Vous êtes sur la page 1sur 5

Aulas de Farmacologia Prof.

Alexandre CEPROVI - Orleans

3.0 FARMACOS ANTIINFLAMATORIOS E IMUNOSSUPRESSORES 3.1 REACAO INFLAMATORIA: A inflamao (do Latim inflammatio, atear fogo) ou processo inflamatrio uma resposta dos organismos vivos homeotrmicos a uma agresso sofrida. Entende-se como agresso qualquer processo capaz de causar leso celular ou tecidual. Esta resposta padro comum a vrios tipos de tecidos e mediada por diversas substncias produzidas pelas clulas danificadas e clulas do sistema imunitrio que se encontram eventualmente nas proximidades da leso. A inflamao pode tambm ser considerada como parte do sistema imunitrio, o chamado sistema imune inato, assim denominado por sua capacidade para deflagar uma resposta inespecfica contra padres de agresso previamente e geneticamente definidos pelo organismo agredido. Para se entender a reao inflamatria e o efeito dos frmacos antiinflamatrios, precisamos ter claro alguns conceitos: - Mediadores Qumicos: So substancias endgenas que controlam ou modulam as respostas defensivas do hospedeiro. - Reaes Inatas: So reaes que no envolvem um mecanismo imunolgico. - Resposta imune especifica: uma reao que envolve o mecanismo imunolgico do hospedeiro, tornando a resposta defensiva a um invasor mais eficaz e especifica. 3.2 - REAO INATA (INESPECFICA) As reaes inatas ocorrem localmente, no interior dos tecidos, podendo se dividir em eventos vasculares e em eventos celulares. Os fenmenos vasculares caracterizam-se por alteraes no calibre vascular, que provocam um aumento no fluxo sanguneo (calor) e por alteraes na permeabilidade vascular, conduzindo ao extravasamento de exsudato para o interstcio, com consequente formao de edema. 2 A vasodilatao e o aumento da permeabilidade vascular com exsudao so provocados por mediadores, produzidos a partir do plasma e das clulas. Tais mediadores, agindo isoladamente, em conjunto, ou em sequncia, amplificam a resposta inflamatria e influenciam sua evoluo. 1 J nos eventos celulares, as clulas envolvidas esto normalmente presentes nos tecidos (como clulas endoteliais e macrfagos) ou tm acesso ao local a partir da circulao (por exemplo, plaquetas e leuccitos).3 Os leuccitos circulantes aderem-se ao endotlio vascular e transmigram para o tecido intersticial em direo ao local da leso, sob sinalizao de agentes quimiotticos

Aulas de Farmacologia Prof. Alexandre CEPROVI - Orleans

(por exemplo, citocinas e leucotrienos). Em seguida, os leuccitos fagocitam o agente agressor e degradam o tecido necrtico (Figura 1). 1,3

Aulas de Farmacologia Prof. Alexandre CEPROVI - Orleans

3.3 - REAO ESPECFICA A resposta imunolgica especfica ou adaptativa auxilia a resposta inata, visto que especfica contra um determinado patgeno invasor. Os anticorpos produzidos pelos linfcitos durante este tipo de resposta imunolgica melhoram acentuadamente a resposta do organismo hospedeiro.3 IMUNIDADE HUMORAL: Envolve a produo de anticorpos pelos Linfcitos B. A resposta imune humoral defende primariamente contra bactrias, toxinas bacterianas e vrus que esto circulantes. Classes de Imunoglobulinas: - IgG: Constituem cerca de 80% dos anticorpos do soro. Atravessam paredes dos vasos sangneos e placenta, neutralizam toxinas bacterianas, ativam o sistema complemento e aumentam a efetividade das clulas fagocticas. Anticorpos de longa durao. - IgM: Compem 5-10% dos anticorpos do soro. O tamanho da molcula no permite sue livre deslocamento, geralmente permanecem no sangue circulante. So os primeiros anticorpos a aparecer aps exposio a um antgeno e tem durao relativamente curta. - IgA: Forma mais comum de anticorpos presente nas membranas mucosas e secrees corporais. - IgD: So encontrados no sangue e linfa, onde sua funo desconhecida e tambm na superfcie de linfcitos B, onde atuam como receptores de antgenos. - IgE: Ligam-se fortemente a basfilos e mastcitos, onde participam das reaes alrgicas e na defesa contra vermes parasitas. Ativao de clulas produtoras de anticorpos: - Clulas B reconhecem um antgeno e se ligam a ele - As clulas B proliferam, formando um clone de linfcitos com a mesma especificidade - Destes, alguns se diferenciam em plasmcitos, que secretam anticorpos contra o antgeno - Outros linfcitos B se diferenciam em clulas de memria Ligao antgeno-anticorpo e seus resultados: - Quando um anticorpo encontra um antgeno para o qual especfico, forma-se rapidamente um complexo antgeno anticorpo (Ag-Ac) - A ligao Ag-Ac protege o hospedeiro, marcando clulas e molculas estranhas para que sejam destrudas por fagcitos ou sistema complemento. - A molcula de anticorpo no lesiva para o antgeno.

Aulas de Farmacologia Prof. Alexandre CEPROVI - Orleans

IMUNIDADE CELULAR: Envolve linfcitos especializados denominados clulas T, que agem contra organismos estranhos. As clulas T regulam tambm a ativao e proliferao de outras clulas do Sistema Imune. efetiva contra bactrias e vrus localizados dentro dos fagcitos ou clulas do hospedeiro. As clulas T interagem especificamente com um nico antgeno, que deve ser exibido na superfcie celular de uma clula apresentadora de antgeno (CAA) associado ao MHC. a) Tipos de clulas T: - Auxiliares (CD4, Helper): Desempenham um papel central na resposta imune, com a ajuda das citocinas elas induzem a formao de clulas T citotxicas e ativam macrfagos. - Citotxicas (CD8): Destroem as clulas alvo no momento do contato. Ligam-se ao complexo MHC-antgeno e liberam perforinas, causando a lise da clula infectada. b) Componentes inespecficos da resposta celular: Macrfagos ativados: Macrfagos so clulas usualmente encontradas em estado de repouso, sendo que sua capacidade fagoctica muito aumentada quando so estimulados (ingesto de material antignico, citocinas liberadas por Linfcitos T) Clulas NK (Natural Killer): Destroem clulas infectadas por vrus e clulas tumorais, no precisam ser estimuladas por antgeno, no so fagocticas, devem entrar em contato com a clula alvo para produzir a lise. 3.4 PRINCIPAIS MEDIADORES QUIMICOS DA INFLAMACAO: - HISTAMINA: A histamina age em receptores H1, H2 e H3 centrais e perifricos. Esta droga um importante mediador das respostas alrgicas na pele, no nariz e nos olhos, e causa vasodilatao, aumento da permeabilidade vascular (edema) e contrao da musculatura lisa (brnquica e gastrointestinal) atravs da ativao dos receptores H1. Suas principais aes so: - Estimulao da secreo gstrica (H2) - Contrao de da musculatura lisa, nao vascular (H1) - Estimulao cardiaca (H2) - Vasodilatao (H1) - Aumento da permeabilidade vascular (H1) Receptores Histamnicos rvore pulmonar: H3; corao: H1, H2 e H3; estmago: H2; intestinos: H1; m. liso bronquiolar: H1; sistema nervoso central (SNC): H1, H2 e H3; vasos sanguineos: H1 e H2.

Aulas de Farmacologia Prof. Alexandre CEPROVI - Orleans

- PROSTANOIDES Englobam as prostaglandinas (PGs) e os trmboxanos (TXs) que so produzidos pela ciclooxigenase (COX). Sope-se que os prostanides produzidos pela COX-1 estejam envolvidos na homeostase normal do organismop e que os produzidos pela COX-2 estejam envolvidos nas respostas inflamatorias. Principais efeitos das Prostaglandinas (PGs) - Vasodilatao - inibio da agragao plaquetaria - inibio da secreo gastrica - inibicao da secreo de muco - contrao do tero e do musculo liso gastrointestinal - mediador da febre Principais efeitos dos Tromboxanos (TXs) - agregao plaquetaria - vasocosntrio - FATOR DE ATIVAO PLAQUETARIA (FAP) liberado indiretamente pelas clulas inflamatorias causando: - Vasodilatacao - Aumento da permeabilidade vascular - quimiottico para leucocitos - ativa e agrega plaquetas - espamogenico - BARDICININA Tem ao vasodilatadora e um potente agente produtor de dor, efeito que potencializado pelas postaglandinas.

Vous aimerez peut-être aussi