Vous êtes sur la page 1sur 3

Circulao aberta: uma circulao lenta e ocorre principalmente com artrpodes e alguns moluscos.

. O sangue sai dos vasos sanguneos e penetra diretamente nas clulas.

SISTEMA CIRCULATRIO

Circulao fechada: rpida e ocorre com aneldeos, vertebrados e alguns moluscos. O sangue no abandona os vos sanguneos. Tipos de circulao Simples: aquela em que o sangue passa uma nica vez pelo corao. Ocorre com peixes e larvas de anfbios. Dupla: o sangue passa duas vezes pelo corao. Quando se misturam incompleta (rpteis e anfbios); quando no se misturam completa (mamferos e aves) Os peixes possuem apenas um trio e um ventrculo. O sangue deles venoso.

Os anfbios possuem dois trios e um ventrculo. O trio direito recebe sangue venoso e o esquerdo sangue arterial. Nos anfbios h a mistura dos sangues.

Os rpteis possuem dois trios e um ventrculo, quase partido em dois, portanto podemos considerar dois ventrculos. Tem como exceo os crocodilianos, pois estes possuem dois trios e dois ventrculos, mas ainda sim os sangues se misturam. H a presena de duas aortas.

Nas aves e mamferos, h a presena de dois trios e dois ventrculos, mas o sangue que corre neles no se mistura. Nas aves a aorta para direita, mas nos mamiferos a aorta para esquerda. H somente uma aorta.

Tipos de vasos sanguneos Veias: elas levam o sangue para o corao. As vnulas se unem e formam as veias, sendo que estas possuem vlvulas. As veias possuem paredes finas, portanto possuem uma presso menor. Artria: levam o sangue do corao as demais partes do corpo. Ela possui paredes grossas, portanto possui presso maior. O sangue dela tem presso alta. Capilares sanguneos: ligam as artrias com as veias. So formados apenas por endotlio. Constituio do Sistema Circulatrio

O sistema circulatrio formado pelo sangue, vasos sanguneos e o corao. Sua principal funo a de transporte, pois este transporta nutrientes, hormnios, excretas entre outras substncias. O componente central, o corao, possui trs cavidades denominados: trio direito, trio esquerdo, ventrculo direito e ventrculo esquerdo. Essas cavidades tambm so chamadas de cavidade cardacas. O corao revestido por um tecido estriado cardaco: o miocrdio, o qual controla os batimentos involuntrios feitos pelo corao. O miocrdio o tecido mdio que est entre o endocrdio, que reveste a parte interna do corao e o pericrdio que reveste a parte externa do corao. O sangue que entra pelo trio direito vai para o ventrculo direito, assim como o que entra pelo trio esquerdo passa para o ventrculo esquerdo. O que permite esse contato trio-ventrculo a valva trio ventricular direito e esquerdo, respectivamente. No h contato entre os trios, nem mesmo entre os ventrculos. A comunicao entre o ventrculo direito e trio esquerdo feito pela vlvula tricspide. J com o trio esquerdo e ventrculo esquerdo feita atravs da vlvula mitral ou bicspide. Essas vlvulas impedem que o sangue volte aos trios, assim que os ventrculos entrem em sstoles.

Circulao Sangunea A parte direita do corao rica em sangue venoso, portanto a esquerda rica em sangue arterial. O sangue venoso entra no corao atravs das veias cavas e passa para o ventrculo direito, o qual relaxa (distole) e depois de contrai (sstole), e passa o sangue para o ventrculo direto, que entra em distole e depois em sstole expulsando o sangue venoso atravs das artrias pulmonares. O sangue passa pelo pulmo, onde ocorre a hematose, e retorna ao corao atravs das veias pulmonares, mas desta vez o sangue arterial. Ele entra no trio esquerdo atravs das veias pulmonares que relaxa e depois se contrai, colocando o sangue no ventrculo esquerdo, o qual relaxa e se contrai expulsando o sangue arterial atravs da artria aorta. Depois de sair pela aorta, o sangue se distribui pelo corpo. Essas circulaes podem ser: Pequena circulao: corao pulmo corao (circulao pulmonar) Grande circulao: corao corpo corao (circulao sistmica)

O Marca-Passo do corao A freqncia crdica do corao varia de acordo com a sade, com as atividades fsicas e com o estado emocional da pessoa. O aumento da frequncia causa o aumento da circulao no corpo. Essa frequncia controlada por uma estrutura denominada n-sinoatrial, o qual emite pulsos eltricos e permite que os trios de contraem. Esses pulsos chegam ao n atrioventricular, o qual distribui aos ventrculos estimulando estes a se contrarem.

Vous aimerez peut-être aussi