Vous êtes sur la page 1sur 11

Dicas de Fsica - Walfredo

Questo 01) A figura abaixo representa uma regio do espao onde existe um campo eltrico uniforme (E), criado por duas placas paralelas, submetidas a uma diferena de potencial eltrico de 1,0 x 104 V, separadas por uma distncia de 10 cm. Na placa inferior, colocado um pequeno dispositivo (D) capaz de detectar partculas.

+++++++++++++++++++++++++ E V ------partcula -----------------

placa

10 cm

- - - - placa

D (detector)

a) Calcule, em V/m, o valor do campo eltrico E entre as placas. Considere que, em diferentes instantes, faz-se penetrar na regio do campo E, sempre com a mesma velocidade v, ora um eltron, ora uma partcula (2 prtons e 2 nutrons) e resolva os itens seguintes. b) Qual dessas resposta. partculas poder ser capturada pelo dispositivo D? Justifique sua

c) Ao penetrarem no campo eltrico E, o eltron e a partcula ficam sujeitos a foras eltricas de intensidades Fe e F, respectivamente. Determine a relao F/Fe. d) Sabendo que a relao entre as massas do prton (mp), do eltron (me) e do nutron (mn) , aproximadamente, mp= mn = 2 x 103 me , determine a relao entre a acelerao da partcula (a) e a acelerao do eltron (ae), ao se deslocarem na regio do campo eltrico E. e) Esboce, na prpria figura, as trajetrias do eltron e da partcula na regio do campo eltrico E, na suposio de que o detector D, de fato, capture uma dessas partculas.

Gab: a) 1,0 . 105V/m

b) Como o campo eltrico dirigido para baixo apenas a partcula poder ser detectada D pois apresenta carga de sinal positivo. c) 2 d) 2,5 . 10-4
e. +++++++++++++++++++++++++ e-(eltron) E placa

V ------partcula -----------------

10 cm

(alfa)

- - - - placa

D (detector)

Questo 02) Considere quatro cargas puntuais q1 = 3C, q2 = 3C, q3 = 3C e q4 = -3C, dispostas nos vrtices de um retngulo imaginrio de lados L1 = 3m e L2 = 4m, como representado na figura. Calcule o trabalho, em Joules, necessrio para afastar as cargas, at que a distncia entre elas seja duplicada. D sua resposta dividindo o valor encontrado por 9 x 109.

q1

L1

q2

L2

q3

q4

A energia potencial armazenada num sistema de duas cargas eltricas q e q dada por:
E
kqq' d

, onde k a constante eletrosttica e d a distncia entre elas.

Gab: 00

Questo 03) Considere um pequeno condutor esfrico, de massa m 0,1 kg e carga q 102 C , pendurado por um fio isolante inextensvel, de comprimento l, entre duas placas de um capacitor de placas planas e paralelas, cuja rea S 1 m 2 e cuja distncia entre as placas d 0,5 m , conforme a figura abaixo. As placas so mantidas a uma diferena de potencial de U 50 V .

Dado que o condutor est em equilbrio esttico e que g 10 m/s 2 e 0 8,85x1012 F/m , calcule: a) o ngulo . b) a capacitncia C do capacitor. c) a carga Q do capacitor.

Gab: a)

= 45

b) 1,77 x 1011 F c) 8,85 x 1010 C

Questo 04) Uma amostra de massa m = 60g de ouro, mantida em completo isolamento trmico do ambiente, envolvida por um fio condutor, muito fino e envernizado que serve para aquec-la. Este aquecedor tem resistncia eltrica R=300 e pode ser momentaneamente conectado a uma bateria ideal de f.e.m. igual a 12V, ligando-se a chave S da figura.

Com o aquecedor ligado, a temperatura da amostra sobe. Um sensor de temperatura fixado amostra permite o registro de sua temperatura em funo do tempo como mostrado a seguir.

Com base nos dados fornecidos acima, determine: a) a corrente eltrica que percorre o aquecedor quando em funcionamento; b) a potncia dissipada pelo aquecedor quando em funcionamento;

c) a taxa de aumento da temperatura da amostra com o tempo com o aquecedor em pleno funcionamento; d) o calor especfico do ouro em cal/gC, lembrando que 1J=0,24 cal.

Gab: a) 40mA b) 0,48W c) 6,0 . 10-2oC/s d) 0,032cal/goC

Questo 05) Um ebulidor eltrico (mergulhador) tem a especificao de 1.000W/120V. Us-lo aqui em Goinia, onde a voltagem de 220V, pode causar alguma dificuldade. a) Quais as conseqncias prticas do uso deste ebulidor em Goinia? Justifique sua resposta em funo da potncia este aparelho. b) Para funcionar este ebulidor em Goinia, pode-se, por exemplo, us-lo com um transformador. Justifique o uso do transformador neste caso.

Gab: a) Queimar b) Abaixar a tenso

Questo 06) No circuito abaixo, uma diferena de potencial de 12 V fornecida por uma bateria de resistncia interna nula. Deseja-se obter o valor de R de modo que a potncia (P) dissipada nessa resistncia seja a mxima possvel.

a) Obtenha expresses para a corrente (I) atravs de R e para a potncia (P), dissipada em R, em funo de R. b) Calcule os valores de P para R = 0 , 1 , 2 , 3 , 4 e faa o grfico de P em funo de R. Com base no grfico, estime o valor de R que fornece a potncia mxima.

Gab: a) b)

Questo 07) A figura abaixo mostra uma barra metlica horizontal de comprimento L = 50cm e peso P = 3,0N suspensa por molas tambm metlicas de constante elstica k = 5,0N/m cada. A barra est imersa em uma regio onde atua um campo de induo magntica uniforme B, cuja direo, na figura, perpendicular ao plano do papel e apontando para o leitor.

BA TERIA

Sabendo-se que a barra conduz uma corrente i = 6,0 A e que o campo no exerce influncia sobre as molas: a) determine o sentido da corrente, par que as molas, no equilbrio, no exeram foras sobre a barra. Justifique sua resposta; b) calcule o valor da induo magntica, B, para que as molas, no equilbrio, fiquem alongadas de 15,0cm.

Gab: a) No caso da figura, com o polegar apontado para cima e o mdio do plano do desenho para o observador, o indicador apontar para a esquerda. Na figura abaixo se representam a fora FB e o sentido da corrente
BA TERIA

FB

B i

; b) B = 0,50T

Questo 08) Para estimar a intensidade de um campo magntico B0, uniforme e horizontal, utilizado um fio condutor rgido, dobrado com a forma e dimenses indicadas na figura, apoiado sobre suportes fixos, podendo girar livremente em torno do eixo OO. Esse arranjo funciona como uma balana para foras eletromagnticas. O fio ligado a um gerador, ajustado para que a corrente contnua fornecida seja sempre i = 2,0 A, sendo que duas pequenas chaves, A e C, quando acionadas, estabelecem diferentes percursos para a corrente. Inicialmente, com o gerador desligado, o fio permanece em equilbrio na posio

horizontal. Quando o gerador ligado, com a chave A, aberta e C, fechada, necessrio pendurar uma pequena massa M1 = 0,008 kg, no meio do segmento P3-P4, para restabelecer o equilbrio e manter o fio na posio horizontal.

a) Determine a intensidade da fora eletromagntica F1, em newtons, que age sobre o segmento P3P4 do fio, quando o gerador ligado com a chave A, aberta e C, fechada. b) Estime a intensidade do campo magntico B0, em teslas. c) Estime a massa M2, em kg, necessria para equilibrar novamente o fio na horizontal, quando a chave A est fechada e C, aberta. Indique onde deve ser colocada essa massa, levando em conta que a massa M1 foi retirada. NOTE E ADOTE: F = iBL Desconsidere o campo magntico da Terra. As extremidades P1, P2, P3 e P4 esto sempre no mesmo plano.

Gab: a) F1 = 0,08N b) B0 = 0,20T c) 0,016kg, colocada no ponto N, mdio de P3P4

Questo 09) Um espectrmetro de massa foi utilizado para separar os ons I1 e I2, de mesma carga eltrica e massas diferentes, a partir do movimento desses ons em um campo magntico de intensidade B, constante e uniforme. Os ons partem de uma fonte, com velocidade inicial nula, so acelerados por uma diferena de potencial V0 e penetram, pelo ponto P, em uma cmara, no vcuo, onde atua apenas o campo B (perpendicular ao plano do papel), como na figura. Dentro da cmara, os ons I1 so detectados no ponto P1, a uma distncia D1 = 20 cm do ponto P, como indicado na figura. Sendo a razo m2/m1 entre as massas dos ons I2 e I1, igual a 1,44, determine:

a) A razo entre as velocidades V1/V2 com que os ons I1 e I2 penetram na cmara, no ponto A. b) A distncia D2, entre o ponto P e o ponto P2, onde os ons I2 so detectados. (Nas condies dadas, os efeitos gravitacionais podem ser desprezados). Uma partcula com carga Q, que se move em um campo B, com velocidade V, fica sujeita a uma fora de intensidade F = QVnB, normal ao plano formado por B e Vn, sendo Vn a componente da velocidade V normal a B.

Gab: a) 1,2 b) 24 cm

Questo 10) A funo trabalho do Csio , aproximadamente, 2,0 eV. Ao incidir um feixe de luz sobre uma lmina metlica de Csio, um fotoeltron emitido com energia cintica de 4,6 eV. a) Calcule a freqncia mnima, em hertz, da luz incidente que causou essa emisso. b) Suponha, agora, que se aumente a intensidade da luz incidente, mantendo-se inalterada a sua freqncia. O que aconteceria com a energia cintica dos fotoeltrons? c) Explique, fisicamente, o que funo trabalho.

Gab: a) 1,6 . 1015 Hz b) nada c) Barreira de potencial

Questo 11) Em uma regio onde existe um campo magntico uniforme B = 0,2T na direo vertical, uma barra metlica de massa desprezvel, comprimento l = 1m e resistncia eltrica R = 0,5 desliza sem atrito, sob a ao de um peso, sobre trilhos condutores paralelos de resistncia desprezvel, conforme a figura.

Sabendo que o circuito formado pela barra e pelos trilhos est contido em um plano horizontal e que, aps alguns instantes, a barra passa a se mover com velocidade constante, identifique a origem da fora que equilibra o peso e, considerando a massa M=40g e a acelerao da gravidade g=10m/s2, calcule o valor da velocidade constante.

Gab: De acordo com a Lei de Faraday-Lenz, o deslocamento da barra metlica, levando variao do fluxo magntico atravs da rea delimitada pela barra metlica e pelos trilhos, gera uma fora eletromotriz no circuito. Por outro lado, na medida em que a barra metlica percorrida por uma corrente eltrica e est situada em uma regio em que h campo magntico, sobre ela atuar uma fora magntica. A fora eletromotriz gerada se contrape ao efeito que a gera e desse modo a fora magntica que atua sobre a barra metlica contrria tenso no fio ao qual est conectada a massa M. A fora eletromotriz gerada dada por Bv , em que v a velocidade da barra metlica e a fora magntica sobre a barra F Mg Bi . Assim, considerando-se que i
R

, temse que v

RMg 0,5.0,4 5m / s . 2 2 B (2.101 ) 2 .12

Vous aimerez peut-être aussi