Vous êtes sur la page 1sur 8

RESOLUO DE QUESTES E ANLISE DE JURISPRUDNCIAS

Direito Processual Civil Prof. Marcos Destefenni

Aulas 03, 04, 05 e 06 (13/08/2011)

(Procurador do Municpio de So Paulo - 2002) 01 - Assinale a assertiva verdadeira quanto aos efeitos dos recursos. a) - No ordenamento brasileiro, todos os recursos tm efeito suspensivo, a fim de assegurar o direito subjetivo do vencido. b) - O juzo de retratao inerente interposio de qualquer recurso, atribuindo ao julgador a possibilidade de rever sua deciso. *c) - Todos os recursos possuem efeito devolutivo, existente quando houver pedido de reexame da deciso. d) - Com o efeito suspensivo transfere-se a um rgo jurisdicionalmente superior o exame da matria anteriormente decidida, no impedindo os efeitos da sentena. e) - O efeito devolutivo prolonga o estado de ineficcia da sentena.

(Magistratura do Estado de So Paulo 182. concurso Vunesp - 16/08/2009) 02 - O efeito devolutivo da apelao: a) - fixado pelo apelante, que pode limitar as questes e os fundamentos a serem examinados em 2. grau. *b) - possibilita o exame, pelo tribunal, de todas as questes e fundamentos que, embora ignorados na sentena, foram submetidos ao contraditrio em 1. grau. c) - est limitado s questes decididas e aos fundamentos examinados em 1. grau. d) - diz respeito exclusivamente ao pedido formulado pelo apelante.

(Promotor de Justia Estadual) 03 - No que concerne aos recursos no processo civil, assinale a opo correta. a) - O reexame necessrio possui natureza jurdica de recurso. *b) - A dimenso horizontal do efeito devolutivo refere-se ao objeto do recurso. c) - Havendo recurso de apelao, diante do silncio da parte recorrida, as questes de ordem pblica so transferidas ao tribunal em razo do efeito devolutivo. d) - Admite-se a interposio do agravo de instrumento na forma de recurso adesivo. e) - O efeito expansivo subjetivo diz respeito dimenso do pedido recursal da parte recorrente.

(Ministrio Pblico/SP - 85. concurso 03.12.2006) 04 - Os recursos no sistema da Lei n.o 7.347/85: a) - No se submetem ao regime recursal do Cdigo de Processo Civil. *b) - Tm, sempre, o efeito meramente devolutivo como regra geral. c) - No se assemelham ao sistema recursal previsto na Lei n.o 9.099/95. d) - No estabelecem poder ao juiz para conceder efeito suspensivo sendo inconstitucional o art. 14 da Lei n.o 7.347/85. e) - Tm disciplina prpria, a saber, a Lei n. 7.347/85 possui sistema recursal especfico estruturado integralmente na Lei n. 8.078/90.

(Ministrio Pblico/SP 86. concurso 30/11/2008) 05 - Assinale a alternativa em que todas as matrias podem ser oportunamente conhecidas de ofcio pelo tribunal no julgamento da apelao. a) - Ilegitimidade de parte, conveno de arbitragem e litispendncia. b) - Impossibilidade jurdica da demanda, nulidade de clusula de eleio de foro em contrato de adeso e nulidade da citao. c) - Coisa julgada, conveno de arbitragem e prescrio. *d) - Prescrio, incompetncia absoluta e coisa julgada. e) - Incompetncia absoluta, incompetncia relativa e ilegitimidade de parte.

(Ministrio Pblico/SP 87. concurso 23/05/2010) 06 - Sobre recursos correto afirmar-se: a) - O recorrente poder, a qualquer tempo, desistir do recurso, entretanto, fica condicionado anuncia do recorrido. b) - O recurso interposto por um dos litisconsortes no tem condo de aproveitar aos demais. c) - A insuficincia no valor do preparo no importa em desero, ainda que o recorrente seja intimado para supri-lo. d) - Os Estados, o Ministrio Pblico, a Unio, os Municpios, assim como as respectivas autarquias, no esto dispensados de preparar seus recursos. *e) - O julgamento proferido pelo tribunal substituir a sentena ou a deciso recorrida, mas somente no que tiver sido objeto do recurso.

(Juiz Federal Substituto) 07 - Acerca dos efeitos da apelao, assinale a opo correta. a) Julgados conjuntamente processos cautelar e principal, a apelao dever ter duplo efeito. *b) A lei confere ao juiz discricionariedade no juzo de admissibilidade para atribuir efeito suspensivo apelao. c) A apelao de sentena proferida em processo cautelar que condene autarquia federal a pagar vantagens pecunirias a servidor pblico ser recebida no duplo efeito. d) Em execuo definitiva de sentena condenatria, a apelao da sentena que julgar improcedentes os embargos execuo opostos pela Unio ser recebida no duplo efeito. e) Ser recebida no efeito suspensivo a apelao de sentena que confirmar a antecipao dos efeitos da tutela, em parte, mediante juzo de procedncia.

(Ministrio Pblico/SP 85. concurso 03/12/2006) 08 - So princpios fundamentais dos recursos previstos no Cdigo de Processo Civil: a) - o duplo grau de jurisdio, a taxatividade, a singularidade, a infungibilidade e a garantia da reformatio in pejus. *b) - o duplo grau de jurisdio, a taxatividade, a singularidade, a fungibilidade e a proibio da reformatio in pejus. c) - o duplo grau necessrio de jurisdio, a taxatividade, a singularidade, a fungibilidade e a garantia da reformatio in pejus. d) - o duplo grau necessrio de jurisdio, a ausncia de taxatividade, a singularidade,a infungibilidade e a garantia da reformatio in pejus. e) - o duplo grau de jurisdio, a ausncia de taxatividade, a singularidade, a infungibilidade e a proibio da reformatio in pejus.

(Magistratura do Estado/SP Vunesp 11/06/2006) 09 - Destes enunciados, s um correto. Indique-o. a) - Deixa de ter direito assistncia judiciria a parte que indica ou contrata advogado particular, ainda que seja ad exitum a remunerao do contratado. b) - Como ningum obrigado a trabalhar de graa, o beneficirio da assistncia judiciria deve, quando requerente da percia, antecipar os salrios do perito. c) - defeso sentena, ainda que faa ressalvas, condenar o beneficirio da assistncia judiciria ao pagamento de custas e de honorrios de advogado. *d) - Quando indeferido, nos autos principais, pedido de assistncia judiciria, cabvel o agravo de instrumento.

(Magistratura do Estado/SP 180. concurso - 21/10/2007) 10 - Assinale o arresto correto segundo o disposto na Lei dos Juizados Especiais Cveis. a) - Na hiptese de conciliao, a opo pelo procedimento previsto nesta lei importar em renncia ao crdito excedente a 40 vezes o salrio mnimo. b) - Os processos orientar-se-o pelos critrios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, admitindo-se a assistncia e o litisconsrcio. c) - O Juizado Especial Cvel possui competncia para processamento das causas cveis de menor complexidade, cujo valor no exceda a 40 salrios mnimos, abrangendo aquelas enumeradas no art. 275, inc. I, do Cdigo de Processo Civil, tambm a ao de despejo para uso prprio e de seu companheiro. *d) - Nas causas de valor at 20 salrios mnimos, as partes podero comparecer pessoalmente, e nas de valor superior devero estar assistidas por advogado.

(Procurador do Municpio de So Paulo FCC - 2004) 11 - Com relao aos recursos no processo civil, correto afirmar que: a) - o preparo deve ser comprovado no momento de interposio do recurso; esto isentos de preparo os recursos de agravo (retido e de instrumento) e de embargos de declarao; b) - no se admite recurso especial ou extraordinrio contra deciso preferida em ltima instncia pela Turma Recursal do Juizado Especial Cvel; *c) - tm legitimidade para recorrer s partes, o terceiro juridicamente prejudicado e o Ministrio Pblico, nos casos em que este atue como parte ou como fiscal da lei; d) - no pode o juzo a que, uma vez recebido o recurso de apelao, mesmo aps a resposta do apelado, negar-lhe seguimento se constatar a ausncia de algum requisito de admissibilidade; e) - requisito para conhecimento do recurso a inexistncia de fato impeditivo ou extintivo do poder de recorrer (desistncia, renncia e aceitao); a desistncia pressupe a no-interposio do recurso, enquanto a renncia pressupe a sua interposio.

(Procurador do Municpio de So Paulo FCC - 2004) 12 - Quanto aos recursos em espcie no processo civil, correto afirmar: *a) - interposta apelao de sentena de extino do processo sem julgamento do mrito, sendo a matria exclusivamente de direito e estando a causa em condies de imediato julgamento, o tribunal pode julgar desde logo a lide; b) - os embargos infringentes so cabveis de acrdo proferido no julgamento de apelao ou ao rescisria, bastando que a deciso tenha sido proferida por maioria de votos; c) - os recursos especial e extraordinrio se destinam ao exame de matria exclusivamente de direito, no podendo ser utilizados para o reexame de prova sobre matria ftica, salvo em hipteses excepcionais como a do reexame de clusula contratual; d) - os embargos de declarao devem ser interpostos no prazo de 5 dias, independentemente de preparo; considerado tal recurso meramente protelatrio, possvel a imposio de multa de at um por cento sobre o valor da causa, ficando condicionada a interposio de qualquer outro recurso ao depsito do valor respectivo; e) - interposto agravo de instrumento, cabe ao agravante juntar, no prazo de trs dias, no juzo a que, cpia da petio do recurso, comprovante de interposio e rol dos documentos que o instruram; em sendo conhecido, o relator pode convert-lo em agravo retido, desde que haja pedido do recorrido.

(Ministrio Pblico/SP 86. concurso 30/11/2008) 13 - O juiz pode cassar a prpria sentena e determinar o regular prosseguimento do processo em primeira instncia diante de apelao interposta contra a) - a sentena que indefere a petio inicial e a sentena que a qualquer momento extingue o processo sem julgamento do mrito. *b) - a sentena que indefere a petio inicial e a sentena liminar de improcedncia da demanda. c) - a sentena que indefere a petio inicial e a sentena de julgamento antecipado da lide. d) - a sentena que a qualquer momento extingue o processo sem julgamento do mrito e a sentena liminar de improcedncia da demanda. e) - a sentena liminar de improcedncia da demanda e a sentena de julgamento antecipado da lide.

(Ministrio Pblico/SP 83. concurso 09/03/2003) 14 - Indeferida a petio inicial, por no a ter emendado o autor, apesar de a tanto instado, o recurso apropriado contra a deciso indeferitria : a) - embargos infringentes, cujo processamento se dar sem a ordem de citao do ru, e sem possibilidade de retratao do decidido, pelo juiz sentenciante. *b) - apelao, cujo processamento se dar independentemente da citao do ru, e com possibilidade de retratao do decidido pelo juiz sentenciante. c) - agravo de instrumento, cujo processamento se dar com a ordem de citao do ru e possibilidade de retratao do decidido pelo juiz sentenciante. d) - agravo retido, cujo processamento se dar com a ordem de citao do ru e possibilidade de retratao do decidido pelo juiz sentenciante. e) - apelao, cujo processamento se dar com a ordem de citao do ru, e sem possibilidade de retratao do decidido.

(Ministrio Pblico/SP 88. concurso 31/07/2011) 15 - Interposto recurso de apelao pelo vencido, a) - facultado ao Juiz declarar os efeitos em que o recebe. b) - ser recebido quando a sentena estiver em conformidade com smula do Superior Tribunal de Justia ou do Supremo Tribunal Federal. c) - apresentada a resposta, incabvel o reexame dos pressupostos de sua admissibilidade. *d) - no ser recebido quando a sentena estiver em conformidade com smula do Superior Tribunal de Justia ou do Supremo Tribunal Federal. e) - apresentada a resposta do recorrido, irretratvel a deciso que o recebeu.

(Ministrio Pblico/SP 83. concurso 09/03/2003) 16 - Interposta apelao, o juiz, declarando os efeitos em que a recebe, mandar intimar o apelado para responder. Apresentada a resposta, a) - o juiz ordenar o encaminhamento dos autos ao tribunal, mesmo que o apelante tenha deixado de efetuar o preparo do recurso, quando de sua interposio. b) - facultado ao juiz o reexame dos pressupostos subjetivos de admissibilidade do recurso. *c) - defeso ao juiz alterar a deciso de recebimento do recurso. d) - facultado ao juiz o reexame dos pressupostos objetivos de admissibilidade do recurso. e) - o juiz mandar intimar o apelante para oferecer rplica.

(Ministrio Pblico/SP 86. concurso 30/11/2008) 17 - Considere as assertivas seguintes: I - Nos embargos de declarao, possvel a reformatio in pejus. II - A parte vencedora tem legitimidade e interesse para a oposio de embargos de declarao. III - De acordo com a lei e com a jurisprudncia, os embargos de declarao so cabveis para a sanao de omisso, obscuridade, contradio e erro evidente ou material. Assinale a alternativa correta. a) - Somente III verdadeira. b) - Somente I e II so verdadeiras. c) - Somente I e III so verdadeiras. d) - Somente II e III so verdadeiras. *e) - Todas as assertivas so verdadeiras.

(Ministrio Pblico/SP 87. concurso 23/05/2010) 18 - correto afirmar em sede de embargos declaratrios: a) - Que a deciso proferida em decorrncia de sua interposio no se integra deciso omissa, porquanto a natureza jurdica desse recurso to somente a de esclarecer a deciso embargada. b) - Que a sua interposio no interrompe o prazo de apelao. *c) - Podem, casualmente, deter carter infringente, de molde a permitir a impresso de efeitos modificativos no bojo da deciso omissa, contraditria ou materialmente incorreta. d) - Se manejados com o intuito de suscitar prequestionamento, na eventualidade de o rgo julgador insistir na omisso, cabvel a imposio da multa de que trata o pargrafo nico do artigo 538, do Cdigo de Processo Civil. e) - O Ministrio Pblico no detm a prerrogativa discriminada no artigo 188 do Cdigo de Processo Civil (prazo em dobro), quando agitar embargos declaratrios com a finalidade de aviar recursos especial e/ou extraordinrio, eis que a dilao do prazo recursal reside apenas nas instncias ordinrias.

(Delegado Federal) 19 - Em relao a recursos, julgue os itens que se seguem: (E) 01 - Em face do princpio do dispositivo, que rege o processo civil brasileiro, o juzo de admissibilidade dos recursos pelo tribunal no pode ser feito de ofcio, dependendo sempre de requerimento da parte contrria, salvo quando se tratar de questo relativa tempestividade ou ao preparo. (E) 02 - O pedido de reconsiderao feito ao juiz pela parte prejudicada pela deciso suspende o prazo para a interposio do recurso cabvel, que somente voltar a correr a partir da intimao da deciso judicial acerca da reconsiderao requerida.

(C) 03 - A parte que, sendo vencedora na demanda, desejar argir preliminar de inadmissibilidade do recurso da parte contrria dever faz-lo nas contrarazes, e no interpor recurso adesivo. (C) 04 - De regra, o princpio da fungibilidade recursal s aplicvel no mbito dos recursos ordinrios, pois os recursos especial e extraordinrio tm seus requisitos rigidamente elencados no texto constitucional. (C) (C) 05 - Com a nova sistemtica processual relativa aos recursos, ainda que o agravo de instrumento seja interposto diretamente perante o rgo ad quem, subsiste a possibilidade do juzo de retratao do rgo prolator da deciso recorrida.

JURISPRUDNCIAS

1. Smula 255: Cabem embargos infringentes contra acrdo, proferido por maioria, em agravo retido, quando se tratar de matria de mrito.

2. REsp 1.125.169/SP, Relatora Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, DJe 23/05/2011 APELAO NO CONHECIDA. AGRAVO RETIDO. CONHECIMENTO. POSSIBILIDADE. O no conhecimento da apelao no implica, necessariamente, o no conhecimento do agravo retido. Haver situaes em que o Tribunal, antevendo o no conhecimento da apelao, poder considerar prejudicado o julgamento do agravo retido, mas isso depender da questo neste ventilada ter relao direta com o objeto daquela, o que nem sempre ocorre. H ocasies em que o tema contido no agravo retido absolutamente autnomo em relao ao recurso principal, hiptese em que aquele dever ser apreciado independentemente do conhecimento deste, desde que preenchidos os requisitos legais.

3. RMS 32.204/BA. RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA. Relatora Ministra MARIA ISABEL GALLOTTI. QUARTA TURMA. DJe 17/05/2011 PROCESSO CIVIL. CONVERSO DE AGRAVO DE INSTRUMENTO EM AGRAVO RETIDO. ATO JUDICIAL IRRECORRVEL. MANDADO DE SEGURANA. CABIMENTO. 1. cabvel o mandado de segurana contra ato judicial que determina a converso de agravo de instrumento em agravo retido. 2. A transformao em retido somente se admite em agravo que ainda poder ter utilidade quando do julgamento da apelao. Hiptese em que o agravo de instrumento voltou-se contra deciso que deferiu liminar em ao civil pblica para, dentre outras providncias, proibir prtica que se alega inerente operao do produto "carto de crdito", a saber, o financiamento do saldo devedor no caso de a fatura mensal no ser paga em sua integralidade. Manifesto o prejuzo e a prejudicialidade do agravo com a postergao do exame da liminar para o momento do julgamento de eventual apelao pela Turma competente. 3. Recurso provido. Segurana concedida para invalidar o ato que converteu o agravo de instrumento em agravo retido.

4. AgRg na MC 17898/MS. AGRAVO REGIMENTAL NA MEDIDA CAUTELAR. Relator Ministro JOO OTVIO DE NORONHA. QUARTA TURMA. DJe 24/06/2011. PROCESSUAL CIVIL. MEDIDA CAUTELAR. ATRIBUIO DE EFEITO SUSPENSIVO A RECURSO ESPECIAL. CUMPRIMENTO DE SENTENA. IMPUGNAO APRESENTADA NA VIGNCIA DA LEI N. 11.232/2005. PRESSUPOSTO ESPECFICO DA AO NO CARACTERIZADO. EXTINO DO PROCESSO. 1. No configurados os pressupostos do fumus boni iuris e do periculum in mora, a ao cautelar extinta por carecer o autor de interesse processual. 2. O recurso cabvel da deciso que julga impugnao ao cumprimento de sentena apresentada na vigncia da Lei n. 11.232/2005 (mesmo que a execuo tenha sido iniciada anteriormente citada lei) o agravo de instrumento. 3. Agravo regimental desprovido.

5. STJ. Informativo n 0429. Corte Especial. CUMPRIMENTO. SENTENA. INTIMAO. Tratou-se de REsp remetido pela Terceira Turma Corte Especial, com a finalidade de obter interpretao definitiva a respeito do art. 475-J do CPC, na redao que lhe deu a Lei n. 11.232/2005, quanto necessidade de intimao pessoal do devedor para o cumprimento de sentena referente condenao certa ou j fixada em liquidao. Diante disso, a Corte Especial entendeu, por maioria, entre outras questes, que a referida intimao deve ser feita na pessoa do advogado, aps o trnsito em julgado, eventual baixa dos autos ao juzo de origem, e a aposio do cumprase; pois s aps se iniciaria o prazo de quinze dias para a imposio da multa em caso de no pagamento espontneo, tal como previsto no referido dispositivo de lei. Como destacou o Min. Joo Otvio de Noronha em seu voto vista, a intimao do devedor mediante seu advogado a soluo que melhor atende ao objetivo da reforma processual, visto que no comporta falar em intimao pessoal do devedor, o que implicaria reeditar a citao do processo executivo anterior, justamente o que se tenta evitar com a modificao preconizada pela reforma. Aduziu que a dificuldade de localizar o

devedor para aquela segunda citao aps o trmino do processo de conhecimento era um dos grandes entraves do sistema anterior, por isso ela foi eliminada, conforme consta, inclusive, da exposio de motivos da reforma. Por sua vez, o Min. Fernando Gonalves, ao acompanhar esse entendimento, anotou que, apesar de impor-se nus ao advogado, ele pode resguardar-se de eventuais acusaes de responsabilidade pela incidncia da multa ao utilizar o expediente da notificao do cliente acerca da necessidade de efetivar o pagamento, tal qual j se faz em casos de recolhimento de preparo. A hiptese era de execuo de sentena proferida em ao civil pblica na qual a r foi condenada ao cumprimento de obrigao de fazer, ao final convertida em perdas e danos (art. 461, 1, do CPC), ingressando a ora recorrida com execuo individual ao requerer o pagamento de quantia certa, razo pela qual o juzo determinou a intimao do advogado da executada para o pagamento do valor apresentado em planilha, sob pena de incidncia da multa do art. 475-J do CPC. Precedentes citados: REsp 954.859-RS, DJ 27/8/2007; REsp 1.039.232-RS, DJe 22/4/2008; Ag 965.762-RJ, DJe 1/4/2008; Ag 993.387-DF, DJe 18/3/2008, e Ag 953.570-RJ, DJ 27/11/2007. REsp 940.274-MS, Rel. originrio Min. Humberto Gomes de Barros, Rel. para acrdo Min. Joo Otvio de Noronha, julgado em 7/4/2010.

6. STJ. Informativo n 0429. Terceira Turma. CUMPRIMENTO. SENTENA. RU REVEL. MULTA. O curador de ausentes, dadas as condies em que admitido no processo, no conhece o ru, nem tem acesso a ele, bem como no detm informaes exatas sobre os fatos narrados na petio inicial, tanto que o art. 302, pargrafo nico, do CPC no o sujeita regra da impugnao especfica, mas lhe faculta a apresentao da defesa por negativa geral. Uma vez que a prpria lei parte do pressuposto de que o ru revel, citado por hora certa ou por edital, no tem conhecimento da ao, determina-se que lhe seja dado um curador especial e, em razo da absoluta falta de comunicao entre o curador e o ru revel, no h como presumir que o revel tenha cincia do trnsito em julgado da deciso que o condena; consequentemente, no h como impor-lhe, automaticamente, a multa do art. 475-J do CPC. Para que incida o referido artigo, no se deve considerar suficiente a cincia do curador especial sobre o trnsito em julgado da condenao, no em razo apenas da mencionada falta de comunicao entre ele e o ru revel, mas tambm porque a multa constitui sano imposta quele que voluntariamente deixe de cumprir a sentena, comportamento que no pode ser atribudo ao curador de ausentes, visto que o ru revel mantm sua capacidade material, isto , sua livre manifestao de vontade, bem como sua condio de parte substancial no processo. Nas hipteses em que o cumprimento da sentena volta-se contra ru revel citado fictamente, a incidncia da multa do art. 475-J do CPC exigir sua prvia intimao nos termos do art. 238 e seguintes do CPC. REsp 1.009.293-SP, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 6/4/2010.

7. Honorrios Cumprimento de sentena AgRg no Ag 1.287.256/RS. Relator Ministro PAULO DE TARSO SANSEVERINO. TERCEIRA TURMA. DJe 09/06/2011 AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. VIOLAO COISA JULGADA. INOCORRNCIA. HONORRIOS ADVOCATCIOS EM CUMPRIMENTO DE SENTENA. POSSIBILIDADE. ENUNCIADO N. 83/STJ. AUSNCIA DE PREQUESTIONAMENTO. ENUNCIADO N. 211/STJ. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO. So devidos honorrios advocatcios em sede de cumprimento de sentena.

8. Honorrios Execuo provisria AgRg no AREsp 5733/PR. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Relator Ministro SIDNEI BENETI. TERCEIRA TURMA. DJe 01/07/2011 AGRAVO REGIMENTAL - AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL HONORRIOS ADVOCATCIOS CUMPRIMENTO DE SENTENA - DECISO DO ACRDO REGIONAL EM CONSONNCIA COM O ENTENDIMENTO DESTA CORTE - INCIDNCIA DA SMULA/STJ 83 - DECISO AGRAVADA MANTIDA - IMPROVIMENTO. O Colegiado estadual, ao entender pela possibilidade de imposio dos honorrios advocatcios em sede de execuo provisria de sentena, julgou em consonncia com o entendimento jurisprudencial deste Superior Tribunal de Justia.

9. REsp 1.165.110/RJ. Relator Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES. SEGUNDA TURMA DJe 03/08/2011. PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. FGTS. CORREO MONETRIA DAS CONTAS VINCULADAS. OBRIGAO DE FAZER. CUMPRIMENTO DA SENTENA: RITO DO ART. 461 (REGRA); RITO DOS ARTS. 632 E SS., POR AUTORIZAO DO ART. 644 DO CPC (EXCEO). RECURSO ESPECIAL PROVIDO. 1. A correo monetria nas contas vinculadas ao FGTS encerra, conforme pacfica jurisprudncia desta Corte Superior, uma obrigao de fazer. 2. Por consequncia, o cumprimento de deciso judicial que impe obrigao de fazer ou no fazer, em razo de sua imediata executoriedade, d-se, em regra, conforme o art. 461 do CPC, notadamente com a redao que lhe foi dada pela Lei n. 10.444/2002. Entretanto, o art. 644 do Codex Processual tambm autoriza, subsidiariamente, a aplicao do rito dos arts. 632 e ss. 3. Interpretao sistemtica: existe uma estrutura processual especfica para o cumprimento de sentena que impe obrigao de fazer (como, no caso, a recomposio de contas do FGTS), consistente no sistema composto pelos arts. 461, 632 e ss. e 644 do CPC, o que, inexoravelmente, afasta a aplicao do art. 652 do CPC, endereado a obrigaes de pagar quantia certa contra devedor solvente. 4. Recurso especial provido.

10. REsp 1.235.785/RJ. Relatora Ministra NANCY ANDRIGHI. TERCEIRA TURMA. DJe 30/06/2011 PROCESSO CIVIL. RECURSO ESPECIAL. CUMPRIMENTO DE SENTENA. ACORDO HOMOLOGADO JUDICIALMENTE. OBRIGAO DE FAZER. FIXAO DE MULTA PELO DESCUMPRIMENTO. PEDIDO DE CUMPRIMENTO DE SENTENA, PARA EXECUO DA MULTA. ALEGAO DE DESCUMPRIMENTO DO ACORDO. EXCEO DE PR-EXECUTIVIDADE. ALEGAO DE INEXIBILIDADE DO TTULO EXECUTIVO. NECESSIDADE DE PROVA SOBRE O DESCUMPRIMENTO DO ACORDO. VIOLAO DOS ARTS. 580, 586 e 618 DO CPC CONFIGURADA. O ttulo executivo, como condio da ao de execuo, deve preencher os requisitos da certeza, liquidez e exigibilidade. Ausente quaisquer deles, h nulidade absoluta. E, como se tratam de matrias cognoscveis de ofcio pelo juiz, podem ser alegadas em sede de exceo de pr-executividade.

11. AgRg no REsp 1.177.253/RS. Relator Ministro PAULO DE TARSO SANSEVERINO. TERCEIRA TURMA. DJe 09/06/2011 AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. IMPUGNAO AO CUMPRIMENTO DE SENTENA. DEPSITO JUDICIAL. LAVRATURA DO AUTO DE PENHORA. DESNECESSIDADE. PRAZO CONTADO A PARTIR DO EFETIVO DEPSITO. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO. I - Conta-se da data do efetivo depsito judicial o prazo para impugnao ao cumprimento de sentena, no sendo necessria a lavratura do termo de penhora e consequente intimao. Precedentes. II - Agravo regimental desprovido.

Vous aimerez peut-être aussi