Vous êtes sur la page 1sur 19

Pgina 1 de 19

O QUE UM DAY TRADER? O QUE FAZ UM DAY TRADER


Talvez o aspecto mais importante para quem quiser fazer day trading seja compreender perfeitamente as definies de day trader e day trading. Um day trader especula apenas durante o dia. Assim, algures no decorrer da sesso bolsista, o day trader abre posies fechando-as sempre no decorrer ou no final dessa mesma sesso. No conseguir terminar a sesso com todas as posies fechadas violar a regra mais importante do day trading e um day trader que leve posies abertas para casa deixa de ser um day trader. necessrio enfatizar bastante este ponto pois existem muitos indivduos que desejam fazer day trading mas, por falta de disciplina, no conseguem faz-lo efectivamente ou consistentemente. Deixar posies abertas no final do dia no s quebrar a regra cardinal do day trading, mas tambm destruir a sua vantagem sobre todas as outras formas de trading. Pode acontecer que a minha insistncia neste ponto se torne aborrecida, mas preciso que esta ideia no se perca e, acredite, na emoo do trading dirio fcil esquecer-se do seu objectivo n1. Um day trader um agente do mercado (principalmente de futuros) que faz trading dentro de uma sesso bolsista e day trading o trabalho ou profisso do day trader.

Pgina 2 de 19

EM QUE MERCADOS QUE O DAY TRADER ACTUA


J referi que o principal palco de actuao de um day trader o mercado de derivados. Isto porque este mercado dotado de uma elevada alavancagem que permite que movimentos negligenciveis nas aces sejam movimentos que permitem 10 ou 20% de lucro ou prejuzo em poucos minutos ou segundos no mercado de futuros (os efeitos de uma variao do mercado accionista so multiplicados por aproximadamente 10X no mercado de futuros). Mas dentro do mercado de derivados existem alguns que so adequados para day trading e outros que neste momento no o so. O que importante para um day trader num mercado de futuros o nvel de liquidez e volatilidade. Quanto mais liquidez e volatilidade melhor. Assim qualquer mercado pode ser alvo da actuao de um day trader, desde que esse mercado tenha liquidez e volatilidade suficientes. No caso portugus, neste momento, apenas os contratos de futuros sobre o PSI 20 preenchem os requisitos necessrios para o day trading. No entanto tambm os futuros sobre as aces, futuros OT10 e Lisbor a 3 meses podem vir a ser no futuro adequados para o day trading, desde que a sua liquidez aumente. Nesta rubrica tambm focaremos o mercado de futuros Norte Americano, nomeadamente os futuros sobre o ndice S&P 500, por serem neste momento os melhores do mundo para a prtica do day trading.

Pgina 3 de 19

Porqu fazer DAY TRADER?


Dada a volatilidade dos mercados actuais, o day trading oferece muitas vantagens sobre o position trading (trading normal de mais de um dia), embora o day trading no seja recomendado para todos os traders. Vrias razes suportam o day trading como uma orientao alternativa: 1. Maximizar a utilidade do capital Se for um day trader no ter de ter margens no final da sesso para suportar o n de contratos em aberto. Muitas corretoras permitem que os traders transaccionem activamente e agressivamente ao longo do dia, desde que estes indivduos tenham recursos financeiros, responsabilidade demonstrada e a maturidade para o fazerem. Se a sua corretora tiver confiana que no acumular um grande dfice, em princpio ser-lhe- permitido transaccionar muitos contratos durante o dia, sem precisar de ter depositadas tantas margens como seriam necessrias se deixasse as posies abertas para o dia seguinte. assim possvel para um day trader manter a sua actividade com um capital imobilizado inferior ao do position trader. 2. Reduzida exposio ao risco Embora alguns indivduos rejeitem veementemente esta opinio, mantenho que o day trading menos arriscado do que o position trading ou trading normal que deixa posies abertas no final do dia. O position trader muitas vezes vtima de volatilidade considervel resultante de notcias ou desenvolvimentos de caractersticas fundamentais que ocorrem quando a bolsa est fechada. No invulgar um position trader deixar que grandes lucros no final do dia se transformem em perdas substanciais na manh seguinte como resultado de notcias que saram durante a noite ou devido a acontecimentos relacionados com o mercado, como por exemplo um crash em Wall Street. Claro que isto tem duas faces (pode ir contra si ou a seu favor), mas parece-me muito melhor evitar o risco do que jogar com as notcias que podem surgir enquanto o mercado est fechado. evidente que durante o dia podem ocorrer e ocorrem notcias, no entanto neste caso o day trader pode responder de forma adequada pois o mercado est aberto. Por outras palavras, neste caso as notcias podem ser aproveitadas pelo day trader, ou indicar que uma determinada posio deve ser fechada. Por exemplo, gaps na abertura podem ser muito negativos para o position trader, mas constituem uma das mais belas oportunidades para o day trader como veremos mais frente. 3. Vantagens da sada forada O day trading obriga quem segue as suas regras a encerrar todas as posies no final do dia, esteja a ganhar, a perder ou igual. Isto, de facto, fora os traders a tomar as suas perdas, no interessando quaisquer desculpas que possam ser conjecturadas para que a posio seja mantida. Consequentemente, um day trader que mantm uma posio aberta durante a noite sabe que quebrou uma das regras cardinais do day trading e que as consequncias podem ser negativas. No estou a sugerir que posies perdedoras no final de uma sesso e que sejam mantidas para o dia seguinte,

Pgina 4 de 19 invariavelmente resultem numa perda na abertura da sesso seguinte. A probabilidade deve ser 50%. No entanto, frequentemente as perdas so maiores que os lucros e levar uma posio para casa deixa o day trader incerto quanto ao que deve ser feito no dia seguinte. Aqueles que esto comprometidos com o day trading e que seguem as suas regras no carregaro posies perdedoras pela noite dentro e, agindo assim, vo evitar um dos mais srios problemas que os traders encontram nas suas aventuras especulativas. muito melhor fechar uma posio, mesmo perante uma perda, se isto evitar que uma perda negligencivel se transforme numa catastrfica na manh seguinte. 4. Fiabilidade dos sinais de momento A quarta razo para considerar o day trading que muitos sinais tcnicos e sistemas de trading parecem ser mais fiveis em perodos mais curtos do que em perodos mais longos. Parece-me bastante mais fcil desenvolver sistemas de trading, mtodos, e indicadores tcnicos que tm maior preciso nos movimentos ao longo do dia do que indicadores que tentam adivinhar trades de tempo intermdio. Apenas como ponto de informao, tambm encontrei mais sistemas e indicadores que funcionam bem numa base de muito longo prazo do que aqueles que funcionam para detectar movimentos intermdios (entre 2 e 15 dias, por exemplo). 5. 'Feedback' imediato Outro substancial benefcio do day trading o facto de que o 'feedback' na forma de lucros ou perdas bastante mais rpido do que no caso das trades de posio. Isto importante para o trader que se preocupa em aprender com os seus erros (isto , perdas). Um position trader que faz uma m trade pode no obter o resultado (na forma de uma perda) sem que passem algumas semanas, possivelmente meses. O day trader, pelo seu lado, saber invariavelmente no final do dia e frequentemente em minutos ou at segundos se a trade lucrativa ou no. Saber o resultado rapidamente muito importante para a aprendizagem no trading. Muitas vezes, os position traders vo fechar uma posio perdedora muito depois de a terem aberto e a razo inicial para a entrada pode ter sido esquecida (ou reprimida), e assim, muito pouco, se que alguma coisa, pode ser aprendida com a perda. 6. Personalidade do trader Uma razo menos tcnica para preferir o day trading relativa personalidade do trader. Para mim o day trading bastante mais divertido e francamente menos stressante do que carregar posies abertas pela noite dentro. Alguns mtodos do day trading so mais intensivos em tempo e ateno que os do position trading, mas existe um certo prazer derivado de se saber que no havero posies abertas com o mercado fechado e que qualquer acontecimento inesperado no nos pode afectar. O day trading apelativo para pessoas como voc. provavelmente mais ajustado s suas necessidades especficas do que o position trading ou trading de curto prazo. por isso que est a ler esta rubrica.

Pgina 5 de 19

DAY TRADING COM MDIAS MVEIS


Uma vez que est a ler uma rubrica sobre day trading, parto do princpio que j possui algumas noes do mercado accionista e de futuros em geral, e de anlise tcnica em particular. Assim no vou explicar o que so mdias mveis nem como se constroem. Se tiver dvidas sobre isto, por favor envie-me um e-mail que eu tentarei dar uma explicao. 1. Sistemas de mdias mveis tradicionais: qualidades e fraquezas H muitos anos que as mdias mveis so usadas por traders do mercado de aces e futuros com variados graus de sucesso. Embora existam literalmente centenas de possibilidades de trading com mdias mveis, o facto que os sistemas baseados em mdias mveis (MM), independentemente do seu tipo, tm algumas limitaes bem distintas e apenas algumas vantagens. Sistemas baseados em MM so sistemas seguidores de tendncias que colocam o trader no mercado quando um movimento j se iniciou e o fazem ficar 'flat' ou fazer 'stop and reverse' quando o movimento terminar ou inverter. Os sistemas de MM tm uma boa performance quando os mercados se movem em tendncia. No entanto, em mercados sem tendncia ou com tendncia lateral, as mdias mveis tm desempenhos pssimos. Como os mercados se movem em fortes tendncias em talvez apenas 30% do tempo, o leitor descobrir que os sistemas de trading baseados em MM tm uma percentagem de acertos entre 20 e 50% das ocasies, sendo mais provveis os 20 que os 50%. Esta relativamente baixa taxa de acertos no significa, no entanto, que estes sistemas no possam ganhar dinheiro. Podem de facto, desde que sejam seguidas regras essenciais de gesto do risco e o 'trading' seja bem executado. Mas esta discusso fica para mais tarde, para amanh parece-me interessante confront-lo com alguns prs e contras do day trading com mdias mveis. Como disse ontem, o problema com os sistemas baseados em mdias mveis que no tm grande percentagem de acertos. As mdias mveis so lagging indicators. Um lagging indicator, como sugere o seu nome, um indicador que segue o mercado e que, pela sua natureza, no muda de direco enquanto o mercado no alterar o seu curso. O aspecto positivo deste indicador que frequentemente no muda de direco enquanto a tendncia do mercado no se alterar. Um factor negativo que quando as mdias mveis do sinal de uma nova tendncia, essa tendncia pode ser muito breve e j estar no seu eplogo, ou pode ser apenas um pico aleatrio dentro da tendncia anterior que afinal nunca chegou a reverter. Mas os sistemas de trading baseados em mdias mveis no so suficientemente espertos para distinguir entre estes dois tipos. Assim, as MM geram muitos falsos sinais. As mdia mveis dizem ao mercado, 'diz-me o caminho que eu sigo-te'. Se o mercado tiver uma tendncia bem definida as MM tero um bom desempenho. No entanto, na ausncia de uma tendncia bem definida, ou num mercado catico ou lateral, as MM sero terrveis, tomando perda atrs de perda. Outra grave limitao das MM o facto de terem um trade off entre segurana e sensibilidade. Quanto maior a segurana, ou seja, o perodo temporal da MM, menos falsos sinais, mas mais tarde na tendncia ser dado o sinal de entrada ou sada do mercado. Quanto menor a segurana maior a sensibilidade ou rapidez do indicador, mas sobe tambm o risco da existncia de falsos sinais que tragam prejuzos. vulgar uma parte considervel do lucro ser perdida por se esperar por um sinal da MM de reverso de

Pgina 6 de 19 tendncia para fechar uma posio aberta previamente. Similarmente, novas posies sero abertas bastante depois de uma nova tendncia j se ter iniciado, sacrificando uma boa parte do potencial lucro. Mas sem dvida o maior problema derivado do uso das MM que estas tm um reduzido nvel de acertos, cerca de 30%. No entanto, apesar de todas estas limitaes, as MM so o sistema mais utilizado e popular entre os analistas tcnicos em geral e os gestores de fundos em particular. Porqu? No dia anterior discutimos algumas das limitaes dos sistemas de trading baseados em mdias mveis e deixmos no ar a interrogao do porqu que apesar das suas limitaes, as mdias mveis continuam a ser o indicador tcnico mais utilizado pelos investidores em geral. As razes so vrias: Primeiro, o uso de mdias mveis no tem grandes requisitos em termos matemticos. As MM bsicas podem ser calculadas muito facilmente (mesmo sem recurso a um computador), quer numa base diria quer numa base intra day. Segundo, as MM do sinais muito precisos e especficos de compra e venda, o que ideal para o trader estritamente mecnico. Terceiro, os sistemas de MM colocam o trader sempre no mercado. Isto significa que estes sistemas vo de longo para short e de short para longo e raramente mantm uma posio neutra. A ideia de ter sempre uma posio aberta apelativa para os traders que sabem que muitas vezes os movimentos mais espectaculares e com maior potencial de lucro acontecem quando os traders no tm qualquer posio aberta. Quarto, muitos traders receiam que se no tiverem uma posio aberta correm o risco de no conseguirem abrir posies a um preo razovel quando um grande movimento se iniciar. Uma quinta razo para a popularidade das MM fundada na sua simplicidade. As MM no exigem um grande nvel de conhecimentos sobre o mercado mas permitem a construo de um sistema matemtico preciso que oferece indicaes de compra e de venda. ATENO: O facto das MM terem muitas limitaes no quer dizer que elas no sirvam para nada. Vamos nos prximos dias indicar formas de utilizar as MM que podem ter grande sucesso em termos de lucro no day trading. Embora alguns dos mtodos sejam tradicionais, estou certo que encontrar algumas ideias novas e interessantes.

Pgina 7 de 19

CRUZAMENTO DE MDIAS MVEIS - PREO VERSUS MM


Um dos mtodos mais tradicionais e testados da aplicao das mdias mveis o cruzamento entre a linha da cotao e a linha da mdia mvel. A relao muito simples: Enquanto a cotao estiver acima da MM, a tendncia definida como ascendente. Enquanto a cotao ou preo estiver abaixo da MM, a tendncia definida com descendente. Quando o preo estiver abaixo da MM e cruzar para cima da MM, a tendncia muda de baixa para alta. Os Day Traders podem usar as relaes entre preo e MM e respectivos cruzamentos para gerar sinais de compra e de venda, como est ilustrado na imagem acima. Repare que as anotaes na imagem so inscritas com as limitaes das mdias mveis que referi em edies anteriores do Day Trading. As regras de transaco so as seguintes: - Comprar quando o preo fecha acima da MM depois de ter estado abaixo dela; - Vender quando o preo fecha abaixo da MM depois de ter estado acima dela. Usar estas regras pode gerar muitos falsos sinais, gastos em comisses significativos e no longo prazo (ou curto prazo, neste caso) resulta mais em trabalho do que em lucros. Existem duas formas de resolver ou minorar estas dificuldades. Primeiro, ajustar a velocidade da mdia mvel s condies do mercado e, segundo, determinar qual o intervalo de tempo mais adequado para as barras de preo. Amanh discutiremos algumas das minhas sugestes e compreenderemos melhor como usar as mdias mveis no Day Trading.

Pgina 8 de 19

VELOCIDADE DA MDIA MVEL E DURAO DAS BARRAS DE PREO.


Ontem disse que para minorar os problemas de usar as mdias mveis se podiam fazer duas coisas: 1. Ajustar a velocidade das MM s condies de mercado, e 2. Determinar qual o intervalo de tempo mais adequado para as barras de preo. Hoje vou tentar explicar estas duas tcnicas: 1. Velocidade da mdia mvel Tipicamente a velocidade da mdia mvel deve ser ajustada para que esta se acomode s caractersticas do mercado em questo. Em alguns casos, uma MM mais lenta poder servir melhor do que uma mais rpida, por gerar menos falsos sinais. A figura acima ilustra a mesma situao que a figura de ontem, mas agora com uma MM de 18 perodos em vez de 9 perodos. Como pode verificar, os resultados so muito melhores. Pode ver que os sinais de compra ocorrem quando os preos de fecho para cada barra de preo cruzam para cima da MM, que a linha a cheio no grfico. Inversamente, os sinais de venda surgem quando o preo de fecho para uma dada mdia mvel caem abaixo da linha da MM. As relaes so extremamente simples e aplicadas mecanicamente. 2. Tempo de durao das barras de preo Para um day trader, o tempo de durao das barras de preo dever ser entre 1 e 30 minutos. Mas posso dizerlhe que barras de um minuto podem enlouquec-lo mais depressa do que proporcionar-lhe lucros. Se quer reter um certo grau de sanidade e lucidez o melhor ser usar barras de 5 minutos no mnimo. Muitos traders dizem que os 3 minutos so excelentes para os futuros do S&P 500. Posso dizer que tambm considero que assim seja. No entanto dever ser sempre o leitor a decidir. claro que barras de 3 ou 5 minutos o obrigaro a estar colado ao cran das cotaes. A maior parte das tcnicas que sero discutidas neste manual de day trading so ajustadas para perodos de 5 a 30 minutos para cada barra de preo.

Pgina 9 de 19

AVALIAO DOS CRUZAMENTOS DE MDIAS MVEIS.


Existem dois tipos de sinais de compra e venda que o trading com base em mdias mveis pode gerar, o cruzamento do preo com uma mdia mvel e o cruzamento de duas mdias mveis. nosso objectivo avaliar a qualidade destes dois sistemas. 1. Preo versus MM como sistema. Embora este sistema seja simples o suficiente e facilmente aplicvel a qualquer mercado, no constitui um bom sistema para mercados que no estejam em tendncia. essencialmente um mtodo que o vai fazer perder dinheiro em comisses de corretagem e erros. Embora as regras de entrada e sada do mercado sejam especficas e objectivas, usar este mtodo de forma lucrativa mais uma arte do que uma cincia. A percentagem de acertos desta tcnica de 25 a 35%. Assim, sugiro que o leitor se afaste deste mtodo para o Day Trading. Apenas lhe custar tempo e dinheiro. 2. Cruzamento de duas mdias mveis. Uma forma de limitar o n de falsos sinais dos sistemas de MM usar duas MM em oposio a apenas uma. Neste caso as regras de aplicao continuam a ser bastante simples. Tipicamente, as duas mdias mveis usadas devem ter um rcio de 8 para 1, em termos de perodos. Por exemplo, se estivermos a usar uma MM de 3 perodos com barras de preo de 5 minutos, devemos construir a segunda mdia mvel com 24 perodos. Isto dr-nos-ia o rcio desejado. Note que em algumas aplicaes das MM (para serem discutidas mais tarde) estes rcios no se aplicam. A figura acima mostra sinais de compra e venda deste sistema. O propsito de usar duas MM diminuir a existncia de falsos sinais. Embora a aplicao de duas MM parea oferecer um maior potencial de lucro e menos falsos sinais do que o cruzamento do preo e mdia mvel, continua a ser um lagging indicator, com tudo o que isso implica. A performance deste sistema no impressionante, embora produza lucros no longo prazo, desde que os perodos temporais das MM estejam ajustados ao mercado. Para o Day Trading este mtodo no aconselhvel. No prximo dia vamos finalmente identificar as formas de utilizar as mdias mveis com bastante sucesso no Day Trading.

Pgina 10 de 19

MDIAS MVEIS COMO SUPORTE E RESISTNCIA.


Outra forma de de usar as mdias mveis no day trading como suporte e resistncia. Definido de uma forma geral, suporte um nvel de preo em que o mercado dever reagir em alta (quando se est a desenvolver numa tendncia ascendente) e resistncia um preo em que o mercado dever reagir em baixa (quando em tendncia descendente). O suporte usado para estabelecer posies longas em correces num mercado ascendente. A resistncia usada para estabelecer posies curtas ou short em rallies num mercado com tendncia descendente. O mtodo que me parece melhor para o day trading usar o cruzamento de duas mdias mveis para definir qual a tendncia, e as zonas de suporte e resistncia para definir preos de compra e venda, como est indicado na figura acima. As vantagens deste mtodo, que vou explicar melhor frente, que indica pontos especficos de entrada quer para posies longas quer para posies curtas e bastante simples de usar. As desvantagens que no um mtodo inteiramente objectivo nem completamente mecnico. Neste mtodo existem trs passos bsicos: 1. Usar o cruzamento de duas mdias mveis como mtodo (est explicado no manual de day trading). O rcio 8:1 sugerido anteriormente dever ser usado. 2. Determinar a tendncia do mercado. Se a MM mais curta estiver acima da MM mais longa, a tendncia definida como ascendente. Se, pelo contrrio, a MM mais curta estiver abaixo da MM longa, a tendncia definida como descendente. 3. Comprar em quedas de preo at MM mais longa que serve como suporte, e vender short se a tendncia de queda e existe uma subida at MM mais longa, que neste caso serve como resistncia. Em qualquer dos casos, no esquecer que todas as posies devero ser encerradas no final do dia, quer esteja a ganhar, a perder ou igual. Como no existe uma forma de saber se uma queda num mercado bull apenas uma correco em que se deve comprar no suporte ou o incio de uma tendncia de queda, necessrio proteger-se, como sempre, com um stop-loss. Os stop losses podem ser determinados atravs de uma percentagem ou de um valor fixo (em contos) para o stop, quando o que parecia ser um suporte ou resistncia acabou por ser, afinal, uma inverso de tendncia. Refiro apenas que stop losses mais largos funcionam em mdia melhor do que stop losses muito curtos., pois preciso dar algum espao ao mercado para que ele possa dar-nos razo. Concluso do day trading com mdias mveis: Numa anlise final, o day trading com mdias mveis no recomendado, excepto se usarmos as mdias mveis como suporte e resistncia como est indicado neste artigo. O uso deste ltimo sistema, embora tenha um bom potencial de lucro, no susceptvel de ser testado de forma rigorosa.

Pgina 11 de 19

APLICAO INTRA DAY DO STOCHASTIC OSCILLATOR


O Stochastic Oscillator um oscilador de preo que compara o preo actual com o preo de n perodos atrs. O Stochastic Oscillator (SO) usado pelos traders convencionais da seguinte forma: - Os sinais de compra so accionados quando o indicador cruza na ascendente o nvel 20%, depois de ter estado abaixo dele, em estado oversold. - Os sinais de venda so dados quando o SO desce abaixo da linha dos 80%, aps estado acima dessa linha, em estado overbought. Para o Day Trading, a forma mais aconselhvel de usar o SO completamente diferente, quase oposta. O facto do SO ser um dos indicadores mais populares e utilizados pelos traders, faz com que a sua eficcia diminua consideravelmente, ao ponto de quase contrariarmos as suas indicaes. Vamos chamar Stochastic Pop (SP) nossa aproximao a este indicador. O SP tem duas linhas como indicador, uma muito rpida e sensvel e outra mais lenta ( uma mdia mvel da anterior). Como funciona o SP? - Sinal de compra quando o indicador entra em estado overbought, ou seja, quando cruza para cima da linha dos 80%, e sinal de fecho de posio longa quando a linha mais sensvel, a cheio no grfico, cruza para baixo a menos sensvel. - Vender short quando o indicador entra em situao oversold, isto , cruza para baixo a linha dos 20%. Esta posio ser fechada novamente quando a linha mais sensvel atravessar na ascendente a linha menos rpida, como ilustrado na figura. Resumindo, a legenda da figura em cima a seguinte: B = Buy para estabelecer uma posio longa. S = Sell para introduzir uma posio curta. SL= Fechar a posio longa e ficar flat. CS= Fechar a posio curta e ficar sem posies abertas. Esta aproximao parte do princpio psicolgico que quando um movimento se torna suficientemente poderoso para levar o indicador a um estado extremo como o overbought ou o oversold, esse movimento no vai ficar por a, tendo uma puxada rpida e violenta num sentido ou noutro, que deve ser aproveitada pelo Day Trader.

Pgina 12 de 19

O MTODO DOS GAPS


Os gaps so talvez a mais bela oportunidade de interveno para o Day Trader, por serem facilmente identificveis e proporcionarem trades muitos objectivas. Outra vantagem do mtodo dos gaps que permite que o day trader no esteja colado ao cran do computador durante todo o dia, j vamos ver porqu. O que um gap? Existem dois tipos de gaps, o gap up e o gap down. O gap up consiste numa abertura do mercado acima do mximo verificado na sesso anterior. O gap down ocorre quando a abertura do mercado acontece num nvel abaixo do mnimo da sesso anterior. Quando ocorre um gap up, o day trader deve preparar-se para entrar short. O gatilho ser accionado se aps a abertura em alta, formando o tal vcuo ou gap, o preo recuar novamente perfurando na descendente o mximo da sesso anterior. Quando acontece um gap down, a atitude oposta, ou seja, o day trader prepara-se para comprar. A ordem de compra dada se o mercado conseguir levantar-se da abertura em baixa e penetrar o mnimo da sesso anterior. Em qualquer dos casos, normalmente as ordens colocadas so para fechar no final da sesso, a no ser que seja atingido um stop loss que poder ser colocado um pouco abaixo ou acima da ordem introduzida inicialmente, conforme estejamos perante um gap down ou um gap up, respectivamente. Talvez isto assim apresentado seja um pouco confuso, mas quando comearmos a fazer previses intra day para o mercado, na prtica, tudo ser mais fcil. As razes que fundamentam este comportamento face aos gaps so de ordem psicolgica e fundamental. A maioria dos gaps ocorre devido ao surgimento de notcias, acontecimentos de mercado e relatrios econmicos que tm um cariz bastante pronunciado numa direco bull ou bear. Por exemplo, o eclodir de uma guerra militar tem um cariz fundamentalmente bear e um corte de taxas de juro tem normalmente associado um cariz bull. Quando surgem acontecimentos deste tipo antes da abertura do mercado natural que ocorra um gap nessa abertura. Um gap pode tambm acontecer sem que tenha sado qualquer notcia, apenas derivado do movimento muito optimista ou pessimista dos agentes do mercado para essa sesso. Este tipo de gap igualmente vlido para o day trader. Alis, em princpio todos os gaps so vlidos para que o day trader actue, dadas as regras de colocao de ordens discutidas anteriormente. Se aps a existncia de um gap up, imaginemos devido a um bom relatrio econmico, o mercado perder o momentum comprador e retrair-se para baixo do mximo da sesso anterior, ento porque a boa notcia j estava descontada e quem entrou longo ou foi a correr fechar as posies longas, j se arrependeu e vai voltar a entrar short, engrossando o caudal vendedor, que em princpio levar os ndices para baixo at ao final da sesso. O raciocnio inverte-se na presena de um gap down: aps uma abertura em baixa a presso vendedora seca e permite que os preos subam at ao mnimo da sesso anterior, ultrapassando na ascendente esse mnimo. Se isto acontecer, em princpio os bears enganaram-se e gastaram as suas munies logo na primeira meia hora, por exemplo, deixando os bulls comandarem os destinos do mercado at ao final da sesso. Outras variantes poderiam ser discutidas, mas vamos estudar melhor os gaps na prtica, quando terminar o manual do day trading e comearmos com as previses intra day.

Pgina 13 de 19

O CANAL DE MDIAS MVEIS


Nos artigos sobre o Day Trading com mdias mveis, verificmos que a melhor forma de as utilizar era como suporte e resistncia. As noes de suporte e resistncia tm como base a memria dos investidores e traders, e devem ser analisadas como preos realmente verificados. Quero com isto dizer que no se devem considerar apenas os preos de fecho mas tambm os preos mximos e mnimos do perodo, na anlise das zonas de suporte e resistncia. Considerando esta ltima hiptese e utilizando a regra de usar as MM como suportes e resistncia, possvel construir um canal limitado por duas mdias mveis, uma dos mnimos do perodo e outra dos mximos, como est ilustrado na figura acima. Com o canal construdo, as regras de transaco so simples: - Quando a tendncia ascendente, dever comprar-se junto da MM dos mnimos, na zona de suporte. - Quando a tendncia descendente dever vender-se junto da mdia mvel dos mximos, pois este ser um nvel de resistncia onde os preos devero voltar a cair. A tendncia definida como ascendente quando acontecem duas barras de preo (com abertura, mximo, mnimo e fecho) completamente acima do canal de mdias mveis. Quando surgem duas barras completamente abaixo do canal de MM a tendncia considerada de queda. Note que apesar de uma viragem de tendncia de baixa para alta, por exemplo, o Day Trader no dever ir logo a correr inverter a sua posio, antes dever esperar que o preo recue, em jeito de consolidao, at MM dos mnimos, onde fechar a sua posio ou entrar longo. O canal de MM proporciona bastantes sinais de compra e venda ao longo do dia. Existem bastantes variantes de utilizao deste canal mas neste artigo apenas foi introduzida a forma de actuao mais bsica. Quando passarmos da teoria prtica, o canal de MM ser certamente melhor explicado e utilizado.

Pgina 14 de 19

USAR O RSI DE WILDER NO DAY TRADING


O relative strenght index (RSI) foi desenvolvido originalmente por Welles Wilder no incio da dcada de 80. Trata-se de um indicador semelhante ao Stochastic Oscillator, na medida que tambm um oscilador desenvolvido com base no preo. As regras de transaco so igualmente simples: - Comprar quando o indicador cruza na ascendente o nvel 25, aps ter estado abaixo deste nvel. - Vender quando o oscilador cruza na descendente o nvel 75%, aps ter estado acima deste nvel. Quando o indicador se situar acima dos 75% considera-se que o activo em questo est em situao overbought e dever-se- considerar uma entrada short assim que o indicador d sinais de perda de momentum do activo. Quando o indicador se situar abaixo dos 25% so de considerar entradas long, pois a cotao est em situao oversold. O sinal de compra accionado quando a cotao sobe acima do nvel 25%. Poder tambm ser utilizada uma mdia mvel do RSI para tornar o indicador menos sensvel e assim gerar menos falsos sinais. Criando uma mdia mvel do RSI ( uma MM do prprio RSI, no do activo que serve de base criao do indicador), possvel gerar sinais de compra e venda com o cruzamento na ascendente e descendente do indicador com a sua mdia mvel, respectivamente. Gostaria no entanto de referir que prefiro considerar as sadas do indicador ou da sua MM das zonas de oversold e overbought para gerar sinais de compra e venda, ao contrrio de actuar segundo os sinais gerados pelo cruzamento do indicador com a sua MM. Na figura acima est ilustrado o mtodo menos recomendado, por ser mais dficil de explicar atravs de palavras.

Pgina 15 de 19

O QUE O MOMENTUM
Momentum a velocidade em que o preo se movimenta, na subida ou na descida. Se por exemplo, numa subida, o preo sobe a taxas cada vez maiores, o momentum est a aumentar. Se a subida se vai fazendo com 5% no primeiro dia, 3% no dia seguinte, e 1% no seguinte, o momentum est a diminuir embora o preo continue a aumentar. Imagine que atira uma bola de tnis para o ar. A velocidade da bola ao sair da sua mo mxima, diminuindo enquanto a bola se dirige ao cu. A velocidade na subida vai diminuindo at que chega a zero, o momento em que a bola pra de subir e cai. Repare que a bola comea a cair j depois da velocidade ter comeado a diminuir. Em princpio, o mesmo acontece com o preo. A fora da subida comea a abrandar antes da cotao comear a descer. Tambm pode acontecer uma viragem brusca, aps um buying climax, que poder ser ilustrado como se atirssemos uma bola de tnis a um tecto. Em termos prticos o momentum na sua forma simples calculado da seguinte forma: - Subtrai-se ao preo de agora o preo de n perodos atrs, obtendo um valor. Repete-se a operao para o perodo seguinte e assim por diante. Unindo os pontos gerados por este clculo obtemos uma linha que constitui um indicador tcnico que define a velocidade do preo e que apelidado de momentum. Como deve ser interpretado o momentum: - Comprar quando cruza na ascendente o nvel zero, aps ter estado abaixo deste nvel. - Vender quando o momentum passa para baixo da linha zero. Veja as indicaes na figura acima para compreender melhor como se interpreta o momentum. O indicador est em baixo na figura e o preo propriamente dito est em cima. Outro indicador de momentum o Rate of Change, cuja interpretao semelhante apresentada acima, mas a sua forma de clculo diferente: em vez de se subtrair ao preo de agora o preo de n perodos atrs, dividem-se os dois preos, criando um oscilador diferente mas com a mesma funo: medir a velocidade dos avanos e recuos do preo.

Pgina 16 de 19

O INTRADAY CHANNEL BREAKOUT


Este indicador baseado nas zonas de suporte e resistncia e de uma simplicidade extrema. Consiste em averiguar qual foi o mximo ou mnimo das ltimas 14 barras de preo (no obrigatrio que sejam 14) e entrar longo se o mximo for ultrapassado e short se o mnimo for quebrado. A expectativa a de que se o mercado teve fora para quebrar o canal intraday, o movimento iniciado vai prolongar-se o suficiente gerando um lucro para o trader. Se reflectir sobre o assunto, ver que normal o mercado continuar a subir aps a ruptura de um mximo intra-day e prolongar as quedas depois de romper na descendente um nvel de suporte. O day trader que agir segundo este esquema estar a comprar na fora e a vender na fraqueza, o que no parece uma m idia. Naturalmente, o outro lado da moeda a existncia de falsas rupturas e as perdas associadas. Para tentar anular ou minimizar este seno, podemos considerar que apenas existiu uma ruptura do intraday channel quando a cotao se afastou desse canal uns 15 ou 20 ticks (estou a falar no caso do PSI 20).

Pgina 17 de 19

MTODOS TRADICIONAIS DE ANLISE TCNICA E DAY TRADING


natural que os traders mais experientes procurem adaptar as tcnicas que utilizavam para o trading de curto prazo para o day trading. E daqui no vem qualquer mal ao mundo. Porm, como vimos em textos anteriores, o day trader deve interpretar alguns indicadores tcnicos de forma diferente em relao ao trader de curto prazo. Nomeadamente, isto acontece com as mdias mveis e o stochastic oscillator. Existem no entanto alguns mtodos tradicionais de anlise tcnica que podero ter utilidade para o day trading, dos quais destaco as linhas de tendncia, as bandeiras e pendes, fundos e topos redondos, os breakaway gaps, os key reversals e os congestion and breakouts. Peo aos leitores que no se assustem com as designaes pois as definies destes padres so bastante simples. Quanto s linhas de tendncia, penso que a figura acima ilustra suficientemente o modo como funcionam: numa tendncia ascendente dever comprar no suporte e numa tendncia descendente dever vender short na resistncia. Quando existir um breakout, ou seja, quando uma linha de resistncia ou suporte for rompida o day trader dever fazer um stop and reverse, ou seja, passar de curto para longo no primeiro caso e de longo para curto no segundo. As bandeiras e pendes so semelhantes, mas bastante raros de acontecer em grficos intraday. difcil explicar o seu funcionamento sem uma figura auxiliar. Poderei apenas dizer que consistem num apertar progressivo do trading range, at que acontece um breakout que dever ser interpretado como um sinal de compra, caso o breakout seja para cima, ou como um sinal de venda, caso o breakout seja no sentido da queda. Os fundos e topos redondos so exactamente aquilo que o nome quer dizer. Consistem em formaes arredondadas, em forma de vale, no caso de um fundo e em forma de monte no caso de um topo. Obviamente, deve comprar-se no caso de um vale e vender no caso de um monte. Os breakaway gaps so uma excelente figura, porm apenas para os position traders. Muita ateno, pois neste caso, os position traders e os day traders podem entrar em contradio. Se aps um gap up o preo fraquejar at abaixo do mximo do dia anterior o day trader vende. Porm , se o preo no fraquejar, o position trader compra, confiando num novo gap up na abertura da sesso seguinte. Mas como aqui somos day traders e os gaps em grficos intraday so bastante raros, o melhor esquecer este indicador. Os key reversals so um padro do qual gosto bastante. Um key reversal up ocorre quando, aps uma descida, o preo desce abaixo do mnimo da ltima barra (estamos a falar em grficos intraday), sobe acima do mximo da ltima barra e consegue fechar acima desse mximo. Isto um sinal de que o preo dever subir nos prximos momentos. Inversamente, um key reversal down acontece quando, aps uma subida, o preo sobe acima do mximo da ltima barra, desce abaixo do mnimo dessa ltima barra e fecha abaixo desse mnimo. A queda subsequente bastante provvel. Os congestion and breakouts tambm surgem muitas vezes no trading do dia a dia. Aps uma subida ou descida, lenta ou repentina, os preos param a asceno ou queda e entram num trading range mais ou menos

Pgina 18 de 19 apertado. acertado traar duas linhas, em princpio horizontais, uma a unir os mnimos desse trading range e outra a unir os mximos. Se houver rompimento para cima, surge naturalmente um sinal de compra, que ser mais forte se estivermos no caso de ter havido previamente uma descida intraday. No caso em que existiu um rompimento para baixo, uma entrada short dever ser considerada (essa entrada short deve ser com uma posio mais forte se o trading range surgiu aps um rallie). realmente dficil explicar bem estes padres sem figuras a exemplificar. Mas o meu objectivo apenas que oia os nomes dos indicadores e padres, e depois na prtica do day trading tudo ser mais objectivo e simples.

Pgina 19 de 19

UM OSCILADOR NICO PARA DAY TRADING


Um oscilador um indicador de timing de entrada no mercado que, como o nome indica, oscila entre dois valores. Como osciladores podemos encontrar o Stochastic Oscillator (SO), o Relative Strenght Index (RSI), o Rate of Change (ROC) e o Moving Average Convergence Divergence (MACD), por exemplo. Todos estes osciladores j foram apresentados e estudados nesta rubrica, tanto nas suas vertentes de short term trading e de day trading. Neste texto, nosso objectivo estudar um indicador que os short term traders em princpio no usam, que o Opens versus Closes, ou, em portugus, o Aberturas versus Fechos. Este indicador excelente para o day trading e tem como filosofia o princpio bsico de que numa tendncia Bull os preos tendem a fechar acima da abertura, e numa tendncia Bear os preos tendem a fechar abaixo da abertura. Vamos ver como funciona: Embora no existam aberturas ou fechos de barras de preos, podemos considerar que o primeiro tick de uma barra de 10 minutos, por exemplo, a abertura desse perodo e que o ltimo tick desse perodo de 10 minutos o fecho. Assim teremos vrias aberturas e fechos ao longo do dia. Construindo uma mdia mvel das aberturas e outra mdia mvel dos fechos, temos a base para comear a transaccionar. Se a mdia mvel dos fechos cruza na ascendente a MM das aberturas, temos um sinal de compra. Se a MM dos fechos cruza na descendente a MM das aberturas, temos um sinal de venda. Para simplificar, podemos subtrair MM dos fechos a MM das aberturas e assim ficamos com um indicador a oscilar em torno do valor zero. A interpretao simples: se o oscilador passar de negativo para positivo, dado um sinal de compra, pois os fechos esto a ser mais altos que as aberturas. Se o oscilador passar de positivo para negativo, ou seja, se cruzar na descendente o valor zero, gerado um sinal de venda ou de uma entrada short no mercado. O Opens versus Closes pode ser construdo com grficos de barras de preo com 5, 10, 15 ou 20 minutos. Este indicador bastante til para os day traders. As suas regras de aplicao so especficas, objectivas e mecnicas e facilmente calculado por computador. Tem tendncia a colocar o trader no mercado quando os grandes moves esto para comear. Mas ateno: os pontos de entrada no mercado so matemticos, porm a altura de sada nem sempre bvia. Poder utilizar um Opens Versus Closes construdo com barras de 10 minutos para entrar e um construdo com barras de 3 minutos para sair, para que o lucro no diminua muito enquanto espera por um sinal de reverso. Poder tambm utilizar um lucro objectivo, que quando atingido, proporciona uma sada do mercado, faa chuva ou faa sol.

Vous aimerez peut-être aussi