Vous êtes sur la page 1sur 9

QUMICA

OS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES 01) (FATEC) Um estudante recebeu uma amostra na forma de um p branco, constituda por mistura das substncias slidas A e B, que frente gua comportam-se como registra a tabela que se segue. Slido A B Assinale a Comportamento da gua gua a 25C insolvel insolvel opo que contm gua fervente Insolvel Solvel o procedimento I

Prof: Ren dos Reis Borges

03) (FMTM) Observe os sistemas abaixo, onde as esferas representam tomos.

experimental correto para separar os slidos A e B. a) Utilizar um m, separando A e B. b) Adicionar o p branco a gua fervente e submeter a mistura evaporao. c) Adicionar o p branco a gua a 25C, filtrar a mistura e submeter o filtrado evaporao. d) Adicionar o p branco a gua fervente, filtrar mistura e submeter o filtrado evaporao. e) Adicionar o p branco a gua a 25C e submeter a mistura evaporao. 02) (FATEC) No grfico que se segue, foram projetados dados de massa e volume para trs lquidos: A, B e gua. Sabe-se que o lquido A insolvel tanto em B quanto em gua, e que o lquido B solvel em gua.

II

III

IV

Substncia composta gasosa e substncia simples slida esto, respectivamente, representadas nos sistemas a) I e II b) II e III c) II e IV d) IV e V e) V e III

As questes 04 e 05 esto relacionadas com as informaes a seguir. A massa e o volume dos materiais A, B e C foram determinados a 30 C; amostras slidas dos trs materiais foram aquecidas, mantendo a temperatura controlada a partir 0 C durante todo este processo de aquecimento. Os grficos abaixo representam os resultados obtidos.

Considerando os dados do grfico e os de solubilidade fornecidos, uma mistura dos trs lquidos num recipiente apresentar o seguinte aspecto:

QUMICA

Prof: Ren dos Reis Borges


figura que melhor representa uma mistura dos trs materiais, a 30 C, a: a) I b) II c) III d) IV e) V

06) (FMTM) Decantao um processo que pode ser utilizado para a separao de lquidos imiscveis. Em um funil de decantao foram adicionadas gua, benzeno e um pouco de cada um dos slidos hidrxido de sdio e fenolftalena. Aps agitao e repouso, formaram-se duas fases lquidas distintas, as quais foram separadas abrindose a torneira do funil, como mostra a figura.

04) (UEL) A massa e o volume da amostra de um dos trs materiais foram determinados a 30C, encontrando-se os valores de 25 g e 50 mL, respectivamente. Com base nesta informao e nas figuras I e II, INCORRETO afirmar com relao amostra: a) O seu ponto de ebulio de 60 C. b) constituda do material mais denso entre os trs. c) Durante a determinao da massa e do volume, ela se encontrava no estado lquido. d) A 80 C, ela ser um gs. e) constituda do material C. 05) (UEL) Considere as figuras a seguir: 07) (PUCMG) Hlio gasoso, cloreto de sdio e ar podem ser classificados respectivamente como: a) elemento, composto, substncia pura. b) composto, substncia simples, composto. c) substncia simples, elemento, mistura heterognea. d) elemento, composto, mistura homognea. 08) (PUCMG) A derrubada de uma srie de recipientes em uma cozinha produziu uma grande mistura constituda de sal, gua, azeite e pimenta do reino em gro. Para recuperar esses materiais, a mesma foi submetida a uma A fase lquida 2 obtida no copo de bquer constituda de a) benzeno, fenolftalena e gua. b) hidrxido de sdio e gua. c) fenolftalena e hidrxido de sdio. d) benzeno e gua. e) gua, hidrxido de sdio e fenolftalena.

Com base nas informaes disponveis sobre os materiais A, B e C, e sabendo-se que eles no interagem entre si, a

QUMICA
srie de operaes que pode ser representada pelo fluxograma abaixo. gua, azeite, sal e pimenta do reino(gro) (mistura 1) A

Prof: Ren dos Reis Borges


O gs natural mais seguro para essa utilizao do que o gs liqefeito de petrleo GLP (mistura de propano C3H8 , e butano C4H10). Sobre isso, fazemos as seguintes afirmaes: I. Em caso de vazamento, o gs natural tende a subir e se

Pimenta do reino(gro)

gua, azeite e sal(mistura 2) B

dispersar na atmosfera, enquanto o GLP tende a se acumular junto ao solo, aumentando o risco de exploso. II. O gs natural menos denso que o ar, enquanto o GLP mais denso. III. O gs natural menos corrosivo para os tanques de

Azeite

gua e sal (mistura 3) C

combustvel que o GLP, devido a sua baixa massa molar. Dessas afirmaes, so corretas: a) apenas I. b) apenas I e II. e) I, II e III. c) apenas III.

gua

Sal

d) apenas II e III.

Dados massas molares (g/mol): CH4 ........................... 16 ar (valor mdio) ........ 28,8 propano ..................... 44 butano ....................... 58 10) (VUNESP) A unidade de sangue total, obtida de um As misturas 1, 2 e 3 e os processos A, B e C esto CORRETAMENTE identificados, respectivamente, em: a) homognea, heterognea, homognea, decantao, destilao, filtrao. b) c) homognea, heterognea, heterognea, heterognea, heterognea, homognea, filtrao, filtrao, decantao e filtrao. decantao, destilao. d) heterognea, homognea, homognea, destilao, evaporao, precipitao. 09) (FATEC) O gs natural, constitudo principalmente de metano (CH4), est sendo utilizado como combustvel para automveis e outros veculos. doador, pode ser fracionada por centrifugao, dando origem at a 4 componentes: concentrado de hemcias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado. Estes produtos, submetidos a rgidos controles de qualidade para assegurar sua mxima eficcia, so, ento, rotulados e acondicionados conforme o tempo permitido e as condies de estocagem. A tcnica da centrifugao utilizada para a) separar misturas miscveis do tipo slido-lquido. b) separar misturas homogneas. c) acelerar o processo de sedimentao. d) acelerar a filtrao a vcuo.

QUMICA
e) separar substncias gasosas que se encontram dissolvidas em lquidos. 11) (MACKENZIE) Considere os fenmenos: I) A queima de fogos de artifcio II) A gua entrando em ebulio III) O escurecimento de um objeto de cobre IV) A efervescncia de um comprimido em gua So fenmenos qumicos:

Prof: Ren dos Reis Borges


III) O diamante pode ser usado em brocas utilizadas na perfurao de poos de petrleo. IV) O carbono est presente no ao. V) O carbono um dos constituintes do bronze. So corretas: a) I, II, III, IV e V. c) I, III e V, somente. e) III, IV e V, somente. 14) (UNESP) Em um laboratrio, foi encontrado um b) I, II, III e IV, somente. d) II, IV e V, somente.

a) I, II, III e IV. c) I, III e IV, somente. e) I e III, somente. 12) (MACKENZIE)

b) I, II e III, somente. d) II e IV, somente.

frasco, sem identificao, contendo um p branco cristalino. Aquecendo este p com taxa constante de fornecimento de calor, foi obtida a seguinte curva de aquecimento.

Pode-se afirmar que o p branco encontrado a) uma substncia simples. Os nomes dos processos I, II e III, representados pelo fluxograma acima e referentes separao dos componentes da mistura, so, respectivamente: a) decantao, centrifugao e filtrao. b) separao magntica, filtrao e destilao. c) filtrao, separao magntica e destilao. d) cristalizao, decantao e centrifugao. e) separao magntica, decantao e filtrao. 13) (MACKENZIE) Considere as afirmaes abaixo. I) O carbono puro encontrado na natureza na forma de grafite e diamante. II) O carbono na forma impura chamado de carvo. b) uma substncia composta. c) um mistura de cristais com tamanhos diferentes. d) uma mistura de duas substncias. e) uma mistura de trs substncias. 15) (MACKENZIE) gua mineral engarrafada,

propanona (C3H6O) e gs oxignio so classificados, respectivamente, como: a) substncia pura composta, substncia pura simples e mistura homognea. b) substncia pura composta, mistura homognea e substncia pura simples. c) mistura heterognea, substncia pura simples e substncia pura simples.

QUMICA
d) mistura homognea, substncia pura composta e substncia pura composta. e) mistura homognea, substncia pura composta e substncia pura simples.

Prof: Ren dos Reis Borges


aquecimento a 100C, o que acontecer com a temperatura de cada um dos lquidos? Explique. 18) (UNIRIO) Um cientista recebeu uma substncia desconhecida, no estado slido, para ser analisada. O grfico a seguir representada o processo de aquecimento

16) (UFMG) Em um frasco de vidro transparente, um estudante colocou 500 mL de gua e, sobre ela, escorreu vagarosamente, pelas paredes internas do recipiente, 50 mL de etanol. Em seguida, ele gotejou leo vegetal sobre esse sistema. As gotculas formadas posicionaram-se na regio interfacial, conforme mostrado nesta figura:

de uma amostra dessa substncia.

Analisando o grfico, podemos concluir que a amostra apresenta: Considerando-se esse experimento, CORRETO afirmar que a) a densidade do leo menor que a da gua. b) a massa de gua, no sistema, 10 vezes maior que a de etanol. c) a densidade do etanol maior que a do leo. d) a densidade da gua menor que a do etanol. 17) (UNICAMP) Evidncias experimentais mostram que somos capazes, em mdia, de segurar por um certo tempo um frasco que esteja a uma temperatura de 60C, sem nos queimarmos. Suponha uma situao em que dois bqueres contendo cada um deles um lquido diferente (X e Y) tenham sido colocados sobre uma chapa eltrica de aquecimento, que est temperatura de 100C. A temperatura normal de ebulio do lquido X 50C e a do lquido Y 120C. a) Aps certo tempo de contato com esta chapa, qual dos frascos poder ser tocado com a mo sem que se corra o risco de sofrer queimaduras? Justifique a sua resposta. b) Se a cada um desses frascos for adicionada quantidade igual de um soluto no voltil, mantendo-se a chapa de a) as transformaes 3 e 4 so exotrmicas. b) as transformaes 1 e 3 so endotrmicas. c) a quantidade de energia absorvida em 3 igual quantidade liberada em 4. d) a quantidade de energia liberada em 1 igual quantidade liberada em 3. Pode-se afirmar que 19) (UFRS) Considere as transformaes a que submetida uma amostra de gua, sem que ocorra variao da presso externa. a) durao da ebulio de 10 min. b) durao da fuso de 40 min. c) ponto de fuso de 40C. d) ponto de fuso de 70C. e) ponto de ebulio de 50C.

QUMICA
e) a quantidade de energia liberada em 1 igual quantidade absorvida em 2.

Prof: Ren dos Reis Borges


d) decantao, destilao simples, filtrao 22) (VUNESP) Tintura de iodo uma soluo alcolica

20) (UNICAMP) Considere quatro garrafas trmicas contendo: Garrafa 1: 20 gramas de gua lquida e 80 gramas de gelo picado. Garrafa 2: 70 gramas de soluo aquosa 0,5 mol/ dm3 em sacarose e 30 gramas de gelo picado. Garrafa 3: 50 gramas de gua lquida e 50 gramas de gelo picado. Garrafa 4: 70 gramas de soluo aquosa 0,5 mol/ dm em NaCl e 30 gramas de gelo picado.
3

de I2 e KI. Deixou-se um frasco dessa soluo aberto e depois de certo tempo observou-se que restava no fundo gro de cor violeta e branca. Pode-se concluir que a) a mistura original era heterognea b) ocorreu cristalizao da soluo. c) ocorreu sublimao dos componentes d) ocorreu vaporizao do soluto e) ocorreu vaporizao do solvente, restando cristais de iodo e de iodeto de potssio 23) (UFMG) Dois bqueres iguais, de capacidade

O contedo de cada garrafa est em equilbrio trmico, isto , em cada caso a temperatura do slido igual do lquido. a) Considere que as temperaturas T1, T2, T3 e T4 correspondem, respectivamente, s garrafas 1, 2, 3 e 4. Ordene essas temperaturas de maneira crescente usando os smbolos adequados dentre os seguintes: >, <, , , =. b) Justifique a escolha da menor temperatura. 21) (UERJ - 2000) So preparadas 3 misturas binrias em um laboratrio, descritas das seguintes maneiras: 1 mistura heterognea, formada por um slido e um lquido 2 mistura heterognea, formada por dois lquidos 3 mistura homognea, formada por um slido e um lquido Os processos de separao que melhor permitem recuperar as substncias originais so, respectivamente: a) filtrao, decantao, destilao simples b) decantao, filtrao, destilao simples c) destilao simples, filtrao, decantao

calorfica desprezvel, contendo quantidades diferentes de gua pura a 25C, foram aquecidos, sob presso constante de 1atm, em uma mesma chama. A temperatura da gua em cada bquer foi medida em funo do tempo de aquecimento, durante 20 minutos. Aps esse tempo, ambos os bqueres continham expressivas quantidades de gua. Os resultados encontrados esto registrados nos grficos a seguir.

1- INDIQUE o valor das temperaturas TA e TB. JUSTIFIQUE sua resposta. 2- INDIQUE o bquer que contm maior quantidade de gua. JUSTIFIQUE sua resposta. 3- CALCULE a massa de gua no bquer B, caso o bquer A contenha 200g de gua. INDIQUE seu clculo. 4- INDIQUE qual dos dois grficos apresentaria um patamar maior se a temperatura dos bqueres continuasse a ser anotada at a vaporizao total da gua. JUSTIFIQUE sua resposta.

QUMICA

Prof: Ren dos Reis Borges


27) (UNICAMP) Qual o estado fsico (slido, lquido ou

24) (PUCMG-2001) Considere as seguintes proposies: I. No existe sistema polifsico formado de vrios gases ou vapores. II. A gua uma mistura de hidrognio e oxignio. III. Todo sistema homogneo uma mistura homognea. IV. Existe sistema monofsico formado por vrios slidos. V. Todo sistema polifsico uma mistura heterognea. So VERDADEIRAS as afirmaes: a) I, II e III c) I e IV apenas b) I e II apenas d) III, IV e V

gasoso) das substncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arbia, temperatura de 50C (presso ambiente=1atm)?

28) (UNICAMP) A figura adiante mostra o esquema de um processo usado para a obteno de gua potvel a partir de gua salobra (que contm alta concentrao de sais). Este "aparelho" improvisado usado em regies desrticas da Austrlia.

25) (UEL) Considere as seguintes afirmaes: I. na fuso de substncias slidas h absoro de calor; II. combustes de compostos orgnicos so fenmenos endotrmicos; III. na temperatura de ebulio de substncias qumicas ocorre mudana de estado fsico. So verdadeiras SOMENTE a) I b) II c) III d) I e II e) I e III

a) Que mudanas de estado ocorrem com a gua, dentro 26) (UEL) Considere os pontos de ebulio, a 1,0 atm de presso, das cinco substncias a seguir: do "aparelho"? b) Onde, dentro do "aparelho", ocorrem estas mudanas? c) Qual destas mudanas absorve energia e de onde esta energia provm?

29) (VUNESP) Um sistema heterogneo, S, constitudo por uma soluo colorida e um slido branco. O sistema Nas CNTP, NO so gasosos: a) amnia e cloro. b) Sulfeto de hidrognio e fluoreto de hidrognio. c) benzeno e cloro. d) benzeno e fluoreto de hidrognio. e) amnia e sulfeto de hidrognio. foi submetido ao seguinte esquema de separao:

QUMICA
Ao se destilar o lquido W, sob presso constante de 1 atmosfera, verifica-se que sua temperatura de ebulio variou entre 80 e 100C. Indique qual das seguintes afirmaes correta. a) A operao I uma destilao simples. b) A operao II uma decantao. c) O lquido colorido Y uma substncia pura. d) O lquido incolor W uma substncia pura. e) O sistema heterogneo S tem, no mnimo, 4 componentes. 30) (UFMG) Um sistema heterogneo, constitudo por uma soluo colorida e um slido esbranquiado, foi submetido ao seguinte processo de separao. se:

Prof: Ren dos Reis Borges


(filtrado) foi aquecido at sua total evaporao. Pergunta-

a) Qual mistura deixou um resduo slido no papel aps a filtrao? O que era esse resduo? b) Em qual caso apareceu um resduo slido aps a evaporao do lquido? O que era esse resduo? 32) (FUVEST - 2001) Trs variedades alotrpicas do carbono so diamante, grafita e fulereno. As densidades dessas substncias, no necessariamente na ordem apresentada, so: 3,5; 1,7 e 2,3 g/cm3 . Com base nas distncias mdias entre os tomos de carbono, escolha a densidade adequada e calcule o volume ocupado por um diamante de 0,175 quilate. Esse volume, em cm3, igual a

a) 0,50x10-2 Com relao a esse processo, a afirmativa FALSA a) a operao X uma filtrao. b) o lquido B uma soluo. c) o lquido D o solvente da soluo contida no sistema original. d) o slido A contm grande quantidade de impurezas. e) uma destilao produz o efeito da operao Y. 31) (UNICAMP) Tm as seguintes misturas: I. areia e gua, II. lcool (etanol) e gua, III. sal de cozinha(NaCl) e gua, neste caso uma mistura homognea. Cada uma dessas misturas foi submetida a uma filtrao em funil com papel e, em seguida, o lquido resultante d) 2,0x10-2

b) 1,0x10-2 e) 2,5x10-2

c) 1,5x10-2

GABARITO

01 D 02 A 03 E 04 B 05 D 06 E 07 D 08 C 09 B 10 C 11 C 12 B 13 B 14 D 15 E 24==16 A 17 - a) o frasco que contm o lquido X, porque sendo um lquido puro de temperatura de ebulio 50C, essa a mxima temperatura alcanada pelo sistema (durante o processo de ebulio). No frasco contendo o lquido Y, a temperatura mxima alcanada 100C, quando atinge o equilbrio com a chapa eltrica de aquecimento. Neste caso, poder haver risco de queimaduras, se o frasco em questo for tocado com a mo. b) A adio de um soluto no voltil eleva a temperatura de ebulio de um lquido. Portanto:

QUMICA
o lquido X poder atingir uma temperatura superior a 50C, antes de entrar em ebulio. a temperatura mxima que o lquido Y atingir ser 100C, mesmo com a presena de soluto no-voltil, porque igual temperatura de aquecimento da chapa (o lquido no est em ebulio). 18 C 19 E 20 - a) T4 < T2 < T1 = T3 b) O sistema 4 uma soluo e tem maior nmero de partculas dissolvidas, por litro, j que o soluto (NaCl) est dissociado. 21 A 22 E 23 - 1) TA = 100C; TB = 100C. Porque representam a temperatura de ebulio da gua sob presso de 1 atm. 2) O bquer B, contm maior quantidade de gua, porque o tempo para iniciar a ebulio maior. 3) 300g 4) O Bquer B, porque possui uma maior quantidade de gua e portanto o tempo para sua evaporao total maior. 24 C 25 E 26 D 27 - clorofrmio - lquido; ter etlico - gasoso; etanol lquido; fenol - lquido; pentano - gasoso 28 - a) evaporao e liquefao b) A evaporao ocorre na superfcie da gua salobra enquanto que a liquefao ocorre na superfcie do plstico. c) A evaporao, que absorve energia do Sol. 29 E 30 D 31 - a) mistura I resduo : areia b) mistura III resduo : NaCl 32 B

Prof: Ren dos Reis Borges

Vous aimerez peut-être aussi