Vous êtes sur la page 1sur 2

Orientaes para elaborao do portflio Como vocs sabem, parte da avaliao deste semestre, ser a realizao do Portflio da Educao

Infantil e, para tanto, seguem algumas orientaes para ajud-las(os) nesse desafio. A proposta de elaborar o portflio como avaliao do processo formativo, individual e coletivo, na disciplina Educao Infantil, decorre da necessidade de pensarmos sobre algumas questes que afetam diretamente o(a) professor(a) em formao: o que significa avaliar na Educao Infantil? O qu e como avaliar nesta etapa da educao? Como o(a) professor(a) da educao infantil compreende o processo avaliativo? Responder a essas questes exige um olhar atento, questionador e reflexivo sobre as prprias experincias vividas durante todo o percurso escolar, bem como a abertura para experimentar outras formas de acompanhar, reconhecer e valorizar as suas prprias aprendizagens. O que um portflio? O portflio um procedimento avaliativo que permite registrar e refletir sobre um processo vivido, por uma ou um grupo de pessoas, portanto o portflio no pode ser visto como o mero agrupamento de trabalhos colecionados ou organizados em pastas a ser apresentado ao professor no final da disciplina. Ele requer tomada de deciso, reflexo, escolha do que significativo e revelador do percurso, das aprendizagens construdas e definidas como significativas, durante um perodo. Dessa forma, preciso considerar que a elaborao do portflio no se d no vazio, no uma ao mecnica e destituda de sentido, tambm no preocupao com a forma em detrimento do contedo. Para alm disso, ele deve ser o resultado das aprendizagens e experincias, da observao sobre si mesmas, de uma escuta interior, sensvel e esttica, bem como da capacidade de reflexo, a partir do dilogo com os autores e com as teorias discutidas durante o semestre. Assim sendo, o produto final deve traduzir os contedos discutidos, como deve tambm ser capaz de revelar a singularidade, a marca pessoal de seus autores de forma criativa, ldica, artstica.

Como ser feito? Organizados em duplas, vocs devero confeccionar o portflio a partir dos contedos trabalhados no semestre. Para tal, retomem as snteses e os registros individuais feitos durante o semestre, os questionamentos, as inquietaes, as descobertas, selecionem imagens que considerem significativas (desenho da infncia, fotografias etc), como pretendem construir o portiflio, com que materiais etc. Mas lembre-se, isso no basta, agora o momento de refletir sobre tudo isso e pensar na forma de organizar esse material. Use a imaginao, crie, ouse, reinvente... importante que voc considere as seguintes temticas: 1. Concepo de Infncia, de criana e de educao infantil; 2. As Diretrizes Curriculares Nacionais: o brincar e as interaes como eixos da Educao Infantil; 3. Direitos das crianas nas instituies da infncia, 4. Indissociabilidade entre cuidar e educar e a especificidade do(a) professor(a) da criana pequena, 5. Organizao dos espaos. Os critrios de avaliao do portflio sero: preocupao esttica, apresentao dos contedos e elaborao prpria sobre seus conhecimentos em relao s temticas abordadas ao longo do semestre. Nesse sentido, a avaliao levar em conta a forma e o contedo, o produto e o processo do trabalho. Lembre-se que o material deve ser autoexplicativo, ou seja, no necessrio que os(as) autores(as) estejam presentes para que quem o veja consiga entend-lo. (Obs: No haver tempo e espao para apresentao em vdeo, ppt ou outra mdia qualquer.)
Peso: 4,0

Vous aimerez peut-être aussi