Vous êtes sur la page 1sur 7

CONHECIMENTOS BSICOS As mulheres sabem que a participao democrtica o principal meio de defesa de seus interesses e de conquista de representao poltica,

, tal como a implantao do sistema 4 de quotas para aumentar o nmero de representantes eleitas. O nmero reduzido de mulheres que ocupam cargos pblicos atualmente, uma 7 mdia mundial de 19% nas assembleias nacionais constitui um dficit a corrigir. A participao das mulheres em todos os nveis do governo democrtico local, nacional e 10 regional diversifica a natureza das assembleias democrticas e permite que o processo de tomada de decises responda a necessidades dos cidados no atendidas no passado.
Internet: <http://www.unric.org/pt/> (com adaptaes).
1

Com base nas ideias do texto, correto afirmar que: 1 ao universo feminino.

L. 11-12) restringem-se

2 o sistema de governo democrtico favorece o atendimento das necessidades da populao feminina. 3 a participao feminina nas assembleias nacionais deveria ser maior.

Simulado 166
4

Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos estruturais do texto.

Concurso da Polcia Federal


L.

L.

L. 5-6) se refere, efetivamente, aos cargos polticos no Poder Legislativo, dado o alto ndice de participao feminina nos cargos do Poder Executivo.
5 A insero de vrgula logo depois do termo sinttico e semntico ao texto.

L. 12) acarretaria prejuzo


atendidos ,

Perito Criminal Federal

rea 6

Qumica / Engenharia Qumica

6 L. 12) fosse flexionada no masculino estariam mantidos a correo gramatical e o sentido original do texto.
1

A instrumentalizao da cidadania e da soberania popular, em uma democracia 4 contempornea, faz-se pelo instituto da representao poltica. E a transformao da soberania popular em representao se d, em grande parte, por meio da eleio. 7 O povo a que remete a ideia de soberania popular constitui uma unidade, e no, a no, todos os indivduos). Alm disso, no h propriamente mandato, pois a funo do representante se d nos limites constitucionais e no se determina por instrues ou clusulas 13 estabelecidas entre ele (ou o conjunto de representantes) e o eleitorado. As condies para o exerccio do mandato e, no limite, seu contedo esto predeterminados na Constituio e 16 apenas nela. Estritamente, nem sequer possvel falar em representao, pois no h uma vontade pr-formada. H a construo de uma vontade, limitada apenas aos contornos constitucionais.
Eneida Desiree Salgado. Princpios constitucionais estruturantes do direito eleitoral. Tese de doutoramento. Curitiba: Universidade Federal do Paran, 2010. Internet: <http://dspace.c3sl.ufpr.br> (com adaptaes).
10

De acordo com as informaes presentes no texto, 7

4 semanas! o representante representa o indivduo, ao passo que a L. 12) representa o povo. 8 o instituto da representao poltica constitui o meio pelo qual a cidadania e a soberania popular so operacionalizadas. Concurseiro Robson

Elaborao das Questes: Robson Timoteo Damasceno

Bons Estudos e Rumo ANP (novamente)!

9 o representante um deputado federal, por exemplo legal constitucional, e no, segundo a vontade do povo. A respeito do cenrio da segurana pblica nacional, julgue os itens.

age conforme determinao

10 Identifica-se no texto ambivalncia estrutural, evidenciada pela presena de trechos tipicamente dissertativos e outros marcadamente narrativos.

21 No final do ano de 2012, a cidade de So Paulo viu os ndices de violncia aumentarem vertiginosamente, contrariando uma tendncia de queda que se verificava na ltima dcada. 22 A explicao para os dados do item anterior um suposto enfrentamento entre membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) e a Polcia Militar do estado. 23 O estado do Rio de Janeiro tem sido apontado como exemplo no combate criminalidade, aps a instalao de mais de 25 UPPs. 24 Os estados brasileiros com maior taxa de assassinatos por 100.000 habitantes se encontram na regio Sudeste do pas. 25 O Distrito Federal considerado a unidade da federao menos violenta, com ndices comparveis aos europeus.

Tendo em vista o fato de que, conforme o Manual de Redao da Presidncia da Repblica -se pela impessoalidade, uso do padro culto de linguagem, clareza, conciso, formalidade e satisfaz esses critrios.
a

11 Informamos que a Secretaria de Administrao e Finanas, em sua 112. Reunio Ordinria, realizada em 20 de novembro de 2012, aprovou a minuta de resoluo que trata da proposta de regulamentao do programa de desenvolvimento.

12 Aps anlise dos documentos acostados ao pedido de compra de suprimentos de informtica para o gabinete da secretaria judiciria, conclui-se que a documentao encaminhada dever ser complementada com o envio dos documentos abaixo descritos.

13 Em consequncia, a comisso responsvel pelo projeto, aprovou a proposta daquela comisso, de estender o prazo de execuo do projeto por um perodo adicional de seis meses, de modos que o calendrio de atividades inicialmente previsto para finalizao do Projeto fique prorrogado pelo prazo estabelecido.

Durante blitz de rotina, um agente de trnsito notou um veculo que havia parado a distncia, no qual o condutor trocou de lugar com um dos passageiros. Diante dessa situao, o agente resolveu parar o veculo para inspeo. Ao observar o interior do veculo e constatar que havia uma lata de cerveja no console, indagou aos quatro ocupantes sobre quem teria bebido a cerveja e obteve as seguintes respostas: No fui eu, disse Ricardo, o motorista. Foi o Lucas, disse Marcelo. Foi o Rafael, disse Lucas. Marcelo est mentindo, disse Rafael. Considerando a situao hipottica acima, bem como o fato de que apenas um dos ocupantes do veculo bebeu a cerveja, julgue os itens subsequentes. 26 Considerando-se que apenas um dos ocupantes do carro estivesse mentindo, correto afirmar que Rafael foi quem bebeu a cerveja. 27 Em face dessa situao, correto afirmar que Marcelo e Rafael mentiram. 28 Caso o automvel dispusesse de 5 lugares e todos os seus ocupantes fossem habilitados para conduzir veculo automotor, ento o nmero de maneiras como os ocupantes poderiam se organizar dentro do veculo antes de serem parados pelo agente seria igual a 96. Ainda com uso do Raciocnio Lgico, avalie os prximos itens. 29 Em uma superfcie plana horizontal, uma esfera de 5 cm de raio est encostada em um cone circular reto em p com raio da base de 5 cm e 5 cm de altura. A distncia entre

14 Considerando que necessitamos contar com um aparelho datashow no auditrio do prdio da escola judiciria eleitoral, solicitamos a gentileza de doar um exemplar do referido aparelho que muito facilitar nas apresentaes de palestras em nosso auditrio.

A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens.

15 O sistema Windows, cuja principal finalidade a de editar textos e imagens, pode ser considerado um ambiente grfico que tem por objetivo organizar as aes e facilitar a utilizao do computador.

16 No acesso Internet por meio de uma conexo dial-up (linha discada), no necessrio o uso de modem, pois a prpria linha telefnica desempenha tambm a funo desse equipamento.

17 Uma pgina que estiver sendo visualizada com o Internet Explorer pode ser salva como um arquivo do Writer do BrOffice, caso este seja o editor de texto instalado no computador.

18 Vrus, worms e cavalos-de-troia so exemplos de software mal-intencionados que tm o objetivo de, deliberadamente, prejudicar o funcionamento do computador. O firewall um tipo de malware que ajuda a proteger o computador contra cavalos-de-troia.

19 A camada fsica recebe os fluxos de dados e os divide em datagramas, que so repassados diretamente para a camada de aplicao, na qual so roteados e enviados at o destino.

30 Joana nora de Maria. Flvia neta de Maria por parte de pai. Maria esposa de Joo e me de Carlos, filho nico do casal. Logo, Joo no pai de Joana.

20

O uso de senha de BIOS permite melhor controle de acesso ao computador.

Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens.

Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 Entre as providncias que a autoridade policial dever tomar logo que tiver conhecimento da prtica da infrao penal, encontra-se a reproduo simulada dos fatos, que somente dever ser efetivada se no contrariar a moralidade ou a ordem pblica. 44 A garantia do juiz natural e a vedao constitucional dos tribunais de exceo afastam do ordenamento jurdico brasileiro o instituto do foro especial ou privilegiado. 45 So proibidas de depor as pessoas que, em razo de funo, ministrio, ofcio ou profisso, devam guardar segredo, salvo se, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar o seu testemunho.

31 A Unio, os estados, os municpios e o Distrito Federal so entidades polticas que compem a administrao pblica indireta.

32 Considere que uma lei federal tenha determinado a proibio da venda de bebidas alcolicas em postos e bares localizados s margens de rodovias federais. Nessa situao, a fiscalizao do cumprimento dessa determinao configura exerccio de poder de polcia administrativa.

33 A remoo forma de provimento derivado mediante a qual o servidor deslocado para quadro diverso, somente podendo ocorrer de ofcio, no interesse da administrao.

34 No pode o TCU, sob fundamento ou pretexto algum, anular aposentadoria que tenha julgado legal h mais de 5 anos.

Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes.

46 O acusado que comparecer perante a autoridade judiciria, no curso do processo penal, ser qualificado e interrogado na presena de seu defensor, constitudo ou nomeado. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 O MJ deve rever a cada 3 anos a autorizao de funcionamento das empresas de segurana privada.

35 Se determinada pessoa tomar cincia de que ser publicada matria jornalstica que ofenda sua privacidade ou honra, no lhe ser assegurado o direito de requerer na via judicial que a respectiva matria no seja divulgada, considerando que a liberdade de informao tem proteo constitucional. Ao ofendido restar apenas a correspondente compensao econmica, que tem como premissa necessria a consumao do prejuzo ao direito fundamental.

36

No ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica.

37 O habeas data somente pode ser impetrado contra pessoas jurdicas de direito pblico.

48 Caso um indivduo, imputvel, seja abordado em uma blitz policial portando expressiva quantidade de maconha, sobre a qual alegue ser destinada a consumo pessoal, e, apresentado o caso autoridade policial, esta defina a conduta como trfico de drogas, considerando, exclusivamente, na ocasio, a quantidade de droga em poder do agente, agir corretamente a autoridade policial, pois a quantidade de droga apreendida o nico dado a ser levado em considerao na ocasio da lavratura da priso em flagrante.

38 A seguridade social tem por finalidade assegurar exclusivamente os direitos relativos sade, mediante um conjunto integrado de aes de iniciativa tanto do poder pblico como da sociedade.

No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens.

39 Em crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa a pessoa, a pena ser reduzida de um a dois teros se, por ato voluntrio do agente, for reparado o dano ou restituda a coisa at o recebimento da denncia ou da queixa.

49 Os meliantes X, Y e Z planejam um assalto contra determinado estabelecimento. Ao relatar para os comparsas quais os mecanismos que compem o sistema do referido estabelecimento, Z indica ter observado apenas alarme com comunicao imediata com a delegacia policial das redondezas e a presena de oito vigilantes armados no local. Com tais informaes, conclui-se que, de acordo com a Lei No. 7.102/1983, o estabelecimento em questo NO um estabelecimento financeiro onde h guarda de valores em virtude da ausncia de equipamentos que possibilitem a identificao dos criminosos, artefatos que retardem a ao dos criminosos ou cabina blindada com permanncia ininterrupta de vigilante. 50 De acordo com o posicionamento do STJ, comete crime de porte ilegal de arma de fogo o agente que porta revlver, ainda que desmuniciado, sem a devida autorizao da autoridade competente.

40 A (funcionrio pblico federal), nessa qualidade, com intuito de prejudicar B (contribuinte), exige contribuio social que sabia indevida. A comete o crime de excesso de exao.

41 Considere que os indivduos Joo e Jos ambos com animus necandi, mas um desconhecendo a conduta do outro atirem contra Francisco, e que a percia, na anlise dos atos, identifique que Jos seja o responsvel pela morte de Francisco. Nessa situao hipottica, Jos responder por homicdio consumado e Joo, por tentativa de homicdio.

42 Elemento subjetivo especial aquele que depende de uma interpretao jurdica, como ocorria em relao ao conceito de mulher honesta, atualmente no mais previsto na legislao penal.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 59 Para a expanso isotrmica, a variao de energia interna nula.

58 A capacidade calorfica nos permite interpretar o aumento de temperatura em termos do calor fornecido.

A tabela abaixo mostra os valores de capacidade calorfica para alguns materiais.

60 A variao de energia interna entre dois estados do sistema independe do caminho feito. Com relao ao modelo de repulso dos pares de eltrons da camada de valncia (RPECV), analise as assertivas. 61 Auxilia a prever a forma das molculas.

62 Assume que as regies de densidade eletrnica alta procuram ficar o mais prxima possvel. 63 O nome das formas assumidas pelas molculas dado com base na conformao das regies de densidade eletrnica. 64 65 Para sua aplicao importante conhecer a carga dos ons. Ajuda a prever a polaridade das molculas.

Com base nestes dados, avalie os itens.

51 66 67

mais fcil aquecer um litro de etanol do que um litro de gua lquida.

A respeito dos conceitos de qumica inorgnica ainda, avalie os itens. Segundo a definio de Bronsted, uma base um receptor de prtons. Uma espcie com capacidade de receber um par eletrnico uma base de Lewis.

52

mais fcil aquecer 1 mol de ar do que 1 mol de benzeno.

53

Gases sempre so mais fceis de aquecer do que metais.

A tabela abaixo mostra valores de energia de ligao para algumas ligaes tpicas. A respeito destes valores, julgue os prximos itens. 69

68 Um supercondutor um slido com resistncia praticamente nula corrente eltrica. Diamante, carbono e fulereno so formas alotrpicas de carbono.

70 De acordo com a teoria do campo cristalino, o desdobramento do campo ligante a energia de separao entre orbitais moleculares no-ligantes e antiligantes, construdos a partir dos orbitais d. A respeito dos conceitos de estruturas orgnicas, avalie os itens. 71 A conformao tipo barco do ciclohexano no tem tenso angular, mas tem tenso torsional. 72 A conformao do tipo barco tem energia mais elevada do que a conformao cadeira do ciclohexano. 73 Conformao barco torcido menos estvel do que a barco. 74 No ciclohexano, quando passamos de cadeira para outra, todas as ligaes que eram axiais se tornam equatoriais e vice-versa. 75 Na temperatura ambiente, 95% das molculas do metilciclohexano esto na conformao com a metila em axial.

54 A entalpia de reao de kJ, com base nestes dados.

em torno de 50

55

Ligaes simples so mais fracas do que ligaes duplas.

Ainda com respeito a termoqumica, avalie os itens.

56

O estado padro de uma substncia a substncia pura na presso de 1 bar.

57

A capacidade calorfica uma propriedade intensiva.

A respeito das reaes orgnicas, avalie os itens. 87 - Mais polar do que o benzeno.

76 A reao de um alcano com Cl 2 (reao de halogenao) ocorre quando uma mistura de dois compostos irradiada com luz na regio do ultravioleta. Dependendo da quantidade relativa dos reagentes e do tempo de reao, ocorre uma reao de substituio dos tomos de hidrognio pelos tomos de cloro, formando uma mistura de produtos clorados.

77 A ligao carbono-halognio nos haletos de alquila polar e que o tomo de carbono deficiente em eltrons. Portanto, podemos dizer que os haletos de alquila so eletrfilos, e muito da qumica desses compostos envolve as reaes polares com o nuclefilos e bases. 88

- Ativado para reaes de substituio eletroflica.

78 Nas reaes de substituio nucleoflica, a ligao C-X do substrato passa por uma heterlise, e o par no compartilhado do nuclefilo usado para formar uma nova ligao para o tomo de carbono. 89 - Desativado para reaes de substituio eletroflica.

79 Os melhores grupos retirantes so aqueles que se tornam os ons mais estveis depois que se desprendem. Como a maioria dos grupos se desprendem como um on com carga negativa, os melhores grupos retirantes so aqueles ons que estabilizam um carga negativa mais eficazmente.

80

Os melhores grupos retiradores so as bases fortes. 90 - Tende a sofrer substituies que levam a um novo substituinte no carbono assinalado. A respeito dos conceitos da espectroscopia atmica, julgue os itens.

Nos prximos itens, avalie como correto quando o anel aromtico estiver corretamente descrito.

81

- Ativado para reaes de substituio eletroflica aromtica.

91 A espectrometria de absoro atmica (AAS) uma tcnica muito difundida para determinao de elementos-trao. Essa tcnica envolve radiao eletromagntica que pode ser absorvida pelos tomos dos constituintes qumicos das amostras. 92 A AAS baseada na quantificao de espectros de linhas finas que surgem da transio eletrnica, envolvendo a camada mais externa do tomo usualmente. 93 A regio ultravioleta/visvel do espectro eletromagntico no usada na espectrometria atmica. 94 As lmpadas EDLs so tipicamente muito mais intensas que as respectivas lmpadas de LCOs. 95 No processo de emisso atmica, a fonte de luz emite um comprimento de onda especfico que absorvido pelos tomos da amostra no estado fundamental. A respeito dos conceitos da HPLC, julgue os itens. 96 97 O detector afeta a resoluo do sistema cromatogrfico. O detector afeta a sensibilidade da medida e os limites de deteco e quantificao 98 A CLAE uma tcnica de ultra-microanlise podendo, dependendo da substncia e -18 do detector empregado, quantificar massas de componentes inferiores a 10 g. 99 H limitao de volatilidade e de estabilidade trmica na CLAE. 100 Uma das desvantagens da HPLC que no existe um detector universal com boa detectabilidade e baixo custo.

82

- Mais ativado do que o do item anterior.

83

- Orientado para substituies eletroflicas na posio meta.

84

- Desativado e orientado para meta.

85

- Mais cido do que o benzeno.

86

- Desativado para reaes de substituio eletroflica.

10

A respeito dos conceitos da Quimiometria, julgue os itens.

117

O ndice considerado para os clculos do ajuste de preos a SELIC.

101 Na regresso linear mltipla assume-se que existe uma relao linear entre uma varivel Y (a varivel dependente) e k variveis independentes, xj (j =1,..., k ). As variveis independentes so tambm chamadas variveis explicativas ou regressores, uma vez que so utilizadas para explicarem a variao de Y. Muitas vezes so tambm chamadas variveis de predio, devido sua utilizao para se predizer Y.

118 O fator de produtividade, expresso em percentual, o mecanismo que permite repassar aos consumidores, por meio dos preos dos medicamentos, projees de ganhos de produtividade das drogarias e farmrcias.

102 A anlise de regresso estuda o relacionamento entre uma varivel chamada varivel dependente e outras variveis chamadas variveis independentes. 120

119 O fator de ajuste de preos igual a parcela do fator de ajuste de preos relativos intra-setor, que ser calculada com base no poder de mercado, que determinado, entre outros, pelo poder de monoplio ou oligoplio, na assimetria de informao e nas barreiras entrada. Para o ajuste de preos de medicamentos, deve-se ouvir o Ministrio da Fazenda.

103 Na calibrao univariada, estabelecida uma relao matemtica entre uma nica varivel dependente e uma nica varivel independente. Quando a relao entre mais de uma varivel denomina-se calibrao multivariada.

Considerando os conhecimentos de esterioqumica, julgue os itens abaixo. 121 - Um mtodo til de representar carbonos tetradricos no papel a projeo de Fischer. Por esta conveno, o modelo escrito de tal forma que as duas ligaes que se projetam para frente do plano do papel so representadas na vertical e aquelas que se projetam para trs do plano papel na horizontal. 122 - A presena de um carbono quiral no uma condio nem necessria e nem suficiente para atividade tica. 123 - Considerando a imagem abaixo, correto afirmar que esta sendo mostrada a face Si do composto.

104 Quando os parmetros so determinados a partir dos sinais analticos de misturas de componentes, a calibrao direta.

105 Na calibrao inversa a varivel independente a concentrao e a varivel dependente o sinal analtico.

A respeito dos conceitos da Qumica Analtica Qualitativa, avalie os itens.

106 Os elementos magnsio, clcio, estrncio e brio pertencem ao grupo II da tabela peridica apresentando configuraes eletrnicas similares.

107 O estrncio devido a sua posio na tabela peridica, possui propriedades intermedirias entre o clcio e o brio. Seus sais do a chama do bico de Bunsen uma colorao vermelho carmim

108 Os ons dos metais alcalinos terrosos hidrolisam significativamente em soluo e seus ons so bivalentes. 124 - Considerando a imagem abaixo, correto afirmar que os H 1 e H2 so enantiotpicos e o carbono ao qual eles esto ligados pr-quiral.

109

Os hidrxidos de clcio, estrncio e brio so considerados bases fracas.

110 Os sais de magnsio no proporcionam nenhuma colorao chama do bico de Busen. Assim, o teste de chama no funciona para identificao dos ons deste elemento.

A respeito das definies trazidas pela Portaria 344, avalie os itens.

111

A autorizao de exportao expedida pela SVS/MS. 125 - Considerando a imagem abaixo, correto afirmar que o H1 pr-R.

112

A autorizao de importncia expedida pela OMS.

113 CID o controle de importao de derivados, importante para inspecionar a fabricao de medicamentos em territrio nacional.

114 As empresas podem importar sua cota anual de importao at o 1 trimestre do ano seguinte concesso.

115 Em casos excepcionais, a empresa pode importar uma cota suplementar, sem autorizao governamental, para abastecer o mercado nacional.

A respeito do ajuste de preos de medicamentos, nos termos da Lei 10742, avalie as assertivas.

116 O ajuste de preos de medicamentos ser baseado em modelo de piso de preos calculado com base em um ndice, em um fator de produtividade e em um fator de ajuste de preos relativos intra-setor e entre setores.

11

12

126 - Considerando a imagem abaixo, correto afirmar que o composto em questo apresenta atropismeros.

127 correto afirmar que compostos trivalentes assimtricos de nitrognio no apresentam enantimeros, mas compostos trivalentes assimtricos de fsforo apresentam.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Acesso a outros materiais para estudo: http://www.scribd.com/ConcurseiroRobson

13

Vous aimerez peut-être aussi