Vous êtes sur la page 1sur 8

Segunda Etapa REDAO | QUMICA

LEIA COM ATENO


01. S abra este caderno aps ler todas as instrues e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 02. Preencha os dados pessoais. 03. A prova de PORTUGUS consiste de uma REDAO e duas QUESTES DISCURSIVAS, que devem
ser respondidas inicialmente no rascunho e, em seguida, transcritas para a FOLHA DE REDAO e das QUESTES DISCURSIVAS. No assine a folha de redao.

04. A

prova de QUMICA contm 16 (dezesseis) questes que podem ser de proposies mltiplas e/ou de respostas numricas. Se no estiver completo, exija outro do fiscal da sala.

05. As

questes de proposies mltiplas apresentam 5(cinco) alternativas numeradas de duplo zero (0-0) a duplo quatro (4-4), podendo ser todas verdadeiras, todas falsas ou algumas verdadeiras e outras falsas. Na

folha de respostas, as verdadeiras devem ser marcadas na coluna V, as falsas, na coluna F. Caso no desejar responder algum item marque a coluna NR.

06. As questes numricas apresentam respostas cujos valores variam de 00 a 99 que devem ser marcados, na
folha de respostas, no local correspondente ao nmero da questo. (COLUNA D para as dezenas e COLUNA U para as unidades. Respostas com valores entre 0 e 9 devem ser marcadas antepondo-se zero (0) ao valor , na COLUNA D).

07. Ao receber a folha de respostas, confira o nome da prova, o seu nome e nmero de inscrio. Qualquer
irregularidade observada, comunique imediatamente ao fiscal.

08. Assinale a resposta de cada questo no corpo da prova e, s depois, transfira os resultados para a folha
de respostas.

09. Para marcar a folha de respostas, utilize apenas caneta esferogrfica preta e faa as marcas de acordo
com o modelo ( ). A marcao da folha de respostas definitiva, no admitindo rasuras.

10. No risque, no amasse, no dobre e no suje a folha de respostas, pois isto poder prejudic-lo. 11. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio nem a prestar esclarecimentos sobre o contedo das
provas. Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

12. Se a Comisso verificar que a resposta de uma questo dbia ou inexistente, a questo ser
posteriormente anulada, e os pontos a ela correspondentes, distribudos entre as demais. No me: I d en t id ad e: Assi n at u ra:
COMISSO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS

I n scri o : rg o Exp ed id o r:

PROVA DE REDAO

Escolha uma das propostas abaixo para redigir um texto, no qual voc atenda aos critrios definidos na Folha de Redao. PROPOSTA 1 Elabore um comentrio opinativo acerca da seguinte questo: O ser humano est mesmo evoluindo? Em que aspectos? Encontre algum apoio para desenvolver seu texto nas figuras apresentadas acima.

PROPOSTA 2 Imagine que voc assistiu a uma conferncia em que um cientista defendeu a idia de que o ser humano, ao longo do tempo, tem evoludo em muitos aspectos. Agora, elabore uma carta formal, dirigida a esse cientista, na qual voc manifeste sua opinio acerca do presente tema, argumentando a favor das idias defendidas ou contra elas.

REDAO
Proposta:

CRITRIOS BSICOS DE AVALIAO: fidelidade ao tema escolhido; relevncia das informaes apresentadas; coerncia, coeso e clareza na exposio das idias; atendimento s normas da lngua padro; ateno ao limite de linhas (20 a 25).

Q QU UE ES ST T E ES SD DIIS SC CU UR RS SIIV VA AS S

1 QUESTO Reescreva, usando o verbo na voz passiva, o enunciado seguinte:

A evoluo da gentica vem oferecendo esperanas tangveis de que a espcie humana goze de mais qualidade de vida.

2 QUESTO Analise a tirinha mostrada abaixo. Explique, em um comentrio de 3 a 5 linhas, as razes que motivaram a resposta metafrica dada por Chico Bento no segundo quadrinho.

QUMICA
01. O rtulo de um produto alimentcio contm as
seguintes informaes nutricionais: Poro de 150 g Quantidade por poro Carboidratos Protenas Gorduras totais Sdio 6g 1g 1g 50 mg %VD(*) 2% 2% 3% 2%

03. O nitrognio um importante constituinte dos seres


vivos, pois parte de todo aminocido. Alm de presente na biosfera, ele tambm encontrado no solo, nas guas e na atmosfera. Sua distribuio no planeta parte do chamado ciclo do nitrognio. Resumidamente, neste ciclo, esto presentes as etapas de fixao do nitrognio atmosfrico por microorganismos, que, posteriormente, transformado em amnia. A amnia sofre um processo de nitrificao e convertida a nitrato, que pode sofrer um processo de desnitrificao e ser finalmente convertido a nitrognio molecular, retornando atmosfera. Sobre esses processos, analise as afirmaes a seguir. 0-0) Na reao de nitrificao, o nitrognio oxidado de 3 para +3. 1-1) A amnia uma molcula voltil, porm em solos cidos pode formar o on amnio, no voltil. 2-2) O nitrognio molecular muito estvel por apresentar uma ligao tripla e, por isto, sua transformao em amnia, por meios sintticos, requer grandes quantidades de energia. 3-3) No processo de desnitrificao, o nitrognio sofre uma reduo de +5 para 0. 4-4) A maioria dos nitratos solvel em gua.

(*) Valor dirio (para satisfazer as necessidades de uma pessoa). Percentual com base em uma dieta de 2.000 cal dirias. Com base nesta tabela, avalie as afirmativas abaixo. 0-0) O percentual, em massa, de carboidratos neste alimento de (6/150)x100. 1-1) Na dieta de 2.000 cal, so necessrias 50 g de protenas diariamente. 2-2) A tabela contm somente 10% dos ingredientes que compem este alimento. 3-3) Para satisfazer as necessidades dirias de sdio, somente com este produto, uma pessoa deveria ingerir 7,5 kg deste produto. 4-4) Este produto contm um percentual em massa de protena igual ao de carboidratos.

04. A reao de nitrognio atmosfrico com oxignio


produz xido de nitrognio: N2(g) + O2(g) 2NO(g). Esta reao muito lenta em temperatura ambiente, tornando-se importante somente a elevadas temperaturas, como as presentes em motores de combusto interna. Este xido participa em diversas reaes na atmosfera, levando formao de vrios poluentes, com forte impacto ambiental. Algumas das etapas elementares propostas para esta reao encontram-se abaixo: N2(g) + O(g) NO(g) + N(g) (Etapa 1) N(g) + O2(g) NO(g) + O(g) (Etapa 2) O(g) intermedirio presente na combusto em motores. A Etapa (1) considerada determinante da velocidade da reao, pois possui elevada energia 1 de ativao (317 kJmol ), muito maior do que na Etapa (2). Sobre esse tema, avalie as seguintes afirmativas: 0-0) A Etapa (1) mais afetada por um aumento de temperatura do que a Etapa (2). 1-1) A Etapa (2) de segunda ordem. 2-2) Como a Etapa (1) a determinante da velocidade da reao, espera-se que a reao global seja de segunda ordem em relao ao nitrognio. 3-3) Um aumento na temperatura reacional deve diminuir a velocidade da reao, uma vez que a energia de ativao muito elevada. 4-4) Um aumento na presso parcial do oxignio (O2) deve diminuir a velocidade da reao, uma vez que ele no participa da Etapa (1).

02. O ferro um elemento muito comum em nosso


planeta. Diversos compostos podem ser obtidos a partir dele. Um composto bastante interessante o azul-da-prssia, que possui uma intensa colorao azul. Sua frmula Fe4[Fe(CN)6]3. Ele facilmente 3+ obtido pela reao de ons Fe com ferrocianeto de potssio K4Fe(CN)6. As massas atmicas dos elementos que participam nestes compostos so: Fe 1 1 1 = 55,85 gmol , K =39,10 gmol , C = 12,01 gmol , 1 N = 14,01 gmol , o que corresponde a uma massa 1 de 859,3 gmol para o azul-da-prssia. Quanto a essa questo, podemos afirmar que: 0-0) no azul-da-prssia, o ferro est presente nos estados de oxidao +2 e +3. 1-1) no ferrocianeto de potssio, existe ligao + 4 inica entre K e Fe(CN)6 . 2-2) a ligao entre C e N covalente apolar, em todos os compostos apresentados acima. 3-3) o percentual (m/m) de ferro no azul-da-prssia de (4 x 55,85/859,3)x100. 4-4) a reao de formao do azul-da-prssia do tipo redox.

05. Si (Z=14), Fe (Z=26), K (Z=19), Mg (Z=12), Al (Z=13)


so elementos bastante comuns na crosta terrestre. Todos eles so presentes em muitos xidos e silicatos. As propriedades destes compostos so importantes para os processos geoqumicos da crosta terrestre. Avalie as afirmativas abaixo acerca desses elementos. 0-0) O alumnio tende a existir na forma de on +3, e seu raio inico deve ser maior que o do on 2+ Mg . 1-1) O xido de magnsio um xido bsico. 2-2) Si um elemento nitidamente metlico, e seu xido deve possuir a frmula SiO2 3-3) Enquanto K2O deve apresentar um elevado carter inico, SiO2 deve apresentar um maior carter covalente. 2+ 3+ 4-4) Os ons Fe e Fe apresentam em suas eletrosferas eltrons desemparelhados no estado fundamental.

07. Uma reao tpica de alquenos a de adio


ligao dupla C=C. Em relao a essa classe de reaes, podemos afirmar o que segue. 0-0) O propeno sofre reao de adio de HBr gerando 2-bromopropano. 1-1) O 2-metil-2-buteno sofre reao de adio de Br2 gerando o 2,3-dibromo-2-metilpropano. 2-2) O 2-pentanol pode ser obtido a partir da reao de hidratao (adio de gua em meio cido) do 1-penteno. 3-3) A reao de adio de HBr ao 2-metil-2-buteno gera um composto que apresenta um carbono assimtrico. 4-4) A reao de adio de Br2 ao 2-metil-2-buteno gera produtos sem carbono assimtrico (quiral).

08. Os

compostos orgnicos ilustrados abaixo apresentam diversas atividades biolgicas relevantes. Sobre esses compostos, analise as afirmaes a seguir. (I)

06. A tabela abaixo apresenta alguns valores para as


propriedades orgnicas.
Substncia Frmula molecular

fsico-qumicas

de
Ponto de fuso (C)

substncias

O H N N CH3

Massa Molar (gmol1)

Ponto de ebulio (C)

Solubilidade (g/ 100 g de gua)

H3C

benzeno C6H6 hidrxibenzeno ou fenol C6H6O 2,4,6trinitrofenol C6H3N3O7

78,11

80,1

5,5

0,18

94,11

181,7

41

9,5

(II)

CH 3 N

229,11

explode

122,5

1,5

Com base nos dados acima, analise as afirmaes a seguir. 0-0) As interaes entre as molculas de benzeno so mais fortes que entre as molculas de fenol. Isto deve contribuir para que o benzeno apresente um ponto de ebulio menor que o fenol. 1-1) Por apresentar interaes intermoleculares mais fortes, o fenol deve apresentar presso de vapor maior que o benzeno. 2-2) A solubilidade do fenol em gua deve-se em parte formao de ligaes de hidrognio entre este composto e a gua. 3-3) Todas as substncias apresentadas na tabela comportam-se como cidos fracos em gua. 4-4) O 2,4,6-trinitrofenol deve apresentar uma constante de acidez (Ka) em gua maior que o fenol, devido presena de grupos retiradores de eltrons.

(III)

HO

CH3
N

CH3 OH
0-0) Os compostos (I) e (III) apresentam a funo amina. 1-1) Os trs compostos apresentam carbonos com 2 hibridizao sp e sp. 2-2) Os trs compostos apresentam isomeria ptica. 3-3) O composto (II) apresenta isomeria cis-trans, e o ismero ilustrado acima o trans. 4-4) O composto (III) apresenta dois carbonos assimtricos (quirais).

09. Compostos com ligaes duplas C=C apresentam


isomeria cis-trans, e a sua inter-converso (isomerizao) uma reao importante, pois est relacionada, por exemplo, ao mecanismo da viso, que envolve uma etapa na qual o cis-retinol convertido no trans-retinol, ou ainda na obteno de gorduras trans no processo de hidrogenao natural ou industrial de cidos graxos. A reao de hidrogenao de alquenos acelerada na presena de metais, tais como: platina, paldio e nquel. A partir das reaes termoqumicas abaixo, relativas aos compostos citados, avalie as afirmaes a seguir.

11. Tambm em relao aos elementos qumicos cujas


configuraes eletrnicas foram apresentadas na questo anterior, analise as afirmativas a seguir. 0-0) Bb e Gg formam ctions monovalentes. 1-1) A primeira energia de ionizao de Gg maior que a de Bb. 2-2) Uma substncia resultante da combinao de Aa com Dd dever ter a frmula Aa2Dd. 3-3) Aa e Bb formam compostos covalentes quando se combinam com Ee. 4-4) Ff2 deve ser um composto estvel.

+ H2(g) Trans-2-penteno
0 1 0

12. Ainda com relao s configuraes eletrnicas


apresentadas na questo 10, podemos afirmar que:

pentano
1

Hr = 114 kJ mol ; Sr = 124 J mol

K .

+ H2(g) cis-2-penteno
0 1 0

0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4)

GgEe um composto inico. 3 Cc pode apresentar hibridizao do tipo sp . CcAa3 e CcDd2 so compostos estveis. Dd e Ee so muito eletronegativos. Gg um metal de transio.

pentano
1

Hr = 118 kJ mol ; Sr = 126 J mol

K .

13. Uma determinada gua mineral tem em sua


composio os ons brio e clcio nas seguintes 2+ 1 2+ 1 quantidades: Ba : 0,28 mgL ; Ca : 16,00 mgL . Ambos formam sais pouco solveis, ao se combinarem com ons sulfato, cujos produtos de 10 solubilidade so Kps(BaSO4) = 1 x 10 e Kps(CaSO4) 5 = 5 x 10 . Sobre esta gua mineral, analise as afirmativas abaixo. (Massas atmicas aproximadas: Ba = 140; Ca = 40) 0-0) A concentrao de ons brio 2,0 x 10 1 molL . 1-1) A concentrao molar de ons clcio maior que a concentrao molar de ons brio. 2-2) BaSO4(s) menos solvel que CaSO4(s). 3-3) A formao de um precipitado de BaSO4, nesta gua mineral, dever ocorrer somente quando a concentrao de ons sulfato for superior a 5 x 5 1 10 molL . 4-4) possvel separar os dois sais por precipitao seletiva.
3

0-0) A reao de hidrogenao do trans-2-penteno libera mais calor que a reao de hidrogenao do ismero cis. 1-1) A entalpia padro de formao do H2(g) no contribui para a variao de entalpia padro das reaes de hidrogenao. 2-2) A reao de isomerizao cis-2-penteno trans-2-penteno exotrmica e tem o valor de 0 1 Hr de 4 kJ mol . 3-3) A variao de entropia nas reaes de hidrogenao favorece a formao dos produtos. 4-4) Na temperatura de 27 C, estas reaes de hidrogenao so espontneas.

10. Considerando os elementos qumicos com as


seguintes configuraes eletrnicas: Aa: 1s ; Bb: 1s 2s ; Cc: 1s 2s 2p ; Dd: 1s 2s 2p ; 2 2 5 Ee: 1s 2s 2p ; Ff: 1s 2s 2p ; Gg: 1s afirmativas a seguir.
2 2 6 2 1 2 1 2 2 2 2 2 4

2s

2p 3s , analise as

0-0) Apenas dois desses elementos apresentam configurao eletrnica de gs nobre. 1-1) Aa e Dd podem formar molculas diatmicas homonucleares. 2-2) A molcula de Aa2 formada por uma ligao simples, e a molcula de Dd2 tem ligao dupla. 3-3) Aa, Bb e Ff pertencem ao mesmo grupo da Tabela Peridica. 4-4) Bb, Cc e Ee pertencem ao mesmo perodo da Tabela Peridica.

14. Considere trs sistemas, inicialmente em equilbrio:


a) soluo aquosa de hidrazina, NH2NH2, b) gua pura, c) soluo aquosa de cido actico/acetato de sdio (CH3CO2H / NaCH3CO2). Sobre esses sistemas, podemos afirmar o que segue. 0-0) Na gua pura, ocorre o equilbrio 2H2O(l) + H3O (aq) + OH (aq). 1-1) A soluo de hidrazina alcalina. 2-2) Na soluo de hidrazina, ocorre o equilbrio qumico: NH2NH2 (aq) + H2O(l) + NH2NH (aq) + H3O (aq). 3-3) A adio de cido soluo de hidrazina desloca o equilbrio no sentido da formao de mais NH2NH2. 4-4) Na soluo aquosa de cido actico/acetato de sdio, estabelece-se o equilbrio: CH3COOH(aq) + H2O(l) CH3COO (aq) + + H3O (aq)

16. A preocupao com o meio ambiente levou ao


desenvolvimento de metodologias verdes (pouco poluentes), que procuram reduzir a produo de rejeitos e a utilizao de reagentes txicos. Um exemplo de metodologia verde a sntese descrita abaixo do cido adpico, utilizado na preparao do nilon-66. Considere as massas molares do cicloexeno e do cido adpico iguais a 82 e 146 1 gmol , respectivamente.

N a2WO4. 4H 2O [ CH 3(n-C8H 17)N ] H SO4 aquecimento O HO OH O

+ 4 H2O

ci do adpi co
Calcule a massa de cido adpico em kg que ser formada a partir de 41 kg de cicloexeno, considerando que o rendimento da reao 85%. Assinale o nmero inteiro mais prximo.

15. Considerando ainda a gua pura e as solues


aquosas de hidrazina e de cido actico/acetato de sdio, analise as proposies a seguir. 0-0) A adio de cido soluo de cido actico/acetato de sdio desloca o equilbrio no sentido da formao de mais cido actico. 1-1) A adio da soluo de hidrazina soluo de cido actico/acetato de sdio desloca o equilbrio no sentido da formao de mais ons acetato. 2-2) A adio da soluo de hidrazina gua pura causa diminuio do pH. 3-3) A soluo de CH3CO2H/NaCH3CO2 tem capacidade tamponante (soluo tampo). 4-4) O nion acetato a base conjugada ao cido actico

Vous aimerez peut-être aussi