Vous êtes sur la page 1sur 2

Acordo Geral de Tarifas e Comrcio

O Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comrcio ou Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio (em ingls: General Agreement on Tariffs and Trade, GATT) foi estabelecido em 1947, tendo em vista harmonizar as polticas aduaneiras dos Estados signatrios. Est na base da criao da Organizao Mundial de Comrcio. um conjunto de normas e concesses tarifrias, criado com a funo de impulsionar a liberalizao comercial e combater prticas protecionistas, regular, provisoriamente, as relaes comerciais internacionais.

Objetivos
Aps a Segunda Guerra Mundial, vrios pases decidiram regular as relaes econmicas internacionais, no s com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus cidados, mas tambm por entenderem que os problemas econmicos influam seriamente nas relaes entre os Governos. Para regular aspectos financeiros e monetrios, foram criados o BIRD (Banco Mundial) e o FMI, e no mbito comercial, foi discutida a criao da Organizao Internacional do Comrcio - OIC, que funcionaria como uma agncia especializada das Naes Unidas. Em 1947, visando impulsionar a liberalizao comercial, combater prticas protecionistas adotadas desde a dcada de 1930, 23 pases, posteriormente denominados fundadores, iniciaram negociaes tarifrias na Ronda de Genebra. Essa primeira ronda de negociaes resultou em 45.000 concesses e o conjunto de normas e concesses tarifrias estabelecido passou a ser denominado Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio - GATT. Esse acordo seria temporrio, at a criao da OIC - Organizao Internacional de Comrcio. Os membros fundadores do GATT, juntamente com outros pases, formaram um grupo que elaborou o projeto de criao da OIC, sendo os Estados Unidos um dos pases mais atuantes no convencimento da ideia do liberalismo comercial regulamentado em bases multilaterais. O frum de discusses, que se estendeu de Novembro de 1947 a Maro de 1948, ocorreu em Havana, Cuba, e culminou com a assinatura da Carta de Havana, na qual constava a criao da OIC. O projeto de criao da OIC era ambicioso pois, alm de estabelecer disciplinas para o comrcio de bens, continha normas sobre emprego, prticas comerciais restritivas, investimentos estrangeiros e servios. Apesar do papel preponderante desempenhado pelos Estados Unidos nestas negociaes, questes polticas internas levaram o pas a anunciar, em 1950, o no encaminhamento do projeto ao Congresso para sua ratificao. Sem a participao dos Estados Unidos, a criao da Organizao Internacional do Comrcio fracassou. Assim, o GATT, um acordo criado para regular provisoriamente as relaes comerciais internacionais, foi o instrumento que, de fato, regulamentou por mais de quatro dcadas as relaes comerciais entre os pases. Durante a {{Ronda do Uruguai]] de negociaes, voltou-se a discutir sobre a criao de um organismo internacional destinado a regulamentar o comrcio internacional, no apenas de bens, mas tambm servios, alm de temas relacionados a investimentos e propriedade intelectual, entre outros. Como resultado, a ata da Ronda do Uruguai inclui

um novo Acordo de Tarifas Aduaneiras e Comrcio (GATT 94), o qual mantm a vigncia do GATT 47, o Acordo Geral sobre o Comrcio de Servios (GATS), o Acordo sobre Investimentos (TRIMS), o Acordo sobre direitos de Propriedade Intelectual (TRIPS), alm de acordos destinados a regulamentar procedimentos de soluo de controvrsias, medidas antidumping, medidas de salvaguarda, medidas compensatrias, valorao aduaneira, licenciamento, procedimentos, etc. Por fim, a ata da Ronda do Uruguai tambm contm o acordo constitutivo da Organizao Mundial de Comrcio (OMC), encarregada de efetivar e garantir a aplicao dos acordos citados. Acerca do Acordo Geral de Tarifas e Comrcio existe a obra dos celebres mestres em Direito internacional, talo Cardoso e Joo Guilherme Martinez. O livro traz um vasto nmero de informaes sobre o GATT, apontando seus pontos positivos e suas falhas com relao a este acordo. Resumo: O GATT foi um rgo criado a fim de harmonizar a poltica aduaneira entre pases, mas no incio no tinha o poder de punir, julgar e fiscalizar pases infratores. Entretanto, em uma reunio da OMC em 2003, com a liderana de Brasil, frica do Sul e ndia, foi criado o G20 (pases em desenvolvimento); a partir da o GATT teve o poder de fiscalizar, julgar e punir pases infratores.[carece de fontes] O GATT teve durante sua existncia oito rondas de negociaes comerciais, a saber: Ronda Genebra (1947), com a participao de 23 pases. Ronda Annecy (1949), com a participao de 13 pases. Ronda Torquay (1951), com a participao de 38 pases. Ronda Genebra] (1956), com a participao de 26 pases. Ronda Dillon (1960-61), com a participao de 26 pases. Ronda Kennedy (1964-67), com a participao de 62 pases. Ronda Tquio (1973-79), com a participao de 102 pases. Ronda Uruguai (1986-94), com a participao de 123 pases.

Referncias
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_Geral_de_Tarifas_e_Com%C3%A9rcio

Vous aimerez peut-être aussi