Vous êtes sur la page 1sur 2

Os Monoplios so mantidos por alguns motivos, dentre eles podemos citar a intererncia do Governo que elabora leis de exclusividade.

Outro muito conhecido o Monoplio natural que consiste em um mercado com extremas dificuldades para se explorar. Estas dificuldades podem ser alta tecnologia demandada (Microsoft), elevado custo monetrio (energia eltrica) e outros. Nesse tipo de mercado fica impossvel a entrada de uma outra empresa que faria com que os preos diminussem alm dos lucros o que inviabilizaria a manuteno de duas empresas no mesmo mercado. Com relao ao Oligoplio, um mercado que existem poucas empresas para muitos clientes e as empresas produzem produtos substitutos prximos. Existem vrias maneiras nas quais essas empresas podem interagir, entre elas cito o Cartel que quando as empresas Oligopolistas agem como se fossem um Monoplio, combinando preos (prtica proibida), assim como existe a possibilidade de as empresas trabalharem com tal independncia que o preo fica igual a uma concorrncia perfeita. Atualmente, muito mais comum um outro tipo de monoplio: o oligoplio. Enquanto o primeiro caracterizado por uma nica empresa no controle do mercado, o segundo acontece quando um grupo de empresas faz manobras a fim de se posicionar no topo de seu segmento. As principais prticas monopolistas e oligopolistas so as seguintes:

Truste

Esta forma de oligoplio se desenvolve quando formado um grupo de empresas que resolvem abandonar suas respectivas autonomias de mercado, para formar uma nica corporao de modo que possa se fortalecer. O truste uma fuso empresarial nociva, pois a inteno das empresas em se unir desenvolver uma hegemonia em determinado mercado, realizando o controle da disponibilidade de preos e mercadorias. Um exemplo de truste foi a unio entre a Sadia e a Perdigo (mesmo segmento) para a criao da Brasil Foods. As unies entre bancos, como Ita-Unibanco e Real-Santander tambm so consideradas trustes horizontais.

Cartel

Talvez a prtica mais comum, infelizmente. Um cartel acontece quando empresas autnomas e de um mesmo ramo se unem para fixar os preos de suas mercadorias ou servios. Desta maneira, todas as empresas podem subir seus preos sem que haja o efeito negativo da concorrncia. Um exemplo foi o caso dos gases industriais, que acabou com uma multa de R$2,2 bilhes empresa White Martins. Postos de gasolina frequentemente realizam este tipo de prtica, que ilegal e fere os direitos do consumidor.

Holding

Esta considerada a mais evoluda prtica para crescimento de uma empresa, e tambm corresponde a uma tcnica nociva de monoplio, apesar de no ser ilegal. O holding acontece quando uma empresa criada na inteno de gerenciar outras empresas em atividade. Exemplos de holding so o Grupo Silvio Santos (responsvel por empresas como o Banco Panamericano, o SBT e a Vimave Veculos) e o Grupo Po de Acar (que opera lojas sob as bandeiras Po de Acar, Casas Bahia, Extra Hipermercados e Ponto Frio). O holding pode, em determinados momentos, funcionar como um truste, pois vrias empresas importantes no mercado se colocam sob uma nica administrao.

Existe no Brasil uma legislao que busca controlar estas prticas, principalmente as de carteis e trustes. Porm, so inmeras as maneiras encontradas pelas empresas para se driblar essas leis, e a cada dia so mais comuns as tentativas de monoplio feitas por empresrios.

Vous aimerez peut-être aussi