Vous êtes sur la page 1sur 5

http://obaricentrodamente.blogspot.

com/search/label/Newton

As Quatro Foras Bsicas Da Natureza


Atualmente, podemos reduzir todos os tipos de foras conhecidas a apenas quatro tipos de interaes fundamentais e destas, as foras derivadas. Podemos descrever: as Interaes Gravitacionais, Interaes Eletromagnticas, Interaes Fortes e as Interaes Fracas.

1 Interaes Gravitacionais

[Sistema Solar: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Solar_sys.jpg] A lei da fora mais antiga conhecida a Lei de Newton da Gravitao Universal, que exprime as foras de interao gravitacional entre duas partculas 1 e 2, com massas iguais a m1 e m2 respectivamente, cujo deslocamento relativo r12:

Onde:

Desta forma, a equao (1) diz que a magnitude da fora gravitacional proporcional massa de cada uma das partculas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia que as separa. A fora est dirigida ao longo da reta que passa pelas duas partculas e atrativa, ou seja, a fora F2(1) exercida por 1 sobre 2 est dirigida para 1, em sentido oposto ao vetor r12: da o sinal negativo na equao (1). A constante de proporcionalidade G uma constante Universal, denominada por Constante Gravitacional e seu valor numrico em unidades no SI :

Isto quer dizer que a fora de atrao gravitacional entre duas partculas de massas de 1kg distncia de 1m e 6,67 x 10 11 N, ou seja, de aproximadamente 10 5 vezes o peso de um fio de cabelo! Isto mostra como fraca a interao gravitacional: a mais fraca de todas as interaes fundamentais conhecidas. Mas apesar de ser to fraca, a mais importante interao nas aplicaes astronmicas, devido s seguintes razes: a) Continua atuando entre corpos eletricamente neutros, ou seja, que contm igual quantidade de carga eltrica positiva e negativa, eliminando as interaes de origem eltrica entre eles; b) Ao contrrio das foras eltricas, a interao gravitacional sempre atrativa; c) As massas dos corpos que interagem, na escala astronmica, so extremamente grandes.

2 Interaes Eletromagnticas

[Fora eletromagntica: http://osfundamentosdafisica.blogspot.com] Embora as foras eltricas j fossem conhecidas desde a antiguidade, a lei de foras entre duas partculas carregadas em repouso s foi obtida em 1785 por Coulomb. Para

duas partculas de cargas eltricas q1 e q2 com deslocamento relativo r12, a lei de Coulomb d:

Embora a analogia com a equao (1) seja grande, a carga, ao contrrio da massa, pode ser positiva ou negativa. A constante k positiva, de modo que duas cargas de sinais contrrios se atraem:

ao passo que cargas de mesmo sinal se repelem:

No SI, a unidade de carga eltrica o Coulomb [C]. Uma corrente de 1A num fio corresponde passagem de 1C por segundo atravs da seco transversal do fio. Nestas unidades, a constante k dada por:

Assim, a magnitude da fora eltrica entre duas cargas de 1C distncia de 1m entre si de 9 x 109N, que corresponde ao peso de 9 x 108kg. Isto d uma idia de quo mais forte a interao eltrica em confronto com a gravitacional. Como a carga do eltron de 1,6 x 10 19C (igual e contrria ao prton), um corpo macroscpico contm em seus tomos uma carga total negativa de pelo menos alguns milhares de C, mas ela neutralizada por uma carga positiva igual e contrria, e por isso que os efeitos da fora eltrica no se fazem sentir, neste caso. Quando uma partcula carregada se move num campo magntico, atua sobre ela uma fora conhecida como fora de Lorentz (foras desse tipo que atuam sobre um fio que transporta uma corrente eltrica situada num campo magntico, fazendo girar um motor, por exemplo). A fora de Lorentz proporcional velocidade da partcula, mas sua direo perpendicular de v. Como uma partcula carregada em movimento tambm produz um campo magntico existem foras de interao tanto eltricas como magnticas entre duas cargas em movimento qualquer. Estas foras eletromagnticas, que so bastante complicadas, no obedecem em geral 3 lei de Newton, ou seja, neste caso:

Entretanto, o princpio da conservao do momento permanece vlido, embora sob um forma consideravelmente generalizada: o sistema considerado em geral emite radiao eletromagntica, e preciso levar em conta que a radiao tambm transporta momento. Embora as foras eltrica e magntica apaream de forma bastante diferente na discusso acima, a teoria da relatividade restrita mostra que se trata na realidade de aspectos diferentes da mesma fora, que poderamos chamar de fora eletromagntica.

3 Interaes Fortes

[Ncleo atmico: http://blogdafisica4.zip.net/arch2009-08-30_2009-09-05.html] Estas so as interaes responsveis pelas foras nucleares. Um ncleo atmico formado de prtons e nutrons, localizados numa regio cujas dimenses so da ordem de 1F = 10 15m. A fora de repulso coulombiana entre prtons distncias to pequenas muito grande. Apesar disso, temos no somente ncleos estveis, mas sabemos que preciso bombarde-los com partculas de energias elevadas para fragment-los. Estes fatos j conduzem a algumas das caractersticas das interaes fortes: so de intensidade ainda bem maior que as interaes eletromagnticas de fato, so as mais intensas conhecidas mas, ao mesmo tempo, tem um alcance extremamente curto, da ordem de dimenses nucleares. As interaes fortes somente atuam entre as partculas elementares conhecidas como hdrons, que possuem carga hadrnica (da mesma forma que interaes eletromagnticas atuam entre partculas com carga eltrica). Os hdrons compreendem os brions, entre os quais figuram os ncleons (nutron e prton), bem como outras partculas mais pesadas, e tambm partculas mais leves chamadas de msons. Muitas destas partculas so instveis, desintegrando-se espontaneamente em outras, com meias-vidas extremamente curtas, geralmente menores que 10 8s. As foras nucleares que resultam das interaes fortes so muito complexas: tem carter atrativo para distncias maiores que 0,4F e repulsivo para distncias menores. Seu decrscimo com a distncia extremamente rpido, caem exponencialmente a distncias maiores que as dimenses nucleares. Os fenmenos que ocorrem na escala nuclear s podem ser tratados pela mecnica quntica, em que o prprio conceito de fora perde boa parte de sua aplicabilidade. Nas ltimas dcadas, brions e msons passaram a ser analisados em termos de constituintes mais elementares, os quarks, interagindo com partculas chamadas gluons. Desenvolveu-se o modelo padro da fsica de partculas, cujas predies concordam com os fatos experimentais conhecidos at agora nessa rea.

4 Interaes Fracas

[Desintegrao beta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Beta-minus_Decay.svg] As interaes fracas, como as fortes, atuam somente na escala nuclear. Seu alcance ainda menor que o das interaes fortes. Entretanto, sua intensidade muito menor, no apenas a das interaes fortes, mas tambm do que a das eletromagnticas, situando-se num nvel intermedirio entre as eletromagnticas e as gravitacionais. As interaes fracas so responsveis pelo processo de desintegrao beta, a emisso de eltrons pelos ncleos de certas substncias radioativas. Em 1956, foi descoberto que as interaes fracas violam o que se acreditava ser uma simetria fundamental das leis fsicas, a conservao da paridade (associada com simetria entre direita e esquerda, ou para reflexo num espelho). Como as interaes fortes, as interaes fracas tambm s podem ser tratadas pela mecnica quntica. Entre os progressos recentes mais interessantes nas teorias das interaes fundamentais, destacam-se as tentativas de unificao dessas interaes. Uma das mais bem sucedidas a da teoria unificada das interaes eletromagnticas e fracas, segundo a qual elas representam aspectos diferentes de uma mesma interao fundamental. Est-se procurando juntar a esta teoria unificada tambm as interaes fortes. Um desenvolvimento ainda mais recente, que ainda tem carter especulativo, unificaria todas as interaes juntando tambm a gravidade, so as teorias chamadas de supercordas. Todas estas teorias encontram-se em fase de rpido desenvolvimento.

Referncias:
[1] Curso de Fsica Bsica V1 Mecnica H. Moyss Nessenzveig

Vous aimerez peut-être aussi