Vous êtes sur la page 1sur 3

O que so transgnicos? So alimentos geneticamente modificados.

Tudo o que forma os seres vivos controlado pelo material gentico, que um grande conjunto de peas que definem as caractersticas de cada ser. O mtodo de transgenia consiste na transferncia de genes de um indivduo para outro, sendo estes normalmente de espcies diferentes. Isso faz com que um indivduo adquira caractersticas do o outro, sendo essas caractersticas positivas e/ou negativas. Onde isso tudo comeou Em 1972, com a descoberta do comportamento da Agrobacterium timafasciens, causadora de uma doena chamada galha de coroa, possuindo um ciclo muito diferente das demais bactrias. A bactria insere parte dos genes dela na planta hospedeira, fazendo com que a planta passe a produzir um tumor que fornece alimento para a bactria. Logo, essa uma transgenia natural, que foi utilizada para veicular genes de um indivduo em outro. Os primeiros estudos da tcnica foram conduzidos para a produo comercial da insulina, medicamento essencial a muitos diabticos. Genes humanos foram inseridos em bactrias, que produzem a substncia humana. Mas isso no gerou grande polmica, j que o organismo transgnico fica sem contato direto com os humanos e com o meio-ambiente.
Um dos principais fatores que contriburam para o desenvolvimento da tcnica foi os grandes ataques de pragas e doenas nas culturas agrcolas em todo o mundo, e ao alto custo e periculosidade de inseticidas e fungicidas agrcolas. A insero de genes possibilitou a

reduo ou erradicao do ataque de certas pragas e doenas em algumas culturas, sem o uso excessivo de defensivos agrcolas (agrotxicos).
Mas a transgenia possui muitas outras funes alm do uso agrcola, como o uso na produo de medicamentos, uso na produo de enzimas e reagentes para indstrias, que inclusive j eram utilizados h muito tempo na indstria cervejeira.

Melhoramento gentico e Transgenia so coisas diferentes. O melhoramento gentico qualquer esforo humano feito para que haja melhora de caractersticas da planta, sendo a maior desta rea de pesquisa direcionada seleo gentica.
Todo o melhoramento se iniciou em 1865 pelo primeiro homem a estudar a gentica: Gregor Mendel. A partir da, a produo agrcola comeou a alcanar maiores produtividades, possibilitando o suprimento de alimento para a populao mundial, o que no seria possvel sem o melhoramento gentico.

A transgenia somente uma pequena parte do estudo do melhoramento gentico, no devendo ser confundida com o todo.
Os possveis benefcios dos transgnicos So vrias as vantagens certas e possveis que o uso de organismos geneticamente modificados pode trazer. Dentre as principais esto: Melhoria da produo por rea agrcola, exigindo menor espanso de reas. Isso reduz o desmatamento e pode aumentar a renda do produtor. Potencial de reduo do uso de defensivos agrcolas (agrotxicos), o que evita a contaminao de animais, plantas e manciais. Possibilidade da fabricao de medicamentos que antes eram inviveis. Plantas podem comear a produzir substncias especficas em grande quantidade para a extrao. Possibilidade da suplementao nutricional em alimentos.Plantas que geram alimentos com mais nutrientes especficos, para suprir onde locais com deficincias. Possibilidade de incluso de vacinas em alimentos para pases pobres. Possibilidade da reduo dos custos dos alimentos. Maior produtividade agrcola, maior oferta de alimentos e conseqente queda de preos.

O que polmico nos transgnicos? So muitos os aspectos que causam polmica quando falamos de transgnicos. As principais so as conseqncias da liberao de plantas transgnicas no ambiente, e os danos que esses alimentos poderiam estar trazendo sade humana e animal.
A liberao no ambiente Quando introduzimos uma espcie diferente em um meio, devemos tomar sempre muito cuidado, pois esse um processo normalmente irreversvel. A reproduo natural de organismos geneticamente modificados poderia causar grandes desastres, j que poderiam entrar em competio com as espcies nativas da regio, ou mesmo cruzar com espcies nativas prximas, gerando novas plantas, alm de outras possveis conseqncias imprevisveis. Uma das tentativas de soluo desse problema por parte das empresas produtoras de sementes geneticamente modificadas foi criar plantas que produzem sementes estreis, o que tambm foraria o produtor a comprar sementes daquela empresa. Mas o cruzamento com plantas nativas e com outras cultivares (contaminao gentica) ainda possvel na maioria dos casos, sendo monitorado o desenvolvimento da lavoura, a fim de verificar possveis cruzamentos indesejveis. O monitoramento de biossegurana feito pela prpria empresa, que apresenta um projeto que confirma a segurana das sementes no meio ambiente. Essas pesquisas, de carter duvidoso, possuem sua metodologia questionada devido a um possvel empirismo das mesmas. Possveis danos sade Quando um gene introduzido em uma planta, uma caracterstica favorvel pode ser introduzida, mas uma caracterstica indesejvel pode tambm ter entrado. Ou seja, ao mesmo tempo que uma planta adquire resistncia a uma doena, ela pode produzir toxinas ao homem. O problema maior descobrir exatamente quais caractersticas a planta adquiriu com o processo, pois muitas delas so quase ocultas, mas podem ter conseqncias desastrosas. Existem diversas acusaes de intoxicaes alimentares causadas supostamente por alimentos transgnicos. Mas importante observar que ainda no h qualquer prova concreta de que alimentos transgnicos possam causar danos sade de humanos e animais. Ao mesmo tempo, no h qualquer prova concreta de que eles no podem causar danos sade. O pagamento de royalties A permisso da gerao de patentes sobre seres vivos uma das mais importantes pautas da discusso sobre organismos geneticamente modificados. Vale ressaltar que todos os transgnicos produzidos por empresas privadas so patenteados. Isso significa que a cada vez que algum produtor utiliza sementes transgnicas, eles devem pagar taxas para quem as criou, sendo essas taxas chamadas de royalties. Essa patente vale mesmo para as sementes geradas naquela propriedade rural atravs da planta transgnica. O aumento do uso de herbicidas Muitos tentam comprovar que houve aumento no uso de herbicidas com o uso de transgnicos, e no uma reduo, como havia sido dito pelas empresas produtoras de sementes. Algumas cultivares de plantas lanadas eram resistentes a determinados herbicidas, sendo til para a utilizao do herbicida j com a plantao formada, sem causar danos produtividade.

O uso de organismos geneticamente modificados (transgnicos) na agricultura pode gerar muitos benefcios populao mundial. Apesar disso, ainda h muitas controvrsias sobre a biossegurana da sua liberao no meio ambiente e da sua segurana no consumo alimentcio.

H vrios campos de pesquisa relacionados transgenia: o da produo agrcola, das questes ambientais, medicina e tica. Mas infelizmente, h pouca ou nenhuma integrao dos vrios campos de pesquisa para o desenvolvimento e estudo dos OGMs. Uma das grandes barreiras para que isso ocorra, o radicalismo ideolgico que vem sendo apresentado por todas as partes representantes de cada campo de pesquisa, o que gera conflitos, sem se poder chegar a qualquer concluso.

Vous aimerez peut-être aussi