para rea principal do assunto.
Exemplo: A observao obrigatria de regras de segurana diminui o nmero de acidentes?

Identificar as variveis
Varivel: Fator, fenmeno ou caracterstica que tem mais de um valor ou categoria.

VARIVEIS
DEPENDENTES
Resultado, conseqncia ou produto de alguma varivel. Exemplo:
Aumento do preo, diminui as vendas.

INDEPENDENTES
Presume causar a varivel dependente. Exemplo:
Variveis moderadoras.

DEFINIES OPERACIONAIS
Enunciado que defini uma varivel ao especificar as operaes para medi-la. Objetivo: Limitar definio de modo a permitir a repetitividade. Exemplos:
Cliente ativo: qualquer pessoa que tenha mantido um compromisso com a organizao em determinado perodo.

Hipteses

CONCEITO DE HIPTESE

HIPTESES
RELAO ENTRE VARIVEIS; TEMA, PROBLEMA E HIPTESE; FONTES

RELAO ENTRE VARIVEIS


Determinar a relao esperada entre as variveis.
Se X cresce Y crescer X esta correlacionada com Y

Relaes multivariadas
Vrios fatores intervindo no processo
Aplicao da anlise fatorial (Mtodo estatstico)

CARATERSTICAS DA HIPTESE

TIPOS

QUESTES OU HIPTESES?
QUESTES
Utiliza a populao e no uma amostra. Vantagens: Pode ser testado por outros e permite a objetividade. Custo elevado

HIPTESES
Inferncia estatstica Testes de significncia Uso de amostragens Aceito cientificamente Dificuldade em garantir a aleatoriedade da amostra.

FONTES P/ ELABORAO DE HIPTESES


Conhecimento familiar Observao Comparao com outros estudos Deduo lgica de uma teoria Cultura geral Analogias Experincia pessoal Casos discrepantes

Como utilizar uma hiptese

Exemplo de hipteses

http://www.jung.pro.br/

Hipteses
5.4 - Hiptese Hiptese sinnimo de suposio. Neste sentido, Hiptese uma afirmao categrica (uma suposio), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido para pesquisa. uma pr-soluo para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, ento, ir confirmar ou negar a Hiptese (ou suposio) levantada.

Hipteses
Hiptese: A sociedade patriarcal, representada pela fora masculina, exclui as mulheres dos processos decisrios.
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/

Um pesquisador quer saber se certo p branco que encontrou sobre sua mesa acar ou p-demrmore, ou ... Pergunta que p este? duas respostas provisrias, as hipteses 1a Hiptese (H1) acar 2a Hiptese (H2) p-de-mrmore.

Experimento 1: Adiciona gua a uma parte do p. no Respostas obtidas: Se dissolver mrmore, pode ser acar Se no dissolver poder ser mrmore, mas no acar.

Vamos supor que p dissolveu. Ento podemos afirmar que no mrmore. Nossa primeira deciso rejeitar H2, mas no rejeitar H1. Nossa dvida continua, pois o p pode ser acar, ento fazer outro experimento. Experimento 2: Deixar a mistura secar ao ar livre. Respostas obtidas: H1: Se for acar vai atrair abelhas H2: Se no atrair abelhas no acar. Vamos supor que a mistura atraiu grande quantidade de abelhas, ento nossa segunda deciso no rejeitar H1. Como H1 foi a hiptese que resistiu por mais tempo o pesquisador admite que o p tem boa probabilidade de ser acar.

Observaes importantes: Ao rejeitar H2 o pesquisador no pode concluir que p acar, s porque atraiu grande quantidade de abelhas. Experincia acumulada do pesquisador acrescenta segurana ao seu critrio de deciso. Se pedra no se dissolve em gua, ento REALMENTE o p no pedra (CERTEZA). Se abelhas gostam de acar ento BEM PROVVEL que o p seja acar (PROBABILIDADE).

Vemos ento que a prova de hipteses um recurso lgico probabilstico. E onde h probabilidade h sempre risco de erro. Por isso, o pesquisador prefere ser mais cauteloso ao afirmar que no rejeita H1, em lugar de aceitar H1. A expresso no rejeita est associado a uma probabilidade.

VALIDADE DE UMA INVESTIGAO 1) Validade Interna: refere-se ao grau em que as concluses de um estudo so corretas para a amostra utilizada (crtica metodolgica): verifica a adequao de detalhes tcnicos como a comparabilidade dos grupos estudados; a relevncia dos indicadores empregados; e o controle de fatores que possam dificultar a interpretao.

VALIDADE DE UM A INVESTIG AO 2) Validade Externa : extrapolao dos resultados: a) Extrapolao da amostra para a populao de onde a amostra proveio (caracterstica objetiva, garantida pela estatstica); b) Extrapolao da populao investigada para outras populaes que no disponham de informaes semelhantes (carter mais subjetivo) - estudos epidemiolgicos.
Pesquisa

PESQUISA
CONCEITO; PLANEJAMENTO DA PESQUISA; TCNICAS DE PESQUISA; TIPOS DE PESQUISA.

PESQUISA
CONCEITO: Procedimento reflexivo, sistemtico, controlado e crtico, que permite descobrir novos fatos ou dados.

PLANEJAMENTO DA PESQUISA
Escolha do tema Formulao do problema/delimitao Definio das variveis/hipteses Levantamento de dados Definio das variveis Amostragem Mtodos e tcnicas Anlise de dados concluses

Pesquisa
Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa: Fatores internos Afetividade em relao a um tema ou alto grau de interesse pessoal. Tempo disponvel para a realizao do trabalho de pesquisa. O limite das capacidades do pesquisador em relao ao tema pretendido. Fatores Externos A significao do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadmicos e sociais. O limite de tempo disponvel para a concluso do trabalho. Material de consulta e dados necessrios ao pesquisador
http://www.bio2000.hpg.ig.com.br/metodologia_cientifica.htm

TCNICAS DE PESQUISA
Pesquisa documental arquivos pblicos e particulares Pesquisa bibliogrfica Pesquisa de campo Pesquisa de laboratrio Observao direta Entrevistas ou questionrios
Pr teste
Processo

O PROCESSO DE INVESTIGAO

Pesquisa
TODA PESQUISA COMEA COM UMA DVIDA. UMA PERGUNTA? DELA ADVM AS HIPTESES DE RESPOSTA QUE PRECISAM SER TESTADAS A EXPERIMENTAO O CAMINHO NO LABORATRIO, IN VITRO, IN VIVO OU NO SER HUMANO

TIPOS DE PESQUISA
Pesquisa Bibliogrfica Delineamento experimental
Grupos de comparao

Delineamento de sries temporais Estudos correlacionais Estudo de caso Tcnicas de preferncia


Declarada ou no declarada

Aplicao/desenvolvimento de instrumentos especficos (softwares)

PESQUISA BIBLIOGRFICA Conhecimento j existente sobre o assunto A pergunta j foi respondida? A resposta satisfatria? A resposta no satisfatria o incio da pesquisa propriamente dito

PESQUISA
No fcil Necessita
persistncia dedicao ao trabalho conhecimento do mtodo disciplina organizao

PESQUISA
Exige
imaginao criatividade iniciativa originalidade humildade individual

PESQUISA
Sem projeto = sem pesquisa O projeto quase que 50 % da pesquisa

PROPOR E DEFINIR UM PROBLEMA


Conscientizar-se d um problema Torna-lo significativo delimit-lo Transforma-lo em pergunta

ELABORAR HIPTESE
Analisar dados disponveis; Formular a hiptese tendo consciencia de sua natureza provisria; Prever suas implicaes.

VERIFICAR HIPTESE
Decidir sobre novos dados; Analisar e avaliar dados; Interpretar resultados da anlise estatstica;

CONCLUIR
Confirmar, invalidar ou modificar hiptese; Explicar resultados; Se possvel, generalizar concluso.

APRESENTAO DE CITAES EM TRABALHOS ACADMICOS


NBR 6023 Referncias elaborao; NBR 6024- Numerao das sees; NBR 6027 Sumrio apresentao; NBR 6028 Resumo apresentao; NBR 6034 ndice apresentao; NBR 10520 Citaes em documentos; NBR 12225 - Lombada; NBR 14724 Trabalhos acadmicos apresentao;

BIBLIOGRAFIA
SPROULL, N. L. - Handbook of research methods: a guide for praticioners and students in the social sciences -. - The Scarecrow Press - 1988. LAKATOS, E.M. e MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia cientfica 3a. Ed. Ed. Atlas SP 1991.

FIM

Vous aimerez peut-être aussi