Vous êtes sur la page 1sur 10

Questes tericas de Elementos de Mquinas By Charles Portanova

1 Bimestre 1- Quais so as diferenas conceituais entre fator de intensidade de tenso K1 e tenacidade a fratura K1C ? K1 funo da geometria e da solicitao. Ele controla a tenso atuante e ento podemos saber qual a tenso atuante na ponta de uma trinca. K1C funo do material, da geometria e da solicitao, logo uma caracterstica mecnica. Ele determina qual o fator de intensidade de tenso para o qual a trinca comea a se propagar. Quando K1 tende a K1C, a trinca propaga-se. 2- Cite os casos em que a MFLE pode ser utilizada. Ela pode ser utilizada para materiais que falham de forma bastante frgil, sendo que a deformao plstica nula ou quase nula. Exemplo: papel, vidro, concreto, aos muito duros. No funciona para materiais que falham por deformao plstica acentuada. Segundo algumas bibliografias, na MFLE as solicitaes so montonas. 3- O fator terico de concentrao de tenso (Kt) uma caracterstica mecnica? Justifique. No, um fator puramente geomtrico. o fator de proporcionalidade entre a tenso mxima no local perto da descontinuidade pela tenso nominal. Kt = Tenso mxima / Tenso nominal 4- O que tenso? E o que tenso admissvel? Tenso um esforo atuante e a tenso admissvel o valor limite de tenso que pode ser aplicado, mantendo a segurana da pea. Ou seja, a tenso admissvel, e a tenso limite do material por um fator segurana.
adm =
valor _ mximo _ material segurana

5- O que so teorias de falha e porque so usadas? So teorias que visam obteno de uma tenso terica que possa ser comparada com uma tenso uniaxial. 6- O que Ko? Ko expressa uma forma geral para a intensidade de tenso na presena de uma trinca. A forma particular, funo da geometria, da solicitao e da forma e posio da trinca ser funo de ensaios especficos com maquinas de preciso nos resultados.
Ko =. .a

7- O que fadiga de um material? a capacidade do mesmo entrar em colapso em um estado tensional inferior ao estado tensional de ruptura em carregamento esttico, bastando que o ciclo de tenso aplicado seja repetido um numero suficiente de vezes. O limite de resistncia determinado pelo ensaio de trao funo da carga mxima atingida durante o teste, aps o qual ocorre a ruptura do material. Ficou ento estabelecido que o material no se rompesse com uma carga menor que aquela, quando submetido a esforos estticos. Entretanto, quando so aplicados esforos dinmicos repetidos ou flutuantes a um material metlico, o mesmo pode romper-se com uma carga bem inferior a carga mxima atingida nos ensaios de trao ou compressa temos a chamada ruptura por fadiga do material. 8- Qual a classificao bsica da fadiga? Fadiga de alto ciclo Wohler pouca ou nenhuma def. plstica: ruptura drstica Fadiga de baixo ciclo ou Oligocclica Munson Tem def. plstica, porem no caracteriza grandes deformaes. 9- Quais so as caractersticas do diagrama de Moore? funo do material, da solicitao atuante e representativo da solicitao uniaxial. O patamar na curva de moore caracteriza o limite de resistncia de um corpo a fadiga, para um determinado nmero de ciclos.

10 - Quais so as etapas na ruptura de um material sujeito a fadiga? Nucleao da trinca, propagao e ruptura da pea. As duas primeiras etapas tomam quase todo o tempo do ensaio praticamente, e quando comprimento da trinca atinge um tamanho tal que a seo tensionada fique relativamente pequena, a poro remanescente no pode resistir a carga e a ruptura ocorre repentinamente.

11- Em relao ao fator de tamanho: explique porque, como e quando deve ou no ser utilizado como redutor do limite de fadiga. O fator de tamanho (CD) um fator utilizado para a reduo de Sn, pois ele faz parte de uma srie de fatores que influenciam o limite de fadiga do material, comparado com o corpo de prova (8 mm). Devemos utiliza-lo como redutor do limite de fadiga. CD = Sn / Sn(corpo prova) Obs.: Para solicitaes com esforo axial, CD unitrio; porque verificou-se quem em solicitaes axiais alternadas, as dimenses no afetam o valor de CD. 12- Quais as justificativas para a utilizao do fator de carga, como redutor do limite de fadiga de um componente sob solicitao axial? A principal dificuldade est no fato de que difcil ter uma centralizao exata da pea em ensaios de fadiga. Por isso, termos Cl diferentes, conforme a solicitao. 13- Diferencie as faces de ruptura por fadiga para peas de seo circular, sendo um submetido flexo rotativa,outro submetida a flexo plana totalmente alternada e outro a toro.

Flexo Plana

Flexo Rotativa

Toro

14 O que a regra de Coffin munson? Ela deve ser utilizada para o projeto de fadiga de baixo ciclo Mtodo E x N , onde o numero de ciclos associado com as deformaes que a pea sofre.

15 O que Sn, Sn , SNe o SN ? Sn Limite de fadiga ( caracterstica mecnica). o valor limite de tenso para o qual o corpo de prova pode suportar um numero infinito de ciclos regulares, sem romper. Sn idem Sn, mas para uma pea e no corpo de prova. SN Resistncia a fadiga ( no caracterstica mecnica). o valor Maximo de tenso suportada para um dado numero de ciclos por um corpo de prova, aps o qual ocorre a falha. Utilizado no projeto para vida FINITA. SN idem SN, mas para uma pea e no corpo de prova. 16 O que Kt ? e o Kf ? Kt o fator terico de concentrao de tenso. o fator que relaciona a tenso mxima na descontinuidade geomtrica com a tenso nominal. um fator geomtrico, independe do material, sendo funo apenas da geometria e do tipo de solicitao atuante. Tenso mxima = Kt.Tenso nominal Kf Fator de concentrao de tenses a fadiga Diferentemente de Kt, o Kf funo do material, logo uma caracterstica mecnica. Sua aplicao pode ser como redutor do limite de fadiga ou como intensificador da tenso alternada atuante. Sn' (sem _ entalhe) Kf = Sn' (com _ entalhe) 17 O que sub-tenso ( Understress)? Quando uma pea submetida a um ciclo com tenso mxima inferior ao limite de fadiga, durante um determinado numero de ciclos, apresenta num ensaio posterior, um limite de fadiga superior ao primeiro, pois o material sofre endurecimento. Tal efeito chamado de treinamento do material. 1 ( 1,N1)Sub-tenso; 2 ( 2,N2)Vida estimada; 3 ( 3,N3) Vida real devido a Sub-Tenso.

18 O que Sobretenso? Quando uma pea submetida a um ciclo com tenso mxima inferior ao limite de fadiga, durante um determinado numero de ciclos ( inferior ao que levaria a ruptura), apresenta num ensaio posterior, um limite de fadiga diferente, podendo este ser maior ou menor que o primeiro, dependendo se o material sofre

amolecimento ou endurecimento cclico. A sobretenso pode reduzir a vida da pea. 19 O limite de fadiga de um componente mecnico ou estrutural reduzido apropriadamente de determinados fatores, chamados de fatores redutores. a) Quais as justificativas para a utilizao da mesma. Porque o limite de ruptura (Su) do material vem de ensaios de trao-compresso, com corpos de prova, entretanto uma pea no tem os mesmos fatores que um corpo de prova. b) Porque todos os fatores redutores salvo o fator de concentrao de tenses a fadiga so unitrios para N=1000 ciclos? Porque fratura de at 10^3 de caracterstica esttica. c) Porque interessante usar o fator de concentrao de tenso a fadiga separadamente? Porque podemos usar diferentes fatores, em funo da geometria da pea que estamos analisando. Ou seja, cada pea que no seja semelhante ter o seu Kt. 20- Peterson, estabeleceu para um determinado materialo conceito de sensibilidade ao entalhe q como sendo a capacidade que este material tem de reagir ao mecanismo de fadiga, na presena de um acidente de forma ou geometria.

a) Identifique os componentes da expresso. = constante de neuber r = raio de entalhe


a

b) porque deve-se usar a sensibilidade ao entralhe no projeto de um elemento de maquina? Porque em um entalhe h uma maior concentrao de tenses, o ponto onde geralmente nasce a trinca, fazendo com que diminua resistncia mecnica do material e assim venha a romper por fadiga. c) Quando a mesma deve ser considerada? Em elementos que possuem acidentes de forma e so submetidos a solicitaes cclicas.

d) Como deve ser utilizada? Juntamente com o Kt, utilizado no clculo do Kf.

K f = 1 + q.( K t 1)

21- Questionamentos a serem feitos na presena de uma ruptura. 1) J ocorreram rupturas semelhantes? 2) Qual o tempo de servio do componente antes da falha? 3) Verificar se a causa da falha encontra-se na montante ou a jusante da pea. 4) Qual o estado dos demais componentes do equipamento?

22 Represente uma face de ruptura e explique o que e de que tipo so as linhas.

a- trinca inicial gerada por algum defeito superficial ou pea mal acabada; b- linhas de repouso Desenvolvimento da fissura. Geralmente por paradas de mquina ou variao no funcionamento; c- linhas radiais Desnivel das faces. Ocorre principalmente por entalhes ou rasgos de chaveta; r- zona de ruptura violenta Rompimento brusco, acompanhado de def. plstica; f- zona de ruptura lenta Rompimento por fadiga.

23 Mostre no diagrama de Moore como se obtm a linha de dano, num caso de sobretenso ( Overstress). Uma solicitao que causa sobretenso pode ser benfica para o material? Justifique.

Uma solicitao que causa sobretenso pode ser benfica ou no, depende, pois embora melhore as condies mecnicas (endurecimento), tambm fragiliza o material, favorecendo a propagao de trincas. 24 Fator de intensidade de tenso (k1) e tenacidade a fratura (K1c). Porque a tenacidade a fratura pode ser usada tambm para um caso que caracteriza um estado plano de tenses. Porque o aumento da espessura da pea leva a reduo de K1c at um valor assinttico. Logo, K1c um valor inferior (conservativo) quando aplicado a um estado plano de tenses.

25 Admitindo conhecidas as caractersticas mecnicas de um determinado metal, construa os diagramas de fadiga de Goodman e Goodman modificado, para flexo, vida infinita. a) Quais as conseqncias no projeto, na escolha de um diagrama em detrimento do outro? Explique. b) Mostre para o diagrama de Goodman, em funo do ponto de carga as equaes de fadiga utilizveis, justificando. c) Trace o diagrama para casos em que a tenso media negativa, justificando o mesmo.

26 Mostre no diagrama de Moore, como se detecta experimentalmente o fenmeno de subtenso (understress). A subtenso benfica, independentemente do material? Justifique. A subtenso benfica ao material pois aumenta a vida a fadiga em at 20%, mas no se justifica o treinamento para corpos de alumnio e outras ligas.

27 Equao (ou curva) de consolidao cclica. a) Explique como obtida. obtida atravs da juno (dos picos em trao) da histeresse j estabilizada. A curva montona aparece na primeira subida.

b) O que representa? A mesma representa as deformaes de uma solicitao de baixo ciclo para uma solicitao de baixo ciclo para uma tenso maior ou menor que a tenso de escoamento do material. c) O que se pode dizer, comparando com a mesma equao (ou curva) montona do material? A partir da curva podemos analizar se o material sofrer um amolecimento ou endurecimento cclico.

28 Mostre graficamente, como se comporta o diagrama de Smith para casos em que o ciclo de tenses, num ponto, apresenta tenso mdia negativa. Tambm escreva um procedimento para traar o grfico.

Procedimento:

29 O que a regra de Palmgren-Miner? a) Justifique a necessidade de utilizao da mesma. Utilizada quando temos uma pea submetida a solicitaes com amplitudes variveis, ou seja, no tem amplitude constante. Palmgren relaciona a diferena das amplitudes com o nmero de vezes que isto ocorre. Se der maior que 1, h falha!

b) Como so determinados seus componentes? Ni = nmero de ciclos para tal amplitude. Costumamos obter estes dados da curva log x log . ni = nmero de vezes que uma determinada amplitude ocorre. Obs= Palmgren no leva em considerao o endurecimento ou amolecimento cclico. 30 Da MFLE, analizando a expresso K1 =.. .a , onde se pode relacionar tamanho da trinca critico e solicitao atuante, descreva duas concluses bsicas para projetos sob solicitao esttica. - Podemos saber qual a tenso, para a qual a espessura da trinca aumenta e ento se propaga. - O material de alta resistncia mecnica pode no ser o ideal para o projeto se no tiver alta tenacidade a fratura. - K1 tem que ter sentido fsico, isto , deve ser maior do que a anisotropia estrutural do material. 31 (Exame 2008) Admitindo um estado de tensoes num ponto material, tal a = 0,25 ( para um material tal que apresenta Su= 400 MPA , Sy= 300 que m MPA e Sn=200 MPA) pode-se dizer que a relao entre os coeficientes de segurana segundo os procedimentos de fadiga de Goodman limitado ao escoamento e o de Langer ?

Vous aimerez peut-être aussi