Vous êtes sur la page 1sur 34

CURSO DE ENGENHARIA DE SEGURANA DO TRABALHO

PRESSES ANORMAIS

JOS POSSEBON
outubro de 2011

PRESSES ANORMAIS
No desenvolvimento de sua atividades, os trabalhadores so influenciados pela presso atmosfrica em seu ambiente de trabalho. Em grande parte das atividades a presso de trabalho a atmosfrica ou prxima dela pois no Brasil no temos muitos locais de altitudes elevadas, no entanto algumas atividades expe os trabalhadores a presses acima da normal em trabalhos de mergulho e em tubules pressurizados.

PRESSES ANORMAIS
EFEITOS DA PRESSO ATMOSFRICA NO ORGANISMO Como o corpo constitudo de muitas cavidades pneumticas e o sangue uma soluo que se presta para o transporte de gases, sofre muito com as variaes de presso, que alteram o volume dos gases, bem como a solubilidade dos gases no sangue. Essas alteraes so regidas pelas leis dos gases.

PRESSES ANORMAIS
LEI DE BOYLE A uma temperatura constante, o volume de um gs inversamente proporcional sua presso. T

V = P

PRESSES ANORMAIS
LEI DE DALTON A presso total de uma mistura gasosa igual soma das presses parciais dos componentes.

Pt = Pa + Pb +

+ Pn

PRESSES ANORMAIS
LEI DE HENRY A quantidade de um gs que se dissolve em um lquido, a uma determinada temperatura, proporcional presso parcial do gs.

PRESSES ANORMAIS
CONCEITO DE PRESSO PARCIAL a presso de um gs, a qual ele exerceria se ocupasse sozinho o volume total da mistura.

PRESSES ANORMAIS
Com o aumento da presso do ar, aumenta tambm a solubilidade dos gases no sangue, fazendo com que mais nitrognio e oxignio se dissolvam no sangue, alterando o equilbrio dessa soluo. Com a diminuio da presso diminui tambm a solubilidade dos gases no sangue.

PRESSES ANORMAIS
No caso dessas variaes, o sangue atinge o seu equilbrio em poucos minutos, no entanto o tecido adiposo pode levar horas para liberar o nitrognio dissolvido. Da a necessidade de se aumentar ou diminuir a presso vagarosamente e em estgios que so funo da presso e do perodo que o trabalhador ficou nessa presso.

PRESSES ANORMAIS
Dessas variaes de presso resulta em alguns tipos de doenas: BAROTRAUMA um acidente que decorre da incapacidade de se equilibrar a presso no interior das cavidades pneumticas do organismo com a presso ambiente em variao.

PRESSES ANORMAIS
PROFUNDIDADE (m) 0 10 30 >30 VOL. PULMONAR (litros) 6 3 1,5 barotrauma

PRESSES ANORMAIS
EMBOLIA TRAUMTICA PELO AR No caso de um mergulhador ter que subir rpidamente em uma situao de emergncia, tendo respirado ar comprimido no fundo, o ar retido nos pulmes aumenta de volume, podendo romper os alvolos, provocando a penetrao do ar na corrente sangunea. Esse acidente no ocorre no mergulho livre(em apnia).

PRESSES ANORMAIS
COMPRESSO No caso da Compresso, diversos riscos atinge os trabalhadores como: irritao dos pulmes quando a presso atinge o nvel de cinco atmosferas; narcose pelo nitrognio com incio em 4 atmosferas e at produzir perda da conscincia a 10 atmosferas.

PRESSES ANORMAIS
COMPRESSO Embriagus das profundidades A embriagus das profundidades provocada pela impregnao difusa do sistema nervoso central por elementos de uma mistura gasosa respirada alm de uma certa profundidade, com manifestao psquicas, sensitivas e motoras.

PRESSES ANORMAIS
COMPRESSO Embriagus das profundidades A 30m metros de profundidade comeam a aparecer os sinais de embriagus, a 60 metros, com ar comprimido as tarefas so prejudicadas por esse problema. A 90 metros, poucas pessoas conseguem executar as tarefas programadas.

PRESSES ANORMAIS
COMPRESSO Embriagus das Profundidades Existe uma proporcionalidade entre a profundidade e a intensidade dos sintomas, justificando a chamada Lei Martini a cada 100 ps de profundidade, correspondem aos efeitos de uma dose de Martini.

PRESSES ANORMAIS
DESCOMPRESSO: Na descompresso diversos problemas podem ocorrer como: - Ruptura dos alvolos pela expanso brusca do ar nos pulmes. - Com a descompresso muito rpida, a quantidade de nitrognio liberada do sangue pode se dar numa velocidade maior que a capacidade do sangue de transport-la para os pulmes, podendo ocorrer fortes dores em vrias partes do corpo.

PRESSES ANORMAIS
DESCOMPRESSO: Dores abdominais ocorrem pela expanso dos gases nos intestinos; dores de dente provocada pela expanso dos gases presos entre o dente e uma obturao; Inconscincia, tonturas e paralisia no caso de atingir o sistema nervoso central.

PRESSES ANORMAIS

PRESSO DE TRAB.
(kg/cm2)

PERODO MXIMO
(horas)

0 a 1,0 1,1 a 2,5 2,6 a 3,4

8 6 4

PRESSES ANORMAIS
O anexo 6 da NR-15 tambm fornece as tabelas de descompresso para os mais variados perodos de trabalho em funo da presso.

Presses Anormais

Presses Anormais
Tubulo pressurizado

PRESSES ANORMAIS
1)COMPRESSO No caso da compresso deve-se elevar a presso de 0,3 kgf/cm2 no primeiro minuto, fazendo-se a seguir a observao dos sintomas e efeitos nos trabalhadores. A partir da, com uma taxa de no mximo 0,7 kgf/cm2 por minuto aumenta-se a presso at o valor de trabalho. No caso de algum problema em qualquer etapa da compresso, ela deve imediatamente interrompida.

PRESSES ANORMAIS
2) DESCOMPRESSO No caso da descompresso, alm da presso de trabalho necessrio tambm o tempo de permanncia nessa presso. Na descompresso a presso ser reduzida a uma taxa no superior a 0,4 kgf/cm2 por minuto at o primeiro estgio, definido na tabela a ser utilizada. A seguir se mantm a presso por um tempo de parada indicado na tabela.

PRESSES ANORMAIS
3) CMARA DE COMPRESSO. Deve-se controlar a temperatura e o nvel dos contaminantes, que sob presses maiores so mais facilmente absorvidos pelo organismo. O anexo 6 estabelece alguns limites de concentrao conforme a tabela:

PRESSES ANORMAIS
CONTAMINANTE LIMITE DE TOLER.
Monxido de Carbono 20 ppm/v Dixido de Carbono 2.500 ppm/v leo/Mat.Particulado: 5 mg/m3 (PT<2 kgf/cm2) 3 mg/m3 (PT>2 kgf/cm2) Metano 10% do LIE Oxignio mais de 20%

Presses Anormais
O controle da temperatura deve ser feito atravs de um sistema de refrigerao do ar e durante a permanncia dos trabalhadores no interior do tubulo, e o limite de tolerncia dado pelo TGU(Temperatura de Globo mido) de 27 graus centgrados, medidos atravs do termmetro de Globo mido (Botsball). A taxa de ventilao deve ser de pelo menos de 30 ps cbicos/minuto/homem.

PRESSES ANORMAIS
No caso de presses elevadas recomenda-se substituir a mistura Oxignio/Nitrognio por mistura Oxignio/Hlio, pois o Hlio no apresenta os inconvenientes dos efeitos anestsicos do Nitrognio. O anexo 6 exige a sinalizao dos locais de trabalho sob presso, atravs de uma placa de identificao, com 4 cm de altura e 6 cm de largura, em alumnio de 2 mm, com os dizeres:

PRESSES ANORMAIS
(frente)
EM CASO DE INCONSCINCIA OU MAL DE CAUSA INDETERMINADA TELEFONAR IMEDIATAMENTE PARA O N_________ E ENCAMINHAR O PORTADOR DESTE PARA ____________.

PRESSES ANORMAIS
________________________ NOME DA COMPANHIA _______________________________ LOCAL E ANO ________________________________ NOME DO TRABALHADOR ATENO: TRABALHO EM

AR COMPRIMIDO

PRESSES ANORMAIS
MEDIDAS DE CONTROLE RELATIVAS AO AMBIENTE
1) Ventilao contnua de, no mnimo, 30 ps3/min/homem. 2) TGU = 27 C 3) Sistema de telefonia ou similar para comunicao com o exterior 4) A qualidade do ar dever ser mantida dentro dos padres de pureza. 5) Presso mxima = 3,4 kgf/cm2 (Exceto emergncia e tratamento mdico)

PRESSES ANORMAIS
MEDIDAS DE CONTROLE RELATIVAS AO TRABALHADOR 1) 2) 3) 4) 5) 6) Uma compresso a cada 24 horas 18 anos idade 45 anos Exame mdico obrigatrio, pr-admissional e peridico Uso obrigatrio de plaqueta de identificao Inspeo mdica antes da jornada de trabalho Proibido o trabalho para alcoolizados, ingesto de bebidas alcolicas e fumo nos ambientes de trabalho.

PRESSES ANORMAIS
MEDIDAS DE CONTROLE RELATIVAS AO TRABALHADOR 7) 8) Deve haver instalaes para assistncia mdica, recuperao, alimentao e higiene Cada trabalhador deve possuir atestado de aptido ao trabalho, vlido por 6 meses. Aps a descompresso o trabalhador deve permanecer no mnimo duas horas no canteiro de obras sob observao mdica. Folha de registro de compresso e descompresso.

9)

10)

PRESSES ANORMAIS

Vous aimerez peut-être aussi