Vous êtes sur la page 1sur 9

Instituto de Educao Marista Nossa Senhora das Graas

ARTIGO SOBRE A GUA

Viamo dia 30 de julho de 2013.

Dados de identificao Nome: Matheus Csar da Silva Turma: 212 Sala: 02 Projeto Contextura do 2 trimestre do ano de 2013. Parte individual

Viamo dia 30 de julho de 2013.

Nos prximos dois captulos que esto neste trabalho, o assunto apresentado ser a gua, algo muito precioso para todos os seres vivos. um recurso que deve ser utilizado de maneira racionada, sendo que 2.4% de gua doce que prpria para consumo, ento ser apresentada como reutilizar este recurso to precioso para ns. Um assunto muito debatido em vrias partes do mundo dentro do campo da sustentabilidade a forma que ns utilizamos este recurso e como vamos se adaptar se um dia este recurso venha acabar. Retrata um pouco como pessoas das regies secas podem conseguir gua de qualidade para sua famlia.

Captulo 01 (gua e sade pblica):


Atualmente o tema gua e sade pblica muito importante que cada cidado saiba no que se trata, porque a maioria das doenas hoje ocorre por uma gua contaminada ou por alimentos que feitos nesta gua ficam contaminados tambm. s doenas como clera, febre tifoide, diarreias, hepatite entre outras, so causadas pela ingesto de gua contaminada ou de alimentos que so preparados naquela gua. Nos locais onde o abastecimento de gua precrio, onde no tem um rio ou outra fonte de adquirir este lquido, as pessoas dependem de caminhes pipa, que muitas vezes gua que est ali, retirada de audes ou at mesmo de pequenos crregos que no tem nenhum tipo de tratamento. Hoje o nordeste brasileiro sofre muito na seca, que dura praticamente o ano todo, pessoas tem muita pouca gua para fazer atividades bsicas, como tomar um banho, cozinhar, lavar a loua, entre outros. Conforme o artigo publicado no site do governo que foi elaborado por Lucimeri Selivon com ajuda de Miguel Ivan relatava que: Por meio do programa gua para Todos, a populao do semirido brasileiro beneficiada com a instalao de reservatrios de gua da chuva para o consumo humano e para a produo. Esses reservatrios captam a gua da chuva por meio de um sistema de calhas e canos. Desde 2011, foram construdas cerca de 270.611 cisternas. At 2014, a meta instalar 750 mil em todo o Pas. (SELIVON Lucimeri, IVAN Miguel, http://www.brasil.gov.br/observatoriodaseca/construcao-cisternas.html) uma soluo vivel j que o governo arrecada muitos valores com impostos e o investimento realizado iria beneficiar milhares de famlias nordeste a fora, podendo servir de exemplos para outros lugares do mundo. O mundo vive hoje onde as pessoas que tem maior poder aquisitivo so as que tm melhores servios e mais benefcios na sociedade, enquanto um trabalhador que no ganha mais do que um salrio mnimo (no ano em que este artigo foi produzido, no Brasil o salrio mnimo no valor de R$ 678,00). Muitas pessoas da classe mais baixa recorrem ao uso de poos artesianos que retiram a gua do lenol fretico, segundo o artigo produzido por Antnio Carlos Fon para a Revista Super Interessante que foi publicada em maio de 1994 diz o seguinte: A certeza de que no falta gua no Nordeste no nova. J em 1984, o Projeto Radam, do Ministrio das Minas e Energia, constatava atravs de sensoreamento remoto a existncia de um potencial de 220 bilhes de metros cbicos de gua nas reas mais afetadas pelas secas. Desse total, 85 bilhes de metros cbicos estavam na superfcie da terra e 135 bilhes subterrneas, sendo 15 bilhes em rochas cristalinas,

de difcil perfurao, e 120 bilhes em rochas sedimentares, mais fceis de perfurar para alcanar o lenol fretico. Somente no Piau, afirma o gelogo Aldo da Cunha Rebouas, presidente da Associao Brasileira de guas Subterrneas, o reservatrio hdrico sob a terra superior em quatro vezes Baa de Guanabara.
(FON Carlos Antnio, REVISTA SUPER INTERESSANTE, EDIO 080, 1994, EDITORA ABRIL) .

No deixa dvidas que pode ser outra soluo para quem vive em locais muitos secos, pode ser instalado este poo onde no for possvel colocar a cisterna ou vice-versa, s pessoas que moram nesta regio j poderia ser beneficiadas com a gua vinda do lenol fretico. Vale a pena lembrar que a gua do lenol fretico s deve ser consumida em locais que no tenham contato com esgoto ou com lixes, porque se houver melhor nem consumi-la por risco de contrair alguma doena ou bactria. Vamos pegar novamente o nordeste brasileiro como exemplo no chove muito no nordeste por diversos fatores como os ocenicos (a temperatura do mar no to elevada quanto s outras reas do pas, consequentemente pouca evaporao e assim baixo volume de chuva), relevo (morros altos muito prximos ao litoral barram esta nuvem de chuva, que impossibilita de chegar ao interior do nordeste, apenas nuvens muito densas conseguem passar por estes paredes), entre outros fatores. As pessoas que moram nesta localidade mais para o interior nordestino sofrem bastante. As pessoas de baixa renda que moram nestas localidades de seca extrema, tm muitas doenas de pele, quando esta gua contaminada entra em contato com a pele, como a sarna, a tracoma, verminose e por ltima esquistossomose (ou barriga d agua). A imagem nmero 01 que est nos anexos mostra uma pessoa retirando gua da cisterna que oferecida pelo governo brasileiro, vale a pena notar que o clima extremamente seco naquela regio da imagem.

Captulo 02 (tratamento e reutilizao da gua):


gua que chegam hoje em nossa casa tratada em uma estao de tratamento que fica localizada prxima de rios ou represas, passam por diversos estgios at chegar limpa e sem gosto, voc confere como realizado o tratamento com duas imagens (imagem 02) que esto na parte dos anexos, no final deste artigo. Nos locais onde no tm gua potvel uma soluo o filtro de barro, que deu origem a um artigo que foi elaborado por Julio Csar Bellingieri que fala como o filtro de barro uma soluo barata pode ser to eficiente, j que retira 95% de todas as bactrias da gua e feito de cermica, com seu interior revestido em barro, uma alternativa barata e de qualidade, j que a gua fica limpa e sem bactrias. Um aparelho antigo que ainda muito utilizado, mesmo com a tecnologia avanada, um recurso que qualquer pessoa de qualquer classe social pode comprar. O trecho do artigo diz o seguinte: Definiu-se aqui o filtro de gua como um conjunto de dois recipientes, de cermica, equipado com uma ou mais velas filtrantes e dotado de uma torneira no recipiente inferior. A vela uma pea oca e cilndrica, feita de material poroso, cuja funo reter partculas e bactrias presentes na gua. Embora o elemento responsvel por filtrar a gua seja, obviamente, apenas a vela, comum designar o filtro como todo o conjunto.

(CSAR, Julio, 2004, http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v12n1/17.pdf Acesso em

29/07/2013). O desperdcio de gua tratada algo que acontece no Brasil e no mundo todo, a gua tratada utilizada para lavar caladas, para dar descarga nas privadas, a gua para estes e outros fins poderia ser dos lenis freticos, j que para o uso nestas situaes a gua no precisa ser tratada, apenas ser limpa. Para uma famlia que no tenha condies de perfurar o solo e pegar a gua do lenol fretico, tem uma maneira muito simples de reaproveitar a gua do banho, criar um cano que leve a gua do banho em uma caixa dgua e dessa caixa dgua v para as caixas de descarga da casa, no vai ser uma economia s de gua, mas tambm de produtos de limpeza, porque a gua do chuveiro j vai com o sabo. Esta ideia foi apresentada no artigo elaborado por Edilson Urbano, que retrata isto: 2ALTERNATIVA: Eliminar todo o consumo de gua (potvel) com as descargas. Para isso ser reaproveitada a gua do banho. Isso vai significar +/- 30% de economia por ms. (URBANO, Edilson, http://www.sociedadedosol.org.br/agua/introducao.htm) Com base nesta alternativa leva a gente pensar que vezes a conta da gua de uma famlia vem com altos valores pelo uso exagerado e de desperdcio, aproveitar a gua da chuva tambm uma boa ideia j que gratuito, s preciso criar um local que esta gua fique armazenada, uma cisterna ou at mesmo uma caixa dgua, depois de armazenada pode ser utilizada para regar as plantas, lavar as caladas e lavar a roupa. Todas utilizam o mesmo principio da gua do banho com a da privada. A maioria das pessoas de alto poder aquisitivo no do ateno situao de reaproveitamento de gua, acham que a gua que vem da companhia para isso, so poucas as casas que tem um sistema assim, os argumentos so que a parte esttica da casa ficar feia, que tem mexer toda hora nos registros. Mas ir gerar uma grande economia na conta de gua, que poder ser aplicado em outros setores da casa. Na pgina dos anexos contm um modelo do sistema de reaproveitamento de gua (IMAGEM 03) que foi elaborado com base do artigo do Edilson Urbano.

Um tema leva ao outro, porque com se a gua for de m qualidade com bactrias pode dar um grande problema de sade em uma pessoa, ento entra como fazer um tratamento desta gua em casa, um mtodo simples e prtico, para quem gosta de sustentabilidade ou at mesmo de economizar vale a pena seguir o modelo da gua que usada no banho ir para as caixas de descarga. Na situao hipottica que foi elaborada para o Projeto Contextura de grande importncia seguir aquelas solues, porque se num local no for possvel colocar uma cisterna ser possvel colocar um poo que retira gua do lenol fretico e para poder tomar aquela gua tranquila colocar no filtro de barro, so pequenas solues que valem muito a pena, ainda mais em uma regio seca a onde os japoneses vo ficar que a Paraba.

ANEXOS
IMAGEM 01

IMAGEM 02

IMAGEM 03

Referencias bibliogrficas
Captulo 01:
ENDEREO: 200.144.189.97/phd/LeArq.aspx?Id_arq GUA E SADE PBLICA- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU.

DATA DE ACESSO 25/07/2013. ENDEREO:


http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ct/arquivos/files/pasta/Jacob/SIndroducao.pdf CONSTRUO DE CISTERNAS- GOVERNO BRASILEIRO.

DATA DE ACESSO 29/07/2013. ENDEREO: http://www.brasil.gov.br/observatoriodaseca/construcaocisternas.html

RECUPERAO DE POOS- GOVERNO BRASILEIRO. DATA DE ACESSO 29/07/2013 ENDEREO: http://www.brasil.gov.br/observatoriodaseca/recuperacao-pocos.html PORQUE NO CHOVE NO SERTO NORDESTINO?- REVISTA NOVA ESCOLA- EDITORA: ABRIL. DATA DE ACESSO 25/07/2013 ENDEREO: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/nao-chove-sertaonordestino-736936.shtml REVISTA SUPER INTERESSANTE, EDIO 080 DO ANO DE 1994,

EDITORA ABRIL. ENDEREO: http://super.abril.com.br/ecologia/causas-seca-nordestina440989.shtml

IMAGEM: GOOGLE IMAGENS- DATA DE ACESSO: 29/07/2013 ENDEREO: http://goo.gl/xRLf1s

CAPITULO 02:
GUA DE BEBER: A FILTRAO DOMSTICA E A DIFUSO DO FILTRO DE GUA EM SO PAULO, CSAR Julio. DATA DE ACESSO: 29/07/2013 ENDEREO: http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v12n1/17.pdf
GUA INTRODUO- SOCIEDADE DO SOL DATA DE ACESSO

29/07/2013 ENDEREO: http://www.sociedadedosol.org.br/agua/introducao.htm

INFOGRFICOS: ESTAO DE TRATAMENTO DE GUA- COMPANHIA DE SANEAMENTO DE SO PAULO. DATA DE ACESSO 29/07/2013 (IMAGEM 02) ENDEREO: http://site.sabesp.com.br/uploads/file/flash/tratamento_agua.swf SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO DE GUA- FEITO POR MATHEUS CSAR. (IMAGEM 03)

Vous aimerez peut-être aussi