Vous êtes sur la page 1sur 1

BEM VIVER

a crtica
MANAUS, DOMINGO, 11 DE AGOSTO DE 2013

BV7

gnero policial >> Delegados amazonenses apontam as similitudes entre as sries de televiso e filmes com a vida real

As semelhanas entre a fico e a realidade


p
Divulgao

Na cena do crime
GABRIEL MACHADO gabriel.machado@acritica.com.br

destaque
Entreosvrios casosquej trabalhouna carreira,Paulo Benelli destacaum quelembra bastanteos retratadosno cinemaena TV:odo aliciador Marlon Brando Pimentel.Ao verificaro modo operantedele, identificamos quesetratava deum estuprador emsrie, apontouo delegado,que, nateleviso, assistia cancelada Arquivo-X.

blog

m dos gneros mais tradicionais da televiso, os seriados policiais nunca estiveram to em alta. Atualmente, produes como The Following, The Mentalist, White Collar, Law & Order: Special Victims Unit e Dexter, para citar algumas, figuram entre as favoritas dos srie-manacos de planto. No entanto, em meio a esses bastidores da investigao criminal, quais seriam as semelhanas - se que existem - entre o trabalho realizado por Ryan Hardy (Kevin Bacon) e cia. e os advogados, delegados e detetives da vida real? Familiarizado com o ambiente retratado nesses tipos de atraes, o delegado-geral adjunto Mrio Aufiero diz que os pontos em comum com esses personagens vo bem alm do cargo que exercem. Os procedimentos utilizados na investigao de homicdios e sequestros so universais. Os mesmos aplicados l, nos Estados Unidos, so usados aqui. A nica diferena est nos meios tecnolgicos que so utilizados, comentou o delegado. J fizemos, inclusive, um curso com o pessoal do FBI, para a Copa (do Mundo de Futebol), e eles ficaram impressionados com o nosso trabalho, lembrou. Entretanto, mesmo com essas semelhanas, Mrio lembra que, por se tratarem de obras ficcionais, o seriados televisivos sempre vo debandar para uma abordagem mais utpica. A linha de regra, os procedimentos e a essncia, elas (as produes) mantm. Mas, claro, sempre vai existir aquela fantasia, defendeu o delegado,

GeanneFernandes
JORNALISTA

a capacidade dos roteiristas em inovar as histrias em cada episdio. Fico fascinada pela tecnologia que eles dispem para elucidar os crimes, o trabalho feito pelos detetives, peritos e legistas. Tenho acompanhado Lie to me desde o incio deste ano e confesso que passei a observar mais as pessoas, analiso a linguagem corporal delas. Aprendo muito com o Dr. Cal Lightman, interpretado pelo ator Tim Roth. na preferncia do pblico, imagine os filmes do gnero. Estilo que estourou nas dcadas de 1930 e 1940, com o cinema noir (longas com ambientao escura), o policial tambm possui sua afinidade com a realidade. Os filmes mais antigos, dos anos 60 e 70, no possuem verosimilhana. Agora nos mais atuais, como Chuva Negra, Fargo e Os Infiltrados, por exemplo, conseguimos verificar similitudes, principalmente na maneira de pensar e agir do protagonista, que a mesma que ns temos, ressaltou o delegado titular do 10 DIP Paulo Benelli. Porm, outras coisas so muito fantasiosas, como a percia chegar imediatamente e obter resultados imediatos. A realidade bem mais demorada. At porque o sistema de polcia deles diferente do nosso, eles no tm delegado, por exemplo, ponderou. Apaixonado por cinema, o delegado revela que os longas do gnero tambm foram fundamentais na hora de escolher a carreira. No apenas na escolha da profisso, mas na construo do carter tambm. Ns acabamos assistindo e romantizando a carreira. A gente se coloca no lugar do protagonista, imaginando como agir naquela situao e etc., confessou.

Acho incrvel

que possui entre seus programas favoritos as sries CSI: Crime Scene Investigation, Lie to Me e Detetives Mdicos. interessante a troca de conhecimento e experincia que acontece ao assistirmos essas atraes. De certa forma, sempre h um aprendizado, encerrou.
CINEMA POLICIAL

Se os seriados policiais j figuram h um bom tempo

lo Benelli possui No trabalho: delegado Pau

Palma Intocveis, de Brian De um pster do filme Os

eCSIesto entreassries maisconferidas porMrioAufiero, esquerda

LietoMe

des Men Ney

Vous aimerez peut-être aussi